Jornal Elaboração

Page 1

R

SAÚDE, EDUCAÇÃO, ECOLOGIA

www.elaboracao.org

“Homem, conhece-te a ti mesmo” SAQUAREMA

ANO I - 1

2012 será o fim do mundo?

EDITORIAL Estamos iniciando aqui um novo momento em nosso trabalho do espaço terapêutico “Elaboração - terapias e cursos”. Desde há muito que imaginávamos um órgão de divulgação que pudesse levar ao público em geral reflexões construtivas e enriquecedoras para nossa qualidade de vida. Pois é o que pretendemos aqui com mais este trabalho. O Jornal Elaboração é um espaço de divulgação e reflexão sobre temas ligados à saúde, educação e ecologia, três áreas do saber humano que não podem caminhar separadamente. Como falar de saúde sem educar hábitos e pensamentos? Como educar sem saúde física e mental? Como cuidar do meio ambiente sem cuidar do ser humano que protagoniza a história e lhe dá sentido de existir? Passamos por momentos conturbados da vida planetária, e não poderia ser diferente. São momentos de transição que exigem transformações na forma de pensar, sentir e experienciar a existência. Mais do que nunca, a informação se tornou uma aliada inseparável para aqueles que desejam avançar e amadurecer novas formas de viver, mais felizes e gratificantes. Os que continuam exigindo a satisfação de interesses egoístas e inconsequentes vão perdendo espaço para uma nova humanidade, mais cooperativa, lúcida e preocupada com o bem estar comum. Serão esses os nossos leitores, aqueles que, como nós, desejamos um mundo melhor para se viver, sabendo que este mundo se inicia a partir das ações efetivas de cada um de nós. Estamos aqui para partilhar com você, leitor amigo, essa construção.

MAR / ABR - 2012

R

ecentemente o programa Globo Repórter apresentou uma reportagem sobre as tão faladas profecias Maias, com as previsões do término de um ciclo de vida na Terra para o final de dezembro de 2012. Algumas interpretações mais catastróficas falam de eventos geológicos que poriam fim a uma grande parte da vida humana no planeta. Pensamos que este pessimismo se fundamente em arquétipos dos chamados “fim do mundo”, fortemente introjetados e construídos na mente humana a partir de diversas previsões que se repetem ao longo do tempo, sem nunca terem se concretizado. Ao que nos parece, e essa foi a visão de quase todos os entrevistados pelo programa, é que estamos passando por uma forte mudança consciencial, com o fim de padrões egocêntricos de pensar e viver, para o surgimento de um ser humano mais solidário, fraterno e responsável com o interesse comum. E essa mudança não tem data certa para começar, ainda que possivelmente este momento seja favorável. Isto porque ela começa e se opera no íntimo de cada um de nós, no nosso tempo de despertar para as realidades maiores da vida. Nosso planeta se encontra ameaçado por tantos desequilíbrios ecológicos? Certamente que sim, e precisamos cuidar disso também. Mas a decisão de mudar, tanto na forma de pensar a vida quanto na forma de cuidar do planeta é somente nossa, no ritmo do nosso amadurecimento pessoal. Mas, e a sua hora...? Já chegou?

JÁ REGOU O SEU JARDIM HOJE?

Como é bom ter um jardim! Seja ele de que tamanho for, até mesmo um vaso em um pequeno espaço nos dá uma sensação de harmonia com o todo. Esta interação com as plantas é muito antiga e bastante saudável. Ter e poder cuidar, assim é que muitas vezes nos damos conta de que, junto com elas, atravessamos estações e muitas histórias de nossas vidas... E então, já regou o seu jardim hoje?

Clotilde Moura Cinesiologia, Massoterapia

LEIA NESTA EDIÇÃO: IMUNOTERAPIA GERAL ATRAVÉS DE TÉCNICAS NATURAIS pág. 2

TRANSFERÊNCIA E NEUROSES COMPLEMENTARES pág. 3

CRER OU NÃO CRER EM TERAPIA HOLÍSTICA pág. 4

DEPRESSÃO INFANTIL pág. 5

O QUE PODEMOS FAZER pág. 6

PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL pág. 7

A CAMINHO DA LUZ pág 8


pág 2

Elaboração

IMUNOTERAPIA GERAL ATRAVÉS DE TÉCNICAS NATURAIS

por Turi Pereira de Souza

A Imunoterapia patogênicas e fungos, e incentivando a flora Geral consiste em intestinal benéfica. um tratamento A reposição de bactérias benéficas que potencializa também é feita através da recomendação o sistema imune do consumo de pró-bióticos diariamente. para que o seu A alimentação também tem papel central próprio organismo retorne ao equilíbrio no tratamento, individualizada para cada natural. Assim todas as doenças que possam paciente de acordo com a constituição e os estar te afligindo serão combatidas pelo teu problemas de saúde do mesmo. próprio sistema de Defesa. Muitos hábitos saudáveis são Os benefícios são muitos, entre eles que recomendados, como atividades físicas e o tratamento não tem efeitos colaterais consumo de água. O correto horário de cada ou contra indicações. refeição, o que comer em Ele pode ser feito “... as doenças que possam qual horário, e outras complementarmente dicas que fazem muita estar te afligindo serão a outros tratamentos diferença para auxiliar inclusive acelerando a a digestão, ajudando combatidas pelo teu recuperação em casos também o intestino a como quimioterapia, próprio sistema de defesa” funcionar corretamente. pós-cirúrgico, doenças Tudo isso somado crônicas, auto-imunes, etc. a uma complementação de vitaminas e Poucas pessoas sabem que mais de 70% minerais. E, quando preciso, é utilizado do Sistema Imunológico é controlado pelos também os florais de Bach para auxiliar intestinos. Assim, o tratamento tem como na harmonização emocional. Em alguns base o re-equilíbrio da flora intestinal através casos específicos, como emagrecimento, de remédios naturais específicos. Esses são por exemplo, é utilizada também a complexos homeopáticos que agem sobre a aurículoterapia para auxiliar no combate da disbiose intestinal combatendo as bactérias compulsão alimentar e da ansiedade.

