4 minute read

Celebrações do 25 de Abril com 44.ª Corrida e Caminhada da Liberdade

No âmbito das comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril, a Corrida e Caminhada da Liberdade, organizada pela União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, nesta edição contou com a participação de 1200 atletas.

Durante a manhã, as ruas de Custóias receberam o evento que há 4 décadas continua a marcar o calendário nacional de provas de estrada. Um dos aspetos importantes sobre esta prova é que as inscrições são gratuitas, dando oportunidade a todos de participar.

Advertisement

Realizaram-se várias corridas jovens nos diversos escalões: Benjamins A; Benjamins B; Infantis; Iniciados e Juvenis. Os percursos variaram entre: 800; 1600; 2000

SAIBA + : e 3000 metros.

As provas foram realizadas em circuito urbano, percorrendo as principais artérias da Freguesia de Custóias. Pararelamente, houve recolha de bens alimentares na entrega do dorsal, para a Associação A nossa Missão; Associação A Família Girassol e Conferência Vicentina de São Tiago de Custóias, que apoiam em genéros alimentares famílias carenciadas. Neste 25 de Abril, a alegria e a festa coletiva saíram uma vez mais à rua. O prazer da participação mantém viva a “Corrida da Liberdade“ que vai na sua 44.ª edição e a sua simbologia com os valores de Abril, neste dia em que saudou-se os 49 anos da Revolução dos Cravos.

Corrida Da Mulher 2023

A EDP Corrida da Mulher vai para a estrada a 21 de maio pelas 10h00 e pretende reunir milhares de mulheres por uma causa solidária, a luta contra o cancro da mama.

A prova destina-se exclusivamente a mulheres, é um verdadeiro hino à mulher e é aberta a todas as faixas etárias.

A correr ou caminhar os 5 km de distância, numa manhã repleta de animação e festa na cidade Invicta, a reflexão e a sensibilização pela prevenção e tratamento do cancro da mama são os objetivos principais do evento. www.runporto.com/eventos/corrida-da-mulher/corrida-da-mulher-2023/

Parte do valor das inscrições volta a reverter para o IPO Porto.

As incrições estão ainda a decorrer.

Faça já a sua inscrição através do site da RunPorto.

Catarina Monteiro Nutricionista (CP2037N)

A ingestão de proteína tem uma importância significativa na perda de peso, pois ajuda a controlar o apetite, aumenta a saciedade e ajuda a manter a massa muscular durante a perda de peso. A proteína é digerida de forma mais lenta comparativamente aos hidratos de carbono, o que ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo e evita os picos de açúcar no sangue que podem levar a desejos alimentares e compulsão alimentar.

Além disso, a proteína ajuda a manter a massa muscular durante a perda de peso, o que é fundamental, pois a perda de massa muscular pode diminuir o metabolismo e dificultar ainda mais a perda de peso. A massa muscular é um tecido metabolicamente ativo, o que significa que ela gasta calorias mesmo em repouso. Portanto, manter a massa muscular pode ajudar a aumentar a taxa metabólica e a gastar calorias.

Outra forma pela qual a proteína ajuda na perda de peso é através do efeito térmico dos alimentos. A digestão e absorção de proteínas consomem mais energia do que a digestão de hidratos de carbono e gorduras, o que significa que o corpo gasta mais calorias durante o processo de digestão e absorção de proteínas. Para pessoas com o objetivo de perda de peso, recomenda-se que consumam uma quantidade suficiente de proteína na sua alimentação de acordo às suas necessidades nutricionais. A quantidade recomendada pode variar dependendo do género, idade e nível de atividade física da pessoa, mas geralmente recomenda-se consumir entre 1 a 1,6 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia. No entanto, é importante consultar um nutricionista para determinar a quantidade adequada de proteína e outros nutrientes necessários para cada indivíduo.

Referencias bibliográficas:

• Pasiakos SM, McLellan TM, Lieberman HR. The effects of protein supplements on muscle mass, strength, and aerobic and anaerobic power in healthy adults: a systematic review. Sports Med. 2015;45(1):111-31.

• Westerterp-Plantenga MS, Lemmens SG, Westerterp KR. Dietary protein - its role in satiety, energetics, weight loss and health. Br J Nutr. 2012 Aug;108 Suppl 2:S105-12.

• Phillips SM. Dietary protein requirements and adaptive advantages in athletes. Br J Nutr. 2012 Aug;108 Suppl 2:S158-67.

José Henrique Correia Professor de História

O Sil Ncio Da Vigil Ncia Algor Tmica

A recente votação de uma lei francesa sobre vigilância por vídeo por ocasião dos Jogos Olímpicos de 2024 revive o debate sobre os limites dessas tecnologias. Controvérsias semelhantes às que ocorre na Suíça. De Genebra a Paris, o debate sobre segurança oferece semelhanças. O Parlamento francês aprovou uma lei que autoriza o uso de videovigilância algorítmica. A videovigilância algorítmica consiste na análise de imagens por máquinas, e não apenas por seres humanos. Uma vigilância generalizada por algoritmos, pode ser rapidamente usada para controlar a população com base em critérios arbitrários. O Instituto Edgelands [publicou] os resultados provisórios de um estudo sobre câmaras de vigilância em Genebra. Estão localizadas mais de 270 câmaras. De acordo com Bernard Rappaz, pesquisador associado da Edgelands, “Para acalmar a perceção de insegurança, a câmara de vigilância é o objeto ideal. Esta tecnologia pode ser muito eficaz na condução de investigações policiais e na resolução de crimes. Mas a que custo? Quem define as regras? Ninguém, seja no Estado ou no setor privado, tem uma visão geral “dessa vigilância digital que ocorre silenciosamente”. “Através de várias verificações cruzadas, estima-se que existam 3.000 câmaras em Genebra”. A tendência ascendente também é visível em empresas de transporte, bem como no espaço público em geral”, confirmou Estelle Pannatier, chefe da associação suíça AlgorithmWatch … “existem projetos na Suíça para configurar a videovigilância algorítmica, um conjunto de tecnologias que permitem, usando algoritmos, automatizar a análise de imagens capturadas por câmaras (…), um dos especialistas cibernéticos do cantão disse confidencialmente: “O problema hoje é que as tecnologias que compramos estão equipadas por padrão com soluções algorítmicas. Portanto, é difícil não serem usadas…”.