IPAF - Global MEWP Relatório de Segurança

Page 1

A Autoridade Mundial em Acesso Aéreo

GLOBAL MEWP RELATÓRIO DE SEGURANÇA Relatório de Estatística de Acidentes 2016-2018

www.ipaf.org

1

www.ipaf.org/accident


CONTEÚDO Introdução 3 Relatório Global

4-5

As evidências

7

Relatório por categoria 8-11 Relatório por Setores da Indústria 12-15 Relatório por localização 16-17 Relatório por atividade 18-19 Como reportar um acidente

20-21

Recomendações 22-23 Definições 24-25 Sobre IPAF 26-27

2

www.ipaf.org/accident


INTRODUCÃO

Usar plataformas para trabalho temporário em altura é um método comprovadamente seguro para uma ampla gama de Atividades. A IPAF e seus afiliados compartilham dados em incidentes envolvendo acesso em altura. O objetivo de identificar áreas de risco e tendências comuns. O projeto de relatório de acidentes começou em 2012 e o conhecimento adquirido foi usado para criar campanhas de conscientização de segurança e informar todo o trabalho que a IPAF realiza, incluindo o desenvolvimento de orientação e treinamento do setor. Os afiliados da IPAF no Reino Unido relataram 75% dos dados deste relatório de segurança, no entanto o projeto está se expandindo em todo o mundo, para aumentar nossa compreensão das práticas de trabalho e reduzir incidentes em todos os países. Reportar não é restrito a afiliados IPAF, e qualquer pessoa ou organização pode reportar um acidente para uma empresa afiliada ou via portal da IPAF portal www.ipaf.org/accident O Relatório Global de Segurança da IPAF analisa incidentes durante a operação no local de trabalho, manutenção e entrega de Plataformas de Acesso em Altura. Identifica acidentes típicos, quando e onde eles acontecem. Os dados deste relatório foram coletados de acidentes ocorridos durante 2016, 2017 e 2018.

"O projeto de relatório de acidentes da IPAF começou em 2012 e o conhecimento adquirido usado para criar campanhas de conscientização de segurança, melhorar a orientação do setor e desenvolver treinamento " O OBJETIVO A análise dos incidentes relatados à IPAFé considerado para melhorar e promover ainda mais o uso seguro de acesso motorizado em todo o mundo. Todas as informações confidenciais são removidas dos dados antes de serem revisados ​​ pela IPAF e compartilhado com a indústria para melhorar regulamentos, orientação técnica e treinamento.

www.ipaf.org/accident

3


RELATÓRIO GLOBAL IPAF coleta relatórios em todo o mundo, de empresas ou indivíduos que compartilham suas experiências para permitir que outros trabalhem com mais segurança. Os acidentes foram reportados pelas empresas afiliadas em 25 países. O Relatório de Segurança da IPAF analisa esses incidentes. É esperado que isso continue a se expandir e fornecer uma visão mais ampla dos incidentes no setor de acesso motorizado em todo o mundo. Trabalhar em altura envolve riscos significativos em qualquer lugar do mundo, embora diferentes práticas de trabalho e padrões de segurança aceitos possam resultar em taxas mais altas de incidentes em alguns territórios do que em outros. Os dados podem destacar essas diferenças e recomendar campanhas localizadas para segmentar atividades ou comportamentos inseguros específicos.

4

www.ipaf.org/accident


O QUE É REPORTADO Todos os acidentes envolvendo plataformas de acesso em altura coletados pela IPAF. Os dados incluem acidentes que resultam em mortes, lesões ou pessoas que requerem primeiros socorros. Também incluem ocorrências de "quase acidentes" que não resultaram em lesões, mas ainda representaram uma situação perigosa.

OS EQUIPAMENTOS O relatório analisa os incidentes que ocorreram ao usar, fornecer e manter plataformas de acesso em altura (MEWP's) Além deste relatório, a IPAF também reúne incidentes envolvendo outras modalidades, incluindo Plataformas de trabalho em fachadas / tipo cremalheiras (MCWPs), elevadores de obras para passageiros e mercadorias e manipuladores telescópicos.

