Jornal O Tempo Betim 05.05.2023

Page 1

Betim

Tradição. Momento mais aguardado é quando a imagem é recebida por várias Guardas após chegar em uma barca pelo rio Paraopeba

Na

Teatro.

Tenores italianos estão de volta com novo espetáculo.

Página 12

AnoXLVIII-Número2073--www.otempobetim.com.br

Cortejo e Missa Conga encerram festejos na Colônia Santa Isabel

A festa em devoção a Nossa Senhora do Rosário realizada pela Irmandade na Colônia Santa Isabel se encerra neste domingo (7), com um cortejo da santa e a Missa Conga. Programação, prevista para começar às 5h, terá ainda uma feira de artesanato.

Página 14

Reforma

Prefeito anuncia trocas no governo nesta sexta (5)

Segundo Medioli, iniciativa é necessária para não prejudicar funcionamento da prefeitura e atendimento à população, especialmente a mais carente

O prefeito Vittorio Medioli (sem partido) anunciou, na noite dessa quinta-feira (4), por meio de suas redes sociais, que fará uma série de mudanças na administração municipal. Trocas de secretários deverão ocorrer a partir

Estuprada em clube

Menina de 15 anos é vítima de estupro por motorista de app em estacionamento de clube tradicional da cidade.

Página 7

Bivalente é ampliada

Maiores de 18 anos já podem procurar qualquer UBS para receberem a dose de proteção contra a Covid.

desta sexta (5). Segundo ele, as mudanças são necessárias a fim de se garantirem bons serviços prestados à população de Betim. “Interesses eleitorais internos e externos não vão sujar todos os anos dedicados à construção de uma ci-

dade melhor”, disse Medioli sem citar nomes, mas se referindo a denúncias mútuas de secretários contra secretários. “Isso vai acabar. Não vou aceitar que o governo seja desestabilizado por disputas fora de hora”, afirmou. Página 3

Coletiva seletiva inteligente

Betim lançará Betim lançará projeto Eco Prêmio projeto Eco Prêmio

Oito escolas e duas creches da rede de educação municipal foram as primeiras selecionadas para receberem um projeto pioneiro no país, o Eco Prêmio, que será lançado na quarta (10), no teatro Newton Amaral Franco. Com a iniciativa, um equipamento de coleta seletiva inteligente será disponibilizado nessas instituições de ensino, possibilitando uma série de benefícios ambientais, além da monetização para as instituições. Página 6

Equipamento será instalado em dez instituições

5a11demaiode2023
9 e 14
praça. Betim terá, neste sábado, shows e espaço instagramável de novela da Globo, além de feira de empreendedorismo. Página
PATRIZIA LEONARDI
FOTOS PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO
Página 8
geral. Mudanças atingirão 1º escalão

Vittorio Medioli

vittorio.medioli@otempo.com.br

Fax: (31) 2101-3903

Acompreensão confusa e impura se dá pelo desejo pessoal nas funções do pensamento. “O próprio desejo é uma impureza da vontade” no ser humano, diz o sábio, que se envolve nas partes vitais e emocionais de nossa existência.

Quando os desejos e as emoções interferem na vontade de saber, de conhecer, ou seja, de praticar o que pode engrandecer o homem, a função do pensamento se torna involutiva e não persegue os objetivos melhores, mas o que lhe é ditado de baixo, não onde aponta a evolução.

Com os desejos soltos, as funções ideais se encontram obstruídas, perturbadas, deformadas. Parciais e quase cegas, desrespeitam as condições objetivas da profícua convivência social.

A compreensão deve elevar-se para além do assalto dos desejos e das emoções pessoais, para haver uma perfeita imunidade de escolha. Entretanto, é, hoje, uma prerrogativa rara, própria de seres “santos ou iluminados”.

Apenas com emoções purificadas se pode escolher melhor, sem deixar passividades, prejuízos, dores, sofrimentos, desconfortos, invejas e perturbações no rastro. Deveria ser esta uma atitude básica do homem público e do político, pois todos, sem exceções, intitulam-se como pessoas dedicadas a uma sociedade melhor.

Apenas com pensamento descongestionado se respeitará o que está em volta; isso serve para evoluir para estágios mais avançados, e até sublimes, de qua-

“Mens sana”

lidade de vida e motivação, livres dos instintos atávicos e de sucesso a qualquer custo.

Os desejos são humanos e necessários, mas, depois de se atingir certa maturidade devem ser domesticados, postos a serviço de todos, e não deixado donos de uma festança lasciva.

Serviram para conduzir os primeiros passos, para determinar a sobrevivência, mas, como uma roupa velha e cafona, serão deixados para vestir indumentos mais apropriados.

“Mens sana in corpore sano”, dos antigos romanos, continua sendo um conselho poderoso para estarmos em paz com todos

O ser humano deve esforçar-se para se livrar das emoções toscas, como medo, cólera, ódio, luxúria, ócio, brutalidade, egoísmo, que constituem os principais desvios da personalidade, deixando ainda a compreensão presa nos grilhões da parcialidade.

A tranquilização e o controle desses elementos do comportamento são uma condição basilar para livrar o intelecto de miragens e de erros tristes.

Em nossos dias parece utopia, ou devaneio, escrever essas coisas, mas a purificação da nossa vida, dos nossos pensamentos, o compromisso em ser úteis implicam uma pacificação dos sentidos. Isso abre as portas e janelas para o conhecimento, a verdade e, consequentemente, as escolhas e os gestos melhores para a sociedade e para o

Destaque da semana

Sobre o lançamento do Eco Prêmio, que dotará escolas e creches com uma máquina de coleta seletiva inteligente

“Começamosoprojeto pelaEducação por entendermosque nesseambientehá múltiplasformasdetrabalhar otema.”

Marinésia Makatsuru Presidente da Ecos

“Com essa ação, já ensinamos aos alunos, desde cedo, a se tornarem cidadãos mais multiplicadores de boas práticas.”

Confira o vídeo deste artigo por meio do QRCode

próprio indivíduo.

O desejo foi o que tirou Adão do Éden, é uma condição primordial da evolução humana, entretanto leva ao sofrimento. Justo seria domesticá-lo para deixar de ser um cavalo selvagem e passar a ser um puxador de carroça.

Esses princípios levam a imaginar a superação do sofrimento, dos desejos infindáveis, que obscurecem nossas escolhas e aviltam nossas relações.

Ora, se permanecer meia hora nas redes sociais, será possível avaliar a obtusidade que aflige ainda a humanidade, não apenas por aquilo que apronta, mas pela maneira de usar, interpretar, espalhar informações de total parcialidade, que acabam ofuscando até as poucas verdades, que se misturam a essa avalanche de horrores.

Se analisarmos o conteúdo dos debates políticos atuais, encontraremos pouco que presta. Confrontamos reiteradas distorções da realidade, ofensas aos adversários, verdades violentadas, que são fundamentalmente o ponto de partida das boas escolhas.

O que tem de bom é que as redes e muitos de seus atores exaltados e facínoras perdem a cada dia a credibilidade; a fama que os brindou evapora no descrédito. E, para alguns, os mais possuídos de maldades, sobrará um futuro incerto, com processos por ofensas, calúnias e infâmias que deixaram no rastro.

“Mens sana in corpore sano”, dos antigos romanos, continua sendo um conselho poderoso para estarmos em paz com todos.

Tempo bom para a proteção contra a Covid-19 em Betim. Desde terça (2), o município está aplicando doses da bivalente, que protege contra a cepa original e também a subvariante Ômicron, na população acima de 18 anos.

Tempo bom para a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade. Esse trio de peso está sendo convocado por um projeto pioneiro que será lançado pela prefeitura na semana que vem. Trata-se do Eco Prêmio, que levará máquinas de coleta seletiva inteligente para escolas e creches municipais.

Tempo bom para a economia gerada com a troca de lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio pelas de LED no município. A mudança em 99% dos postes de energia –39.512 – economizou por ano R$ 3 milhões para os cofres municipais desde 2019.

Acidente. Um caminhão desgovernado parou o trânsito na avenida das Américas nessa quarta (3), após o motorista sofrer uma crise convulsiva e perder o controle da direção. Ele atingiu quatro carros de passeio e arrancou um semáforo da via, mas ninguém ficou ferido. O condutor foi socorrido pelo Samu.

Tempo ruim para a série de roubos de botijões de gás que vem acontecendo em cidades da região metropolitana. Em Betim, na sexta (28), um entregador de uma distribuidora de gás do Niterói foi alvo de uma dupla de criminosos no Jardim da Cidade. Os mesmos suspeitos estariam cometendo crimes semelhantes em Contagem e em BH.

Tempo ruim para a injúria racial. Nesta semana, um homem foi chamado de “Mussum” de forma pejorativa durante uma partida de futebol. Antes de ser preso, o autor da injúria se trancou no vestiário com medo de ser agredido.

Tempo ruim para a violência contra a mulher. Em menos de uma semana, dois estupros contra menores de idade aconteceram na cidade: um deles foi cometido no estacionamento de um tradicional clube de Betim.

