Revista Península

Page 1

Ano IV - Nº 69 - Abril de 2015 EDIÇÃO DIGITAL | www.peninsulanet.com.br

Ações sustentáveis

Aproveitamento de água das chuvas. Trocar o carro pela bicicleta. Conheça alguns exemplos que ajudam a preservar o meio ambiente. ASSAPE em Ação

O resultado da AGO e o balanço da atual gestão. Os novos eleitos e a continuidade do trabalho. Confira.

Qualidade de vida

Pedalar ou andar a pé diminui o nível de emissão de gases nocivos à atmosfera e são ótimos exercícios físicos.

Páscoa

Famílias inteiras aproveitaram a festa. Brincadeiras, confraternização e um belo clima de muita paz e harmonia.




4 Editorial

Compromisso permanente Revista Península

A

edição de abril traz o balanço da última gestão do Conselho Comunitário da ASSAPE. A Assembleia Geral Ordinária confirmou o trabalho, a transparência, a dedicação e o profissionalismo realizados por todo o grupo: os moradores que atuam junto à Associação (conselheiros), como voluntários, prestando serviços em prol da comunidade e também de todo o staff da ASSAPE, que cumpre à risca o que foi decidido nas reuniões do Conselho e o que é determinado pelo Estatuto. É clara a evolução dos trabalhos que se deram através dos efeitos obtidos pelas parcerias firmadas junto ao poder público e dos resultados alcançados para injetar cada dia mais qualidade de vida a esse novo bairro, que já nasceu do tamanho do Leblon, com quase 800 mil metros quadrados.

Infraestrutura, meio ambiente, lazer, eventos, segurança, transporte; enfim, cada item apresentando na AGO mostrou como o seu dinheiro é investido, com qualidade e muito rigor. Todas as contas auditadas foram aprovadas e cada trabalho executado foi demonstrado com transparência. A Península é hoje referência nacional de ocupação urbana. Sua administração participativa e seus muitos resultados são exemplos para muitos outros condomínios. O poder público, parceiro da Associação, abre novas portas e atende às reinvindicações da comunidade. Tudo isso, para que você, associado, encontre aqui o que veio buscar: um espaço diferenciado, sustentável e que proporcione uma vida de qualidade para você e os seus.

www.peninsulanet.com.br | revistapeninsula@peninsulanet.com.br | (21) 3325-0342 Editora Responsável

Tereza Menezes Dalmacio terezadalmacio@idesigncom.com.br

Revista Península é uma publicação

Repórteres

Aldilene Mafra | Guilherme Cosenza Sandro Miranda | Stephany Muzzi

Fotografia

Gabriela Moraes | Hilton Ribeiro Natália Moraes

Foto da Capa

Gabriela Moraes

Produção

Ana Luisa Deveza

Revisão

Laila Silva

Direção de Arte/Diagramação Rachel Sartori

Design

Marcília Almeida | Pedro Portugal

Estágio Design Renato Passos

Comercial (21) 3471-6799 | 98181-0454 contato@idesigncom.com.br

(21) 3471-6799 www.idesigncom.com.br contato@idesigncom.com.br Av. Armando Lombardi, 800, sl. 238 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ


Fit Det x Khroma Urban Spa

• Redução de Gordura Localizada • Celulite • Retenção de Líquido.

10 Sessões Por:

R$ 1.620,00 ( à vista ) ou 6x R$ 300,00

São 5 Procedimentos por Sessão: Esfoliação + Manthus + Máscara Detox c/ Argila + Manta Térmica + Massagem Redutora E mais , Suco Verde Detox em todas as sessões e uma sugestão de Dieta Detox exclusiva, elaborado por nossa Nutricionista.

Limpeza de Pele Profunda


6 Sumário

10

26 34 38

08 ASSAPE em Ação

24 Cidadania

42 CCBT

10 AGO

28 Páscoa

44 Autismo

16 Linha 4 do Metrô

34 Oficina Daniel Azulay

20 Novo delegado da Barra

38 Estilo de vida


MED • RIO CHECK-UP Há mais de 20 anos promovendo saúde. 80.000 check-ups médicos realizados. Entre em contato! Dê o primeiro passo para se prevenir e cuidar da sua saúde e dos profissionais estratégicos da sua empresa.

CENTRAL DE AGENDAMENTO: 55 (21) 2546.3000 agenda@medrio.com.br

UNIDADE BOTAFOGO Rua Lauro Müller, 116 - 34º Andar Torre Rio Sul • CEP 22290-160 Botafogo • Rio de Janeiro • RJ Tel.: (21) 2546.3000 medrio@medrio.com.br

UNIDADE BARRA Av. Afonso Arinos de Melo Franco, 222 - 5º andar • Barra Prime CEP 22631-455 • Barra da Tijuca Rio de Janeiro • RJ Tel.: (21) 3252.3000 medrio@medrio.com.br

medrio@medrio.com.br • w w w.medriocheck- up.com.br /medriocheckup /med-rio-check-up


| ASSAPE EM AÇÃO 8

Infraestrutura O trabalho da ASSAPE vai desde a manutenção do jardim até grandes obras. A parte operacional da Associação tem, diariamente, um cronograma rico de trabalho. Nesta

edição, mostramos a finalização da obra do Píer, a captação de água das chuvas e o espaço para bicicletas.

Píer (Trilha Melo Barreto) O Píer está reformado: os flutuantes foram substituídos, assim como o madeiramento sobre a passarela. Mais um trabalho da Associação para o conforto e a segurança do associado.

Lagoon As obras do Lagoon Park estão concluídas. Hoje, as seis quadras da área fazem a captação de água das chuvas; o que gera uma economia de cerca de 30% na medição dos hidrômetros do parque.

A água, que antes era desviada para sumidouros, agora é direcionada para o lago. Lembrando que, essa obra foi aprovada na última AGE.

