Uchip70

Page 1

uma iniciativa da responsabilidade do grupo disciplinar de electrotecnia e electrónica (540/530)

disciplinas em JOGO Desafio 1

fusos horários Os desafios matemáticos estão de volta! O Clube de

Matemática propõe-te mensalmente um novo desafio. Preenche a folha de respostas que se encontra na Biblioteca Escolar Madalena Sotto, de acordo com o respectivo regulamento, e arrisca-te a ganhar PRÉMIOS!!!

Em Nova Iorque são 7 horas da manhã quando é meio-dia em Oliveira de Azeméis. O Chico, na Escola Secundária Soares Basto, telefonou à Anne, em Nova Iorque. O telefonema começou às 18h45 no relógio do Chico e terminou às 14h23 no relógio da Anne. Quantos minutos durou o telefonema?

sítio do Curso Multimédia O aluno Daniel Oliveira, do Curso Profissional Técnico de Multimédia, no âmbito da sua PAP desenvolveu um web site deste curso. O site ficará alojado no servidor da nossa escola, servindo este projecto simultaneamente como factor de divulgação do curso, assim como fonte de informação para os alunos. Brevemente teremos este web site online!

Ficha Técnica

uchip@soaresbasto.pt

OUT 2010 ano 9 número 70

Bem Vindos à ESSB 2010/11

ACROSS 1 - The language of the Web. Set of codes used to make Web pages. 3 - People in different places can "talk" to each other by typing their words into a computer. 7 - A blinking line or shape on the screen that tells you where the next character will go. 8 - Temporary storage space on chips in your computer. 12 - The programs that run on a computer. 14 - The part of the Internet that consists of pages (documents) linked to each other around the world. 15 - An extra copy of a document, file or program.

DOW 2 - The device that links a computer to other computers through a telephone line. 4 - It stores large amounts of information and it's installed inside the computer where you can't see it. 5 - The parts of a computer system that you can touch. 6 - The software program that lets you explore the World Wide Web to find text, graphics, sound, movies, games, chats and more. 9 - Millions of computers around the world connected to each other. 10 - The TV-like part of the computer that you look at to see information. 11 - To get a file from someone else's computer, over a network, and save it on your own computer. 13 - A computer program that was written to purposely damage computer systems.

microtoon

“Bem Vindos à ESSB 2010/11”. Foi assim, o arranque dado pela Directora Maria José Cálix, em 6 de Setembro de 2010, para mais um ano lectivo. Com particular destaque da “nova” ESSB que se prevê o arranque das obras PARQUE ESCOLAR para o início de 2011, assim sendo “o 2º e 3º período vão requerer de todos nós muita paciência, espírito de sacrifício e todo o nosso profissionalismo” referiu a professora M. José Cálix, na abertura de mais um ano lectivo.

Quanto ao número de alunos matriculados nesta escola pode-se considerar estável, se compararmos com o ano lectivo anterior. Este ano no ensino diurno contam-se 1006 alunos e no ensino nocturno 25. Curiosamente regista-se uma diminuição de 5 turmas (3 no secundário diurno e 2 no nocturno) bem como uma diminuição do número de docentes, de 148 para 136. Esta diminuição do número de turmas prende-se com a diversidade das ofertas formativas 2010/11, não tendo sido possível a

abertura de algumas. Recorde-se que a ESSB foi distinguida o ano lectivo anterior, a nível nacional, como uma das sete escolas-referência pela sua qualidade e diversidade na oferta formativa. Para este ano contamos com menos turmas, menos professores, menos funcionários e igual número de alunos, o que significam turmas maiores e consequentemente mais trabalho e sacrifícios para continuar a garantir a mesma qualidade e profissionalismo. BOM ANO.

"os diplomados" No primeiro dia destinado ao arranque do ano lectivo 2010/11, foram os alunos finalistas do Ensino Secundário 2009/10 os protagonistas. A partir das 18 horas do dia 8 de Setembro, no Auditório Bento Carqueja, os alunos que concluíram o Ensino Secundário, bem como aqueles que frequentaram a Escola em regime nocturno – Ensino Recorrente e Cursos de Educação e Formação, receberam em mão dos seus Directores de Turma, os Diplomas de conclusão de Curso. Na mesma cerimónia, foram entregues à Patrícia Rosinha e ao Diogo Pinho, os prémios de Mérito Escolar, por terem sido os melhores alunos do Ensino Secundário e do Ensino Profissional, respectivamente. Parabéns a todos os novos diplomados e votos dos maiores sucessos.


violência no namoro

prémio de mérito ENTREVISTA

Patrícia Rosinha e Diogo Pinho, por terem sido os melhores alunos da ESSB, a concluírem o Ensino Secundário no ano lectivo 2009/10 receberam um prémio, cada um, no valor pecuniário de 500€.