2 |OTEMPO BETIM OPINIÃO Betim- 5a11demaiode2023
Tempo Ruim Tempo Bom
EDIÇÃO: Daniele Marzano Reis REPORTAGEM E REDAÇÃO: Dayse Aguiar, Iêva Tatiana, Lisley Alvarenga e Sara Lira DIAGRAMAÇÃO E ARTES: Kelly Quintiliano Chaves FOTOGRAFIA: Carolina Miranda e Ronaldo Silveira COMERCIAL: Luciana Rodrigues Os artigos assinados não correspondem, necessariamente, à opinião do jornal Rua do Rosário, 182 - Angola - Betim/MG - CEP: 32.604-218 Telefone: (31) 2517-3900 CNPJ: 26.198.515/0002-12 Insc. Estadual: 067.669.993.01-67 Insc. Municipal: 000.052/002.0 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a quinta-feira: 8h às 18h e Sexta: 8h às 17h
LEANDRO DE ANDRADE/DIVULGAÇÃO

Plenário Vereador José Custódio

Uma audiência pública requerida pelo vereador Professor Wellington (PSC) vai debater, na quinta (11), às 14h, a situação atual e as perspectivas para o atendimento nefrológico no Hospital Evangélico.

políticos serão trocados, diz prefeito

Vittorio promete trocar equipe e reforça pacto com a população

Mudanças começam

a ocorrer

nesta sexta

O prefeito Vittorio Medioli (sem partido), declarou ontem à noite, em suas redes sociais, que irá fazer e anunciar mudanças bruscas em seu governo nesta sexta-feira. De acordo com ele, o motivo está relacionado à garantia de bons serviços prestados à população. Sem antecipar nomes, o prefeito também tratou de brigas entre secretários que ocorreram na última semana e ressaltou que “os interesses eleitorais internos e externos não vão sujar todos os anos dedicados à construção de uma cidade melhor”.

“As redes sociais foram invadidas nos últimos dias com postagens e denúncias mútuas de secretário contra secretário. Isso vai acabar. Não vou aceitar que meu governo seja totalmente desestabilizado por causa de disputas fora de hora. Alguns dos secretários envolvidos nessas confusões já me pediram o afastamento e outros também devem fazer o mesmo nas próximas horas, já que o nosso interesse à frente da prefeitura é garantir o bem público, doa a quem doer”, confirmou.

Para Medioli, a sua decisão vem ao encontro dos interesses mais nobres da política. “Todo mundo sabe que eu não compactuo com irregularidades. Muitas denúncias revelam nichos de interesses, que estão perturbando, e muito, o funcionamento da prefeitura. Trocamos, nos últimos meses, muitas pessoas da Saúde com interesses obscuros e que estão fazendo uso do poder público para se locupletarem de maneira ilícita”, disse. “Mesmo assim, Betim tem um dos melhores sistemas de saúde. Portanto, não há satisfação em ver a gestão se contaminar com interesses”.

“Não vou comprometer meu governo por causa de interesses políticos internos e externos. Nosso único compromisso é o de atender à população, especialmente os mais carentes, com uma boa administração.”

“Independentemente de quem sai, a máquina continua funcionando. Se eu tiver que demitir todos os secretários, podem ficar tranquilos, pois a nossa gestão não tem compromisso com interesses pessoais.”

“Não vou, de forma alguma, perder meu tempo e o tempo da administração com pessoas que estejam comprometidas apenas com seus próprios projetos eleitorais, fomentadas por grupos econômicos igualmente interessados.”

Sobre as denúncias registradas pelo secretário de Saúde, Cláudio Arruda, de ameaças de morte que vem recebendo, a Polícia Civil de Minas Gerais informou que a vítima e testemunhas já foram ouvidas. O suspeito de praticar as ameaças, um homem de 40 anos, foi ouvido e, em seguida, liberado. Um procedimento foi instaurado para apurar os fatos. Mais informações serão repassadas após o avanço das investigações.

Segundo a prefeitura, a segurança do gestor foi reforçada depois que ele relatou ter recebido ameaças de morte. A medida foi adotada pelo Executivo “tão logo tomou conhecimento do fato”, segundo nota divulgada pelo município. Além de mobilizar a Guarda Municipal, o governo betinense acionou os comandos das polícias Civil e Militar para que o caso seja investigado. Notexto, a prefeitura informou ainda que o secretário está sendo acompanhadoemtempointegral por equipes de segurançaafimde garantirtanto a tranquilidade dele quanto a de seus familiares.

“As decisões que vou tomar não significam um gesto de desconfiança, mas são uma maneira transparente e legítima de mostrar que vamos livrar a prefeitura de interesses que não me permito administrar.”

O prefeito Medioli ainda falou sobre a sucessão municipal e a sua necessidade de ficar longe da disputa neste momento delicado.

“Eu não posso puxar para mimumadisputapolítica que é completamente atemporal. Oqueinteressaparaapopulação de Betim é ver a qualidadedeserviçoprestadoeosenso de justiça de nosso governo,quebuscapreçosmaisbai-

xos nas concorrências e evita que a máquina pública perca tempo com todas essas brigas”, disse. Por fim, Medioli afirmou que “aqueles que não se anteciparem e pedirem demissão serão convidados a sair da prefeitura.

“Se não saírem, eu porei para fora, sem me preocupar se usam meu nome, dizendo que apadrinho este ou aquele”,concluiu. (Da Redação)

“Estou muito tranquilo e consciente. Agradeço a população de Betim pela confiança que tem na minha pessoa e peço a todos os colaboradores e moradores de maneira geral que fiquem tranquilos.”

“Aprefeiturapontuaainda que, desde o fim do ano passado, Arruda vem se destacando no combate a inconformidades encontradas na pasta. De lá para cá, vem adotando medidas queincluem realocações de colaboradores e dispensa de funcionários, além da substituição de empresas e de entidades que, até então, prestavam serviços para o município”, diz o texto. Por fim, a prefeitura diz que expressa total confiança na competência das forças de segurança do município e do Estado para elucidar tais denúncias. (Da Redação)

Política Betim- 5a11demaiode2023 OTEMPO BETIM | 3
SILVEIRA
INSTAGRAM
RONALDO
REPRODUÇÃO
“Interesses não vão acabar com o governo”
Civil apura ameaças de morte
Reforma geral. Membros do 1º escalão com interesses
Redes sociais. Prefeito Vittorio Medioli anunciou, na noite desta quinta-feira (4), que fará as mudanças importantes em sua gestão

Economia

Oportunidade para estudantes

O CIEE-MG está com vagas abertas para alunos dos cursos de administração e processos gerenciais no programa Aprendiz Legal em Betim. Interessados devem se cadastrar pelo site cieemg.org.br.

Iluminação pública

Lâmpadas de LED geram economia de R$ 3 milhões

Da Redação daniele.marzano@otempobetim.com.br

Em Betim, 99% dos postes de energia (39.512) tiveram as lâmpadas de vapor substituídas pelas de LED, uma medida adotada pela prefeitura que já gera uma economia anual de cerca de R$ 3 milhões aos cofres públicos. De acordo com a gerência de eletrificação da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), autarquia subordinada à prefeitura, de 2019 –quando a substituição teve início – até os dias atuais,

75 mil

pio contava com 37.284 pontos de iluminação com lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio. Com a substituição delas, o consumo médio mensal caiu de 1.800 Kw/h para 1.300 Kw/h – redução de 28,5%, o que corresponde a uma economia mensal de aproximadamente R$

A substituição das lâmpadas vem sendo feita em vias, praças e equipamentos públicos como parques, campos de futebol, escolas e unidades de saúde. Além da redução de gastos, as luminárias de

LED proporcionam diversas vantagens ao município, como a melhora na qualidade da iluminação e mais sustentabilidade, pois agridem consideravelmente menos o meio ambiente e são recicláveis. “Elas gastam menos energia por quantidade de luz produzida. O facho luminoso é direcionado para os locais que devem efetivamente ser iluminados, evitando a poluição luminosa”, explica a prefeitura. Outro benefício é o baixo custo da manutenção delas, já que possuem vida útil de

ao menos 75 mil horas, o que representa durabilidade 75 vezes maior que a de uma lâmpada incandescente comum e cinco vezes superior à de uma lâmpada a vapor de sódio ou mercúrio. “Vale ressaltar que os materiais utilizados em luminárias de iluminação pública adquiridos pela Prefeitura de Betim devem atender a uma série de recomendações técnicas, como aprovação e homologação pelo Inmetro e determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”, diz o município.

Vantagens. Lâmpadas de LED melhoram a qualidade da iluminação e são sustentáveis, pois agridem menos o meio ambiente

Segundo a presidente da Ecos, Marinésia Makatsuru, a economia propiciada pelas lâmpadas de LED será convertida em mais obras que vão ampliar o conforto, a mobilidade urbana e a sensação de segurança da população, além de deixar a cidade mais bonita à noite.

“As novas luminárias trazem ainda tecnologia moderna e sustentável. Elas vêm com sistemas de acendimento e desligamento instantâneos, e todas possuem um sensor que liga o LED ao cair da tarde”, frisa Marinésia.

SIM.Evento acontece na segunda e na terça, das 9h às 16h

Feira reúne produtores agro

Dezoito pequenos produtores da agroindústria da cidade estarão reunidos na Feira do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que acontece nesta terça (9) e nesta quarta (10), das 9h às 16h, no hall do centro administrativo. O evento é uma oportunidade para adquirir produtos com garantia de qualidade e procedência, já que todos os expositores foram inspecionados e aprovados pelo SIM. A entrada na feira é gratuita e aberta ao público.