EXPEDIENTE Jornal Elaboração Órgão de divulgação do espaço terapêutico “Elaboração – terapias e cursos” Diretor Geral: João Carvalho Neto Editor: Renata Guedes Representação Comercial: Edjane Marques Impressão: Tribuna de Petrópolis 2.000 exemplares Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores www.elaboracao.org e-mail: joaoneto@joaocarvalho.com.br

Turi Pereira de Souza Terapeuta Vitalista & Graduando de Nutrição Aplica a Imunoterapia Geral através das técnicas da Ortomolecular, Homeopatia, Florais de Bach e Aurículoterapia.

ALUGO SALA COMERCIAL RUA SEGISFREDO BRAVO 105, SL 102

CENTRO - BACAXÁ (próximo ao prédio dos correios) TEL:

2653-4095 2653-2158

MAR / ABR - 2012

OLHOS DE GATO

Que maravilha é a natureza... Sabem por que os olhos dos gatos brilham no escuro? Porque foram projetados para capturarem e refletirem qualquer luminosidade, por menor que seja. Gatos e outros animais de hábitos noturnos, pois seu período de maior atividade é à noite quando saem em busca de caça e companhia, possuem este modelo de olhos que funcionam como uma lanterna. Prodigiosa é a natureza! Vamos ao requinte. Pense nas flores. Pense em todas as flores que você já viu. Não é magnífico? Suas variadas formas, texturas, perfumes, seu néctar. Cores magníficas... E toda essa beleza bem cuidada é assim só para atrair colaboradores para o seu ato de amor e continuarem se perpetuando, doando suas essências. E os pássaros então? Pura leveza e maestria. Belos. Cada um mais bonito que o outro. E a cantoria? Maravilha. Podemos pensar em golfinhos, borboletas, morangos, joaninhas, vagalumes, nós mesmos, ursos panda, aipim, uvas. A lista é infindável. Engenharia Divina. Em todos os cantos, nos cantinhos mesmo, há uma perfeita sintonia entre forma e função. Como não acreditar no Poder Maior? Como deve ser essa “Empresa de Engenharia”, heim? Inimaginável por enquanto. Ser Humano! Tanta coisa para ver, tanta coisa para fazer, muito que aprender e você aí, com seus olhos de gato espreitando a próxima vítima. Vítima da inveja, da maledicência, das falcatruas, das perversidades. Sai dessa! O negócio agora é choque de ordem e a palavra de ordem é altruísmo. Amor ao próximo, desprendimento, abnegação, amor ao próximo mais do que a você mesmo. Este é o significado desta bela palavra. E quem é o próximo senão todos os seres da criação que nos rodeiam e nos suprem de todas as necessidades reais de alimento que podem aplacar todas as nossas fomes. De comida, de amor, de paz, de beleza. Observe a natureza em seu trabalho incessante. Não nos pede nada em troca, apenas espera que a respeitemos e que sejamos felizes em desfrutar toda ela. Recebemos este mundo exuberante e perfeito para nós. Recebemos em abundância, só que ainda não sabemos merecer tanta regalia. Lembra dos cantos? Procure a beleza. Procure não, ache! Está em toda parte Olhos de Gato. Se encante! Veja o que foi projetado. Toda natureza funciona num conjunto harmônico para dar vida a você também. Sejamos altruístas, doemos de nós mesmos toda essa beleza adquirida através de olhos de gato, e com eles iluminar o caminho que leva a uma convivência mais harmônica e justa e a um comportamento comprometido com a preservação da mãe natureza. Márcia Barthel Rosa Bióloga, especialista em Gestão, Perícia e Auditora, Ambiental


