ATA Comissão Organizadora Concurso IAB-TO

Page 1

ATA DA COMISSÃO ORGANIZADORA A Comissão Organizadora do Concurso de Idéias para escolha do Projeto Arquitetônico para o Edifício Sede do IAB/TO, composta pelos arquitetos Cesar Augustus De Santis Amaral e Marli Ribeiro Noleto, membros da diretoria do IAB/TO, nos termos da sua competência fixados no EDITAL do referido concurso, complementado pelas CONSIDERAÇÕESINICIAIS relatadas no INFORMATIVO Nº 05/2011, que tratou da ETAPAJULGAMENTO,e destinado à ComissãoJulgadora, faz saber: 1. Para início dos trabalhos, uma cópia do supracitado informativo foi entregue a cada um dos membros da ComissãoJulgadora e lida inteiramente na presença de toda ComissãoJulgadora; 2. Foi esclarecido que por motivos alheios à nossa vontade, o Arq. Urb. Luis Hildebrando Ferreira Paz foi substituído pelo suplente Arq. Urb. Heraldo Santos Nogueira, já integrado à referida Comissão Julgadora; 3. No ambiente isolado do julgamento do concurso só foram encaminhados os envelopes com as mídias das pranchas e os envelopes com as pranchas impressas, enviados pelos concorrentes que, após certificação da CJde que os mesmos estavam devidamente lacrados, estes foram abertos e o conteúdo exclusivo das pranchas foi devidamente transferido para os equipamentos disponíveis para sua visualização; 4. Os trabalhos de apoio da COà CJforam integrais durante os dias 20, 21, 22 e 23 de junho de 2001, período em que o julgamento dos 47 (quarenta e sete) trabalhos habilitados para avaliação se desenvolveu; 5. Os trabalhos, tanto da COquanto da CJ,se desenvolveram de modo adequado e sem situações que pudessemdesaconselhar suascompetências e decisões; 6. É o relatório. Desta forma, após deliberarem sobre os trabalhos habilitados, a CJ entregou à CO documento intitulado ATA DA COMISSÃOJULGADORA,elaborado na manhã do dia 23 de junho de 2011, com o resultado final do concurso. No período vespertino, de posse dos envelopes que continham os documentos dos participantes, a Comissão Organizadora reuniu-se isoladamente no Auditório Gardênia, do Hotel Pousada dos Girassóis – Unidade II, em Palmas/TO, na mesma data, para lavrar ATA DE ENCERRAMENTO, a ser entregue ao PROMOTOR DO CONCURSO, o Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento do Tocantins – IAB/TO, nominando dos vencedores de acordo com a ATA DA COMISSÃOJULGADORA. Conforme ATA DE JULGAMENTO,os trabalhos desenvolveram-se em 5 (cinco) etapas, sendo 4 (quatro) de eliminação e indicação de menções, e a 5ª etapa de classificação dos finalista e indicação de menções. Destarte, informamos os trabalhos que receberam Menção Honrosa, “pela expressiva qualidade da pesquisa e integração à paisagem local”, conforme segue: i.

Trabalho número 03, do participante ARQ. URB. VERNER MAX LIGER DE MELO MONTEIRO , de Natal, Rio Grande do Norte, e equipe formada com André Felipe Moura Alves e Glênio Leilson Ferreira Lima;


ii. Trabalho número 08, da BUENO ARQUITETURA , de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, tendo como responsável da equipe Arq. CauêBueno, e equipe Arq. Gabriel Gonçalves, Arq. Rodrigo Makert, Arq. Hellen Bacarji, Arq. Mellina Blosse Arq. Bruno Papa; e iii. Trabalho número 42, da U RBAN R ECYCLE A RQUITETURA L TDA , de Salvador, Bahia, tendo como responsável da equipe Arq. Saul Kaminsky Bernfeld Oliveira, e equipe Diego Viana Gomes, Juliana Meira de Araújo Aguiar e estagiária Susan George. Nas palavras descritas no documento, “Considerando que se trata de um ‘Concurso de Idéias’, representativo de uma etapa preliminar da concepção do projeto, portanto, sujeita a adequações e aperfeiçoamentos, a Comissão Julgadora decidiu por maioria simples de votos pela seguinte classificação final”: iv. Considerado vencedor do 3º lugar o trabalho número 21, de autoria do A RQ . N ONATO V ELOSO , de Brasília-DF, e equipe Bruno Campos, Bruno Damasceno, Fernanda de Angelis e Renata Brazil; “O projeto se destaca pela expressividade formal do conjunto acentuada pela utilização de um sistema construtivo cujas soluçõespossibilitem a clara delimitação das etapas previstas para construção.”

v. Votado vencedor do 2º lugar o trabalho número 44, autoria da MPDM A RQUITETOS L TDA ., de São Paulo-SP, tendo como responsável da equipe Arq. Cesar Shundi Iwamizu, coautores Eduardo Gurian e Bruno Salvador, e colaboradores Rafael Goffinet, Andrei Barbosa da Silva, Guilherme Bravin e Alexandre Gervásio; “Trata-se de uma solução singular de implantação que permite a inserção de jardins em diferentes níveis e uma adequada integração à paisagem e ao contexto local da cidade.”

vi. Votado vencedor do 1º lugar o trabalho número 20, autoria do A RQ . P AULO H ENRIQUE P ARANHOS , de Brasília-DF, e equipe formada pelo coautor Eder Alencar, e colaboradores Adélia Margarida Maximo Ribeiro, Renan Rocha Cardoso e Paulo Lourenço. “O projeto se destaca pela expressividade e simplicidade de sua imagem arquitetônica, representando uma significativa contribuição ao desenvolvimento da cidade.”

As citações sobre os trabalhos foram retiradas da ATA DE JULGAMENTO.Em especial o 1º colocado, foram feitas as seguintes citaçõese recomendações: “Qualidade fundamental e exigência do Concurso, a solução apresentada mostra com clareza que, uma vez só executada apenas a 1ª fase de construção – Sede do IAB – esta se conforma como prédio uno, acabado e com expressividade desejável. A implantação por etapas, onde cada etapa se sustenta como um prédio independente proporciona uma significativa valorização da sededo IAB/TO no processode construção por etapas.


O sistema construtivo utilizado – em concreto na 1ª fase e aço na 2ª fase – possibilita uma racionalidade construtiva adequada às exigências do programa. Destacam-se também, as soluçõestécnicas utilizadas com vistas ao conforto ambiental e melhor utilização dos espaços internos da edificação. Além disto, nota-se o enfoque mínimo necessário nesta fase relativo a todos os sub-sistemas. Por fim, a Comissão Julgadora, reconhece as vantagens econômicas e construtivas do subsolo único, no entanto, recomenda que nesseaspecto seja feita uma reavaliação conjunta da solução apresentada com o IAB/TO”.

Sem mais para o momento, consideramos o processofinalizado. Palmas, 23 de junho de 2011

Cesar Augustus De Santis Amaral

Marli Ribeiro Noleto

Membro da Comissão Organizadora

Membro da Comissão Organizadora

De acordo:

Gilmar Scaravonatti Presidente do IAB/TO – Promotor


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.