Portefolio NBSarquitectura

Page 1

arquitecturas


nuno@brunosoaresarquitectos.pt nunobrunosoares@gmail.com Tel. +351 210 191 212 Fax +351 210 174 972 Rua Maestro António Taborda nº 41 – 1º Andar 1200-714 Lisboa




Lisboa

Apresentação da NunoBrunoSoares/arquitectura

NunoBrunoSoares/arquitectura é uma empresa de estudos e projectos constituída na sequência da experiência desenvolvida pela empresa BrunoSoaresArquitectos, ao longo de quatro décadas, nas áreas da Arquitectura, Urbanismo e Planeamento do Território, e tendo por objectivo o reforço da sua actividade na vertente dos projectos de arquitectura e construção de edifícios. NunoBrunoSoares/arquitectura orienta a sua actuação para clientes individuais, empresas privadas e órgãos da administração pública, tanto no território nacional como internacional. No seu portefólio apresentam-se os estudos e projectos de arquitectura com maior relevância, elaborados no âmbito destas duas empresas, abrangendo diversas áreas como turismo e lazer, equipamentos culturais e de saúde, escritórios e áreas comerciais, centros de congressos, feiras e exposições, equipamentos públicos e habitação, etc. Na divulgação pública da sua actividade têm sido publicados ou referenciados trabalhos de Arquitectura em livros e revistas da especialidade. A nova empresa tem como responsáveis: Nuno Bruno Soares, arquitecto Isabel Galvão Lucas, arquitecta

Portugal


Direcção

Nuno Henrique Bruno Soares Arquitecto

Nasceu em Lisboa em 1949, Licenciado em Arquitectura pela ESBAL em 1976. Iniciou a sua actividade profissional integrado na equipa técnica de Coordenação e Apreciação de Projectos para Cooperativas de Habitação Económica do Fundo de Fomento de Habitação (1975-1979). Desde 1980 trabalha em regime liberal com Luis Jorge Bruno Soares, com quem fundou a sociedade BrunoSoaresArquitectos, Lda. Em 2012, e na sequência da actividade daquela empresa constituiu a NunoBrunoSoares/ /arquitectura para reforço da vertente dos projectos de arquitectura. Na sua actividade de arquitecto destacam-se os seguintes projectos de maior relevância: Edifício Sede da Comunidade Urbana do Oeste, 2005 / 2007; Parque de Feiras e Exposições de Angra de Heroísmo, 2007; Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, 2006 / 2006; Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, São Pedro do Estoril, 2002/2006; Centro Náutico de Constância, Parque Almourol, 2001/2005; Centro de Congressos de Lisboa, remodelação e ampliação da antiga FIL, 2001/2003; Arquivo Distrital de Aveiro, 1999/2002; Centro de Acolhimento das Ruínas Romanas de São Cucufate, 1998/2002; Remodelação do antigo Palácio do Comércio de Luanda para instalação do Ministério das Relações Exteriores de Angola.


Isabel Galvão Lucas Arquitecta

Nasceu no Porto em 1955. Arquitecta pela ESBAL em 1978 e Mestrado em restauro do Património Arquitectónico e Paisagístico pela Universidade de Évora em 1995/96. Em 1978 iniciou a sua actividade na BrunoSoaresArquitectos seguida das funções de Arq.ta de 1ª na Câmara Municipal de Coruche em 1983/1984. Realizou trabalho de investigação na Faculdade de Arquitectura de Lisboa como membro da G.E.P.A.P.F.E. (Gabinete de Estudos do Património Arquitectónico Português fora da Europa), em 1984/87. Desenvolve a sua actividade liberal desde 1983 na área de Arquitectura. Na “José Maria Caldeira Cabral, Associados”, entre 1994-1996, foi responsável pelos seguintes trabalhos: – Projecto de restauro e ampliação da “Casa da Ponte Pedrinha” em Lagarinhos, 1993 – construído. – Estudo de recuperação e adaptação a turismo das minas do Pejão em Castelo de Paiva,1995 – Projecto de conjunto turístico da Quinta do Castelão em Seia, 1995 – Projecto de Aparthotel de 3 estrelas na Quinta do Crestelo em Seia, 1995 – construído – Projecto de adaptação a Agro turismo da Quinta Sousa Mello em Oliveira de Frades 1996 – construído. – Projecto de moradia na Praia Grande em Sintra, 1996 – construído Colabora em exclusividade desde 2003 com Nuno Bruno Soares, e é colaboradora principal da NunoBrunoSoares/arquitectura desde 2012. Incluem-se e identificam-se neste portefólio trabalhos da sua autoria, realizados a título individual e antes de 2003, com particular incidência na vertente de habitação.



Equipamentos


Equipamentos

Projecto de complexo comercial e residencial

Concelho de Setúbal, Região de Lisboa

CLIENTE PRIVADO

Leonel dos Santos ANO

2013 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

38.000 m² O espaço comercial desenvolve-se nos edifícios mais baixos, e dispõe de áreas de restauração e estadia localizadas no último piso, desfrutando das vistas sobre o Parque Urbano previsto, ou ao nível do jardim térreo. O edifício torre terá uma função de tipo residencial, dispondo também de vistas para aquele parque.


