1 minute read

Portimão Assinala Dia Mundial das Zonas Húmidas com Diversas Ações Ambientais

No dia 2 de fevereiro, o Dia Mundial das Zonas Húmidas, esta efeméride foi assinalada no município de Portimão com a remoção do ‘chorão das dunas’ na Ria de Alvor e atividades de sensibilização para a recolha de lixo.

Aprimeira iniciativa juntou, no dia 3 de fevereiro, alunos do 8º ano da Escola Básica e Secundária da Bemposta fevereiro, que participarão na remoção e controlo do ‘chorão das praias’ no sistema dunar de Alvor.

Advertisement

A ação, que envolve duas turmas daquele estabelecimento de ensino, tem o apoio da Câmara Municipal de Portimão e visa sensibi- lizar os jovens para a proteção das zonas húmidas, realçando a importância destes ecossistemas para a existência de vida no planeta Terra.

O ‘chorão-das-praias’ (Carpobrotus edulis) é originário da África do Sul e foi introduzido há algumas décadas no sistema dunar de Alvor, que faz parte da Rede Natura 2000, para fins ornamentais e fixação de taludes e dunas.

Contudo, devido à sua elevada capacidade de propagação e crescimento, esta espécie exótica tem impedido o desenvolvimento e sobrevivência da vegetação nativa, formando nalguns locais tapetes contínuos, que devem ser regularmente monitorizados e removidos.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 565/99 de 21 de dezembro, que regula a introdução de espécies não indígenas de flora e fauna, o ‘chorão das dunas’ é considerado uma espécie invasora, representando a segunda causa mais importante de perda de biodiversidade em habitats naturais.

Sensibilizar para a recolha

do lixo

Por sua vez, a associação ambientalista A Rocha juntou-se à efeméride no sá- bado, 4 de fevereiro, numa campanha de sensibilização para a recolha de resíduos, intitulada “Leve o lixo consigo”

Na ocasião, foi colocado junto ao molhe da Praia de Alvor um painel relativo à educação ambiental, tendo sido feita a palestra “O Lixo nas Zonas Costeiras”.

No encontro, no Centro Comunitário de Alvor com entrada livre, éstiveram Marcial Felgueiras (A Rocha), Ivo Carvalho (Junta de Freguesia de Alvor), Luís Brito (Teia d’Impulsos) e representantes do Clube Naval D. João II e da Associação de Pescadores de Alvor, com moderação a cargo de Paula Banza.

Este conjunto de iniciativas d’A Rocha contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Alvor e o apoio da Câmara Municipal de Portimão.

This article is from: