4 minute read

3 Dicas Importantes para Todo Produtor Rural que Pretende Investir em Armazém de Grãos - Nathan Levien Vanier

34 ARMAZENGEM

Nathan Levien Vanier

Advertisement

Professor na FAEM-UFPel Especialista na área de PósColheita, Industrialização e Qualidade de Grãos nathanvanier@hotmail.com

A armazenagem de grãos em nível de fazenda pode te ajudar a maximizar o rendimento da propriedade rural, mas para isso é preciso tratar a pós-colheita com o mesmo profi ssionalismo que a etapa de produção é tratada.

A redução dos custos com o frete, a redução de perdas por descontos de umidade e matérias estranhas e impurezas, o melhor preço geralmente praticado na entressafra e o aproveitamento de resíduos de impurezas para a ração animal estão entre os aspectos favoráveis e motivadores deste tipo de investimento.

Então, se você é produtor rural e está pensando em investir em armazém próprio, confere as dicas listadas a seguir:

Evite erros no projeto

Muitos dos transtornos operacionais enfrentados pelos armazenistas poderiam ser evitados se os projetos das unidades contemplassem as reais demandas das propriedades rurais, sempre projetadas, pelo menos, no médio prazo.

Imagine as seguintes situações: 1. Filas de caminhões para descarregamento de grãos: Sua moega está cheia de grãos e há vários caminhões que vieram da lavoura, com grãos úmidos e sujos, aguardando para descarregar. 2. Difi culdades operacionais para realizar o manejo de secagem escalonada: Você precisa acelerar o recebimento e por isso está realizando secagem parcial, até 15,5% de umidade, para num segundo momento completar a secagem até 13% de umidade. No entanto, você não consegue retornar para o secador os grãos que estão no silo utilizando transportadores. 3. Acúmulo de grãos em túnel ou poço de elevador devido à que-

da de energia elétrica: Sua equipe precisará descer em poço de elevador para limpar a base do elevador e permitir que ele volte a operar. 4. Equipamentos que não atendem as suas reais demandas para o manejo da conservação de grãos: A máquina de remoção de matérias estranhas e impurezas não consegue remover matérias estranhas e impurezas finas, de menor dimensão e peso do que os grãos. Ou então o secador que você adquiriu não possibilita ajustes de manejo para secagem de coluna inteira para meia coluna.

Estas situações hipotéticas poderiam ser evitadas no momento da definição do layout e das capacidades de movimentação e armazenamento da unidade, bem como ao serem escolhidos os modelos dos equipamentos.

O manejo de pós-colheita é tão importante quanto o de produção!

Para obter alta produtividade no campo é necessário observar diversos fatores e seguir as recomendações do manejo agronômico de produção. Da mesma forma, na etapa de pós-colheita é necessário seguir as recomendações dos manejos das etapas de pré-armazenamento, armazenamento e con-

ARMAZENAGEM

35

servação dos grãos, para que a quebra técnica seja mínima e que a qualidade dos grãos seja mantida o mais próximo possível da inicial.

36 ARMAZENAGEM

Grãos são organismos vivos, que respiram, têm metabolismo ativo e microrganismos associados. Já pensou armazenar 100.000 sacos de soja e ao fi nal de apenas 6 meses retirar 95.000 sacos?

Uma quebra técnica como esta, de 5%, é muito alta para o período. E por que isto ocorre? Porque boas práticas nas etapas de pré-armazenamento, armazenamento e conservação não foram seguidas.

Em casos graves, principalmente em soja armazenada com umidade inadequada em silos ou graneleiros localizados nas regiões de clima mais quente (portanto mais propício às perdas quali-quantitativas), além da perda em massa pode ocorrer difi culdade em retirar e movimentar grãos pelo aquecimento decorrente da dinâmica metabólica.

Qualifi que os profi ssionais do setor de armazenagem

Muitos dos profi ssionais que trabalham na etapa de produção têm restrições de migrar para as atividades da unidade armazenadora quando solicitados. Assim como ocorre no campo, onde alguns colaboradores têm maior aptidão para operar semeadoras enquanto outros têm melhor aptidão e desempenho em colhedoras ou pulverizadores, no armazém isto também pode acontecer.

As equipes geralmente são divididas entre os setores de (A) recepção/expedição, (B) descarregamento/pré-limpeza e (C) secagem. De acordo com a capacidade da unidade armazenadora pode haver diferenças no número de setores e de colaboradores.

No período de entressafra é muito comum a realização de reuniões e palestras técnicas por parte dos gestores das propriedades rurais ou mesmo de empresas de insumos para apresentação de resultados e atualização técnica.

E relacionado à pós-colheita? Você também terá de dar atenção à esta equipe, realizando reuniões de apresentação de resultados e alinhamento técnico. É uma questão de estabelecer a cultura das boas práticas no armazenamento e manter os colaboradores comprometidos com cada operação, cada manejo, para o sucesso da propriedade rural.