Jornalg2000 jan2018 lr

Page 1

Jornal do Grupo 2000 Edição nº 44 | Fevereiro de 2018

Diretora: Sandra Carmelo

Tintas 2000 PME Líder

Você Vale pelo que Faz, Não pelo que Diz

Desenvolvimento da notícia na pág. 14

Tintas 2000 na 554ª posição do ranking das 1000 melhores PME Desenvolvimento da notícia na pág. 4

Probex Aquoso continua a ser o único Em 2014 o Probex Aquoso foi o primeiro verniz a obter a aprovação técnica (DA47) do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Em novembro de 2017 a referida aprovação técnica foi renovada (DA80) também pelo LNEC. Quatro anos depois, o Probex Aquoso continua a ser o único verniz no mercado com aprovação técnica do LNEC.

António Ambrósio

Desenvolvimento da notícia na pág. 3

Aumento de Instalações na Loja de Rio Tinto

APROVAÇÃO TÉCNICA DO LNEC

(Laboratório Nacional de Engenharia Civil)

DA 80

Desenvolvimento da notícia na pág. 9

1


Notícias

Inovação Produtiva

Secção de esmaltes

Transporte de pós

A Fábrica de Tintas 2000 S.A. candidatou-se, em março de 2016, a um projeto de Inovação Produtiva no âmbito do Portugal 2020 e a aprovação chegou sem restrições em outubro do mesmo ano. Foi elaborado pela equipa do projeto um cronograma das obras a realizar e dos equipamentos a instalar, tendo começado com obras de infraestruturas para alteração do layout do armazém de matérias-primas, disponibilizando espaço para a mudança dos equipamentos existentes e para a instalação de novos equipamentos na nova área de produção, ao mesmo tempo foi substituída a cobertura pois esta encontrava-se muito degradada. Durante as férias de verão foram mudados os equipamentos de fabrico de esmaltes, retirados e mudados de sítio os depósitos de resinas aquosas e instalados 3 novos depósitos. Para isso foram feitas obras de infraestruturas para instalação dos equipamentos. Após as férias foi feito o aumento da secção de tintas plásticas para albergar o sistema de doseamento de resinas em IBC e melhorar a zona de lavagem. Também foi alterado e melhorado todo o sistema de despoeiramento e desgaseificação da produção, melhorou-se o pavimento em algumas áreas em que se encontrava degradado e preparaou-se as infraestruturas para a montagem do robot de paletização das linhas de enchimento das tintas plásticas. Neste momento está a proceder-se à montagem e a testes de equipamentos de automatização do fabrico de tintas plástica que vão permitir, além do aumento da capacidade e rapidez produtiva, uma melhoria na ergonomia e esforço do pessoal do fabrico de tintas plásticas. Este projeto tem como data prevista para a sua conclusão o dia 31 de março de 2018, sendo que a maior parte das obras realizadas a nível das infraestruturas foram realizadas por pessoal da Fábrica de Tintas 2000, S.A. Nelson Gouveia

Automatização da secção de tintas plásticas

2

Novos depósitos de resinas aquosas


Você Vale pelo que Faz, Não pelo que Diz O líder da equipa tem que dar sempre o exemplo, caso contrário não vai conseguir afirmar-se. O chefiado tem que admirar o chefe. O chefe imposto não vai resultar. O chefe tem que se impor pelo resultado que a equipa apresenta. A importância e o valor do Chefe/Líder são avaliados pela qualidade da sua equipa e pelo seu resultado.

António Ambrósio na Reunião de Quadros

Já há muitas pessoas a falar bem. Mas nem todas as pesssoas fazem tão bem como falam. Deixo aqui alguns conselhos: OBJETIVOS Há objetivos e objetivos. Cumprir os objetivos pode não significar alta rentabilidade atendendo que alguns apresentam objetivos que são fáceis de cumprir e outros não cumpriram totalmente todos os seus objetivos porque são altamente ambiciosos. Os objetivos têm que ser ambiciosos e difíceis de cumprir, pode acontecer que os 10 ou 20 % que o ambicioso não cumpriu, mas acabou por apresentar o resultado final muito superior aquele que cumpriu 100%. O que mais interessa é o resultado final. RESULTADOS Não sou um homem de lógica, sou o homem do Resultado. Dificilmente uma empresa que se baseia numa administração lógica apresenta resultados como nós, 38 anos seguidos sempre positivos. ORGANIZAÇÃO É obrigatória, o mundo não funciona sem organização. A organização só é boa quando a empresa apresenta resultados provenientes dessa organização. Todos conhecemos situações de pessoas das nossas relações que são: organizadas, disciplinadas, conhecedoras, boas pessoas, comunicadores, simpáticas, bem comportadas e disponíveis. Ninguém entende, porque é que o resultado não aparece. Quando assim é a organização bloqueou e não é boa porque não dá resultado. O que é preciso fazer, esta é a parte muito difícil da gestão a até pode não ter explicação. Para mudar tem que desorganizar e tem sido esse o segredo que nos tem permitido ultrapassar todas as crises, ganhando com elas. Sinto-me na obrigação de dar espaço às pessoas e deixá-las trabalhar. Exijo de mim próprio, intervir quando não está a dar resultado. FORMAÇÃO E RIGOR Só é possível atingir o RIGOR com muita formação especialmente dada no local de trabalho, isto é APRENDER FAZENDO. As equipas são fundamentais e só funcionam bem se o chefe dessa equipa se empenhar todos os dias na sua FORMAÇÃO.