Equipamentos

Projecto do Edifício da Adega de Rio Frio

Concelho de Palmela, Área Metropolitana de Lisboa

CLIENTE PRIVADO

Sociedade Agrícola de Rio Frio, Lda ANO

2012-2013 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

7.320 m² O projecto enquadra-se na estratégia para a revalorização da Aldeia de Rio Frio e tem por fim adaptar parte dos edifícios existentes à nova adega.


Equipamentos

Projecto do Centro Hípico de Angra do Heroísmo

Concelho de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Região Autónoma dos Açores

CLIENTE INSTITUCIONAL

Direcção Regional do Desenvolvimento Agrário ANO

2011 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

3.200m² Este equipamento localiza-se junto do Parque de Feiras e Exposições de Angra do Heroísmo, acrescentando às suas actividades agro-pecuárias as actividades equestres de carácter pedagógico e de lazer.


Equipamentos

Projecto do Centro de Assistência e Manutenção da Auto-Estrada do Marão

Concelho de Vila Real, Região Norte

CLIENTE PRIVADO

DENAP ANO

2011 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

1.392 m² Edifício com dois corpos independentes, mas contíguos: o da nave e o dos escritórios. Desenvolve-se em torno de dois pátios com zonas de acesso ao público. Localizado no nó de ligação à IP4 / Campeã / Parada de Cunhos.

Marão


Equipamentos

Extensão de Saúde de Carnide (Concurso)

Concelho de Lisboa

CLIENTE INSTITUCIONAL

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP ANO

2009 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

1.382 m² No âmbito de um conjunto de concursos lançados por convite pela Administração Regional de Saúde para a extensão de Centros de Saúde apresentámos propostas para as extensões de Campolide e Carnide, ambos com programas funcionais e requisitos técnicos muito específicos, e enquadramentos urbanísticos muito condicionantes. Na proposta para a extensão de Carnide, e dado o programa e a configuração do terreno, foi apresentada uma solução ramificada, de corpos autónomos e pátios jardinados, amarrados a um corpo central de serviços comuns.

Lisboa


Equipamentos

Extensão de Saúde de Campolide (Concurso) Lisboa

Concelho de Lisboa

CLIENTE INSTITUCIONAL

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP ANO

2009 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

1.096 m² No âmbito de um conjunto de concursos lançados por convite pela Administração Regional de Saúde para a extensão de Centros de Saúde apresentámos propostas para as extensões de Campolide e Carnide, ambos com programas funcionais e requisitos técnicos muito específicos, e enquadramentos urbanísticos muito condicionantes, nomeadamente na de Campolide cujo espaço ocupa um logradouro envolvido por traseiras de edifícios habitacionais antigos e degradados, tendo-se por isso optado por uma forte presença de vegetação, em especial na cobertura do edifício.


Equipamentos

Master Plan do “Campus da EPAL” no Recinto dos Olivais

Concelho de Lisboa

CLIENTE INSTITUCIONAL

EPAL – Empresa Pública das Águas Livres, SA ANO

2009 ÁREA DE INTERVENÇÃO

74.000m² O Master Plan traduz a forma de organização pretendida para os terrenos da EPAL com o objectivo de implementar, com base no projecto a seleccionar através de um concurso de ideias, o conceito e o programa definidos para o “Campus EPAL”. A nova ocupação permitirá a reinstalação dos serviços da EPAL por diversos edifícios estrategicamente localizados em função das suas especificidades, envolvidos por vias e espaços exteriores requalificados, destinados predominantemente ao uso pedonal.


Equipamentos

Estudo para Retail Park

Loures

Concelho de Loures, Área Metropolitana de Lisboa

CLIENTE PRIVADO

Montiterras, SA ANO

2008 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

11.782 m² O edifício do Retail Park eleva-se sobre o solo com o piso comercial (Piso 0) à cota aproximada das ruas envolventes e um piso térreo destinado exclusivamente a estacionamento (795 lugares).


Equipamentos

Projecto do Parque de Exposições, Mercados e Feiras, e do Parque de Lazer Urbano de Vendas Novas

Concelho de Vendas Novas, Área Metropolitana de Lisboa

CLIENTE INSTITUCIONAL

Câmara Municipal de Vendas Novas ANO

2008 AREA DO PARQUE

15 ha ÁREA DE CONSTRUÇÃO

11.400m² O terreno, contíguo ao tecido urbano existente, possui um coberto vegetal de grande valor paisagístico capaz de absorver um Parque de Exposições, com o seu edificado, e ainda proporcionar à cidade um Parque Urbano verde com características naturais, associado agora às vertentes económica e lúdica. O Pavilhão Multiusos e os Edifícios 3 (Agentes Culturais Recreativos e Socais da Região), e 6 (Serviços de apoio às feiras, e controlo de entrada dos feirantes) constituem o núcleo central edificado do Parque.


Equipamentos

Projecto do Parque de Feiras e Exposições de Angra do Heroísmo

Concelho de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Região Autónoma dos Açores

CLIENTE privado

APJ – Associação Parque Junqueira / Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo ANO

2007 ÁREA DE INTERVENÇÃO

8,8 ha ÁREA DE construção

18.900m² Este Parque constitui um espaço multifuncional que promove e dinamiza a actividade económica e empresarial da Ilha Terceira, nomeadamente nas suas componentes agro-pecuária e comercial. O Parque integra quatro edifícios: • Edifício de Exposições; • Edifício do Mercado Semanal; • Edifício das Associações; • Edifício de Actividades Equestres. Os edifícios são enquadrados por espaços exteriores arborizados, espaços para actividades a descoberto, e rede viária e pedonal em que se destaca uma alameda central marcada por alinhamentos de árvores.


