Edição 246

Page 1

não jogue este impresso em vias públicas / Compartilhe com seus amigos

ARTIGO

Roberto alexandre da Silva Bueno

peRSeGUiÇÃo polÍTiCa

página 04

“Quem nada nos acrescenta, nenhuma falta nos faz” Anahy D’amico, psicóloga

Foto: Divulgação

Roberto Alexandre da Silva Bueno Quando Alexandre veio me procurar na Secretaria de Cultura para fazer uma parceria cultural com o seu espaço, eu fiquei muito triste de não poder ajudar. Porque não tínhamos, e ainda não temos, uma estrutura governamental que apoie a vida cultural da cidade de Cachoeira Paulista, que segundo Alexandre “é uma cidade pequena e com um potencial muito grande para a cultura. Temos vários artistas que poderiam ser mais valorizados.” Concordo plenamente! Mas já que os governos não estão no momento suprindo esta necessidade básica de lazer e de cultura, temos que arregaçar as mangas e ir em frente. Ele está indo! Tem um espaço cultural muito agradável chamado Terraço, onde muitos de vocês já foram ver artistas de renome: Derico, Jane Duboc e tantos outros. E vimos lá a Maria Clara Ribeiro, o Rafael Vieira, o Marcelo Nanah, artistas da cidade a quem ele dá espaço e oferece parceria. Ele teve a ideia lá atrás, em 2001. “Eu era supervisor de vendas de uma revenda da AmBev (onde trabalhei por 10 anos) e foi assim que conheci muitos espaços; alguns culturais, outros não. Meu quintal era muito grande e pouco usado, portanto minha esposa e eu unimos o útil ao agradável. Ela é uma excelente cozinheira - e hoje a chef do nosso espaço - me perguntou: “Por que não montarmos um bar?” Pensei um pouco, meu dia a dia era visitar bares, não era bem isso o que eu imaginava. “Mas, um bar...?” Se tivesse sido um bar como qualquer outro, Alexandre talvez não tivesse seguido adiante com a ideia. Mas ali não é um lugar onde somente se vai para comer e beber. Ali se vai para se viver histórias! Podemos falar de cultura em um momento em que a inflação, o desemprego e a violência estão no centro das preocupações comuns? Em que as pessoas estão fechadas em suas casas com medo de um mal invisível? Sim, porque longe de nos desviar dos problemas reais, a arte pode nos ajudar a colocá-los em toda a sua extensão e a enfrentá-los com todos os recursos da alma e do espírito. A cultura não é somente uma distração banal; é uma dimensão da existência de cada um, que lhe dá sua plenitude. A exigência de “qualidade de vida” conduz necessariamente à cultura, que é a dignidade da vida. Está ausente da vida do maior número de pessoas, mas por isso mesmo é neste vazio, nesta ausência que precisa pousar! A cultura pode ser, segundo expressão de Jacques Duhamel, “o que é preciso para um dia de trabalho ser um verdadeiro dia de vida”. Hoje esse espaço que prestigia a cultura local e recebe artistas do Brasil todo está fechado. Mas assim que essa pandemia passar essa casa retomará esse trabalho cultural. E não vemos a hora! Para quem quiser conhecer um pouco a respeito, acesse a página do Alexandre e se delicie: https:// www.facebook.com/terracoacasadatruta. Júnia Botelho Homenagem Jornal Vale Vivo

Fotos: Ricardo Mendes/Jornal Vale Vivo

Dengue em Lorena ainda é motivo de preocupação

página 05

Criação do Mona Mantiqueira paulista gera dúvidas em guias turísticos página 07

Câmara de lorena abre Cpi para apurar denúncia de fraude em votação página 03

polÍCia MiliTaR RealiZa opeRaÇÃo RoMeiRo 2020 página 04

os números da Dengue na cidade de lorena em 2020 já ultrapassam os milhares de casos confirmados, de acordo com a prefeitura Municipal

Definido o pré-candidato à vice-prefeito de Silveiras na chapa de Guilherme Carvalho página 03

lorena dá início a estudo epidemiológico da Covid-19 página 04


Jornal Vale Vivo

02

05 a 18 de setembro de 2020

Opinião Editorial

A flexibilização continua Nos municípios do estado de São Paulo é sabido por todos o regime de flexibilização por cores que o governo anunciou no final de maio e por regiões também (total de 5), sendo a cor vermelha para alerta, sem liberação de atividades, passando pela laranja com liberação de algumas atividades, depois a amarela, verde e por fim a azul, a tão esperada cor azul (não por acaso considerada a cor da tranquilidade, da confiança). Pois bem, aqui na nossa região, no entorno do município de Lorena, as cidades estão em sua maioria na fase amarela, mas também já intercalaram algumas na fase laranja. Assim na fase amarela, já poderão ser abertas bares, restaurantes e salões de beleza, mas sempre seguindo as recomendações de distanciamento e outras pertinentes. Na terra da Padroeira do Brasil, não poderia ser diferente, e com a entrada na fase laranja, a prefeitura confirmou a reabertura da Feira Livre da cidade, considerado o maior comércio a céu aberto da região. Protocolos sanitários e demais exigências serão determinados pelo Poder Público, agora resta saber se as condições serão propícias para receber os milhares de turistas que visitam Aparecida do Norte e se as milhares de bancas que se amontoam na Av. Monumental, poderão atender com tranquilidade e principalmente segurança os fiéis que visitam a cidade.