DISPONIBILIDADE A seguir ao conhecimento a disponibilidade é a qualidade que eu mais aprecio no ser humano. Com o disponível eu sei que posso sempre contar, com o outro tudo pode acontecer. O que eu tenho mais para dar às pessoas é o meu exemplo e experiência adquirida ao longo de mais de 40 anos e acima de tudo a minha disponibilidade. Essa coisa de disponibilidade tem muito que se lhe diga. Tenho ganho muitas batalhas por ser disponível e porque estou lá e chego primeiro, nesse aspeto não sou organizado faço por estar onde estou a fazer mais falta. MUDAR Fazemos coisas no Grupo Tintas 2000 que até parecem que não estão bem, mas estão a dar resultado, sendo assim faz sentido mudar? Mudar é importante, mas com a responsabilidade de apresentar melhores resultados. Não critique aquele que está a fazer bem. Dirija as críticas aqueles que estão a dar origem a prejuízos e raramente apresentam os resultados necessários. CULTURA 2000 A 2000 de normal posso garantir-lhe que tem muito pouco. Eu tive a preocupação de incutir na cultura da empresa a minha anormalidade, pois quem me conhece sabe bem que de normal tenho muito pouco. A nossa anormalidade tornou-nos únicos. Se é bom não tenha o preconceito de dizer que o é, mas tem que mostrar que o é. Os bons profissionais são os anormais, aqueles que apresentam bons resultados. A lógica é aquilo que todos sabem e que todas as universidades ensinam. Os verdadeiros talentos são Homens e Mulheres diferentes que são incompreendidos pelos normais porque o lógico só compreende a lógica. Eu gosto pouco dos lógicos. O Grupo Tintas 2000 não se construiu e não se notabilizou com lógica. DISCIPLINA A disciplina é necessária e indispensável, para o cumprimento de todas as regras. É obrigatório cumprir o combinado, até por uma questão de dignidade. A promessa é devida. TODO O TERRENO Vou continuar a ser o Patrão, o Líder, o Presidente, o que me queiram chamar, de Todo o Terreno, pois é no Todo Terreno (todos os setores da empresa) que eu me sinto bem e não me canso de fazer cada vez mais.

3


Parceiros no Sucesso METALOVILELA José Condesso

aos clientes mais exigentes e apresenta como cartão de visita a sua capacidade de produção, a melhoria diária dos processos de fabrico e a grande paixão que os seus colaboradores entregam no seu trabalho.

Instalações Metalovilela

A Metalovilela, Lda., iniciou a sua atividade em 1988, e está este ano a comemorar o seu 30º aniversário. É uma empresa que ao longo dos anos se especializou nas mais diversas áreas da serralharia, desde estruturas metálicas pesada e ligeira, grades, portões de correr, escadarias metálicas, lâminas quebra-sol, colocação de clarabóias, portões seccionados automatizados, trabalhos em viroc, guardas em inox e vidro, aos vários tipos de revestimentos decorativos, até às fachadas ventiladas e caixilharia em alumínio. O setor da metalomecânica e o próprio mercado estão em constante crescimento bem como a evolução técnica e neste sentido a Metalovilela equipou-se com o mais sofisticado software para modelação, preparação e execução de todos os projetos e com equipamentos modernos para um processo de fabrico e montagem de excelência, com um acompanhamento permanente de cada obra, desde o pedido de orçamento, à preparação e execução dos projetos, fabrico e montagem. A dedicação e a aposta diária na qualidade e na melhoria dos processos de fabrico tem sido uma das grandes apostas da empresa. A presença de colaboradores jovens e de colaboradores com mais de 25 anos de experiência, torna a empresa capaz de dar resposta

Ao longo destes 30 anos a Metalovilela é uma referência no setor da metalomecânica e uma das empresas mais prestigiadas da região, pela sua postura de rigor, honestidade, transparência, inovação e dinâmica que lhe permite ano após ano, consolidar a sua imagem no mercado. Tudo isso se deve à capacidade de trabalho, espírito empreendedor e de constante inovação do seu fundador, o Sr. Carmindo Leal e da sua equipa. Têm trabalhos efetuados por todo o país e na Europa, com principal incidência em Espanha e França. Ao Sr. Carmindo Leal e a todos os seus colaboradores deixamos uma palavra de apreço e agradecimento pela confiança depositada nas Tintas 2000 enquanto seu fornecedor e parceiro de negócio. Da nossa parte tudo faremos para continuar a merecer essa confiança e poder contribuir para o engrandecimento da Metalovilela.

Rua da Indústria, 507/547 4580-303 Duas Igrejas - Paredes Tlm: 914 923 519 Tel: 255 866 101/2 | Fax: 255 866 104 Emails: geral@metalovilela.com | metalovilela@sapo.pt

Notícias Tintas 2000 na 554ª posição do ranking das 1000 melhores PME

A Tintas 2000 ocupa a posição nº 554 no ranking das 1000 melhores PME portuguesas, publicado neste mês de janeiro pela revista Exame. Este reconhecimento consecutivo ao longo dos últimos anos só é possível pelo crescimento constante da empresa e do Grupo Tintas 2000, e deve-se à visão empresarial dos nossos gestores, ao empenho dos nossos colaboradores e à confiança dos nossos clientes nos nossos produtos. Em Portugal existem mais de 650.000 empresas em atividade, 99% das quais são PME´s. Esta iniciativa anual da revista “Exame”, em parceria com a Informa D&B e a Deloitte, distingue, desde 1995, as melhores pequenas e médias empresas do país. António Pinheiro 4


Parceiros no Sucesso Tiago Medeiros

MADEV

Cabo Verde Um agradecimento especial ao Sr. Pedro Almeida, administrador da Madev por toda a dedicação a este projecto que tem sido, e vai continuar a ser um sucesso. A Marilina e a Madev vão dar uma nova cor a este fantástico País que é Cabo Verde!

Exterior da loja

Em parceria com o nosso distribuidor Madev, abrimos em outubro de 2017 uma loja de venda ao público em Cabo Verde. A Madev é o maior importador de madeiras e derivados para Cabo Verde e já há vários anos que temos uma relação/parceria comercial sendo a Madev a distribuídora em Cabo Verde de todo o tipo de produtos ligados à Indústria de Mobiliário, tais como, vernizes, tapa poros, diluentes e velaturas. Com uma grande recetividade dos produtos da Tintas Marilina e um excelente trabalho por parte da Madev e do seu administrador Sr. Pedro Almeida, a Madev tornou-se em pouco tempo no maior distribuidor de produtos de Mobiliário em Cabo Verde, liderando assim o mesmo mercado.

