Revista Leia

Page 1

CIDADE “HECI Canta a Primavera” lota Segunda Igreja Batista de Cachoeiro 30 DE SETEMBRO/23 Nº 701 | R$ 5,00 REVISTALEIA.COM COMEMORAÇÃO ACONTECEU NO ÚLTIMO DIA 23, NO CERIMONIAL MIMOS DELÍCIAS EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES
GASPARINI E DANILO FREIRE
O PRIMEIRO
LUANA
COMEMORAM
ANO DE VALENTINA

DIVULGAÇÃO

ÍNDICE

diretor executivo Jackson Júnior (jacksonjr@ revistaleia.com) colunistas Flávia Teixeira, Regina Monteiro, Nicolli Viana, Itamar Gurgel e Polyanna Gloria articulistas Marilene Depes, Sergio Damião, Janine Bastos e Wilson Márcio Depes administrativo Ammanda Castro / CRA 21252 (ammandacastro@revistaleia.com) diagramação Paulo Henrique impressão Gracal Gráfica e Editora tiragem 5.180 exemplares periodicidade Semanal

www.revistaleia.com

16. SOCIAL

contate a leia Tel. 28 3036 2010 atendimento e correspondência Rua João Valdinho, 01, Coronel Borges, 29306-010, Cachoeiro de Itapemirim, ES cartas para redação Vale crítica, elogio, sugestão. Não deixe de enviar também seu nome completo e telefone faleconosco@revistaleia.com para assinar e anunciar ASSINATURAS de 2ª a 6ª feira das 09h às 18h pelo telefone 28 3036 2010 /// Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e não representam a opinião da revista ou da editora.

/REVISTALEIA /REVISTALEIA

@REVISTALEIA /REVISTALEIA

10. SAÚDE

Hospital Evangélico de Cachoeiro e GAPCCI lançam programação do Outubro Rosa

AMBIENTE

Desafios ambientais do ES são tema de encontro de economistas em Vitória

COLUNA REGINA MONTEIRO

Com ares de Primavera, setembro se despede dando lugar ao mês de outubro. O que é um bom motivo para esquentar a agenda social da cidade...

28 99909-1929

Licenciamento de conteúdo Para adquirir os direitos de reprodução de textos e imagens, envie um email para faleconosco@revistaleia.com Para baixar sua revista digital Acesse www.revistaleia.com/ app utilizando o seu smartphone ou tablet!

Você também pode ler a Revista LEIA baixando na App Store ou no Google Play.

Foto de CAPA: Divulgação

Eder Oza e Alexandre Zancanella disseram SIM no último dia 23
RAFAEL RAMOS
impresso + digital
Dia da Moqueca: Entenda a diferença entre os pratos do ES e da BA
(L) identificação para matéria no site DIVULGAÇÃO

A DOR DA GENTE...

A notícia para o leitor, aparentemente, pode estar ultrapassada. Mas o inconsciente diz que não. Com a morte de Heloisa dos Santos Silva, de 3 anos, subiu para 11 o número de crianças mortas a tiros só este ano no Estado do Rio de Janeiro, a maioria por bala perdida, de acordo com a ONG Rio de Paz, que acompanha os casos de crianças mortas por armas de fogo, em operações policiais, nas favelas do Rio desde 2007. Esse número já é quase o triplo do ano passado, quando foram registrados quatro casos, segundo o levantamento. É preciso que se repita: em operações policiais. Que tristeza!

E não é só isso. A PRF afirmou que enviou agentes ao hospital no qual Heloísa estava internada para "apoio". A justificativa veio após a tia da menina dizer que mais de 20 policiais estiveram no local. A criança morreu após ser baleada durante ação da Polícia Rodoviária Federal. Mas, em verdade, a leitura correta é que a Polícia Rodoviária Federal disse que "viaturas operacionais" estiveram no hospital “para apoio, ante a comoção popular e a possibilidade de agressão aos policiais envolvidos na ocorrência”.

Pois é. A notícia pode estar ultrapassada, mas a dor da família não pode ser encarada apenas como um

fato ou uma notícia. Isso me faz me lembrar uma velha canção, de Chico Buarque: “A dor da gente não sai no jornal”. Não é possível viver num país onde, até a pouco tempo atrás, era glória ter em casa um arsenal. Ou portar uma arma na cintura. É herança difícil de ser combatida. Tudo isso é olhado – e peço desculpas pela crueza do raciocínio - como apenas uma tragédia, até que chega a nossa porta.