Os visitantes vão encontrar itens como mel, carnes e defumados. A programação inclui música ao vivo. “A feira é mais uma alternativa que criamos para fortalecer a economia local, incentivando o trabalho

dos produtores e oferecendo aos consumidores produtos seguros e de qualidade. Todos saem ganhando”, garante o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Alexan-

dre Bambirra.

Durante o evento, que integra as atividades do SIM, os produtores participantes vão receber um certificado simbólico do serviço. (Da Redação)

4 |OTEMPO BETIM Betim- 5a11demaiode2023
REPRODUÇÃO INTERNET
Local. Evento será realizado no hall do centro administrativo
Horas. É a vida útil média das lâmpadas de LED.
EDSON
Desde 2019, prefeitura já efetuou a substituição em 39.512 postes da cidade, o equivalente a 99%
DUTRA/PREFEITURA DE BETIM
RONALDO SILVEIRA

Pressa pela restituição? Saiba se vale a pena; início dos pagamentos está previsto pra dia 31

Antecipar reembolso do Imposto de Renda pode gerar economia

Juroscobradosparapegar emprestadoodinheiroaser restituídosãomenoresqueosde cartãodecréditoechequeespecial

Anderson Rocha Especial para o Tempo Betim

A restituição do Imposto de Renda (IR) 2023 será paga pela Receita Federal em lotes, com início dos pagamentos previsto para 31 de maio (últimodia para oenvio dadeclaração)e términoem29 desetembro.Contribuintesquenãopretendem esperar o dinheiro podem antecipar o recebimento por meio de empréstimo bancário, mas é preciso avaliar a real necessidade do empréstimo frente aos juros cobrados pelas instituições, alertao contador e gestor financeiro Robson Evangelista.

O serviço é válido se a pessoa tiver uma dívida com juros mais caros do que os cobrados pela antecipação da restituição, que variam entre 1,78% e 2,8% ao mês, conforme instituições consultadas pela reportagem (veja ao lado). “A pessoa deve consultar o banco e ver a taxa de juros das dívidas que possui. Agora, se forem débitos de cartão de crédito e de cheque especial, nem é preciso consultar, pois serão maiores do que os da antecipação, ou seja, nesse caso, vale a pena contratar”, orienta Robson.

O empréstimo por antecipação tem como garantia o pagamento da restituição. Por exemplo: se o contribuinte

Escolher banco

importante

Ao decidir antecipar a restituição do IR, o cliente deve contratar o empréstimo no mesmo banco informado na declaração para receber os valores ressarcidos. Negociar a antecipação em outro banco é possível, mas mais complexo, dizem especialistas.

tem R$ 1.000 para receber, o banco adianta parte desse valor e desconta juros e impostos. Quando a restituição chegar, o valor ficará integralmente com a instituição.

Estratégia

Para quem não tem dívidas, o melhor é aguardar a restituição, explica o contador Márcio de Souza e Silva. Professor de ciências contábeis da FaculdadeSenac, ele explica que é vantajoso receber nos últimos lotes.

“Se você não tem mais de 60 anos, não entregou a declaração no início nem escolheu a restituição via Pix, há mais chances de receber em lotes finais, embora não haja como garantir. A vantagem disso é que a restituição é atualizada pela taxa Se-

Regra básica

Deve declarar o IR quem em 2022 teve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 –R$ 2.380 por mês aproximadamente. Esse total inclui salários, aposentadorias, pensões e aluguéis. A declaração deve ser entregue até 31 de maio.

lic, que está em 13,75% (ao ano)”, detalha o especialista. (Com Fernando Narazaki/Folhapress)

Números.

Quem cai na malha fiscal – a malha fina – pode ser multado em 75% do valor devido e ter o nome registrado no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), o banco de dados de dívida ativa. Uma dica para evitar esse tipo de dor de cabeça é preencher a declaração corretamente e com tranquilidade, aconselha o contador Robson Evangelista.

Optar por contratar a antecipação da restituição do IR no mesmo banco que escolheu para receber a restituição é outra dica para evitar problemas, inclusive cair na malha fina.

“A cobrança do empréstimo (a antecipação) será muito mais onerosa se você pedir a antecipação sem ter valor a receber”, alertou o especialista à reportagem. (AR)

A Receita Federal espera receber 39,5 milhões de declarações até 31 de maio. A modalidade prépreenchida deve ser a opção adotada por 25% dos contribuintes.

Betim- 5a11demaiode2023 ECONOMIA OTEMPO BETIM | 5
Cair na malha fina pode significar pagar multa alta
é
“É possível monitorar o andamento da declaração em ‘Meu Imposto de Renda’, no site gov.br. Se houver pendências, é possível prestar justificativa digitalmente.”
Márcio de Souza e Silva Contador e professor da Faculdade Senac

REPRODUÇÃO INTERNET

Não chove em Betim

A previsão da meteorologia para Betim no fim de semana é de sol, com máxima atingindo os 31º no sábado (6) e os 30º no domingo (7).

Eco Prêmio. Projeto da prefeitura será lançado na quarta (10), às 14h, no teatro municipal

Escolas e creches recebem ação pioneira de reciclagem

Da Redação

daniele.marzano@otempobetim.com.br

Oito escolas e duas creches da rede pública de educação municipal foram as primeiras selecionadas para receber, a partir de quarta-feira (10), um projeto pioneiro no país: o Eco Prêmio.

A proposta disponibiliza uma máquina de coleta seletiva inteligente nessas instituições de ensino, unindo sustentabilidade, tecnologia e inovação ao trabalhar o tema da reciclagem e da economia circular e possibilitando, assim, uma série de benefícios ambientais, além da monetização para as instituições participantes, como estímulo para a coleta seletiva na comunidade escolar.

O lançamento será aberto ao público e ocorre às 14h, no teatro municipal. O Eco Prêmio é um projeto da prefeitura, por meio da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), em parceria com a Secretaria de Educação, a VLI Logística, a Repet e o Waste Bank

Como funciona

As máquinas têm, por meio de sensores, um sistema de identificação de volume do objeto e da quantidade de resíduos.

Os dados sobre o tipo de materialaparecem em uma tela touch de dez polegadas interativa e conectada à internet com atualização em tempo real.

Quando o armazenamento se aproxima da capacidade máxima, a máquina notifica parceiros e direção da escola, por meio de aplicativo, que será oferecido aos gestores para que possam acompanhar.

Uma vez que os materiais recicláveis são depositados na máquina, a Repet, através-

de convênio firmado com a prefeitura, realizará a coleta e o pagamento dos recicláveis às escolas participantes. O Waste Bank é responsável pela confecção e pela manutenção das máquinas, além de toda a parte tecnológica, com o software e o aplicativo do sistema. Inicialmente, poderão ser depositadas nas máquinas apenas garrafas pet e latinhas de alumínio.

“Cada vez mais, as esferas federal e estadual têm transferido essa responsabilidade para os municípios. Então, temos que buscar parcerias e soluções arrojadas para o descarte irregular de resíduos. A ideia é levar para outros espaços, além das escolas, disponibilizar outras máquinas em outros equipamentos públicos, mas isso ainda é uma discussão. Esse projeto, começando pelas escolas, funciona com um piloto. Depois, vamos discutir a possibilidade de levar a outros locais”, diz a presidente da Ecos, Marinésia Costa Makatsuru ao adiantar que a ideia é expandir o projeto. As escolas selecionadas para o Eco Prêmio foram escolhidas após estudos feitos em parceria com a VLI, que consideraram a proximidade com a linha férrea, locais com grande ocorrência de descarte irregular de resíduos. A proposta é conscientizar o entorno das escolas quanto ao potencial que as comunidades possuem com a reciclagem.

“O mais interessante do projeto é justamente o cuidado com o meio ambiente, que é essencial. Já ensinamos aos alunos, desde cedo, a se tornarem cidadãos mais conscientes e multiplicadores de boas práticas. E, com essa parceria, as escolas vão poder fazer tudo isso e receber um retorno financeiro que vai ser muito

bom para a compra de materiais e de equipamentos para uso dos alunos”, reforça a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.

PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES BENEFICIADAS

Escolas municipais

Israel José Carlos (Caic), no Capelinha

Aristides José da Silva, no Jardim Teresópolis

Desembargador Souza Lima, no bairro Açude

Sebastiana Diniz Cardoso, no Imbiruçu

Belizário Ferreira Caminhas, no Jardim Teresópolis

Barão do Rio Branco, no Vianópolis

Antônio

Sustentável. Empresa parceria será avisada sobre quando a máquina atingir a capacidade máxima de materiais recicláveis, fará a coleta e o pagamento do material às escolas

“Com essa parceria, as escolas vão poder fazer tudo isso e receber um retorno financeiro que vai ser muito bom para a compra de materiais e de equipamentos para uso dos alunos.”

5.652

Alunos das escolas municipais e creches escolhidas inicialmente para receber o projeto pioneiro serão beneficiados

Creches

“As esferas federal e estadual têm transferido essa responsabilidade para os municípios. Então, temos que buscar parcerias e soluções arrojadas para o descarte irregular.”

