JORNAL OPA! JANEIRO 2012

Page 1

Cinema 2012: o que vêm por aí Pág. 4

www.jornalopa.com.br @jornalopa

de_verão Porto Alegre, Janeiro de 2012

Edição 18


Jornal Opa! Janeiro de 2012

Pense Nisso> Em terra de bêbado, álcool gel é patê.

Listamos alguns pontos onde você encontra o Opa! Porto Alegre Reminsul Informática

Capa

(Andrade Neves, 89)

Parabenizo o Opa! pela belíssima matéria de capa (edição de dezembro), além de bem escrita, com bastante informações é um tema pertinente a ser tratado com o público jovem. Maria Inês – Porto Alegre

UFRGS (Biblioteca Central e RU)

ESADE (Luiz Afonso, 84)

Faculdade Senac Tecnologia

Estreia

(Coronel Genuíno, 130)

Muito bom para o Jornal Opa! ter como colunista a Diza Gonzaga. O trabalho dela é algo maravilhoso e merece destaque. Pedro Diniz – Porto Alegre

Faculdade Senac ( Coronel Genuíno, 358)

FAQI (Av. Júlio de Castilhos 435)

Senac Informática

Zona (sul)

Peguei o Jornal Opa! em uma banca da Cidade Baixa, achei interessante e quero sempre ler. A minha sugestão é que ele possa circular na Zona Sul de Porto Alegre. Carine – Porto Alegre

Humor

O humor do jornal é sensacional, consegue ser ácido e leve ao mesmo tempo. Bruno Ortiz – Porto Alegre

(Av. Venâncio Aires, 93)

Pampa Burger (Av. Venâncio Aires, 57)

Após importar lixo, o Brasil exporta... Michel Teló O cantor com a sua música “Ai Se Eu Te Pego”, foi o vídeo mais visto na Espanha em 2011.

Casa Azul Hostel (Rua Lima e Silma, 912)

Banca CRT (Salgado Filho / Borges)

Banca Buenos Aires (Lima e Silva/Sarmento Leite)

Banca Luiz Afonso (Luiz Afonso/José do Patrocínio)

Banca da República (Rua da República, 21)

Vida, o verdadeiro compromisso “Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...” Os versos desta canção que já foi hino de uma geração são muito bem-vindos e apropriados para esta época em que as esperanças se renovam com a chegada de um novo ano, tempo de se reavaliar atitudes, repensar comportamentos. 2011 foi o primeiro ano de uma Década de Ação pela Segurança no Trânsito, instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), que tem como objetivo de frear e reduzir a violência no trânsito que tem ceifado mais de um milhão e trezentas mil vidas no mundo todos os anos. Estamos tão acostumados com a urgência que a vida às vezes nos impõe que, ao final de cada ano, reproduzimos comportamentos apressados e por vezes agressivos. Na correria e na ânsia de darmos conta de tudo, acabamos esquecendo o que é fundamental: a VIDA. Afinal, o me-

lhor presente é ter por perto quem amamos. A urgência deveria estar em termos tempo uns para os outros, olhar nos olhos, ouvir, cuidar... Ainda nos emocionamos em frente à TV com o comercial que resgata os verdadeiros valores como a união, o amor, a solidariedade, a família... Precisamos, como na canção, fazer acontecer e não esperar que só em datas especiais esses valores façam parte do nosso cotidiano. Poderíamos fazer um balanço do ano que passou e constatarmos que a violência no trânsito não tem dado trégua, mas prefiro falar de vida e de atitudes que podem fazer a diferença para mudar esta realidade e concretizar a mensagem que marca esta Década: “Juntos podemos salvar milhões de Vidas”. Seja bem-vindo 2012, e que a Vida seja o verdadeiro compromisso de todos nós! Diza Gonzaga é Presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga @dizagonzaga

Video locadora Classe A (Borges de Medeiros, 962)

Cia do Vídeo ( Lima e Silva, 165)

CIEE (Borges de Medeiros, 328, 13° andar)

Lojas X-10

Tom no Grammy

(Galeria Malcom e Rua da Praia Shopping)

A 54° edição de Grammy homenageará ninguém mais, ninguém menos que nosso brasileiríssimo Tom Jobim. A cerimônia está marcada para o dia 12 de fevereiro.

Faccentro (Marechal Floriano, 185, 3° andar)

PUCRS (Famecos e DCE)

Fabico (Rua Ramiro Barcelos, 2705)

ESPM (Prédio C)

Casa da Traça (Independência, 450)

Academia Central (Marechal Floriano, 199)

Academia Anatomic (Luiz Afonso, 106)

Academia Sul Runner (General Lima e Silva, 736)

São Leopoldo: Academia SESC São Leopoldo (Rua Marquês do Herval, 784)

Brasil é o quinto em mortes no trânsito Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil tem o quinto maior número de mortes no trânsito do mundo. O país está atrás apenas de Índia, China, EUA e Rússia. As mortes nas vias cresceram em média 7% ao ano desde 2004. Em 2010, foram mais de 40 mil - maior registro do Ministério da Saúde em 15 anos.