A ORIGEM DOS DADOS Os acidentes foram reportados por 25 países, por usuários ou empresas de locação de equipamentos. Qualquer pessoa que trabalhe com plataformas pode reportar um acidente no portal da IPAF www.ipaf.org/accident Os dados apresentados são baseados em dados coletados de diferentes maneiras: diretamente reportada no Portal IPAF www.ipaf.org/accident; Informações obtidas pelo Staff da IPAF no mundo todo, dados de órgãos reguladores; e através de informações coletadas através da imprensa e reportagens.

CONFIDENCIALIDADE DOS DADOS As informações fornecidas pela IPAF são confidenciais e privadas. As informações que podem identificar uma pessoa ou empresa envolvida em um incidente relatado não podem ser acessadas por ninguém, incluindo a equipe da IPAF, e é removido antes da análise. A IPAF é compatível com GDPR e possui uma política de privacidade que pode ajudá-lo a entender quais informações coletamos, por que coletamos e como você pode atualizar, gerenciar, exportar e excluir suas informações. A Política de Privacidade da IPAF pode ser encontrada em www.ipaf.org/privacy www.ipaf.org/accident

5


6

www.ipaf.org/accident


AS EVIDÊNCIAS Quedas da plataforma, eletrocussão, aprisionamento e tombamento são as quatro causas mais comuns de fatalidade ao usar uma plataforma. Uma maioria significativa dos incidentes resultantes em fatalidades relatadas à IPAF ocorreram nos E.U.A. Uma taxa relativamente alta de incidentes relatados ocorre em áreas públicas e nas estradas. Florestal e construção são os setores industriais com o maior número conjunto de fatalidades, embora os setores de serviços / manutenção e elétricos também relatem um número considerável de mortes. Incidentes graves que resultam em morte ou ferimentos com tempo perdido são mais prováveis de ​​ ocorrer quando a plataforma está na posição elevada. A entrega e a manutenção das máquinas também resultam em um grande número de incidentes. A IPAF publicará uma análise mais detalhada oportunamente a todos os membros que contribuíram para o projeto de relatório de acidentes, que fornecerem mais informações sobre incidentes.

www.ipaf.org/accident

7


CATEGORIAS ACIDENTES COM AFASTAMENTO POR CATEGORIA - 2016-2018 O gráfico nesta página mostra os 12 principais incidentes com afastamento por categoria, incluindo todas as mortes no período 2016-2018. Incidentes com afastamento são aqueles em que uma ou mais pessoas foram feridas e, como resultado, a pessoa ficou incapaz de trabalhar por um ou mais dias.

Fallda from platform Quedas Plataforma Electrocution Electrocussão Entrapment Encarceramento Overturn Tombamento by vehicle or machine Choque comHit veículo ou equipamento Collision Colisão Crushing, trapping, pinching Encarceramento, prendendo e enforcando Loading Excesso detipover carga

FATALIDADES

Hitobjeto by falling object Atingido por em queda MEWP inoperable - mechanical/technical Plataforma inoperante - técnico/mecânico

LESÕES GRAVES LESÕES LEVES

Transport Transporte Ground conditions Condições do solo 0

10

20

30

40

50

60

O Relatório de Segurança Global da IPAF identifica os Incidentes com plataformas que freqüentemente resultam em fatalidades. QUEDAS

ELECTROCUSSÃO

Quedas de altura são a principal causa de incidentes fatais ao usar equipamentos de acesso motorizado. Isso destaca a necessidade de seguir um sistema de trabalho seguro quando em altura, incluindo permanecer na plataforma e também usar corretamente um arnês e talabarte em uma plataforma tipo articulada ou montada sobre veículo.

Existe um número significativo de fatalidades por eletrocussão, seja trabalhando diretamente ou próximo a linhas de alta tensão.