Interior da loja

Durante o ano passado, resolvemos então avançar com mais uma parceria e aumentar a área de negócio em Cabo Verde. Aumentamos a gama comercializada também à área de construção civil, abrindo uma loja de venda ao público com tintas, esmaltes, vernizes e acessórios de pintura. Nesta loja os Cabo Verdianos podem encontrar tudo para a pintura da sua casa, assim como escolher a sua cor preferida afinada na hora no sistema Marilina Mix com mais de 10.000 cores disponíveis em tintas, esmaltes e vernizes. Com formação especializada a Madev tem colaboradores prontos a receber e aconselhar qualquer Cabo Verdiano.

Pedro Almeida, Luís Alves e Tiago Medeiros

Fazenda - Praia (Rua atrás do parque 5 de Julho) Tel: 2638915 | 3576279 Cabo Verde Interior da loja

5


Parceiros no Sucesso Rui Ramos

S. ROQUE No seguimento da contínua procura de qualidade e excelência, gerou-se em 2017 a parceria com a Tintas Marilina que desenvolveu produtos que garantissem todos os requisitos para o contínuo reconhecimento da S. Roque como os melhores do mercado no seu setor.

Vista aérea das instalações da S. Roque

2017 o ano da Metalomecânica Entre várias conquistas, o ano que findou foi dos mais importantes no crescimento do ramo da metalomecânica, uma das maiores apostas do Grupo Tintas 2000. A Tintas Marilina tornou-se parceira, como fornecedor único de tintas da S. Roque - Máquinas e Tecnologia Laser - ROQ.

Em 2015 a marca S. Roque transformou-se em ROQ. Atendendo às necessidades do seculo XXI foi necessátio criar uma marca global que conseguisse de uma forma eficaz transmitir mais de 30 anos de história, inovação, internacionalização e conhecimento. Para responder ao aumento exponencial das solicitações internacionais, a ROQ investiu em 2017 na expansão das suas instalações industriais, através da construção de três novos pavilhões. A ROQ produz máquinas que são conhecidas no mercados pela sua cor verde mas mais importante que isso pela sua lendária precisão, durabilidade e fiabilidade.

Fundada em 1983, na freguesia de Oliveira S. Mateus, Famalicão, a S. Roque - Máquinas e Tecnologia Laser é a maior fabricante do mundo de máquinas e equipamentos de estamparia têxtil, vendendo nos cinco continentes. Labora em instalações próprias numa área 37.000 m2 e cerca de 500 pessoas. Com instalações funcionais e com profissionais qualificados e experientes, a S. Roque dispõe das mais avançadas ferramentas e tecnologias na área da metalomecânica, do design e da elaboração de produto. Os equipamentos fabricados são de conceção própria, desenhados por um departamento técnico altamente especializado para corresponder aos desígnios de projeto e com o objetivo de satisfazer qualitativamente as solicitações do cliente mais exigente. A S. Roque cria produtos de qualidade para uma clientela extremamente exigente. Hoje, mais do que nunca, não chega ter o melhor produto do mercado, é também necessário apresentar um serviço excelente e acessível em qualquer ponto do globo. A S. Roque orgulha-se de procurar a excelência em tudo em que se envolve com especial destaque para a procura de soluções.

Máquina de estampar automática ROQprint YOU

Recentemente, numa notícia publicada na revista Star Company deu conta de que a ROQ é a empresa mais rentável do país no setor da produção de bens, segundo o ranking elaborado pelo Dinheiro Vivo para esta revista. A publicação destaca o facto de ser a primeira vez que a empresa de fabrico de máquinas para a indústria têxtil surge no ranking geral, assumindo logo a posição de topo, cuja ordenação resulta do nível de rentabilidade das empresas. Para o sucesso da ROQ, o jornal aponta “o ADN inovador que corre nas veias desta PME ajuda a concretizar estas metas”. A prová-lo, está o crescimento médio na ordem dos 20%, reportado ao longo dos últimos 12 anos de atividade. A Tintas Marilina agradece a confiança em si depositada e augura um futuro cada vez mais risonho no mutuo interesse de criação e desenvolvimento dos melhores produtos para os melhores clientes.

Máquina de estampar automática ROQprint OVAL PRO

6

Rua das Ribes, 400 4765-774 - Oliveira de S. Mateus Tel: 252 980 500 Fax: 252 980 501 Email: andre.oliveira@sroque.pt


Parceiros no Sucesso CANTINHO Fábio Rodrigues

DO PINTOR Samuel e a sua mãe receberam mais de 70 pessoas nesse dia. Foi sem dúvida e continua a ser um motivo de orgulho para todos nós ver este projeto concluído. Em nome do Grupo Tintas 2000 desejo que a loja o CANTINHO DO PINTOR seja mais uma casa de referência no Algarve. Neste momento, na região do Algarve, existem 4 lojas próprias e vários revendedores exclusivos da Tintas 2000 e Tintas Marilina, com um aumento de vendas bastante elevado ano após ano.

Simone Caetano e Samuel Brás no exterior da loja

Paulo Brás, gerente da empresa LOULÉ PINTA, cliente da Fábrica de Tintas 2000, S.A. desde 2011, sempre consumiu os nossos produtos nas suas obras e desde 2015 começou a pensar em abrir uma loja de tintas em Loulé no sitio da Goncinha.

Este ano será mais um ano de vitória no mercado das tintas no Algarve e certamente que a nossa equipa comercial juntamente com os nossos revendedores exclusivos faremos com que este ano seja como até aqui, o melhor ano de sempre do Grupo Tintas 2000 na região Algarve.