UNISINOS (Prédio 3 e central)

Faculdade EST ( Amadeo Rossi, 467)

Canoas: ULBRA (DCE e Prédio 11)

UNIRITTER (DCE, RU e Biblioteca)

ULBRA (Prédio 11, Biblioteca e DCE)

OPA COMUNICAÇÃO LDTA - CNPJ: 12040043/0001-80 Correspondências: Rua Arabutan 724/302 Bairro Navegantes, Porto Alegre-RS CEP: 90240-470

E-mail: contato@jornalopa.com.br Twitter: @jornalopa Site: www.jornalopa.com.br Edição: Tuio Moraes > tuiomoraes@jornalopa.com.br Revisão: Leci e Luiz Erni Moraes Contato Comercial: João Arthur Moraes comercial@jornalopa.com.br | (51) 9282.0994 Colaboradores desta edição>>>

Matheus Maia Beck

Marta Reckzieguel

Isabel Bonorino

Bruna Lais Alves

Cristine Marks


Jornal Opa! Janeiro de 2012 > Te liga pra pagar menos:

Cartão TRI já pode ser renovado Universitários, professores e demais estudantes já podem renovar o TRI escolar. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) espera que mais de 85 mil estudantes e professores renovem seus cartões. Para evitar filas, a recomendação é que as pessoas procurem as entidades representativas com antecedência, principalmente antes do início das aulas, previsto para 27 de fevereiro. Os usuários devem fornecer à sua entidade representativa o atestado escolar original ou cópia do comprovante de matrícula 2012 autenticado pela instituição de ensino e uma cópia do cartão TRI. Após

Foto: Guilherme Santos/PMPA

MC Donalds dá adeus à Bolívia

preencher um formulário e pagar uma taxa com valor não superior a 12 passagens escolares (R$ 16,20), o cartão é renovado em três dias.

Faltam técnicos para área de telecomunicações

Empresas de telecomunicações começam a enfrentar, além da escassez de engenheiros, a falta de mão de obra técnica. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o mercado está precisando de instaladores de cabos, operadores de redes e projetistas de infraestrutura que não são formados em volume suficiente. As estimativas apontam que o déficit será de 15,5 mil profissionais a partir deste ano. > Alegria de pobre dura pouco, bebê:

“Gatonet” agora é crime

Para você que sonha em ter televisão por assinatura sem pagar nada, o famoso e popular “Gatonet”, aí vai uma má notícia.A Justiça Federal de São Paulo proibiu a importação desses aparelhos. Ainda, quem fizer propaganda dos decodificadores também estará sujeito à punição. As marcas proibidas são: Azbox, Azamerica e Lexusbox.

No ano passado o cresci-

Número de homicídios no Brasil supera guerras

A média anual de vítimas de homicídio no país, entre 1980 e 2010, supera a de conflitos armados mundiais tais como o da Chechênia, Angola e Iraque, conforme números do Mapa da Violência 2012 produzido pelo Instituto Sangari e divulgado ontem. O índice é considerado epidêmico, já que vitima 26,2 em cada grupo de 100 mil pessoas.

Camisinha, fácil e rápido

Uma camisinha que leva apenas 4 segundos para ser aberta e colocada. Brincadeira? Acha que estamos de gozação? Que nada. A invenção é de sul-africanos, um sistema prático onde o preservativo pode ser colocado sem que o sujeito toque a mão no látex. A novidade ainda não é comercializada aqui no Brasil, então continue usando a camisinha tradicional, Ok?

Os nobres universitários podem pedir mais informações na UEE, no Mercado Público, 2° andar. Telefone: (51) 92210274.

Se você for à Bolívia não faça planos de comer um Big Mac, muito menos de pedir uma Mc Oferta. É porque o McDonald’s, depois de 14 anos,está fechando todas as suas unidades no país. A Bolívia será o primeiro país latino-americano a não ter mais a presença do McDonald’s e foi o único em que a rede está fechando as portas por ter ficado com os números no vermelho por mais de uma década.

Brasil pode cortar o preço dos Smartphone

O Governo brasileiro estuda um projeto para reduzir o preço dos smartphones em 25%. A iniciativa visa a popularizar esse tipo de celular no Brasil e, também, aumentar o uso da internet. A queda de preço seria conseguida por meio de benefícios fiscais. A ideia é incluir o celular com acesso á internet na chamada “Lei do Bem”, a mesma que desonerou os tablets produzidos no país.

Gol é o carro mais roubado

O carro Gol ficou, pelo segundo ano consecutivo, no topo da lista de carros mais roubado do Brasil. Segundo uma pesquisa houve 35.636 ocorrências registradas em 2011. Em segundo lugar na lista dos ladrões aparece a moto Honda CG Titan 125, com 19.223 casos registrados.

No Facebook, Brasil é o quarto O Brasil foi o país que mais cresceu em número de usuários no Facebook em 2011. O país saltou de 8,8 milhões de usuários, em dezembro de 2010, para mais de 35 milhões no mesmo mês de 2011, um crescimento de 298%. O país fica na quarta colocação em número de usuários da rede social, perdendo para os EUA, que possue 157 milhões de internautas, Indonésia, com 41,7 milhões, e Índia, com 41,3 milhões.

mento de banda larga, em comparação com 2010, foi de 130%. Cerca de 19,4 milhões de pessoas aderiram ao serviço em 2011. Destes usuários, 7,6 milhões acessam 3G via modem e 31,3 milhões por celular.

Gisele Bündchen foi a celebridade que mais pareceu em comerciais na TV aberta em 2011. Ela esteve presente em 3.736 inserções. Uma empresa Alemã está confeccionando roupas com algas marinhas e fibras do leite. Isso porque, em contato com a pele, a fibra do leite hidrata a pele e as algas passam substâncias benéficas como Cálcio e Vitamina E.

Segundo um estudo da Experian Hitwise o buscador Bing passou o Google em buscas no Brasil. No ano passado, 5,37 milhões de pessoas migraram de operadora mantendo o número de telefone. O número é 18,37% maior do que o registrado em 2010 e o mais elevado em três anos.

A Dell vai lançar apenas no fim do ano seu Tablet.

A Faccentro agora é faculdade e mais, a unidade de Porto Alegre será uma Escola de Negócios. Este ano ela já oferece quatro opções de cursos: Bacharel em Administração, Tecnologia em Gestão Comercial, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos. O longa-metragem gaúcho, filmado em Bagé, ‘O Guri’ ganhou o prêmio de Melhor Trilha na mostra competitiva internacional 6° Cine Fantasy, que aconteceu em São Paulo. O responsável pela trilha é o músico gaúcho Luiz Felipe Damiani.


