4 minute read

Portal da Queixa e Câmara Municipal de Matosinhos assinam protocolo

Objetivo da parceria é potenciar a performance da autarquia na gestão da comunicação e resposta aos munícipes

O Portal da Queixa e a Câmara Municipal de Matosinhos estabeleceram um protocolo de cooperação no âmbito do projeto de responsabilidade social da plataforma, destinado às entidades de gestão pública e que possibilita o acesso gratuito a um conjunto de funcionalidades. O objetivo da parceria é potenciar a performance da autarquia na gestão da comunicação e na resposta às reclamações dos seus munícipes.

Advertisement

Gerar maior agilidade na comunicação entre organismos estatais e cidadãos, proporcionando uma resposta célere e uma resolução eficaz dos problemas reportados, é o propósito do projeto de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) desenvolvido pelo Portal da Queixa, que possibilita a todas as entidades públicas o acesso gratuito a serviços e condições especiais através da sua plataforma.

A Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) foi a mais recente autarquia a aderir ao projeto de RSE, tendo assinado, recentemente, o protocolo de cooperação com o Portal da Queixa.

Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa, destaca: “É com enorme satisfação que estabelecemos esta parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, uma vez que um dos grandes objetivos com a criação do Projeto de Responsabilidade Social, é garantir, sem custos no erário público, que todas as entidades de gestão pública tenham acesso, com eficácia e transparência a um conjunto de serviços e condições especiais. Ou seja, proporcionar o acesso gratuito através do nosso

SAAS, a funcionalidades de Comunicação, Business Intelligence & Analytics. Assinar este protocolo com a Câmara Municipal de Matosinhos é para nós motivo de orgulho, quer pela sua importância e sentido de dever para com os munícipes, quer por utilizarem o Portal da Queixa como um meio de comunicação ágil e eficaz na procura da solução e da satisfação junto dos mesmos. Neste sentido, e através deste protocolo, esperamos potenciar ainda mais o serviço de qualidade prestado pela Câmara Municipal de Matosinhos, de forma a posicioná-lo como uma referência nacional no que toca ao apoio prestado ao

SAIBA +

AUTARQUIA PARTICIPOU NO ENCONTRO DE PARTILHA DE BOAS PRÁTICAS

Matosinhos marcou presença no Encontro de Partilha de Boas Práticas no âmbito da Igualdade e Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, que decorreu nos dias 23 e 24 de maio, um espaço de apresentação de boas práticas nas políticas locais, que potenciou o debate de ideias e a mobilização de energias em torno dos temas da Igualdade e da Conciliação.

Com Dia Solid Ria Por

O Grupo de Estudantes Universitários do Porto da Amnistia Internacional promoveu, em Matosinhos, no dia 27 de maio, um espetáculo de stand-up comedy em solidariedade com o ativista chileno Gustavo Gatica, que ficou cego após ter sido atingido por uma bala de borracha das forças policiais do Chile, quando participava nas manifestações nacionais de 8 de novembro de 2019, naquele país.

cidadão.”

Para Carlos Mouta, vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, “a adesão ao Portal da Queixa tem por base o compromisso da Câmara Municipal com a melhoria contínua do serviço prestado aos nossos munícipes, onde o processo de reclamação é encarado de forma construtivo, na perspetiva de se traduzir numa oportunidade de melhoria face ao que nos é exposto. Esperamos assim poder criar mais um canal de comunicação com os munícipes e ir de encontro às suas expectativas quando procuram os nossos serviços.”

Porto de Leixões o mais eficiente a nível nacional

Posicionamento do Porto de Leixões na classificação do CCPI - Container Port Performance Index 2022

De acordo com a classificação do CCPIContainer Port Performance Index 2022, o Porto de Leixões ocupa a 175.ª posição e é o 43.º melhor na região da Europa / Norte de África, sendo assim considerado o mais eficiente porto a nível nacional.

Destacando-se como a mais eficiente infraestrutura portuária do país, o Porto de Leixões é o principal porto exportador nacional em carga contentorizada, contribuindo para 7% do emprego em Portugal e 6% do PIB nacional.

Através de um ambicioso plano de investimentos, o Porto de Leixões continuará a potenciar uma estratégia de qualificação dos seus equipamentos e estruturas, através dos quais se pretende a valorização dos segmentos de operação, no que diz respeito à carga contentorizada, carga geral e ao serviço ro-ro, continuando a trabalhar para incrementar a sua compet- itividade nacional e internacional.

O CPPI - Container Port Performance Index 2022 destina-se a servir de referência para importantes partes interessadas na economia global, incluindo governos nacionais, autoridades e operadores portuários, agências de desenvolvimento, organizações supranacionais, vários interesses marítimos e outras partes interessadas públicas e privadas envolvidas no comércio, logística e abastecimento.

SALDO MIGRATÓRIO DO NORTE DE 2021 É O MAIS ELEVADO DOS ÚLTIMOS 30 ANOS

Com base no relatório da Comissão Europeia (EU Regional Competitiveness Index 2.0 - 2022 edition), entre 2016 e 2021, o NORTE foi a segunda região da UE27 com o maior aumento no índice de competitividade, em resultado do crescimento do emprego e da inovação.

Para o conjunto da década, entre 2011 e 2021, o NORTE perdeu 2,8% da população residente. A queda da população residente do NORTE entre 2011 e 2021 resultou, exclusivamente, do facto do número de nascimentos ter sido inferior ao número de óbitos. Nesse período, o saldo natural da Região foi de -76.865, em evidente contraste com valores positivos nas décadas anteriores. O saldo natural tinha sido de 118.664 entre 1991 e 2001 e de 40.795 entre 2001 e 2011.

FEIRA DE VOLUNTARIADO DECORRERÁ EM MATOSINHOS

DIAS 17 E 18 DE JUNHO

O evento “Prémios Coração e o Mundo” decorrerá na Quinta de Monserrate –Clube, no centro da cidade, e deverá ser uma mostra de organizações – nacionais ou internacionais – que se dedicam à ação social e humanitária.

Tem como objetivo estabelecer a ligação entre quem trabalha no terreno e quem gostaria de obter mais informações, de ser voluntário ou de fazer donativos.

A organização pretende dar mais visibilidade ao que de melhor se vai fazendo na luta por um mundo melhor e pelos direitos humanos.