Revista DS - MAI/JUN 2016

Page 1

Número 7 - Maio/Junho 2016

revista.DS

UMA VIDA DE MUITAS HISTÓRIAS O médico pediatra Arary Cardozo Bittencourt fala sobre seu prazer em investigar o passado.





EDITORIAL

O FUTURO NO PASSADO Quando se fala em história, a primeira referência que vem à mente é o passado. No entanto, os fatos que ocorreram em tempos anteriores, a forma como se deram e foram conduzidos interferem e explicam muito sobre o presente e o futuro. Essa é a visão do médico pediatra Arary Cardozo Bittencourt, que é fascinado pelo registro histórico e dedicou parte de sua vida a pesquisar e escrever sobre a história de Tubarão e da região da Amurel. Sobre este e outros temas, dr. Arary fala em entrevista exclusiva à revista.DS. A publicação chega à sétima edição com sabor de inverno. Na moda, as tendências que vão marcar o frio chegam também com a cara de um passado renovado no resgate de tendências como tricô, o preto e branco, o terninho e os coletes. Falando sobre saúde, uma matéria traz informações sobre como passar pelo inverno sem amargar as consequências das doenças mais comuns na estação. Outro texto fala dos benefícios do yoga para uma saúde plena. Na parte de Boa Mesa, duas delícias típicas desta época do ano e que prometem encher os olhos e as mesas dos catarinenses - o fondue e os pratos com tainha. Na editoria de Destinos, o retrato de uma possibilidade bem próxima e que é cada vez mais procurada pela estrutura - as Termas do Gravatal. O casamento dos sonhos é destaque em Sonho de Consumo, com dicas de locais onde se pode fazer a cerimônia com muito charme e beleza são o foco. Muita informação, dicas, tendências e inovações são abordadas nesta edição, que traz o charme do inverno com gostinho de história.

EXPEDIENTE Diretora administrativa: Alessandra Loli Zanini de Oliveira Diretor de redação: Lúcio Flávio de Oliveira Diretor comercial: Tomaz Viana de Albuquerque Edição e textos: Litiane Klein Comercial: Giovani Dal-Bó, Flávia Coelho, Evanir Ramos Fotos: Lougans Duarte e assessorias de imprensa Diagramação: UAW! Comunicação & Design comercial@diariodosul.com.br | 48. 3631-5024 revista@diariodosul.com.br | 48. 3631-5012

revista.DS | 5



NESTA EDIÇÃO

SUMÁRIO

24 DECORAÇÃO Salão de Beleza cheio de charme, aconchego e muito estilo.

8 VITRINE

21 MINHA HISTÓRIA 33 DESTINOS

Produtos para a casa revelam opções de conforto e praticidade.

Médico Arary fala sobre os livros que escreveu e seus projetos.

O aconchego e a vida própria de Gravatal encantam turistas.

10 BELEZA

26 CASAMENTOS

37 CIDADE

Marcas lançam novidades nas linhas de perfumes e cabelos.

Cerimônias que são sonho de consumo para celebrar o amor.

Imbituba cresce na indústria, comércio e turismo.

15 MODA

28 FONDUE

45 MERCADO

Tendências outono/inverno 2016 revelam retorno ao clássico.

Delícia com a cara do inverno é oferecida em Tubarão.

Hospital Socimed comemora conquista da Acreditação.

16 SAÚDE

30 TAINHA

46 CONSTRUÇÃO

Yoga é opção para quem busca saúde e relaxamento.

Em época de safra, pratos com o peixe ganham destaque.

Construtora investe em ação especial de vendas. revista.DS | 7


VITRINE

DA PRATICIDADE AO

ACONCHEGO DE BANHEIRAS DIFERENCIADAS A VELAS AROMÁTICAS E INOVAÇÕES PARA A COZINHA, MARCAS LANÇAM NOVOS PRODUTOS PARA A CASA

CONFORTO E RELAXAMENTO Morar em apartamento não impede mais ninguém de ter a banheira dos sonhos e nem mesmo um ofurô em casa. Embora muitas vezes esses imóveis sejam sinônimo de espaço pouco amplo, para os que não abrem mão deste item, que não é só luxo, e sim um aliado no bem-estar, existem algumas opções. Além de ser uma tendência na decoração, as banheiras autoportantes têm facilidade de instalação, já que não necessitam de base de alvenaria ou acabamento. Além disso, podem ser transportadas em caso de mudança. Grupo Astra.

SONHO EM CASA Diferente do que muitos pensam, SPAs e ofurôs não são apenas para espaços amplos: há modelos desenvolvidos para espaços reduzidos. A Astra, por exemplo, lançou recentemente o Mini SPA Veneza. O ofurô tem origem oriental e possui um conceito diferente das banheiras ocidentais, caracterizado pelo formato interno, que é mais profundo, para permitir ao usuário deixar a coluna toda submersa. A Astra tem em sua linha um modelo individual, o ofurô Zen, que mede apenas 110x100 cm e um modelo duplo, o ofurô Zen Maggiore, que mede 165x100 cm. Grupo Astra.

ENCANTOS DE PORTUGAL

8 | revista.DS

O Kit Aromatizador de Ambiente Âmbar Special Edition tem referência no olhar desbravador. A linha Além Mar é inspirada nos encantos da azulejaria portuguesa. O aromatizador de ambiente edição limitada Strauss tem fragrância âmbar. A peça em Cristal Overlay 24% PbO azul desperta o desejo na decoração de qualquer ambiente. A produção é de mestres artesãos com muita experiência e técnica, que sopram e lapidam à mão, garantindo arte e qualidade ímpar. Molduras Brilhante.


VITRINE

CÁLICE Linha de vasos em polietileno e no modelo de cálice. Ideal para decoração de corredores e halls de eventos, e ainda belo e diferenciado para quem gosta de dar um toque diferente na casa. Para uso residencial, pode ser colocado em ambientes internos e externos. Seu diferencial fica por conta do material, a resina de polietileno, que tem vantagens em relação ao peso, durabilidade e custo. Japi .

SEM SUSTOS Se você sente um frio na espinha só de pensar em usar panela de pressão, uma novidade promete dar segurança e facilidade no preparo dos pratos. O Shoptime oferece a maior linha de panelas elétricas de pressão do mercado. Uma delas é a Panela de Pressão Elétrica Fun Kitchen, que possui três tamanhos (4L, 5L e 6L) e diferentes modelos. O medo de explosão é solucionado graças à função “timer”, que desliga o aparelho automaticamente, e as três válvulas de segurança. Fun Kitchen.

AROMATIZAÇÃO E ACONCHEGO As velas perfumadas, com layout mais moderno, prático e charmoso, são peças ideais para decorar. Com fragrância delicada e elegante de alecrim, as velas auxiliam no relaxamento e diminuição do stress, melhorando, assim, a qualidade do ambiente. Le Lis Blanc Beauté. revista.DS | 9


BELEZA

NOVOS

ARES EMPRESAS LANÇAM FRAGRÂNCIAS PARA HOMENS E MULHERES, BUSCANDO CONSONÂNCIA COM A PERSONALIDADE

S

eja com referência em personalidades que se destacam no meio artístico ou usando as referências regionais para trazer uma identidade brasileira ao produto, as empresas da área da beleza trazem novidades em perfumes para homens e mulheres. Sensualidade para a noite, frescor para o dia a dia, mas acima de tudo identificação com traços da personalidade dos clientes são marca nos novos produtos que o mercado apresenta.

FEMINILIDADE DA ROSA Esta Flor Rosa é uma fragrância que traz o óleo essencial de rosa como protagonista, ressaltando a beleza e feminilidade da flor. As primeiras notas destacam o lado frutado, envolvido pelo sofisticado perfume floral. As notas de fundo revelam um lado moderno, através de notas amadeiradas que reforçam a personalidade da fragrância. O perfume é co-criação de Veronica Kato (Natura) e Isaac Sinclair (Symrise). Natura.

