10 minute read

críticas ao mau serviço da EDP

Eduardo Boigues ‘sobe o tom’ contra a EDP por apagões de luz em Itaquá

Por Guilherme Alferes guilhermealferes@leiaogazeta.com.br

Advertisement

Nos últimos tempos, a companhia de energia elétrica EDP vem sendo alvo de críticas efusivas na cidade de Itaquaquecetuba. As recorrentes quedas de energia, demoras para resoluções de problemas e falta de diálogo por parte da empresa geraram, além da revolta da população, uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) no parlamento itaquaquecetubense, uma representação formal no Ministério Público, notificações do Procon e agora a revolta do prefeito Eduardo Boigues (PP).

Na noite desta terça-feira (16), o prefeito foi às redes sociais para bradar energicamente contra a prestadora de serviço. Isso aconteceu depois de munícipes relatarem à administração municipal uma série de apagões em pontos de iluminação pública, acreditando que o motivo seria a recente troca das lâmpadas promovida pela prefeitura.

No vídeo, o prefeito explica que a empresa tem realizado ações para “regularizar o fornecimento de energia” e inibir ligações clandestinas, mas condenou a maneira como isso está sendo feito, classi cando como “incompetente”.

NA COLA

O prefeito Eduardo Boigues exige melhorias no serviço da EDP

BRUNO ARIB

“A gente precisa viver na regularidade, mas vir, fazer a implantação, de repente, larga a rua no breu, aí olha para os moradores e fala ‘agora chama a prefeitura, que o problema é deles’? Isso é um absurdo”, disparou.

Outra demanda da população da cidade contra a companhia é referente aos protestos em cartório dos clientes com débitos em contas de energia elétrica no município. Atualmente, 37.424 pessoas de Itaquá estão protestadas no cartório por falta de pagamento.

Pensando nisso, a Câmara dos vereadores, além da já citada CEI, aprovou, na sessão ordinária desta semana, um requerimento do vereador Edson Moura (PL) que impede esse tipo de ação, alegando já haver meios de punir a inadimplência, como o corte no fornecimento.

De acordo com levantamento realizado no início deste ano, a EDP foi uma das empresas com maior número de noti cações no Procon itaquaquecetubense no ano de 2021, e o posto se mantém. Segundo dados do próprio Procon, a empresa foi citada em 139 reclamações de munícipes de janeiro a julho de 2022.

A lista de “revoltados” contra a companhia é vasta e não se limita apenas a terras itaquaquecetubenses, já que há relatos de problemas no atendimento da empresa em todas as cidades em que está instalada.

Resposta da empresa

Procurada pela GAZETA, a EDP, em nota, disse que vem realizando obras para “tornar mais robusta e eficiente a infraestrutura energética dos 28 municípios da área concessão do Estado de São Paulo” e que está investindo “mais de R$ 70 milhões” na cidade de Itaquaquecetuba. Sobre os casos de falhas no fornecimento, apenas classificou como “pontuais”, dizendo que está trabalhando para resolvê-los.

DE OLHO GESTÃO ESTÁ ATENTA ÀS AÇÕES “DESPEJO”

Prefeitura de Itaquá acompanha situação de bairro onde famílias podem sofrer reintegração

Por Aristides Barros reportagem@leiaogazeta.com.br

A situação de sete famílias do Jardim Mônica, em Itaquaquecetuba, que correm o risco de serem “despejadas”, é acompanhada pela prefeitura, informou a secretária de Habitação de Itaquá, Ângela Quirino, ao destacar que a pasta acompanha todos processos envolvendo reintegração de posse no município.

No caso das sete famílias, a ação já transitou em julgado e um mandado de reintegração de posse datado do dia 10 de maio de 2022 não foi cumprido. “Não recebemos um ofício do juíz informando data e horário para que uma equipe da prefeitura acompanhasse a execução da ordem e fizesse o cadastro social das famílias, já para realoca-las caso a reintegração aconteça. A administração municipal não deixa as famílias desamparadas”, destacou, revelando que o ofício judicial chega com 15 dias de antecedência para que a prefeitura tome as providências necessárias.

