4 minute read

PARQUE DO PINHEIRINHO: a consolidação do turismo em Salesópolis

Parque do Pinheirinho, em Salesópolis, será traçado por empresa especializada

Por Aristides Barros reportagem@leiaogazeta.com.br

Advertisement

A grande cartada de Salesópolis para consolidar de vez o turismo na cidade é a criação do Parque Pinheirinho, cuja luta iniciada há mais de 20 anos teve êxito recente na entrega do documento de cessão da área para que ela seja explorada comercialmente por um período de 30 anos.

A entrega do documento foi feita em mãos pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB), e o êxito final da empreitada foi conseguido pela atuação direta do deputado estadual André do Prado (PL). Com o documento “nas mãos”, a prefeitura segue os trâmites para estruturar e equipar a futura área recreativa e de lazer, já planejando que ela fique entre os melhores parques do Estado de São Paulo.

Essa é a intenção do prefeito Vanderlon Gomes (PL), que afirma que o desejo é um consenso geral da população da cidade, que está empolgada com o projeto.

“Todos estão torcendo pela criação do parque e já antevendo o sucesso. Vai ser mais uma pilastra para a economia do município e também na geração de empregos”, assinalou, acrescentando a importância da iniciativa para a cidade no aspecto econômico e social.

O positivismo sobre o tema implica, além de responsabilidade, bom conhecimento para a sua criação. Levando em conta os dois temas, Vanderlon adianta que a prefeitura vai contratar uma empresa especializada para ajudar em todo o planejamento, para que seja um projeto bem feito para evitar futuros problemas. “Nesse primeiro momento está sendo estudado o zoneamento das atividades turísticas do parque e a topografia para a montagem de uma tirolesa, que já está sendo licitada e vai ser uma das maiores do Brasil”, antecipa o prefeito.

ATRATIVOS

Com recursos naturais exuberantes, Salesópolis se consolida no meio turístico

BRUNO ARIB

UNIÃO – O diálogo envolve os vários segmentos da comunidade salesopolense.

“Tudo está sendo conversado com o Comtur, Câmara Municipal e os empresários do município. A cidade está na expectativa de transformar o turismo, levar os turistas para Salesópolis e fortalecer o desenvolvimento econômico que é uma das principais bandeiras da nossa administração. Os empresários já estão abraçando a causa”, afirma Vanderlon.

Empresários dos ramos de hotelaria, diversão e lazer, e entretenimento já estão pedindo informações acerca das futuras atividades do parque. Já têm empresários procurando e questionando a construção de hotel dentro do parque, se informando sobre área de camping, empresa de passeios a cavalos, jipes e motocross.

“A procura já é intensa e todo esse envolvimento acontece sem a normatização, quando normatizar vai aumentar o número de investidores”, prevê Vanderlon. “Alguns já buscam saber como vai ser o funcionamento da tirolesa”, acrescenta o chefe do Executivo.

Por fim, Vanderlon destaca que ainda está em andamento a execução de outras atrações turísticas, entre elas o projeto Renasce Tietê, e viabilizando financiamento junto à Caixa Econômica Federal para fazer o Mirante da cidade. “São outros leques do turismo que vão atrair empresários e investidores que podem acreditar que o retorno vai ser muito grande”, conclui.

Salesópolis é a vitrine de si própria, diz Gilberto Fujisawa, presidente do Comtur

O empresário Gilberto Fujisawa, que preside o Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Salesópolis), refuta a ideia de que a cidade vá concorrer com outros municípios da região, no campo turístico, após a criação do Parque do Pinheirinho, cujo projeto ainda está na planilha.

“Salesópolis será vitrine de si mesma e o seu fortalecimento turístico será bom para toda a região, com outras cidades também sendo alvo dos turistas”, afirma. Fujisawa exemplifica a tese na própria Rota Caipira, formada por Biritiba Mirim, Guararema, Santa Branca Paraibuna, além de Salesópolis, cuja proposta é de ajudar a difundir as características das outras, visando fomentar o turismo regional. “A colaboração mútua fortalece o setor, que enquanto estâncias turísticas são cidades co-irmãs”, explica.

Afastada a suposta concorrência, ele pontua que o parque, notadamente, já se apresenta como extrema força ao setor. Todavia, atenta para o que a cidade já tem e que a torna ponto de visitação e rota de turistas como a Quinta-Feira de Mês, Parque Paraitinguinha, Nascente do Tietê, Santuário São José, a Usina Parque, alambiques de renome internacional, bons hotéis e pousadas.

“O Parque do Pinheirinho é um dos eixos do complexo turístico já existente e que têm vários motes”, expressou, adiantando que o leque será reforçado na revitalização do entorno do Mercado Municipal, a construção do Mirante da cidade e na implementação de transporte – ‘trenzinho’ e vans - para levar os turistas a esses locais. “São coisas para consolidar o sucesso de todo o trabalho, que conta com o apoio imprescindível do empresariado local, da população e do poder público”, disse.

MANDAMENTO - O Comtur é formado por 21 membros da sociedade civil e prefeitura, e cabe ao órgão acompanhar as ações para a ampliação e desenvolvimento do setor visando melhorias gerais à cidade, salvaguardando as questões ambientais e a própria característica do município. “É uma cidade tranquila, pacata e assim tem de continuar, impedir um turismo predatório é a obrigação”, pontuou o presidente do Comtur.

Ele finalizou dizendo que, dentro das expectativas traçadas, o turismo de Salesópolis está conseguindo chegar onde todos querem. “O processo é lento, mas quando as ideias são coesas, as coisas acontecem, e tem acontecido de forma mais rápida e deve melhorar, porque esse prefeito está imbuído e comprometido com o turismo”, arrematou. (A.B.)

BRUNO ARIB

PARCERIA

Comtur participa das decisões do setor