Revista Nascente Ed01

Page 1

REVISTA

Nascente

www.nascenterevista.wordpress.com

#01

jul/ago/set

2014

Edição Gratuita

Festas Sociais Fique p or dentro do que rolou

Veja também

Mensagem

DST e Drogas

Arroz à Grega

A Paróquia do Bom Jesus Agradece a todos pelo Novenário através de Uma bela mensagem.

O projeto “Todo Mundo Consciente: DST’s e DROGAS longe da gente” ocorreu na EARC e foi um sucesso.

Aprenda a fazer este famoso prato em sua casa. Não vai sobrar para ninguém. REVISTA

Nascente | 1


Sonhe. Registre.

2 | REVISTA Nascente


Nascente | 3 elesonha.blogspot.com REVISTA


Nascente EDITORIAL

Editorial

Equipe Diretor Wérmeson Lopes

Redação Edvânia Maciel

A

s vezes, por mais que tenhamos um bom objetivo, sempre teremos que enfrentar vários obstáculos. Isso é viver, é nas dificuldades que aprendemos. Pode ter certeza que enfrentamos vários desafios para chegarmos até aqui, e com certeza ainda teremos muito o que enfrentar. Mas quer saber, que bom que teremos essas dificuldades; isso nos dá coragem e inspiração, faz valorizar ainda mais o nosso objetivo alcançado. Não foi fácil, mas conseguimos trazer para você, caro leitor, a primeira edição da Revista Nascente, uma revista que visa lhe valorizar e lhe dar forças para enfrentar as dificuldades, até porque informação e auto estima são dois combos agradáveis. Foi muita correria, mas até que enfim acabamos e agora a primeira edição da Revista Nascente é inteiramente sua.

Boa leitura

Ruan Dias

Fotografias João Rodrigues

Redes sociais nascenterevista.wordpress.com.br facebook.com/nascenterevista issuu.com/nascenterevista

Publicidade ou Assinatura nascenterevista@gmail.com

Colaboradores Bruno Holanda Edilberto Braz Geonaldo Araújo

EARC REVISTA é uma revista independente trimestral dirigida à população de Nascente, Pernambuco. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos anúncios de terceiros.

Wérmeson Lopes Diretor

REVISTA Nascente #01 JUL/AGO/SET 2014 www.issuu.com/ nascenterevista

4 | REVISTA Nascente


Nascente SUMÁRIO

Doenças Sexualmente Transmissíveis e Drogas

08 Festas Sociais

12 Paróquia homenageia comunidade

16 Projeto Popular

18

ENTREVISTA

06

EXTRAS

20

ARTE

21

NOVA SEÇÃO A CAMINHO Envie-nos sua opinião através do blog, do Facebook, ou do e-mail. Exibiremos sua opinião na futura seção LEITOR. Também não deixe de enviar sua foto ou desenho bacana. Estamos te esperando.

REVISTA

Nascente | 5


Nascente ENTREVISTA

Calçamento de Nascente Por Edvânia Maciel

Em todas: Processo de calçamento de algumas ruas de Nascente.

E

m meados do mês de julho, deram-se início as obras de calçamentos para algumas ruas no distrito de Nascente – PE. Essa é uma obra benéfica, quanto a isso não há dúvidas, mas mesmo assim a comunidade perpetua com alguns questionamentos, questionamentos esses que serão respondidas por João Dias, vereador e também residente de Nascente.

RN-Por que antes haviam começado o calçamento em algumas ruas e só agora vieram fazer nas outras? JOÃO-A resposta é a seguinte. Estes calçamentos foram um convênio efetuado em 2011, um mandato do prefeito Lula Sampaio. Naquela época foi liberada via Governo Federal, em Nascente, Gergelim e Lagoa do Barro. Porém, somente foram concluídas todas as obras de calçamento em Lagoa do Barro. Mas os representantes do Governo Federal não interessaram-se no calçamento de Nascente, que somente foi concluído em uma rua. Mesmo assim não fizeram o contrato com o rapaz que construiu o calçamento. Após Alexandre Arraes assumir a prefeitura há um ano e sete meses atrás, começamos a trabalhar para prosseguir com o convênio, mesmo o valor da licita6 | REVISTA Nascente

ção da obra não sendo a de mercado. Então chegamos a um acordo para a prefeitura entrar com uma parte das despesas para que fosse concluída as obras das demais ruas, que estão sendo terminadas agora.