Equipamentos

Projecto do Parque de Feiras e Exposições de Angra do Heroísmo

Concelho de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Região Autónoma dos Açores

Edifício de Exposições área de construção

800m²


Equipamentos

Edifício das Associações área de construção

8.830m²


Equipamentos

Projecto do Parque de Feiras e Exposições de Angra do Heroísmo

Concelho de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Região Autónoma dos Açores

Edifício do Mercado Semanal área de construção

2.650m²


Equipamentos

Projecto do Edifício Sede da Comunidade Urbana do Oeste

Concelho de Caldas da Rainha, Região de Lisboa e Vale do Tejo

CLIENTE INSTITUCIONAL

Associação de Municípios do Oeste ANO

2006 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

2.975 m² Localizado nas Caldas da Rainha, o edifício da Sede da Comunidade Urbana do Oeste (COMURB) associou treze municípios: Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, que levaram a cabo um concurso público ganho pela BrunoSoaresArquitectos em 2005.


Equipamentos

Projecto de Remodelação e Ampliação do Museu Militar de Aljubarrota, para instalação do Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota  Campo de São Jorge

Concelho de Porto de Mós, Região Centro

CLIENTE INSTITUCIONAL

Fundação Batalha de Aljubarrota ANO

2006 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

2.100m² A criação do Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA) é uma iniciativa da Fundação Batalha de Aljubarrota para salvaguardar e valorizar o património referente ao Campo Militar de S. Jorge, e que se constituiu a partir da remodelação e ampliação do Museu Militar de Aljubarrota, concluído em 1985 também com projecto da BrunoSoaresArquitectos.


Equipamentos

Projecto do Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal

Concelho de Cascais, Área Metropolitana de Lisboa

CLIENTE PRIVADO

Instituto Nacional da Água – INAG ANO

2006 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

418 m² O Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal enquadra-se num amplo projecto promovido pelo Instituto Nacional da Água, para requalificar e permitir o usufruto público de áreas notáveis do litoral de Cascais, e foi concebido para divulgar valores como a diversidade biofísica e a riqueza cénica que se gera do encontro da terra com o mar, associados à componente didáctica e formativa.

São Pedro do Estoril


Equipamentos

Projecto do Centro Náutico de Constância

Concelho de Vila Nova da Barquinha, Região de Lisboa e Vale do Tejo

CLIENTE INSTITUCIONAL

Câmara Municipal de Constância ANO

2005 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

1.666 m² O Centro Náutico de Constância é um equipamento construído no âmbito do Programa Integrado de Valorização do Tejo – Valtejo / Parque Almourol. Encaixado num terreno em declive, frente a Constância, e separado desta pelo rio Zêzere, o edifício desdobra-se em três corpos semi-enterrados que configuram um pátio ajardinado aberto à vila. Os corpos mais elevados albergam espaços de serviços e de lazer e o corpo inferior, enterrado, armazena as embarcações de canoagem e apoia as actividades de Rio.


Equipamentos

Estudo para um Centro de Conferências e Unidade Hoteleira em Luanda

Luanda, República Popular de Angola

CLIENTE PRIVADO

Associação Industrial Portuguesa ANO

2003 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

155.200m² Este estudo destinou-se a uma acção de promoção implementada pela AIP-Associação Industrial Portuguesa junto das entidades angolanas, com vista à criação em Luanda de um Centro de Congressos, Escritórios e uma Unidade Hoteleira, apto a acolher eventos até 4.000 participantes, acção essa resultante da sólida experiência da AIP nesta área. Criou-se uma volumetria fortemente identificativa do Centro, tendo os edifícios de Escritórios e Hotel um desenvolvimento em altura, enquadrando o Corpo Central. Localizaram-se as áreas de lazer do Hotel na cobertura do Corpo Central, criando um “jardim suspenso” com áreas verdes e equipamentos.


Equipamentos

Projecto do Centro de Congressos de Lisboa

Concelho de Lisboa

CLIENTE INSTITUCIONAL

Associação Parque Junqueira ANO

2003 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

30.000m² Com a transferência da Feira Internacional de Lisboa (FIL) para o Parque das Nações, reconverteram-se as antigas instalações na Junqueira para o novo Centro de Congressos de Lisboa (CCL). Esta intervenção constituiu uma oportunidade para reconverter urbanisticamente aquela área, valorizá-la com um novo equipamento de interesse para Lisboa numa zona prestigiada da cidade, e qualificar a zona ribeirinha. Esta reconversão assentou na criação de um conjunto urbano constituído pelo Centro de Congressos, um Hotel, e uma Praça que os interliga e abre novas vistas da Rua Junqueira sobre o rio.


Equipamentos

Projecto do Restaurante “Espaço Tejo”, Centro de Congressos de Lisboa

Concelho de Lisboa

CLIENTE PRIVADO

A. Pacheco, Indústria de Mobiliário, Lda / Associação Parque Junqueira ANO

2003 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

1.400m² Estando este Restaurante inserido no antigo edifício da FIL da autoria do arquitecto Keil do Amaral, o qual foi transformado em Centro de Congressos de Lisboa, tornou-se necessário integrá-lo na imagem do Centro e adaptá-lo às novas exigências do seu uso. Sendo uma área de grandes dimensões optou-se por um espaço versátil e polivalente o qual, através de paredes móveis, permite criar salas com diferentes ambientes, formais ou informais, e dimensões, garantindo o seu funcionamento diário e a realização, em simultâneo, de diversos eventos de apoio ao Centro de Congressos.