A Escola Secundária Soares Basto conquistou uma Menção Honrosa, um prémio no valor de cinco mil euros, no 4º escalão, ensino secundário, do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”. “O Fado da Física” foi o título do projecto vencedor dos alunos da turma B do 11º ano de escolaridade 2009/10 do curso de

Professora M.José Cálix, Diogo Pinho e Patrícia Rosinha. É do conhecimento geral que muitos daqueles que concluem o Ensino Secundário, não pretendem prosseguir estudos, o mercado de trabalho acaba também por ser uma opção interessante e válida, principalmente para os alunos que frequentaram um Curso Profissional. A título de curiosidade, na ESSB, dos 89 alunos que se candidataram ao Ensino Superior, 79 foram colocados (49% na primeira opção e 18% na segunda). O curso com maior número de alunos colocados foi Educação Básica, seguido de Psicologia, Engenharia e Gestão Industrial. Seguem-se os cursos onde ficaram colocados dois alunos. Destacam-se Cardiopneumologia, Enfermagem, Medicina, Engenharia Mecânica e Informática, Jornalismo. A Universidade de Aveiro foi a instituição de Ensino Superior onde mais alunos foram colocados, seguida da Universidade de Coimbra e da Universidade do Porto. O MICROCHIP (M) entrevistou os alunos distinguidos com o PRÉMIO DE MÉRITO 2009/10 da ESSB: Patrícia Mendonça de Oliveira Rosinha (PR) do 12ºA, Curso de Ciências e Tecnologias e Diogo Rafael Oliveira Pinho (DP) do Curso Profissional Técnico de Instalações Eléctricas. Ambos candidataram-se ao Ensino Superior e conseguiram entrar na primeira opção, Medicina e Engenharia Electrotécnica. (M) Qual a importância de teres sido distinguido(a) com o Prémio de Mérito do Ministério da Educação? (PR) A importância do Prémio de Mérito ultrapassa o seu valor monetário…é o reconhecimento do trabalho desenvolvido nesta escola, cujos frutos agora colho! E é precisamente isso que o diploma simboliza, não deixando ainda de lembrar todos os colegas, professores e auxiliares de acção educativa que, de um modo ou outro, fizeram parte da conquista e, por isso, jamais poderei esquecer! (DP) A nível pessoal foi a recompensa e valorização de três anos de muito trabalho, esforço e dedicação. Obviamente que não foi fácil, tive que superar diversos obstáculos mas com coragem e determinação tudo se consegue alcançar. Ao longo deste percurso fui sempre apoiado pelos meus pais, professores e alguns elementos da comunidade escolar. Foi fantástico o trabalho de todos os professores que me acompanharam nestes três anos. (M) Em que medida esta distinção motiva a tua vida futura? (PR) Esta distinção é o reconhecimento do meu mérito enquanto estudante… Mérito todos têm, a diferença é que uns o demonstram mais do que outros, por diversas razões… Por isso, vê-lo reconhecido nesta fase de grandes mudanças é um excelente incentivo para que continue o trabalho até agora desenvolvido, o que constitui a base do sucesso que pretendo atingir!

(DP) Dá-me força para continuar em busca de um sonho e além disso é bastante gratificante saber que o meu trabalho foi reconhecido. (M) Qual o percurso a seguir agora que concluíste o Ensino Secundário? (PR) Bem, eu diria que vou seguir o sonho e leválo o mais longe que puder…Um sonho não de hoje nem de ontem, mas de há muito, muito tempo…da minha longínqua infância, mas cuja concretização ocorreu nesta casa, na Escola Secundária Soares Basto. Darei agora início a uma nova etapa da minha vida, ao ingressar na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto! (DP) Tenciono concluir o curso de Engenharia Electrotécnica na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (local onde já estou matriculado). No futuro gostaria de trabalhar numa empresa do sector eléctrico/electrónico a executar projectos relacionados com a minha formação. (M) Que conselho ou sugestões deixas aos alunos que ainda têm o seu percurso escolar básico ou secundário por concluir? (PR) Lembras-te do dia em que compraste o teu mealheiro e nele colocaste a primeira moeda? Por mais pequeno que fosse o seu valor, não questiones a sua importância: é que a seguir a ela vêm muitas mais…de tal modo que, com o decorrer do tempo a sua valorização será evidente! A todos vós, estudantes, apenas posso adiantar que as grandes vitórias são construídas a partir das mais pequenas e insignificantes conquistas, como a de ter um mealheiro! O truque é, precisamente, coleccionar conquistas pequenas, mas em grande número e que sejam fruto não só dos sonhos, como do trabalho e tempo neles investidos… E, quando reparares, os pequenos feitos são já bem grandes! E lembra-te que, tal como dizia Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”. (DP) Nos momentos mais difíceis nunca desistam porque se tiverem um objectivo definido certamente irão alcançá-lo. No entanto, nada se consegue sem esforço, dedicação e humildade. Se optarem pelos cursos profissionais apliquem-se, pois lá podem adquirir conhecimentos muito importantes inerentes à área de formação, que irão ser úteis quer optem por entrar no mercado de trabalho quer pretendam ingressar no ensino superior.