Jornal Opa! Janeiro de 2012 Promessas de Ano Novo: ver menos pornografia. Fazer mais. RT @Danilomaranhao Escândalo envolvendo Ellen Jabour e Pê Lanza. Não entendi a repercussão. Casal de lésbicas é normal hj em dia. RT @willfarias Um homem que dá valor a sua família: o sequestrador. RT @08ou80

Por Tuio Moraes tuiomoraes@jornalopa.com.br @tuiomoraes

Diário de um Jornalista Bêbado

Na primeira edição do ano, cheirando a protetor solar, o Jornal Opa! traz algumas das mais aguardadas estreias no cinema para este ano que está só raiando. Confere aí, gente boa!!!!

Baseada numa história “surreal” escrita por Hunter S. Thompson, o filme narra a história do jornalista freelancer Paul Kemp (Johnny Depp), que na década de 1950, deixa os Estados Unidos para trabalhar no San Juan Star, um jornal decadente em Porto Rico. Na ilha, ele se depara com a cultura local, numa alucinante e deliciosa relação entre trabalho e diversão, em que euforia, boemia e consciência se misturam sem moderação.

A Era do Gelo 4

O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida A 3D-CGI apresenta O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida, uma adaptação do conto clássico do Dr. Seuss sobre uma criatura da floresta que compartilha o eterno poder da esperança. A aventura animada conta a jornada de um rapaz que procura pela única coisa que poderá fazer com que ele conquiste a afeição da garota de seus sonhos. Para encontrá-la, ele terá que descobrir a história do Lorax, a zangada porém charmosa criatura que luta para proteger seu mundo.

Um dos trios mais amados dos filmes - Manny, Diego e Sid de A Era do Gelo - embarcam em sua maior aventura depois de um cataclismo que afeta todo o continente. Separados do resto na manada, eles usam um iceberg como um navio improvisado, que os lança em uma épica aventura marítima. Manny e sua turma são desafiados como nunca antes a se tornarem heróis e fazer o impossível enquanto se deparam com exóticas criaturas marinhas, exploram um mundo completamente novo e travam altas batalhas com piratas. E a dupla Scrat e sua noz amaldiçoada são levados a lugares onde nenhum esquilo pré-histórico jamais esteve.

Madagascar 3: Os Procurados

Em Madagascar 3, a Girafa, o Hipopótamo, o Leão e a Zebra estão indo para a Europa, como integrantes de um circo itinerante.

Não sei quem mais assusta: a família Addams, com a Mãozinha, ou a família Sarney, com a mão grande. RT @ulissesmattos

Piratas Pirados!

O pirata Capitão (Hugh Grant) é um aventuresco, embora nem sempre bem sucedido, terror dos Sete Mares. Seu sonho: derrotar Black Bellamy (Jeremy Piven) e Cutlass Liz (Salma Hayek) e levar o troféu de Pirata do Ano. Para conseguir, Capitão vai com sua tripulação da exótica Ilha de Sangue às ruas da Londres vitoriana, batalhando contra a Rainha Vitória (Imelda Staunton) e com a preciosa ajuda do jovem Charles Darwin (David Tennant). Com exibição em 3D.

LEVE PARA O TRÂNSITO O MESMO RESPEITO QUE VOCÊ TEM PELAS CORES DO RIO GRANDE.

Assistindo aos pornôs de Gretchen, Thammy e Carol Miranda, percebemos que a árvore genealógica da família é uma trepadeira. RT @prosopopeio Final de ano em família é como Papai Noel: todo mundo mais velho, mais gordo e de saco cheio. RT @rodrigobatelli Pareço legal, mas eu elogio o Orkut pra minha família só para manter eles por lá! RT @bethmoreno Neymar disputou com os ministros da Dilma título de quem caiu mais em 2011. RT @Danilomaranhao Só comecei a acreditar em papai do céu depois que o meu pai foi pra lá. RT @silviolach Hoje em dia, uma garota de família é aquela que faz só papai-mamãe no primeiro encontro. RT @ulissesmattos

www.vidaurgente.org.br


Jornal Opa! Janeiro de 2012

Por Bruna Lais Alves bruna.lais.alves@hotmail.com

Para quem tem interesse em desenvolver atividades que contribuam para qualificar o trabalho acadêmico,os Cursos de Extensão ou os Cursos de Verão, oferecidos pelas universidades, em vários segmentos podem ser uma boa opção. Envolvem a comunicação de conhecimentos e de práticas entre o meio universitário e a vida social comunitária, em uma ação transformadora e integradora. São de média ou curta duração, e tem como principal característica a sua diversidade. Atendem, não somente universitários, mas a comunidade em geral. Alguns cursos exigem formação ou conhecimento específico, mas há também aqueles sem pré-requisitos. Listamos algumas Universidades de Porto Alegre que oferecem esse tipo de curso. Confira algumas opções:

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS está oferecendo curso de Férias de Verão 2012 e já está com as inscrições abertas. O tema desta edição será Alimentos. O curso será destinado a professores, de 16 a 20 de janeiro, e a alunos do Ensino Médio de 23 a 27 de janeiro. Não tem custo. Informações e inscrições pelo (51) 3308-6074.