Equipamentos

Projecto do Centro de Acolhimento e Interpretação das Ruínas Romanas de São Cucufate

Concelho de Vidigueira, Região do Alentejo

CLIENTE INSTITUCIONAL

Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico ANO

2002 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

210 m² Este projecto insere-se na concepção geral do arranjo paisagístico (realizado pelo arquitecto paisagista Francisco Caldeira Cabral) de toda a área envolvente do monumento, que procura definir a acessibilidade ao recinto e a aproximação às ruínas de forma a induzir a sua descoberta, num percurso que se inicia no Edifício de Acolhimento, e progride “encaixado” entre este e um talude, até um ponto mais elevado (mirante) que constitui o primeiro local de observação da edificação antiga.

Vilar de Frades


Equipamentos

Projecto do Arquivo Distrital de Aveiro

Concelho de Aveiro, Região Centro

CLIENTE INSTITUCIONAL

Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo ANO

2001 / 2002 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

3.385 m² Este equipamento, situado próximo de Aveiro, integra uma moradia de dois pisos que pertenceu ao Dr. Alberto Souto, pessoa ilustre da região. O programa exigia a sua remodelação e ampliação com o objectivo da instalação do Arquivo Distrital de Aveiro. O recurso a tijolo à vista faz referência a uma indústria com passado na região, e marca a imagem do edifício, em associação com paramentos pintados a branco ou cor de tijolo.


Equipamentos

Projecto da ETAR do Portinho da Costa

Concelho de Palmela, Área Metropolitana de Lisboa

CLIENTE INSTITUCIONAL

Câmara Municipal de Almada ANO

2001 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

4.885  m² As ETAR projectadas para os concelhos de Almada e Sesimbra são instalações de expressiva dimensão e uma forte componente técnica, onde a vertente arquitectónica assume, por isso mesmo, uma importância acrescida, procurando a coerência entre as partes e a integração no local. A ETAR do Portinho da Costa em particular, encaixada entre duas encostas que conformam um vale rematado no rio por uma pequena praia, obrigou a um especial cuidado na sua integração paisagística. Projecto desenvolvido em colaboração com Procesl, Setal Degremont e Ensul


Equipamentos

Projecto da ETAR de Sesimbra

Concelho de Sesimbra, Área Metropolitana de Lisboa

CLIENTE INSTITUCIONAL

Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo ANO

1999 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

1.600m² As ETAR projectadas para os concelhos de Almada e Sesimbra são instalações de expressiva dimensão e uma forte componente técnica, onde a vertente arquitectónica assume, por isso mesmo, uma importância acrescida, procurando a coerência entre as partes e a integração no local. Projecto desenvolvido em colaboração com Procesl, Setal Degremont e Somague


Equipamentos

Projecto da Clínica de Rádio Diagnóstico

Concelho de Setúbal, Área Metropolitana de Lisboa

CLIENTE PRIVADO

Dr. Câmara Pires / Engº Álvaro Varanda ANO

1996 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

1.200 m² Esta clínica foi instalada em parte numa moradia antiga sujeita a remodelação e adaptação, e em parte num novo edifício interligado com aquela. As áreas administrativas ficaram localizadas no edifício existente e as áreas clínicas, com requisitos técnicos e de infra-estruturas mais exigentes, na zona de ampliação.


Equipamentos

Projecto de Armazém e serviços sócio administrativos em Albarraque

Concelho de Sintra, Região de Lisboa

CLIENTE Privado

Honda Motor de Portugal ANO

1992 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

2.516 m2 Localizado no loteamento industrial de Cabrafiga, com uma estrutura mista, metálica e betão armado, e revestido a chapa metálica ondulada branca. Uma grande clarabóia ilumina centralmente o hall de entrada de distribuição do edifício. Armazém: 1.606 m2 Serviços sócio-administrativos: 910 m2 autoria

Isabel Galvão Lucas


Equipamentos

Projecto do Arquivo Distrital da Guarda

Concelho da Guarda, Região Centro

CLIENTE INSTITUCIONAL

Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo ANO

1990 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

3.000 m2 Os arquivos distritais constituíram-se para preservar a memória da sociedade, e neste sentido foi política do IANTT instalá-los, sempre que possível, em edifícios com valor histórico, simbólico e patrimonial, geralmente localizados nas zonas antigas das capitais de distrito. Assim foram elaborados os projectos de recuperação e adaptação do Convento de S. Francisco na cidade da Guarda e do palacete “Casa dos Motas” em Castelo Branco, para instalação dos novos arquivos distritais destas cidades.


Equipamentos

Projecto de Adaptação de Edifício para o Ministério das Relações Exteriores de Angola (recuperação do antigo Palácio do Comércio)

Luanda, República Popular de Angola

CLIENTE INSTITUCIONAL

Governo da República Popular de Angola ANO

1989 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

7.200 m2 O antigo Palácio do Comércio, em Luanda, é um imponente edifício dos anos 40, que foi remodelado para instalação do Ministério das Relações Exteriores de Angola. Esta remodelação respeitou integralmente o carácter do edifício, tanto na conservação da sua imagem exterior como na estrutura espacial interior, compatibilizando a actualização técnica e adaptação funcional com as características arquitectónicas da época. Projecto desenvolvido em colaboração com Risco.


