3 minute read

Mundo Pet

ADESTRAMENTO DE CÃES E SUAS POSSIBILIDADES

Trabalho desenvolvido por moradora de Tubarão chama a atenção e é destaque nacional

Advertisement

Recentemente, Tubarão foi destaque através de uma cena inusitada. O cachorro de uma formanda de medicina veterinária roubou a cena ao participar da cerimônia ao lado da tutora. Foi o cãozinho de Isabela Yamamoto, 29 anos, o responsável por pegar o canudo. A formatura ocorreu na UniSul e, por ter sido inspiração para a escolha do curso, Isabela levou o cão para o momento de comemoração consigo.

A cena chamou a atenção pela cordialidade do cão, bem como os ensinamentos da adestradora. “Minha curiosidade no mundo do comportamento canino surgiu de uma necessidade: havia pegado um filhote de Border Collie para apartamento quando ainda morava em Belo Horizonte e ele fez bastante arte na infância (fazia xixi por tudo, roía os móveis, latia bastante). Comecei a estudar sobre o assunto e me interessei bastante”, relembra Isabela.

O adestramento de cães é uma ótima forma de educar seu bichinho de estimação, ensinando a ele o lugar certo para fazer suas necessidades, a respeitar suas ordens e até a fazer alguns truques. É também uma maneira de estabelecer limites para que o cão aprenda a lidar com frustrações e adquirir autocontrole.

Segundo Isabela, o treinamento de cães é para a vida.

Onde encontrar Isabela

O trabalho de Isabela consiste em consultorias presenciais para família; consultorias online; consultorias para petshops, clínicas, ambientes petfriendly; treinamentos de obediência (misto - internato + aulas de acompanhamento); creche e hospedagem (para cães que já possuem treinamento de obediência); cursos online de comportamento canino e cursos de prevenção em acidentes com cães para empresas. Outras informações podem ser obtidas com Isabela pelo Instagram @yamamoto.adestramento

“Desde a adaptação do animal no ambiente novo até a vida adulta. O objetivo é melhorar a comunicação entre cão e humano, pois nós temos dificuldades de entender como outras espécies se comportam, e é aí que surgem os problemas domésticos com cães. Quanto mais cedo a família procura orientações, melhor. Geralmente as famílias me procuram assim que adquirem o cão, já para iniciar a educação de necessidades no local correto, lidar com latidos, brincadeiras de mordidas, destruição de objetos em casa e prevenção de acidentes”, destaca a adestradora.

Outras funções do adestramento

Conforme Isabela, ela também trabalha com cães adultos para reabilitação e soluções em problemas comportamentais. “Não existe um tempo fixo para aprendizado do cão, porque um indivíduo é bem diferente do outro e existem algumas variáveis como genética, experiências de vida que o animal já teve, idade, manejo dos proprietários responsáveis, tempo disponível que eles têm para dedicar ao cão”, diz.

Como os cães são seres respondentes a estímulos, Isabela explica que é essencial que a família saiba como lidar e direcionar o comportamento do seu animal para o bom convívio de todos. “Cães aprendem diariamente observando nossa rotina, atitudes, postura; por isso é muito comum o animal lidar de formas diferentes com cada membro da casa. O treinamento é essencial para os passeios em rua também, pois o animal precisa estar habituado a frequentar espaços públicos”, revela a adestradora.

Isabela complementa que geralmente, nas consultorias para filhote, ela já passa todas as orientações a respeito do trabalho de base: socialização, sensibilização e habituação, essenciais para que o cão adulto seja equilibrado. “Afinal, buscamos um cão para nossa casa para que ele participe da nossa vida, nos passeios, nos almoços de família, na rotina do dia a dia. Sempre digo que o treinamento de cães objetiva o bem-estar. Que o cão consiga lidar com os estímulos em torno dele, e a presença de um profissional nesse momento ajuda a própria família a perceber se o cão está confortável, se o cão está bem, como ‘ler’ a linguagem corporal dele”, complementa. Para Isabela, seu propósito de vida é realmente proporcionar às pessoas experiências tão boas quanto as que ela tem com seus cães, garantindo que os animais possam estar plenos de saúde física e mental.

Trabalho com filhotes