Na PUCRS são oferecidos diversos cursos.Para fazer a inscrição basta comparecer ao atendimento da Educação Continuada com a carteira de identidade e cartão diplomado. A Faculdade Porto Alegrense (FAPA) tem cursos à disposição. Veja alguns deles. >>> Clínica Psicomotora e Problemas de Aprendizagem na Educação do Século XXI; >>> Uso da Calculadora HP 12C - manuseio; >>> Técnicas de Atendimento ao Cliente - Interno e Externo; >>> A Arte de Ensinar Brincando ; >>> TCC: estrutura, elaboração e orientações para apresentação em banca examinadora; >>> Recrutamento, Seleção e Acompanhamento de Pessoal; >>> Gestão e Liderança de Equipes; >>> Gestão de Projetos: Construindo sua própria metodologia; >>> PLR - Participação nos Lucros e Resultados: Como implantar e utilizar como redutor a carga tributária nas empresas; >>> Matemática financeira com uso da planilha eletrônica/ Excel; >>> Palestina e Oriente Médio Atual: mito e realidade; >>> Transtornos Mentais e do Comportamento na Infância e na Adolescência: A; >>> Estudos da linguagem – leitura, compreensão e produção textual. Contato através do (51) 3382.8282

>>> Administração, Contabilidade e Economia; >>> Artes, Cultura e Música; >>> Ciências Biológicas; >>> Comunicação; >>> Educação Física; >>> Geriatria e Gerontologia; >>> Engenharia; >>> Farmácia; >>> Física, Química e Matemática; >>> Informática; >>> Línguas e Literatura; >>> Psicologia.

A ULBRA possui também várias alternativas: >>> Capacitação para Educadores Sociais - EAD - 3 ª turma; >>> Células-tronco Mesenquimais (MSCs) e Engenharia de Tecidos; >>> Curso de Libras 2012/1; >>>Curso Prático de Verão: Clínica Médica; >>> Insuficiência Cardíaca >>> Oficina Cultural - Dança de Salão; >>> Oficina de Iniciação ao Teatro; >>> Oficina de Instrumentos Musicais - Violão, Violoncelo e Técnica Vocal; >>> Oficina de Pintura; >>> Teórico-Prático Cirurgia Básica - Módulo: Procedimentos. Entre em contato através do site www.ulbra.br

>>> Encarnação, uma filosofia da carne: o pensamento filosófico de Michel Henry; >>> Educação, Diversidade e Relações Interculturais; >>> Introdução a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais (Eixo: Educacional e Religioso); >>> Sustentabilidade na Prática (Eixo: Educação Social - Sustentabilidade); >>> Animação para Melhor Idade (Eixo: Educação Social e Saúde); >>> Uma Introdução aos Conceitos de Gênero e de Raça/Etnia (Eixo: Educacional e Religioso); >>> Fundamentos de Turismo e Hospitalidade (Eixo: Educação Social - Sustentabilidade); >>> A cultura midiática e seu papel formativo (Eixo: Educacional e Religioso); >>> Musicalização Infantil (Cursos Oferecidos); Maiores informações pelo: (51) 2111-1400


A mais bonita da cidade Antes de ler a matéria sugiro que você faça uma busca no Google: Clipe Oração, a banda mais bonita da cidade. Clique no primeiro resultado e dê o play. Por Cristine Marks crismarks@hotmail.com

Parecia um dia de trabalho normal para Vinicius Nisi, tecladista da A Banda Mais Bonita Da Cidade ... Parecia! O que ele não imaginava é que o vídeo postado por ele, naquele dia, 13/05/2011, no Youtube, teria tanta repercussão.Nos três dias que se seguiram foram quase três milhões de acessos. O vídeo da música “Oração” conquistou o público,talvez pela simplicidade.Foi gravado em plano sequência (sem cortes) ereúne, além dos cinco integrantes, vários amigos da banda. O sucesso foi tanto, que a banda teve a gravação do seu CD totalmente financiada pelos fãs. E, como não poderia deixar de ser, o Diário de Gravação pode ser visto na página da banda, que faz questão de manter contato com os fãs através das redes sociais, inclusive a maioria dos shows são transmitidos ao vivo pela internet. “Somos amigos da área de música. Eu e os outros três músicos fizemos faculdade de música na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A banda se formou em janeiro de 2009. A Uyara (Torrente, vocalista) já tocava essas músicas antes, inclusive “Oração”, esta que bombou na internet. Nenhuma das músicas que tocamos é nossa. A nossa proposta é a desconstrução: criar um novo arranjo,

dar uma nova interpretação às canções que gostamos de ouvir. O autor de “Oração” é outro amigo, Leo Fressato. Mas ele não faz parte da banda, tem outros projetos, que são magníficos (Fressato aparece no clipe com um gravador e conduz toda a narrativa). Nenhum de nós é originalmente de Curitiba. A vocalista e o Diego Plaça, baixista, são de Paranavaí, eu sou paulistano, vim por causa da faculdade, o Luís Bourscheidt, baterista, é gaúcho e o Rodrigo Lemos, guitarrista, é carioca. A banda mais bonita da cidade é cosmopolita – diz Vinicius Nisi”. A Banda Mais Bonita da Cidade não parou mais! Foram dezenas de shows pelo Brasil, uma indicação ao VMB e recentemente uma mini turnê pela Europa, onde fizeram três shows em Portugal e um na França. “Não sabemos quanto isso vai durar. E também não nos interessa. Estamos preocupados em conciliar todos os compromissos e, principalmente, manter a harmonia interna. Foi essa alegria que nos trouxe até aqui”. Afirmou Rodrigo Lemos, guitarrista.