10 | revista.DS


BELEZA

INSPIRAÇÃO EM J.LO A artista Jennifer Lopez foi a escolha da Avon para expandir a sua Coleção VIP, de marcas importadas. A empresa traz para o seu portfólio a fragrância JLove, assinada pela atriz, como exemplo de uma mulher forte, nascida em uma família humilde, que arcou com os próprios estudos, e hoje é mãe, empresária, atriz, cantora e uma mulher empoderada. As notas de saída são abacaxi, framboesa branca e tangerina; as notas de corpo revelam flores brancas, orquídea e lírio de água, e as notas de fundo são baunilha, madeira branca e musk. A participação da artista na colaboração criativa da fragrância foi na escolha dos componentes e na embalagem exclusiva. Avon.

TOQUE CÍTRICO Para quem prefere um pouco de delicada acidez, Esta Flor Íris é uma fragrância que traz o óleo essencial da íris, com notas cítricas que despertam para um frescor que aos poucos revela uma nota floral elegante com toques amadeirados. O perfume é uma co-criação de Veronica Kato (Natura) e Isaac Sinclair (Symrise). Natura.

PARA ELES E ELAS O Natura Amó aparece em versão feminina e masculina. No feminino, a fragrância tem como marca a sensualidade das madeiras com um acorde licoroso. O novo Amó traz a feminilidade do bouquet floral de rosa, jasmim e muguet combinadas às notas gourmand. No masculino, um encontro de especiarias que desperta a curiosidade por meio do contraste entre o frescor cítrico e a sensualidade amadeirada. Natura.

revista.DS | 11


BELEZA

BELEZA PARA OS

CABELOS MARCAS LANÇAM NOVIDADES QUE PROMETEM BELEZA PARA OS CABELOS EM TODAS AS ÉPOCAS DO ANO

O

frio já bateu à porta e, se o verão é o momento de curtir muita praia, mar e sol, o inverno é a hora de recuperar os danos que as delícias da estação quente provocam nos cabelos. Para deixar as madeixas em dia, as grandes marcas de be-

ABUSANDO DA QUINOA A Natura lançou uma linha completa que utiliza um “super ingrediente” – a quinoa. A linha Natura Plant começa no Shampoo Hidratação Reparadora, com o bioaminoácido de quinoa, que limpa os fios para deixá-los preparados para o início do tratamento, que segue com o Condicionador Hidratação Reparadora, cuja missão é nutrir os fios deixando-os reparados e macios. Ainda fazem parte da linha o Creme de Pentear Hidratação Reparadora; a Máscara Hidratação Reparadora; as Ampolas Intensivas Hidratação Reparadora e o Fluido Solar Iluminador Hidratação Reparadora, todos tendo como principal ingrediente o bioaminoácido de quinoa. Natura.

12 | revista.DS

leza dão uma forcinha e disponibilizam no mercado produtos para recuperação e fortalecimento dos fios. A gama de novidades é vasta e promete recuperar os cabelos danificados, fortalecer e ajudar a deixar os cabelos com mais vida e beleza. Confira alguns produtos das marcas mais renomadas no Brasil.


BELEZA

CAUTERIZAÇÃO A linha Advance Techniques Profissional Óleo Cauterização, da Avon, é composta por quatro produtos – shampoo, condicionador, ampola reparadora e óleo de tratamento bifásico. A linha oferece um efeito de cauterização devido à combinação de cinco óleos: macadâmia, camélia, semente de uva, marula e amêndoas. Avon.

PARA ELES Quem disse que somente as mulheres querem cabelos mais fortes e bonitos? Pensando em proporcionar uma linha que atenda as necessidades masculinas na área de cabelos, a Avon lançou o shampoo auxiliar no processo antiqueda e o tônico capilar para ajudar a conter a queda. Os produtos fazem parte da linha Forte. Avon.

RECONSTRUÇÃO A linha Elseve Arginina Resist X3 promete reconstruir a fibra capilar, além de nutrir o bulbo capilar, fazendo o cabelo crescer mais forte. É um produto voltado para quem tem cabelos fragilizados e com tendência à queda. A linha promete maior resistência às agressões externas. L’oréal.

DE DENTRO PARA FORA Apostando no conceito de cuidados que começam dentro do organismo e se traduzem em resultados no corpo, a marca de nutricosméticos Innéov traz algumas novidades ao mercado da beleza, visando resultados completos, pois associam vitaminas, minerais e/ou compostos bioativos que estimulam as funções da pele, corpo, cabelo e unhas para restaurar a beleza de dentro para fora. Innéov.

revista.DS | 13



MODA

POR DENTRO DO

INVERNO AS TENDÊNCIAS DE MODA DA ESTAÇÃO FRIA TRAZEM O PRETO E BRANCO, OMBROS ESTRUTURADOS, CORTES SIMÉTRICOS E TRICÔ

O

frio já chegou e com ele as novidades que marcam o outono/inverno nas roupas. Entre as tendências de moda para este ano, estão itens como a volta do tricô, cortes simétricos e ombros mais estruturados, além de estampas étnicas e em preto e branco, que já estão nas ruas. Nos modelos, destaque para o retorno dos coletes e as capas, além do terninho, que já foi hit e vem com tudo neste ano. O tricô e o croché surgem em pontos mais largos, em casacos, blusas e vestidos, deixando as mulheres bem aquecidas no inverno. Nas passarelas que apresentaram as coleções outono/inverno 2016, o maxicolete foi um dos destaques e é uma peça interessante para quem deseja alongar a silhueta. Nas cores, foi tendência geral o clássico preto e branco especialmente em peças com recortes ousados e estampas geométricas. Também têm destaque as estampas étnicas, que ficam como um gostinho do verão.

COLEÇÃO A coleção de Karl Lagerfeld para a Riachuelo foi lançada nas passarelas em abril e mostra algumas das tendências que devem imperar no outono/inverno 2016. Uma deles são as estampas geométricas em preto e branco. Os coletes retornam às vitrines, assim como o couro fica em evidência na estação fria. Cortes retos, ombros mais marcados e estampas étnicas também são tendência. revista.DS | 15


SAÚDE

SAÚDE

TOTAL

EM BUSCA DE EQUILÍBRIO ENTRE CORPO, MENTE E ESPÍRITO, YOGA ALIA ATIVIDADE FÍSICA COM RELAXAMENTO E AUTOCONHECIMENTO

A

prática é milenar no oriente e, por aqui, também já não é novidade. A correria do dia a dia, a intensificação dos problemas associados ao estresse e a necessidade de um olhar diferente para o corpo e a mente têm feito com que as pessoas busquem alteranativas que, muito mais que atividade física, propiciem relaxamento, reflexão e autoconhecimento. O yoga já se consolidou como uma prática que vai além do cuidado do corpo – embora este seja um dos seus objetivos. A educadora física e professora de yoga no Es-

16 | revista.DS

paço Criativo, Maria Santana Alves, aponta que a prática do yoga se destina a trabalhar três aspectos - o físico, o mental e o espiritual. “O princípio do yoga é de encontrar equilíbrio, e que, o homem estando em equilíbrio, a vida flui”, completa. Ela aponta que muitas pessoas buscam o yoga por estarem sofrendo de doenças como estresse ou problemas da coluna. “A prática vai auxiliar essas pessoas, pois está muito associada à retomada do equilíbrio. O ideal, porém, é que a pessoa busque o yoga quando está saudável, para que ele a ajude a se manter assim”, comenta.


SAÚDE

CONSCIÊNCIA CORPORAL Um dos objetivos do yoga é despertar a consciência corporal, fazendo com que as pessoas percebam o corpo e suas necessidades. “Os movimentos, as posturas têm como objetivo justamente ‘acordar o corpo’, criando harmonia e corrigindo problemas”, aponta Santana. Trabalhando com yoga desde 1994, ela destaca a importância da sintonia entre o professor e o aluno para que o yoga possa ser também um auxiliar na cura de doenças. “Todas as pessoas podem fazer yoga, de qualquer idade, e mesmo as que têm doenças, nas quais a prática pode ajudar muito. O importante é que o aluno fale de seus problemas de saúde com o professor, para que este adote cuidados específicos”, detalha. Conforme Santana, o yoga dispõe, inclusive, de posturas específicas para determinadas patologias. “Um exemplo – as posturas de braços abertos fazem bem ao coração, enquanto erguer os braços e se sentir mal indica problemas cardíacos. É importante também que o professor esteja atento para o que o aluno está sentindo, para identificar problemas, e que o aluno diga o que sente, pois limites devem ser respeitados”, sublinha.