TELEFONES NA PREFEITURA DE APARECIDA DO NORTE DESATUALIZADOS Essa semana por uma necessidade de serviço, fomos buscar informações junto à Prefeitura Municipal de Aparecida e ao tentar falar com os números de telefones da área da saúde no site oficial do Paço Municipal, veio a surpresa. “Não foi possível completar a sua ligação, por favor verifique o número e ligue novamente” (3104-4055) “Telesp informa, telefone temporariamente fora de serviço” (3105-9472) Por último, um dos telefones que no site consta como ESF de um determinado bairro da cidade, pasmem, é telefone residencial e, segundo a moradora que atendeu, há muito tempo esse número é de sua propriedade. Aí fica a pergunta, como o cidadão vai recorrer, em uma situação de emergência a um telefone que consta no site oficial da prefeitura de Aparecida, se uns não atendem ou sequer funcionam e outro é residência? Difícil para o munícipe não acham? Então prefeitura, vamos atualizar o site!!! POR FALAR EM ATUALIZAR O SITE Fica a dica para as outras cidades verificarem os dados constantes nas páginas oficiais, principalmente quanto aos nomes dos secretários e diretores, enfim, dos cargos comissionados. Em Lorena por exemplo, no site ainda está o nome do ex-secretário de Segurança, Carlos Adriany Lescura, bem como o do ex-secretário de Educação, Prof. Júlio Brebal. POR FALAR EM ATUALIZAR O SITE II Em outras cidades, as informações, ou melhor, a falta de informações é grande também. Em Cachoeira Paulista por exemplo, em uma busca no site, na relação das secretarias, algumas nem ao menos o nome do (a) secretário (a)

existe, será que está vago? Ou será que tem comissionado respondendo por 2 secretarias? Um super secretário? E quando tem o nome, falta informações sobre a atribuição da secretaria, além dos contatos para falar com o secretário. É muito descaso por parte do poder público a falta de informação, não?

tubro, portanto a menos de um mês. Fica a pergunta: Com o principal serviço que é a tão esperada ponte e o alargamento do vão atual, será que termina até 02 de outubro? Perguntar não ofende, mas que a população está preocupada, isso está!!!

POLÍTICA É UMA CAIXA DE SURPRESA MESMO Quem diria!!! Em Silveiras tudo caminhava para a disputa deste ano com o atual prefeito Guilherme Carvalho e o vice-prefeito João Loló. Apesar dos desencontros ocorridos há pouco tempo, houve conciliação posteriormente e era vida que seguia. Postagens nas redes sociais, elogios aqui e acolá, porém...em um determinado dia, alguém achou que seria ideal fazer uma pesquisa na cidade para ouvir da população, quem deveria ser o vice ideal para disputar as eleições desse ano (aqui um parênteses, segundo experientes políticos, esse tipo de pesquisa é inédito). Aí o cenário mudou completamente, dos experientes políticos que constavam na lista, o mais jovem de todos, levou a melhor. É a juventude surpreendendo e prometendo. NATUREZA PEDE SOCORRO... Moradores da Rua José Antônio, no bairro da Cabelinha em Lorena estão pedindo encarecidamente que a prefeitura municipal faça alguma coisa em relação a esta árvore localizada na calçada em frente a uma residência de número 192. De acordo com munícipes, seria interessante um agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente fazer uma vistoria e realizar um laudo sobre o estado atual da árvore. ... E OS MORADORES TAMBÉM Segundo relatos, há suspeita de envenenamento e os sinais de maus tratos com a árvore é evidente. Sinais de queimado no caule da árvore e de cortes estão visíveis. A poda realizada na árvore também é questionada e outro problema que estão enfrentando é o excesso de formigas enormes que estão invadindo as casas, provenientes da árvore, segundo relatos.

SERÁ QUE AGORA VAI!? Na segunda quinzena do mês de maio, publicamos o início das obras de contenção de margem e construção de ponte sobre o Rio Mandi que divide os bairros Santa Edwiges e Vila Geny, na cidade de Lorena. A previsão, segundo placa no local das obras, é para o dia 02 de ouJornal Vale Vivo CNPJ: 13.463.982/0001-08 Lorena - SP Departamento Comercial: Ricardo Mendes: (12)98895-1500

Expediente

Jornalista Responsável: Maria A.F.B. Matias MTB:68.138 Diagramação: Rafael Gomes de Andrade (12) 99186-3127 / 98140-1119

Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Comarca de Lorena, n° 25, página 028, Livro B-1

Faro Fino Distribuição quinzenal nas cidades: Lorena, Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Piquete, Potim, Roseira, Silveiras, Pindamonhangaba.

Tiragem: 6.000 exemplares

As opiniões e conceitos emitidos nos artigos assinados, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

www.jornalvalevivo.com.br contato@jornalvalevivo.com.br


05 a 18 de setembro de 2020

Jornal Vale Vivo

03

Política

Projeto de Lei 2998/19, de autoria da Deputada Federal Renata Abreu, (PODEMOS), propõe tornar crime qualificado o homicídio de guardas e agentes municipais de trânsito.