RN-Nas ruas que estão sendo calçadas foi-se feito o saneamento básico? JOÃO-Sim, todas elas existem saneamento básico, que foi feito antes de iniciar o calçamento.

RN-Existe alguma coincidência com as vésperas da eleição? JOÃO-Não, não existem coincidências, até porquê uma das ruas foi feita no final do ano passado. Demora mais por questões de que o convênio e a contratação das empresas foram malfeitos. Houve irregularidades. Mas muitas coisas que o prefeito fez, como colocar uma equipe técnica para ajustar as obras, ajudou a concluí-las. Na realidade o que houve foi uma má vontade dos representantes de Nascente, há dois anos ou três anos atrás, de executar a obra quando foi licitada. E quem perdeu foi a população, que ficou quase três anos com este recurso na caixa, sem ser concluída. Agora era para estarmos buscando


outras ruas, estas que estão sendo concluídas já são histórias do passado. Mas não se interessaram e não fizeram em um tempo ágil.

JOÃO DIAS

RN-Ouviram-se boatos que os trabalhadores desta obra tinham pagamentos pendentes. Essa informação é verdadeira? JOÃO-Eram três ruas em obras. A Rua Santo Antônio já foi construída e paga. As ruas Santa Rita e a rua Agamenon Magalhães estão sendo construídas e pagas conforme o andamento da construção. Com a parte do prefeito Alexandre Arraes ele não deve a ninguém.

RN-Para finalizar, após estas ruas serem calçadas, há planos para as que ainda não foram? Se sim, para quando seria? JOÃO-Existem planos, mas não podemos dar prazos. Ainda buscaremos emendas com os deputados federais, com a nossa candidata à deputada, se for elegida, por que o governo do estado também dispõe de emendas para os municípios, porém o deputado que estava atuando na região do Araripe nunca trouxe para o nosso município. O estado também tem emendas para calçamento. Então esperaremos o que acontecerá agora nessas eleições, se nossos candidatos serão eleitos, para solicitarmos recursos para concluir o calçamento de várias ruas que estão precisando. Nós sabemos da necessidade, que precisa ser concluída. Agora, depende se conseguirmos recursos para que seja efetuada. N

Nascido em 9 de julho de 1965, filho de Grigório Dias e Maria das Dores Dias, residente em Nascente, distrito de Araripina e formado em pedagogia pela URCA. João iniciou sua prestação de serviço ao povo como Presidente da Associação Representativa dos Moradores de Nascente (ARMON); e em seguida foi presidente do CDC de Nascente. Prestou um grande serviço ao associativismo onde criou várias associações comunitárias em Nascente. Em 2004 foi eleito, pela primeira vez, vereador pelo Partido Social Cristão (PSC). Sua principal bandeira de luta foi a construção do asfalto da estrada de Gergelim e Nascente e a construção da sede da Câmara Municipal de Araripina onde foi entregue e inaugurada no final de 2008. João Dias é Presidente das Comissões de Justiça e redação e orçamento e finanças da Câmara Municipal de Araripina.

REVISTA

Nascente | 7


Nascente SAÚDE

DST e drogas longe da gente Por Wérmeson Lopes

O

s alunos do ensino médio da Escola Anízio Rodrigues Coelho (EARC) reuniram forças para desenvolver o projeto "Todo Mundo Consciente: DST's e DROGAS longe da gente!”, sensibilizando toda a comunidade escolar sobre a necessidade de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e do uso das drogas, assegurando que a melhor forma de combate é o amplo conhecimento das formas de contaminação e suas consequências. O projeto teve como organizadores os professores Geonaldo Araújo e Macksejânia Modesto, e contou com apresentações, palestras e exposições que aconteceram nos três turnos de terça-feira, 19 de agosto de 2014. “Esse projeto que realizei com Macks foi um sucesso durante o dia todo na escola”, afirma Geonaldo, e ainda acrescenta: “sabe o que é ótimo, a enfermeira chegou a dizer que nunca tinha visto um projeto tão bom quanto, pois mobilizou toda a comunidade escolar”. 8 | REVISTA Nascente


Ao lado: Macksejânia e Geonaldo apreentando o projeto.