Cidade 6 |OTEMPO BETIM Betim- 5a11demaiode2023
EDITORIA DE ARTE / O TEMPO BETIM
FONTE: PREFEITURA DE BETIM
Núcleo Infantil Anna Medioli, no bairro Chácara Santo Antônio Centro Infantil Municipal Santa Inês, no bairro Santa Inês Maria de Lourdes Oliveira, no bairro Jardim Santa Cruz D’Assis Martins, no Centro PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO
Máquina fará a coleta seletiva inteligente de resíduos nas instituições de ensino participantes

Jd. Casa Branca. Crime foi no estacionamento

Garota de 15 anos é estuprada em clube

Motorista de aplicativo foi preso em flagrante

Um motorista de aplicativo da Uber, de 30 anos, foi preso em flagrante suspeito de estuprar uma adolescente de 15 anos no estacionamento do Clube Esporte Teuto, no bairro Jardim Casa Branca.

A vítima contou à Polícia Militar que solicitou serviço de transporte da residência em que mora, no bairro Bandeirinhas, até o clube, onde ela treina voleibol, no início da noite da última terça (2). A adolescente disse, conforme consta em boletim de ocorrência, que, ao chegar ao estacionamentodoclube,omotoristaparou o veículo, um Hyundai HB20 de cor cinza da Localiza Rent a Car, nos fundos do estacionamento,emumlocal reple-

to de árvores.

A vítima relatou que o homemsegurouaperna dela,tentou beijá-la à força e a ameaçou. Diante da negativa dela, ele então baixou as roupas da garota e a estuprou. De acordo com relatos da adolescente registrados no boletim de ocorrência, após o ato, o suspeito ainda ejaculou na barriga dela.

A garota disse aos policiais que não gritou e não teve nenhuma reação por medo. Depois do crime, o motorista teria mandado a vítima sair do carro e fugido.

A menina então acionou a polícia e foi socorrida para o Hospital Regional, onde, também segundo o boletim, uma ginecologista constatou o abuso por meio de exame.

De acordo com a Polícia Civil, o homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde está à disposição da Justiça.

“As investigações prosseguem para a completa elucidação do caso”, informou.

Posicionamentos

Diretor-presidente do clube, Eduardo Martini Lopes confirmou que o caso ocorreu no es-

tacionamento do clube e disse que o espaço da associação recreativa possui câmeras de segurança e iluminação. De acordo com ele, no momento do crime, o estacionamento estava muito cheio.

“Em vez de parar na portaria, o motorista a levou mais à frente, onde havia só um carro. Logo que ela saiu do veículo, os diretores do clube prestaram o primeiro auxílio a ela e acionaram a polícia. Ele (o autor) já foi preso e, agora, vai responder na Justiça pelos seus atos”, disse Lopes, que completou informando que a adolescente não é sócia do clube.

Já a Uber, por meio de nota, informou que o motorista teve sua conta desativada da plataforma assim que a empresa tomou conhecimento do episódio. “A Uber se coloca à disposição para colaborar com as autoridades no curso das investigações”, diz nota. A empresa ressalta a importância de as pessoas reportarem esses incidentes para que se possam tomar as medidas necessárias”, declarou a assessoria do aplicativo.

Teresópolis. Homem chamou vítima de ‘minha tchutchuca’

Preso por estuprar enteada

Já no bairro Teresópolis, no domingo (30),um homemfoi presopor estuprar a enteada, uma menina de 11 anos. Segundo a Polícia Militar, a mãe da vítima que fez a denúncia.

A mulher contou que ela e o companheiro estavam em uma festa e acabaram se desentendendo. O homem foi embora sozinho pra casa. Mais tarde, por volta das 5h, quando ela chegou ao imóvel do casal, ele

se recusou a abrir o portão, apesar da insistência da mulher. Ela, então, pediu para a filha abrir, e a garota imediatamente contou que o padrasto tinhadeitado emcimadela, puxado os seus cabelos, chamado ela de “minha tchutchuca” e ainda passado a mão em seus seios e outras partes íntimas, além de ter tentado beijála na boca e esfregado o pênis no corpo dela.

Ainda de acordo com a PM, a mulher confrontou o companheiro sobre o ocorrido, mas ele negou. “Após a briga, ela foi ao banheiro. Ele entrou junto, passou a urinar no corpo da esposa e a humilhou”, conforme consta no boletim ocorrência. A mulher pegou os dois filhos e fugiu pra a casa dos pais. Aos policiais, o suspeito negou o crime, alegando que não fez nada. (Iêva Tatiana)

Betim- 5a11demaiode2023 CIDADE OTEMPO BETIM | 7
RONALDO SILVEIRA
Covardia. Suspeito baixou as roupas da adolescente e a estuprou; ele ainda ejaculou na barriga dela

Covid. Imunizante protege contra cepa original e contra a subvariante Ômicron

Bivalente é ampliada para acima de 18 anos

Oportunidade Fhemig abre inscrições para médicos

Da Redação

daniele.marzano@otempobetim.com.br

A aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 foi ampliada no município para toda a população acima de 18 anos nessa terça-feira (2). O imunizante está disponível nas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sextafeira, das 8h às 17h, e também no Vacimóvel.

A aplicação das doses da bivalente teve início em fevereiro deste ano. Até 26 de abril, 25.462 pessoas que fazem parte dos públicos prioritários anteriormente convocados tinham sido imunizadas.

Para ser vacinado com a bivalente, o cidadão deve ter recebido a última dose de reforço ou a D2 do esquema inicial contra a Covid-19 há pelo menos quatro meses.

A vacinação bivalente continua disponível para o público já convocado: pessoas com 60 anos ou mais; gestantes e

puérperas (até o 45° dia após o parto); trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; profissionais e moradores de Instituições de Longa Permanência (ILPs) com idade a partir de 12 anos; moradores de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; pessoas imunocomprometidas; aquelas com comorbidades a partir de 12 anos; população privada de liberdade; adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional. “O público que já teve a imunização liberada, mas que ainda não pôde se dirigir a uma UBS, continua tendo a dose garantida”, ressalta a diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane Fonseca.

Aprimoramento

A vacina bivalente protege contra a cepa original do coronavíruse tambéma subvariante Ômicron. O imunizante foi desenvolvido sobre a mesma plataforma da vacina monovalente e equivale a uma atualização dela,segundo o Ministério da Saúde. “A vacina bivalente demonstrou ser tão ou mais imunogênica que a versão anterior, ou seja, capaz de gerar uma resposta imune robusta, com o desenvolvimento de anticorpos”, disse a pasta.

Meningite: imunização é prorrogada

Avacinação contra a meningite C para o público ampliado foi prorrogada até 30 de julho. A extensão do prazo, que terminaria no domingo (30), segue uma orientação da Secretaria de Estado de Saúde.

O município, agora, aguarda o envio de um novo lote de imunizantes pelo go-

verno de Minas para dar continuidade à aplicação das doses, já que não tem estoque.

O imunizante também estará disponível nas 38 UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para pessoas acima de 16 anos que não completaram o esquema vacinal (duas doses iniciais mais

dois reforços da Meningocócica C ou da ACWY).

Aqueles que foram vacinados com um dos dois imunizantes há menos de cinco anos não precisam receber outra dose. Crianças e adolescentes continuam sendo imunizados conforme o Calendário Nacional. (Da Redação)

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) iniciou, na última terçafeira (2), o processo de inscrições para o credenciamento de médicos que desejam atuar em Betim, Belo Horizonte e no interior do Estado. Os interessados, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas (com sociedade unipessoal), podem se candidatar até o dia 11, por meio de formulário disponível no site da instituição. Os credenciados serão chamados para atuar no plantão de 12 horas, de modo autônomo e eventual.

As unidades disponíveis são: Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI), em Betim, Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas, Complexos de Especialidades (hospitais Alberto Cavalcanti e Júlia Kubitschek), Complexos de Urgência e Emergência (hospitais João XXIII, Infantil João Paulo II e Maria Amélia Lins), Maternidade Odete Valadares (MOV), em BH.

As inscrições são válidas para médicos generalistas, com cadastro regular no Conselho Regional de Medicina (CRM) e especialistas ou com 75% da residência ou especialização concluída para diversas categorias, como clínica médica, anestesiologia, neurocirurgia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, ortopedia e traumatologia, pediatria, cirurgia plástica e medicina intensiva.

Mater Dei. Evento será oferecido gratuitamente na unidade Betim-Contagem Curso do Casal Grávido: inscrição aberta

Dayse Aguiar dayse.aguiar@otempobetim.com.br

As inscrições para o tradicional Curso do Casal Grávido 2023 da Rede Mater Dei de Saúde estão abertas. Esta será a primeira vez que a instituição oferece o curso no Hospital Mater Dei Betim-Contagem, localizado no bairro Duque de Caxias. O evento acontece no próximo dia 13, das 8h às 12h30. A participação dos casais é gratuita, mediante inscrição prévia, que pode ser feita no site da Rede, e disponibilidade de vagas.

Esse curso é oferecido pela Mater Dei há quase 40 anos. As aulas, ministradas por ginecologistas e obstetras, anestesiologistas e pediatras da Rede, abordam desde a etapa inicial da gravi-

dez até o momento do parto, o aleitamento materno, os cuidados com o recém-nascido e outros temas relevantes para os pais.