Felipe Rodrigues Freelancer feliperodrigues@jornalvalevivo.com.br

D

ois dias após a Câmara discutir e aprovar alteração na lei de Parceria Público-Privada (PPP), o Prefeito Fábio Marcondes (Sem partido) acusa vereadores de fraudarem a segunda votação. Diante disso, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi aberta para apurar o que de fato aconteceu e a sessão extraordinária anulada. Entre ofensas e troca de farpas, autoridades dos poderes Legislativo e Executivo revelam que irão à Justiça por seus direitos. Toda a polêmica começou na noite de segundafeira (24) durante a sessão na Câmara Municipal de Lorena. Em duas votações, os vereadores aprovaram por 9 votos a 5 o projeto de lei Nº 40/2020, que faz alteração na lei que autoriza o poder executivo, através de processo licitatório, a fazer concessão do serviço público, no modelo de PPP. Entretanto, nos minutos finais, antes da segunda votação, algo chamou a atenção. Às 23h10m25s o Presidente da Casa, Maurinho Fradique (MDB) convoca o vereador Anderson Aparecido Pinto, o Careca da Locadora (PSDB), a comparecer ao plenário. Após esperar quase três minutos o painel eletrônico, em transmissão ao vivo, é mostrado registrando a presença do vereador solicitado. Sendo também o primeiro a votar, resultando no mesmo placar de antes. A votação é eletrônica e feita por tablets. Para ter acesso é preciso fazer um login com senha. Ao perceber a ausência do colega parlamentar no plenário, Marquinhos da Colchoaria Ramos (DEM), líder do governo, questiona

se Careca da Locadora estaria de fato presente. Em resposta, ele é informado que o vereador estava no corredor ao lado. Devido a este fato, a Prefeitura através de um ofício solicitou as imagens do Centro de Operações Integradas (COI) de vias próximas à Câmara. Na filmagem é possível ver que o vereador Careca chegou ao legislativo às 18h44m30s

e depois saiu com o carro às 23h02m23s, ou seja, antes mesmo de encerrar a sessão e concluir a votação. Todo o fato foi revelado e narrado por Marcondes em uma entrevista de rádio dois dias após. Na ocasião o prefeito relatou que o caso se trata de “uma formação de quadrilha... Quadrilha de malandros, fora da lei que dominam a Câmara Municipal de Lorena”. Ele

informou que um ofício foi encaminhado ao Legislativo e o Ministério Público notificado. Na quinta-feira (27), durante a 29ª Sessão Ordinária foi instaurada uma CPI para apurar o que de fato ocorreu com a votação. Procurado, o Presidente da Câmara, Maurinho Fradique, não respondeu nossos e-mails, mas na tribuna, afirmou que tomará as 

Arquivo Jornal Vale Vivo

Câmara de Lorena abre CPI para apurar denúncia de fraude em votação

Ver. Careca Locadora

Definido o pré-candidato à vice-prefeito de Silveiras na chapa de Guilherme Carvalho Da Redação

contato@jornalvalevivo.com.br

Às vésperas da convenção municipal do partido do atual prefeito municipal de Silveiras, Guilherme Carvalho, a expectativa em relação ao nome do vice-prefeito encerrou-se na última segunda-feira, 31. O atual vereador Matheus Mota, PSDB, foi anunciado para compor a chapa com o atual prefeito da cidade do município. A escolha foi decidida através de uma pesquisa popular. Concorreram ainda para a vaga de vice-prefeito, os atuais vereadores Pedro Paulo (PTB); Pedro Cirilo (PSD); Sidney Ferreira (PSDB); o atual vice-prefeito João Loló, o ex-prefeito Zé Hélio e o comer-

ciante e presidente do Sindicato Rural, Decinho. O vereador Matheus Mota foi eleito nas elei-

ções de 2016 para seu primeiro mandato com 143 votos e é o vereador mais jovem da atual legislatura,

com 26 anos. Para a nossa reportagem, o edil manifestou alegria por ter sido escolhido para disputar as eleições com o atual prefeito. “Fico feliz por seguir agora como vice, ganhando as eleições pretendo continuar sendo quem eu sou, não mudarei meu trabalho, junto com o Deputado Federal Capitão Derrite e o Deputado Estadual Coronel Telhada vamos juntos fazer o melhor para cidade de SILVEIRAS”, destacou Mota. A convenção municipal que oficializa os nomes para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores para as eleições de 2020, estava marcada para essa sexta-feira, 04, após o fechamento desta edição que ocorreu na quintafeira, 03.