É com muito entusiasmo que se anuncia o arranque da 3ª edição do projecto Escola Electrão que volta a ligar-se à corrente. Uma vez mais, o projecto apresenta duas componentes fundamentais: uma didáctica e outra dinâmica, ambas concebidas para cumprir os objectivos de sensibilização e envolvimento de toda a comunidade escolar no esforço global da reciclagem e valorização dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos

(REEE). Sugere-se a consulta do sítio www.escolaelectrao.pt para ficar a par de todos os detalhes desta iniciativa da Amb3E, que é apoiada pelo Ministério da Educação e pela Agência Portuguesa do Ambiente. Relembramos-lhe de que, para além dos inúmeros materiais pedagógicos disponibilizados, que permitem trabalhar esta importante temática ambiental com os alunos, esta é também uma óptima oportunidade para a ESSB ganhar óptimos prémios: basta ser muito activo na

que SSB 10 E a d 20 FNR uipa A eq pou no ENÇÃO ci M facto parti u uma e elo b p e c e aram A r ROS e lev HON BOT qu ter sido O do R petição talmente m to para s, oa concurso promovido pela o c A ESSB apresentou alguns projectos à uído os aluno em r t s n Associação de Doentes comcoLúpus. , pel zero, s raízCartaz de um O objectivo foi a criação de o e de um Calendário, para envolver os r d its. partidoença. k cidadãos, na sensibilização desta a o s recuarAssociação de Doentes com Lúpus promover O cartaz vencedor servirá para uma campanha de divulgação da doença e do trabalho da Associação. Estes projectos foram realizados no âmbito das disciplinas de Design, Comunicação e Audiovisuais e Tecnologias Multimédia, sob a metodologia do trabalho de projecto, com orientação dos professores Fernando Ferreira e Teresa Silva, envolvendo alunos do 11º ano e 12º anos, do Curso Profissional Técnico de Multimédia. Estes alunos integram a actual equipa SB Design (disponível para trabalhar para a comunidade escolar, contacte através do e-mail sbdesign@soaresbasto.pt).

Ciências e Tecnologias, sob coordenação da professora Paula Ornelas. Em concurso estiveram cerca de duas mil escolas de todo o país que se dividiram entre quatro escalões, desde o pré-escolar ao ensino secundário. Esta foi a 8ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho, que este ano teve como tema “Artes da Física”. O projecto, aplica, no sistema de iluminação de uma casa, as frequências das notas musicais. A ideia para este projecto resulta da exploração dos fenómenos ondulatórios, conteúdos leccionados na disciplina de Físico-Química do 11ºano. Para a professora Paula Ornelas, responsável pelo projecto “é sobretudo um reconhecimento do trabalho que professores e alunos vão fazendo ao longo do ano lectivo”. Segundo a professora Maria José Cálix, directora da ESSB, "este projecto foi muito gratificante para todos".

recolha de REEE! Assim, os alunos do CEF (Curso de Electrónica e Automação) esperam poder contar de novo com a vossa colaboração.

Concursos

Cartaz do "Lúpus 2010”

“Cartaz do “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” A vencedora do Concurso Nacional do Cartaz alusivo ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - 3 de Dezembro de 2010 foi Joana Margarida Ribeiro. O Cartaz será utilizado nas Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2010. Foi ainda atribuída uma menção honrosa a Maria Alice Carvalho. Este Concurso foi promovido pelo Instituto Nacional de Reabilitação, I.P. no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Apesar de não terem sido vencedores, o aluno Pedro Bastos e a equipa formada por Carlos Amaral e Júlio Ferreira (com o apoio de Tiago Sousa), todos do Curso Profissional Técnico de Multimédia, estão também de parabéns pois representaram a nossa escola e a cidade de Oliveira de Azeméis, com dois cartazes elaborados na disciplina de Design, Comunicação e Audiovisuais.

unidade de produção e selecção automatizada No dia 13 de Julho de 2010, realizou-se na Escola Secundária de Avelar Brotero (ESAB) em Coimbra, a final da 2ª edição do APTIPRO [1]. A escola Secundária Soares Basto participou neste concurso, mais uma vez, com o projecto “UNIDADE DE PRODUÇÃO E SELECÇÃO AUTOMATIZADA" do Curso Tecnológico de Electricidade e Electrónica do Ensino Secundário Nocturno – SNE12. O projecto foi ainda seleccionado para integrar os primeiros seis trabalhos sujeitos à apresentação pública. Embora não tivéssemos sido premiados, a ESSB orgulha-se da prestação dos nossos alunos. É de salientar a participação neste evento de 31 equipas/projectos de 16 escolas provenientes de diversos pontos do país. Pode ainda visualizar este projecto no seguinte endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=rFGWtb6TZZY

[1] APTIPRO - é um concurso de projectos tecnológicos, organizado em parceria com a ANPEE – Associação Nacional dos Professores de Electrotecnia e Electrónica e a ESAB.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.