1 minute read

França a Desenvolver a Energia das Marés

a tecnologia para aproveitamento da energia das marés está pronta a ser utilizada em França, esta a ser ponderada a criação de parques para produção de energia das marés.

Advertisement

Falando num encontro anual de representantes das energias renováveis, Sébastien Lecornu anunciou mesmo a realização de estudos preli- minares para o efeito nessas duas regiões, onde a força das marés é das maiores do mundo. Após uma década de investigação, a tecnologia para aproveitamento da energia das marés parece estar pronta a ser utilizada em França.

Tal como sucedeu com a energia do vento, que deu origem a parques para apro- veitamento da energia eólica e que estão hoje disseminados um pouco por todo o mundo, a França pondera a criação de parques para produção de energia das marés, menos generalizados, e assumir a vanguarda neste segmento.

Rémi Gruet, CEO da Ocean Energy Europe, a maior rede mundial de profissionais de energias dos oceanos, acolheu o anúncio com satisfação, recordando que “a França está pronta para se tornar o foco mundial da energia das marés, dado que possui um dos mais poderosos recursos nesse tipo de energia, tem tecnologia avançada e uma cadeia de abastecimento pronta para agir”

O mesmo responsável acrescentou que um concurso para explorar a energia das marés resultaria na instalação das primeiras fábricas em França, “criando uma forte indústria doméstica, com hipóteses significati- vas de exportação global”. Depois de o Governo francês “ter claramente reco- nhecido esta oportunidade, cabe agora ao sector demonstrar a sua prontidão tecnológica e o progresso alcançado nos primeiros parques piloto”

Notícias do Instituto de Soldadura e Qualidade

This article is from: