2 minute read

LUIZA BRUNET

Luiza Brunet

Luiza Brunet, filha de Luiz Lopes da Silva agricultor cearense e de Alzira Botelho dona de casa, Luiza nasceu na roça no interior do mato grosso do sul.

Advertisement

Aos 12 anos sua mãe, depois de sofrer violência doméstica por alguns anos, decidiu retornar para o Rio de Janeiro rumo ao subúrbio de Inhaúma isso nos anos 70.

Seu pai vivia de bicos e sofria de alcoolismo, dona Alzira costurava para fora para sobreviver. Luiza foi trabalhar como empregada doméstica aos 12 anos, aso 14 sofreu um abuso sexual. Retornou para casa do seus pais e foi trabalhar como empacotadora e vendedora, de loja de rua no subúrbio do Rio de Janeiro.

Casou-se aos 16 anos, se tornou modelo aos 17 anos por acaso, conhecida do publico brasileiro na década de 80, construiu uma carreira diferenciada, se tornou a primeira modelo no Brasil a ser contratada como modelo exclusiva da marca Dijon. Luiza sempre foi símbolo de elegância e descrição, estampou centenas de capas de revistas e muitas matérias relevantes sobre sua pessoa. Sempre foi engajada em causas sociais, emprestando seu nome em imagem para campanhas, natal sem fome do sociólogo Herbert Viana, Defesa dos índios do Pantanal Amazônia em 1995, fez extensas campanhas de amamentação no nascimento dos seus filhos, Yasmin Brunet e Antônio Brunet. Campanha de câncer de mama e doação de sangue. Em 2002 participou do projeto criança esperança com um projeto criado por ela e ministrando curso para jovens dos morros Cantagalo, pavão e pavãozinho na zona sul do Rio de Janeiro.

Se tornou empresária desde 1996 em parceria de licenciamento com a multinacional Avon, hoje Avon/Natura, com uma linha top de fragrâncias, atuou como embaixadora do instituto Avon por 8 anos. Em maio de 2016 Luiza foi vítima de violência doméstica, foi brutalmente agredida nos USA NY, denunciando seu companheiro. O caso teve repercussão nacional e internacional, abrindo um precedente e colocando sua agressão em pauta no Brasil. Hoje Luiza se tornou uma referência, engajada se tornou ativista nas causas das mulheres e meninas.

Sua agenda é repleta de palestras no Brasil e internacionalmente, e os temas abordados são: violência doméstica, empreendedorismo, compartilhando sua história, a visão de uma mulher adulta, que viveu violência doméstica quando criança, abuso sexual na adolescência, abuso no trabalho, como se reinventar, como gerir sua empresa que é sua própria vida e história (toda história e imagem que agrega valor), como superar tropeços e seguir em frente, autonomia é o passaporte para independência, a mulher tem capacidades que ela desconhece, falando para os homens. A Premiação Melhor do Brasil apoia e prestigia a Luiza Brunet com o Prêmio Luiza Brunet de Enfrentamento a Violencia Contra A Mulher.