Bike Há três anos em funcionamento no Rio, o projeto Bike Rio, que é uma parceria público-privada, começou a se espalhar pela zona sul e chegou também à Barra da Tijuca. A Península já tem duas estações de bicicleta: uma no Lagoon Park e outra no Green Park. Somando mais de 4 milhões de viagens e com 216 mil pessoas cadastradas, a expansão do


| ASSAPE EM AÇÃO

número de estações na cidade contará com 600 novas bicicletas, que serão distribuídas em 60 estações. A região será a mais beneficiada com a expansão, já que contará com 49 estações distribuídas na orla e nas proximidades de shoppings, condomínios e estações do BRT.

9

Após a expansão do projeto, os usuários das laranjinhas ainda contarão com 260 pontos de retirada ou devolução de bikes. O objetivo da prefeitura é incentivar o uso de bicicletas em conjunto com os ônibus, colaborando com o trânsito, o transporte e a saúde dos cariocas. Até o momento, já foram percorridos aproximadamente 11,6 milhões de quilômetros com as laranjinhas, e a expectativa é que, ainda no primeiro trimestre deste ano, a cidade tenha distribuído, nas 260 estações, 2000 bicicletas.

Kart 6,5 e 9hp* / Simuladores F1 Kart infantil / Bar / Lanchonete

E MAIS... ESPAÇO PARA FESTAS E EVENTOS EMPRESARIAIS.

Reservas: 2303-4545

Reservas: 2484-4545


| ASSAPE EM AÇÃO 10

Prestação de contas, transparência e compromisso com o associado A Assembleia Geral Ordinária (AGO), que aconteceu no último dia 16, apresentou aos moradores um balanço dos trabalhos realizados pela Associação Amigos da Península, a prestação de contas do exercício e, além disso, houve a apresentação do novo Presidente do Conselho Comunitário da ASSAPE, David Nunes, morador do Royal Green. Marcelo Traitel, morador do Evidence, que era o Presidente anterior, passa a ocupar o cargo de Vice-Presidente do Conselho Comunitário a pedido da ASSAPE. “Foi uma grata surpresa, pois eu estava querendo sair por conta do cansaço físico mesmo. Estava buscando um pouco de descanso; afinal, sou morador como qualquer outro. Muitos conselheiros comunitários solicitaram a minha permanência como Vice, para auxiliar o David

quando for necessário e para ajudar a findar os trabalhos realizados; por isso, aceitei, com grande satisfação, o cargo”, disse Marcelo. Marcelo Traitel disse ainda que o Vice-Presidente tem que estar presente quando o próprio Presidente não puder comparecer: “não tenho dúvidas que vou auxiliá-lo em todas as necessidades associativas, por isso quero apoiá-lo e ajudá-lo sempre. E vou buscar, junto com o David, mais melhorias para a vida dos moradores”. Quando perguntado sobre os novos rumos da Associação, Marcelo Traitel sentenciou: “com certeza, continuaremos a crescer. David é uma pessoa muito bem integrada dentro desse processo, é um executivo bem relacionado. Obviamente, eu acredito que, ele será um ótimo Presidente dentro da Península, tanto quanto eu fui, ou penso que tenha sido (risos).


Já David, o atual Presidente do Conselho Comunitário da ASSAPE, falou sobre o compromisso assumido junto à Associação e perante toda a comunidade: “é um desafio para mim, pois passei um tempo como Vice-Presidente do Marcelo. Acho muito interessante as posturas, tanto da ASSAPE quanto do Conselho Comunitário, que têm sido ótimas, porque as mudanças precisam ser feitas. Marcelo passou dois anos como Vice e dois como Presidente, e continuará nos ajudando muito. Acredito que os cargos precisam ser geridos por pessoas diferentes a cada tempo. Para isso, daremos continuidade ao trabalho do Marcelo. Afinal, o trabalho que está sendo feito, está muito bem feito, e isso foi destacado no última reunião do Conselho. Os conselheiros viram grandes evoluções no trabalho da ASSAPE, por isso, é muito importante não perdermos esse ganho que o Marcelo conseguiu”. Em seguida, o Presidente do Conselho Comunitário falou sobre os próximos trabalhos: “temos uma série de projetos em andamento. Este mês ainda, acontecerá a troca dos ônibus e das rotas, atendendo às necessidades da população. Daremos continuidade a tudo que foi planejado na gestão do Marcelo. E há bastante trabalho ainda”.

O Diretor-Geral da Associação, Joelcio Candido, falou sobre o processo transparente da Assembleia e qual a rotina dos trabalhos: “a AGO da ASSAPE acontece todo começo de abril, e é o momento da aprovação das contas do ano que se finda e a aprovação orçamentária do ano que se inicia, onde os conselheiros, devidamente eleitos, são empossados. Além disso, é onde a Assembleia elege o Presidente e o Vice-Presidente do Conselho Comunitário, o Presidente do Conselho Fiscal, dá o parecer das contas, devidamente auditadas por auditoria externa e analisadas pelo próprio Conselho Fiscal, onde ele recomenda ou não a aprovação das contas. Portanto, é na AGO que os moradores podem ter uma amostra do processo democrático da ASSAPE”.

| ASSAPE EM AÇÃO

Mas, sem dúvidas, o David será uma ótima aquisição para a Península”.

11

O Diretor-Geral aproveitou a oportunidade para falar sobre a Presidência e a Vice-Presidência do Conselho Comunitário: “o David vem atuando como Vice-Presidente do Conselho e o Marcelo como Presidente, eles mudam de papéis, mas, felizmente, o David já conhece os trabalhos e os problemas. Dessa maneira, tudo ganha mais agilidade, uma vez que há essa mudança sem a perda do apoio de quem esteve à frente dos trabalhos anteriormente”.