O planejamento é fundamental para a prevenção de quedas e inclui a seleção de uma plataforma adequada para a tarefa e a familiarização adequada. Consulte o plano da IPAF com antecedência para a campanha de segurança.

8

O planejamento é necessário para reduzir o risco e trabalhar com segurança perto das linhas de alta tensão. O plano de trabalho deve incluir a identificação da fonte de energia e providenciar para isolar e desenergizar as linhas de energia antes da elevação.

www.ipaf.org/accident

70


ENCARCERAMENTO

TOMBAMENTO

As plataformas são freqüentemente usadas ​​em áreas confinadas, ou perto de estruturas suspensas, onde existe um risco maior de prender ou esmagar o operador. O setor de acesso por energia respondeu melhorando a conscientização, fornecendo orientações sobre como reduzir o risco e os uso de dispositivos chamados de proteção secundária.

O tombamento de uma plataforma elevada provavelmente resultará em fatalidade para os ocupantes da plataforma. It can occur due to excessive slope, inadequate ground conditions, incorrect deployment of stabilisers or outriggers, or extreme overloading.

Além disso, o treinamento avançado IPAF PAL + é disponível para operadores que trabalham em alto risco ou ambientes de trabalho desafiadores.

Isso pode ocorrer devido a declives excessivos, condições inadequadas do solo, implantação incorreta de estabilizadores ou sobrecarga extrema.

Consulte a orientação IPAF sobre como evitar encarceramento. Dispositivos de segurança secundário podem ser usadas para reduzir o risco de encarceramento. www.ipaf.org/accident

9


CATEGORIAS TOTAL DE INCIDENTES, INCLUINDO FATALIDADES POR CATEGORIA EM ANO

FATALIDADES LESÕES GRAVES

Acidentes fatais e com afastamento (uma ou mais pessoas feridas que fizeram com que as pessoas não trabalhassem por um ou mais dias) por categoria, por ano.

LESÕES LEVES

Quedas Plataforma Fallda from platform Electrocussão Electrocution Encarceramento Entrapment Colisão Collision

2016

Tombamento Overturn Choque com Hit veículo ou equipamento by vehicle or machine Atingido porHitobjeto em queda by falling object Encarceramento, prendendo e enforcando Crushing, trapping, pinching Excesso detipover carga Loading Plataforma inoperante - técnico/mecânico MEWP inoperable - mechanical/technical 0

5

10

15

20

25

Quedas Plataforma Fallda from platform Electrocussão Electrocution Encarceramento Entrapment Tombamento Overturn Encarceramento, prendendo e enforcando Crushing, trapping, pinching Choque com Hit veículo ou equipamento by vehicle or machine

2017

Atingido porHitobjeto em queda by falling object Excesso detipover carga Loading Colisão Collision Plataforma inoperante - técnico/mecânico MEWP inoperable - mechanical/technical Transporte Transport 0

5

10

15

20

25

Quedas Plataforma Fallda from platform Encarceramento Entrapment Choque com Hit veículo ou equipamento by vehicle or machine Tombamento Overturn Electrocussão Electrocution

2018

Encarceramento, prendendo e enforcando Crushing, trapping, pinching Excesso detipover carga Loading Plataforma inoperante - técnico/mecânico MEWP inoperable - mechanical/technical Hitobjeto by falling object Atingido por em queda Transport Transporte Collision Colisão Ground conditions Condições do solo 0