Confira o calendário eleitoral para 2020 Resolução do TSE, aprovada em sessão administrativa na quintafeira (13), estabelece o novo calendário eleitoral. Confira algumas datas nessa edição: 31 de agosto a 16 de setembro: realização de convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos. As convenções podem ser feitas de forma virtual; 26 de setembro: Último dia para os partidos políticos e as coligações apresentarem à Justiça Eleitoral, até as 19h (dezenove horas), o requerimento de registro de seus candidatos, sendo possível a transmissão via internet até as 8h

(oito horas) (Lei nº 9.504/1997, art. 11, caput); 26 de setembro: Último dia para que os partidos providenciem a abertura de conta bancária específica destinada ao recebimento de doações de pessoas físicas para a campanha eleitoral; 27 de setembro: Início da Propaganda Eleitoral, inclusive na internet; Na próxima edição informaremos outras datas a partir de outubro. Fonte: http://www.tre-sp.jus.br/

 medidas cabíveis para apurar possíveis irregularidades. Além disso, declarou nula a Sessão Extraordinária subsequente ocorrida na segunda-feira (24). Para o Jornal Vale Vivo, o vereador Careca da Locadora explicou os motivos que levaram a sua saída repentina da Câmara. “Às 22h45, mais ou menos, recebi uma ligação da minha esposa informando que o caso do meu pai, internado há cerca de 70 dias, havia agravado. Neste momento eu saí da sessão e fui para a casa, pois fiquei muito preocupado. Saí dez minutos antes do encerramento da sessão”. Ele informa que logo após houve uma sessão extraordinária subsequente que votaria em segundo turno o projeto 40/2020. “Na primeira vez eu havia votado favorável. Porém, nesta segunda eu não estava presente, mas foi computado meu voto, sendo que eu não passei minha senha para nenhum outro vereador votar em meu lugar” afirmou. Devido a isso, ele pediu a troca de sua senha. “Solicitei ao Sr. Presidente da Casa que tomasse as providencias. Dentre essas o cancelamento da votação e também a abertura de uma CPI para investigar o que aconteceu” completou afirmando que teve todos os pedidos aceitos. Sobre as declarações do prefeito, ele afirmou que vai entrar com uma ação. “Estaremos buscando, junto ao corpo jurídico, através da lei para que ele apresente provas sobre suas declarações pesadas”. Por fim, Careca da Locadora espera que tudo seja esclarecido. “Sempre fui bem transparente. Todas as medidas necessárias que precisavam ser tomadas eu tomei. E hoje tenho a certeza de que esse fato, isolado, vai ser apurado e colocado as claras à população” finalizou.


Jornal Vale Vivo

04

05 a 18 de setembro de 2020

Geral

Polícia Federal apura indícios de desvio milionário no Dnit https://t.co/s4MmgrE2Uv?amp=1

Então tá

Regina Paula da Rocha Faria

PERSEGUIÇÃO POLÍTICA Segundo o Desembargador João Câncio: “No momento em que alguém passa a exercer um cargo público, em especial um cargo de relevo político e de destaque no âmbito municipal, como o ocupado pelo prefeito, os atos praticados no exercício do mencionado cargo passam a interessar a toda uma coletividade e, dessa forma, podem ser alvo de críticas e ataques”. A classe política no Brasil, salvo raríssimas exceções, não desfruta de prestígio entre a população. Embora eles cheguem ao poder através do voto, ou seja, é o voto da maioria dos eleitores que os coloca no poder, logo que são empossados e elevados à categoria de ‘autoridades’, não são poucos os que assumem atitudes majestáticas, embora não tenham nada de elevado, de nobreza ou generosidade. É de Abraham Lincoln a frase: “Se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.” E é a pura verdade. Quando investidos do poder, certos políticos adquirem um comportamento de seres infalíveis, quase papas, que tinham a prerrogativa de não errar e de excomungar quem ousasse confrontá-los. Mas até os papas, de uns tempos para cá, já não conseguem ameaçar ninguém e até já pediram desculpas por tantos erros. E esses políticos que se julgam acima dos pobres mortais, vivem cercados por um séquito de bajuladores, de pessoas fingidas e interesseiras, que são atraídas pelo poder, que são capazes de inflar o ego do político, fazendo com que ele acredite que é um exemplo de perfeição. E eles acreditam! E realmente são perfeitos - perfeitos idiotas. O mandato um dia acaba e o poder vai junto e com ele os puxa-sacos também desaparecem. Eles vão bajular os poderosos de plantão que aceitam esses lambe-botas. Onde a prepotência dos dirigentes prevalece é comum existir um bando de subservientes medíocres, que desempenham o papel de assessores, de vaquinhas de presépio que nunca vão servir de bons conselheiros. Pessoas que tenham pontos de vista diferentes serão sempre consideradas opositores e não estarão livres de sofrerem represálias e perseguições. A perseguição política é uma das formas mais covardes que usam os que estão no poder e fazem política com o fígado para pressionar e prejudicar as pessoas. É muito citada esta frase atribuída a Getúlio Vargas: “Aos amigos tudo, aos inimigos a lei.” Mas a ira dos poderosos nem sempre é freada pela lei. Tanto que também de Vargas a frase: “A lei, ora a lei.” Getúlio Vargas tem seu lugar na História como Pai dos Direitos Trabalhistas, mas também é lembrado como ditador, chefe de um governo que fez inúmeras alianças espúrias, prisões ilegais, torturou e executou adversários políticos, que suspendeu os direitos e garantias individuais. Com isso as perseguições políticas passaram a ser prática de governo, culminando com o fechamento do Congresso. Durante a ditadura Vargas, 35 mil pessoas foram presas por motivos políticos, entre elas muitos artistas e intelectuais, como Graciliano Ramos, que relatou esse período no seu livro ‘Memórias do Cárcere’. O poder torna-se perigoso quando extrapola os limites da lei e da ética e, segundo Montesquieu, o melhor meio de impedir que o poder corrompa é estabelecer limites e dividi-lo. É o que tenta fazer o regime dos três poderes num governo democrático, que propõe o equilíbrio do poder entre Executivo, Legislativo e Judiciário, no qual os representantes são eleitos pelo povo, com exceção do Judiciário, que são escolhidos através de concurso público. Na teoria isso é ideal, mas na prática, o equilíbrio pretendido é dificilmente atingido, porque o ideal cai por terra quando entra em cena a corrupção. E isso acontece quando o Executivo consegue manipular o Legislativo, que passa a ser uma sua extensão. Ou quando o Legislativo exerce oposição cega do Executivo, tornando-se seu adversário. Nos dois casos, o bem comum e a imparcialidade são postos de lado. Para finalizar vou lembrar aquela conhecida frase de Maquiavel: “Os fins justificam os meios.” É essa a teoria adotada por políticos para se manterem no poder. Para conquistar o poder eles fazem promessas que não pretendem cumprir, e para permanecerem, usam e abusam do poder. *São governantes que serão temidos e nunca serão amados. *