David Nunes (Pres. do Conselho Comunitário da ASSAPE), Joelcio Candido (Diretor-Geral da ASSAPE) e Marcelo Traitel (Vice-Presidente da ASSAPE).


| ASSAPE EM AÇÃO 12

A Assembleia anual mostrou cada serviço realizado e a aplicação dos recursos disponíveis: instalação de novos equipamentos de segurança, cerca de cem câmeras com resolução HD; manutenção de todos os equipamentos de lazer, esportivos e de transportes (píer); preservação da fauna e da flora; investimento na captação de água das chuvas; restauração do acervo cultural; enfim, um resumo detalhado do trabalho realizado na Península.


| ASSAPE EM AÇÃO

Conforme já colocado pelo Diretor-Geral, Joelcio Candido, o Conselho Fiscal, formado por proprietários com conhecimentos específicos da área, tem a responsabilidade de analisar todas as contas da Associação. O Presidente do Conselho Fiscal, Eduardo Novo, resumiu os trabalhos de forma bem clara: “nós avaliamos as pastas de prestações de contas, fazendo uma análise mais profunda, nota por nota e documento a documento, para ter certeza que as contas estão bem embasadas e o orçamento está sendo feito dentro da regularidade”. Contas aprovadas, orçamento para 2015 também aprovado. Ainda na AGO, foi mencionada a importância das parcerias com o poder público (prefeitura e outros órgãos), que agilizam muitos os trabalhos. No final da AGO, muitos moradores sugeriram mudanças em alguns setores, como lazer, infraestrutura e transporte. Tudo isso foi devidamente anotado para a análise dos conselheiros junto à Associação. Vale ressaltar que, a Associação existe para servir a Península, desde pequenas ações, como o replantio de mudas, até grandes ações, como o novo asfalto das avenidas, por exemplo. A ASSAPE atua no micro e no macro sempre com compromisso, eficiência e agilidade. Impossível

13

Eduardo Novo (Presidente do Conselho Fiscal).

agradar a 100% das pessoas, mas a Associação segue rigorosamente as normas do Estatuto. Nenhuma decisão é tomada sem a aprovação do Conselho Comunitário, que é o representante do morador. A equipe que aí está, é formada por profissionais qualificados e experientes para exercer as suas respectivas atividades. Os canais de comunicação estão abertos para ouvir você, morador. Afinal, a ASSAPE existe para cuidar desse espaço de quase 800 mil metros quadrados, do tamanho do bairro do Leblon, e espera contar sempre com o seu apoio.


| ASSAPE EM AÇÃO 14

Conselho Comunitário da ASSAPE AQUARELA

Kátia C. de Bem Marques

FIT

Diane Dantas Postarek

ATMOSFERA

Joaquim Fernando Ilá

FONTVIEILLE

Henrique Vianna

BERNINI

Antônio Silva

GAUGUIN

Arthur Redig

CANOPUS

Hubert de Carvalho

GREEN BAY/STAR

João Antônio Paraná

CARVALHO HOSKEN

Marco Rocha

GREEN LAKE/GARDEN

José Luiz Canedo

CORPORATE

Alexandre Roxo

MANDARIM

Nasil Caldas da Silva

EVIDENCE

Marcelo Traitel

MONDRIAN

Luiz Augusto Santana

EXCELLENCE

Gisela Machado

MONET

Benjamim Himelgryn


| ASSAPE EM AÇÃO 15

PARADISO

Bruno Nery

SAINT BARTH

Paulo Filho

LIFE

Adelir Mello

SAINT MARTIN

Kleber Olegário

STYLE

José Mauro Cordeiro

SMART

Cid Correa Sicoli

PENINSULA WAY OFFICE

Alexandre Lima

VIA BELLA

Rodrigo Sant’Anna

PENINSULA WAY

Marcelo Alexandre de Souza

VIA PRIVILÈGE

Raimundo Nonato

QUINTAS

Francisco Araújo Torres

RJZ CYRELA

Katheryne Curty

ROYAL GREEN

David Tavares Nunes


16 Mobilidade urbana

A

O metrô na Barra

s obras da linha 4 do metrô, que ligará a zona sul à Barra da Tijuca, conectando a estação General Osório até o Jardim Oceânico, andam em ritmo acelerado. Há cerca de duas semanas, o secretário estadual de Transportes, Carlos Osorio; o secretário-executivo da Coordenação de Governo da Prefeitura do Rio de Janeiro, Pedro Paulo; o subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, Alex Costa; o gerente de produção da Construtora Rio Barra e engenheiro responsável pelas obras, Paulo Messa e o deputado estadual, Tiago Mohamed,

receberam a imprensa e alguns convidados para falar sobre o cronograma das obras, as etapas e o que ainda vem por aí.

Dessa maneira, as pessoas poderão vir de outros pontos pelo BRT e chegar direto até o metrô. Isso é um ganho enorme para a mobilidade urbana e para o transporte da região”, declarou o deputado estadual Tiago Mohamed.

A previsão da prefeitura é que o terminal terá a circulação de aproximadamente 91 mil pessoas por dia.

Já o secretário Carlos Osorio falou sobre o ritmo das obras: “o Tatuzão sai em abril de Nossa Senhora da Paz e vai até o Jardim de Alah. Na segunda quinzena de agosto, ele vai até Antero de Quental e fica até a segunda quinzena de outubro. Depois, sai para concluir o trabalho no final de dezembro, chegan-

“A chegada do metrô na Barra é um marco histórico. Há muitos anos, o morador aguarda por isso. Enfim, essa espera já tem data para terminar. Como o secretário Osorio disse, dia 1 de julho (de 2016) o metrô chegará à Barra, integrado com o modal do BRT.