10

5

10

www.ipaf.org/accident

15

20

25


MÉDIA ANUAL DE ACIDENTES COM AFASTAMENTO POR CATEGORIA QUEDAS DA PLATAFORMA

23 19 17 14 10 7 7 6 6 5 1 1

ELECTROCUSSÃO

ENCARCERAMENTO

TOMBAMENTO

CHOQUE COM VEÍCULO OU EQUIPAMENTO

COLISÃO

ENCARCERAMENTO, PRENDENDO E ENFORCANDO

EXCESSO DE CARGA

ATINGIDO POR OBJETO EM QUEDA

PLATAFORMA INOPERANTE - TÉCNICO/MECÂNICO

TRANSPORTE

CONDIÇÕES DO SOLO

www.ipaf.org/accident

11


SETOR DA INDÚSTRIA RELATÓRIO DE ACIDENTES FATAIS

RELATÓRIO DE MÉDIA ANUAL DE ACIDENTES FATAIS POR SEGMENTO INDÚSTRIA FLORESTAL

19

CONSTRUÇÃO

19

MANUTENÇÃO/PINTURA/ LIMPEZA

15

ELÉTRICO

10

INDÚSTRIA/ARMAZÉNS

4 12

www.ipaf.org/accident


DESCONHECIDO

4

TELECOMUNICAÇÕES

2

SETOR DE LOCAÇÃO

1

TRANSPORTE

1

OUTRAS

1

www.ipaf.org/accident

13


SETOR DA INDÚSTRIA RELATÓRIO DE MÉDIA ANUAL DE ACIDENTES FATAIS COM AFASTAMENTO POR SEGMENTO DA INDÚSTRIA

CONSTRUÇÃO

29

TRANSPORTE

23

INDÚSTRIA FLORESTAL

22

SETOR DE LOCAÇÃO

21

MANUTENÇÃO/PINTURA/ LIMPEZA

18

ELÉTRICO

12

DESCONHECIDO

9

INDÚSTRIA/ARMAZÉNS

5

TELECOMUNICAÇÕES

3

OTHER

1 14

www.ipaf.org/accident


Observe que, devido ao fato de que cerca de 75% dos acidentes no relatório de acidentes da IPAF são relatados pelos membros, os setores da indústria podem estar super ou sub-representados de acordo com a participação dos membros globais da IPAF em cada setor. Uma maior participação de não membros e de organizações de todos os setores fornecerá dados mais detalhados e uma maior compreensão dos riscos específicos de cada setor ou setor. www.ipaf.org/accident

15


LOCALIDADES NÚMERO MÉDIO DE FATALIDADES ACIDENTES POR LOCALIZAÇÃO 2016-2018 LOCAÇÃO/ALUGUEL EMPRESA LOCAL DE TRABALHO

ESTRADAS E AUTOPISTAS

23

Workshop

1

Yard

LOCAÇÃO/ALUGUEL EMPRESA PÁTIO

Unknown

PÚBLICO Construction Site AREA

2

14

Commercial Premises Public Area

DESCONHECIDO

4

Roads and highways

CONTRUÇÃO OBRA

COMERCIAL PREMISSAS

20

14

Plataformas são utilizadas por uma variada gama de aplicações e locais de trabalho. Cada atividade deve ser adequadamente planejada e atividade conduzida com segurança. As plataformas são mais comumente usados em ​​ locais controlados, como projetos de construção ou fábricas e armazéns, do que em áreas públicas, como nas estradas. Nossa análise mostra que é proporcionalmente mais provável um acidente envolvendo uma plataforma em um local público do que em um local de trabalho controlado

16

www.ipaf.org/accident


MÉDIA DO NÚMERO DE ACIDENTES COM AFASTAMENTO INCLUINDO MORTES POR LOCALIDADE 2016-2018 LOCAÇÃO/ALUGUEL EMPRESA LOCAL DE TRABALHO

ESTRADAS E AUTOPISTAS

35

15

LOCAÇÃO/ ALUGUEL EMPRESA PÁTIO

PÚBLICO AREA

16

5

DESCONHECIDO

4

CONSTRUÇÃO OBRA

COMERCIAL PREMISSAS

41

17

Premissas comermciais incluindo fábricas e armazéns Plataformas são normalmente usadas para manutenção e atividades de serviços ou para conduzir atividades operacionais como gestão de estoques. Operador treinamento é uma peça chave para reduzir acidentes. Recomendação: Todos os operadores são treinados na categoria de plataforma a ser usada e os supervisores realizam treinamento gerencial para supervisionar o trabalho em altura, por exemplo, o IPAF MEWP para Gerentes. Obras de construção normalmente apresentam um significado número de acidentes com mortes. O uso de plataformas na construção agora é comum, desde um pequeno local de trabalho até uma grande obra com várias máquinas em uso ao mesmo tempo. A avaliação de risco precisa avaliar as condições do solo e obstruções aéreas. Supervisores precisam conhecer os riscos e supervisionar os trabalhos em altura.