MAR / ABR - 2012

pág 3

Elaboração

TRANSFERÊNCIA E NEUROSES COMPLEMENTARES Um dos nenhuma grande novidade para aqueles que f e n ô m e n o s procuram se familiarizar com o comportamento p s i c o l ó g i c o s humano. Já se tornou chavão as pessoas dizerem mais comuns que alguém é como se fosse o pai da esposa ou a nas relações mãe do marido. humanas é o da A questão mais significativa que proponho transferência. Não levantar aqui é o que estou chamando de neurose pretendemos aqui aprofundar as bases teóricas complementar, porque cabe a pergunta: o que faz sobre o assunto, mas apenas propor uma reflexão com que uma pessoa aceite o papel paternal com que seja útil àqueles que nos lêem. uma mulher que transfere sua carência para ele, ou Desde a mais tenra idade, ainda recém por que alguém aceita o papel maternal com um nascidos, que vamos aprendendo a estabelecer homem em processo transferencial? relações com o mundo à nossa volta, sempre a partir E a resposta é que aquele que busca uma daquelas figuras mais importantes que nos rodeiam, relação em que irá suprir a necessidade transferencial especialmente a mãe, pelo vínculo biológico e pelos de outro também está fazendo a sua transferência, cuidados com o bebê. Depois vão surgindo outros de tal forma que suas neuroses se completam. personagens, como o pai, avós, demais familiares, Ou seja, se uma esposa está procurando por professores, amigos, etc. seu pai na figura do marido, esse está procurando Mas são com aqueles primeiros e mais por uma filha na figura de sua esposa; se um marido íntimos vínculos que a criança vai, pouco a pouco, está procurando por sua mãe na figura da esposa, aprendendo sobre seus sentimentos e criando ela está procurando por um filho na figura de seu formatos de relacionamentos que tendem a perdurar marido. por toda a vida. Alguém pode estar questionando: mas você A mãe será sempre a primeira figura de não pensa nisso quando se apaixona por alguém. mulher a ser conhecida e amada pela criança como Realmente não pensa e, na maioria das o pai será a primeira figura de homem. Isso levará vezes, nem sabe de suas tendências transferenciais, o bebê a desenvolver reações específicas conforme mas o inconsciente tem mecanismos próprios para tenham sido essas relações, ou mesmo diante da fazer sua leitura da realidade, e percebe além das ausência delas. aparências. Ele – o inconsciente – sabe, de alguma Ao longo de sua forma, se aquela pessoa vida o ser humano irá, irá se encaixar dentro “Essa pessoa tenderá a sentir então, repetir os formatos de suas necessidades que o afeto que recebe não é t r a n s f e r e n c i a i s . dessas aprendizagens relacionais, projetando Comumente, essa suficiente, porque a sensação nos seus futuros vínculos realidade só vai se tornar de insuficiência de afeto ficou mais consciente por afetivos os aspectos que tenham marcado sua vida gravada no seu inconsciente.” conta de um trabalho de emocional infantil. psicanálise, ou com o Por exemplo, uma passar do tempo e o avanço criança que cresça vivenciando uma rejeição de da idade que vão clareando novas compreensões de mãe ou de pai poderá manter essa forma de sentir si mesmo, às vezes um pouco mais de autonomia nas suas novas relações quando adulta, mesmo que pelo fortalecimento do ego ou por conta do encontro isso não seja real, que seus novos parceiro sejam de novos parceiros conjugais que irão levantar uma atenciosos e carinhosos, mas será verdadeiro para real avaliação da relação antiga. a sua percepção um estado de insatisfação. Essa Diante dessa consciência e da resolução pessoa tenderá a sentir que o afeto que recebe não das carências transferenciais a única solução é suficiente, porque a sensação de insuficiência de é a separação com o fim do relacionamento afeto ficou gravada no seu inconsciente. neuroticamente construído? Não necessariamente. A isso chamamos transferência. Algumas pessoas sentem vontade de reconstruir A transferência vai aparecer de forma mais uma nova relação, mais verdadeira e menos intensa nos vínculos amorosos conjugais, quando a dependente, mas outros conseguem estabelecer mulher que não elaborou seus formatos infantis de estratégias que podem garantir a permanência e a afetividade continua procurando por seu pai em um melhora do vínculo. Não é difícil, basta vontade de marido. Ou o homem, nas mesmas condições, que ambas as partes. continua procurando por sua mãe na esposa. Aliás, Erich Fromm, no livro “A arte de Até aí, a princípio, não estamos introduzindo amar” reafirma que o amor conjugal não é apenas

por João Carvalho Neto

um sentimento mas precisa ser também um ato de vontade. Ou seja, se a plantinha do amor for devidamente cuidada pode continuar a dar bons frutos por toda uma vida. Existirão perdas de gratificações afetivas em vínculos transferenciais? Claro que sim, mas o amadurecimento conjunto das partes pode trazer outros tipos de ganhos. E o que, nesta vida terrena, será plenamente gratificação? Algumas perdas sempre serão inevitáveis. A questão é contabilizar e saber administrar o ônus e o bônus. Sucesso nessa empreitada, é o que desejo a todos vocês! João Carvalho Neto Psicanalista, autor dos livros “Psicanálise da alma” e “Casos de um divã transpessoal”. www.joaocarvalho.com.br

REFLEXÕES OPORTUNAS Modifique

seu

modo

de

pensar, para que sua saúde se

firme

e

estabeleça.

Pare de queixar-se de doenças! A doença é aumentada pela nossa emissão mental negativa. Expulse confiando Você

a em pode

enfermidade, sua

cura! curar-se!

Você está melhorando cada dia mais, sob todos os pontos de vista. (Torres Pastorino, do livro “Minutos de Sabedoria”)

FALE CONOSCO

Envie suas sugestões, seus comentários, e construa conosco esse espaço de reflexão. Se você gosta de escrever, aceitamos textos para avaliação dos editores. Sua contribuição é muito importante para nós. e-mail joaoneto@joaocarvalho.com.br


pág 4

Elaboração

CRER OU NÃO CRER EM TERAPIA HOLÍSTICA?