Jornal Opa!:Porque o nome “A banda mais bonita da cidade”? ABMBC: Por causa do livro do Charles Bukowski, A Mulher Mais Linda da Cidade. Achamos legal o nome e como a banda trabalha bastante com ironia, pensamos: por

que não a banda mais bonita da cida

Jornal Opa!:Como surgiu a ideia do ABMBC: “A gente queria registrar em nossas, e "Oração" era uma delas. Es canção por ser uma música que as p festejavam nos shows, principalmen do Léo Fressato, que é o criador da m vídeo. E pra ser coerente com o que chamamos nossos amigos para parti a expressão daquela comunhão entr ao assistir o vídeo. Nos divertimos fa naquele fim de semana. Diga-se de p aniversário da Uyara (vocalista da ba


ade?

o vídeo de Oração? m vídeo três músicas scolhemos essa pessoas sempre nte nas apresentações música e participa do e acontecia nos shows, icipar. O resultado foi re amigosque se nota azendo os vídeos passagem, era o anda)”.

Jornal Opa!: As canções da Banda são, em sua maioria, de compositores curitibanos. É uma paixão pelo estado de vocês? ABMBC: Isso se deu porque em um determinado momento nos demos conta da qualidade das coisas que eram produzidas aqui e pensamos “Uau! Precisamos cantar esses caras”! Então, foi mais por identificação com as obras. É claro que o fator “Curitiba” está muito presente, as músicas têm o clima da cidade. Ninguém da banda é curitibano, mas todos nós viemos e não conseguimos mais sair.

Jornal Opa!: Quais os planos da banda daqui pra frente? ABMBC: “Estamos vivendo um período "pós-fenômeno Oração'" em que as pessoas estão conhecendo o nosso trabalho por completo. Continuaremos produzindo, e com o disco lançado, esperamos fazer shows em todos os lugares que a gente já passou e também tocar em cidades que a gente ainda não tocou, mas de onde recebemos muitos pedidos por parte dos fãs. Manaus era uma dessas cidades, a gente tocou lá e o show foi especial”.

Jornal Opa!: Qual era a expectativa da Banda para os shows em Portugal? ABMBC: É uma felicidade imensa saber que conseguimos chegar até Portugal. Recebemos muitas mensagens, e esperávamos que nossos irmãos lusitanos gostassem do nosso show, é claro!

Jornal Opa!: A banda pretende fazer show de lançamento do CD em Porto Alegre? ABMBC: “Pretendemos sim. Fizemos um show na capital gaúcha que foi emocionante. É muito bom saber que em Porto Alegre existem pessoas conhecendo e gostando do nosso trabalho. Logo estaremos por aí pra um show de lançamento do disco”.


Jornal Opa! Janeiro de 2012 Por Isabel Bonorino isabonorino@yahoo.com.br

Fantasias Sexuais

@ISAbonorino O jornalista Ilgo Wink põe a mão na massa (ou melhor, no lúpulo) e transforma a paixão pelo tricolor em um líquido mais do que desejado pelos amantes da cerveja. Se há alguns anos a venda de cerveja artesanal em Porto Alegre era limitada a poucos bares e restaurantes, agora é possível até encontrá-las diversos restaurantes ou mesmo na loja de conveniência da esquina. Quem conhece a noite da cidade deve lembrar o tempo em que a Coruja, vendida no Zelig desde 2004, reinava absoluta quando o assunto era cerveja artesanal. Hoje, a coisa mudou e uma simples busca no Google já é suficiente para descobrir que a onda se espalhou e o produto pode ser encontrado nos mais diversos lugares. Vale dizer até a frase aquela “Quem aqui nunca teve um amigo que fez cerveja em casa?” O sabor é diferente, encorpado, mais forte do que o das cervejas tradicionais industrializadas; porém, a tendência a apreciar este tipo de bebida tal qual se aprecia um bom vinho, vem crescendo e por mais que se fale, somente experimentando para você tirar suas próprias conclusões a respeito do sabor. Uma coisa é fazer sua cerveja para consumo caseiro; outra é fazer a própria marca. O jornalista Ilgo Wink começou a fazer cerveja em agosto de 2010, a partir de um método simples e rápido ensinado por um amigo que dá curso para cervejeiro. Hoje, faz cervejas pelo método mais rápido e o tradicional já ensinado inclusive aqui no blog. Conforme Ilgo, entre as principais diferenças das cervejas industrializadas para as artesanais estão a manutenção das características essenciais da bebida: mais malte, mais lúpulo, garantindo mais sabor, além de ser mais encorpada. “A cerveja industrializada é mais leve, mais aguada mesmo”, afirma Ilgo, que a aprendeu a fazer uma das bebidas preferidas do mundo em dois cursos que duraram apenas algumas horas. A estrutura que tem para fabricar a cerveja é simples e Ilgo conta com a ajuda do filho. “Eu faço cerveja com panelas para ferver e baldes para fer-

A cerveja campeã é caseira e tricolor

mentar. É preciso um fogão com chama muito forte. Eu faço sozinho ou com meu filho Gabriel ou ainda algum amigo. O processo é muito longo pra explicar. Tem vários sites sobre o assunto. Mas a produção de uma cerveja do início até ela ficar pronta para o consumo pode chegar a 25 dias ou mais. O fator climático, temperatura, influi bastante”, conclui o entusiasta da produção caseira de cerveja.

O primeiro mundial a gente nunca esquece

Ilgo conta que cada lote de cerveja tem alguma diferença e o sabor nunca é exatamente igual justamente porque a cerveja é artesanal; porém, há um controle para que determinado padrão sempre seja mantido. “É uma alquimia mesmo. A gente faz experimentos para deixar a cerveja mais amarga, mais aromática, etc. No começo eu errei e perdi uns dois ou três lotes. Cada lote que eu faço tem uns 20 litros”, revela.

se não deteriora”, informa Ilgo. Como a maioria das pessoas que produzem cerveja caseira, os familiares foram os primeiros a degustar a obra de Ilgo Wink. Ele conta que no começo a cerveja era muito forte e que às vezes tinha pouca ou nenhuma espuma. “Diziam que eu precisava melhorar. E eu melhorei”, conta satisfeito. A partir daí, foi criada a 1983. O nome surgiu porque o Inter havia conquistado o bicampeonato da Libertadores, o que para qualquer gremista não era algo agradável de se ver. “Eu temia que fosse bi mundial. então, como contraponto, lancei a 1983 para reafirmar que o primeiro clube gaúcho campeão do mundo é o Grêmio, e isso não tem como mudar, é eterno”, afirma o cervejeiro e tricolor. A logo foi criada por ele com ajuda de um designer, Leandro Camiña.