Clínica Dermatológica Dra. Fernanda Sanchez Dra. Fernanda Sanchez - CRM 5272125-5 Dermatologista Membro Titular da SBD Tratamentos Dermatológicos: Doenças de pele, cabelos e unhas. Tratamentos Estéticos: Toxina botulínica, preenchimentos com ácido hialurônico, pellings químicos, limpeza de pele, revitalizacão facial Skinceuticals ®, massoterapia, drenagem linfática e acupuntura. Lasers e Tecnologias: Luz intensa pulsada, radiofrequência, laser CO2 fracionado, depilação a laser e velashape 2. Atendimentos: Particulares e Convênios (Unimed e Furnas).

www.drafernandasanchez.com.br Av. João Cabral de Mello Neto 850 - sala 201 Bloco 2 - Ao lado da Entrada 2 (Península)

Dra. Fabiane Marins CRN 0810186-1 Nutricionista Clínica-Funcional, Esportiva, Ortomolecular e Estética Atendimentos: Particulares e Convênio (Mútua dos magistrados) www.nutricionistamarins.blogspot.com.br nutricionistamarins@gmail.com

Dr. Márcio Teixeira CRM 5282043-1 Especialista em Cirurgia Plástica pela SBCP Cirurgia Plástica Estética e Reparadora Botox, Preenchimentos. Atendimentos: Particulares marcio_plastica@yahoo.com.br

CEO (Corporate Executive Offices)

(21)

3566-0722 / 99612-5094


Mobilidade urbana 17 do ao Baixo Leblon”. A iniciativa, de abrir as obras e dar explicações para o público, foi exaltada por Tiago: “acho que o secretario Osorio e o governador (Luiz Fernando) Pezão estão de parabéns. Pois é essa a maneira correta do Poder Executivo se aproximar e dar satisfação de como está sendo usado o investimento público”. O secretário Pedro Paulo falou um pouco para a imprensa sobre o que, segundo ele, foi um salto no que diz respeito ao transporte público do Rio de Janeiro: “estamos dando um longo passo, pois sempre foi falado sobre o metrô até a Barra da Tijuca, mas pouco foi feito até o momento. Conseguimos acelerar esse plano, pois a linha 4 não era

prevista para os Jogos Olímpicos. Portanto, conseguimos trazer um plano futuro para o presente”. Pedro Paulo também comentou a parceria entre o governo e a prefeitura: “conseguimos, em parceria, criar um ponto unificado entre metrô e BRT. Assim, o usuário pode sair do metrô e, na mesma estação, ir até o BRT e vice-versa. Essa junção partiu exatamente desse trabalho conjunto entre nós e o governo”.


Foto: Shana Reis/ GERJ

18 Mobilidade urbana

Para encerrar o discurso, o secretário Pedro Paulo falou sobre os projetos futuros de ligar mais pontos da Barra da Tijuca e adjacências ao metrô: “temos o sonho de, futuramente, conseguir criar mais estações ao longo da Barra e fazer com que o metrô chegue ao Recreio e Jacarepaguá. Esse é um sonho que queremos realizar aqui e melhorar ainda mais o transporte público para quem mora e estuda na região”.

OTORR IN

ABEÇA E PE -C S

Otorrinolaringologia Cirurgia de cabeça e pescoço Título de Especialista ABORLCCF Universidade do Estado do Rio de Janeiro Hospital Federal dos Servidores do Estado Fellowship Universidade Bordeaux - França

IA G R

CRM 52.87192-3

ÇO CO

Dr. Gustavo Rangel

• Cirurgia Tireóide • Cirurgia Oncológica da cabeça e pescoço • Cirurgia da Voz INGOLOG • Cirurgia Nasal via Endoscópica AR IA L • Cirurgia Otológica (surdez) O • Cirurgia de Base de Crânio • Videolaringoscopia (voz) • Endoscopia Nasal

CIR U

PENÍNSULA OFFICE:: Av. João Cabral de Melo Neto, 610, sl. 908 - Tel.: 3564-0899 / 3434-7091 / 99544-2235 Laranjeiras: R. Esteves Junior, 33 - Tel.: 2285-7980 / 2557-3895 | gustavograngel@outlook.com

Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro



20 Segurança

E

Novo delegado da Barra

m 2014, o aumento do número de roubos e ataques a pedestres e motoristas deixou os moradores da Barra da Tijuca preocupados. De acordo com o Instituto de Segurança Pública, cerca de 800 pessoas foram assaltadas na região. No entanto, para o novo delegado titular da 16ª DP, Marcus Vinicius Almeida Braga, voltar à normalidade é questão de tempo. Segundo ele, pouco tempo. “Nós criamos, na delegacia, um setor voltado exclusivamente para roubos. É uma linha de frente idealizada para combater esse tipo de

crime”, explica o delegado, que assumiu o cargo no início de março. “Eu sei que a sociedade sofreu muito com isso, e que a sensação de insegurança preocupa. As pessoas querem ter ‘roubo zero’; então, vamos buscar isso. Investigaremos todas as quadrilhas de todos os segmentos, separando os roubos por modalidades e investigando cada um de uma forma distinta. Roubo a um estabelecimento comercial? Um tipo de investigação. Roubo de carro? Outra investigação diferente. E por aí vai”, resume.

Atualmente, a 16ª DP conta com um efetivo de 72 policiais, além de 6 delegados – incluindo os assistentes Leonardo Salgado e Thales Nogueira Braga, que trabalham diretamente com Marcus Vinicius. Para o titular, o trabalho em conjunto da Polícia Civil com a Polícia Militar é visto como de vital importância. “Somos uma polícia só: a Polícia do Estado do Rio de Janeiro. Nós temos atribuições diferentes, mas trabalhamos juntos o tempo todo. O meu contato com o co-



22 Segurança

mandante do batalhão é diário, e isso tem grande influência no nosso resultado. Essa é a minha proposta para a delegacia; o que eu venho tentando passar para os meus policiais”, garante. Com quatorze anos de profissão, Marcus Vinicius trabalhou recentemente na Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA). Antes, porém, ele passou pela 28ª DP do Campinho. Foi lá, três anos atrás, que o seu trabalho foi reconhecido nacionalmente. “Em 2012, nós ganhamos o prêmio de melhor

delegacia do Brasil”, lembra o delegado, que espera repetir o mesmo feito ainda este ano. “Como eu já obtive reconhecimento naquela ocasião, quero conseguir novamente. Primeiro, porque aqui temos todas as condições de trabalho. Segundo, porque eu também sou morador daqui; então, sou um cliente de mim mesmo, sou um cliente da própria polícia. Em 2015, eu quero fazer da DP da Barra a melhor delegacia do Brasil”, afirma. Para atingir esse objetivo, o delegado garante que já está tomando

diversas providências, entre elas, se aproximar da população e fazer reuniões com todas as diretorias de segurança dos shoppings da Barra, pois os centros comerciais, de um modo geral, são bastante visados pelos criminosos. “Estou chamando todos para conversar, inclusive a sociedade civil. A delegacia tem que ser a casa da sociedade. Eu vou começar a chamar os conselhos comunitários e as associações para virem até aqui. Dessa maneira, conseguiremos resultados mais satisfatórios”, acredita.