MAR / ABR - 2012

por Camilo Mota

consultar-se, o cliente deve estar preparado em relação ao processo terapêutico. Afinal, a para um grande encontro consigo mesmo. Ao ação é o caminho para a maestria de si mesmo. falar de seus problemas (sejam eles físicos, Segundo Erich Fromm, “o único meio pelo mentais, emocionais ou espirituais), ele deve qual o mundo pode ser apreendido de forma estar ciente de que está abrindo caminho para final não está no pensamento, mas no ato, na o conhecimento interior, mesmo que no início experiência da unidade” (in: A arte de amar). Crer ou não crer, eis a questão. A crença isto ainda pareça de maneira pouco consciente. Neste processo, o terapeuta pode utilizar reiki, mais fundamental a ser nutrida é a crença florais, radiestesia, cromoterapia, psicoterapia, em si mesmo, em sua capacidade de mudar, de se conhecer, e muitas outras técnicas de acordo “A crença mais fundamental a ser de se aprofundar no conhecimento com a análise que da vida. Medos, apreender durante nutrida é a crença em si mesmo, inseguranças, as consultas. em sua capacidade de mudar, de mágoas, indecisões Uma solução são obstáculos mágica? Certamente se conhecer, de se aprofundar no que podem ser não é isto que a vencidos com o pessoa poderá conhecimento da vida.” auxílio terapêutico. encontrar ao procurar A decisão de um profissional da área holística, um psicoterapeuta ou um querer melhorar e se aperfeiçoar está sempre psicanalista. A solução para qualquer conflito é nas mãos do homem (ou da mulher), em sua um trabalho de persistência, tanto do terapeuta, busca para construir para si e para os outros um quanto do cliente. Sigmund Freud já alertava mundo mais harmonioso. Você acredita nisso? Camilo de Lélis Mendonça Mota é terapeuta para esse caráter de continuidade e duração holístico, mestre de Reiki, psicanalista em que o processo terapêutico deve conter. Ao formação (SBPI), faz atendimento na Clínica falar sobre a psicanálise, afirmou: “Um atributo Elaboração, em Saquarema-RJ. essencial de um mágico é a rapidez (...) do sucesso. Mas “Psicanálise da alma” reúne os tratamentos analíticos conceitos psicanalistas e espirituais, levam meses e mesmo anos: mágica tão lenta perde seu compondo a teoria de Sigmund Freud caráter miraculoso” (in: “A com a Terapia de Vidas Passadas. questão da análise leiga”). Um estudo de bases científicas e A terapia holística não necessariamente levará anos filosóficas, que defende uma tese para trazer resultados, pois isto psicológica, mas que também fala de depende de múltiplos fatores amor, felicidade e esperança. e da própria necessidade do cliente. Há casos em que tudo se resolve em poucos dias. Noutros, a duração é maior. O fator essencial, em todo “Casos de um divã transpessoal” caso, é a ação do cliente, a aborda os temas saúde e doença, sua posição de movimento apresentando o estudo de cinco casos clínicos em que as causas “Não se oriente pela vida em computar,constantemente, as dessa e de outras vidas emergem como raízes dos transtornos perdas e danos, todavia, seja a sua bússola a do conquistar o emocionais dos pacientes do Dr. ser, reconciliando-se com o seu eu e o Universo, e as amarras João Carvalho. Lições para todos aqueles interessados em conhecer se soltarão, as cadeias cairão e você verá que desta libertação melhor a mente humana. surgirá a aurora de todas as suas realizações, almejadas e

D u a s s i t u a ç õ e s aparentemente d i s t i n t a s contribuíram para as reflexões que se seguem. Na primeira, uma moça comentava que não precisava de terapia, que seria uma perda de tempo ir a um psicanalista. Ela dizia que um dia marcou uma consulta. Chegou lá e ficou calada. Não tinha nada para dizer. E o psicanalista, por sua vez, também ficou mudo. Ela, até hoje, ainda não voltou a procurar o auxílio psicoterapêutico. Na outra situação, uma senhora comentava que não acreditava nesse negócio de colocar as mãos sobre as pessoas para curar-lhes de alguma enfermidade. Não tinha crença, mas não se importava se o terapeuta quisesse fazer uso de sua prática, no caso o Reiki, para ajudar sua filha. Em ambos os casos, foi colocado em movimento um mecanismo de defesa do ego para justificar a acomodação fora das fronteiras do trabalho terapêutico. A negação da possibilidade de se buscar auxílio na terapia é uma forma de se evitar algum tipo de sofrimento do ego. No primeiro exemplo, a moça demonstrava querer manter oculta qualquer desarmonia, qualquer vivência de conflito, de maneira que optava pelo silêncio e não “acreditava” no terapeuta como o contraponto dos seus problemas. Já na segunda situação, a senhora projetava sua desconfiança, como se crer ou não crer fizesse diferença quando o assunto é o estabelecimento do estado de saúde em harmonia. Como situar, então, o papel das terapias holísticas (também chamadas alternativas, complementares ou naturistas) fora da contextualização do crer ou não crer? O primeiro passo é compreender que o terapeuta holístico faz uso de várias técnicas naturais de relação não causal (sincronicidade) para que o próprio sujeito encontre em si a fonte de sua saúde integralmente. Dessa forma, ao

