1 minute read

Decorreu a 5.ª edição do Moinho Cine Fest

Um festival de curtas, micro e nanometragens que ocorre na União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, realizou-se de 14 a 16 de Abril

O júri desta edição do Moinho Cine Fest foi composto pela atriz Joana Nunes, o realizador e produtor Luís Miranda e o dramaturgo Roberto Merino.

Advertisement

As sessões da 5.ª edição do Moinho Cine Fest foram na sexta-feira à noite, dia 14 de abril, e sábado de manhã, dia 15 de abril, na Junta de Freguesia de Custóias, no sábado de tarde e noite no Centro Cultural de Leça do Balio e no domingo de tarde, dia 16 de abril, na Junta de Freguesia de Guifões.

A União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões foi um parceiro institucional do festival, organizado pela Anartem, coordenada pelo Cineasta Baliense - André Almeida Rodrigues.

Menções Honrosas: Digging for Life –João Queiroga (Camarões) e O Voo das Mantas – Bruno Carnide (Portugal).

FESTIVAL MOODS SAIBA +

O MOODS decorre entre 12 e 14 de maio, vai ocupar o Jardim Basílio Teles. Ao longo de três dias, não faltarão espetáculos e atividades para miúdos e graúdos. Sempre sem perder o foco na sustentabilidade. Uma das animações intitula-se Brigada das Cores e pretende passar uma mensagem

Os filmes premiados nesta edição foram:

Melhor Filme: The Roundabout – Carmen Tortosa (Espanha);

Melhor Filme Português: Boca Cava Terra – Luís Campos (Portugal);

Melhor Filme Internacional: A terra em que pisar – Fáuston da Silva (Brasil);

Melhor Filme Mobile: Ao Pó Voltaremos –Merli V. Guerra (Portugal);

Melhor Curta-Metragem: Slow Light –Kijek/Adamski (Polónia);

Melhor Micro-Metragem: A Fistful of Ground – Hermes Mangialardo (Itália);

Melhor Nano-Metragem: In the Swim –Chris Furby (Reino Unido); de igualdade e inclusão. Somos “todos diferentes, todos iguais” é o mote. Mas haverá mais. A Luzes do Tempo, uma outra animação itinerante, pretende alertar para as alterações climáticas e para a necessidade de mudança de comportamentos. Uma terceira animação, denominada Fita Cola, levará três personagens que “habitam num veículo-caravana” a percorrer o jardins e a fomentar a interação entre todos. Animações itinerantes não faltarão pelas ruas de Matosinhos, ao longo dos três dias de festival.

Melhor Filme Infantil: A Magnífica Zoey – João Brás (Portugal) (prémio atribuído pelo público da sessão competitiva de cinema infantil).