24 Cidadania

Faça como eles, faça o certo A Lei nº 4.808/2006 diz que o condutor de um animal doméstico é o responsável por recolher os dejetos dele, por possíveis atos danosos, e colocar coleira e focinheira, para evitar acidentes. A lei ainda aborda temas sobre a criação, a propriedade, a posse, a guarda, o transporte e muitos outros assuntos relacionados a cães e gatos no Estado do Rio de Janeiro. A Associação colabora com o morador, oferecendo saquinhos higiênicos para que as fezes sejam recolhidas. Mas, mesmo assim, ainda há fezes nas calçadas e gramados. A reportagem registrou o passeio de alguns cães com os seus donos. Cidadãos que cumprem a lei e aproveitam o melhor da Península.

1

2

1 Torcedora do Corinthians, Márcia Félix adora levar o Timão para passear. Moradora do Style, ela faz um apelo a todos que levam seus bichos de estimação pra dar uma volta: “temos a obrigação de manter o condomínio limpo. É preciso ter consciência e respeitar o próximo, não deixando nenhuma sujeira de cachorro na rua”.

2 Valéria Cabral Nunes, do Atmosfera, adora passear com o seu cãozinho pelo condomínio, o

Good-Good. “Geralmente é o meu marido quem sai com o Good, mas eu também gosto. A convivência aqui é maravilhosa”, comentou.


Cidadania 25 3

3 Dá só uma olhada na pose do Rock! Apesar

desse tamanhão todo, o

dono dele, Saylo Pedroza, do Gauguin, garante

que ele é super dócil.

“Meus filhos, Sarah (7

anos) e Zion (7 meses), se dão muito bem com

ele. Aqui é perfeito pra

passear com as crianças e os animais”, elogia.

PROMOÇÃO IMBATÍVEL DE LENTES DE CONTATO

4 CAIXAS

4 CAIXAS

OU

= =

NA COMPRA DE 4 CAIXAS de lentes de contato ACUVUE® OASYS ou 1-DAY ACUVUE® TRUEYE* VOCÊ GANHA** uma necessaire***

R$ 86,25 POR CAIXA - pagamento em 3x Experimente novas sensações, use lentes de contato. Faça seu teste conosco. ENTREGA EM DOMICÍLIO ACEITAMOS TODOS OS CARTÕES DE CRÉDITO *Válido somente para ACUVUE OASYS com Hydraclear Plus e 1-DAY ACUVUE TRUEYE. Preço exclusivo para compra de 4 caixas. **Promoção válida enquanto durarem os estoques. ***Promoção não cumulativa com outras promoções. Johnson&Johnson Vision Care. Todos os direitos reservados.

www.oticaslanna.com.br

Barra da Tijuca CasaShopping Av. Ayrton Senna, 2.150 Bloco E - Sala 214

T 21 2431-1550

Madureira

T 21 2450-2525 | 21 2450-2501

ÓTICAS

LANNA


26 Saúde

As vantagens de andar de bicicleta Combate estresse e depressão:

As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão.

Melhora as relações sexuais:

Como ocorre uma tonificação dos vasos das coxas e das pernas, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos é intensificada, o que colabora para uma melhor ereção peniana e aumenta a lubrifi-

cação vaginal, levando a uma relação sexual prazerosa.

Emagrece: Combinadas a uma

dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso e no controle também, além de reduzir a gordura corporal. Mais feliz e sono melhor: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas - que fazem com que o indivíduo seja mais feliz) e aumenta também os níveis de serotonina (o chamado

“hormônio da felicidade”), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.

Reduz o colesterol e os triglicerídeos: Com a prática constan-

te do ciclismo, ocorre o consumo de gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.

Evita o infarto: Ocorre também

a diminuição da glicemia, controlando o diabetes, que é fator de risco para a formação da placa ate-


Saúde 27 rosclerótica, que leva à angina e ao infarto agudo do miocárdio. Diminui a pressão arterial: Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.

Aumenta a imunidade: com a

melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.

Melhora a respiração: O esforço

das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando a oxigenação dos pulmões e dos tecidos.

Garante boa forma e fôlego de atleta: A prática recorrente do

ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular. Fonte: www.vamosdebike.net


28 Páscoa Península

Mais um dia pra ser feliz A festa de Páscoa na Península mostrou que o verdadeiro sentido da data vai muito além dos ovos de chocolate. As famílias confraternizaram num clima de muita harmonia, paz e felicidade. Uma equipe de animadores não deixou ninguém parado, principalmente a criançada, é claro. Muitas músicas e brincadeiras variadas deixaram o encontro bastante divertido. Os pequenos se esbaldaram o tempo todo, ou melhor, quase todo: quando o Coelhinho da Páscoa apareceu, todas as atenções se voltaram para ele!


Páscoa Península 29

1

2

1 Aproveitar o fim de semana

com a filhota Mariana (6 anos) é

o programa que Marcus Vinicius Leite, do Green Lake, mais

gosta. “Aqui é sempre agradável!

Passeamos, brincamos ao ar livre e ela pôde interagir com outras crianças”, afirmou.

2 Moradores do Green Lake,

Flávia Giglio e o marido, Fabia-

no Bassul, aproveitaram a Páscoa com a filha, Fran (6 anos). “Já

aproveitamos a trilha e o contato com a natureza. Espero que

tenhamos ainda mais opções de lazer”, comentou Flávia.


30 Páscoa Península

3

4

6

3 Laira Vidal e Flávio Moreira, do Atmosfera, sempre que podem levam Felipe para os eventos, ainda mais se for na Páscoa. “Acho muito legal essa reunião, é

importante para a formação dele; socializar e tudo o mais”, afirmou.