A crônica é melancólica. Mais que isso. É um apelo para que tomemos consciência do que ficou de herança da violência que serviu de parâmetro e exemplo em governos passados. Fiquei feliz, apenas, com a lição do documentário “Visions in the Dark “, de Flávia Moraes. Martha Medeiros resumiu, brilhantemente: “Em tempo de crises relacionais, em que cada um tenta subjugar para não ser subjugado, o filme transcende e nos desperta para o óbvio: estamos todos aqui para proteger-nos mutuamente, não para nos prevalecer. Ninguém comanda ninguém. Menos poder, mais instinto, e chegará o dia em que cada um socorrerá o outro”. Que seja assim. Amém.

REVISTALEIA.COM 30 DE SETEMBRO 2023 06
WILSON MÁRCIO DEPES É ADVOGADO, JORNALISTA PROFISSIONAL E ESCRITOR, TENDO PUBLICADO DOIS LIVROS
artigo
POIS É. A NOTÍCIA PODE ESTAR ULTRAPASSADA, MAS A DOR DA FAMÍLIA NÃO PODE SER ENCARADA APENAS COMO UM FATO OU UMA NOTÍCIA

SENSIBILIDADE DE CRONISTA

A inspiração para meus escritos surge naturalmente, são coisas do vivido, do dia a dia e que gosto de partilhar. Muitas vezes, quando me dirijo ao computador, a crônica já foi totalmente montada na cabeça.

Tenho preocupação com o leitor, sou sincera nos meus textos, em cada crônica desvelo minha vida e minha alma, e as ofereço carinhosamente. Acredito que existe uma ligação muito profunda entre o escritor e o leitor. Talvez esteja sendo pretensiosa, mas acredito também no amor e carinho das pessoas que nos leem.

Gosto de falar olhando nos olhos dos interlocutores, de abrir minha alma para quem convive comigo. E da mesma forma nos meus escritos, é como se eu olhasse diretamente para cada leitor. Parece exagero, mas não é. Trata-se do mínimo que posso oferecer, em respeito ao ser humano que está do outro lado: familiar, amigo, colega ou simplesmente leitor, todos naturalmente amigos.

Cada escritor possui uma característica própria em seus escritos. Uns gostam de temas poéticos, outros de contar histórias, outros ainda de rememorar fatos. Citando alguns amigos, Wilson escreve de política com embasamento, Sérgio Damião fala de medicina e nature-

GOSTO DE FALAR OLHANDO NOS OLHOS DOS INTERLOCUTORES, DE ABRIR MINHA ALMA PARA QUEM CONVIVE COMIGO

za, Regina cita fatos sociais, Paulinha defende as mulheres, e a Célia, minha cronista predileta, decidiu hibernar em Marataízes e nos deixou na orfandade. Eu prefiro tecer comentários sobre as sensações do vivido, e principalmente a defesa dos que não possuem voz, nem vez.

Não tenho nada de especial para ensinar. Apenas um amor profundo pela vida e pelo ser humano, independente de raça, cor, sexo, idade, condição financeira ou religião. Acredito que uma das grandes vantagens da maturidade foi à certeza de que não tenho nenhum tipo de preconceito.

Não pretendo ter atitude professoral, nem gosto de autoajuda, cada um tem seu caminho que deve ser respeitado. Como também eu devo respeitar cada leitor. Em cada um dos textos que redijo, vai junto um pedaço do meu coração e da minha alma. Sou uma romântica incorrigível.

Não tenho pretensões de mudar o mundo, mas, se com minhas crônicas, pelo menos um coração embrutecido pela vida se suavizar, terá valido a pena.