UMA PRÁTICA, DIFERENTES FORMAS A professora explica que diferente do que muitas vezes se pensa, não existem vários tipos de yoga. “O yoga é um só, com as mesmas posturas e filosofia. O que ocorre é que existem diferentes mestres, com maneiras diferentes de conduzir a prática”, conta. O yoga trabalha elementos como a respiração, o relaxamento e as posturas, que são a atividade física. “Existe uma ideia de que o yoga é uma prática que tem mais a ver com o mente que com o corpo, mas, na verdade, é um conjunto. Se trabalha o movimento e o relaxamento. Um aparelho eletrônico não pode ficar ligado permanentemente, se não ele queima, mas também não pode ficar apenas desligado. O mesmo é nosso corpo – ele precisa de movimento e também de relaxamento, para que não adoeça”, exemplifica. A idade não é um empecilho para a prática do yoga. “Minha aluna com mais idade tem mais de 70 anos e faz todas as posturas. Da mesma forma, também já tivemos um projeto com crianças carentes, mas sempre acima dos sete anos. Para as crianças, porém, eu destaco que elas precisam de mais movimento e paradas de relaxamento mais breves. Tem que ser uma aula adaptada para elas”, explica. Da mesma forma que a prática do yoga é viável a várias idades e pessoas com diferentes tipos físicos e até mesmo quadros de saúde, Santana também adota uma forma de que ela seja viável para todas as classes sociais. “Aqui no Espaço Criativo, 10% das nossas vagas são direcionadas para pessoas que não têm condições de pagar. É uma forma de fazer com que o yoga seja uma prática realmente para todos”, acredita.

revista.DS | 17


SAÚDE

ENFRENTANDO O FRIO COM

SAÚDE

MUITOS JÁ AGUARDAM COM ANSIEDADE A ESTAÇÃO MAIS FRIA, MAS PARA CURTIR AS DELÍCIAS DO INVERNO SEM ADOECER NÃO SE PODE DESCUIDAR DA PREVENÇÃO

N

os últimos tempos, o vírus H1N1, que é mais incidente durante o inverno e, neste ano, começou a se espalhar antes do comum, tomou as atenções da mídia e despertou alerta entre a população e os governos. No inverno, porém, outras patologias são bastante comuns e algumas podem se tornar graves, mas também podem ser evitadas. Os médicos pneumologistas Adilson Medeiros dos Santos e Filipe Viana Corrêa, que atuam na Clínica Pró-Vida, apontam que um cuidado importante é manter a alimentação rica em frutas, verduras e líquidos. Bebidas quentes, como café, leite e chá, são bem-vindas. Para praticar atividades físicas, que devem ser mantidas no inverno para estimular as vias aére-

as, a pessoa deve agasalhar-se bem, protegendo a cabeça e o pescoço. “Evite contato com pessoas que estejam gripadas. A gripe é porta para outras doenças respiratórias”, alerta Filipe. O médico Adilson faz ainda um alerta em relação ao uso de fogão à lenha e churrasqueira, destacando que é bom evitar esses agentes de poluição ambiental pela produção de fumaça e fuligem, que ressecam os ambientes. “No caso das lareiras, prefira as versões elétricas”, frisa o especialista.

CUIDADO REDOBRADO O pneumologista Adilson Santos também alerta para os cuidados que os doentes crônicos precisam tomar. “Quando a temperatura está muito baixa, os doentes crônicos devem se resguardar, podendo, inclusive, usar o aquecedor (elétrico ou a óleo). Quanto à medicação, como há piora dos sintomas, os pacientes crônicos devem procurar o médico para elevar a dose dos medicamentos, evitando descompensação”, sublinha.

18 | revista.DS


SAÚDE

CRIANÇAS E ADOLESCENTES O pneumologista pediátrico Evandro Antunes reforça que a prevenção das doenças de inverno nos pequenos deve estar calcada em três bases: a boa alimentação, que reforçará o sistema imunológico, aliada ao controle ambiental - arejar bem os ambientes -, de higiene e a imunização pela vacina antigripal. É importante buscar auxílio quando os sintomas respiratórios forem muito intensos ou, se no terceiro dia de doença, esta se mantiver ou se agravar com persistência de febre, recusa de alimentação e cansaço para respirar. A pneumologista pediátrica Kellen Meneghel Souza reforça a importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês e complementado até dois anos. “E a vacinação contra gripe, pneumonia e coqueluche. Esta última é recomendada inclusive a adultos. Eles, em geral, apresentam a doença com poucos sintomas. Mas a transmitem aos filhos, que evoluem de modo mais grave”, alerta.

DE OLHO NA GRIPE O alerta para a H1N1 é válido e é necessário procurar um médico para descartar a doença caso surjam sintomas. No entanto, os outros tipos de Influenza também merecem cuidado. De acordo com o pneumologista Adilson Santos, os medicamentos antigripais somente aliviam os sintomas, sem influenciar na evolução do quadro de gripe. “Pacientes que tenham doenças cardiovasculares devem evitar seu uso, já que eles podem causar alterações cardíacas, como o aumento da pressão arterial e diminuição da circulação no coração”, alerta. Uma aliada na prevenção é a vitamina C, que, se usada continuamente, pode ajudar a evitar resfriados e gripes. Os descongestionantes nasais devem ser evitados, pois, conforme o médico, eles têm um efeito rebote, piorando o quadro e causando dependência, quando utilizados por mais de cinco dias. O pneumologista Filipe Viana Corrêa destaca a avaliação clínica como essencial à diferenciação de um quadro de doença respiratória. Um exame de imagem, com um raio X torácico, bem como exames laboratoriais, auxiliam na dissociação entre o resfriado e a gripe. Sintomas como febre alta e persistente, sem melhora com uso de antitérmicos, e tempo de duração maior do que 14 dias, secreção de cor amarela forte ou verde e mal-estar geral podem indicar piora do quadro. “Um quadro viral pode complicarse e causar ao indivíduo uma infecção bacteriana. Sendo a gripe porta de entrada de diversas doenças respiratórias, a vacinação antigripal é indispensável”, pontua Filipe. revista.DS | 19



MINHA HISTÓRIA

QUANDO A HISTÓRIA CORRE NAS

VEIAS

MÉDICO ARARY CARDOZO BITTENCOURT SE DEDICA AO REGISTRO DOS FATOS RELEVANTES DE TUBARÃO E DA REGIÃO DA AMUREL

N

atural de Tubarão, nascido no bairro de Oficinas e filho de um operário da estrada de ferro, o médico pediatra Arary Cardozo Bittencourt desde cedo se interessava pelo registro histórico. Ele colecionava recortes de jornais, que, em 2008, deram origem ao livro “O menino de Oficinas”, onde relata a história do bairro e do desenvolvimento da Cidade Azul, que comemora 146 anos em 27 de maio. “Pensava que tudo aquilo que eu tinha guardado dava um bom material para um livro, pois sempre tive esse sentimento de que Tubarão tem muito pouco registro histórico. Tenho a sensação de que perdemos muito de nosso passado, e é conhecendo o passado que conseguimos entender o presente”, opina o médico, que é um dos fundadores da Pró-Vida.

PRÓ-VIDA

FUTURO

A Pró-Vida nasceu em 1991, tendo nove médicos da região como sócios, um deles dr. Arary, que, no começo, foi responsável pela administração da clínica. “Sempre digo que a distância do nada ao zero é maior do a distância do zero ao cem. Naquela época, me deram o nada e fomos trabalhando, ampliando dentro do possível, e finalmente chegamos a algum lugar”, aponta. A clínica nasceu em uma casa de 100 m² e, em 1995, já estava mudando o local da sede e ampliando o espaço. Hoje, a Pró-Vida tem 6 mil m², atende, reunindo procedimentos, consultas e outros, em torno de 40 mil pessoas por mês, sendo uma referência em saúde para toda a região da Amurel.