O QUE SÃO DROGAS? Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética, que, quando introduzida no organismo, provoca alterações em seu funcionamento. As drogas agem em nosso sistema nervoso central (cérebro) provocando alterações em seu funcionamento. O cérebro é um órgão que controla o corpo humano. Quando falamos a palavra droga, temos a ideia que droga é tudo aquilo que não presta. Afinal as drogas são boas ou ruins? Depende! Existem drogas que são ruins e drogas que são boas, Por exemplo, os medicamentos utilizados na medicina para tratar e curar nossas doenças são boas. Existem dois tipos de drogas: as licitas e a ilícitas. As lícitas são as drogas produzidas e comercializadas legalmente, por exemplo, remédios, cigarros comuns e bebidas. As ilícitas são as drogas produzidas e comercializadas ilegalmente, por exemplo, maconha, cocaína, crack, LSD, entre outras. As drogas atuam no nosso organismo de três formas diferentes, elas podem ser estimu-

Acima e abaixo: Comunidade curiosa nos stands do projeto.

lantes, depressoras ou alucinógenas. As drogas estimulantes agem acelerando as atividades do nosso sistema nervoso central, deixam as pessoas mais agitadas, exemplos: cafeína, cocaína, anfetamina (“bolinha”). As depressoras são assim chamadas porque diminuem ou deprimem a atividade geral do cérebro, elas agem deprimindo, acalmando as atividades do nosso sistema nervoso, exemplos, álcool, soníferos, a heroína, a morfina os medicamentos psicotrópicos calmantes (tranquilizantes, sedativos). As alucinógenas são aquelas relacionadas à produção de quadros de alucinação ou ilusão, geralmente de natureza visual, elas agem provocando alucinações no sistema nervoso central, o cérebro passa a funcionar fora do seu normal e sua atividade fica perturbada, exemplos, haxixe, maconha, psilocibina (de certos cogumelos), LSD, DMT (ayahuasca ou Santo Daime).

O QUE SÃO DST? As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são doenças causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, REVISTA

Nascente | 9


principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas DST são de fácil tratamento e de rápida resolução. Outras, contudo, têm tratamento mais difícil ou podem persistir ativas, apesar da sensação de melhora relatada pelos pacientes. As mulheres, em especial, devem ser bastante cuidadosas, já que, em diversos casos de DST, não é fácil distinguir os sintomas das reações orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher consultas periódicas ao médico. Algumas DST, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até a morte.

Acima: Jovens dramatizam o consequências do uso de drogas.

TIPOS DE DST

Aids: causada pela infecção do organismo humano pelo HIV (vírus da imunodeficiência adquirida). O HIV compromete o funcionamento do sistema imunológico humano, impedindo-o de executar adequadamente sua função de proteger o organismo contra as agressões externas, tais como: bactérias, outros vírus, parasitas e células cancerígenas. Condiloma acuminado ou HPV: é uma lesão na região genital, causada pelo Papilomavirus Humano (HPV). A doença é também conhecida como crista de galo, figueira ou cavalo de crista.

10 | REVISTA Nascente

Algumas DST também podem ser transmitidas por transfusão de sangue contaminado ou compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis.

Gonorréia: é a mais comum das DST. Também é conhecida pelo nome de blenorragia, pingadeira, esquentamento. Nas mulheres, essa doença atinge principalmente o colo do útero. Clamídia: também é uma DST muito comum e apresenta sintomas parecidos com os da gonorréia, como, por exemplo, corrimento parecido com clara de ovo no canal da urina e dor ao urinar. As mulheres contaminadas pela clamídia podem não apresentar nenhum sintoma da doença, mas a infecção pode atingir o útero e as trompas, provocando uma grave infecção. Nesses casos, pode haver complicações como dor durante as relações sexuais, gravidez nas trompas (fora do


 Jogue o preservativo usado no lixo, pois ele não é reutilizável. N A camisinha é a maneira mais fácil e mais eficiente de impedir o contato com o sangue, esperma e secreção vaginal, evitando a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e da aids. Deve ser usada sempre, em todas as relações sexuais, desde o começo. Para guardá-la, prefira locais frios e secos. Deixá-la por muito tempo na carteira, por exemplo, pode danificá-la. COMO USAR CAMISINHA COM SEGURANÇA?