MARILENE DE BATISTA DEPES É ESCRITORA, MEMBRO DA ACADEMIA CACHOEIRENSE DE LETRAS
artigo

CORAGEM

Há muitas formas de estar sozinho... Mesmo em meio à multidão. Basta fecharmos os olhos. Pronto: sozinhos com nós mesmos. Em meio aos nossos pensamentos. Devaneios que no fundo, não é algo ruim. Na maioria das vezes, reconfortante. Reconfortante como uma oração; uma prece; uma conexão espiritual. Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, o mais simples, e mestre, de todos os outros heterônimos do poeta português como Ricardo Reis, Álvaro de Campos, Bernardo Soares, Vicente Guedes... Era um solitário. Usava a poesia como forma de estar sozinho. Escreveu: “Não tenho ambições nem desejos. Ser poeta não é uma ambição minha. É a minha maneira de estar sozinho.” Ele escreveu, há cem anos, O Guardador de Rebanhos. Continua: “O que penso eu do mundo? / Sei lá o que penso do mundo! / Se eu adoecesse pensaria nisso. / Que ideia tenho eu das coisas? / Que opinião tenho sobre as causas e os efeitos? / Que tenho eu meditado sobre Deus e a alma / E sobre a criação do mundo? / Não sei. Para mim pensar é fechar os olhos / E não pensar. É correr as cortinas / Da minha janela (mas ela não tem cortinas). ” A minha forma de estar sozinho? Fico comigo mesmo quando da leitura de um bom jor-

nal ou um bom livro de capa dura com crônicas e contos. Em uma das leituras, um texto chamou a atenção: descrevia a coragem. Esclarecia: coragem é a mãe de todas as virtudes. Sem coragem, nenhuma outra atitude moral, como a compaixão, pode ser consistente. Sem coragem somos justos ou solidários apenas quando é conveniente, quando fazer o certo não dá muito trabalho e estamos sem correr riscos. Aristóteles dizia que a coragem não é a ausência do medo. Pois, o oposto da coragem não é o medo. E sim, a covardia. É preciso ter coragem para dizer não as injustiças, preconceitos e as várias formas de agressões às mulheres. Mesmo nas coisas pessoais, coisas do nosso dia a dia, de trabalho, relacionamentos amorosos, precisamos ter coragem para dizer não as coisas que não queremos realizar. É preciso coragem para seguir os versos de Caeiro: “Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver o universo... / Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer, / Porque eu sou do tamanho do que vejo / E não do tamanho da minha altura...”

REVISTALEIA.COM 30 DE SETEMBRO 2023 08
SERGIO DAMIÃO SANT´ANNA MORAES, É MÉDICO E MEMBRO DA ACADEMIA CACHOEIRENSE DE LETRAS
artigo
SEM CORAGEM, NENHUMA OUTRA ATITUDE MORAL, COMO A COMPAIXÃO, PODE SER CONSISTENTE

“HECI CANTA A PRIMAVERA” LOTA SEGUNDA IGREJA

BATISTA DE CACHOEIRO

EM SUA DÉCIMA NONA EDIÇÃO, O ENCONTRO DE CORAIS TAMBÉM CONTOU COM AÇÃO SOCIAL

O HECI Canta a Primavera, encontro de corais realizado anualmente, reuniu mais de 300 pessoas na noite de quarta-feira, 20/09. O evento que celebra a chegada da Primavera contou com a participação de nove corais combinando louvor, música e solidariedade.

O Encontro de Corais é realizado sempre em uma das Igrejas afiliadas ao Hospital. Idealizado para difundir a cultura e a evangelização, este evento promove também uma ação social. Neste ano foram arrecadadas mais de duas mil unidades de fraldas.

09 cidade
PAOLA MEDEIROS
CORAIS PARTICIPANTES:Prelúdio Celeste / Conjunto Deus é Amor / Coro Principal da IBP / Grande Coral do Heci / Musical Lord / Coral Raízes / Simonton / Coral Asafe / Coro da Segunda Igreja Batista

DIVULGAÇÃO

Se me contar eu falo pro mundo!

Com ares de Primavera, setembro se despede dando lugar ao mês de outubro. O que é um bom motivo para esquentar a agenda social da cidade, promover encontros com os amigos e realizar passeios maravilhosos. E como a gente adora contar pro mundo tudo que está rolando pela cidade, aí vai!

No último sábado (23), o amigo e empresário Franklin Martins reuniu os amigos, em seu sítio, para o comemorar mais um ano de vida plena e feliz. Entre chopp gelado, mil belisquetes e uma saborosa feijoada, muita gente bacana desfrutou um sábado de alegria e confraternização.

Quem foi abraçar o aniversariante Franklin Martins?

Além da esposa Magali Dutra Martins, dos filhos Henrique e Larissa, e das irmãs, estiveram presentes Marilene Depes – Ronaldo Depes, Gilsimar Cipriano – Tereza Brito, Anderson Delpuppo, Zenilda Scaramussa, Inez Patrício –Solimar Patrício e outros bacanérrimos.