Equipamentos

Projecto do Arquivo Distrital de Castelo Branco

Concelho de Castelo Branco, Região Centro

CLIENTE INSTITUCIONAL

Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo ANO

1989 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

2.300m2 Os arquivos distritais constituíram-se para preservar a memória da sociedade, e neste sentido foi política do IANTT instalá-los, sempre que possível, em edifícios com valor histórico, simbólico e patrimonial, geralmente localizados nas zonas antigas das capitais de distrito. Assim foram elaborados os projectos de recuperação e adaptação do Convento de S. Francisco na cidade da Guarda e do palacete “Casa dos Motas” em Castelo Branco, para instalação dos novos arquivos distritais destas cidades.


Habitação


Habitação

Projectos para Lofts em Rio Frio

Concelho de Palmela, Área Metropolitana de Lisboa

CLIENTE PRIVADO

Sociedade Agrícola de Rio Frio, Lda ANO

2012 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

8.126 m2 Os projectos enquadram-se na estratégia para a revalorização da Aldeia de Rio Frio, e tem por fim adaptar parte dos edifícios existentes a unidades de alojamento turístico, com respeito pela traça original.


Habitação

Projecto de restauro de moradia em Carcavelos

Concelho de Cascais, Região de Lisboa

CLIENTE privado

Luís Roxo ANO

2010 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

130m² Em zona residencial de moradias, introduziram-se alterações no interior do piso superior, com demolições, melhorando muito a área social com a criação de uma biblioteca e um escritório que se liga à sala por uma porta de correr. Também as casas de banho e a cozinha foram totalmente renovadas. autoria

Isabel Galvão Lucas


Habitação

Projecto de Edifícios de Habitação e Equipamentos do Bairro do Campo da Bola

Concelho de Almada, Área Metropolitana de Lisboa

CLIENTE INSTITUCIONAL

CostaPolis, Sociedade de Desenvolvimento do Programa Polis na Costa da Caparica, SA ANO

2008 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

33.079 m² NÚMERO DE FOGOS

252 No âmbito do Programa Polis da Costa da Caparica, o Plano de Pormenor do Campo da Bola destina-se a realojar os habitantes do bairro e requalificar urbana e ambientalmente toda a sua área de intervenção, criando ruas arborizadas dimensionadas para o uso pedonal, e ainda espaços públicos mais alargados e ajardinados que levam os residentes a permanecer no exterior e a usufruírem da real sensação de proximidade da frente de mar. Além dos edifícios de habitação foram elaborados os projectos de três edifícios autónomos para equipamentos sociais: Lar de Idosos, ATL e Junta de Freguesia.

Costa de Caparica


Habitação

Projecto de Reconversão da Antiga Fábrica de Conservas da Trafaria

Concelho de Almada, Área Metropolitana de Lisboa

CLIENTE PRIVADO

Eng.º Álvaro Varanda e outros ANO

2006 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

5.120m² Desta fábrica existem ainda alguns elementos de construção, como sejam algumas partes de fachadas e muros que delimitam o terreno. O projecto destina-se a um condomínio habitacional composto por 19 fogos duplex T2 e T3, com acesso através de pátios interiores privados, e organizado em torno de um grande espaço comum descoberto. Recupera-se a imagem industrial da antiga fábrica, reconstituindo o desenho de fachadas, dos telhados sucessivos de duas águas e dos grandes vãos em ferro, apenas com os ajustes necessários de adaptação a um novo programa dentro da mesma linguagem arquitectónica.


Habitação

Projecto de Edifícios de Habitação

Concelho de Alcácer do Sal, Região do Alentejo

CLIENTE PRIVADO

Herdade da Comporta, SA ANO

2006 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

14.307 m² No âmbito do Plano de Urbanização da Aldeia da Comporta, elaborado pela BSA, foram realizados projectos de habitação inseridos no núcleo urbano; sendo um baseado na reabilitação dos antigos celeiros e outro ao longo da rua principal (Frente de Rua). O edifício dos antigos celeiros é uma das construções agrícolas que subsistem na Herdade da Comporta, e que têm uma importante presença nomeadamente no núcleo urbano. A sua reabilitação e ocupação com habitação manteve e explorou as características arquitectónicas rurais e as suas grandes dimensões. Na Frente de Rua projectou-se construção nova, em banda de condomínio, com um amplo logradouro comum e com tipologias de moradia e apartamentos.