A ideia era abrir uma loja de tintas onde o seu filho Samuel Brás fosse o responsável pela mesma e fossem os representantes das Tintas Marilina em Loulé. Esta ideia foi consolidada em dezembro de 2015 quando fez um adiantamento para se poder avançar para a abertura da loja. Tudo corria bem e sem qualquer contratempo. No dia 5 de janeiro de 2016 todos nós recebemos uma triste notícia, o Sr. Paulo Brás faleceu durante uma viagem e deixou-nos nas mãos a responsabilidade de concluir o seu tão ambicioso projeto, que era ser o representante das Tintas Marilina em Loulé e o nome da loja seria CANTINHO DO PINTOR. Samuel Brás, filho de Paulo Brás, tinha agora uma grande tarefa pela frente. Depois de muitos meses sem forças para lutar contra a perda do seu pai, em conjunto unimos forças e lutamos contra o que podia ser o fim do desejo de seu pai. Depois de muitas dezenas de horas de trabalho chegou o dia tão esperado, 7 de outubro de 2017, tendo passado mais de uma ano e meio do falecimento do Sr. Brás, conseguimos a abertura do CANTINHO DO PINTOR que foi um sucesso.

Samuel Brás e Simone Caetano no interior da loja

Sítio da Goncinha - Caixa Postal 409/l 8100-247 Loulé Tlm: 935 139 779 Email: cantinhodopintor@hotmail.com

7


Revendedores

Drogaria Criscel Situada na zona de Rio Tinto, no passado mês de setembro a Drogaria Criscel mudou de instalações para a zona do Porto mantendo a relação comercial que tinha com a marca Tintas 2000. Rua David Correia da Silva,63 4435-200 Rio Tinto Tel: 220 168 33 Email: drogariacriscel@gmail.com

Exterior da loja

Povoamat A Povoamat, na Póvoa de Varzim, vende materiais de construção e desde de julho do ano passado também passou a revender Tintas Marilina.

Interior da loja

Rua Comendador Francisco Quintas nº 842 Amorim - 4495-110 Póvoa de Varzim Tel: 252 616 493 | Email: geral@povoamat.pt

Drogaria Alexandrina Eusébio Situada em Árvore - Vila do Conde, a Drogaria Alexandrina Eusébio, é desde julho revendedor da Tintas Marilina.

Exterior da loja

Rua Estrada Velha 646, Areia 4480-107 ÁRVORE Tel: 252 642 894 | Email: drogariadae@sapo.pt

Recordar José de Oliveira Azevedo No dia 11 de agosto de 2017 o Grupo Tintas 2000 perdeu um dos seu maiores parceiros, o Sr. José de Oliveira Azevedo. A trabalhar com a marca Tintas 2000 há 30 anos, o Sr. Azevedo foi sempre um parceiro fiel e considerado. A parceria com a Tintas 2000 continua nas mãos da esposa e dos dois filhos. Joaquim Basto, José de Oliveira Azevedo e Paulo Pinho

8


Lojas

Aumento de Instalações na Loja de Rio Tinto

Exterior da loja

Interior da loja

Interior da loja

A loja da Tintas Marilina em Rio Tinto, teve um aumento das suas instalações para o dobro da área, passando a parte do atendimento ao público para a área nova ficando a área antiga destinada ao armazenamento de produtos. Todo o espaço foi remodelado e está agora mais funcional e apelativo! Visite-nos!

Rua Infante D. Henrique, nº 436 4435-286 Rio Tinto Tel: 224 882 192/3 Fax: 224 882 194 Vasco Sousa: 934 853 083 riotinto@marilina.pt GPS: 41°10’14.9”N 8°32’48.1”W Interior da loja

9


Lojas

Renovação da Delegação da Norticor em Coimbra A loja da Norticor em Coimbra foi recentemente remodelada, não só no interior como no exterior. O espaço foi redimensionado e decorado com novas cores. Esperamos pela sua visita! Bairro de Santa Apolónia - Estrada de Eiras 3021-997 Coimbra Tel: 239 433 510 | 239 433 51 (armazém) Fax: 239 433 519 Email: coimbra@norticor.pt GPS:40°15’14.7”N 8°25’56.5”W

Interior da loja

Interior da loja

Exterior da loja

Importador exclusivo, em Portugal, da marca italiana

10


ON LINE

O Ano da Inteligência Artificial

José Barros

Todos os dias deparamo-nos com artigos e programas de televisão relacionados com inteligência artificial. Enquanto escrevia este pequeno artigo, já depois de ter escolhido o tema, fui bombardeado com notícias e publicidades sobre o lançamento de uma televisão da LG que já vem equipada com inteligência artificial. Muitas vezes nem temos noção de que estamos a interagir com esta nova tecnologia porque já se começa a tornar comum, é o caso de quando a Google parece saber aquilo que nós estamos a pensar, a Amazon saber aquilo que nós queremos comprar ou os assistentes virtuais que nos conseguem responder a quase todas as questões sem a necessidade de intervenção humana.

cálculos matemáticos, agenda, traduzir palavras ou interagir com outros dispositivos (frigorífico, televisões, luzes, etc.) Se tiverem curiosidade vejam este vídeo: https://youtu.be/2KpLHdAURGo . Acredito que 2018 seja o ano em que esta tecnologia seja adotada pela maioria das empresas para interagirem de forma mais eficiente com os seus clientes. Entretanto, no Grupo Tintas 2000, já se dão os primeiros passos em testes de Inteligência Artificial (IA).

As grandes empresas têm inúmeros investimentos nesta área como a Google e a Amazon que lançaram dispositivos com quem podemos comunicar e usar como um assistente pessoal. Este assistente permite-nos por exemplo controlar por voz as músicas, ajudar em pequenas tarefas como

Obras de Referência O edifício do Regimento de Artilharia Antiaérea nº1, contíguo ao Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, está a ser repintado com produtos da marca Tintas 2000: Primário de Silicato e Tinta de Silicato Azul Palácio de Queluz.

Edifício do Regimento de Artilharia Antiaérea nº1

11


Notícias Halloween na Tintas 2000 No passado dia 31 de outubro a sede do Grupo Tintas 2000 vestiu-se a rigor para o dia do Halloween, onde se pregaram alguns sustos e se distribuíram doces pelos colegas da sede.

Entrada da sede decorada para o Halloween

Confrade de Honra Em 15.07.17, durante a Cerimónia Capitular de Entronização e Insignificação Luso Galaica que decorreu na Capela de Santo Ovídio, na Maia, o Sr. António Ambrósio recebeu o título de Confrade de Honra. Esta condecoração foi atribuída a 10 pessoas que foram consideradas “personalidades que se notabilizaram pelo seu génio, inteligência, solidariedade e empreendedorismo no universo geográfico das Terras da Maia.”

A equipa do laboratório foi alvo de algumas partidas

Centro Cultural de Santo André mais colorido A Tintas 2000 patrocinou, em 21.07.17, uma atividade organizada pela Rádio Cidade Nova, no âmbito das “Férias em Movimento” promovidas pela Junta de Freguesia de Santo André. As crianças pintaram um mural do Centro Cultural de Santo André e tiveram a ajuda do graffiter “Rase” (Rafael Palma) que ajudou a realização desta atividade.

Crianças a pintar o mural António Ambrósio com o título de Confrade de Honra

12


Notícias

Qualidade e Imagem

Novo Laboratório do Controlo da Qualidade

Novas Embalagens A Tintas Norticor tem nova embalagem destinada a uma gama de tintas plásticas para interior e exterior.

Com o objetivo de dinamizar a parceria existente entre a Tintas Marilina e o Vitória Sport Clube, foi criada esta embalagem de edição limitada.

Laboratório do Controlo da Qualidade

O Grupo Tintas 2000, inaugurou no passado mês de julho o novo laboratório do Controlo da Qualidade. Trata-se de um espaço onde são controlados os materiais e produtos produzidos e comercializados pela Tintas 2000 e pela Tintas Marilina.

A embalagem de tinta para tetos da Tintas Marilina tem uma nova imagem, mais moderna e mais apelativa.

Novos Catálogos de Cores

Revista Mundo Colorido

No passado mês de outubro lançamos o Catálogo de Cores de Fachadas da Tintas 2000 e da Tintas Marilina e relançamos o Catálogo de Cores de Probex, que para além das cores habituais, tem mais 4 novas cores opacas.

A revista Mundo Colorido já conta com 17 edições! No passado mês de setembro lançamos a última edição onde já constaram algumas obras da Norticor.

O Catálogo de Cores de Fachadas é composto por 7 coleções de 8 cores cada uma, estudadas para serem usadas em exterior.

Nesta edição apresentamos inúmeras obras, dos mais diversos setores de atividade sendo uma prova de que cada vez mais Pintamos Portugal. 13


Notícias Visita do Senhor Bispo D. Pio Alves

António Ambrósio, D. Pio Alves, Padre Augusto da Silva

D. Pio Alves na visita à fábrica

Em 23 de novembro de 2017, o Grupo Tintas 2000 recebeu a honrosa visita do Senhor Bispo do Porto D. Pio Alves. Esta foi a sentida mensagem que o Senhor Bispo D. Pio Alves deixou registada no nosso Livro de Honra. “No âmbito da visita pastoral a Moreira, tive muito gosto em estar na empresa Tintas 2000. Felicito o senhor Ambrósio e Família pelo sucesso empresarial e, tanto ou mais, pela assumida dimensão social da empresa. Só assim, entre todos, daremos mais cor a um mundo que, demasiadas vezes, teima em ser apenas cinzento. Pio Alves | 23-11-2017” Mensagem de D. Pio Alves registada no Livro de Honra

Tintas 2000 na FICTON Tintas 2000 PME Líder A Tintas 2000 esteve presente na Feira Industrial e de Comércio de Tondela (FICTON) que decorreu entre os dias 9 e 17 de setembro de 2017. Trata-se de um evento dedicado à indústria e comércio de Tondela.

A Tintas 2000 viu o seu estatuto de PME Líder renovado, em 2017, pelo IAPMEI. O Estatuto PME Líder destina-se, nas palavras do IAPMEI, a “sinalizar as PME com desempenhos superiores, sendo uma satisfação poder reconhecer publicamente o sucesso da vossa estratégia empresarial e a importância do vosso contributo para a economia nacional”. António Pinheiro

Joaquim Chaves no stand da Tintas 2000 na FICTON

14


Notícias

Tintas 2000 em Alta Rotação

Alfa Romeu de António Barros no Circuito de Vila Real

Alfa Romeu de António Barros no Circuito de Braga

Já são muitas as corridas que o piloto António Barros fez com as cores da Tintas 2000. O ano passado não fugiu à regra, levando a Tintas 2000, no seu Alfa Romeu, a participar em várias provas do circuito nacional. Em junho passou pelo famoso Circuito de Vila Real e em setembro pelo Circuito de Braga. Em outubro rumou a Portimão para participar na última prova do Troféu FEUP 3 integrada no Campeonato Nacional Legends 2017 onde conquistou a 3ª posição do pódio e a 4ª posição da classificação geral. Parabéns António Barros! Alfa Romeu de António Barros no Circuito de Portimão

Marco Martins vence Munga MBT 2017

Marco Martins é um português, de Vizela, que venceu a ultramaratona de BTT mais dura do mundo, que se realizou na África do Sul, de 29.11 a 03.12.17. Durante a prova teve sempre a companhia próxima da Tintas Marilina… na camisola.

Carrinhos de Rolamentos

Domingos Telo numa prova em Montemor o Novo

O nosso cliente Domingos Telo, apaixonado pela alta velocidade compete em várias provas de Carrinhos de Rolamentos com um carrinho pintado e decorado com Tintas 2000 e Tintas Marilina.

“Desde a passada quarta-feira, que corria e dominava a denominada “The Munga MTB”, 1.072Km Non Stop e bateu o recorde da prova com menos 11horas e cinco minutos, dormindo somente 2h00, no total de prova de 58h00, o que é um extraordinário feito, para este atleta de resistência e longas distâncias.” (Fonte: Rádio Vizela) 15


Notícias Festa de Natal do Grupo Tintas 2000 Realizou-se no passado dia 9 de dezembro, na Maia, a 37ª Festa de Natal do Grupo Tintas 2000. Aqui fica o registo dos momentos mais relevantes. Foram muitos os colaboradores que receberam o relógio como lembrança dos 10 anos ao serviço do Grupo Tintas 2000: Bruno Sousa, Rita Ferreira, Ana Isabel Inácio, Cláudio Figueiredo, Ricardo Saldanha, Marco Ramos, Manuel Teixeira, Hugo Padilha, António Franco, Fernando Neves e Rui Ramos.

O prémio para a melhor Frase do Ano foi conquistado pela Mónica Quinta com a frase: “Quando se trabalha com uma verdadeira equipa não há obstáculo que não seja superado nem sucesso que não seja alcançado.”

Ana Ambrósio e António Ambrósio com os colaboradores que receberam o prémio pelos 10 anos de serviço

Mónica Quinta, Ana Ambrósio e António Ambrósio

O prémio para a melhor Sugestão do Ano foi conquistado pela Rita Ferreira com a sugestão:

A Menção Honrosa para a Quadra de Natal da Sandra Silva.

“Eu penso que seria interessante abrir concurso interno (antes ou simultaneamente ao concurso externo) de vagas no grupo. Primeiro no caso de haver colegas interessados (porque não?!) a mudar de funções. Noutros casos porque entre familiares, amigos ou conhecidos, podemos conhecer alguém adequado ao lugar disponível.”

Rita Ferreira, Ana Ambrósio e António Ambrósio

16

Ouvi os sinos ao longe Vi luzinhas nas Tintas 2000 De novo me senti criança Neste ambiente fabril

O Pai Natal entrou pela chaminé Foi visitar a Ambrósio & Filha Irradiou magia e luz Espalhou paz e partilha

Natal que nos embala Com recordações e adrenalina Tudo se cobre de branco Com as Tintas Marilina

Vesti-me de Esperança e de Amor Com um manto divinal Da parte da Norticor A todos desejo um Feliz Natal!

António Ambrósio, Sandra Silva e Ana Ambrósio


Notícias Festa de Natal do Grupo Tintas 2000

Ana Ambrósio com as crianças que participaram no concurso de desenho infantil

Ana Ambrósio, com Mariana Lopes, Inês Ramos, Gonçalo Ferreira e André Cardoso, vencedores do prémio de Mérito Escolar

Os vencedores do Concurso Melhor Árvore de Natal 2017 do Grupo Tintas 2000 foram: 1º Prémio para os Armazéns de Produto Acabado (Tintas 2000 e Tintas Marilina), o 2º Prémio para a Loja de Albufeira e o 3º Prémio para a Loja de Mangualde.

Paulo Martins, Carla Oliveira, Sofia Santos, Joel Magalhães, Pedro Matias, Bruno Silva, Bruno Lopes

Joana Carvalho recebe o prémio pela Delegação de Albufeira entregue por Sandra Carmelo

Luis Almeida vencedor do 3º lugar

O resultado do Concurso Melhor Vídeo de Natal 2017 do Grupo Tintas 2000 foi: 1º Prémio para o vídeo da Qualidade e Marketing, o 2º Prémio para o vídeo do Laboratório e o 3º Prémio para o vídeo dos Armazéns de Produto Acabado (Tintas 2000 e Tintas Marilina).

José Rodrigues, Tânia Leite, José Barros, Ana Ambrósio, António Ambrósio e Sandra Carmelo

Rolando Castro e Fábio Gouveia

Adriano Reis, Daniela Oliveira, Conceição Ferreira, Rita Ferreira, Ana Ambrósio, António Ambrósio e José Marques

Bruno Silva, Pedro Matias, Sofia Santos, Carla Oliveira, Ana Ambrósio, António Ambrósio, Lídia Nora, Paulo Martins e Vitor Neto

Pai Natal distribuindo as prendas às crianças

17


Notícias

Reuniões Estratégicas

Realizou-se em 22.07.17, no auditório da Câmara Municipal da Maia, a Convenção do Grupo Tintas 2000. Estiveram presentes 135 dos 219 colaboradores do Grupo Tintas 2000.

António Ambrósio na sua intervenção

Ana Ambrósio na sua intervenção

Pariticipantes na Convenção do Grupo Tintas 2000

Pariticipantes na Convenção do Grupo Tintas 2000

Reunião de Abertura do Ano 2018 Realizou-se no passado dia 3 de janeiro, na Sede do Grupo Tintas 2000 na Maia, a Reunião de Abertura de Ano que contou com a participação de todos os colaboradores que trabalham a norte de Coimbra. A Administração do Grupo Tintas 2000 fez uma análise do ano 2017 e expressou de forma clara e concisa os desafios que nos esperam em 2018 e o que se pretende para o futuro do Grupo Tintas 2000.

Participantes da Reunião de Abertura de Ano

18

Participantes da Reunião de Abertura de Ano


Notícias

Reunião de Quadros 2018

Entre os dias 4 e 6 de janeiro, realizou-se, na sede do Grupo Tintas 2000, a Reunião de Quadros que contou com 38 participantes. Nesta reunião foi analisado o que se passou em 2017 e apresentada a estretégia para 2018. A destacar que a Luísa Coelho assumiu a Direção de Recursos Humanos, o Manuel Fernandes assumiu a responsabilidade pela delegação de Palmeira e o Tiago Fernandes, assumiu a responsabilidade pela delegação de Guimarães. Perspetiva-se um bom ano para o Grupo Tintas 2000.

Participantes na Reunião de Quadros de 2018

Feira de Artesanato da Maia De 1 a 10 de julho de 2017 decorreu a 21ª edição da Feira de Artesanato da Maia (FAM) e como vem sendo hábito a Tintas 2000 marcou presença. Nesta edição touxemos uma inovação, uma roda da sorte recheada de brindes tornando o nosso stand num ponto de paragem obrigatória para “miúdos e gráudos”! Na nossa página de Facebook tivemos direito a muitos comentários, entre os quais: “E as pessoas recrutadas para lá estarem são uns amores. Parabéns.” “Mais que o prémio, vale a simpatia e boa disposição do colaborador. Parabéns.”