“Não tem data marcada para acontecer essa reintegração”, pontuou a secretária, completando que

BRUNO ARIB

CASO A CASO

Secretária garante que o município acompanha todos os casos judiciais

uma determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) impede a realização de reintegrações de posses durante o período de pandemia.

Porém, Ângela Quirino recomendou que as pessoas busquem a ajuda da Defensoria Pública na questão. Elas, que estão sob a ameaça de perder os imóveis para uma imobiliária sediada em Guarulhos, já agendaram com a Defensoria, que deve entrar no caso. A imobiliária alega ser dona do terreno onde foram construídas as casas.

Passeio a Cavalo

@rastrobonito /rastrobonito

(11) 91590-7591 (11) 96847-5996

Venha viver essa

experiência!

Estrada do Aterrado - km 01 Salesópolis - SP, CEP 08970-000

Guararema apresenta a maior renovação de frota de veículos da história da cidade

Da Redação reportagem@leiaogazeta.com.br

A Prefeitura de Guararema realizou na sexta-feira (19) o des le de apresentação de 27 máquinas e caminhões novos que compõem o maior investimento em nova frota da história do município, totalizando investimento de cerca de R$ 12 milhões.

Ao todo, são 27 novos veículos para a manutenção das vias urbanas e rurais do município

O prefeito Zé atribui a conquista aos deputados André do Prado e Marcio Alvino

Os equipamentos passaram pelas ruas centrais do município e, após o percurso, caram estacionados no Parque de Lazer Profª Deoclésia de Almeida Mello, na região central, onde permanecerão até domingo (21), disponíveis para visitação da população.

São máquinas carregadeiras, retroescavadeiras, motoniveladoras, caminhões basculantes de diferentes tamanhos, caminhão pipa, dentre outros equipamentos que serão utilizados em diversos setores e serviços.

DIVULGAÇÃO / PMG

DESFILE

O prefeito de Guararema fez questão de apresentar o maquinário à população

“Hoje entregamos para a população de Guararema a maior renovação de frota da história da nossa cidade. Isso signi ca muito, mas, acima de qualquer coisa, representa que a população vai poder contar com equipamentos novos nos serviços que forem desempenhados pela Prefeitura”, disse o prefeito José Luiz Eroles Freire (PL), o Zé. “Agradeço ao deputado federal Marcio Alvino, ao deputado estadual André do Prado – ambos do PL -, além do governador Rodrigo Garcia [PSDB] por terem auxiliado nessa grande conquista que, com toda a certeza, vai fazer a diferença nos serviços públicos de Guararema”, completou o prefeito.

Em relação às máquinas, foram apresentadas três mini carregadeiras, três retroescavadeiras, duas pás carregadeira (sendo uma vinda de doação do Governo Federal), duas motoniveladoras e uma escavadeira hidráulica.

Já em relação aos caminhões foram apresentados quatro de pequeno porte com cabine extra e carroceria carga seca; um basculante de três metros cúbicos; dois caminhões baús – incluindo isotérmico para a merenda -; um caminhão gaiola para a reciclagem (cessão de uso do Governo do Estado); um basculante de cinco metros cúbicos; quatro caminhões basculante de seis metros cúbicos; um caminhão com tanque pipa; e dois basculantes de 12 metros cúbicos.

MAIS SEGURANÇA CIDADE TECNOLÓGICA GCM de Ferraz inicia fiscalização com drones

DIVULGAÇÃO / PMFV

No intuito de potencializar a segurança no município, a GCM de Ferraz de Vasconcelos inicia uma série de scalizações com drones, compondo o Patrulhamento aéreo e auxiliando também no Monitora Ferraz, com mais de cem câmeras ativas distribuídas em pontos estratégicos da cidade. A informação é da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Segurança Urbana.