Comporta


Habitação

Projecto de restauro de um Solar em S. João de Areias

Concelho de Santa Comba Dão, Região de Dão-Lafões

CLIENTE Privado

Maria de Lurdes Veloso ANO

2002 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

2.108 m2 No centro histórico da Vila de S. João de Areias, o Solar do Pelourinho e todo o conjunto de casas anexas foi adaptado a turismo de habitação com 7 quartos destinados a hóspedes. O restauro manteve a traça arquitectónica do conjunto,recriou zonas sociais organizadas em torno de um pátio, já existente, onde se instalou uma piscina. A este conjunto foram devolvidas, no 1º piso, as vistas panorâmicas sobre a serra da Estrela. autoria

Isabel Galvão Lucas


Habitação

Projecto de moradia em Póvoas de Beduído

Concelho de Albergaria a Velha, Região do Baixo Vouga

CLIENTE Privado

Jorge e Jaime Branco ANO

2001 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

425 m2 Em pleno campo numa pequena propriedade, com um programa para duas famílias, desenvolve-se em dois pisos ficando no piso térreo duas suites, uma para cada casal, e toda a área social. No piso 1 localizam-se os restantes quartos. O mosaico cerâmico, como revestimento exterior, é um material característico e produzido na região. autoria

Isabel Galvão Lucas


Habitação

Projecto de moradia na Quinta do Peru – Lote 12

Concelho de Sesimbra, Região de Azeitão

CLIENTE Privado

Maria João Almeida Fernandes ANO

1996 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

450 m2 Moradias localizadas no condomínio privado da Quinta do Peru, e distribuídas em volta de um grande campo de golfe, com equipamentos de apoio. À data, os projectos destas moradias foram submetidos às directrizes dos projectos e construções que presidiam à urbanização do condomínio da Quinta do Peru, pelo que apresentam características semelhantes: – Uso de telha cerâmica cor natural. – Cantarias de pedra ou de reboco saliente. – Vãos característicos da arquitectura tradicional portuguesa. – Paleta de cores específica para paredes exteriores e caixilharias, conforme regulamento. – Limite máximo de construção: 450 m2. autoria

Isabel Galvão Lucas


Habitação

Projecto de moradia na Quinta do Peru – Lote 32

Concelho de Sesimbra, Região de Azeitão

CLIENTE Privado

Maria João Almeida Fernandes ANO

1996 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

450 m2 Moradias localizadas no condomínio privado da Quinta do Peru, e distribuídas em volta de um grande campo de golfe, com equipamentos de apoio. À data, os projectos destas moradias foram submetidos às directrizes dos projectos e construções que presidiam à urbanização do condomínio da Quinta do Peru, pelo que apresentam características semelhantes: – Uso de telha cerâmica cor natural. – Cantarias de pedra ou de reboco saliente. – Vãos característicos da arquitectura tradicional portuguesa. – Paleta de cores específica para paredes exteriores e caixilharias, conforme regulamento. – Limite máximo de construção: 450 m2. autoria

Isabel Galvão Lucas


Habitação

Projecto de moradia na Quinta do Peru – Lote 207

Concelho de Sesimbra, Região de Azeitão

CLIENTE Privado

Maria João Almeida Fernandes ANO

1996 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

450 m2 Moradias localizadas no condomínio privado da Quinta do Peru, e distribuídas em volta de um grande campo de golfe, com equipamentos de apoio. À data, os projectos destas moradias foram submetidos às directrizes dos projectos e construções que presidiam à urbanização do condomínio da Quinta do Peru, pelo que apresentam características semelhantes: – Uso de telha cerâmica cor natural. – Cantarias de pedra ou de reboco saliente. – Vãos característicos da arquitectura tradicional portuguesa. – Paleta de cores específica para paredes exteriores e caixilharias, conforme regulamento. – Limite máximo de construção: 450 m2. autoria

Isabel Galvão Lucas


Habitação

Projecto de moradia em Cascais

Concelho de Cascais, Região de Lisboa

CLIENTE Privado

Maria João Lenhing ANO

1995 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

237 m2 Na cidade de Cascais, em zona consolidada de moradias, a solução adoptada teve em conta o declive do terreno e a sua constituição rochosa, tirando partido das exposições solares e da iluminação zenital. Desenvolve-se em dois pisos, de uma forma pouco convencional, contrastando com a imagem exterior muito ligada à arquitectura tradicional portuguesa. A piscina está a uma cota inferior, integrada no jardim, que se desenvolve em socalcos. autoria

Isabel Galvão Lucas


Habitação

Projecto de moradia na Quinta do Peru – Lote 10

Concelho de Sesimbra, Região de Azeitão

CLIENTE Privado

António Galvão Lucas ANO

1994 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

450 m2 Moradias localizadas no condomínio privado da Quinta do Peru, e distribuídas em volta de um grande campo de golfe, com equipamentos de apoio. À data, os projectos destas moradias foram submetidos às directrizes dos projectos e construções que presidiam à urbanização do condomínio da Quinta do Peru, pelo que apresentam características semelhantes: – Uso de telha cerâmica cor natural. – Cantarias de pedra ou de reboco saliente. – Vãos característicos da arquitectura tradicional portuguesa. – Paleta de cores específica para paredes exteriores e caixilharias, conforme regulamento. – Limite máximo de construção: 450 m2. autoria

Isabel Galvão Lucas


Habitação

Projecto de recuperação e ampliação de moradia

Concelho de Sintra, Região de Lisboa

CLIENTE Privado

Francisco Bruno Soares ANO

1990 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

250 m2 Recuperação e ampliação de uma construção rural de piso térreo, característica da região de Sintra, para habitação permanente do proprietário, implantada num terreno com vista panorâmica sobre a serra e a vila de Sintra.