Recomendação: Todos os operadores devem ser treinados em nível apropriado, e supervisores e gerentes também treinados Trabalhar nas estradas ou ao lado delas significa que há risco de ser atropelado por um caminhão, ônibus ou outro veículo. É inadequado e inseguro supor que os motoristas de outros veículos evitarão uma colisão com a plataforma sem a devida segregação, proteção e avisos visuais adequados. Use o gerenciamento de tráfego e um plano de pedestres para evitar incidentes. Consulte a Campanha de Segurança Inteligente da IPAF. Trabalhar em espaços públicos e ao longo das estradas representa um risco elevado para o operador e outros. O planejamento e a avaliação de riscos antes do início do trabalho são de importância vital.

www.ipaf.org/accident

17


ATIVIDADE TEMPO TOTAL DE AFASTAMENTO POR ACIDENTES FATAIS POR ATIVIDADE 2016-2018 250

FATALIDADES LESÕES GRAVES

200

LESÕES LEVES 150

100

50

0

Elevado Elevated

Manutenção Maintenance

Carga/Descarga Load/unload

Deslocamento Travel

Entrega Delivery

Desconhecido Unknown

MÉDIA ANUAL DE FATALIDADES ACIDENTES POR ATIVIDADE ELEVADO

67

DESLOCAMENTO

4

CARGA / DESCARGA

2

MANUTENÇÃO

1

ENTREGA

1

DESCONHECIDO

1 18

www.ipaf.org/accident


MÉDIA ANUAL DE PERDAS NÚMERO DE ACIDENTES POR ATIVIDADES ELEVADO

82

MANUTENÇÃO

18

CARGA / DESCARGA

17

DESLOCAMENTO

4

ENTREGA

3

DESCONHECIDO

1

www.ipaf.org/accident

19


COMO REPORTAR UM ACIDENTE Todas as pessoas, incluindo usuários e proprietários de plataformas são encorajados a relatar incidentes envolvendo Plataformas de trabalho em Altura e também plataformas de fachadas (MCWPs) e outras tipos de equipamentos de elevação. Relatório disponível em vários idiomas. Veja em: www.ipaf.org/accident

20

www.ipaf.org/accident


O QUE É O PROCESSO DE REPORTAR? Faça seu registro no Portal da IPAF ou reporte de forma anônima com apenas um click. Usando as informações indicadas e ícones selecionáveis ​​para fornecer o máximo de informação possível sobre o incidente.

- QUANDOACONTECEU - QUEM ESTAVA NA OPERAÇÃO E QUEM FOI AFETADO - QUAL FOI O RESULTADO - QUAL A CATEGORIA DA PLATAFORMA - COMO A PLATAFORMA ESTAVA SENDO UTILIZADA - O QUE ACONTECEU Detalhes específicos como nomes, localização, marca do equipamento não são requeridos no reporte de acidentes. Para garantir objetividade, todas as informações de identificação são automaticamente editadas antes da análise. A causa do incidente não é registrada; portanto, não é necessário conhecer a causa raiz ou identificar as pessoas responsáveis. Este projeto não busca atribuir culpa ou responsabilidade. O objetivo deste projeto é identificar áreas de risco e tendências comuns e, a partir da análise, melhorar a orientação, o treinamento e os padrões. Quando o CEO & MD da IPAF Peter Douglas assumiu o cargo, ele usou o evento ELEVATION 2019 para reafirmar seu compromisso com o Projeto de Relatório da IPAF, que verá uma grande atualização no Portal de Acidentes da IPAF em 2020, na foto abaixo.

www.ipaf.org/accident

21


RECOMENDAÇÕES

Quedas de altura são a causa mais comum de incidentes graves ao usar uma plataforma.

• Quando elevada a plataforma, todas as pessoas devem permanecer dentro do cesto e com os pés no piso. As pessoas não devem subir ou se inclinar sobre o guarda corpo.

• Ao usar plataformas do tipo lança (1b e 3b) os ocupantes devem sempre usar um cinto de segurança tipo arnês e conectar o talabarte ao ponto de ancoragem apropriado dentro da plataforma. O talabarte deve ser o mais curto possível para manter o operador dentro da plataforma. O talabarte pode ter um dispositivo de absorver energia.

• As pessoas devem entrar ou sair da plataforma de trabalho apenas nas posições de acesso ao nível do solo ou no chassi da plataforma e nunca sair em altura.

Mais orientações estão disponíveis no documento da IPAF: Proteção de Quedas em plataformas (H1) www. ipaf.org/resources

Mais orientações estão disponíveis no documento da IPAF: Saindo da plataforma em altura (E2) www.ipaf.org/resources

Lembre-se: O guarda corpo da plataforma é o elemento primário de segurança para proteção contra quedas.

É recomendado que:

Quedas em altura podem ser evitadas quando houver planejamento adequado do uso da plataforma.. Consulte o Plano de Campanha de Segurança da IPAF para obter orientações. É recomendado que: • Supervisores e Gerentes devem aprender e entender os riscos envolvidos e adotar as melhores práticas no uso de plataformas Treinamento específico para Gerentes e supervisores está disponível, exemplo, o MEWP for Managers. • Gerentes devem assegurar que todos os operadores estejam adequadamente treinados, que o equipamento esteja corretamente selecionado para a atividade e que a mesma esteja sendo adequadamente supervisionada.

A maioria dos acidentes que resultam em fatalidades ocorrem quando a plataforma está na posição elevada. O risco de lesões é aumentado quando a plataforma está sendo operada em altura. É recomendado que: • Assegurar que os operadores de plataformas estejam corretamente treinados para a atividade. • Operadores sejam treinados na categoria específica para usar a plataforma. • Operadores devem estar familiarizados com a plataforma.

22

www.ipaf.org/accident


Usar plataformas próximo ou em rodovias tem o risco aumentado. É essencial que a plataforma e qualquer pessoal estejam posicionados com segurança e não no caminho do tráfego. Plataformas devem ser adequadamente carregadas e descarregadas, quando transportadas para o local da atividade. É recomendado que: • .Segregar a atividade de trabalho para aliviar o risco ao público ou ser atingido por outros veículos. • Verificar se nenhuma parte da estrutura da plataforma se estende ou oscila no caminho do tráfego. • Use um plano de gerenciamento de tráfego para controlar o movimento de veículos e pedestres ao redor da plataforma. • Proteção abaixo da plataforma, para evitar que qualquer objeto possa atingir alguém abaixo. All Tarefas devem requerer um plano de trabalho seguro e que as mesmas sejam planejadas para ter uma curta duração.

A entrega e descarregamento de plataformas resulta em significante número de acidentes e danos ao equipamento. É recomendado que: • Usuários devem planejar a entrega e tomar ações adequadas para permitir que a operação seja realizada com segurança • Uma supervisão apropriada é requerida para planejar coletas, transporte e entrega de plataformas.

• Claramente identificar áreas para carga e descarga de plataformas em cada obra ou atividade.

• Operadores e/ou motoristas de entrega devem ser treinados sobre a operação correta de carga e descarga de plataformas.