4 A médica Izabela Medeiros, do Gauguin, mora,

pela segunda vez, na Península. Ela passou uma

temporada em Brasília, mas não pensou duas vezes em voltar. “Aqui é um paraíso! Amo esse lugar”,

disse. Ela aproveitou a festa de Páscoa com os seus filhos, o pequeno Henrique (1 ano e 6 meses) e

Maria Eduarda (10 anos), e também com a amiga deles, Carla.

5 A família de Karen Vianna, do Monet, é presença constante nas reuniões e eventos. Ela apro-

veita para registrar tudo com a sua câmera. Com Eduardo, seu marido, ela levou as três filhas: Giovanna (12 anos), Giulia (17 anos) e a “coelhinha” Beatriz (1 ano e 7 meses).

6 Manuela (4 anos) é a prova de que uma imagem vale mais do que mil palavras: ela curtiu

muito os ovos de chocolate que foram distribuídos. O pai dela, Fabrício Saldanha, do Via Bella, estava acompanhando a pequena de perto.


Páscoa Península 31

5


32 Páscoa Península

7

10

12

9

8

11


Páscoa Península 33

7 Alessandra Pobel Barbosa, do Fit, aproveitou o embalo para colocar o filho, Gabriel (2 anos), no clima festivo. O pequeno

fã do Capitão América teve fôlego digno de grandes heróis na hora de brincar com os amiguinhos.

8 Do alto dos seus 10 meses, Nikki estava vestida de coelhinha e, entre as crianças presentes na festa, era uma das mais fofas.

Ela recebeu todos os paparicos dos papais corujas, André e Ana Carolina, do Royal Green.

9 Estava difícil fazer Maria Fernanda (2 anos) tirar os olhos do Coelhinho da Páscoa! A mamãe, Michelle Alencar, do Mandarim,

estava feliz da vida em ver a empolgação da pequena. “Ela está doida pra ficar perto do Coelhinho e das outras crianças”, revelou.

10 Flavio Coradine adora passear pelo Green Garden com a sua princesinha, Victória (3 anos e 6 meses). Estavam com eles: a esposa, Marcelle Carvalho, e a sogra, Lucia. “É muito legal aproveitar esses momentos pra juntar as famílias, se integrar e curtir em harmonia”, contou.

11 O casal Luciano e Ticiana Gregomis prestigiou a festa de Páscoa com a filha Maria Clara (3 anos). Eles entraram no

clima e brincaram bastante, mostrando que união e harmonia foram a base da festa!

12 Para Cybelle Moreira (centro), nada como aproveitar a data para se divertir com a família. Ela dividiu o colo de

Valentina (1 ano e 6 meses) com o marido, Nilton. Ao lado deles, estava a amiga Paula, acompanhada pela simpática e risonha filhota, Isabela (2 anos).

BENEFÍCIOS do

Pilates

Maior Flexibilidade, tônus e força muscular Melhora a coordenação motora Aumenta a concentração Trabalha a respiração Maior mobilidade das articulações

AULA EXPERIMENTAL GRÁTIS! AVALIAÇÃO FUNCIONAL COM BALANÇA DE BIOIMPEDANCIA POR NUTRICIONISTA

“Em 10 sessões você sentirá a diferença. Em 20 você verá a diferença e em 30 você terá um corpo inteiramente novo.”

Joseph Pilates

CEO - Corporate Executive Office | Barra da Tijuca - Av. João Cabral de Mello Neto 850 - Bl. 3, sala 1109

Próximo a 2ª entrada da Península

97277-0298 / 3420-0990


34 Oficina de desenho do Daniel Azulay

Hora de brincadeira Em tempos de smartphones e tablets, o lúdico chega às crianças da Península por meio da 1ª Oficina de Desenho do Daniel Azulay. A atividade, que acontece um domingo por mês, tem como principais propostas estimular a criatividade e incentivar o gosto pela arte e cultura nos pequenos. A oficina é para crianças entre 5 e 12 anos e oferece atividades como desenho livre, pintura de telas, confecção de imãs de geladeira, decoração de sacolas de presente, xilogravura, bonecos de massinha e muitas outras atividades. 1

2

3

1 O espanhol Giovanni Escobar (Royal Green) mora na Península há três meses e levou os pequenos Alden (6 anos) e Giovanni

(7 anos) para brincar. Eles, que queriam inicialmente morar perto da praia, escolheram a Península pela infraestrutura oferecida e hoje aproveitam o espaço em família.

2 Catherine Lopes (Via Bella), mãe da Manuela (6 anos), comentou: “acho essas atividades lúdicas muito interessantes para as crianças. Tudo isso é muito bom”.

3 Tânia Montanari (Atmosfera) levou, pela primeira vez, Rafael (5 anos) para participar da oficina: “estou surpresa com a quantidade de crianças, a organização e o conforto. Estou feliz por ver que o Rafa está se divertindo muito”.


Oficina de desenho do Daniel Azulay 35 4

5

4 Renata Costa (Saint Barth) conta que, enquanto brincava com a

pequena Isabela (3 anos) no parque, os vizinhos a chamaram para a

atividade. Ela foi e adorou: “foi ótimo ter vindo. Ela está se divertindo bastante e interagindo com outras crianças”.

5 Rodrigo Lafayette (Península Way) conta: “quando eu era pequeno, meu

pai me levava para as oficinas do Daniel Azulay, e quando recebi o email da ASSAPE, informando que haveria aqui, não perdi a oportunidade de trazer o Felipe (2 anos)”.


36 Oficina de desenho do Daniel Azulay 7

6

8

6 Ana Paula Caldas (Royal Green), mãe de Anna (10 anos), diz que a filha ama a atividade: “ela adora tudo relacionado a arte, e ter essa oficina aqui na Península, está sendo ótimo”.

7 Flávia Dantas (Península Style), que mora na Península há quatro meses, soube da oficina pela Revista e resolveu levar o filho

Matheus para se divertir: “é muito bom que as crianças possam ter contato com atividades lúdicas assim tão próximas de casa”.