Secretaria de Saúde do município de Lorena dá início a estudo epidemiológico nos bairros com maior índice de casos de Covid-19

A

Secretaria de Saúde iniciará, a partir deste sábado (05), um estudo epidemiológico por testagem amostral nos bairros com maior índice de casos positivos e suspeitos de

Covid-19. A testagem será realizada aos sábados, e ao final do estudo epidemiológico de cada bairro, a Secretaria de Saúde publicará os resultados na página eletrônica oficial do Município.

Os bairros são: Vila Passos; Bairro da Cruz; Vila Nunes; Industrial e Santa Edwiges. Mais informações em: www.lorena.sp.gov.br/coronavirus Fonte: Comunicação Social

Polícia Militar realiza operação Romeiro 2020 A Polícia Militar realizará Operação Romeiro, nas cidades de Aparecida,

Cachoeira Paulista e Guaratinguetá, com início em 05 de setembro e término em

13 de dezembro. Neste período, o policiamento será intensificado, havendo reforço das unidades territoriais e especializadas da Polícia Militar da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, incluindo o Grupamento Aéreo de São José dos Campos (BRPAe), o Corpo de Bombeiros, Policiamento Rodoviário Estadual e o Policiamento Ambiental. A Polícia Militar atuará de forma ostensiva, com vistas à segurança dos visitantes. Fonte: COMUNICAÇÃO SOCIAL DO 23º BPM/I


05 a 18 de setembro de 2020

Jornal Vale Vivo

Campanha: Quem está na linha de frente para cuidar de nossas vidas merece todos os elogios - https://t.co/N1GOfFQebm?amp=1

05

Cidades

Dengue em Lorena ainda é motivo de preocupação Da Redação

contato@jornalvalevivo.com.br

O

s números da Dengue na cidade de Lorena em 2020 já ultrapassam os milhares de casos confirmados, de acordo com a Prefeitura Municipal. Segundo informações da Assessoria de Comunicação, o município possui 3.225 casos confirmados desde o começo do ano, o último balanço é do dia 26 de agosto. O Departamento de Controle de Vetores da Vigilância Epidemiológica segue realizando as visitas casa a casa, observando os protocolos de biossegurança em prevenção à Covid-19 como manter distanciamento social e não entrar no interior das casas (apenas ambientes abertos). A prefeitura orienta o cidadão a atuar como fiscal de seu próprio imóvel e vizinhança, bem como promover a eliminação

dos possíveis focos de Aedes Aegypti, mantendo a caixa d’água fechada; colocar areia nos pratos de plantas até a borda; jogar, diariamente, água sanitária nos ralos; guardar garrafas vazias de cabeça para baixo, bem como jogar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água, entre outros cuidados. Ao presenciar possíveis focos de Dengue em locais não acessíveis, como terrenos abandonados, casas desocupadas, a prefeitura orienta para que o munícipe faça denuncia, que deve ser feita pessoalmente à Vigilância Sanitária, que fica na Secretaria Municipal de Saúde - Rua Benedito Marcondes de Moura Sobrinho, 38. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Confirmado a denúncia através de fiscalização, é lavrado auto de infração ao proprietário para que tome

as devidas providências, podendo ser finalizado em advertência até multa, que varia de acordo com a gravidade da situação, tamanho do terreno e reincidência. Números divergentes De acordo com números do governo do Estado, em Lorena foram 5.711 casos notificados e 4.909 casos adquiridos no município (autóctones) até o final do mês de julho, dados fornecidos pelo Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” que podem ser conferidos no link: http://www.saude.sp.gov.br/. Nesse mesmo período as cidades com quantidade populacional semelhante ou maior do que Lorena, contam com números mais modestos, a exemplo de Cruzeiro (3.168 casos confirmados), Guaratinguetá (3.125 casos), Pindamonhangaba (1.911 casos autóctones) e Taubaté com

população estimada em mais de 317 mil habitantes (IBGE), registra 2.129 casos, de acordo com dados do Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”. Municípios menores