Usuários de plataformas são fortemente encorajados a reportar acidentes. Gerentes de Fábricas ou de operações de construção são responsáveis por planejar e os responsáveis locais assegurar que todos os acidentes sejam reportados. Todo reporte é confidencial e todos os dados pessoais identificados são removidos da análise. Ajude a fazer um trabalho em altura mais seguro e visite www.ipaf.org/accident www.ipaf.org/accident

23


DEFINIÇÕES UM RELATÓRIO COM PLATAFORMASA MEWP INCIDENT

CATEGORIA DE LESÃO

Um incidente que ocorreu durante a operação, movimento, carregamento, transporte ou manutenção de uma plataforma, que resultou em danos a uma pessoa (operador, ocupante, motorista, técnico ou espectador) ou danos ao equipamento ou outro objeto.

Dedos, mãos, corpo preso no equipamento ou em componentes.

Seja fatal ou não fatal acidente com afastamento, as seguintes definições devem aplicar:

ELECTROCUSSÃO

ENCARCERAMENTO, PRENDENDO E ENFORCANDO

Pessoa presa entre partes da plataforma, por exemplo, entre a roda e a estrutura, entre a estrutura dos espelhos ou nas grades do guarda corpo.

LESÕES GRAVES

Pessoa eletrocutada estando em contato com corrente elétrica. ENCARCERAMENTO

Lesões que impeçam a pessoa de trabalhar por mais de sete dias.

LESÕES LEVES

Parte superior do corpo/cabeça presa entre a plataforma de trabalho e a estrutura externa, seguido de movimento da plataforma (no percurso ou elevação).

Lesões que impeçam a pessoa de trabalhar de um a sete dias.

Cabeça ou corpo é colidido entre o equipamento e a estrutura externa durante operação.

PRIMEIROS SOCORROS

Isto ocorreu durante a operação da plataforma.

A pessoa sofreu uma pequena lesão mas continua hábil para continuar trabalhando no mesmo dia. Isto pode envolver cuidados médicos, afastamento ou visita a um hospital.

QUASE ACIDENTE Não houve lesão, entretanto houve um significante risco.

A pessoa estava na plataforma. QUEDA DA PLATAFORMA DE TRABALHO.

Pessoa caiu da plataforma de trabalho. Pessoa caiu de outra estrutura (teto, árvore) quando havia saído da plataforma de trabalho. Pessoa foi ejetada da plataforma de trabalho, como resultado do movimento da plataforma. Isto inclui o movimento de catapulta, após a plataforma ou a estrutura ter colidido com alguma obstrução. Este efeito ocorre também durante a viagem da plataforma.

24

www.ipaf.org/accident


A plataforma se deslocou para baixo ou o guincho foi desconectado.

FOGO/EXPLOSÃO

A plataforma ou a cremalheira pega fogo ou materiais ou estruturas adjacentes à plataforma pegam fogo.

PLATAFORMA INOPERANTE - PROBLEMA TÉCNICO OU MECÂNICO.

A bateria ou outro material explosivo nas proximidades da plataforma causaram a explosão.

A plataforma quando inoperante não pode ser usada devido a um problema técnico ou falha mecânica durante o processo de pré inspeção.

Curto circuito e sobrecarga elétrica. ATINGIDO POR OBJETO EM QUEDA

TOMBAMENTO

A plataforma foi atingida por um objeto externo, como galho de uma árvore ou parte de uma edificação em contrução/ demolição.

Perda de estabilidade da plataforma, causando o tombamento total ou parcial do equipamento. Uma plataforma classificada como parcialmente tombado estará apoiada em uma estrutura externa ou não terá todos os pontos de aterramento necessários (rodas, estabilizadores ou estabilizadores) em contato com o chão.