O desejo de relatar o passado continuou com o médico, que é membro da Academia Tubaronense de Letras (Acatul) e lançou, em 2003, o livro “O Menino de Oficinas - Volume 2”, desta vez muito mais autobiográfico, com o relato de sua própria história e memórias, que, no entanto, se confunde com a história da cidade de Tubarão e, em especial, do bairro de Oficinas. Hoje com 80 anos, Arary tem projetos tanto na literatura quanto na carreira médica. Em entrevista à revista.DS, dr. Arary, como é conhecido na região, fala de como fez sua pesquisa, do desejo de registrar a história, de curiosidades sobre Tubarão e região, da medicina e de seus planos futuros.

revista.DS | 21


MINHA HISTÓRIA

UM LONGO CAMINHO revista.DS: O senhor avalia que Tubarão é uma cidade carente de registros históricos? Dr. Arary Cardozo Bittencourt: Com certeza. Percebo que nos falta ter essa ligação com o passado. Podemos ver pelos nossos casarões, que são parte da história da cidade, e muitos já foram destruídos. Por isso fui uma das pessoas que defendi a permanência dos trilhos no projeto de abertura da Avenida Marcolino Martins Cabral, pois os trilhos também contam parte importante da nossa história. Sempre busco resgatar a história. Na sua visão, qual a importância deste resgate? A história influencia em nosso futuro. Veja o exemplo das regiões de colonização alemã, e como os costumes e hábitos dos alemães são preservados e influenciam as gerações futuras. No nosso caso em Tubarão, nossa origem é lusitana, mas esta história é algo quase perdido para as gerações mais recentes. Isso influencia até mesmo no amor pela cidade. Para gostar e preservar, é preciso conhecer. Que fatos mais chamaram a atenção do sr. na sua pesquisa para o primeiro livro? Algo que aponto sempre é nossa quase indiferença para o Visconde de Barbacena. A história e desenvolvimento de Tubarão ocorreu todo em cima da estrada de ferro. O crescimento econômico da região toda está relacionado com o trem, e foi o Visconde quem trouxe a estrada para cá, foi ele quem fez essa estrada. Mas onde está esse registro? No meu primeiro livro, inclusive, relato uma praça imaginária, que teria o nome dele, com uma placa homenageando essa figura histórica. Mas isso existe apenas na minha imaginação, pois não temos uma placa, nem um monumento, apenas uma pequena rua no bairro Recife que leva o nome dele. Na minha opinião ele merecia mais do que isso. O sr. já lançou dois livros. Tem outros projetos na área da literatura?

22 | revista.DS

Sim, eu estou preparando o terceiro livro neste momento. Ainda não tenho previsão de lançamento, pois é uma pesquisa muito difícil, já que estou contando a história da medicina em nossa região. Como médico, me interessei por este assunto, que também tem pouquíssimo registro, então achei interessante fazer esse trabalho. O que já encontrou nessa pesquisa que lhe chamou atenção? Encontrei registros de que um dos primeiros médicos que passou por Tubarão foi um alemão que veio para o Brasil, para o Rio de Janeiro, e quis conhecer o Sul do País. Ele descreveu as águas da Guarda e dormiu na atual Casa da Cidade. Provavelmente foi o primeiro médico que pisou em Tubarão. O senhor também faz parte desta história, sendo inclusive um dos fundadores da Pró-Vida... Sim, eu me sinto muito feliz de dizer que, em 1962, fui o primeiro morador do bairro de Oficinas a retornar para a cidade com o diploma de nível superior, já que estudei no Paraná. A Pró-Vida faz parte da história mais recente, mas eu acredito que teve um papel importante para o desenvolvimento da medicina na nossa cidade. Fico muito feliz de ver como melhoramos, pois, quando eu comecei na pediatria aqui, lembro de que houve um ano em que, em um período de pouco mais de vinte dias, assinei vinte atestados de óbitos de crianças. Havia muita morte por desidratação. Isso era comum. Hoje, se uma criança morre, isso é algo raro, é até notícia em jornal, pois não é algo comum, o que é muito bom. No começo, houve momentos desesperadores. E na medicina, quais são seus planos? Se for possível trabalhar por mais uns três anos eu gostaria muito. Gosto do que faço e acredito que isso nos dá força, nos dá vida. Por isso, não acho que seja hora ainda de parar.


MINHA HISTÓRIA

O MENINO DE OFICINAS QUE VIROU DOUTOR Dr. Arary tem uma forte ligação com seu bairro de origem – Oficinas. Ele estudou na Escola de Educação Básica Visconde de Mauá. “Fui aluno da primeira turma, e fiquei muito chateado inclusive da escola ter sido fechada este ano”, aponta. Ele deixou Tubarão para ir para o internato em Florianópolis e depois seguiu para a escola de medicina em Curitiba, onde formou-se na profissão que exerce há 53 anos. O nome de seus dois livros já publicados foi dado por um conhecido que o chamava de “o menino de Oficinas”. O médico retornou em 1963 para a região e, havendo pouco mercado na Cidade Azul, foi trabalhar em Jaguaruna, que estava abrindo um hospital. “Depois disso, fui para a Companhia Siderúrgica em Capivari de Baixo. A empresa fazia com os funcionários o que hoje o Estado faz no Programa Saú-

de da Família. Foi uma escola para mim, onde eu aprendi tudo. Fiquei seis anos lá”, conta. Em 1968, Arary montou o primeiro serviço de pediatria do Hospital Nossa Senhora da Conceição. “Nosso desafio era a desidratação e a falta de conhecimento, Uma de nossas ações foi um curso de como preparar a mamadeira. O esclarecimento e divulgação de cuidados básicos, com a ajuda da imprensa inclusive, era um trabalho importante naquela época”, aponta. Com o crescimento da demanda no Pronto-atendimento do hospital, alguns médicos decidiram juntar forças e fundar uma clínica – o Saci (Serviço de Atendimento e Clínica Infantil). “Isso ocorreu em 1982. Oito anos depois surgiu a ideia de ampliar o serviço para adultos, e nasceu a Pró-Vida”, relembra. revista.DS | 23


DECORAÇÃO

UNINDO O CLÁSSICO AO

RETRÔ PROJETO DE SALÃO DE BELEZA AGREGA ESTILOS PARA OFERECER UM ESPAÇO DIFERENCIADO

O

ferecer um espaço harmônico, aconchegante e que faça os clientes se sentirem com vontade de ficar mais. Assim nasceu o desejo de projetar o Salão de Beleza Santo Corte com muito estilo, beleza e conforto. A arquiteta responsável foi Anelise de Medeiros, que conta que a ideia para a concepção do projeto foi baseada no estilo clássico e retrô, com base na cor preta dando um ar formal ao ambiente e trazendo uma descontração ao espaço.

LUZ ADEQUADA A importância da iluminação que agrega charme e estilo, além de funcionalidade ao ambiente, fica evidente nas luminárias, fornecidas pela Lumins Iluminação, trazendo arandelas e lustre em cristais do estilo clássico.

ESTILO PRÓPRIO Para a decoração, o gosto do cliente fica em evidência no uso de peças em grande parte de sua propriedade, já que é apaixonado por peças antigas e relíquias, surgindo assim a ideia de juntar o estilo retrô com o clássico.

24 | revista.DS


DECORAÇÃO

OTIMIZAÇÃO DE ESPAÇO Anelise aponta que o espaço foi pensado para otimizar a área. “Tínhamos um espaço pequeno. Devido a isso tentamos limitar o lavatório, que seria um local de área molhada, e a forma usada foi elevar o lavatório sobre um deck de madeira”, detalha. Foi reservado um espaço para recepção, com caixa e algumas cadeiras de espera. O restante ficou como área de trabalho, contando com três cadeiras e uma segunda sala um pouco mais reservada com duas cadeiras. “Tentamos manter uma unidade visual, decorativa e funcional para o espaço”, sublinha a arquiteta. No ambiente, houve destaque para a parede em tijolo maciço existente no local, que permaneceu no projeto. Foi reservado ainda um espaço de estar, que fica um pouco afastado da área de trabalho, isolado um pouco do barulho.