O cuidado para com a produção da cerveja artesanal também é uma constante na vida de quem se propõe a fazer a bebida em casa. Um descuido qualquer e a perda é total. “Uma vez deixei a panela esfriando ao ar livre e um passarinho fez cocô em cima do líquido. Aí contaminou e foi tudo fora. É preciso muita higiene pra fazer cerveja, muita mesmo, se não ela estraga. Outra coisa, a cerveja artesanal, que não é pasteurizada, deve ficar na geladeira depois de pronta,

Conforme conta Ilgo, a procura pela 1983 é boa, mas a produção de cerveja é pequena: em média são feitos cerca de 50 litros por mês, sendo que parte fica para consumo da família e o restante é comercializado em sua própria casa ou encomendado. “Tem alguma coisa no Box 21, no Biermarket e no A Toca do Vice, uma casa de cervejas artesanais muito boa. Eu levo a cerveja quando eles pedem. Mas a maior parte vendo na minha casa”, conta. Quando se fala sobre

o perfil de pessoas que consomem a 1983, a resposta é óbvia: quem compra são pessoas ligadas ao futebol. “Maioria são os gremistas. Mas tem colorado que compra pra presentear alguém”, lembra Ilgo. Conforme ele, o consumo de cerveja artesanal está crescendo muito e quem consome é a pessoa mais exigente, que realmente aprecia cerveja e não quer apenas empilhar garrafas em cima da mesa. Depois da 1983, surgiram outras cervejas e agora a produção tem mais tipos: Pale Ale, Golden Ale e Weiss. A paixão pelo Grêmio e a velha rixa com o arquiinimigo Internacional junto com a criatividade do gremista serviram de inspiração para Ilgo Wink criar e batizar os novos produtos: Kidiaba e Mazembier. “ A Kidiaba, que é uma cerveja escura, amarga, tipo Stout, e a Mazembier, que é uma tipo malzbier, mas não tão doce. A Kidiaba e a Mazembier foram criadas para homenagear o Mazembe, que venceu o Inter no torneio mundial”, conta o cervejeiro satisfeito. Seja você gremista ou colorado, agora vale a pena conferir o sabor das artesanais que estão dando um verdadeiro show de bola na cidade. A nova coleção da 1983 tem rótulo criado pelo publicitário e gremista Adriano Snell.

As fantasias sexuais são exercícios saudáveis e lúdicos que fazem parte da capacidade imaginativa das pessoas e compreendem o universo da Sexualidade Humana. São recursos mentais e psíquicos que liberam a energia sexual e criativa, podendo provocar desejo, excitação e orgasmo, enriquecendo assim, a vida sexual das pessoas e as afastando do tédio e da rotina. As fantasias nos permitem escapar das frustrações e limites do cotidiano, sendo uma incursão no faz-de-conta da mente. Existe uma variedade enorme de fantasias e a grande vantagem é que se pode inventá-las da forma que quiser, utilizando personagens, cenários, emoções, sensações, liberando assim a imaginação para o prazer. Segundo as pesquisas é a partir da adolescência que as pessoas se lembram de iniciarem o processo da imaginação sexual, mais ou menos na faixa etária dos 11 a 13 anos de idade; nesta época é comum a mente ser povoada por pensamentos de cunho sexual e erótico. Muitas pessoas têm uma concepção negativa da sexualidade, sempre associando sexo à culpa e medo, sentindo-se bastante ameaçadas e amedrontadas caso tenham alguma fantasia sexual. Sabemos que ainda hoje, há muita desinformação nesta área, levando as pessoas sentirem ansiedade e insegurança. Temos que lembrar, que a utilização das fantasias sexuais pode se tornar um problema, quando a pessoa só consegue fazer sexo se acionar uma fantasia, ou seja, ela tem de utilizá-la em todas as relações sexuais, deixando de relacionar com seu(sua) parceiro(a) e se concentrando única e exclusivamente na fantasia. É importante para o exercício da vida sexual saudável, criar condições que estimulem o desejo sexual e este pode ser melhorado através da utilização de fantasias sexuais, filmes eróticos, literatura erótica, pensamentos e sentimentos que nos proporcione prazer. Claudia Marques é sexóloga e Psicóloga. Mande sua pergunta: sexo@jornalopa.com.br


Jornal Opa! Janeiro de 2012

A cena musical para 2012 O rock deve ressurgir e a moda do sertanejo universitário poderá sofre uma considerável baixa. Por Matheus Maia Beck matheusbeck@uol.com.br @matheusbeck

O litoral está cheio e a rapaziada com o porta-malas aberto curtindo aquele som. Se anos atrás a Dança da Motinha, Bonde do Tigrão e “É o Tchan” eram o que bombava nas pick-ups das carangas, a realidade de 2011 foi outra. “Assim você me mata!”, já dizia o poeta Michel Teló. Quem diria, o sertanejo tomou conta novamente. E em 2012? Luan Santana, mestre Teló e Gustavo Lima da vida ainda continuarão com tudo? A tendência não é esta, segundo a opinião de alguns músicos que conversaram com o Jornal OPA! Além de salientarmos a febre universitária que invadiu as baladas em 2011, não podemos esquecer do happy rock. O que é isso? O tão explorado rock colorido, liderado no