“Estamos muito otimistas para iniciar esse curso. Isso fará com que os casais da região possam conhecer o hospital e também possam tirar

suas dúvidas. A princípio, o curso será realizado mensalmente”, informou a ginecologista e obstetra Renata Roberto Diniz.

8 |OTEMPO BETIM CIDADE Betim- 5a11demaiode2023
Exigência. A pessoa precisa ter recebido último reforço ou a D2 do esquema inicial há ao menos 4 meses PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO Tradicional. Curso, que é oferecido pela rede há quase 40 anos, acontecerá na cidade pela primeira vez REPRODUÇÃO INTERNET
Doses estão disponíveis nas 38 UBSs da cidade

Negócio. Casal conquista clientes com simpatia e sabores

‘Olha o chup-chup’: memórias da infância

Conheça a história de Samuel e Camila

Há quatro anos, Samuel de Oliveira e Camila Martins saem pelas ruas de diversos bairros de Betim vendendo chup-chup gourmet. A história do casal, que foi sugerida na ação dos #100KOTB, comoveu os seguidores em nossas redes sociais.

Mais do que sair de rua em rua comercializando um produto, eles se preocupam com o sabor, a qualidade, as calorias, a higiene e, é claro, com o atendimento aos clientes. A ideia de lançar o ‘Olha o ChupChup Gorumet’ surgiu em um momento difícil, quando ambos se viram desempregados, com contas a pagar e três fi-

lhos para criar.

Foi então que Camila se lembrou que, em sua infância, sua mãe vendia chup-chup.

Além de recordar a doce infância, o casal decidiu seguir os passos da matriarca e desenvolver uma nova profissão. A ideia, que parecia simples demais, deu certo.

Entre os diferenciais que eles pontuam como essenciais para o sucesso da marca estão

o cuidado em trabalhar com ingredientes naturais e a parceria que existe como casal. O objetivo dos dois, quando saem ao encontro dos clientes, é resgatar as memórias da infância de cada um por meio de uma experiência única ao experimentar o famoso chupchup gourmet.

Embora a satisfação das pessoas fique explícita no rosto e os feedbacks façam Cami-

Crime. Pai disse que filhos brigavam e usavam

drogas

Polícia procura suspeito de assassinar irmão a facadas

Lisley Alvarenga lisley.alvarenga@otempo.com.br

A polícia está à procura de um homem de 33 anos suspeito de assassinar a facadas o próprio irmão, de 37 anos, na madrugada dessa quinta-feira (4), na residência em que eles moravam juntos, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Opai dosirmãos contou pa-

ra a Polícia Militar que acordou com um barulho e que, ao ver o que estava acontecendo, se deparou com o filho de 37 anos caído no chão e outro correndo para fora do imóvel. Ele disse aos policiais que os filhos brigavam muito e que ambos era usuários de drogas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas, ao chegar ao

la e Samuel terem certeza de que estão no caminho certo, nem tudo são flores. Eles precisam caminhar por muitos quilômetros durante o dia e, os dias de chuva não colaboram com as vendas do casal. “Já realizamos o sonho de termos nosso próprio negócio e sermos nossos próprios patrões, mas ainda queremos conseguir abrir nossa loja física para poder expandir os negócios”, revelam.

Além de passarem pelos bairros Niterói, Espírito Santo, Jardim Brasília, Bom Retiro e Bueno Franco, eles oferecem o serviço por delivery, na página do Instagram da marca.

Saiba mais

Aprecie. Além de sair pelas ruas da cidade, o casal expõe o trabalho nas redes sociais e vem conquistando clientes por meio da página @olhaochupchupgourmet. Para fazer encomendas, basta entrar em contato por lá.

Casa da Cultura tem final de concurso

A final do concurso de beleza Miss e Mister Estagiário, da prefeitura, será realizada neste sábado (6), às 20h, na Casa da Cultura Josephina Bento. O evento, que será gratuito e aberto ao público, terá apresentações musicais de DJ Telis Gui e Glemerson Silva.

O júri avaliará os 20 candidatos classificados – dez mulheres e dez homens – de acordo com critérios como beleza, postura, traje, simpatia e torcida. Seis estagiários ocuparão o pódio, sendo que cada dupla assume o primeiro, o segundo e o terceiro lugar.

Além da faixa de miss ou mister, os vencedores receberão prêmios como óculos de sol, procedimentos de beleza, depilação a laser, bolsas em cursos, entre outros benefícios oferecidos pelos patrocinadores do evento.

O concurso é uma iniciativa da Seção de Recrutamento, Seleção e Estágio da Secretaria Adjunta de Administração, em parceria com a Superintendência de Eventos e a Secretaria de Arte e Cultura, e tem como objetivo promover momentos de lazer e descontração para os estagiários.

“Acreditamos que, desde a seletiva, o evento tenha não apenas mobilizado os estagiários, como também movimentado toda a prefeitura de certa forma, já que outros setores puderam participar e vibrar junto com os candidatos. Esperamos que essa mesma vibração esteja presente na final e que os estagiários sigam se divertindo muito”, ressalta o chefe da Seção de Recrutamento, Seleção e Estágio, Welberth dos Santos. (Da Redação)

Social. Ação é para ajudar assistidos pela Apae Betim

Milton Campos recebe feira solidária neste sábado (6)

endereço do crime, na rua Tietê, a vítima já havia morrido. O homem de 37 anos levou três facadas, tendo sido duas no pescoço e uma na barriga. Os familiares não souberam dizer aos militares onde o irmão suspeito de cometer o homicídio estaria. Já o corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Betim.

RONALDO SILVEIRA

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Betim, com o apoio do Grupo Resiliência Empreendedora, promove, neste próximo sábado (6), na praça Milton Campos, das 12h às 18h, a 1ª edição da Feira Solidária de Empreendedorismo Feminino.

O objetivo do evento é fortalecer os negócios realizados por mulheres na cidade com arrecadação de alimentos e produtos para a Apae.

Ao todo, 50 expositores devem participar do evento, que contará com uma infraestrutura voltada para entretenimento e lazer das famílias que passarem pelo local.

Quem visitar a feira poderá percorrer estandes de produtos e serviços realizados por empreendedoras da cidade e pelas mães da Apae, como barracas de artesanato, roupas e acessórios, recreação para crianças, espaço saúde, música ao vivo e foodtrucks, com pratos deliciosos.

Evento. Estandes terão produtos e serviços de empreendedoras

A ideia é promover um ambiente de relacionamento entre mulheres, divulgando seus negócios e impulsionando a geração de renda, com a união de duas importantes causas: a promoção da solidariedade,

com arrecadação de alimentos para a Apae, e a escalada de negócios. Para participar do evento, é necessário doar um quilo de alimento não perecível (exceto fubá, sal e trigo). (DA)

Betim- 5a11demaiode2023 CIDADE OTEMPO BETIM | 9
Miss e Mister Estagiário
ARQUIVO PESSOAL
União. Casal acredita que parceria tem sido a chave do sucesso Disputa. Júri avaliará os 20 candidatos e candidatas classificados Local. Homicídio ocorreu na madrugada de quinta (4), na rua Tietê, no bairro Nossa Senhora de Fátima DIVULGAÇÃO PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO

Em campo. Crime ocorreu durante jogo no Sol Nascente

Homem é preso por injúria racial durante partida de futebol

Jogador chamou o outro de ‘Mussum’

Uma injúria racial cometida durante uma partida de futebol amador no bairro Sol Nascente, em Betim, terminou com um homem preso no último domingo (30). Segundo a Polícia Militar (PM), a corporação foi acionada depois que uma confusão generalizada se formou no campo.

Tudo começou quando o jogador de um time chamou um oponente de “Mussum” em tom pejorativo por conta da cor

da pele dele. Indignados com a situação, tanto a vítima quanto o restante do time em que ela jogava foram tirar satisfação com o agressor.

“Quando chegamos ao local, o autor estava trancado no vestiáriocommedodeseragredido pelos outros jogadores. Questionado sobre o que tinha acontecido,elemesmonosrelatou na maior naturalidade, e aindarepetiu,quehaviachamado a vítima de ‘Mussum’”, afirmouotenenteGuilhermeRodrigues, do 33° Batalhão da Polícia Militar de Betim, que atendeu a ocorrência.

De acordo com o policial, o homem injuriado ficou bastante chateado com o ocorrido. Já os companheiros de time queriam linchar o agressor. “Há pouco tempo, houve uma mudança na lei. O crime de injúria racial era tratado como de menor potencial ofensivo. Nesse

caso,erafeitoapenasoregistro da ocorrência, e, depois, o autor ia a um Juizado Especial para participar de uma audiência. Hoje, é um crime inafiançável, que prevê a condução do autor àdelegacia,eeleémantidopreso até a realização da audiência de custódia”, explica o te-

nente.