Habitação

Projecto de moradia em Nafarros

Concelho de Sintra, Região de Lisboa

CLIENTE Privado

Maria Lígia Schumann ANO

1990 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

400 m2 Num lote, em zona rural, a moradia localiza-se no ponto mais alto e usufrui das vistas panorâmicas sobre a serra de Sintra e mais ao longe o mar. Com uma imagem muito ligada à arquitectura tradicional popular da região, que usa a cor branca a telha o torreão e a grande chaminé. autoria

Isabel Galvão Lucas


Habitação

Projecto de restauro e ampliação de uma casa na “Quinta Nova da Ermegeira”

Concelho de Torres Vedras, Região de Lisboa

CLIENTE Privado

José Sousa Coutinho ANO

1990 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

170 m2 Transformação de um anexo da Casa Principal, em habitação, com a introdução de um piso para cozinha, área social e uma grande varanda virada a poente. No piso térreo localizam-se todos os quartos e a entrada principal. A nova casa confina com o terreiro fronteiriço de chegada à Casa Principal da quinta, apresentando uma linguagem arquitectónica integrada no conjunto já existente. autoria

Isabel Galvão Lucas


Habitação

Projecto de moradia em Alvide

Concelho de Cascais, Região de Lisboa

CLIENTE Privado

Maria Adélia Silva Melo ANO

1983 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

400 m2 A solução adoptada vira costas à rua e desenvolve todo o programa longitudinalmente, num só piso virado a poente, sobre um vale com a serra de Sintra ao fundo. Um pátio, com acesso pela cozinha e pela zona de circulação, encostado a norte enriquece a vivência interior da casa. A pedra natural e a telha cerâmica lusa são os materiais usados no exterior com uma linguagem contemporânea. autoria

Isabel Galvão Lucas



Turismo


Turismo

Hotel de Rio Frio

Concelho de Palmela, Região de Lisboa e Vale do Tejo

CLIENTE PRIVADO

Sociedade Agrícola de Rio Frio, SA ANO

em curso ÁREA DE construção

8.086 m² NÚMERO DE QUARTOS

57 Este projecto enquadra-se na estratégia para a revalorização da Aldeia de Rio Frio e tem por fim reutilizar parte dos edifícios das antigas adegas para a instalação de um pequeno hotel.


Turismo

Estudo de Tipo de Alojamento para o Conjunto Turístico da “Quinta da Abrunheira”

Concelho de Portalegre, Região do Alentejo

CLIENTE PRIVADO

Herdade da Abrunheira, Projectos de Desenvolvimento Turístico e Imobiliário, SA (Grupo Pestana, Hoteis & Resortes / Grupo Serlima) ANO

2009 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

420 ha O Projecto de Desenvolvimento Turístico da Herdade da Abrunheira, elaborado pela BSA, assenta num Conceito de Turismo em que se valoriza o ambiente rural onde se insere a riqueza patrimonial e cultural da Região Alentejo, e a dimensão espacial característica desta região. Para este empreendimento a BSA estudou duas versões de moradia isolada, A e B, ambas de tipologia T4 com dois pisos, garagem e piscina.

Tipo A ÁREA DE construção

210m²

Tipo B ÁREA DE construção

328 m²


Equipamentos

Área Turística de Vila Fria

Silves, Algarve

CLIENTE PRIVADO

Grupo Pestana ANO

2001/2008 área de construção

31.800 m2 Constituem este empreendimento quatro entidades distintas: – Moradias individualizadas – Apartamentos agrupados em “clusters” – Hotel – Golfe As moradias individualizadas implantam-se em cinco áreas fisicamente bem diferenciadas quer pela topografia do terreno quer pela localização e relação com as restantes entidades, nomeadamente o golfe. Os apartamentos, agrupados em unidades de condomínio de maiores dimensões (“clusters”) imprimem, juntamente com o hotel, uma estrutura “ancora” ao conjunto, apoiada por uma rede viária principal, e a partir da qual se estendem perifericamente as áreas de moradias. O hotel implanta-se numa posição sobranceira, nas cotas elevadas do terreno, numa ligação directa com o golfe (18º buraco), desfrutando de uma boa exposição a Sul e a Nascente, e de vistas sobre a várzea do golfe. Este forma uma coroa verde envolvente que constitui o cenário próximo para as moradias mais periféricas, e mais longínquo para as moradias cuja implantação topográfica o permita. A tipologia proposta para as moradias individualizadas assenta no conceito de “casa-pátio” a partir do módulo base com 15 m x 12 m e que poderá integrar uma piscina privativa. Quando dispostas em banda as moradias implantam-se em socalcos que permitem as vistas para o golfe a todas elas.

75.00

70.00

65.00

70.00

71.00

71.00

70.00

69.00

68.00

67.00

66.00

65.00

64.00

63.00

62.00


Equipamentos

Moradias em Pátio

Apartamentos agrupados em “Clusters”


Turismo

Herdade Monteverde Golf & Living

Seixal, Área Metropolitana de Lisboa

Clinte privado

Silcoge, SA (Grupo SIL) ANO

Em curso (início em 2006) Empreendimento turístico localizado na margem sul do rio Tejo, com um programa que abrange as componentes residencial (moradias isoladas, em banda e apartamentos), hoteleira e de lazer (equipamentos e golfe).

Nota: Este trabalho encontra-se em elaboração e, por sigilo comercial requerido pelo cliente, não são aqui divulgados dados ou elementos deste projecto.