Brasil, pela Restart e Cine. Mesmo com muita crítica, desvalorização da mídia e das pessoas, a febre foi inegável. Ver alguém com calças coloridas e wayfarers na cabeça nunca foi tão comum. Bem ou mal, foi o que rendeu muitas cifras para as produtoras. Vitória com muito êxito e abre-alas para Justin Bieber, Selena Gomez e Cia. bombarem por aqui. Ainda levando em conta os sons nacionais, bandas ditas como “emo” como a própria Fresno, Gloria, Nx Zero e outras seguiram com certa força no Brasil. Ícones pops como Lady Gaga, Katy Perry e até o ressurgimento de Britney Spears foram destaques no mundo. Para não dizer que o rock foi esquecido, o Foo Fighters e Red Hot Chilli Peppers lançaram novos CDs e obtiveram êxito. Esse pequeno balanço de 2011 é prólogo do que vem por aí. Segundo a galera do rock “a hora

é essa” e 2012 promete pra esse ramo que andou por fora das mais tocadas nos últimos tempos.

A ascensão do rock No cenário musical do Rio Grande do Sul, a Delittus destacou-se e lançou, em 2011,seu primeiro álbum, chamado #RESISTÊNCIA. Com uma grande aceitação, a banda promete ampliar horizontes em 2012 e atingir um âmbito nacional. Pensando nessa oportunidade que pode vir forte neste ano, a banda deve lançar muita coisa diferente. O baterista Fell Rios, quando questionado sobre a tendência para a música em solos tupiniquins, afirmou que “bandas fortes vêm se destacando e as velhas estão voltando, mas com certeza o ritmo da moda em geral não vai ser o rock. Afinal rock não é, e nem nunca vai ser moda passageira, sempre será um ritmo venerado, mesmo que por poucas pessoas”.

Guitarras distorcidas e permanência do eletrônico Não podemos esquecer das músicas eletrônicas que vieram com força nos últimos tempos. Raves espalhadas por todo canto enlouqueceram e pilharam a galera que tem muita disposição. A aposta de Eduardo Dale, vocalista e guitarrista da Interfone (interfonerock.com), nova banda que deve surgir com tudo em 2012, são as guitarras destorcidas e os rifles mais pulsantes. Os caras estão concluindo o primeiro EP da banda, produzido pelo músico Duca Leindecker, que deve ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano. “Assim como o Nirvana surgiu no início dos anos 90 quebrando toda aquela glamorização que o rock estava trilhando, eu espero que o ano de 2012 também crie uma cena forte”, disse o vocalista Eduardo.


Neste ano

vamos sorrir

MAIS?! Informação, entretenimento e humor

www.jornalopa.com.br @jornalopa

ANUNCIE (51) 9282.0994 COMERCIAL@JORNALOPA.COM.BR


Jornal Opa! Janeiro de 2012

28 M/E/C/A FESTIVAL

>5º Andar, Por Favor O M/E/C/A/Festival deste ano acontece no dia 28 de janeiro, a menos de 10 minutos da praia de Xangri-lá e a pouco mais de 1 hora da cidade de Porto Alegre. A festa promete! Na programação está a banda brasileira mais “internacional” de todos os tempos, CSS (Cansei de Ser Sexy); The Rapture; Mayer Hawthorne; os hits eletrônicos do hypado produtor francês, Breakbot, que integra o selo EdBanger; e as apostas: Boy, bonitinha dupla alemã que estourou na internet nos últimos meses com melodias dançantes e um alto astral contagiante; e o super conceituado nova iorquino Penguim Prison, convidado para remixar os principais artistas da cena indie global.

16

21 Buchecha

James Blunt

Hora: 21h Onde: Teatro do Sesi Endereço: Assis Brasil, 8787 – POA

15

Claus e Vanessa

Teatro do SESC - Av. Alberto Bins, 665 - Centro » 10/01, 11/01, 12/01; 17/01, 18/01 e 19/01 - terças, quartas e quintas » 21h

>A Amante da Minha Esposa

Teatro de Arena - Av. Borges de Medeiros, 835 - Centro » 14/01 e 15/01 - sábado e domingo » 21h

>André Damasceno Humor à Primeira Vista

Theatro São Pedro - Praça Mal. Deodoro - Centro » 10/01 e 11/01; 17/01 e 18/01; 24/01 e 25/01; 31/01 e 01/02; 07/02 e 08/02 - terças e quartas » 21h

>Beatles em concerto

Sala Carlos Carvalho - Casa de Cultura Mário Quintana - Rua dos Andradas, 736 / 2° Andar Centro » 10/01 - terça » 21h

>Bailei Na Curva

Teatro Novo DC - Sala Carmen Silva - Frederico Mentz, 1561 Navegantes » 19/01, 20/01, 21/01 e 22/01 de quinta a domingo » 21h

Onde: Rocky Point Quando: 21/01 Hora: 23h Endereço: Av. Central, 2000 – Praia de Atlântida/RS

19

Rock Rocket

19

Hora: a partir das 19h Local: Faro Endereço: Padre Chagas, 32

Taking Back Sunday e We The Kings

>Como Emagrecer Fazendo Sexo

Teatro de Câmara Túlio Piva - Rua da República, 575 - Cidade Baixa » 19/01, 20/01, 21/01 e 22/01 de quinta a domingo » 21h

>Dez (Quase) Amores

Sala Álvaro Moreyra - Centro Municipal de Cultura R. Erico Verissimo, 307 Menino Deus » 12/01, 13/01, 14/01 e 15/01 de quinta a domingo » 21h