CONTRAPONTO Os materiais e cores utilizados como a cor preta, laca dourada brilho, capitonê linho e moldura clássica dourada evidenciam o luxo e requinte do estilo clássico em contraponto à parede amarela. “A laca verde, a geladeira vermelha, o ladrilho preto e branco remetem ao estilo retrô com um ar descontraído”, aponta Anelise. Já para os móveis, foco na qualidade com peças executadas pela Linear Móveis, trazendo ao espaço um estilo clássico, trabalhando com laca preta acetinada e laca dourada brilho. Os espelhos com moldura dourada são da Molduras Brilhantes, e agregam ao charme das poltronas forradas em couro.

revista.DS | 25


SONHO DE CONSUMO

CELEBRANDO O

AMOR

A

cerimônia de casamento não é mais uma necessidade, nem uma imposição. No entanto, muitos casais ainda sonham e optam por investir num “dia de sonho” para celebrar a união, reunindo os amigos e familiares para comemorar o momento. Ampliam-se, porém, as possibilidades de locais para a celebração do casamento, agregando elementos como a natureza, o conforto e a estrutura de hotéis, pousadas e clubes para tornar o momento ainda mais especial e belo. Nesse sentido, a busca por locais diferenciados e que congregam a cerimônia do casamento e a festa posterior no mesmo local, com estrutura ímpar e espaço diferenciado para os convidados tem crescido e se tornou desejo de muitos casais. As cerimônias ao ar livre têm ganhado muito espaço, assim como aquelas que agregam a beleza do

cenário natural à decoração do ambiente. Aproveitando a oportunidade como um novo nicho de mercado, clubes, hotéis e pousadas da região da Amurel têm se destacado entre as preferências dos noivos. Um dos destinos que virou sonho de consumo para casamentos e tem atraído muitos casais de diferentes localidades é a Praia do Rosa, em Imbituba. Nesta época do ano, depois da temporada do verão, é um momento no qual uma média de dois a quatro casamentos são realizados por final de semana no local. As pousadas mais procuradas são o Village Praia do Rosa e a Fazenda Verde By Neco, que realizam as cerimônias e já contam com a estrutura reservada para casamentos até em 2018, restando poucas datas em aberto em ambos estabelecimentos. A Praia do Rosa, em menos de 12 meses, foi a catedral natural de pelo menos 50 casamentos.

fotoS: DIVULGAÇÃO ASSESSORIA DE IMPRENSA/divulgação/revista.ds

A ESCOLHA DE LOCAIS DIFERENCIADOS PARA A REALIZAÇÃO DE CASAMENTOS TEM SIDO UMA OPÇÃO PARA MUITOS NOIVOS QUE SONHAM EM AGREGAR A BELEZA DA NATUREZA À CERIMÔNIA


SONHO DE CONSUMO

foto: CÍCERO CAVALLI/divulgação/revista.ds

O MAR COMO TESTEMUNHA Um belo fim de tarde, um mar azul, areia branca e fofinha. Na beira da praia está o padre, abençoando o casal. Os convidados se emocionam com a cena - a concretização do amor no paraíso. Esse é um desejo de muitas noivas e noivos que querem registrar sua união em um momento inesquecível. E, para isso, a beleza do mar e da praia são um cenário incrível. Por isso, as praias têm sido uma opção para quem deseja uma celebração única. A questão é que, para a realização de uma festa onde tudo dê certo, não basta um local paradisíaco, mas é preciso também uma boa estrutura para garantir a festa e a alegria dos convidados. As pousadas e os restaurantes da Praia do Rosa foram se adaptando à paisagem do local, e contam com estilo rústico chique, propiciando aos hóspedes conforto e muito contato com a natu-

reza, elementos que, aliados, podem garantir um casamento de filme. Com lotação máxima para cerca de 500 pessoas, o casal que quer celebrar seu casamento na beira da praia tem diversas opções para hospedagem dos convidados. Algumas delas são a Vigia das Marés, Studios do Barão, Pousada Morada dos Bouganvilles e Morada dos Sisais. Assim, mesmo com as pousadas pequenas e com poucos quartos, como os locais são próximos, é possível assegurar hospedagem para os convidados em outros estabelecimentos que não o da realização da festa. Outro aspecto é a escolha da decoração, alimentação e cerimonial, que também é muito importante. Na Praia do Rosa, a empresa As Casamenteiras tem acesso aos fornecedores locais e organiza tudo com maestria.

CLUBES Para quem busca um belo cenário, mas também uma estrutura completa, mas não deseja deslocar os convidados, os clubes também são uma opção que têm sido escolhida pelos noivos. Casamentos na beira da piscina, em meio à natureza, à luz da lua ou aproveitando a beleza do sol são possíveis nesses locais, que contam também com outros aspetos que garantem a alegria dos convidados, como locais completamente equipados e preparados para a festa.

foto: W.SASSAKI/divulgação/revista.ds

revista.DS | 27


BOA MESA

SEQUÊNCIA DE

DELÍCIAS

A

PARA CURTIR O FRIO COM MUITO SABOR,NADA MELHOR QUE DEGUSTAR UM BOM FONDUE

estação mais fria do ano chegou ao Sul do país e, com ela, muitas delícias gastronômicas renascem nos cardápios de restaurantes da região. Algumas comidas são típicas do inverno e já estão associadas a esta época do ano e a alguns locais mais frios – como o fondue. O prato tem origem suíça, com a base de queijo aquecida sobre uma lamparina da qual as pessoas se servem diretamente. O tradicional fondue de queijo consiste basicamente em uma mistura de diferentes tipos de queijo fundidos com vinho, servida acompanhada de pedaços de pão, batatas ou legumes, que são mergulhados na mistura com um garfo especial, 28 | revista.DS

para ficarem cobertos com o queijo fundido. Se tudo começou com o fondue de queijo, porém, outros tipos foram agregados e um dos que mais enche os olhos e é alvo de desejo dos amantes do prato é o de chocolate, no qual frutas como morango, uva, abacaxi e banana são embebidos na calda quente de chocolate. As carnes - de gado, frango e suína - também fazem parte do cardápio do fondue servido na região. Independentemente da preferência, porém, o fato é que o prato, servido sempre com uma fonte de calor e com um charme especial tem a cara do inverno e estimula longas conversas à beira do fogareiro, enquanto se degusta as delícias.


BOA MESA

FORÇA NA REGIÃO No Brasil, o fondue se tornou muito tradicional na região da serra, onde o frio é mais intenso, e é uma das mais tradicionais delícias – junto com o Café Colonial – servidas na região de Gramado, onde diversas casas de fondue são sucesso entre os turistas. Na região da Amurel, porém, é possível encontrar a iguaria e, em Tubarão, um dos locais onde ela é servida em uma noite especial para o prato é a Casa do Doce. A partir do final de maio – quando as temperaturas começam a baixar -, o local vai abrir novamente a noite do fondue, que já foi sucesso em 2015. O valor fica entre R$ 65,00 a R$ 75,00 por pessoa. A sequência de fondue começa com a entrada, com frios, pães e torradinhas, e o tradicional fondue de queijo. Após essa primeira etapa, são servidos três tipos de carne, com cortes nobres de gado, suíno e frango, para serem temperadas e grelhadas na pedra quente pelo cliente. As carnes são acompanhadas de nove tipos de molho e especiarias. Por último e para deleite dos amantes dos doces, é servido o fondue de chocolate acompanhado de frutas, docinhos e marshmallow. “O ambiente aconchegante, localizado na Vila Moema, com fácil acesso, a qualidade dos ingredientes e o fato de sermos um dos poucos a servir a sequência de fondue na região de Tubarão, além do diferencial do fondue de chocolate ser acompanhado, além das frutas, dos docinhos da Casa do Doce, têm sido fatores fundamentais para o sucesso da noite do fondue”, aponta Bruno Sartor, administrador da Casa do Doce. revista.DS | 29