De acordo com levantamento do Jornal Vale Vivo, cidades menores da Região Metropolitana do Vale do Paraíba também tiveram registros, como Cachoeira Paulista com 1.140 notificações até o dia 02 de setembro, sendo 644 descartados Ricardo Mendes Jornal Vale Vivo

Funcionário da Secretaria de Saúde de Lorena lança larvicida no Rio Mandi para combater as larvas do mosquito

e 496 casos positivos. Canas notificou 204 casos, sendo 106 positivos e, desse total, 43 autóctones (dados de 31 de agosto). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Potim, o município registrou até o mês de agosto, 2.093 notificações de dengue, sendo 2.076 positivos. A prefeitura municipal reforça que os trabalhos contra a dengue continuam sendo realizados no município e pede para que os munícipes façam vistorias em suas casas a fim de evitarem os criadouros do mosquito transmissor da dengue. A cidade de Piquete registrou até final de agosto, 173 casos autóctones e 5 importados. O município de Silveiras notificou 72 casos, sendo 53 descartados e 19 confirmados. Até o momento em Aparecida foram 912 casos notificados, 695 autóctones, sendo 09 importados e 208 negativos.

Saúde emergencial em questao: equilibrio físico x emocional O atual cenário da covid19 trouxe inúmeras mudanças para as nossas realidades cotidianas. Fomos orientados a mudar nossas rotinas, modos de vida e lazer diante de um vírus invisível que ja levou inúmeras vidas. Todos os cuidados e protocolos repassados pelas mídias, vigilancias epidemológicas e ministério da saúde ajudaram nos cuidados físicos e de contato social para que o vírus não se propa-gasse ainda mais. Orientaçãoes extremamente importantes no que tange o contato físico-social. Se-guimos as orientaçoes e caminhos neste cenário a mais de 100 dias. No entanto uma

reflexão me in-daga: cuidamos tanto do físico , mas como anda a nossa saúde emocional? O sentimento de medo, desesperança, ansiedade, dúvidas ainda permeia o interior de muitas mentes e famílias. As incertezas tem gerado quadros de depressão, problemas neurológicos e preocupações exessivas. O sentido da vida deve ser trabalhado paralelamente aos cuidados físicos. Necessário se faz um equilibrio entre nossa saude física e emocional, pois isso garantirá o exito no enfrentamento a covid 19. Assistencia psicólogica, espiritual, grupos de reflexão são extremamente importantes para os cuidados do nosso eu interior, e

quanto mais preparados emocionalmente, melhores fisicamente nós estaremos nesta luta. Que os protocolos sejam seguidos a risca, pois ainda estamos num momento crucial da transmissão do vírus no Brasil, mas não esqueçamos de cuidar da nossa mente , do nosso emocional, do nosso eu interior. O equilibrio físico-emocional tornará mais leve as nossas rotinas e seguiremos com mais espe-rança, coragem e fé. Frei Bartolomeu Schultz - Gerente administrativo Santa Casa de Misericórdia de Aparecida


Jornal Vale Vivo - Publicação Legal

06

Arquivo 4

Arquivo 1

Arquivo 5

Arquivo 2 ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS DE LORENA 1. APRESENTAÇÃO 1.1 CONCEITO A ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS DE LORENA, denominada ADEFIL, instituída nos termos de escritura pública, é entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, com sede e foro na Cidade de Lorena, Estado de São Paulo, à Rua Tiradentes 140 A, Cidade Industrial, CEP 12.609-380 e devidamente inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o número 60.130.036/0001-11. A entidade ainda possui uma subsede, situada na Cidade de Lorena, Estado de São Paulo, a Rua Alferes José Pedro Lorena 280, Parque Mondesir, CEP 12.609-020, devidamente inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o número 60.130.036/0002-00. Constituem objetivos da ADEFIL atender pessoas com deficiência física, imunodeprimidos, convalescentes e com mobilidade reduzida, procurando de todas as formas, através de seus profissionais, assistir e recuperar todos aqueles que dê certa forma necessita de cuidados, trabalhando em prol dos mesmos com o intuito de proporcionar melhores condições de qualidade de vida. 2. DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Foram elaborados nesta estrutura de demonstrações, o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Resultados do Exercício, dos quais serão apresentados valores de ATIVO, PASSIVO, RECEITA E DESPESA. Importante destacar que os valores citados nestes relatórios, comprova a aplicação dos recursos recebidos para os fins indicados, ressalvando que o profissional de contabilidade trabalha com informações e elementos fornecidos pela entidade. 2.1 BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é a peça contábil que pertence ao conjunto de Demonstrações Financeiras da Entidade. Consiste na apresentação dos saldos de todas as contas da contabilidade da Instituição em uma época pré-determinada, disposto em forma padronizada, com a finalidade de permitir, a quem o analisa, uma visualização rápida da posição econômica financeira dessa Entidade, expressa em valores monetários. Evidencia de forma quantitativa e qualitativa a posição patrimonial e financeira da Instituição. É composto de duas partes distintas que se harmonizam num conjunto próprio: ATIVO E PASSIVO. 2.1.1 ATIVO No Ativo são classificadas todas as contas que representam BENS, DIREITOS E VALORES a receber da entidade, estão divididos em Ativo Circulante e Não Circulante. 2.1.2 PASSIVO No Passivo são classificadas todas as contas que representam, nesse caso, o patrimônio líquido e resultado apurado do exercício da entidade, representado pelo Passivo Não Circulante.