construídas no regaço de seus sonhos.” Carlos Murion

À VENDA NAS LIVRARIAS OU PELO SITE: WWW.JOAOCARVALHO.COM.BR


pág 5

Elaboração

MAR / ABR - 2012

DEPRESSÃO INFANTIL P a r a começar, quero fazer uma distinção entre tristeza e depressão. Tristeza é um estado de desalento, falta de alegria, infelicidade, lástima, etc. Do que temos escutado, lido ou assistido, a depressão é um estado clínico onde encontramos uma tristeza. O sentimento de tristeza faz parte da experiência normal da pessoa, porém vale ressaltar que o conceito de depressão não é sinônimo de tristeza. O transtorno depressivo infantil é um transtorno do humor capaz de comprometer o desenvolvimento da criança ou adolescente e interferir com seu processo de maturidade psicológica e social. Embora na maioria das crianças a sintomatologia da depressão seja atípica, alguns podem apresentar sintomas clássicos de depressão, tais como tristeza, ansiedade, expectativa pessimista, mudanças no hábito alimentar e no sono ou, por outro lado, problemas físicos, como dores inespecíficas, fraqueza, tonturas, mal estar geral que não respondem ao tratamento médico. Na criança e adolescente a depressão, em sua forma atípica, esconde sentimentos sob uma máscara de irritabilidade, de agressividade, hiperatividade e rebeldia. As crianças mais novas, devido à falta de habilidade para uma comunicação que demonstre seu verdadeiro estado emocional, também manifestam a depressão atípica, notadamente com hiperatividade. Durante muito tempo a depressão era vista apenas como um problema de adultos. O reconhecimento de um quadro depressivo infantil e da adolescência como um transtorno que pode afetar pessoas desse grupo etário, se tornou reconhecido em 1975, após o IV Congresso de União de Psiquiatras Europeus, que resultou na elaboração de critérios de

diagnóstico para esse quadro, denominando-o Transtorno Depressivo na Infância e Adolescência (DSM-IV, 1994). Atualmente a depressão em crianças e adolescentes é considerada comum, debilitante e recorrente, envolvendo um alto grau de morbidade e mortalidade. Na criança, os principais comportamentos que caracterizam a depressão infantil são: o humor disfórico, distúrbio do sono, queda do desempenho escolar, diminuição da socialização, perda da energia habitual, do apetite ou peso. A presença dessa sintomatologia pode interferir diretamente nas atividades associadas à cognição e à emoção. E, quando essa criança não é tratada a tempo, poderá desenvolver modelos de comportamento tais como: isolamento, retraimento, dificuldades em se comunicar, entre outros, os quais podem se tornar resistentes a mudanças.

Um problema para o psiquiatra é saber distinguir estados de depressão normal psicológica que apenas necessitam de apoio, de forma a incentivar o paciente a resolver os seus problemas, de distúrbios mais graves possivelmente originados por desequilíbrios bioquímicos. A incidência de depressão infantil se acentua quando se trata de população específica, normalmente com outras problemáticas associadas, situações de desordem vivenciadas pela criança, como: separação dos pais, mudança de escola, casa, morte de um ente querido ou animal de estimação, violência familiar, problemas na estrutura familiar, dificuldades escolares e história de fracasso escolar. Dessa forma, os pais ou pessoas significativas têm grande parcela de responsabilidade no aparecimento e na manutenção da depressão na criança.

por Regina Alves

Em toda história o homem teve de lidar com eventos difíceis na sua vida, e a depressão é muitas vezes um mecanismo normal e saudável que permite a modificação de comportamentos e estruturas mentais quando a realidade não corresponde às expectativas. Um problema para o psiquiatra é saber distinguir estados de depressão normal psicológica que apenas necessitam de apoio, de forma a incentivar o paciente a resolver os seus problemas, de distúrbios mais graves possivelmente originados por desequilíbrios bioquímicos. A psicoterapia ajuda o paciente na reestruturação psicológica, além de aumentar sua compreensão sobre o processo de depressão e na resolução de conflitos. Regina Alves é Psicóloga, Psicanalista Transpessoal e Pisocpedagoga

O TEU OLHAR Faz do teu olhar Porta aberta à libertação. Escolhe o alimento da alma Que pacifique teu coração. Assim, sem preconceitos, Livre de vulgares preceitos, Criarás o canal Da verdadeira sabedoria. O objetivo não está lá. Se alguém te disser: este é o caminho, Cuidado! Talvez seja o dele Mas não necessariamente o teu. O objetivo está aqui, Bem dentro de ti, Clamando por ser descoberto, Desvendado como um mar aberto. O medo aflige o navegante, Em inimagináveis fantasias. Mas chegando em porto seguro, Descobre mil alegrias.

ACUPUNTURA

Se tu queres ser feliz

Fisioterapeuta Acupunturista

Pensa com felicidade

Desperta teu olhar para a vida, Para os mistérios que te aguardam. Pensar pequeno fará de ti sempre pequeno; Sentir-se um deus... trará poderes desconhecidos.