BOA MESA

SABOR AGREGADO À

CULTURA M

TEMPORADA DE PESCA DA TAINHA TRAZ PARA AS MESAS E RESTAURANTES CATARINENSES ESSE PEIXE QUE JÁ ESTÁ INCORPORADO ÀS TRADIÇÕES LOCAIS leva aos turistas a possibilidade de provar pratos típicos da região. Seja nas casas simples de pescadores ou nas mesas mais sofisticadas, a tainha é sem dúvida uma preferência incontestável em Santa Catarina. Exatamente por isso, aproveitando o sabor diferenciado da carne deste peixe, as receitas mais variadas foram sendo incorporadas às mesas. Além da tainha, feita de diversas formas, é possível ainda agregar o sabor do caldo do peixe, que também faz parte do cardápio popular e dos melhores restaurantes da região. Além disso, são famosas as ovas de tainha, uma especiaria muito apreciada por moradores e visitantes do Estado.

foto: LETÍCIA BOMBO/IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA/divulgação/revista.ds

ais uma temporada de pesca de tainha começou na região e esta atividade, que é atração turística no litoral da Amurel, em especial em Laguna, onde a pesca com auxílio dos botos proporciona um verdadeiro espetáculo de cooperação entre o homem e a natureza, também traz para as mesas os deliciosos pratos preparados com este peixe. Seja grelhada, assada, frita ou na brasa, a tainha faz parte não apenas do cardápio típico das cidades de Santa Catarina na região de litoral, mas também da cultura do povo catarinense, e, além de alegrar os moradores, a época da safra da tainha

30 | revista.DS


BOA MESA

foto: RESTAURANTE BOIÃO/divulgação/revista.ds

ESPECIALIDADE Nesta época do ano, aproveitando a oferta e em sintonia com a cultura local, o Boião Bar e Restaurante, de Laguna, incorpora ao cardápio dos fins de semana diversos pratos que têm a tainha como ingrediente principal. De 20 a de maio a 30 de junho, são servidos pratos diferenciados e preparados com tainha, aos sábados e domingos, a partir das 11h. A adaptação do cardápio ao período de pesca aproveita a oportunidade de ofertar aos clientes pratos típicos da cultura regional. A tainha aparece com variações no preparo – na brasa, frita, recheada e grelhada, além das ovas e caldos. Os pratos do cardápio tradicional do restaurante seguem sendo servidos normalmente durante o já tradicional Festival da Tainha.

ESPETÁCULO AO VIVO Localizado na Ponta da Barra, o Boião, além das delícias à mesa, proporciona aos clientes uma bela vista de Laguna e inclusive a possibilidade de, além de degustar a tradicional tainha, assistir ao vivo o espetáculo da pesca com o auxílio dos botos, que já foi temas de estudos e documentários nacionais e internacionais. foto: ELVIS PALMA/divulgação/revista.ds

revista.DS | 31



foto: DIVULGAÇÃO HOTEL TERMAS/divulgação/revista.ds

fotoS: Odairson Antonello/divulgação/revista.ds

PARA RELAXAR E SE

DIVERTIR EM GRAVATAL, TURISTAS ENCONTRAM O ANO TODO OPÇÕES QUE VÃO DESDE AS ÁGUAS TERMAIS ATÉ O TURISMO DE COMPRAS

A

possibilidade relaxante e charmosa de desfrutar das águas termais aliada ao conforto de ter opções de passeio pela cidade e um comércio forte próximo aos principais hotéis faz de Gravatal um destino procurado o ano todo. Seja no calor ou no frio, as relaxantes águas termais, além de proporcionar um delicioso período de descanso, também são sinônimo de benefícios para a saúde. Além disso, o contato com a natureza, que se destaca em muitos dos hotéis da região, as programações específicas e a possibilidade de se dedicar também ao turismo de compras faz da cidade da Amurel um prato cheio para os visitantes, que vêm de diversas partes do país. “Existem períodos em que temos mais movimentação, mas o nosso turismo não perde fôlego o ano todo. Neste ano, com fatores como o aumento da procura de destinos nacionais em função da alta

do dólar, a melhoria da infraestrutura da própria cidade, esperamos um incremento na casa dos 10% no turismo em Gravatal”, aponta o prefeito Nardo Nesi. O município, que recebe muitas famílias e pessoas acima dos 50 anos, muitas vezes em grandes grupos que são fiéis ao local, deve no período de férias escolares ter um incremento na movimentação. Os feriados também são datas nas quais o comércio e a rede hoteleira já se prepara para receber muitos turistas. A cidade tem a vantagem de estar cercada por montanhas exuberantes, oportunizando o contato direto com a natureza e reservando surpresas aos que procuram descanso, saúde e relaxamento. Passeios de charrete, caminhadas, culinária típica, patrimônio histórico e trilhas ecológicas são algumas das atrações reservadas ao turista nas Termas do Gravatal, tudo próximo ao conforto dos hotéis e das águas quentes de suas piscinas. revista.DS | 33


foto: DIVULGAÇÃO HOTEL TERMAS/divulgação/revista.ds

DESTINOS

TERMAS DO GRAVATAL

REDE HOTELEIRA Fazem parte da cadeia de hotelaria da cidade o tradicionai Hotel Termas, que busca o diferencial de oferecer um serviço completo, reunindo diferenciais em serviços, localização e acomodações. O Hotel Internacional foi projetado para oferecer conforto em meio a um ambiente de muito verde e tranquilidade. Opções não faltam para os visitantes, como o Hotel Cabanas, o Hotel Castelo, o Hotel Termas Park e outros. “A estrutura de nossa rede de hotelaria é, sem dúvida, um diferencial para nossos turistas. Os hotéis buscam se adaptar às necessidades dos visitantes, e também oferecer, além de uma estrutura de acomodação confortável, opções de lazer completas, e isso atrai as pessoas”, aponta Nardo. 34 | revista.DS

fotoS: Odairson Antonello/divulgação/revista.ds

A água termal brota de uma fonte com temperatura de 37°C. Suas propriedades terapêuticas são recomendadas àqueles que precisam relaxar, estimular a atividade celular e querem rejuvenecer. Piscinas, atividades lúdicas e voltadas para a saúde, parques que encantam as crianças e os balneários voltados ao total relaxamento são opções que não faltam em Gravatal. Bem equipada, diversificada e em constante busca por melhorias, a rede hoteleira é um dos pontos altos da cidade. Para garantir a diversão – e o retorno, dos hóspedes, um dos trunfos dos hotéis é a preparação de atividades. Por isso, a rede sempre busca ter opções de festas e atrações para os hóspedes, passeios, transporte, atividades como recreação e hidroginástica, tornando a visita mais ativa e agradável.


DESTINOS

INFRAESTRUTURA

foto: ELISEO CARLOS MARTNEZ/divulgação/revista.ds

Um dos principais públicos do turismo no Gravatal é constituído de pessoas acima dos 50 anos. Nesse sentido e buscando se tornar cada vez mais atraente para este público exigente e fiel, a prefeitura buscou tornar a cidade mais atrativa através da adaptação às necessidades dessas pessoas. “Como temos visitantes de mais idade, buscamos oferecer também infraestrutura urbana, com a adaptação de calçadas e ruas para as necessidades desse público, melhorando a acessibilidade e deixando calçadas e vias dentro dos padrões do Ministério do Turismo”, destaca o prefeito. Nardo sublinha que os investimentos beneficiam não apenas o turista, mas os moradores da cidade. “Também investimos na sinalização e no saneamento básico, importante para a preservação do meio ambiente e para a saúde dos moradores. Estamos com o Plano Diretor bem encaminhado. Acreditamos que em uma cidade na qual a estrutura melhora, há benefícios e melhorias para todos”, frisa.