Stand da Tintas 2000 na Feira de Artesanato da Maia

19


PLIOMIL AQUOSO SEALER

Produtos Uma barreira mais eficaz!

PLIOMIL AQUOSO SEALER é um primário-barreira para as eflorescências e alcalinidade, em base aquosa, e que irá contribuir para manter estas eflorescências dentro do reboco, evitando danificar a pintura. Nota: PLIOMIL AQUOSO SEALER não é eficaz contra fenómenos de salitre provocados por humidade ascensional permanente. Estas patologias são de caráter estrutural e devem ser tratadas com recurso a outro tipo de técnicas que não exclusivamente a pintura. As eflorescências são um fenómeno cada vez mais presente em substratos cimentícios. De forma simples, são sais solúveis, arrastados por humidade retida nos rebocos e que afetam constantemente a qualidade das pinturas, manifestando-se à superfície, na forma de manchas esbranquiçadas.

PLIOMIL AQUOSO SEALER está disponível em embalagens de 5 e 15L. José Marques

Hidrofugante Aquoso Telhas É um protetor hidrofóbico, aquoso e transparente, que confere um belo acabamento acetinado aliado a uma excelente repelência da água, protegendo contra a intempérie e eventuais ataques microbianos.

Apresentamos um novo produto destinado a proteger, embelezar e impermeabilizar as telhas cerâmicas ou de cimento (não vitrificadas).

Possui um bom poder de impregnação, não mancha em contacto com a água e é de fácil aplicação. O produto está disponível em embalagens de 5 e 25 L. Cristina Moutinho

20


Produtos

FESTOOL

Instalações da FESTOOL em Esslingen

naturezas químicas dos produtos de acabamento e toda a sua complexidade, desde a preparação até à aplicação, porém a madeira com toda a sua anisotropia, heterogeneidade, textura dos veios, cor e odor quando é trabalhada, provoca em mim a curiosidade de querer saber tudo acerca dos equipamentos e ferramentas usadas.

A Festool GmbH é uma empresa familiar tradicional que vai já na terceira geração. Tem uma longa história (mais de 90 anos) de sucesso sustentável, focada essencialmente no cliente e no bem-estar dos seus 2700 colaboradores. A empresa foi fundada em 1925 por Albert Fezer e Gottlieb Stoll em Esslingen, e desde então a sua paixão por ferramentas eléctricas portáteis de alta qualidade continuou até aos dias de hoje, sendo compartilhada por profissionais e fãs em todo o mundo. Atualmente a empresa é liderada por Barbara Austel, neta de Gotttlieb Stoll, que mantém a filosofia dos seus fundadores, ajudando a alcançar resultados perfeitos ao nível do pequeno detalhe, sendo que as mais de 350 patentes registadas e 80 prémios, tanto para produtos como para a empresa, são o testemunho do seu sucesso inovador. Na Festool nada é deixado ao acaso, desde a inovação à segurança dos equipamentos, um único objetivo: facilitar ao máximo a vida dos profissionais que operam todos dias com as suas ferramentas. Na sede de Wendlingen, cerca de 600 funcionários trabalham em pesquisa e desenvolvimento, garantia de qualidade, testes, compras, marketing, e logística. Outros locais de produção estão localizados a 20 quilómetros de Neidlingen, em Illertissen e em Česká Lípa, no norte da República Checa. Em Portugal a Festool encontra-se sediada no Montijo, operando com 3 delegados comerciais nos setores da madeira, construção, decoração e pintura. Sempre que visito uma carpintaria ou fábrica de móveis, fico com o coração dividido. Por um lado, adoro o odor característico das várias

Unidade de produção da Festool

É para mim um enorme privilégio poder desfrutar de tudo isto, apoiando os clientes, ensaiando equipamentos e ferramentas com a qualidade que a Festool proporciona, pois há sempre algo novo a propôr ao operador, seja ao nível do procedimento ou ao nível de novos equipamentos. A aquisição da Norticor pelo Grupo Tintas 2000 representa uma grande oportunidade de crescimento na área das ferramentas, pois a forte dinâmica e a motivação verificada pela totalidade das empresas que compõem o Grupo Tintas 2000, aliadas a um conceito de gestão exigente, geradora de uma atividade comercial saudável, é por si só um forte indicador de sucesso. O mercado necessita de Festool. O mercado conta connosco. Manuel Pinto

21


2ª Caminhada Solidária ColoRIR

Participantes na Caminhada em frente à Câmara Municipal da Maia

Mais uma vez a Fábrica de Tintas 2000, SA teve a iniciativa de realizar a 2ª Caminhada Solidária ColoRIR, que teve lugar no dia 22 de outubro de 2017. Tal como no ano anterior o objetivo da Caminhada para além de promover a saúde e o exercício físico foi angariar dinheiro para associações onde o trabalho social é promovido. Em 2017 o valor angariado reverteu a favor dos Bombeiros Voluntários de Moreira – Maia. Foi com grande alegria e sentimento de interajuda que todos participaram e ajudaram. Esta caminhada teve também o apoio de alguns parceiros que contribuíram e a quem agradecemos muito: M. Coutinho; Solverde; Miramaia; Nacional; Du Bois de La Roche; Ferbar; Penagráfica; Rialpin; Publinor; Speedesing; Ginásio Flow Studio e Sabseg. E não vamos ficar por aqui, pois aguardem que em breve iremos começar a preparar a próxima Caminhada e contamos com todos para abraçar esta causa. Carla Sousa

Visita ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Grupo de visitantes ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