8 Elmair e Esther Rangel (Excellence) levaram os filhos, Sophia (9 anos) e Antônio (5 anos), para brincar. “Esse

incentivo à arte desde a infância é ótimo. Hoje em dia, tudo é digital, mouse e teclado, as crianças não brincam mais como estão fazendo aqui hoje”, comentou o pai.

9 Vivian Serpa (Saint Martin) apresentou a arte para o filho Matheus (2 anos): “ele ainda é bem pequeno, não entende muito

bem. Mas estou adorando, pois assim ele já vai se familiarizando com a arte e a convivência com outras crianças, já que ele ainda não está na creche”.

10 Rafaella Ericksson (Península Style), mãe de Anna Elíria (5 anos), disse: “as crianças de hoje estão muito focadas em

eletrônicos. Atividades como essa são produtivas para a criatividade e desenvolvimento das crianças. O lúdico está cada dia mais distante dos pequenos, e ter essa proximidade com esse tipo de atividade, é ótimo para eles”.

9

10


Uma equipe experiente e qualificada, em um novo espaço especialmente preparado para proporcionar qualidade e excelência para você.

MANIPULAÇÃO Medicamentos Fitoterápicos Produtos naturais Manipulação especial blister Cosméticos

VERITAS EXPRESS

FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO

MANIPULAÇÃO ESPECIAL EM BLISTER Hormônios Biodênticos; Osmose Reversa (Água Purificada); Matéria-Prima Certificada; Tablete Sublingual Blistado; Embalagens Práticas e Inovadoras.

Manipulação para o mesmo dia. Serviço disponível mediante consulta.

SHOPPING PENÍNSULA OPEN MALL Tel/ Fax: 21 3796-6039 / 3796-6041

Celular e WhatsApp: 21 7705-2795 | veritas.peninsula@gmail.com Skype: veritas.peninsula | www.pharmaveritas.com.br

Entrega: não cobramos taxa de serviço


38 Estilo de vida

Q

ue andar de bicicleta é um hábito dos mais saudáveis, isso ninguém discute. Ainda mais quando a atividade física ajuda a escapar do trânsito desgastante da Barra da Tijuca. Portanto, não foi à toa que o advogado Danny Warchavsky Guedes decidiu unir o útil ao agradável, e passou a trocar o carro pela “magrela” na hora de ir para o trabalho. Três vezes por semana, ele sai do Mandarim, onde mora, devidamente equipado com capacete

Vou de bike

e protetores, rumo ao escritório, que fica a cerca de 8 quilômetros dali. Um percurso que é feito pedalando tranquilamente durante 20 ou 25 minutos. Economiza combustível, estacionamento e ainda evita o sedentarismo de quem não larga o automóvel. “Percebi que gasto aproximadamente o mesmo tempo, com a vantagem que não me estresso e ainda pratico exercícios”, conta Danny. Ele sorri ao lembrar que, no começo, muita gente torceu o nariz

para a sua ideia. “Me chamavam de maluco. O pessoal dizia que eu logo iria desistir, mas já faço isso há quase 7 meses e não paro de jeito nenhum”, afirma. Geralmente, ele vai de calça e camisa social. Já nos dias mais quentes, o advogado veste uma roupa mais leve e deixa pra tomar uma chuveirada quando chega no trabalho. “Nas poucas vezes que eu tenho que ir de carro, seja por estar chovendo ou pra levar a minha


Estilo de vida 39 filha na creche, eu acabo me arrependendo por conta do tempo que gasto”, diz. Para evitar contratempos e encarar os buracos das ruas, foi escolhida uma mountain bike bem leve e resistente, daquelas capazes de encarar trilhas e terrenos acidentados. Os amortecedores dão conta do recado, já os pneus são daqueles usados em ciclismo de velocidade, garantindo um bom equilíbrio na performance geral. As mudanças climáticas também não pegam Danny de surpresa. “Eu sempre levo uma capa dentro da mochila, caso chova. Além disso, eu passo por vários centros comerciais, como BarraShopping, Village, Barra Square, Barra Garden. Então, se eu tiver qualquer problema, basta encostar num deles e pronto, fica tudo resolvido”, garante. Em tempos de mobilidade urbana e soluções ecologicamente viáveis, o advogado acabou se tornando uma espécie de militante da causa ciclística. “Às vezes, as pessoas costumam ter a cabeça igual à que o pessoal do meu escritório tinha. Falam: ‘Ah, mas você vai chegar todo suado!’ ou ‘Ah, mas é muito longe!’. E não tem nada disso. Uma vez que você começa, percebe que não tem nada de cansativo, você se desestressa, nem sente que está indo pro trabalho e ainda pratica o exercício do dia”, defende.


Pelada de moradores Green Park - Campo Society Segunda-feira

Quinta-feira

Terça-feira

Sexta-feira

Quarta-feira

Sábado

19h30 às 22h Adulto masculino Acima de 18 anos 19h30 às 22h Adulto masculino Acima de 40 anos 19h30 às 22h Adulto masculino Acima de 18 anos

19h30 às 22h Adulto masculino Acima de 30 anos 19h30 às 22h Adulto feminino Acima de 18 anos 8h às 14h Adulto masculino Acima de 21 anos

Domingo

8h às 14h Adulto masculino Acima de 18 anos Para maiores informações, entre em contato com os responsáveis no campo.

Participe!