O casal Maria José Novaes Pinheiro – José Roberto Pinheiro está de malas prontas para Manaus, onde reside seu filho, nora e netos. Os queridos amigos vão participar do aniversário da neta, Sofia. Boa viagem!

No último sábado (23), o Clube de Leitoras, organizado pela escritora Olívia Avelar, celebrou a Formação Oficial de 15 Integrantes. A cerimônia foi realizada no Entre LaçoEspaço de Arte e Psicanálise, da Psicóloga Ariele Binoti

No último fim de semana, o queridíssimo casal, Dra Renata Bragança – Robson Campos, comemorou o aniversário de 2 aninhos do filho Felipe. A festividade reuniu muitas crianças.

A Ervatti Clínica Estética oferece a ‘harmonização facial’, que é um conjunto de procedimentos estéticos combinados para melhorar a harmonia do rosto e o envelhecimento facial de homens e mulheres. Agende a sua avaliação na Ervatti Clínica Estética, (28) 98815-4895 ou 35224895. Siga no Instagram @ervatticlinicaestetica e fique por dentro desse mundo da beleza.

A querida Lia Silva comemorou seu aniversário rodeada de amigos e familiares, num animado samba no Bar do Tonho. Sua mãe Maria e seu irmão Bruno são só orgulho dessa maravilhosa!

REVISTALEIA.COM 30 DE SETEMBRO 2023 10
coluna sociedade
REGINA MONTEIRO
ERIKA MEDEIROS
O casal Zildo – Fernanda e o filho Lucas celebraram o aniversário do caçula Pedro, que completou 6 anos. Parabéns!
CLARICE MONTEIRO

A bela empresária Maria Fernanda Simão, titular da Don Quixote Turismo, acompanhou um grupo de cachoeirenses a várias cidades italianas. Lindo

Os queridos empresários Eder Oza e Alexandre Zancanella realizaram no último sábado (23), uma cerimônia ecumênica, em Castelo, para celebrar o casamento. Tudo lindo e perfeito! Quem participou além dos familiares dos noivos? Clarice Monteiro, Carol Sarria, Célia Ferreira, Angela Barboza, Letícia Gava – André Casagrande e muitas celebs. No momento, o casal está em viagem pela Argentina. Parabéns!

DIVULGAÇÃO

Na próxima segunda-feira, dia 2, o queridíssimo e competente dermatologista, Dr Rodrigo Bragança, completará mais um ano de vida. A data será festejada em família. Parabéns, amigo do coração!

A competentíssima psicóloga Dra. Flávia Scantamburlo recebeu a importante Comenda Gilson Carone, da Câmara Municipal de Cachoeiro. Nossos parabéns!

Os papais Bruno Viana - Marcela Merçon e o irmão Théo celebraram, no último sábado 23/09, o primeiro aninho do caçulinha Thales

Você já sabe que a gente adora contar o que acontece de bacana em Cachoeiro. Então aí vai: há anos, o cabeleireiro Anderson Del’puppo faz um trabalho social maravilhoso. Ele oferece às noivas do casamento comunitário, do Projeto Casa Verde, da Igreja Hebron, toda produção do Dia da Noiva. Assim sendo, as mulheres conseguem realizar o sonho e ter seu o ‘Dia de Princesa’.

O querido casal Pedro Henrique Carvalho Vidaurre - Marcela Scarton Taliuli comemorou o aniversário de 1 ano do filho Pedro Scarton Vidaurre, com muita felicidade

Na próxima quinta-feira (5), a bonitona Mila Albano completará mais um ano de vida. A comemoração será em família. Nossas felicitações, querida! Este ano, o cabeleireiro e empresário Anderson Del’puppo contou com parceiros importantes que se ofereceram para participar do projeto Casa Verde/ Igreja Hebron. Quer saber quem? Toda estrutura para a produção foi na sede do Instituto Embelleze e o transporte das noivas foi realizado por J.E Transportes.

Também outros profissionais solidários abraçaram o projeto social. Sabe como ficou a equipe que trabalhou para as noivas do casamento comunitário?

Penteadistas: Anderson Del'puppo, Alice Martins, Talita Rocha e Douglas Maquiagens: Géssica, Marciane, Thainá, Laís, Aline. Preparação: Matheus, Dara. Parabéns, gente bacana!