Arquivo 3

Arquivo 7

05 a 18 de setembro de 2020 Arquivo 6 3. NOTAS EXPLICATIVAS 3.1 RECEITA A ADEFIL em seu ano de 2019 iniciou suas atividades com um saldo de caixa no valor de R$ 12.662,36 (Doze Mil, Seiscentos e Sessenta e Dois Reais e Trinta e Seis Centavos) referente ao resultado de exercício do ano anterior (2018). Somado aos recursos e doações recebidos de terceiros no valor total de R$ 27.038,46 (Vinte e Sete Mil, Trinta e Oito Reais e Quarenta e Seis Centavos) e ao Recurso Público recebido no valor de R$ 423.052,44 (Quatrocentos e Vinte e Três Mil, Cinquenta e Dois Reais e Quarenta e Quatro Centavos), resultou-se uma RECEITA no valor de R$ 462.753,26 (Quatrocentos e Sessenta e Dois Mil, Setecentos e Cinquenta e Três Reais e Vinte e Seis Centavos). Importante lembrar que são recursos privados e públicos recebidos entre o período de 01 de Janeiro de 2019 a 31 de Dezembro de 2019; 3.2 DESPESA Foram relacionados neste tópico tudo aquilo que de um modo geral é considerado GASTO, isto é, classificadas como DESPESAS OPERACIONAIS, gerando um valor total de R$ 438.704,24 (Quatrocentos e Trinta e Oito Mil, Setecentos e Quatro Reais e Vinte e Quatro Centavos), juntamente com os recursos devolvidos ao Órgão Convenente, classificadas como DESPESAS NÃO OPERACIONAIS no valor de R$ 5.496,66 (Cinco Mil, quatrocentos e noventa e seis reais e sessenta e seis centavos). Somadas as Despesas, temos um total de R$ 444.200,90 (Quatrocentos e Quarenta e Quatro Mil, Duzentos Reais e Noventa Centavos). Como podemos observar neste demonstrativo, o resultado de exercício do período revela uma situação favorável, onde as receitas são maiores que as despesas, gerando assim um superávit de R$ 18.552,36 (Dezoito Mil, Quinhentos e Cinquenta e Dois Reais e Trinta e Seis Centavos). Vale lembrar que os termos SUPERAVIT E DÉFICIT são direcionados a todas as Empresas Públicas de um modo geral, bem como as Instituições sem fins lucrativos, aqui no caso, a ADEFIL. 3.3 DAS DISPONIBILIDADES O montante das disponibilidades que será transferido de 2019 para 2020 serão de R$ 18.552,36 (Dezoito Mil, Quinhentos e Cinquenta e Dois Reais e Trinta e Seis Centavos). 4. ATIVO PERMANENTE O Ativo Permanente foi diminuído no valor de R$ 39.198,74 (Trinta e Nove Mil, Cento e Noventa e Oito Reais e Setenta e Quatro Centavos) em relação ao ano de 2018, em função da depreciação anual. 5. DAS ORIGENS, APLICAÇÕES DOS RECURSOS E DIRETRIZES ADOTADAS As principais diretrizes e critérios adotados na elaboração deste Balanço de 2019 foram aplicadas com observância no Estatuto da ADEFIL.


05 a 18 de setembro de 2020

Jornal Vale Vivo

07

Geral

Consulta Pública “Volta às Aulas Presenciais” na cidade de Lorena. Vote!!! https://forms.gle/t7zaRSuJaFGzFXrR7

Criação do MoNa Mantiqueira Paulista gera dúvidas em guias turísticos Felipe Rodrigues Freelancer feliperodrigues@jornalvalevivo.com.br

R

eceios, incertezas e questionamentos têm sido comuns, tanto em produtores rurais quanto em outras categorias, por conta da criação do Monumento Natural Mantiqueira Paulista, nos municípios de Piquete e Cruzeiro. Eles pedem mais informações e Audiências Públicas para discutir o projeto que vem sendo feito pela Fundação Florestal desde o ano passado.

O Presidente da Associação de Montanhismo Marins Itaguaré (A.M.M.I), Ismael Oliveira, é guia de grupos desde 2009, mas sua experiência no Pico dos Marins vem muito antes disso. Ele revela que no projeto do MoNa há pontos interessantes, mas que também há outros que o deixa preocupado. “Pelo papel está bem legal, tirando a parte de mineração e a monopolização da montanha. Pena que o objetivo seja outro” contou. Entretanto, afirma que o monumento paulista não será tão útil