TURISMO DE COMPRAS Nem só de relaxamento vive o turismo de Gravatal. Com um comércio intenso e com a vantagem de estar próximo aos principais hotéis da cidade, o turismo de compras se fortalece. “Temos uma grande força na venda de produtos têxteis. O turista encontra variedade e bons preços, e o comércio sabe aproveitar a oportunidade da presença dos visitantes com promoções, fortalecendo a economia local”, analisa o prefeito. Para a gaúcha Nara de Oliveira, Gravatal é um dos destinos mais interessantes para o turismo.

Aos 67 anos, ela gosta de tirar alguns dias no ano para relaxar na cidade. “Já faz bastante tempo que eu visito e me hospedo em Gravatal. Antes, vínhamos com os filhos pequenos, que adoravam as piscinas. Hoje, costumo ir com amigas. Eu gosto das águas termais e de aproveitar para relaxar, estar em meio à natureza. Mas é interessante a possibilidade de, quando você quer fazer algo diferente, ter a opção de estar próxima ao comércio, que é bem intenso e tem boas opções de lojas e produtos”, destaca. revista.DS | 35



CIDADE

EM PLENO

VOO

P

roximidade da BR-101, disponibilidade de porto e também de um aeroporto. Dentro desse contexto que facilita um dos maiores problemas que a indústria enfrenta no Brasil – a logística e escoamento – Imbituba tem se mostrado um local muito atraente para investimentos. Prova disso é que, conforme o prefeito Jaison Cardoso, a área industrial da cidade litorânea está esgotada, com dez empresas já instaladas e outras dez se instalando. “Estamos trabalhando com a possibilidade de um novo espaço, porém o município não dispõe mais de áreas. Entre janeiro de 2013 e dezembro de 2015, Imbituba criou 1.396 novas vagas de emprego com carteira assinada, um aumento de quase 20% em três anos. É a maior evolução registrada no Estado, entre os municípios com mais de 30 mil habitantes”, comenta o gestor. As empresas que ainda estão em fase de instalação devem gerar mais 330 vagas, acredita o chefe do executivo. Além disso, o Governo do Es-

tado tem tratado com uma empresa norueguesa de fabricação de contêineres para transporte de gás, que se instalaria na área da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) que deve ser criada nas proximidades do Porto de Imbituba. “Inclusive recebemos os empresários em nosso gabinete, conversamos sobre as qualidades da cidade e as perspectivas do negócio. Isso traria muitos empregos e iria gerar também muita mão de obra qualificada. Porém a ZPE é uma promessa de quase vinte anos, parece que agora, enfim, vai sair do papel, então vemos com bastante cautela”, observa Jaison. Ele destaca que esse tipo de empresa precisa de estudos bem embasados para se instalar, especialmente na questão ambiental. “Esse aspecto é muito importante para nós, e se vier a se concretizar, devemos apoiar, pois ao redor deste grande empreendimento toda uma cadeia de empresas e prestadores de serviços menores devem surgir, ampliando ainda mais os empregos”, analisa o prefeito.

revista.DS | 37 revista.DS | 37

foto: JULIO CAVALHEIRO/SECOM/divulgação/revista.ds

IMBITUBA APOSTA NO FORTALECIMENTO DE VÁRIOS SETORES PARA APOIAR OS DADOS POSITIVOS DA ECONOMIA DO MUNICÍPIO


CIDADE

FOCO NA GESTÃO

foto: CLAUDIO LIMA/divulgação/revista.ds

foto: JULIO CAVALHEIRO/SECOM/divulgação/revista.ds

Com foco em uma gestão eficiente, na contramão da crise, nos últimos anos as receitas do município de Imbituba aumentaram 62% - a arrecadação saltou de R$ 69 milhões em 2012 para R$ 112 milhões em 2015. “Isso atrai os investidores, pois somos um município estável, em meio à crise, em que a União, estados e municípios amargam contas negativas, salários atrasados ou congelados, além de dívidas, Imbituba está com as contas em dia e em breve vamos repassar aos servidores o aumento anual. Estamos realizando mais de 10 obras, várias com recursos próprios, entre elas o monumento à Santa Paulina”, aponta o prefeito. Ele destaca ainda que existe preocupação com a situação do Brasil. “Por isso nos preparamos conscientemente para o período e agora passamos por este momento com relativa tranquilidade e a certeza que será uma oportunidade de sair na frente de muitas outras cidades no quesito desenvolvimento”, avalia.

FORTALECENDO O COMÉRCIO Aliás, para os segmentos de comércio e serviços na cidade, a influência do turismo é direta. Com a grande movimentação de pessoas que consomem no local, levam um presente, uma lembrança, precisam se alimentar, ir de um lugar a outro, pois querem conhecer diferentes pontos turísticos, se forma uma cadeia que fortalece a economia como um todo. “A base do crescimento do turismo está na 38 | revista.DS

natureza que é preservada com praias, lagoas, morros, dunas; nos locais de hospedagem cada vez mais profissionais e acolhedores; no nosso povo bastante receptivo; e nos esportes radicais como surf, windsurf, kitesurf, trilhas para caminhadas, corridas e ciclismo, além de saltos de parapente e paraquedas. São várias opções de lazer para os mais variados gostos”, ressalta o prefeito.


CIDADE

HISTÓRIA O desenvolvimento de Imbituba não passa apenas por fatores visíveis, como a estrutura turística da cidade. Atividades como a pesca da baleia – hoje objeto de conservação e preservação no município, o porto e a extinta Indústria Cerâmica contribuíram para o crescimento da cidade. No século 19, a armação baleeira era uma das principais fontes de economia dos habitantes, fornecendo material para iluminação e também para a construção civil. Em 1960 a atividade foi extinta e hoje o município é referência nas atividades de conscientização e preservação das baleias. Antes mesmo da emancipação da cidade, foi criada a Indústria Cerâmica Imbituba, que fabricava louças e azulejos para navios e empresas. Durante 90 anos (até ser extinta em 2009), foi uma das principais atividades econômicas do município e uma das responsáveis pelo forte desenvolvimento da região, empregando mais de mil funcionários. No cenário atual, o Porto de Imbituba é a maior movimentação econômica da cidade. Ele foi criado por volta de 1800 como um pequeno trapiche de 70 metros, no ano passado quebrou a marca de quase 500 mil toneladas de movimentação de cargas por mês. O porto atende os três estados da região Sul, com influência direta em todo o Mercosul.

foto: JOÃO HIPÓLITO/REPRODUÇÃO: CLAUDIO LIMA/divulgação/revista.ds

foto: INSTITUTO BALEIA FRANCA/divulgação/revista.ds

TURISMO E CRESCIMENTO Não é possível falar da economia de Imbituba sem destacar o segmento que tem sido um dos destaques na economia da cidade, e constitui uma aponta para o crescimento – o turismo. A cidade vem crescendo com a expansão do turismo e a cada verão os hotéis e pousadas têm ficado mais lotados. “A crise não afetou o turismo, pois com a alta do dólar o brasileiro viajou mais dentro do país e isso nos fortaleceu. Somado a um verão muito quente, em que as previsões de fortes chuvas não se confirmaram. A estimativa é que nosso crescimento tenha girado em torno de 30% e, para 2017, esperamos no mínimo mais 30%, pois em Imbituba ainda temos uma cidade relativamente tranquila, familiar, com uma natureza exuberante”, argumenta o prefeito.

