1 minute read

Sensibilização sobre a reabilitação do Rio Leça

Sensibilização dos proprietários dos terrenos confinantes ao rio é fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos de limpeza

Melhorar a qualidade da água do rio, estabilizar as margens e promover uma maior biodiversidade são os principais objetivos do projeto de reabilitação do Rio Leça apresentado na passada semana aos proprietários de terrenos do concelho de Matosinhos e confinantes com o rio Leça no Auditório da Junta de Freguesia de Custóias.

Advertisement

Manuela Álvares, vereadora do Ambiente e Transição Energética da Câmara Municipal de Matosinhos, e Artur Branco, diretor executivo da Associação Corredor Rio Leça, sensibilizaram os proprietários presentes para as mais valias da intervenção que vai ser levada a cabo desde a nascente (Santo Tirso) até à foz (Matosinhos) do rio e que vai contemplar, entre outros, a recolha de resíduos, a remoção de vegetação exótica invasora, intervenções nas margens protegendo-as das erosões e das cheias, promoção da paisagem e da biodiversidade, replantação das margens promovendo o aumento da qualidade da água.

Para que os trabalhos possam ser realizados ao longo de todo o percurso é necessária a colaboração dos proprietários dos terrenos cujas margens pertencem ao rio, nomeadamente a autorização para o desenvolvimento destes trabalhos (completamente gratuitos).

No decorrer da sessão foi possível a colocação de dúvidas e questões sobre o projeto. Pedro Teiga, responsável pelo projeto de reabilitação e valorização das margens do rio Leça e principais afluentes, procedeu a todos os esclarecimentos colocados.

Recorde-se que o projeto de Reabilitação do Rio Leça, o único rio que nasce e desagua na área metropolitana do porto, está a ser gerido pela Associação Corredor Rio Leça, entidade de que fazem parte os quatro municípios por onde o rio passa: Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos. O investimento será direcionado às zonas ribeirinha dos terrenos privados, com um financiamento de 4 milhões cedidos pelo programa REACT-EU. Está prevista uma nova sessão de esclarecimentos, que será oportunamente divulgada, assim que seja agendada a data de arranque dos trabalhos.