>Show Família Sarará

Teatro Renascença - Av. Érico Veríssimo 307, Menino Deus » 18/01 - quarta » 21h

Hora: 23h Onde: Beco 203 Endereço: Independência, 936

Onde: Opinião Hora: 19h Endereço: José do Patrocínio, 834


Jornal Opa! Janeiro de 2012

Aproveite bem o seu verão

Praia do Rosa/SC Por Marta Reckziegel martareck@hotmail.com

Para aqueles que estavam rezando para as aulas acabarem logo, ou ansiando pelas férias do trabalho, os dias ensolarados finalmente chegaram. E com eles, diversas opções de atividades e destinos. Junto de amigos e familiares, ou até mesmo em viagens solitárias recheadas de novas descobertas, o Opa! decidiu dar uma mãozinha a todos que ainda não sabem por onde se aventurar. Destino mais procurado pelos gaúchos, as praias proporcionam muitas atrações de lazer para quem gosta de esportes aquáticos. O surf, tradicional nos mares catarinenses e aqui no sul, sempre é uma boa pedida, desde que o local em questão ofereça boas ondas. Em Torres, por exemplo, o pico das ondas pode chegar a três metros, principalmente na Praia dos Moles e na Prainha. No Estado vizinho, a região entre a Guarda do Embaú e Laguna apresenta ondas ideais, sendo conhecida como o “Havaí Brasileiro”. Garopaba, Ferrugem e praia do Rosa também oferecem condições favoráveis para a prática.

Pra quem quer diversificar um pouco a prática do surf, existe a modalidade do Kitesurf, onde a pessoa continua em cima da prancha na água, mas é puxada por uma pipa. O esporte é uma mistura de surf, windsurf e wakeboard e vem aumentando seus adeptos a cada ano. Além disso, outras atividades continuam presentes no litoral, como canoagem, pedalinho, caminhadas, corridas, mergulhos e tantas outras, que necessitam de pouca aparelhagem ou podem ser adquiridas de acordo com o pagamento de uma taxa para uso temporário, sempre acompanhado de ajuda profissional. Na areia, as velhas opções de frescobol, taco, vôlei e futebol são sempre uma boa pedida, já que podem ser feitas com mais pessoas, proporcionando aquela oportunidade de fazer novas amizades e conhecer pessoas de tudo quanto é lugar. Também são ótimas por ajudar a manter a forma física de uma maneira descontraída, diferente das atividades aeróbicas comumente realizadas nas cidades locais. Outra opção para quem procura por lazer nas férias está no projeto SESC Verão 2012, que abrangerá oito

praias neste ano: Cidreira, Tramandaí, Capão da Canoa, Balneário Pinhal, Torres, Cassino, São Lourenço do Sul e Laranjal. As atividades terão como tema cultura, esporte, saúde e recreação e se dividem entre Estação Verão SESC, Circuito Verão SESC de Esportes, Brincando nas Férias, Travessia SESC Torres Tramandaí, Circuito SESC de Corridas de Rua, entre outros. Para os que não têm condições de ir para a praia, seja por tempo, dinheiro ou disponibilidade, a ordem é se divertir também! Afinal, quem fica em Porto Alegre neste verão terá inúmeras opções de lazer para usufruir, que vão desde danças, teatros, cursos, atividades físicas e programas culturais. Isso sem contar aquele sossego bem-vindo de cidade vazia e pacata, tão desejada nas outras épocas do ano, quando a movimentação de carros e pessoas é tão caótica que deixa qualquer alma viva estressada, com vontade de largar tudo e ir morar na praia. Independente do local em que você for veranear, ou mesmo se não for e continuar em sua casa, opções não vão faltar para fazer seu verão mais alegre, com aquele gostinho

de que foi bem aproveitado. Se além das dicas citadas aqui, você ainda continuar a procura de algo diferente e inusitado, deixe a preguiça de lado e use as ferramentas disponíveis para encontrar o que estava procurando: amigos, telefone,

internet, agências de viagem e tudo o mais que estiver ao seu alcance. A única coisa que você não pode é ficar sentado desejando que seu verão fosse diferente. Aproveite esse calor e divirta-se!

Programação Porto Alegre: >>> 18º Mostra de Dança Verão: De 5 a 8 de janeiro, no Teatro Renascença (Avenida Erico Verissimo, 307), sempre às 21h. Danças de rua, tango, balé, dança do ventre, samba, flamenco, zouk, dança contemporânea e jazz.Os ingressos custam R$ 15,00. >>> 13º Porto Verão Alegre: De 9 de janeiro a 16 de fevereiro, em espaços culturais como Casa de Cultura Mario Quintana, Usina do Gasômetro, Teatro da AMRIGS, Teatro Renascença, Teatro de Câmara Túlio Piva, Teatro Novo DC, Sala Álvaro Moreyra e Teatro de Arena. Para conferir atrações do evento, agenda de espetáculos e os preços dos ingressos, acesse o site do festival. >>> City tour Linha Turismo: alternativa de lazer para moradores e visitantes, em passeio em ônibus especialmente equipado e confortável. Funciona de terça-feira a domingo, em dois roteiros. O Centro Histórico, com saídas às 9h e às 15h30, circula pela área central da Capital num passeio de 80 minutos por 11 bairros e 20 atrativos históricos, naturais e culturais. O roteiro Zona Sul, com saídas às 10h30 e 13h30, inclui 30 atrativos históricos, culturais, naturais e de lazer de bairros dessa região da cidade. Nas duas opções, a passagem custa R$ 15,00. A venda é exclusivamente na Central Linha Turismo, que fica na Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa, mesmo local do terminal de embarque e desembarque do ônibus. O caixa funciona diariamente, das 8h às 11h e das 12h30min às 17h.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/jornalopa

Época de muito calor, sol e mar, o verão chegou com tudo e promete diferentes opções de lazer e esportes para o período. Na cidade ou na praia, a ordem é se divertir!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.