Uma das apostas da cidade é o fortalecimento da baixa temporada, especialmente com o turismo relacionado à baleia-franca. “Estamos participando do Plano Baleia em parceria com o Sebrae e as prefeituras de Laguna e Garopaba, com o objetivo de tornar os destinos como referência em excelência no atendimento e recepção. Outra frente é a do turismo religioso, que não tem sazonalidade, através do monumento à Santa Paulina. A ordem de serviço já foi assinada e até o final do ano esperamos que já possamos visitar as obras”, conta Jaison. Ele acredita que o projeto vai fortalecer segmentos de hotelaria e alimentação durante todo o ano, além de estimular o setor de transportes e comércio. revista.DS | 39



CIDADE

INVESTINDO NO

AMANHÃ

OBRA DE SANEAMENTO BÁSICO AVANÇA EM BRAÇO DO NORTE E É VISTA COMO UMA DAS PRINCIPAIS MELHORIAS QUE A CIDADE RECEBE

Q

ualidade de vida, preservação do meio ambiente e melhoria da saúde são alguns fatores que estão diretamente ligados ao saneamento básico. Apesar de se destacar no cenário nacional pela economia em desenvolvimento, Santa Catarina é um Estado que está muito aquém do desejado neste quesito. Em Braço do Norte, porém, a cidade deu um importante passo ao iniciar as obras de saneamento básico, que seguem em evolução no município. Para o presidente da Acivale, Roberto Michels, a implantação do saneamento básico é de grande importância principalmente na área da saúde. “A medida pode evitar uma série de doenças e naturalmente preserva o próprio meio ambiente, o qual tem sofrido muitas agressões. Esse investimento certamente trará benefícios a curto, médio e longo prazos. Acredito que estamos no caminho certo e

parabenizamos a administração pelo importante passo que foi dado no município”, aponta. A ordem de serviço para o início da obra de construção da Estação de Tratamento de Braço do Norte foi assinada em abril, com a presença do governador do Estado, Raimundo Colombo, juntamente com o presidente da Casan, Valter Gallina, e o prefeito Ademir Matos. A ordem de serviço prevê o fornecimento, montagem e instalação de uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do tipo pré-fabricada, com capacidade para tratar uma vazão de até 40 litros por segundo. A Fast Indústria e Comércio, vencedora da licitação para execução do serviço, tem 12 meses para entrega da obra. O investimento de R$ 6 milhões foi viabilizado através do programa de saneamento desenvolvido com a AFD, a Agência Francesa de Desenvolvimento.

ETAPA A ETE faz parte da primeira etapa do Sistema de Esgoto de Braço do Norte, que inclui o assentamento de cerca de 37 mil metros de rede de coletora, além de duas estações elevatórias e a execução de 2.230 ligações domiciliares. A obra vai beneficiar mais de 10 mil habitantes, com a cobertura de, aproximadamente, 50% do município com coleta e tratamento de esgoto. O investimento total é de R$ 23,6 milhões. Neste ano, o saneamento básico ganha mais espaço com a Campanha da Fraternidade. O tema é “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”, com foco no saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida. revista.DS | 41


CIDADE

42 | revista.DS


INFORME PUBLICITÁRIO

PREPARANDO O

FUTURO

PROJETO DA CÂMARA DE VEREADORES DE TUBARÃO PROMOVE APROXIMAÇÃO COM ESTUDANTES E O DEBATE SOCIAL

M

uitos jovens têm consciência dos problemas sociais de seus bairros e comunidades. O que muitos desconhecem, porém, são os caminhos possíveis para levar esses problemas a um debate no sentido de buscar uma solução. Como representantes das comunidades, os vereadores fazem esse papel de constituir um elo entre a população e o Poder Executivo, levando demandas das ruas para a prefeitura. No sentido de fortalecer a consciência política, abrir um canal de comunicação e demonstrar o funcionamento do trabalho do legislativo, a Câmara de Vereadores de Tubarão iniciou em abril o projeto que prevê a realização de sessões em unidades escolares. A primeira etapa foi realizada na Escola Adven-

tista de Tubarão, e a segunda na Escola Técnica de Comércio de Tubarão – ETCT/Positivo. Para o presidente da Câmara de Vereadores, Edson Firmino, além do conhecimento para os alunos de como funciona uma sessão ordinária da Casa Legislativa, a ação promove um grande debate sobre cidadania. “Estamos muito satisfeitos com o projeto, e houve uma participação muito expressiva dos alunos. São sessões ordinárias, com o diferencial de que propiciam essa aproximação com os jovens e na qual podemos também ouvir as solicitações deles, promovendo e fortalecendo a cidadania e a consciência dos alunos sobre a importância da participação nos problemas da cidade”, aponta Edson. Nos próximos meses, a Câmara vai realizar sessões em mais três instituições de ensino: Escola Jovem, Colégio Dehon e Colégio São José.

DEBATE POLÍTICO O objetivo do projeto é também levar os jovens a se aproximarem dos debates da política local. Como benefício para a escola, esta completa o conteúdo das disciplinas de História e Geografia, tornando o ensino prático. O projeto também esclarece os jovens sobre o papel dos vereadores, apontando o caminho para o qual suas próprias demandas sobre problemas na cidade podem ser levadas. revista.DS | 43



QUALIDADE

ATESTADA A HOSPITAL SOCIMED COMEMORA CONQUISTA DA ACREDITAÇÃO O CENÁRIO EM 2016 QUE REFORÇA BUSCAECONÔMICO POR MELHORIAS CONSTANTES

Acreditação Hospitalar é uma conquista na área da saúde. Ela comprova que o hospital está em conformidade com os padrões definidos por uma metodologia criteriosa, focada na qualidade. Hoje, o Hospital Socimed, de Tubarão, comemora a importante conquista desse reconhecimento - a certificação da ONA (Organização Nacional de Acreditação). Esta conquista indica que a instituição está atenta à qualidade e segue um padrão em tudo o que faz, evitando ocorrência de danos à saúde. Sua renovação periódica, geralmente em torno de dois anos, é uma garantia de que há um controle

de qualidade sobre os serviços prestados. A ONA certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O manual de acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla, em inglês), instituição parceira da OMS (Organização Mundial da Saúde) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países. O processo de acreditação foi executado pela IAC (Instituição Acreditadora Credenciada) IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde).

A ACREDITAÇÃO A Acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário - a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a certificação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados durante o período de validade do certificado. O Hospital Socimed conta com 12 mil m² de área construída; 120 leitos - sendo 10 de UTI; sete salas cirúrgicas; UCA (Unidade de Cirurgia Ambulatorial); Pronto-atendimento com salas de observação; Centro de Diagnóstico e Imagem; Heliponto e o Socimed Cardio - Instituto do Coração Socimed. revista.DS | 45


CONSTRUÇÃO

EM DOSE

DUPLA

OS COMPRADORES DAS DUAS UNIDADES AINDA À VENDA DO MORIÁ PREMIUM RESIDENCE VÃO GANHAR UMA VIAGEM PARA A RIVIERA FRANCESA

U

m empreendimento premium, como o nome já diz. Assim é o Moriá Premium Residence, localizado na Vila Moema, em Tubarão. A qualidade diferenciada está presente no acabamento, no espaço interno e no estilo neoclássico. O Moriá conta com 20 apartamentos e quatro coberturas duplex, duas ainda disponíveis para venda. As coberturas possuem até 192 m² de área privativa, ofurô individual e área de lazer particular. Além de morar em um local único, os compradores das últimas unidades disponíveis – duas coberturas duplex -, terão mais uma vantagem. Quem adquirir o imóvel vai ganhar uma viagem com acompanhante para a Riviera Francesa, contemplando voo até Nice, hospedagem em Nice e aluguel de um carro de luxo durante o período da viagem, que é de cinco dias. Nice fica entre Monaco e Cannes e é um dos destinos favoritos da elite da Europa durante as férias de verão. Fica no litoral Sul da França, no Mediterrâneo, e as distâncias são curtas, por isso é possível fazer passeios turísticos tranquilamente. 46 | revista.DS

O EMPREENDIMENTO O Moriá se destaca por proporcionar conforto e opções de lazer completas. O empreendimento tem fitness center, brinquedoteca, salão de festas gourmet, hall de entrada decorado e piscina adulto e infantil. Os apartamentos são equipados com tubulação para Split, tubulação para água quente, hidrômetro individual, porteiro eletrônico, gás individual, esquadria de alumínio da linha Inova Alcoa, revestimento em calfino nas paredes, peça sanitária tipo caixa acoplada 3/6 litros, sistema de aspiração central, esquadrias dos quartos com persianas motorizadas e rede elétrica com DR - Sistema de proteção à vida.




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.