1 minute read

Em menos de 15 dias, foram salvas 40 pessoas do mar

O número foi revelado no dia 19 de abril, pela vereadora da Câmara de Matosinhos com o pelouro da Proteção Civil, Marta Pontes. A autarca nota que o trabalho do SSB incide principalmente nas “praias urbanas de Matosinhos e de Leça da Palmeira, onde há uma concentração maior de pessoas”.

“Nestes meses, tem sido determinante a atuação do salvamento balnear”, reforça Marta Pontes. No dia 6 de abril, um rapaz de 17 anos morreu afogado na praia de Matosinhos e, desde essa altura, já “foram salvas mais de 40 pessoas”.

Advertisement

Ou seja, em menos de 15 dias, o SSB de Matosinhos resgatou do mar, em média, três pessoas. De acordo com a vereadora, o Município está “focado em perceber como é que o serviço do SSB pode ir mais além”.

“Foram dadas orientações à Comissão Executiva para preparar os documentos para que se delibere quanto à criação dessa empresa”, acrescentou.

Economia Portuguesa Cresceu No Primeiro Trimestre De 2023

De acordo com o INE, “o contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB manteve se positivo no 1.º trimestre, mas inferior ao observado no trimestre precedente, em resultado da desaceleração do consumo privado e da redução do investimento, determinada por um contributo negativo da variação de existências, verificando-se uma aceleração das exportações de bens e serviços e um abrandamento das importações de bens e serviços”.

PORTUGAL JÁ REGISTOU MAIS DE 7.000 HECTARES DE ÁREA ARDIDA EM 2023

Segundo os dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) divulgados dia 14 de abril, comparam valores deste ano com os dos últimos dez anos, o ICNF assinala que foram anotados mais de 12% de incêndios rurais e mais de 48% de área ardida em relação à média anual do período.

“O ano de 2023 apresenta, até ao dia 11 de abril, o 5.º valor mais elevado em número de incêndios e o 5.º valor mais elevado de área ardida, desde 2013”, lê-se no relatório.

Festival Da Comida Continente De Regresso

Esta será a 5ª edição do festival organizado pelo Continente, com entrada livre, num recinto com cerca de 220 mil m2, dos quais 5.000 m serão área coberta de restauração, onde se juntam chefs de cozinha, produtores, artistas nacionais e internacionais, figuras públicas, entre muitos outros convidados especiais.

Serão dois dias repletos de experiências gastronómicas, como showcookings, workshops e degustações, provas de vinhos, roda gigante, slide e animações infantis, com atividades para os mais pequenos, e para os amigos de estimação.