Ainda segundo relatado pelo militar, os companheiros de futebol da vítima fizeram questãodeacompanhá-loatéasede do 33° Batalhão para requerer a aplicação das medidas policiais cabíveis e se colocaram à disposição como testemunhas

(28) no Jardim da Cidade

Onda. Bandidos agem na Grande BH

Entregador de gás é vítima de furto

Um entregador de uma distribuidora de gás do bairro Niterói foi alvo de uma dupla de criminosos que vem realizando uma onda de furtos a botijões de gás na Grande BH. O crime ocorreu na última sexta (28), no bairro Jardim da Cidade. Na ação, flagrada por câmeras de segurança, eles levaram dois produtos e geraram um prejuízo de R$ 700 ao estabelecimento.

Segundo a proprietária da distribuidora, que pediu anonimato, omodusoperandidos bandidos é o mesmo. Ela conta que a placa do veículo que

eles utilizam nos furtos, um Peugeot prata, e a foto dos criminosos foram entregues à polícia. A mulher ressalta também que os criminosos já furtaram centenas de botijões em distribuidoras de Belo Horizonte, Betim e Contagem. “Já conversei com vários donos de distribuidoras, e esses bandidos estão agindo há muitos meses. A polícia já tem todas as informações deles, mas eles continuam cometendo os furtos. É revoltante. Não entendo por que eles não são presos”, reclama a vítima. O Tempo Betim pediu um posicionamento das polícias Civil e Militar, mas não teve retorno até o fim desta edição.

TEMPO PET

É seu este cão?

Este Poodle procura sua família. Foi encontrado tosado e com esta coleira na avenida das Américas. Telefone: (31) 99617-9840.

DE

Entre em contato com a gente através do e-mail daniele.marzano@otempobetim.com.br ou pelo WhatsApp (31) 9 8340.9150. É preciso enviar foto e texto.

Eles é que vão te adotar!

Quer Pipoca?

Esta cadela linda busca um tutor. Ela é muito carinhosa e já foi vermifugada. Tem porte médio. Telefone: (31) 99772-6269

Pepita lindona

Esta cadela mestiça da raça Pastor é encantadora. De porte grande, é vacinada e castrada. Contato: (31) 99157-6246

Adote Princesa

Princesa teve oito filhotes. Todos conseguiram um lar, menos ela. É dócil e inteligente.Vacinada e castrada. Contato: (31) 99157-6246.

Gatinha filhote

Esta lindinha está pra adoção. Já foi vacinada e tem a castração garantida. É muito dócil. Falar com Weberth: (31) 98200-8948

Doce Pretinha

Pretinha é o nome desta amável cadela de 3 anos que quer conquistar uma família. Gostou? Fale com Milene: (31) 99128-0896

Estes pets cuidados pela Superintendência de Proteção Animal (Sepa) querem adotar pessoas que precisam de companhia e amor. Se você se encaixa nesse perfil, visite a sede do órgão e saiba qual deles te escolheu. Contato: (31) 3531-3660.

10 |OTEMPO BETIM CIDADE Betim- 5a11demaiode2023
Flagrante. Furto a distribuidora foi na sexta
UARLEN VALERIO
Mudança. Pela nova legislação, injúria racial é crime inafiançável
SEU ANIMALZINHO SUMIU? QUER ADOTAR? PRECISA DAR O SEU PARA ADOÇÃO?
REPRODUÇÃO
CÂMERAS DE SEGURANÇA
Betim- 5a11demaiode2023 OTEMPO BETIM | 11

Cultura

Stand-up Comedy

O humorista Thiago Bobs se apresenta neste sábado (6), às 20h, no Monte Carmo Shopping. O ingresso no Sympla custa R$ 20 a inteira, R$ 10 a meia-entrada e R$ 10 mais 1 kg de alimento não perecível a meia solidária.

Tenores italianos voltam a Betim pra show inédito

Concerto apresenta uma viagem à Itália

Da Redação daniele.marzano@otempobetim.com.br

Os talentosos e carismáticos tenores italianos Claudio Mattioli e Massimilliano Barbolini retornam a Betim, pela tercei-

ra vez – eles estiveram aqui em 2019 e em 2022 –, para uma apresentarem o espetáculo inédito C&M Show, no Teatro Municipal Newton Amaral Franco. O concerto será na terça-feira (9), às 20h, e tem entrada gratuita, mas sujeita à lotação do espaço.

O show apresenta uma viagem ao coração da Itália, por meio da música, com um repertório que vai da ópera às tradicionais canções italianas, interpretadas com todo o humor e a leveza dos personagens Fellini e Benigni. Em

suas apresentações, os artistas líricos cantam e interpretam em um espetáculo divertido, repleto de atuações cômicas, o que garante sucesso de público em todas as edições.

“O musical C&M propõe uma nova maneira de apresentar o ‘bel-canto italiano’, no qual o melodrama encontra o divertimento, por meio do repertório imortal de Caruso, Pavarotti, Bocelli, entre outros artistas”, destaca Mattioli, que é compositor, pianista, acordeonista e cantor baixobarítono. Já o carismático te-

Laura Medioli

Mail: laura@otempo.com.br

Fax: (31) 2101-3826

“Custa dar uma olhada nos seus quintais? Não entendem que uma simples tampinha de Coca-Cola com água pode vir a ser um criadouro de larvas do Aedes aegypti?”

Talento. Claudio Mattioli e Massimilliano Barbolini cantam e interpretam com atuações cômicas

nor Massimiliano Barbolini já foi aluno de Pavarotti.

Secretário de Arte e Cultura, Ubiratan Santana diz que é sempre uma honra receber Claudio Mattioli e Massimilliano Barbolini na cidade. “Esperamos que o público aproveite esse espetáculo internacional, que une a música erudita com a arte cênica em momentos únicos e especiais. É uma alegria poder ter acesso gratuito a uma apresentação como essa. Espero que todos prestigiem, se emocionem e se divirtam muito”, salienta.

Opeso do mosquito

“Convidei meu vizinho para fazer um mutirão da limpeza em seu quintal, e ele só me enrola. Jádenunciei, e nada.Ele só aparece a cada 15 dias. Mato e entulho tomaram conta de tudo”.

“Por que o jornal não vem filmar o criadouro dos mosquitos aqui, no vizinho? As calhas da sua casa estão todas entupidas, e a água da chuva desce emcima do muro, quevai cair a qualquer momento. Já denunciei aí no jornal a proliferação do mosquito da dengue, e ninguém faz nada...”

Pois é; as internautas têm razão, é o fim da picada!!! Ou melhor,oinício, quandoos vizinhos ignoram um dos maiores problemasenfrentadospela população nos últimos anos. Impressionante a falta de consciência (ou de vergonha na cara mesmo) dessas pessoas (felizmente, uma minoria), que põem em risco a saúde e até a vida dos moradores.

Custa dar uma olhada nos seus quintais? Não entendem que uma simples tampinha de Coca-Cola com água pode vir a ser um criadouro de larvas do Aedes aegypti? Que, ao crescerem, viram mosquitos capazes de causar danos enormes às pessoas? Quem já teve dengue sabe disso. Amigos meus que tiveram contam que, em meio a febre alta, dores nas articulações, na cabeça e nos olhos, tremor, suores, náuseas etc., etc., jura-

vam que não sairiam vivos dessa. Como se não bastasse a incapacidade de reação, correm o risco de sofrer a dengue hemorrágica, que pode ser fatal. Explico isso em pormenores acreditando que algum leitor menos esclarecido, que ainda não se deu conta da situação, se atente ao problema. E, antes de fazer pouco-caso das campanhas, mutirões ou pedidos dos vizinhos, pense nisso, pense num filho seu acometido pela doença. Se para um adulto já é pesado, imagina para uma criança?

Pesquisas confirmam que 80% dos focos são residenciais.Ouseja, estãono lixo acumulado nos quintais, na latinha com água de chuva, na calha entupida, e por aí vai. Como exemplo da irresponsabili-

dade, cito as caixas-d’água. O fiscal chega na casa, vasculha o terreno minuciosamente, explica os riscos, deixa um panfleto sobre o tema, notifica quando necessário e, para finalizar, pergunta sobre a caixa-d’água. O morador, já sem muita paciência com aquela “invasão domiciliar”, diz que a caixa está ok, que se encontra fechada. O fiscal sai, e entra o drone, que, do alto, mostra que aquela caixa-d’água, além de não ter tampa, é um criadouro de mosquitos.

Há vários meses, a Prefeitura de Betim (eu a cito porque é aquela de que estou mais próxima) vem fazendo campanhas e mutirões de casa em casa, envolvendo escolas, pais de alunos, moradores de modo geral, além de um trabalho

intensivo de capina e retirada de lixo e entulhos, espalhados pela população.

Leiode umainternauta aseguinte denúncia: “O lote que fica no endereço tal só não tem mais focos por falta de espaço”. Preocupada, encaminhei a demanda ao responsável pelo setor e recebi a seguinte resposta de uma das fiscais: “Eu sei qual lote é esse. Costumamos ir lá praticamente uma vez por semana. Acontece que são os próprios vizinhos que jogam lixodoméstico ali.Jáfizemos intervenções ao redor, pedindo de casa em casa para a população parar de jogar lixo. Eles veem a gente recolhendo e, mesmo assim, continuam. Já conversei com o dono do lote. Ele ficava indignado. Mandava passar o trator lá, e, uma hora

depois, já estava cheio de lixodenovo”,relataafiscalnuma gravação de áudio.