 Verifique a data de validade na embalagem;  Abra a embalagem com cuidado - nunca com os dentes - para não furar a camisinha;

 Só use lubrificantes à base de água, evite vaselina e outros lubrificantes que contenham óleo;  Coloque-a somente quando o pênis estiver ereto;  Desenrole o preservativo até a base do pênis, mas antes aperte a ponta para retirar todo o ar, para que não rasgue durante o ato sexual;  Após a ejaculação, retire-a fechando com a mão a abertura para evitar que o esperma vaze da camisinha;

útero), parto prematuro e até esterilidade. Herpes: manifesta-se através de pequenas bolhas localizadas principalmente na parte externa da vagina e na ponta do pênis. Essas bolhas podem arder e causam coceira intensa. Ao se coçar, a pessoa pode romper a bolha, causando uma ferida.

Se a doença não for tratada, continua a avançar no organismo, surgindo manchas em várias partes do corpo (inclusive nas palmas das mãos e solas dos pés), queda de cabelos, cegueira, doença do coração, paralisias.

Sífilis: manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Após um certo tempo, a ferida desaparece sem deixar cicatriz, dando à pessoa a falsa impressão de estar curada.

REVISTA

Nascente | 11


Nascente CAPA

Nascente em folia O distrito comemora mais um evento social superando expectativas Por Ruan Dias

12 | REVISTA Nascente


Ao lado: Cantor Jordian durante sua apresentação nos festejos.

N

os dias 08, 09 e 10 de agosto o distrito de Nascente ofereceu para a população mais um grande sucesso dos festejos sociais, nos quais ocorrem todo ano. Todos os dias foram de folia com a participação de bandas populares da região. O evento iniciou-se alguns dias após o encerramento do novenário do Padroeiro Bom Jesus, que contou com a ilustre presença do bispo Dom Magnus, de Salgueiro-PE, durante as novenas. Na sexta-feira, dia 08, houve a participação das bandas Forró de Nóis, iniciando a festa, e Ranieri e Banda. O cantor Ranieri agitou a galera distribuindo bebidas com a ajuda de uma das participantes. O cantor ainda desceu do palco e cantou em meio a plateia. No sábado a banda Marcas da Paixão começou a festa tocando músicas num clima romântico. E a banda Iohannes & Forró do Imperador, a mais esperada pelo público jovem, ficou como a última atração, fechando a noite com chave de ouro. No terceiro e último dia dos festejos a festa começou mais cedo, às 16 horas, com Pagodão no Grau. A folia continuou com Caninana do Forró, uma das atrações mais esperadas pelo públiREVISTA

Nascente | 13


Nascente CAPA

co adulto, e Jordian do Acordeon. Muitos foram acolhidos conforme o seu gosto musical. Muitos curtiram os ritmos funk, pop e música eletrônica na tenda montada especialmente para o público não desanimar. Estima-se que o festejo alcançou uma média de 3 mil espectadores nos três dias. Contando também com o público de outras cidades como Gergelim, Araripina e Rancharia. Alexandre Arraes, prefeito do município de Araripina, comentou nas redes sociais “Quero deixar um grande abraço a todo o povo de Nascente que abrilhantaram os festejos do distrito. Parabéns Nascente, ano que vem tem muito mais”. O festejo continua no próximo ano, trazendo novas atrações para o distrito. N

Acima: Alencar Félix, do Caninana do Forró.

Abaixo: Praça da matriz lotada. Multidão de diversas cidades.

14 | REVISTA Nascente


Irmãos, 1que todo o mundo nos considere como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. 2A este respeito, o que se exige dos administradores é que sejam fiéis. 3Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por algum tribunal humano. Nem eu me julgo a mim mesmo. 4É verdade que a minha consciência não me acusa de nada. Mas não é por isso que eu posso ser considerado justo. 5Quem me julga é o Senhor. Portanto, não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha. Ele iluminará o que estiver escondido nas trevas e manifestará os projetos dos corações. Então, cada um receberá de Deus o louvor que tiver merecido.