11
{Contato Email} colunareginamonteiro@gmail.com {Fale com Regina} (28) - 99251-9486 {Twitter} @colunistaregina {Facebook} /regina.monteiro 28 99884-3276 dmaiseventos
Confira mais colunas de Regina Monteiro através do leitor de QR Code
ÉRIKA MEDEIROS
DIVULGAÇÃO
CLARICE MONTEIRO
tour!
GUSTAVO PIAZAROLLO
A médica ginecologista Jacira Sobreira Cossate além de competente é muito linda!

Oncologistas apoiadores da campanha, Dra. Sabina e Dr. Pulido

HOSPITAL EVANGÉLICO DE CACHOEIRO E GAPCCI LANÇAM PROGRAMAÇÃO DO OUTUBRO ROSA

O CÂNCER DE MAMA É O TIPO QUE MAIS ACOMETE MULHERES EM TODO O MUNDO

Com o lema Um toque de cuidado, um ato de amor, terá início mais uma campanha Outubro Rosa. O movimento mundial feito uma vez por ano visa à conscientização e atenção para a prevenção do câncer de mama. Por isso, o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPPCI), juntamente com o Hospital Evangélico de

Cachoeiro de Itapemirim (HECI), lança uma programação com diversas ações que reforçam a necessidade da prevenção e detecção precoce da doença.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. De acordo com o Registro Hospitalar do HECI, 1.077 novos casos de câncer de mama foram registrados nos últimos cinco anos,

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA

No próximo dia (03), a campanha contará com o “Outubro Rosa - Rosa Day”, na Praça Jerônimo Monteiro, entre 9h e 11h. No dia (11), “Oficina de Biscoitos sem glúten e sem lactose”, com Keila Vetoraci, na Casa de Apoio aos Portadores de Câncer, às 9h; informações sobre a inscrição pelo (28) 3027-5198. O “Prosa Rosa” será dia 19/10 no GAPCCI e dia 20/10 no setor de Quimioterapia do HECI, às 7h30, com a oncologista Dra. Sabina Aleixo e a mastologista Dra. Fernanda Carlinda. Encerrando a programação, dia 27/10, haverá mais uma edição do “Prosa Rosa”, na APEC, às 9h.

uma média de 215 novos casos por ano. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas, nódulo (caroço), pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.

DETECÇÃO PRECOCE

A recomendação brasileira segue a orientação da Organização Mundial da Saúde e de países que adotam o rastreamento mamográfico. Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas.

REVISTALEIA.COM 30 DE SETEMBRO 2023 12 DIVULGAÇÃO
saúde

VALENTINA FREIRE GASPARINI COMEMORA 1 ANINHO DE VIDA

O último fim de semana foi marcado por muita emoção e comemoração, afinal, a família Freire Gasparini comemorou o primeiro ano de Valentina com o tema Branca de Neve. A festa aconteceu no último dia 23, no cerimonial Mimos Delícias,

em Cachoeiro de Itapemirim e contou com a presença de cerca de 130 pessoas, entre amigos e familiares.

Muito além de celebrar a vida de Valentina, a festa também foi um momento de realização para Luana. “Fiquei muitos dias no

hospital por conta de uma infecção hospitalar e não sabia se poderia comemorar a vida da minha filha. E estar com as pessoas que amamos, celebrando o primeiro ano de vida dela foi incrível e muito emocionante, um verdadeiro milagre de Deus”, conta Luana.

REVISTALEIA.COM 30 DE SETEMBRO 2023 16 ERIKA MEDEIROS COM TEMA DA BRANCA DE NEVE, FESTA CONTOU COM A PRESENÇA DE AMIGOS E FAMILIARES
capa
17

O SIM DE ALEXANDRE ZANCANELLA E EDER OZA

Eder Oza e Alexandre Zancanella disseram SIM no último dia 23 de setembro, no cerimonial Castello Eventos, em Castelo, na presença de 120 convidados. Em uma cerimônia emocionante, o casal celebrou o amor e selou a união perto das pessoas que amam.

E eles são só felicidade e gratidão. “Além de ser uma grande conquista conjunta, realizarmos nossa união no cível, é também uma grande conquista social, não podemos omitir. Mas acima de tudo fizemos uma festa para comemorar a nossa felicidade, íntima e discreta. Poder dividir com quem amamos os momentos de nossa vida, sejam eles felizes ou difíceis, torna tudo mais leve nessa jornada chamada vida”, afirmam os noivos.