Turismo

Projecto do Pestana Carvoeiro Hotel

Concelho de Carvoeiro, Região do Algarve

CLIENTE PRIVADO

Carvoeiro Golfe, SA (Grupo Pestana) ANO

2003 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

7.786 m² DE CAMAS

77 Unidade hoteleira isolada, implantada num cabeço da propriedade, desfrutando de vistas panorâmicas sobre o campo de golfe que o equipamento apoia. A topografia sugeriu uma organização do edifício em quatro corpos de volumetrias individualizadas, implantados segundo as curvas de nível do terreno, e envolvendo a piscina. Coberturas planas e coberturas inclinadas, em alçados opostos, articulam uma linguagem contemporânea com a tradicional.


Turismo

Projecto conjunto turístico em Vila Cova do Alva

Concelho de Oliveira do Hospital, Distrito de Coimbra

CLIENTE PRIVADO

Sindsun ANO

1990 ÁREA DE CONSTRUÇÃO

150.000 m² ÁREA DE CONSTRUÇÃO

3.440 m² Conjunto turístico estende-se numa magnífica várzea que margina o rio Alva, com panorâmica sobre Vila Cova e mata envolvente. Os apartamentos localizam-se na plataforma mais alta e recolhida. Mantiveram-se as construções tradicionais existentes que, pela sua localização permitiram a adaptação a recepção/ portaria e restaurante/bar. Dispersos pela várzea pontuam-se os balneários de apoio á piscina e courts de ténis, mini mercado e cavalariças. A extensa área livre destina-se ao lazer dos utentes, passeios pedonais e a cavalo, com zonas de mata, olival, praias fluviais. autoria

Isabel Galvão Lucas


Equipamentos

Projecto de complexo comercial e residencial  2013 Projecto do Edifício da Adega de Rio Frio 2013 Projecto do Centro Hípico de Angra do Heroísmo  2011 Projecto do Centro de Assistência e Manutenção da Auto-Estrada do Marão  2011 Extensão de Saúde de Carnide (Concurso) 2009 Extensão de Saúde de Campolide (Concurso)  2009 Master Plan do “Campus da EPAL” no Recinto dos Olivais  2009 Estudo para Retail Park  2008 Projecto do Parque de Exposições, Mercados e Feiras e do Parque de Lazer Urbano de Vendas Novas  2008 Projecto do Parque de Feiras e Exposições de Angra do Heroísmo  2007 Projecto do Parque de Feiras e Exposições de Angra do Heroísmo – Exposições  2007 Projecto do Parque de Feiras e Exposições de Angra do Heroísmo – Associações  2007 Projecto do Parque de Feiras e Exposições de Angra do Heroísmo – Mercado  2007 Projecto do Edifício Sede da Comunidade Urbana do Oeste  2006 Projecto de Remodelação e Ampliação do Museu Militar de Aljubarrota  2006 Projecto do Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal  2006 Projecto do Centro Náutico de Constância  2005 Estudo para um Centro de Conferências e Unidade Hoteleira em Luanda  2003 Projecto do Centro de Congressos de Lisboa  2003 Projecto do Restaurante “Espaço Tejo”, Centro de Congressos de Lisboa  2003 Projecto do Centro de Acolhimento e Interpretação das Ruínas Romanas de São Cucufate  2002 Projecto do Arquivo Distrital de Aveiro  2001 Projecto da ETAR do Portinho da Costa  2001 Projecto da ETAR de Sesimbra  1999 Projecto da Clínica de Rádio Diagnóstico  1996 Projecto de Armazém e serviços sócio administrativos em Albarraque  1992 Projecto do Arquivo Distrital da Guarda  1990 Projecto de Adaptação de Edifício para o Ministério das Relações Exteriores de Angola  1989 Projecto do Arquivo Distrital de Castelo Branco  1989 habitação

Projectos para Lofts em Rio Frio  2013 Projecto de restauro de moraria em Carcavelos  2010 Projecto de Edifícios de Habitação e Equipamentos do Bairro do Campo da Bola  2008 Projecto de reconversão da antiga Fábrica de Conservas da Trafaria  2006 Projecto de Edifícios de Habitação  2006 Projecto de restauro de um Solar em S. João de Areias  2002 Projecto de moradia em Póvoas de Beduído  2001 Projecto de moradia na Quinta do Peru, Lote 12  1996 Projecto de moradia na Quinta do Peru, Lote 32  1996 Projecto de moradia na Quinta do Peru, Lote 207  1996 Projecto de moradia em Cascais  1995 Projecto de moradia na Quinta do Peru, Lote 10  1994 Projecto de moradia em Nafarros  1990 Projecto de restauro e ampliação de uma casa na “Quinta Nova da Ermegeira”  1990 Projecto de Moradia em Alvide  1983 Turismo

Hotel de Rio Frio  2010 Estudo de Tipo de Alojamento para o Conjunto Turístico da “Quinta da Abrunheira”  2009 Área Turística de Vila Fria  2008 Herdade Monteverde Golf & Living  2006 Projecto do Pestana Carvoeiro Hotel  2003 Projecto conjunto turístico em Vila Cova do Alva  1990



Turismo


nuno@brunosoaresarquitectos.pt nunobrunosoares@gmail.com Tel. +351 210 191 212 Fax +351 210 174 972 Rua Maestro António Taborda nº 41 – 1º Andar 1200-714 Lisboa


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.