1Cor 4,1-5 REVISTA

Nascente | 15


Nascente MENSAGEM

Padroeiro do Senhor Bom Jesus Como n茫o lembrar, que tempo lindo e fecundo em nossa par贸quia Por Par贸quia Bom Jesus

Abaixo: Montagem com momentos do noven谩rio.

16 | REVISTA Nascente


nosso padroeiro.

Q

ue beleza foi perceber a participação do povo no novenário. A aglomeração de pessoas, os fiéis cantando, tendo a oportunidade de escutar a palavra de deus e comungar do Corpo de Cristo durante os onze dias. Que belo testemunho de muitos que no esforço ali estavam e foram fiéis mesmo em meio ao cansaço dos dias de trabalho. Nestas noites, os rostos que expressavam o cansaço após um dia intenso de trabalho eram os mesmos rostos que estavam alegres e que com um sorriso cantavam a fé e a devoção ao Bom Jesus. A cada noite testemunhamos Deus se fazendo presente e dirigindo uma palavra a todos nós pelos padres que conosco estiveram, pelo bispo Dom Magnus Henrique e pelo Padre Vicente Cruz que nos deu abertura de fazermos valer as nossas ideias, de juntar uma com a outra e vermos o quanto é bom estarmos unidos, contar com o apoio, com o esforço e com a dedicação de todos os que estavam com a liturgia, com o canto, com a quermesse, com a limpeza, com o som, com as palestras e tudo mais que fosse necessário para tudo ocorrer bem. Não se esquecendo de agradecer a todos os padrinhos, noiteiros, pastorais e grupos de animação que tanto abrilhantaram o nosso novenário. Não contamos apenas com o nosso barco: o Pe. Vicente, nossas pastorais, grupos e movimentos. Não! A comunidade se sensibilizou, participou e colaborou com a organização e realização da festa em honra ao

Depois de uma preparação como esta a festa do Bom Jesus não poderia ser diferente. Que período fantástico vivenciamos. Muitas missas! Sempre lindas, alegres e bem participativas. Que amor que foi expressado por milhares de pessoas que por aqui passaram. Quantas aqui estiveram para pagar suas promessas, para agradecer uma graça alcançada? Quantos não foram os que vimos emocionados de alegria e gratidão? Mas quantos por aí não passaram também trazendo em seus olhos lágrimas de preocupação, mas o coração sempre repleto de confiança? E quantos filhos de Nascente sentiram que gostariam de partilhar esse momento, mas por um motivo ou outro não conseguiram vir? Como não lembrar dos jovens engajados nos serviços da igreja? Motivo de alegria também foi ver as crianças ajudando com a organização das cadeiras e tendo a possibilidade de se divertirem com a pescaria. E como não notar também em nosso querido Pe. Vicente a disposição, o amor e a coragem necessária em um pastor zeloso e comprometido? Os dias se passaram ligeiros e agora vai ficar a saudade de uma festa grandiosa. Desde o início nós dizíamos “a festa vai ser grande do tamanho que o nosso Bom Jesus quiser”, e o povo quis que ela fosse grande do tamanho que nosso Bom Jesus Merece. Obrigado povo da comunidade Bom Jesus. Obrigado queridos visitantes, amigos do nosso distrito. O sucesso dessa festa deve-se a vocês. Sem a ajuda preciosa de vários voluntários, homens e mulheres de boa vontade, nada disso teria acontecido. De coração agradecemos pelo testemunho de fé tanto daqueles que participaram do novenário como a todos que trabalharam para que a festa fosse tão completa. E é esta fé testemunhada pelo povo que alimenta o coração da nossa comunidade cristã. Que Deus os cumule de todo bem e toda graça e que o Bom Jesus, o qual lhe demos a devida homenagem, derrame sobre cada um de nós e em nossas famílias o seu sagrado amor. Não queremos esquecer ninguém portanto cada um que colaborou com a nossa festa, seja através do trabalho, patrocínio, da ajuda financeira, ou da oração merece um grande e sincero: MUITO OBRIGADO Com nossa gratidão e estima Paróquia Bom Jesus. N

REVISTA

Nascente | 17


Nascente PJ

O Projeto Popular Tema entrou em debate durante a semana do estudante Por Edilberto Braz