AVISO DE LICITAÇÃO - REGISTRO DE PREÇOS Nº026/2020 O Município de Roseira/SP torna pública a abertura do processo licitatório na modalidade registro de preços, que será realizado no dia 18/09/2020, às 09:00 h, tendo como objeto aquisição de teste rápido para detecção de anticorpos IGG/IGM para COVID-19. A íntegra do edital de licitação pode ser obtida na Prefeitura Municipal de Roseira, na Praça Santana,201-Centro-Roseira ou pelo site www.roseira.sp.gov.br, link licitações/registro de preços, informações pelo e-mail:licitacoespmroseira@hotmail.com. Roseira, 02 de setembro de 2020.Luís Henrique Caltabiano-Pregoeiro EXTRATO DE CONTRATO - REGISTRO DE PREÇOS CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ROSEIRA CONTRATADO: POSTO ARCO ÍRIS DE ROSEIRA LTDA. - CNPJ Nº43.667.922/0001-60 VALOR : R$ 1.837.158,75 (UM MILHÃO, OITOCENTOS E TRINTA E SETE MIL, CENTO E CINQUENTA E OITO REAIS, SETENTA E CINCO CENTAVOS) OBJETO:AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEL, CONFORME TERMO DE REFERÊNCIA DATA DA ASSINATURA: 03/09/2020 VIGÊNCIA DO CONTRATO: 12 MESES PROCESSO Nº1527/2020 - PREGÃO Nº025/2020 PREFEITO MUNICIPAL:JONAS POLYDORO PREGOEIRO:LUÍS HENRIQUE CALTABIANO ROSEIRA, 03 DE SETEMBRO DE 2020. EXTRATO DE HOMOLOGAÇÃO - REGISTRO DE PREÇOS PREFEITURA MUNICIPAL DE ROSEIRA PREGÃO Nº025/2020 - PROCESSO - N°1527/2020 OBJETO: AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEL, CONFORME TERMO DE REFERÊNCIA EMPRESA VENCEDORA: POSTO ARCO ÍRIS DE ROSEIRA LTDA. ITENS: 01,03,05 E 07, PERFAZENDO UM TOTAL DE R$ 1.837.158,75 (UM MILHÃO, OITOCENTOS E TRINTA E SETE MIL, CENTO E CINQUENTA E OITO REAIS, SETENTA E CINCO CENTAVOS). DATA DA ASSINATURA DA HOMOLOGAÇÃO: 02/09/2020 PREFEITO:JONAS POLYDORO PREGOEIRO:LUÍS HENRIQUE CALTABIANO ROSEIRA, 02 DE SETEMBRO DE 2020.

para o controle de montanhistas em trilhas de terras mineiras. Para Ismael, o Artigo 12 da Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC (LEI Nº 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000) requer cuidados e bastante atenção. De acordo com esta legislação, Monumento Natural tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. Entretanto, o segundo parágrafo aponta que “Havendo incompatibilidade entre os objetivos da área e as atividades privadas ou não havendo aquiescência do proprietário às condições propostas pelo órgão responsável pela administração da unidade para a coexistência do Monumento Natural com o uso da propriedade, a área deve ser desapropriada, de acordo com o que dispõe a lei”. O montanhista se solidariza e apoia a causa dos produtores rurais, já que cuidam do local e estão na zona de amortecimento do projeto. “Sou desfavorável à tomada de propriedades e a favor que todos tenham autonomia para agir de uma forma ordenada junto às instituições ambientais” contou. Na última reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), que ocorreu virtualmente por conta da pandemia, membros da Fundação Florestal chegaram a garantir que não haverá desapropriação. Assim como o guia turístico Gean Gonçalves, que trouxemos na edição passada, Ismael Oliveira afirma que não ficou saben-

Divulgação A.M.M.I

Ação de conscientização no Pico dos Marins do da Audiência Pública que aconteceu em Cruzeiro no fim do ano passado. “Muitos proprietários também não foram convidados formalmente. Isso não é constitucional! Falta mais assembleias e diálogos em relação ao projeto” concluiu. Ele é a favor que haja mais reuniões e principalmente audiências para que a população e outras categorias sejam ouvidas e dúvidas esclarecidas. “Por que muitos proprietários não receberam convite para convenções? Como vão controlar os acessos? Que instituição ficará à frente desse Mona? Como vão investir o dinheiro?” questionou o guia. Sobre dúvidas e sugestões, de acordo com a Fundação Florestal, podem ser

feitas pelo e-mail monamantiqueira@fflores tal.sp.gov.br Associação de Montanhismo Marins Itaguaré (A.M.M.I) A A.M.M.I vem realizando trabalho de conscientização e manutenção na montanha. No último fim de semana, os membros Ricardo Oliveira e Robson Campos ensinaram turistas que estavam no Pico do Marins a descartarem corretamente o lixo que produziram durante a visita. Mais de 60 pessoas foram conscientizadas na ação que resultou em quatro sacolas de descartes. Além disso, entre os dias 09 e 12 de outubro, a associação realizará um trabalho voluntário de manutenção por toda

a montanha. Com o tema “Mutirão Montanhista de Protetores da Mantiqueira” o intuito é subir uma quantidade significativa de pessoas por quatro vias (Marins, Marinzinho, Itaguaré e Pedra Redonda) e fazer uma limpeza geral do que encontrar de lixo pela frente. A concentração será às 9h da manhã na Base Refúgio Marins, onde irão passar o planejamento e dividir as equipes. Além disso, nos dois primeiros dias haverá palestras de conscientização em prol da natureza com membros da A.M.M.I. Para voluntários interessados, há outras informações e é possível encontrar nas redes sociais da associação. Instagram: @associacao.m.m.i


08

Jornal Vale Vivo

05 a 18 de setembro de 2020


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.