Vale salientar que o uso de tecnologia vislumbra a e cácia de ações, bem como o êxito das operações realizadas no município ou denúncias anônimas dos munícipes. Os munícipes poderão realizar denúncias anônimas que, com a utilização dos equipamentos, deverão auxiliar em vistorias prévias, agrantes, práticas irregulares, inibição da criminalidade, dentre outros.

Mais informações basta entrar em contato com a Secretaria de Segurança Urbana pelos telefones 4679-4334 e 4677-3112.

Inverno Solidário Gestos que aquecem

PARTICIPE DA CAMPANHA INVERNO SOLIDÁRIO. GESTOS QUE AQUECEM!

DOE CALOR!DOE ROUPAS, COBERTORES E AGASALHOS NOVOS OU EM

BOM ESTADO, E TAMBÉM ROUPINHAS, MANTAS E OUTRAS PEÇAS PARA PETS. NÓS E CENTENAS DE FAMÍLIAS NECESSITADAS CONTAMOS COM A SUA AJUDA. O CALOR HUMANO É UM TESOURO QUE COMBATE O FRIO E AQUECE O CORAÇÃO DAS PESSOAS.

DOAÇÕES ATÉ 30/8.

VACINA Samu 192 Regional Mogi das Cruzes realiza vacinação contra meningite

A partir deste mês de agosto, o Samu 192 Regional Mogi das Cruzes está realizando uma campanha de vacinação contra a meningite para seus colaboradores. A ação já chegou a um número de cerca de 140 pessoas até o momento, segundo o enfermeiro no NEP (Núcleo de Educação Permanente) Fábio Caxico.

O imunizante aplicado é o MeningoC, um dos três tipos de vacinas incluídas no PNI (Programa Nacional de Imunizações), que serve para a prevenção da meningite causada por Neisseria meningitidis. Essa bactéria pode causar, além da meningite, a septicemia, uma infecção da corrente sanguínea.

Meningite é como é chamada a infecção nas meninges, que são membranas que recobrem o cérebro. Ela pode evoluir rapidamente, principalmente em crianças e adolescentes, causando perda de sentidos, gangrenas nos pés, pernas, braços e mãos, e até a morte. Os sintomas são, principalmente, dores na cabeça e na nuca, rigidez no pescoço e vômito.

A doença pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais recorrente em bebês, crianças em idade pré-escolar e jovens. A transmissão é feita através de gotículas salivares, espalhadas por tosse, espirros ou beijos. Uma pessoa infectada pode não apresentar os sintomas, mas ainda assim pode transmitir.

A facilidade com que a meningite é transmitida, além de sua gravidade, demonstra a necessidade de realizar a vacinação. Indicada principalmente para crianças, adolescentes e profissionais de saúde, ela é fundamental para a prevenção. Pelo menos é o que diz Caxico.

Ele também ressaltou a questão simbólica que há na campanha entre os profissionais de saúde. A onda de desconfiança nas vacinas, que teve início durante a pandemia de Covid-19, alcançou imunizantes para outras doenças, o que oferece um risco à saúde pública. Por isso, o enfermeiro entende que a vacinação de colaboradores do SAMU deve servir como um exemplo.

“Somos espelho para a população. Os profissionais de saúde se prevenindo mostram uma confiança para a população”, concluiu.

COMUNICADO DE PERDA

Foi perdido um protocolo. O documento refere-se ao pedido de aprovação de projeto e emissão de licenciamento de Lauto Técnico Avaliação para a atividade de fabricação de fraldas descartáveis. SES – PRC nº 00432/2022 emitido em 05 de Janeiro de 2022 pela G.V.S./G.V.E. - Grupo de Vigilância Sanitária de Mogi das Cruzes, S.P., documento pertence a Higycare Produtos higiênicos Eireli, estabelecido no Município de Itaquaquecetuba – S.P.

COMUNICADO