Vejo que, além do lixo, temos aí um problema educacional. Talvez o país ainda demore décadas para que a população se conscientize disso.

Nos endereços citados passa um caminhão recolhendo o lixo doméstico três vezes por semana. Em cada regional há um local destinado aos entulhos, o que muitos caminhões clandestinos, vindos até de cidades vizinhas, ignoram. Mesmo com o risco de serem multados, na calada da noite, continuam descarregando materiais nas calçadas ou em locais indevidos, apesar de a prefeitura disponibilizar caçambas próprias para isso, distribuídasem pontosestratégicos da cidade. Nas escolas, as crianças desde cedo são conscientizadas sobre a importância da reciclagem.

E, numa espécie de gincana ecológica, envolvendo também os pais, elas cumprem o que lhes é ensinado.

Um trabalho de formiguinha, mas importante de ser iniciado, até chegar o dia em que não serão mais necessários fiscais e tantos outros custos para o município, que poderiam ser evitados. Até chegar o dia em que não morrerão mais pessoas de dengue.

12 |OTEMPO BETIM Betim- 5a11demaiode2023
HÉLVIO
Gratuita. Apresentação será no teatro municipal, na terça
DIVULGAÇÃO
AUGUSTO FOTÓGRAFO

Gastrô. Bares deverão usar um ingrediente da culinária mineira

Betiquim já tem data pra ocorrer: entre 6 de julho e 6 de agosto

Pratos deste ano terão preço fixo de R$ 49,90

Um dos eventos mais esperados pelos botequeiros de plantão em Betim, o Betiquim, já tem data definida: ocorrerá entre os dias 6 de julho e 6 de agosto.

A 19ª edição do evento traz uma novidade:osestabelecimentosparticipantes deverão produzir os petiscos com ao menos um desses ingredientes utilizados em tradicionais pratos da culinária mineira – couve, jiló, mandioca, ora-pro-nóbis, quiabo e taioba. “Com isso, queremos prestar uma homenagem à melhor gastronomiadomundo:acomidamineira”,salientaoorganizadore idealizador do festival, Renato Freitas. Assimcomonoanopassado,ovalor dos tira-gostos de 2023 será fixado em R$ 49,90.

Outranovidade desteano,segundo Freitas, é que o Betiquim preten-

de incentivar o agricultor local, estimulando os estabelecimentos participantesacompraremositensnecessários para fazer os tira-gostos com produtores agrícolas da cidade.

“Umaideiaquetemoséfecharparceria com a prefeitura ou mesmo abrir cadastro no site oficial do evento pra produtores agrícolas interessados em participar do festival”, explica o idealizador do festival.

Oanalistadequalidade Ronan Olímpio Pessoa, que já participou de todas as edições da festa e foi até jurado em um dos eventos, está ansioso para saborear os petiscos do Betiquim 2023: “Minha família e eu somos apaixonados pelo evento gastronômico desde a primeiraedição.Jáexperimentei diversos pratos e três que gostei muito foram os bolinhos do Bar Lado B; o de feijoada do Okontô e o chamado ‘Bolovo’, do Duarte Comendoria” .

Inscrições

pra participarem do 19º Betiquim termina no domingo (7). Mais informações podem ser obtidas por este número: (31) 99995-1395.

Bares e restaurantes já participaram do festival desde a primeira edição, em 2005

É a média de empregos diretos e indiretos gerados em cada edição do evento.

O prazo para os bares e restaurantes de Betim se inscreverem

Rock. Parceria faz parte do projeto L6 Convida, criado pelos músicos de Betim

Banda L6 e Digão, dos Raimundos, dividem o palco na Hope, nesta sexta

A banda L6, formada pelos músicos Lucinho (vocal), Vinny Rodrigues (bateria), Gê Flávio (baixo) e Lucas Campos (guitarra), surpreendeu seus fãs ao anunciar que convidou

o ícone do rock Digão, vocalista dos Raimundos, para dividir o palco, por meio do projeto L6 Convida. O encontro musical acontecerá na casa de shows Hope Pub, na noite des-

ta sexta (5), e promete ser memorável. A abertura do show fica por conta de Ivan Oliveira.

Criado em 2016, o projeto L6 Convida já teve a parceria de diversas referências do

Concurso. Final será em 24 de junho

Aberta a inscrição para o Miss Gay

rock e do pop nacional, como Marcão, do Charlie Brown Jr.; Nasi, da banda IRA!; Egypcio, do Tihuana; Tico Santa Cruz, do Detonautas; e Reges Bolo, vocalista da banda O Surto que faleceu em abril deste ano. “Esse projeto é muito especial e importante para a nossa carreira, afinal, são grandes artistas que a gente acompanha há muitos anos e que já fomos aos shows. Hoje, poder dividir o palco com eles é muito gratificante”, diz o vocalista da L6, Lucinho.

Os ingressos para a apresentação na Hope Pub já estão à venda e podem ser adquiridos pelo site Sympla. O ingresso (segundo lote) custa R$ 40, mais R$ 3 de taxa do site, e pode ser parcelado em até seis vezes. (LA)

Estão abertas e vão até o dia 30 de maio as inscrições para os interessados em participar da 6ª edição do Miss e Mister Betim Gay. A coroação do concurso, realizado pelo Conselho Municipal de Atenção à Diversidade LGBTQIA+ de Betim, por meio do movimento LGBTQIA+, e com o apoio da prefeitura, acontecerá no Teatro Municipal Newton Amaral Franco, em 24 de junho.

Para participar, é necessário preencher o formulário por meio do link (https://www.betim.mg.gov. br/missbetimgay?fbclid

=PAAabhl_m7N2OLdUCPgH7lJE8UwLip17FgL29vAGmdQJvu-cQKzhFr39Ttkm8) e pagar uma taxa de R$ 100. En-

tre os pré-requisitos para concorrer, estão ter entre 18 e 35 anos, não ter passado por nenhum processo hormonal e ser transformista. (LA)

Betim- 5a11demaiode2023 CULTURA OTEMPO BETIM | 13
500
Campeão. Duarte Comedoria foi o campeão da 18ª edição do Betiquim com o tira-gosto Bolovo
DIVULGAÇÃO
Coroa. Loren Loopez é a Miss Betim Gay 2021-2022
AUGUSTO CÉSAR MARTINS/DIVULGAÇÃO
ENIO RESENDE/DIVULGAÇÃO 156
Dobradinha. Em 2017, os músicos da L6 também se apresentaram na casa de shows em Betim com Digão

Nossa Senhora do Rosário. Imagem da santa será levada em procissão para a Senzala

Missa Conga encerra festa na Colônia Santa Isabel

Festejos tiveram início no dia 27 de abril

Da Redação

daniele.marzano@otempobetim.com.br

Um festejo em devoção a Nossa Senhora do Rosário realizado há dez anos na Colônia Santa Isabel ajuda a manter viva a tradição do Congado em Betim, além, é claro, da Celebração do Jubileu de Nossa Senhora, realizado anualmente no mês de agosto, nos entornos da Capela do Rosário. A Festa de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel, organizada pela Irmandade da Colônia, e que teve início com a novena, no dia 27 de abril, termina neste domingo (7), com a celebração da Missa Conga.

O momento mais aguardado do festejo é quando, na manhã de domingo, a imagem de Nossa Senhora do Rosário chega em uma barca, no rio Paraopeba, e é recebida por várias guardas do Congado e levada em procissão para a Senzala, sede da Irmandade.

“É um momento muito significativo para os Congadeiros, quando, de certa forma, podemos reviver a história dos nossos antepassados. Vale dizer que a retirada da imagem do rio é uma exclusividade da festa da Colônia, entre todas as festividades do Reinado de Nossa Senhora que acontecem na região metropo-

‘Terra

litana de BH”, explica o Capitão-Mor da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel, André Bueno. Segundo as histórias dos primórdios do Congado, a santa foi retirada do mar pelos escravos.

A festa é realizada pela Irmandade do Rosário da Colônia e pela prefeitura, por meio da Secretaria de Arte e Cultura. Para o secretário da pasta, Ubiratan Santana, é uma satisfação apoiar esse evento. “Betim tem uma grande variedade de manifestações culturais, e uma delas é o Congado, que mescla a cultura com a religiosidade”, frisa ele, que ressalta também a importância de a festa reviver momentos históricos do país, adaptado às particularidades da cidade”, afirma Ubiratan.

Histórico

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel foi idealizada no ano de 2010 e iniciou sua tradição em 2011 com a primeira Missa Conga da Paróquia de Santa Isabel.

A festa em devoção à santa acontece sempre no primeiro domingo de maio. A escolha desse mês para a celebração deste festejo também tem um significado especial. Maio é reconhecido por ser o Mês das Mães, o mês de Maria e é também quando se comemora a abolição da escravatura.

Em 2019, o Reinado de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel foi registrado como patrimônio imaterial de Betim.

cantora Tamires Alves e da dupla Ângelo e Angel

Praça terá shows e espaço instagramável de nova novela

Daniele Marzano daniele.marzano@otempobetim.com.br

A praça Milton Campos, no centro de Betim de Betim, será palco de dois pocket shows neste sábado (6).