No dia 24 de setembro de 2017 realizou-se mais uma das atividades do projeto Colorir (projeto de responsabilidade social). Desta vez foi uma visita guiada ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. Um grupo de 42 pessoas passaram um domingo diferente, muito bem passado, junto dos seus familiares e colegas de trabalho, onde não faltou a boa disposição. Aconselha-se a quem não teve ainda a oportunidade de visitar este espaço, que o faça pois é muito interessante e bonito de se ver. Carla Sousa 22


Empresa Segura & Saudável

Transporte de Mercadorias Perigosas

Carla Correia

O transporte de mercadorias perigosas por via terrestre apresenta riscos de acidentes consideráveis, pelo que deve ser assegurado que tais transportes sejam realizados nas melhores condições de segurança possíveis, minimizando o risco de acidentes, bem como melhorando os níveis de qualidade desses transportes. O Acordo Europeu relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas, também designado por ADR, é um documento cuja redação é a base da regulamentação nacional aplicável ao transporte nacional e internacional rodoviário de mercadorias perigosas. Os diluentes, as tintas e os vernizes base solvente encontram-se, de um modo geral, abrangidos pelos critérios de classificação de mercadoria perigosa definidos no ADR. Estes produtos são, na maioria das vezes, classificados como líquidos inflamáveis e por isso pertencem à classe 3. Esta classe inclui a rubrica “Tintas ou Matérias aparentadas às Tintas” à qual está associada o nº ONU 1263. A regulamentação ADR define prescrições relativas: - Às mercadorias, ao seu acondicionamento e etiquetagem; - Ao equipamento e à operação dos veículos; - À tripulação e documentação de transporte. Assim como qualquer outra regulamentação, o ADR tem um campo de aplicação e algumas isenções associadas, como por exemplo, isenções ligadas à natureza da operação de transporte, isenções ligadas ao transporte de matérias específicas e isenções ligadas às quantidades/perigosidades transportadas. Se a mercadoria transportada não estiver abrangida por nenhuma destas isenções então o transporte da mesma tem que cumprir com todas as prescrições do ADR. Se houver possibilidade de utilizar alguma isenção, será necessário analisar as regras aplicáveis àquele transporte em particular e fazer cumpri-las. Mas, o transporte por via terrestre de qualquer mercadoria perigosa, independentemente da sua quantidade e perigosidade, deve cumprir com as seguintes regras previstas no ADR: - A carga deve ser acompanhada pelo documento de transporte onde refere a classificação ADR da mercadoria transportada (exemplo: UN 1263 Tintas ou matérias aparentadas às tintas, 3, II, (D/E)). - A viatura deve estar munida de um extintor de pó químico de capacidade mínima de 2kg com data de manutenção válida e visível, com selo e instalado de forma que seja facilmente acessível à tripulação (preferencialmente afixado na vertical).

- É proibido abrir embalagens que contenham mercadorias perigosas. - É proibido fumar no interior do veículo e na sua proximidade. - As embalagens que contêm mercadorias perigosas devem ser aprovadas de acordo com o ADR (exemplo: ter a marcação UN 1A1/Y/100/17/P/Ferbal2090) e identificadas com o número ONU, precedido das letras UN (exemplo: UN1263), e com a etiqueta de perigo/transporte correspondente (exemplo: para líquidos inflamáveis será a etiqueta da chama preta sobre o fundo vermelho).

- As embalagens combinadas com embalagens interiores contendo líquidos (exemplo: caixas de cartão) devem cumprir com os requisitos referidos no ponto anterior e devem estar identificadas com setas de orientação (duas setas pretas apontando para cima). - As embalagens transportadas não podem apresentar fugas. - As embalagens com mercadorias perigosas devem ser estivadas por meios apropriados (exemplo: cintas de fixação, travessas corrediças e suportes reguláveis) de modo a impedir, durante o transporte, qualquer movimento suscetível de modificar a orientação das mesmas, de as danificar ou de provocar o derrame do produto que elas contêm. - Quando o acondicionamento das embalagens a transportar é feito através de paletes filmadas, estas devem ser identificadas com a marca “Sobre-embalagem/Overpack” e com a informação exigida na identificação das embalagens, no caso de não ser visível através do filme de plástico (conforme já referido: número ONU, etiqueta de perigo/transporte e setas de orientação). O cumprimento destas regras é obrigatório para um transporte de mercadorias perigosas em segurança.

23


Descubra o Caminho até à Nossa Loja Anedota

Ia um homem a estrear o seu carro novo quando vê um ciclista ao longe na estrada. Para mostrar ao ciclista que o seu carro andava muito, acelerou e passou por ele a 120 km/h. Diminuiu a velocidade mais à frente quando de repente é ultrapassado pelo ciclista também a 120 km/h. Surpreendido, o homem acelera de novo e ultrapassa o ciclista, desta vez a 140 km/h, mas, de novo é ultrapassado. Confuso, o homem pára o carro. Surpresa das surpresas, o ciclista passa por ele, desta vez de marcha à ré a 140 km/h. E continua a passar para trás e para a frente, já diminuindo a velocidade até parar à beira do homem do carro. Diz então o ciclista: - Posso tirar o suspensório que ficou preso no puxador da porta!!!

Sopa de Letras

Soluções Labirinto

ACABAMENTO AQUOSO BRANCO BRILHO CELULOSO COR DILUENTE ESMALTE MATE POLIURETANO PRETO PRIMÁRIO TINTA VELATURA VERNIZ

Sopa de Letras

Sandra Silva Ficha Técnica Direção Design Gráfico Fotografia Impressão Sandra Carmelo Helena Barbosa Helena Barbosa Penagráfica Distribuição Gratuita

24

Periodicidade Quadrimestral

Tiragem 3000 exemplares

Esta publicação foi redigida ao abrigo do novo acordo ortográfico e está disponível, em versão digital, nos sites das empresas do Grupo Tintas 2000.

Propriedade Fábrica de Tintas 2000, S.A. Zona Industrial Maia I | Setor VII Ap. 1053 | 4471-909 Maia Tel: 229 436 800 | Fax: 229 436 819 tintas2000@tintas2000.pt www.tintas2000.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.