REVISTALEIA.COM 30 DE SETEMBRO 2023 18 social
CASAMENTO ACONTECEU NO ÚLTIMO DIA 23, NO CERIMONIAL CASTELLO EVENTOS
RAFAEL RAMOS

FICHA TÉCNICA Cerimonial: Castelo Eventos / Decoração: Lúcia Ambrosim Decoração / Buffet: Silvana Marinato / Iluminação: D+

Eventos / Bolo: Ananza Castro / Bem casados: Anaza Castro / Doces: Kacia Andreão / Forminhas: Luciana Albuquerque / Chopp:

Subterrânea / Trajes Masculinos: Espaço Noivos / Cerimonialista: Adriana Inácio / Foto: Rafael Ramos / DJ: Boca / Música: Grupo

Sintonia / Celebrantes: Carol Sarria e Regina Monteiro / Make Up dos Noivos: Thays Colodetti

19

ENLACE

Raphaela Taddei Lyra e Marcel de Carvalho Borges Pederzoli, em noite de muita emoção no Cerimonial Vila Öpen em Vila Velha. Felicidades ao casal!

MOSTRA VIRTUAL

O público já pode conferir a mostra on-line de vídeos do projeto Lab. Atua — Laboratório de Videoperformance, iniciativa que conta com apoio da Lei Rubem Braga (LRB). Os materiais, disponíveis nos sites labatua.my.canva.site e www.youtube.com/atuacao, foram produzidos em laboratório on-line nos meses de agosto e setembro, com artistas profissionais e amadores de várias cidades do sul do Estado, entre elas: Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Itapemirim e Piúma.

Centro de Treinamento Maykon Bragança que foi recém inaugurado no bairro Jardim Itapemirim já é um sucesso! No registro os proprietários Maykon, Helena e a filha Maria Luísa.

REVISTALEIA.COM 30 DE SETEMBRO 2023 20 FLAVIA TEIXEIRA coluna sociedade
DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO Fernanda Caliari recebeu Carolina Neves na Maria Maria Concept para uma tarde gostosa de muito bom gosto! Duas lindas!
ANDÔRA FOTOGRAFIA

NANO VIANNA

Cantor e compositor com intensa atuação na cena musical do Espírito Santo, Nano Vianna comemora 20 anos de carreira com show no próximo dia 05 de outubro, às 20h, no Teatro Universitário, em Vitória, no qual vai receber os convidados Paulinho Moska (RJ), Cebola (MG), Amaro Lima, Chico Chagas e o coral Serenata D'Favela. O show “Nano Vianna 20 anos” conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e o patrocínio da distribuidora de produtos farmacêuticos Millenium/Gmill.

FESTIVAL BIGSTEP

Acabou o mistério! O Festival Bigstep divulgou todo o line up do evento, que vai acontecer nos dias 18 e 19 de novembro, no Boulevard Shopping Vila Velha. No primeiro dia, sobem ao palco do evento Raimundos, Gabriel O Pensador, SambaSoul, Lane, Pura Vida, Tropix, Maholic e Relima. Os ingressos já estão à venda no site da SuperTicket. O Paralamas do Sucesso chega com a turnê comemorativa pelos 40 anos de carreira e a certeza de um repertório repleto de sucessos. Quem também promete um desfile de hits é a banda Raimundos, que vai apresentar, no Estado, o primeiro show após a morte do baixista Canisso, em março deste ano.

comemorando 1

21 PEDRO PIRES DIVULGAÇÃO
A ginecologista Dr. Jacira Sobreira linda e querida! Elenilson Nicolli aninho do primo Ravi. Parabéns!
PARTELLE
RAPHAELA
Ysis Andrade, Davi Hilario e Claudian Motte. Parceria de sucesso no salão Mundo DC Isabella Machado comemorou seus 15 anos com uma festa linda e bem animada! Filha do casal Ana Carla e Joéder Júnior. Parabéns! ÉRIKA MEDEIROS

No dia 6 de outubro, Marisa Ferreira convida o público a celebrar um momento especial na Autoestima Boutique, sua renomada loja de moda feminina. Com uma reforma completa, a boutique está pronta para surpreender os amantes da moda com as últimas tendências do mercado