A ação, da Rede Globo com o apoio da prefeitura, pretende apresentar o universo sertanejo da nova novela das nove, “Terra e Paixão”, que estreia na próxima se-

gunda-feira (8).

Assim, a partir das 14h30, os betinenses poderão curtir as apresentações dos artistas Tamires Alves e Ângelo e Angel. Além disso, quem for curtir o evento de ativação da novela ainda poderá fazer registros em um espaço instagramável que será montado na praça Milton Campos.

A programação se encerrará às 20h30.

14 |OTEMPO BETIM CULTURA Betim- 5a11demaiode2023
FOTOS REPRODUÇÃO INSTAGRAM
PREFEITURA DE BETYIM/DIVULGAÇÃO
e Paixão’. Evento será neste sábado (6), com apresentações da
Na praça. Dupla Ângelo e Angel também fará apresentação Tradição. Festa de Nossa Senhora do Rosário é realizada há dez anos na Colônia Santa Isabel Apresentação. Cantora sertaneja Tamires Alves será uma das atrações

Sociedade

Festa

Fenômeno do rap, Teto é uma das atracões do Trap Star, em Betim

O estacionamento do Mercado Central de Betim recebe, no sábado 13 de maio, o Trap Star, que promete agitar os fãs do trap,subgênerodorapedohiphop. Uma das atrações da festa é o rapper Teto, dono do hit

‘Fim de Semana’, música que acumula mais de 126 milhões de reproduções no Spotify. Os ingressos estão à venda pela plataformaMeep. Maisinformações podem ser obtidas pelo telefone (31) 99160-1429.

J Simpatia. A bela advogada Ágata Dias clicada por este colunista durante o Concerto da Filarmônica de Minas Gerais

J Simpatia 2. Mariana Lara e a filha Marcela Raquel Lara durante a apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, na praça Milton Campos

J Parabéns. A musa do Betim Futebol da temporada 2022, a jovem Ana Elisa Caminhas, comemorou mais um ano de vida no dia 29 de abril

J Click. O chefe da Divisão de Patrimônio Histórico, André Bueno, e o presidente da Liga de Desportos de Betim, Beto Santana, na festa de lançamento da temporada 2023 do Betim Futebol

Z Evento. O estudante de jornalismo Augusto Diniz durante o 1º Moto Rock Betim

Betim- 5a11demaiode2023 OTEMPO BETIM | 15 Adeilson Andrade adeilson.andrade@otempobetim.com.br Contato: (31) 9 9521-9045
ADEILSON ANDRADE
J Click 2. A psicóloga Samires Araújo com o esposo, Peterson, e o filhão, o simpático Raul, clicados por este colunista no Festival de Torresmo, na praça Milton Campos J Aniversário. A estudante de arquitetura e urbanismo Thainá Veneroso (Vogel Semijoias) comemorou mais uma primavera nessa segunda-feira (1º). Na foto, ela com o namorado, o nutricionista esportivo João Rodrigues.
ANDRADE
ADEILSON
ADEILSON ANDRADE ADEILSON ANDRADE ADEILSON ANDRADE ADEILSON ANDRADE

Esportes

Xeque-mate!

A segunda etapa do Campeonato de Xadrez de Betim vai ser disputada no próximo dia 13 (sábado), no Partage Shopping. As inscrições devem ser feitas no local e custam R$ 10.

Judô. Mais de 80 atletas disputaram o campeonato mineiro

Judocas da Judocas da cidade trazem cidade trazem

medalhas

de medalhas de ouro, prata e ouro, prata e bronze pra casa bronze pra casa

Resultados garantiram vagas no brasileiro

Iêva Tatiana ieva.ribeiro@otempobetim.com.br

Mais de 80 atletas da cidade disputaram o Campeonato Mineiro de Judô Sub-11 a Veteranos no Ginásio AABB, em Belo Horizonte, no último fim de semana. O evento serviu como seletiva para a competição nacional sub-

18, que vai acontecer na Arena da Juventude, no Rio de Janeiro, em junho próximo.

Trinta judocas representaram Betim pelo programa Viva o Esporte/Ramacrisna – desenvolvido pela prefeitura em parceria com o instituto Ramacrisna –, e outros 53, pela academia Águia Branca.

Maria Clara Magalhães de Carvalho, Matheus Iankovic Ramos Simplicio, Izabella Aguilar da Silva, Nicoly dos Santos Pereira, Estela de Jesus Souza Magalhães, Mariana Martins da Silveira e Vitoria Caroline Dias Magalhães trouxeram medalhas de ouro para casa, enquanto Davi Henrique de Oliveira, Ana Leticia

Almeida Duarte, Ana Clara Rodrigues Duarte, Ester Bernardes Câmara Clemente, Gabriel Abreu de Oliveira, Raphael Fernandes de Araujo Silva, Matheus Martins da Silveira, e Kathlen de Jesus Ferreira conquistaram a prata. Yasmim Vitoria Goncalves de Sales, Eduarda Victória Braz do Nascimento, Arthur Davi de Oliveira Soares, Luísa Goncalves Araujo, Vitor Damasceno da Silva, Caio Emanuel de Oliveira, Luíza Alessandra Moreira e Ribeiro, Ana Clara Rodrigues Duarte, Enzo Gabriel Almeida Leite, Gabriel Abreu de Oliveira, Clara Yanny Loregian de Souza, Jefferson Ferreira dos Santos,

Vitor Damasceno da Silva e Anna Julia Rodrigues Pereira foram os atletas responsáveis pelas conquistas das medalhas de bronze para Betim.

“O resultado foi bom, dentro das nossas expectativas. As equipes de Betim vêm numa evolução muito grande após a pandemia. A gente ficou muito tempo parado, e, agora, vem em uma crescente de participações em competições, voltando ao ritmo de resultados de alto rendimento”, diz o coordenador do programa Viva o Esporte/Ramacris-

Bike. Wladimir Ferreira competiu com ciclistas profissionais e multicampeões

Atleta de Betim é destaque em prova do Pan-Americano MTB XCO 2023

Nascido em São Paulo, mas radicado em Betim há cerca de três décadas, o personal trainer Wladimir Ferreira, de 46 anos, levou o nome

do município para o Pan-Americano MTB XCO 2023, disputado em Congonhas, na região Central de Minas, de 26 a 30 de abril. Competindo com outros 44 atletas de cinco países na categoria Master B2 – inclusive profissionais e multicampeões –, Ferreira pedalou bravamente um percurso total de 18 km e conquistou a quinta colocação depois de largar

na última fila. “Preparei-me bastante para essa modalidade, que exige muito da gente em função do formato da prova. Tive que correr atrás para me colocar melhor na frente. Emoutrascir- cunstâncias, eu poderia ter brigado mais pelas primei-

ras colocações”, afirma o atleta, que ainda não tinha pontuação no ranking panamericano, e, por isso, largou entre os últimos. “Sou muito competitivo”, emenda Ferreira. Amante dos esportes, o personal trainer, que também étreinador de ciclismo e preparador de atletas,já coleciona alguns títulos importantes sobre duas rodas, como a Maratona Internacional MTB de 2022. Neste ano, ele foi vice-líder da primeira etapa, em abril, e, agora, se prepara para a segunda, em Ouro Branco, neste mês.

Classificação. Resultados na competição garantiram vagas no torneio nacional, que vai ser disputado na Arena da Juventude, no Rio de Janeiro, em junho próximo

na, Alan Valter, que também é técnico de judô.

Classificados

Jefferson Ferreira dos Santos e Estela de Jesus Souza Magalhães garantiram vagas no Campeonato Brasileiro Sub18. “A expectativa é que eles também tenham um bom re-

sultado no brasileiro e consigama classificação para entrarem na seleção e começarem a competir internacionalmente”, pontua Alan Valter. Já a equipe da academia Águia Branca ficou com a segunda colocação geral no torneio na categoria sub-11 e com o terceiro lugar na sub-21 e na sênior.

Módulo II. Time da Cidade estreou com vitória nesta temporada

Sábado. Time vai jogar fora de casa

Betim enfrenta o União Luziense

Neste sábado (6), o Betim Futebol entra em campo novamente pelo Módulo II do Campeonato Mineiro para enfrentar o União Luziense no Estádio Municipal Victor Andrade de Brito (o Frimisa). A partida, válida pela segunda rodada da competição, está marcada para as 19h.

Em sua estreia na temporada, o Time da Cidade bateu o Nacional de Muriaé por 2 a 1 em casa, na Arena Vera Cruz. Contando com jogadores experientes, como o zagueiro Jo-

seph e o atacante Luan, o Betim buscou pressionar desde o início da partida. E a estratégia deu resultado. Com gols do meia Flávio e do lateral esquerdo Vinício, os gladiadores abriram 2 a 0 antes mesmo dos primeiros 20 minutos. De tanto insistir, o Nacional chegouao seu golaos 47 minutos do segundo tempo com o zagueiro Uesley. Nos acréscimos, ambas as equipes buscaramampliar, mas oBetim manteve o resultado até o apito final. (Frederico Teixeira)

16 |OTEMPO BETIM Betim- 5a11demaiode2023
REPRODUÇÃO INTERNET
(IT)
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Início. Ferreira ingressou no MTB quando veio pra Betim, em 1995 BETIM FUTEBOL/DIVULGAÇÃO
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.