PSIU 3a. Edição

Page 1

BOLETIM INFORMATIVO SANT’ANNA ANO 1 | NÚMERO 3 OUTUBRO DE 2011

PROGRAMA SANT’ANNA DE INFORMAÇÃO UNIFICADA

acontece

Obra em dia, com direito a certificado

Votorantim Metais Zinco Barragem da Pedra Juiz de Fora | MG

A obra de recuperação do reservatório da Barragem da Pedra teve início em 4 de abril, com previsão de término em 23 de novembro de 2011. Neste período da obra, a Construtora Sant'Anna atendeu plenamente as condições contratuais, atuando com responsabilidade e respeito às partes interessadas, garantindo que seu trabalho progredisse de acordo com o cronograma previsto e sem acidentes do trabalho. Parabéns a equipe da obra 251!

fique por dentro

Empenho e comprometimento, marcam o início das obras no Pará

A Sant'Anna inicia mais uma obra no Pará (252), terraplenagem e pavimentação do Platô Monte Branco e CTLD's. Este novo serviço faz parte da abertura de novas frentes de lavra da MRN (Mineração Rio do Norte) e já é um sucesso. Em 14 de Outubro de 2011, a Construtora Sant'Anna recebeu uma homenagem da MRN re fe re n te a o e m p e n h o e comprometimento na excelência em Saúde, Segurança

251 Ocupacional e Respeito ao Meio Ambiente. A obra é um consórcio entre as Construtoras Sant'Anna e Diedro e o sucesso depende do desempenho e integração entre as duas empresas. Trata-se de uma obra com muitos desafios, motivo pelo qual agradecemos o apoio e empenho de todos os colaboradores no cumprimento de nossas metas.

Cortes da rampa dos trechos 5 e 6, e estaca 100 a 102. *Obra 252 | Mineração Rio do Norte | MRN | Porto Trombetas | Município de Oriximiná | PA

Fotos: José Eustáquio

252

Foto: Valdir Pereira

A obra 251* recebeu certificado da Votorantim Metais Zinco pelo auto desempenho na gestão de segurança e saúde, em atendimento aos padrões da contratante, em auditorias realizadas no período de abril a junho de 2011.


2

editorial

Tempos de auditoria

Há pouco tempo, nosso Sistema de Gestão Integrado passou por auditorias externas periódicas para manutenção das certificações nas normas NBR ISO 9001: 2008 e OHSAS 18001: 2007, relativas à gestão da qualidade e à de segurança e saúde ocupacional.

editorial

As auditorias periódicas são realizadas por entidade independente, no caso a DNV - nossa certificadora, considerando, principalmente, os objetivos e metas da empresa, o cumprimento das obrigações, o envolvimento das pessoas e o compromisso com a melhoria contínua. Resumidamente, consistem na verificação do nível de atendimento às normas nas quais o Sistema de Gestão se baseia.

prêmio motivacional

Um convite à reflexão!

OBRA 248

Temos uma vantagem adicional: nossa experiência com a NOSA 5 estrelas, um sistema de reconhecimento internacional que traz as melhores práticas mundiais, apresentando bons resultados, especialmente na mineração. Nosso Sistema de Gestão foi estruturado aproveitando a base da ISO 9001 (Qualidade), incorporando os 72 elementos – ou requisitos – do Sistema NOSA. Estes elementos englobam, ao mesmo tempo, segurança, saúde ocupacional (SSO) e meio ambiente (MA), compatíveis com a OHSAS 18001 e a ISO14001*. Desta forma, nosso Sistema já nasceu integrado e, para mantêlo eficaz, bastam três coisas:

1. Saber o que fazer ou o que se espera de cada um;

2. Ser capaz de fazer o que se espera, ou seja, saber fazer a sua parte;

3. Fazer tudo corretamente.

Em 2012, reinicia-se o ciclo de periódicas e, além da manutenção da ISO e OHSAS, seremos auditados até abril/12, para revalidar outra certificação, o PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), cuja norma é o regulamento do SiAC - Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil.