Pois essa é a força motriz

Mas cuidado: “Vós sois deuses...” E não fui eu quem disse isso!

LEANDRO ARAÚJO ATENDIMENTO COM HORA MARCADA No ELABORAÇÃO - Terapias e Cursos

Tel: 2653-3087

Que cria a realidade.

João Carvalho Neto


pág 6

Elaboração

O QUE PODEMOS FAZER

Definindo alguns conceitos, somos habitantes do planeta Terra, que junto com os outros planetas, os satélites e o Sol, num magnífico balé eletromagnético, compõem o nosso Sistema Solar, que está inserido na Via Láctea, uma das “zilhões” de galáxias espalhadas neste imensurável espaço onde estamos mergulhados. Dito isto, podemos começar a avaliar algumas interdependências que caracterizam o Universo e as que existem aqui na nossa nave espacial Terra. Pode parecer estranho se colocada desta forma, mas se nosso planeta navega, então é uma nave; como a navegação é no espaço, estamos a bordo de uma nave espacial, e podemos comparar a um barco. Vamos por partes: que pessoa em sã consciência utilizaria uma ferramenta para furar o casco estando ela a bordo do mesmo? Ou que jogaria lixo e dejetos por toda a embarcação? Ou que permitira que pequena parte da tripulação recebesse todos os privilégios e utilizasse todos os recursos, enquanto todos os outros ocupantes fossem escravizados. Testes comprovam que o ser Humano aprecia o belo. E o que é o belo senão tudo que está em harmonia? Onde esta a harmonia no lixo espalhado, na falta de saneamento básico, na vegetação dilapidada, na extinção das espécies, na descaracterização da natureza, na ocupação desordenada, na miséria, na falta de condições dignas de cidadania, tudo isso gerado pela ganância, truculência e corrupção que são algumas das manifestações do egoísmo? O nosso planeta é a nossa casa, aliás, a única que podemos habitar, já que os planetas mais próximos são Vênus, muito quente e Marte, o mais “viável”, muito frio. Apesar da tão falada globalização, a grande maioria da população ainda não se deu conta de que moramos na mesma bola que navega no espaço. Minha esperança é a de que quando tomarem conhecimento deste fato parem de boicotar a nossa nave. Por enquanto, habitar Marte é ainda matéria de muitos estudos e desenvolvimento de

alta tecnologia, mesmo assim... Até já existe um processo denominado “Terraformação, até agora teórico, de modificar um planeta, um satélite natural ou outro corpo celeste para que este tenha condições de ser habitado por humanos ou outros animais. Um planeta pode ser considerado terraformado quando a atmosfera e a temperatura nele verificadas sejam semelhantes à atmosfera e à temperatura do planeta Terra. Marte é o candidato mais provável para as primeiras experiências em terraformação. A NASA estuda maneiras de aquecer o planeta e de alterar a sua atmosfera.” Já pensou? De que adianta mudar de planeta se não mudar a atitude? E quem terá dinheiro para se mudar para lá? Adoro inventar termos, por exemplo: Lixosfera 1. Camada de lixo que orbita nosso planeta, composta por parafusos, restos de nave, satélites desativados e outras “coisitas” que podem cair em nossas cabeças

Lixosfera - 1. Camada de lixo que orbita nosso planeta, composta por parafusos, restos de nave, satélites desativados e outras “coisitas” ... a qualquer momento. 2. Camada de lixo que está sendo formada sobre a litosfera (camada do planeta onde habitam os seres vivos), composta por restos de nosso consumo irresponsável e exagerado. Somos dependentes do oxigênio. Conseguimos ficar sem comer e beber por alguns dias, mas sem este combustível milagroso, sobrevivemos por poucos minutos, nós e todos os seres que dependem dele. Além de essencial para a respiração, é ele também o responsável pela formação da camada de ozônio, este manto de gás que funciona como um filtro solar para o planeta. Ah precioso oxigênio! Quando vamos dar a sua devida importância? E que para tal, temos de agradecer aos seres clorofilados, os verdadeiros promotores da vida tal como a conhecemos, os únicos que fabricam este precioso elemento. É de vocês o verdadeiro reinado! E o mais dilapidado... Vamos

Você não está aqui por acaso. Existe um projeto para a sua existência. Cuidado para não se perder ao longo da caminhada. Mudanças interiores esperam por ser construídas. Ações efetivas pela melhoria da vida ao seu redor são um constante convite ao trabalho. Faça com que o seu mundo íntimo e o mundo em que você habita sejam melhores hoje do que eram antes. Você é a primeira pessoa a ganhar com isso.

