3 minute read

Cultura

DUAS AMIGAS E UMA PAIXÃO EM COMUM: OS LIVROS

Arquiteta e enfermeira unem amor pela literatura e dividem experiências e hobby com internautas

Advertisement

O amor pela leitura fez duas amigas se unirem ainda mais. A arquiteta e urbanista Bruna Comeli e a enfermeira Ana Karina Yoshiga transformaram o que era um hobby em uma diversão através das redes sociais. No Instagram elas criaram o perfil @estantedasbests.

“Estante nos remete aos livros e bests porque é a forma que nós nos tratamos. Nosso estilo literário é focado em romances, fantasias e distopias. Desde criança nós já lemos. Para nós já era um hábito, porém, após iniciarmos nosso perfil, passamos a ler com ainda mais frequência”, comenta Bruna.

Ana conta que ambas sempre tiveram envolvidas com os livros. “Sempre amamos muito a leitura, mas em 2021, em meio à pandemia, sentimos a necessidade de compartilhar com mais pessoas a nossa paixão pelos livros. Para nós, além de ser uma troca de experiência, foi uma fuga da realidade que estávamos vivendo”, relembra a enfermeira.

Ana Karina tem 34 anos, é enfermeira, tem uma rotina bem intensa e trabalhou na linha de frente contra a covid-19. Encontrou nos livros um alívio para os dias exaustivos. Bruna é arquiteta, e tem 33 anos. “Quando iniciamos o perfil, eu tinha contraído a covid e estava em isolamento. Foi nos livros que tivemos a ideia de termos um perfil, uma forma de amenizar os medos”, destaca Bruna.

Ela completa que as duas sempre tiveram uma ligação especial. “Já trocávamos muitas figurinhas e indicação de livros, e Ana, sentindo o que eu estava passando, propôs que o @estantedasbests se tornasse real”, diz.

Grã-senhora A e Lady B

No perfil literário, as amigas têm codinomes. Ana é a Grã-senhora A e Bruna é Lady B. “Nossos codinomes surgiram naturalmente, usamos eles primeiro para nos remetermos aos gêneros literários que gostamos e personagens que marcaram nossa história”, fala Bruna.

Ana conta que elas também usam os codinomes porque gostariam de sentir-se parte das histórias. “Como se estivéssemos construindo um personagem. Algo que nos permita transitar por vários caminhos, fazendo parte da fantasia. A partir daí, nós nos empenhamos mesmo. Cada post é pensado com muito carinho. Quando lemos um livro já buscamos pensar em como podemos transmitir o máximo o que sentimos”, comenta.

Posts são elaborados e fotos ganham forma

Após ler os livros, ambas fazem uma resenha, dando sua opinião do que acharam da história lida. “Com a resenha pronta, produzimos as fotos. Todas as nossas fotos são autorais e, por incrível que pareça, isso faz com que nossa imaginação seja estimulada. Criamos cenários, tudo buscando transmitir para nossos seguidores as sensações que temos ao ler o livro”, afirma Bruna.

“É muito gratificante as trocas que temos com nossos seguidores, e ainda mais legal quando os autores e as editoras dão seus feedbacks e comentam nossos posts. Recentemente, visitamos a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Foi uma experiência incrível; após quatro anos longe do público, a Bienal abriu as portas novamente e tivemos o prazer de visitá-la”, complementa Ana.

Neste ano, as amigas foram selecionadas para serem parceiras do grupo editorial Companhia das Letras, fazendo parte do time de leitores de 2022. “Isso tudo nos proporciona novas experiências, novas amizades e nos motiva a continuar nosso projeto. Nossa rotina em relação ao perfil não tem como ser fixa, pois conciliamos com nossas profissões e com o dia a dia. Mas sempre buscamos fazer pelo menos de um a dois posts semanais. A leitura nos mostra como podemos nos transportar para novos lugares e épocas por meio de um livro”, destaca Bruna.