Contamos com vocês para, juntos, melhorarmos cada vez mais nosso Sistema de Gestão em todos os campos de resultado e, especialmente, na melhoria e simplificação dos processos. Afinal, como disse Leonardo Da Vinci, a “simplicidade é o máximo da sofisticação”. *A CSL implantou e atende os padrões NOSA, portanto, seu Sistema de Gestão possui requisitos de MA compatíveis com a ISO 14001. No momento é desnecessária outra certificação externa específica, como a ISO 14001. O mesmo se aplica ao Programa de Responsabilidade Social Empresarial da Sant'Anna, que mantém políticas e práticas consistentes, incluindo um Código de Ética abrangente, documentado e implementado.

Fotos: Karla Dias

Normas (ISO, OHSAS, etc.) são um conjunto de requisitos mínimos, fundamentados na experiência acumulada, nas sugestões e comentários de milhares de pessoas do mundo todo e podem ser aplicadas em qualquer tipo de negócio. Assim, cada empresa define sua maneira apropriada de fazer as coisas, de implantar e manter cada requisito. Essa maneira como as coisas devem ser feitas é chamada Sistema de Gestão. Por isso, é tão importante conhecer e se envolver com o Sistema de Gestão. Afinal, somos nós, da Sant'Anna, que criamos nossos padrões e atuamos para garantir a satisfação de nossos públicos, com saúde e segurança dos colaboradores e responsabilidade socioambiental.

No dia 06 de setembro, foi realizado o Prêmio Motivacional na obra 248*. Os colaboradores participaram de dinâmicas conduzidas pela psicóloga Camila Sales (Analista de RH) e Eli de Araujo (Eng. Preposto da obra), com o objetivo de fortalecer o trabalho em equipe e destacar a importância de cada um no processo produtivo. Após as dinâmicas, houve o espaço aberto para reflexões, o que permitiu que as participantes falassem sobre temas como comunicação, comprometimento e liderança. Segundo Camila: "É como a montagem de um quebra-cabeça, fica impossível finalizar uma construção quando algo essencial está faltando. E o essencial, a nosso ver, vai além das ferramentas e materiais. São as pessoas que investem seu suor, sua dedicação e seu conhecimento no trabalho que realizam." Camila Sales | RH Eli de Araujo | Engenheiro Preposto da Obra.

Paula Greiner Coordenadora de SSO

*Obra 248 | CSN | Companhia Siderúrgica Nacional Mina Casa da Pedra | Congonhas | MG

Paulo André Coordenador do SICS e Líder de Projetos

PSIU, participe do nosso informativo! Mande suas sugestões, críticas ou elogios para:

expediente

comunicacao@gruposantanna.com.br

expediente Boletim Informativo da Construtora Sant’Anna (SSMAQ)

Presidente: Marcos Sant’Anna Diretor: Bruno Santana Projeto Gráfico, Edição e Editoração: Departamento de Comunicação e Marketing

Redação de Textos e Fotografia: Karla Dias | Assessora de Comunicação Redação de Textos e Conteúdo Técnico: Paula Greiner | Coordenadora de SSO Paulo André | Coordenador da Qualidade Revisão: Fátima Caldas


prêmio motivacional

HIPERTENSÃO

Hipertensão e DST Foto: Suzana (aux. adm.)

3

Colaboradores Premiados na Mina de Água Limpa: Raimundo Gonçalves; Mauricio Claudio Cota; Vander da Silva Cristo; Ikanato Mateus

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença que atinge milhões de brasileiros. Manifesta-se por um desequilíbrio no sistema circulatório, que aumenta a pressão nas artérias, provocando, consequentemente, uma série de distúrbios no organismo, sendo uma das principais causadoras de doenças do coração. A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento, podendo ser controlada, evitando, desta forma, complicações no cérebro, rins e coração. Adaptação: http://dab.saude.gov.br/cnhd/ Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial

DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis)

Premiados na Mina de Gongo Soco: Geraldo Januário; Luiz Fernando da Silva; Adão Ribeiro de Almeida; Luciano Carlos Rodrigues.

Colaboradores Premiados na Mina de Brucutu: Rafael Geraldo Martins; Hamilton Rogério Silva; Ubiranir Afonso de Oliveira Dias; Alexandre Pereira Nunes.

O prêmio motivacional da obra 249 aconteceu nos dias 24 e 25 de agosto nas Minas de Brucutu, Gongo Soco e Água Limpa. Os temas apresentados foram Hipertensão e DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), com a palestra das enfermeiras Liz Faustino Felberg, Emília Faustino, Michele Cabral e Márcia Miranda.

Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para reduzir o risco de transmissão das DST, em especial do vírus da aids, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. A aids e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada – sem tratamento – para o bebê, durante a gravidez ou o parto. E, no caso da aids, também através da amamentação. O tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

acontece Construtora Sant'Anna entrega obra em Porto de Trombetas e inicia novo contrato com MRN

Os temas de Hipertensão e DST já estão sendo abordados, há algum tempo na obra 249, por meio da realização diária da monitoração da pressão arterial dos funcionários do grupo de controle, enquanto que no do efetivo total, mensamente, além dos Diálogos Diários de Saúde e Segurança. A palestra foi finalizada com a entrega dos prêmios para os colaboradores que tiveram destaque na participação nas boas práticas de saúde.

250 * Obra 250 | MRN | Mineração Rio do Norte Porto Trombetas | Município de Oriximiná | PA

A Construtora Sant'Anna entregou a obra 250*, Terraplenagem e Pavimentação de Estradas e Platôs Bela Cruz Aviso em meados de setembro, concluindo suas atividades sem acidentes de trabalho. No mês de outubro, foi realizada a auditoria pelo IBAMA, tendo a MRN obtido o licenciamento ambiental das obras. A equipe Sant'Anna atendeu todas as condições contratuais com o cliente. Parabéns a todos por mais este desafio vencido!

Texto adaptado: http://www.aids.gov.br/pagina/o-que-sao-dst

249

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada.


4

saúde

Alegria e descontração para começar o dia...

Fisiológicos: Provoca o aumento da circulação sanguínea em nível da estrutura muscular, melhorando a oxigenação dos músculos e tendões e diminuindo o acúmulo do ácido lático; Melhora a mobilidade e flexibilidade músculoarticular; Diminui as inflamações e traumas; Melhora a postura; Diminui a tensão muscular desnecessária; Diminui o esforço na execução das tarefas diárias; Facilita a adaptação ao posto de trabalho; Melhora a condição do estado de saúde geral;

251 boas práticas DHSMQ: troca de conhecimento para crescimento e desenvolvimento da equipe. A equipe do SESMT da Obra 253, em Niquelândia/ GO, elaborou antecipadamente agenda do DHSMQ com a participação de todos os setores. Cada setor da obra tem participação efetiva no DHSMQ. Desta forma o administrativo, encarregados, engenheiro preposto contribuem com um tema com a colaboração do SESMT a cada dia. Essa é a boa prática para ser implantadas em outras obras.

Diminui o risco de acidentes no trabalho; Previne a LER e DORTs; Reduz a sensação de fadiga no final da jornada; Melhora a circulação do sangue; Melhora a produtividade, com menor desgaste físico. Psicológicos: Favorece a mudança da rotina; Reforça a autoestima; Demonstra a preocupação da empresa com seus funcionários; Melhora a capacidade de concentração no trabalho; Desenvolve o conhecimento corporal. Sociais: Desperta o surgimento de novas lideranças; Favorece o contato pessoal; Promove a integração social; Favorece o sentido de grupo – cada um se sente parte de um todo; Melhora o relacionamento entre colegas.

segurança Campanha “EPI salva vidas”! Para evitar acidentes, multiplique sua atenção, subtraia os riscos, some com o equipamentos de proteção individual e o resultado será segurança total. Quando fazemos a coisa certa nos sentimos bem, não só por termos colaborado com o nosso bem estar, mas também com o dos outros. Pare, pense e haja com segurança. Preserve sua vida. Use corretamente os EPI's. “ Segurança dever de todos e responsabilidade de cada um.”

Fonte: VM | Padrão Gerencial | Diálogo de HSMQ Texto adaptado | Colaboração: Maysa Martins | Técnica de Segurança | Obra 253 DHSMQ: Diálogo de Higiene, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade

Além de exercícios físicos, a ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Apesar de constituir uma prática de caráter coletivo, a ginástica laboral é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador. Conheça alguns benefícios e pratique essa idéia.

Foto: Michelle Lobo – Técnica de segurança – Obra 251

Os colaboradores das obras 251 (Juiz de Fora – MG) e 253 (Niquelândia - GO) começam o dia de maneira mais saudável, com a ginástica laboral. Além da descontração e da integração entre os colaboradores, como o nome indica, a prática da ginástica laboral significa a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, para promover a saúde, aumentar a autoestima e evitar lesões de esforços repetitivos ou doenças ocupacionais.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.