MAR / ABR - 2012

por Márcia Barthel Rosa acordar, vamos acordar todo mundo... ACORDA GALERA!!! Na verdade o que realmente falta é um maior comprometimento da nossa espécie em conhecer como funciona o sistema de vida. Não é necessário que todos se transformem em Biólogos (até que seria bom), mas que tal saber que toda a energia vital vem do Sol e que para ser utilizada pelos seres vivos precisa ser transformada pelas plantas e algas (seres clorofilados) para que todos os seres sobrevivam? Funciona assim: A clorofila (pigmento verde) processa o gás carbônico através da luz solar para produzir a energia que eles próprios necessitam para sobreviverem e o resíduo produzido por este processo, para nossa alegria, é o oxigênio. Estes seres são os produtores, popularmente conhecidos como vegetais. A partir daí vem os consumidores (seres vivos que não conseguem produzir seu próprio alimento e por isso se alimentam de outros seres). Temos, então, os consumidores primários que são os herbívoros (só se alimentam de vegetais, ex. gado), os consumidores secundários que são os carnívoros (só se alimentam de carne, ex. leão). E ainda há os que se alimentam de carniça (lixeiros da natureza ex. urubus) e os seres microscópicos (bactérias e fungos) que decompõem, desmancham os restos de seres mortos e dejetos transformando-os em adubo, limpando assim a natureza. Este processo é a cadeia alimentar, é o ciclo de vida que mantém o funcionamento da natureza. É fácil perceber que a interdependência é necessária e sem os “seres verdes” todo o resto morre. Fazer nossa parte para tentar manter este equilíbrio mutável do que ainda resta é nosso dever. A natureza não vai conseguir se manter saudável se continuarmos a agredi-la desta forma. Só se ama, só se respeita o que se conhece. Vamos praticar simples exercícios de observação, perceber a beleza da vida pulsando por toda parte. Vamos procurar entender este intrincado conjunto de relações entre os seres e seus espaços. O amor nasce das pequenas coisas, dos pequenos atos e o respeito nasce do amor. Com respeito tudo funciona bem. Márcia Barthel Rosa Bióloga, especialista em Gestão, Perícia e Auditora, Ambiental

ANUNCIE NO ELABORAÇÃO Ampla circulação Leitura interessante

Agende uma visita do nosso representante comercial 2653-3087 edjane.marques@hotmail.com


pág 7

Elaboração

MAR / ABR - 2012

PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (PAC): NOVA PATOLOGIA DO SÉCULO XXI

Processamento Auditivo Central (PAC), um dos temas abordados por mim na 1ª palestra educativa da VII Campanha de Audição do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro (Núcleo Saquarema), que foi realizada no espaço terapêutico Elaboração - terapias e cursos. Uma patologia descoberta recentemente, pouco falada e divulgada, mas que aparece em alguns casos. Tem sido objeto de estudo de várias disciplinas, destacando-se a neurologia, a psicologia, a pedagogia e a fonoaudiologia, e também motivo de grande curiosidade, de debates e discussões, e onde algumas pessoas sempre me deparam com várias perguntas sobre o tema. Daí, vi a necessidade de escrever sobre o assunto. As crianças que possuem essa patologia apresentam limitações evidentes em suas habilidades para responder, decodificar, reconhecer, compreender, memorizar, manipular e aplicar de modo efetivo as informações auditivas que é uma tarefa bastante complexa. Costuma caracterizar-se como uma patologia exclusivamente de DESORDEM AUDITIVA, ou seja, para processarmos a informação auditiva é necessário atentar ao som, e da mesma forma, os estímulos para serem organizados e classificados precisam ser retidos. As crianças que possuem esse distúrbio não conseguem realizar esse processo. São normalmente confundidas, rotuladas e diagnosticadas como “portadoras de distúrbio da linguagem simbólica”, “portadoras de disfunção cerebral mínima”, “afásicas” (supressão da linguagem através de lesão cerebral) ou “portadoras de distúrbio específico da linguagem”. Nestas crianças, o único sintoma é o distúrbio de aprendizagem causado por sua dificuldade em utilizar tais estímulos auditivos, e que na maioria dos casos passam por inúmeros testes audiológicos convencionais, revelando, porém, uma audição normal. Uma das características mais marcantes é a dificuldade de escuta em ambientes ruidosos e a compreensão de informações exclusivamente auditivas. São crianças com dificuldade para lidar com o som, mas que sua audição, fisiologicamente falando,

é perfeitamente normal. A única certeza que temos sobre este distúrbio é que ele diz respeito a um sintoma e não a uma doença, já que até o presente momento não é possível determinar sua causa ou seu local no Sistema Nervoso Central. O Processamento Auditivo Central (PAC) aparece em crianças fundamentalmente, por revelarem grande dificuldade em acompanhar a escolaridade, observando-se algumas características abaixo, publicadas na revista Dialogando do Conselho Regional de Fonoaudiologia que achei importante divulgar, tais como: • Memorizar informações recebidas auditivamente; • Dificuldade com relação à localização sonora e discriminação auditiva; • Alterações quanto à habilidade de fechamento auditivo, ou seja, em compreender a mensagem quando parte dela foi perdida; • Dificuldade com ordenação temporal;