FEIRA DE NEGÓCIOS

Representando o Brasil com excelência: Elisandra Piovaneli, Biomédica Esteta, compartilhando conhecimento no prestigiado Congresso Full Face em Lisboa

A temática do empreendedorismo vem unindo interesses e ganhado cada vez mais destaque na atualidade. Pensando nisso que a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro de Itapemirim (ACISCI) promoveu a Feira de Negócios e Agroturismo 2023 e XVII Semana do Comércio e do Empreendedor no município. O evento teve início na última quarta-feira (27) e seguiu até sábado (30), no novo galpão montado no Parque de Exposições do município. Comemorando 90 anos de serviços prestados para o desenvolvimento econômico e social do município e congregando diversas instituições fomentadoras de desenvolvimento empresarial e mais de dois mil associados, a ACISCI ofereceu no evento uma variada programação de cursos, oficinas e palestras, visando atender às demandas e necessidades do público capixaba, bem como fomentar o desenvolvimento dos negócios locais.

REVISTALEIA.COM 30 DE SETEMBRO 2023 22
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

SAIBA PREPARAR MOQUECA CAPIXABA, PRATO TÍPICO DO ES

DIA DA MOQUECA CAPIXABA É

COMEMORADO NO DIA 30 DE SETEMBRO. LEI ESTADUAL DE 2003 INSTITUI PRATO COMO COMIDA TÍPICA DO ESPÍRITO SANTO

No Dia da Moqueca Capixaba, considerada iguaria e prato típico do Espírito Santo, que também é servida em outros estados, a exemplo da Bahia e Amazônia, a revista Leia ensina os segredos do prato que no estado é carregado de influências indígenas e servido na panela de barro acompanhado de arroz, pirão feito com caldo de cabeça de peixe e até

Ingredientes

moqueca de banana.

Enquanto na Bahia, onde as referências vêm do continente africano, o prato leva leite de coco, pimentão e azeite de dendê, a receita capixaba conta com tintura de urucum, colorau, peixe, gotas de limão, tomate, cebola, coentro e azeite.

Na moqueca capixaba, o peixe e ou-

- 2 kg de peixe (badejo, robalo, dourado, cação, garoupa)

- 2 maços de coentro fresco picado

- 400 gramas de cebola branca picada em cubos ou em rodelas

- 600 gramas de tomates picados em cubos

- 20 gramas de alho picado

- 50 ml de azeite de oliva

- 30 ml de tintura de urucum/colorau a gosto (sementes de urucum aquecidas com óleo de milho)

- Sal, pimenta-do-reino e limão

modo de preparo

tros frutos do mar são cozidos sem água juntamente com os vegetais.

O Dia da Moqueca Capixaba foi instituído ao calendário da cidade de Vitória em 2012, por meio da Lei Municipal 8.813.

Além disso, a Lei Estadual 7.567 de 2003, instituiu a moqueca capixaba como comida típica do estado do Espírito Santo.

Limpe o peixe, corte-o em postas e deixe-o em um recipiente com sal e suco de limão por 30 minutos. Reserve a cabeça para o pirão. Numa panela de barro capixaba refogue no azeite, o alho e metade da cebola, do tomate e do coentro. Arrume as postas de peixe em cima fazendo uma só camada. Vire-as de um lado e do outro para pegarem um pouco deste tempero. Cubra com o restante da cebola, tomates e coentro. Regue com a tintura de urucum e com um pouco mais de azeite. Deixe cozinhar, tampada, em fogo alto e quando abrir fervura coloque umas gotas de limão. Não acrescente água ou vire as postas para não quebrá-las. Com auxílio de luvas ou um pano grosso balance a panela algumas vezes para evitar que a moqueca agarre no fundo. Quando o peixe estiver cozido, verifique o tempero e sirva salpicada de cebolinha verde. Sirva com arroz branco e um pirão feito com a cabeça do peixe.

Pirão

Cozinhe a cabeça do peixe na água e com os mesmos ingredientes da moqueca até quase desmanchar. Retire a cabeça, desfie a carne e elimine os ossos. Peneire o caldo, tempere-o e junte a carne desfiada. Acrescente a farinha de mandioca crua em fogo baixo, mexendo sempre para não empelotar e o suficiente para atingir uma consistência média.

REVISTALEIA.COM 30 DE SETEMBRO 2023 24 paladar DIVULGAÇÃO
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.