A

Pastoral da Juventude, através do Grupo de Jovens Discípulos de um Novo Tempo de Nascente-PE, realizou a Semana do Estudante no período de 05 a 12 de agosto. Nesse ano o tema foi “Participação Estudantil na Construção do Projeto Popular para o Brasil”, com o lema “Eu vou à luta é com essa juventude que não corre da raia a troco de nada”. Na abertura, durante os festejos do Padroeiro Bom Jesus, foram feitas reflexões que estimularam os participantes a olharem para a realidade na qual estão inseridos, fazendo com que enxergassem os problemas sociais que às vezes estão muito próximos e que podem passar despercebidos. Isso tudo foi feito no intuito de conhecer e compreender o Projeto Popular para o Brasil, suas frentes, suas pautas e reivindicações, e tentar aproximá-las 18 | REVISTA Nascente

da realidade dos grupos de jovens. No segundo momento foi realizada uma roda de conversa na Escola Municipal Vírgilio Coelho, que consistiu em conversar sobre o Projeto Popular enfatizando que ele deverá ser o Reino de Deus. O bate papo teve o objetivo de comparar as iniciativas do Projeto Popular com a Pala-

vra de Deus, de modo a construir a Civilização do Amor a partir do protagonismo jovem estudantil. Num terceiro encontro foi realizada outra roda de conversa, agora na Escola Estadual Anízio Rodrigues Coelho (EARC). Tratou-se sobre os jovens estudantes e trabalhadores juntos na construção do Projeto Popular. Nosso objetivo dessa vez foi novamente conhecer e compreender o Projeto Popular para o Brasil, suas frentes,


Em todas: Debate entre os presentes com intuito de achar melhorias para o Projeto Popular.

suas lutas e pautas, e tentar enquadrá-las na realidade do grupo de jovens. O Projeto Popular apresenta vários eixos, sobre todos os assuntos pertinentes a melhora do Brasil, mas ao se tratar de um meio específico é necessário focar nas necessidades locais. N

REVISTA

Nascente | 19


Nascente EXTRAS

RECEITA Arroz à Grega

Modo de Preparo

Ingredientes

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o arroz, os pimentões e a cenoura. Adicione quatro xícaras (chá) de água fervente, o caldo e as uvaspassas. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, com a panela parcialmente tampada ou até que o arroz seque. Retire do fogo e deixe descansar por cerca de10 minutos. Sirva.

• 2 colheres (sopa) de óleo • 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido • 1 pimentão verde, pequeno, cortado em tirinhas finas • 1 pimentão vermelho, pequeno, cortado em tirinhas finas • 1 cenoura cortada em tirinhas finas • 3 tabletes de caldo de galinha • 1 xícara (chá) de uvas-passas

Dica: Se desejar, acrescente ervilhas e azeitonas picadas.

Rendimento: 8 porções Tempo de Preparo: 15 minutos Tempo Total: 40 minutos Valor Calórico: 274 kcal/porção

CURIOSIDADE

A perda das folhas da vegetação da Caatinga é estratégica. Sem folhas, as plantas reduzem a superfície de evaporação quando falta água.

APLICATIVO (ANDROID/IOS)

Aprender línguas com o Duolingo é divertido e viciante. Você ganha pontos por respostas corretas, corre contra o relógio e avança de nível. As lições são rápidas e eficientes. Se você quer aprender inglês e espanhol de uma forma rápida, divertida, e gratuita, não há escolha melhor que o Duolingo.

20 | REVISTA Nascente


Nascente ARTE

Carro em Grafite Por Bruno Holanda

Bruno nasceu em 17 de fevereiro de 1995 na cidade de Trindade-PE, passou a infância em São Paulo-SP e posteriormente em Nascente-PE. Concluiu o 3º ano do ensino médio na escola EARC. Gosta muito de ouvir rap e desenhar sua arte.

REVISTA

Nascente | 21


Acesse facebook.com/fotografiaescola

22 | REVISTA Nascente


REVISTA

Nascente | 23

webnossa.blogspot.com


Gostou? Conte-nos o que achou da Revista Nascente, sugira matérias. Acesse e leia conteúdo inédito:

www.nascenterevista.wordpress.com facebook.com/nascenterevista issuu.com/nascenterevista

Até a próxima!

24 | REVISTA Nascente


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.