Pulsação 138 - Agosto/2018

Page 1

Piano no HSL

Por que usar crachá? O ambiente hospitalar requer uma imensa gama de cuidados especiais, e entre eles está a segurança dos pacientes. O uso do crachá assegura o bem-estar de todos que circulam nas dependências da instituição, por isso, colaboradores, médicos, professores, estudantes, clientes, familiares, visitantes e prestadores de serviços devem ser devidamente identificados. O crachá deve estar em evidência, pendurado do lado esquerdo do peito, possibilitando que o paciente facilmente identifique o profissional que está lhe atendendo. Desde junho, a Segurança Patrimonial está presente nos acessos do HSL, identificando as pessoas que circulam no local, assegurando a nossa proteção e evitando que infortúnios surjam.

Em 2018, o Instituto de Cultura da PUCRS (IC) lançou o projeto PUCRS Piano. A iniciativa renovou alguns pianos da coleção da Universidade e os distribuiu no Campus. O Hospital São Lucas da PUCRS agora é a casa de um desses instrumentos. O piano vertical Rönisch está disponível para a utilização gratuita dos colaboradores e da comunidade no hall do 2º andar da Instituição, de segunda a sexta-feira, das 12h às 13h30. A chave pode ser retirada com a equipe do Serviço de Atendimento ao Cliente, na recepção do 2º andar.

150 anos da Congregação Filhas do Amor Divino A Congregação religiosa Filhas do Amor Divino celebrou no mês de julho os 150 anos de sua fundação. Em missa, realizada na Capela São Lucas e celebrada pelo Pe. Frei Dorvalino Sorgato, a Ir. Joseana Pereira Carvalho, vice-provincial da Província Nossa Senhora da Anunciação - Região Sul, recordou a caminhada de fé, o objetivo da fundação, o legado da fundadora Madre Francisca Lechner e os 98 anos de missão no Brasil.

Informativo Interno do Hospital São Lucas da PUCRS Número 138 | Agosto de 2018


Conforto “Gostaria de externar minha gratidão e sinceros cumprimentos à equipe do ProntoPUC e, principalmente, aos funcionários que atendem os pacientes classificados como risco laranja. Fui atendido com carinho e atenção. Quero deixar a mensagem de que, apesar dos dias duros e da longa jornada, das reprimendas de pacientes irritados e a cobrança com o horário, saibam que o seu trabalho lança luz no momento mais escuro e, mais do que a cura, traz conforto para alma.” Nedio Amado.

CI P A

Mapa de Risco O Mapa de Risco é um levantamento dos pontos de ameaça nos setores do HSL, identificando locais de risco iminente. A partir do desenho da estrutura das unidades, são levantados os tipos de perigo e classificados em: pequeno, médio e grande. As sinalizações são em cinco cores correspondentes aos agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e acidentais. Os colaboradores têm papel fundamental no auxílio aos cipeiros com os perigos da unidade. Contribua com a nossa segurança!

TR EINAMENTO E D E SE NV OLV IM E N T O

Programa +Aprender Desde julho, os colaboradores do HSL têm um novo benefício: o Programa +Aprender. A iniciativa oferece a possibilidade de realizar gratuitamente cursos de extensão promovidos pela Universidade, oportunizando ao colaborador descobrir interesses e habilidades, além de adquirir novos conhecimentos. As inscrições são abertas 48 horas antes do início das

2

aulas para cursos já confirmados e com vagas disponíveis. As opções serão encaminhadas por e-mail e disponibilizadas no mural do Treinamento e Desenvolvimento, às sextas-feiras. Você pode se inscrever nas atividades que ocorram fora do seu horário de trabalho, inclusive durante suas férias. Mais informações no ramal 2690. Aproveite essa oportunidade para dedicar seu tempo a um curso que lhe traga satisfação e bem-estar!


QMEN T UM

Cultura de Segurança O Hospital São Lucas da PUCRS dispõe de um núcleo multidisciplinar focado em qualidade e segurança do paciente. Os eventos adversos/incidentes que impactam diretamente o paciente devem ser notificados ao núcleo através da intranet. O evento será classificado conforme a taxonomia internacional de segurança do paciente e encaminhado aos gestores das áreas para a elaboração do plano de ação e a implantação de melhorias. Os incidentes com dano grave e sentinela (que levam o paciente a óbito) são tratados pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do

Paciente com metodologia de reunião com todos os envolvidos para realização de análise de causa raiz e elaboração de plano de ação com prazos definidos, sempre com objetivo de alcançar a melhoria dos processos. No final de cada mês, é elaborado um relatório de gerenciamento de riscos, contemplando todos os eventos adversos ocorridos, e encaminhado aos gestores e à alta administração. Além disso, todos os colaboradores têm a sua disposição um indicador mensal por área assistencial de número de notificações e a estratificação das mesmas.

MAPA DE RISCOS DOS SETORES Para identificar os riscos nos processos, foi elaborado um Mapa de Riscos Clínicos (assistenciais) e não clínicos para cada setor. Os riscos com maior probabilidade de ocorrência serão analisados prospectivamente através da ferramenta FMEA (Análise de modo e efeito da falha). Esse mapa de riscos fica disponível nos murais de gestão alocados nas áreas.

3

3


R E CU R S O S HU M A N O S

Auxílio Creche O colaborador que possui o benefício do auxílio-creche deverá apresentar o recibo até o dia 15 de cada mês. Valores referentes aos meses anteriores, que não foram informados até a data limite, não serão reembolsados. O Recursos Humanos está à disposição para dúvidas e esclarecimentos.

AG E ND A

Inajara Glaeser Bezerra, auxiliar de higienização da UTI Neonatal

4

AN F ITE ATR O IR . JOS É O T Ã O

Higienização oferece ambiente limpo e acolhedor

02/08

Para atingir a excelência no atendimento e a segurança dos processos assistenciais, o trabalho da Higienização é essencial. A partir de agosto, o grupo passa a comandar todo processo de limpeza e liberação dos leitos, que inclui a higienização do ambiente, das cubas e dos papagaios e a organização das camas. Foram promovidos, para isso, treinamentos que revisaram as técnicas aplicadas e capacitaram alguns membros da equipe para atuarem na conferência final dos quartos. Dessa forma, esses profissionais se tornam os líderes do sistema completo, garantindo mais eficiência e qualidade ao resultado final. “A higienização é uma das áreas mais importantes do hospital, pois é onde tudo começa. Nosso trabalho faz com que o paciente se sinta em um ambiente limpo, livre de vírus e bactérias e aconchegante”, explica a auxiliar de higienização da UTI Neonatal, Inajara Glaeser Bezerra.

8h30 – Promoção do Neurodesenvolvimento Saudável na Primeira Infância

10h30 – Palestra: How to write a paper – com o Prof. Dr. Andrew Bush

04/08 14/08

16h – Missa em celebração ao Dia do Marista

21/08

19h – 1º Seminário do Serviço Social

28/08

18h Melhorando Resultados em Cirurgia: Um projeto multimodal

30/08 e 31/08 19h Curso de Extensão de Hipnose em Medicina

Informativo Interno do Hospital São Lucas da PUCRS, editado pela Assessoria de Comunicação e Marketing do HSL. Coordenadora: Daiane Wolk – Textos: Jeniffer Caetano e Évelyn Centeno Revisão: Irany Dias – Editoração eletrônica: Design de Maria Entre em contato pelo telefone 3320.3445 ou pelo e-mail imprensa.hsl@pucrs.br. https://www.facebook.com/SaoLucasdaPUCRS/


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.