CHOQUE COM VEÍCULO OU EQUIPAMENTO

A plataforma foi atingida por outra máquina em movimento machine, por exemplo um caminhão, carro, trem, grua ou empilhadeira. OBSERVAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO INSEGURA

Equipamento de segurança, incluindo roupas, cinto de segurança e cordas de proteção contra quedas, sinais, proteções e suportes da máquina não foram usados ​​ou não estão disponíveis. Por exemplo, "Operador não usando cinto de segurança" Manobrando o equipamento em piso inadequado. Equipamento posicionado em uma configuração insegura. Por exemplo: Braço sobre passagem de pedrestre. EXCESSO DE CARGA

A plataforma caiu ou tombou durante o processo carga ou durante o transporte. Isto inclui quando a plataforma começa a ficar parcialmente deslocada do caminhão, prancha ou rampa.

www.ipaf.org/accident

25


SOBRE A IPAF A IPAF - Federação Internacional de Acesso Motorizado, promove o uso seguro e eficaz de equipamentos de acesso em todo o mundo no sentido mais amplo - fornecendo informações técnicas aconselhamento e informação; influenciando e interpretando legislação e normas, através de suas iniciativas de segurança e programas de treinamento. IPAF é uma organização sem fins lucrativos, que pertence a seus afiliados, que inclui fabricantes, companias de aluguel, distribuidores, contratistas, e usuários finais. IPAF tem afiliados em mais de 70 países e representa a maioria de toda a frota de plataformas em todo o mundo.

Escritório Central Tel: +44 (0)15395 66700info@ipaf.org Benelux Tel: +31 (0)786471330benelux@ipaf.org BrazilTel: +55 11 39588590portugues@ipaf.org americalatina@ipaf.org

333 uae@ipaf.org Nordic and BalticTel: +46 (0)70 606 0263 nordic@ipaf.org Portugal portugues@ipaf.org South-east AsiaTel: +65 9686 4191sea@ipaf.org

ChinaTel: +86 10 8430 2310china@ipaf.org FrançaTel: +33 (0)1 30 99 16 68france@ipaf.org

EspanhaTel: +34 677 889 049espana@ipaf.org

AlemanhaTel: +49 (0)421 6260 310deutschland@ipaf.org

Switzerland Tel: +41 (0)61 227 9000basel@ipaf.org

ItaliaTel: +39 02 677 390 15italia@ipaf.org MexicoTel: +52 55 5204 3289mexico@ipaf.org

EUAIPAF – North AmericaTel: +1 518 280 2486 IPAF USA Membership OfficeTel: +1 630 942 6583usa@ipaf.org

Middle EastTel: +971 (0)55 3094

Equipe dedicada da IPAF composta por representantes dos países e regiões que atende os membros a nível global

www.ipaf.org

Design gráfico: Creative Concern

26

www.ipaf.org/accident


REPORTE UM ACIDENTE EM: www.ipaf.org/accident

IPAF SAFETY REPORT PRÓXIMOS PASSOS Após a publicação deste Relatório Global de Segurança, a IPAF oferecerá uma análise mais detalhada aos afiliados, para que eles apliquem o conhecimento adquirido através do projeto global de relatório de incidentes em andamento para seus próprios negócios,garantir que os protocolos de segurança e as melhores práticas estejam dentro do padrão e que as causas mais comuns de acidentes sejam abordadas e evitadas sempre que possível. Essa análise detalhada estará disponível exclusivamente para os afiliados da IPAF, embora a IPAF, é claro, use os principais conhecimentos adquiridos para informar todo o trabalho que fazemos para ajudar a manter o setor de acesso ampliado tão seguro quanto possível pode ser.

TORNE-SE UM AFILIADO IPAF Fazendo parte da IPAF você fará parte de um movimento global para garantir uma indústria de plataformas aéreas mais segura. A filiação à IPAF traz uma série de serviços especial e benefícios, incluindo acesso a uma análise técnica para o Relatório de Afiliados. Para mais informações como tornar-se um afiliado IPAF, visite www.ipaf.org/pt/torne-se-membro

www.ipaf.org/accident

27


A Autoridade Mundial em Acesso Aéreo

28

www.ipaf.org/accident

PU-1031-0520-1-pt


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.