42 CCBT

Nova Diretoria A Câmara Comunitária da Barra da Tijuca (CCBT), fundada em 1982, foi criada para representar o

bairro junto às autoridades públicas. Condomínios, associações de moradores, escolas, igrejas e clubes fazem parte da CCBT, que hoje tem mais de 400 associados, que representam cerca de 250 mil moradores. No mês passado, foi eleita a nova Diretoria 2015/2017; entre eles, Marcelo Traitel passa a repre-

sentar a Península na CCBT. Dessa forma, o condomínio estará mais atuante junto às autoridades públicas. Além disso, Delair Dumbrosck se mantém como Presidente da Câmara. Conheça a CCBT: http://ccbt.org.br

Da esquerda para a direita: alguns dos diretores eleitos da CCBT 2015/2017. Arlindo da Rocha Almeida (Novo Leblon – Diretor Suplente), Cléo Pagliosa (Amarosas – Diretor), José Manuel da

Cruz Costa (Barra Sul – Conselheiro Fiscal), Antonio Carlos Guimarães (Riviera Dei Fiori – Diretor), Marcelo Traitel

(Península – Diretor); Delair Dumbrosck (RHR - Presidente), Denise Bauerfeldt (La Playa – Diretora Adjunta), Neidir Rodrigues (Vivendas Marapendi - Diretora) e Ruth Elizabeth Lucciano (Barra Bonita – Conselheira Fiscal Suplente).


DSC

Ve n h a f a z e r p a r t e d e s t e t i m e c a m p e ã o . Nossas turmas: SUSEP ECT – AGENTE DE CORREIOS (PPSA) –

PRÉ-SAL PETRÓLEO

INPI BANCO CENTRAL BNDES INMETRO PETROBRAS CVM ÁREA FISCAL BR DISTRIBUIDORA

Ligue: 3064-8878

/ 2524-6430 99696-2296 / 2524-6453 e saiba mais.

AGORA O DSc VAI ATÉ VOCÊ!

www.cur sodsconline.com.br

Conheça o novo site do DSc online e encontre tudo o que você precisa para uma excelente preparação.

FA C U L D A D E

GAMA E SOUZA

Você no curso certo.


44 Autismo

É de Casa Aqui você vai sempre encontrar um vizinho, alguém que tem um trabalho relevante, que se destaca em sua atividade e que reside na Península.

A seção deste mês traz um trabalho bonito e uma história de união e superação de alguns moradores da Península. Acompanhe.

A

proveitamos o mês de abril, quando o mundo inteiro se mobiliza para a conscientização do autismo, para contar essa história. Desde 2011, uma fundação, criada por um grupo de pais, todos moradores da Península, desenvolve um trabalho de divulgação, e também de ajuda, para pessoas envolvidas com o tema.

Este ano, segundo um dos organizadores, Ilton Caruso, o Mundo Azul contou com aproximadamente 6.500 participantes em uma caminhada no Leblon. Ilton, morador do Atmosfera, é pai de Gabriel, um menino de 7 anos que tem autismo (grau 2). Hoje, Gabriel leva uma vida muito parecida com a dos garotos de sua idade:

joga bola, estuda, brinca. Mas nem sempre foi assim. “Com 2 anos de idade, ele não tinha nenhuma perspectiva de melhora, só havia 7% de chances, de acordo com o neuropediatra. Atualmente, o desenvolvimento dele, graças ao diagnóstico precoce, é imenso. Apesar de algumas limitações naturais, ele já sabe atravessar a rua, andar de bicicleta;


Serviรงos | ASSAPE 45


46 Autismo

tem independência total. Pra mim, é um sonho que se tornou realidade”, comemora Ilton. Os esportes e a escola são dois fatores importantes para o progresso do menino. “Eu destaco o esporte pelo o que ele oferece em termos de neuroplasticidade, ludicidade e psicomotricidade; corda, bola, correr. É aquele tipo de conexão em que a criança, dependendo do grau, vai saindo do mundinho dela e participando mais do convívio social. A escola também tem uma baita de uma parceria; quanto mais ele é incluído, mais ele cresce”, afirma. A luta de Ilton, agora, é para que mais e mais pessoas tomem conhecimento sobre o autismo. Não apenas no que diz respeito ao diagnóstico precoce, mas também no sentido da inclusão social e dos direitos para quem enfrenta a situação. Ele cita a Lei 6169, que garante o acesso de crianças com autismo a escolas públicas e particulares, e prevê a criação de centros de tratamento para autistas e deficientes mentais. Em meio às novas conquistas, Ilton destaca o apoio encontrado no condomínio para o fortalecimento do projeto: “o Mundo Azul é uma realidade com a qual a Península foi abençoada, porque três casais tiveram a coragem de se expor na televisão e falar sobre os seus filhos; o que não é pra qualquer um”. Para ele, hoje, a Península é uma referência, e muitos pais do Brasil inteiro escolhem o condomínio também por causa do Mundo Azul. “Aqui, você encontra pais preparados e conscientes, além de uma cidade com tratamentos avançados e escolas inclusivas. Eu acho que a Península tem um papel fundamental, que é o de ser referência para o mundo”, completa.



48 Segurança

PSICANALISTA CLÍNICO

RPG, PILATES E DRENAGEM LINFÁTICA

Stress Compulsão Angústia Ansiedade Pânico Depressão Fobia Social Tel.:

Em frente ao Península!

98876-9009 | 3311-5331

O2 Corporate Office, sala 257, Bl. Ecology

Ter. a Sex.: 18h - 00h Sáb.: 18h - 01h | Dom.: 18h - 00h

Unidade Barra Happy Hour do Rão 18H00 às 21H00

A entrega é rapidinha!

1

20

roll

sushis sashimis

R$1

R$25

Só vale pedir múltiplos de 10

www.sushirao.com.br 3298-0029 | 3298-6714 | 97206-3535 | 96465-3922

Professora Particular de Língua Inglesa Professora Graduada em Letras Certificado of Proficiency (University of Michigan) Especialização em Ensino de Língua Inglesa e Uso de Novas Tecnologias

ANUNCIE AQUI 3471-6799

English Teacher

Fone: (21) 98710-0810


Lavagem à seco de terno:

R$ 41,90

A partir de:

10%

de desconto em todos os serviços para o Morador Península!

Todos os serviços de lavanderia Lavagem de edredon

R$ 35,00

Lava e seca

R$ 45,90

(Cesto pequeno)

Passadoria camisa social manga longa

R$ 6,90

Consertos em geral

R$ 55,90

(Cesto grande)

Entrega e Coleta em Domicílio Grátis!

Lavagem de cortinas





Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.