“...o atendimento destas crianças deve estar centrado nas dificuldades específicas de cada uma delas, com o objetivo final de integrá-las ao sistema educacional atual e vigente...” • Alterações no que diz respeito à atenção seletiva, isto é, manter a atenção a uma informação na presença de outras; • Desatenção, dificuldade em compreender conceitos verbais e associá-los a conceitos visuais e/ou idéias abstratas; • Dificuldade na compreensão de piadas, palavras com duplo sentido entre outras. De modo geral, as alterações fonoaudiológicas encontradas na comunicação oral são trocas relacionadas a fonemas semelhantes, mas pode haver a presença do Processamento Auditivo Central em alguns indivíduos com TDHI (Transtorno de Déficit de Atenção), Síndrome de Asperger, Dislexia, entre outros. Como conclusão do assunto, o atendimento destas crianças deve estar centrado nas dificuldades específicas de cada uma delas, com o objetivo final de integrá-las ao sistema

por Cláudia Dias

educacional atual e vigente, atendendo às suas necessidades de integração social e comunitária, ao mesmo tempo em que a escola deverá estar “antenada” sobre o assunto pra poder lidar melhor com o problema. Importante ressaltar que se faz necessário formar um elo entre a família e a escola, para haver melhoras significativas no tratamento dessas crianças no aspecto da sua comunicação global. Cláudia Dias- Fonoaudióloga Clínica e Coordenadora de Campanhas Educativas pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro (Núcleo Saquarema) na clínica Elaboração- terapias e cursos. Escreve vários artigos, ministra palestras, grupos de estudos e cursos sobre Fonoaudiologia no Rio de Janeiro.

Sinta a vida pulsando ao seu redor, dentro de ti. Sinta a beleza que flui, incessantemente. Fora isso, aquilo que nos parece desagradável ou feio, são apenas reflexos de nossa própria imperfeição. * * * A sua vida pode não ser como você desejava, mas é aquela que você tem. Não há escolha. Mas aceitala e aprender a ser feliz com ela, modificando o que é possível, ou revoltar-se e destruir tudo ao seu redor é uma escolha sua. * * * Passe perto de alguém a cada dia e observe nos seus olhos. O que você vê...? Na verdade não importa tanto o que você vê, o que importa é que você saiu do seu lugar egocêntrico para perceber-se caminhando com companheiros de jornada ao seu redor, com suas dores, aflições e alegrias, tanto quanto você.


pág 8

Elaboração

MAR / ABR - 2012

A CAMINHO DA LUZ

Tenho caminhado pelas estradas de incontáveis existências ao longo de tempos imemoriais. Bati de porta em porta, buscando em cada experiência as migalhas da sobrevivência e um pouco de prazer que compensasse minhas angústias. Mas nunca fui demônio e nem serei alçado à condição de anjo a custa de privilégios. Sou apenas uma individualidade cósmica rumando a caminho da luz. Semeando enganos colhi aflições... Mas fui descobrindo, pouco a pouco, que era possível ser feliz. Fiz indagações... pesquisei soluções... Estudei doutrinas, elaborei sistemas de crenças e fiz descobertas que aliviaram minhas dores e foram me trazendo um pouco mais de alegria e conforto. Mas ainda não era suficiente... Era necessário buscar em outros lugares, inimagináveis até então... Tão longe pareciam... tão perto estavam... Agora percebo que quando deixei de fazer muitas perguntas passei a me encontrar mais com as respostas. Perdi o medo... Ah...! o medo, adversário terrível dos desbravadores das incertezas... O temor de errar e arriscar não mais me paraliza... Temo sim ficar prisioneiro da inércia, de não viver para aprender e, assim, não aprender a viver. Compreendi que mais vale a dor da busca de se auto-conhecer do que permanecer na acanhada ilusão de uma felicidade que jamais será real. Nisso me sinto feliz. Não por uma meta já alcançada, mas por construir com consciência e lucidez a plenitude que se faz em mim. O final valerá à pena? Não importa. O caminho vale! (clip original no site WWW.joaocarvalho.com.br)

PSICANÁLISE TRANSPESSOAL UMA RELEITURA DE FREUD À LUZ DA TRANSPESSOALIDADE REUNIÕES TODO SEGUNDA SEXTAFEIRA DE CADA MÊS - 18 ÀS 21 HS TAXA DE PARTICIPAÇÃO: R$ 20,00

João Carvalho Neto

ELABORAÇÃO O ELABORAÇÃO - Terapias e Cursos é um espaço de terapia e desenvolvimento pessoal inspirado no modelo de outros que vêm sendo criados no Brasil e no exterior com o objetivo de estabelecer procedimentos que venham a trazer mais saúde e bem estar ao ser humano através de estratégias complementares à medicina convencional.

GRUPO DE ESTUDO

LOCAL: ELABORAÇÃO – TERAPIAS E CURSOS RUA JAMES WARD DE CARVALHO TRV. SIGMUND FREUD 1 PORTO DA ROÇA - SAQUAREMA (Rua em frente ao Supermercado Gomes) INFORMAÇÕES: 2653-3087

Terapias e Cursos

João Carvalho Neto Psicanálise Transpessoal, Terapia Regressiva, Terapia Floral Regina Alves Psicologia, Psicanálise Transpessoal, Psicopedagogia Marli Siqueira Secretaria, Manipulação dos Florais, Reiki Cláudia Cabral Fisioterapia, Pilates, Drenagem Linfática Cláudia Dias Fonoaudiologia Turi de Souza Nosodioterapia, Terapia Vitalista Camilo Mota Terapia Holística, Reiki, Acupuntura Emocional Clotilde Moura Cinesiologia, Massoterapia Leandro Araújo Acupuntura

Rua James Ward de Carvalho, Trv Sigmund Freud 1 Porto da Roça - Saquarema - RJ (Rua em frente ao Supermercado Gomes)

Tel: 2653-3087

www.elaboracao.org


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.