Revista Sicoob 18 Anos

Page 1

AnEdiรง iv รฃo er d sรก e rio


EXPEDIENTE

Revista Comemorativa da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Zona da Mata Ltda. - Sicoob Coopemata. Rua Dr. Antônio Carlos Sobral, 162 | Centro Cataguases - MG Tel.: 32 3421-4313 Conselho de Administração: César Augusto Mattos (Presidente) Camilo Cristóvão Vicente (Vice-Presidente) Vinícius do Vale Evandro Costa Werneck Newton Antônio Dutra Conselho Fiscal: Mauro Fachini Gomes Maria Denise de Azeredo Faria João Batista Alves Lima José de Alencar Pinto Farage Agnaldo Alves Rodrigues

Diretoria Executiva: Camilo Cristóvão Vicente (Diretor Financeiro) Humberto de Abreu Santos (Diretor Administrativo) Redação e Revisão: Ana Carolina Teixeira Werneck Cláudia de Gouveia Teixeira Caetano Lorena Oliveira Miranda Rafael Gonçalves Ventura Vanessa Lacerda Alves Fajardo

Produzido em agosto de 2016

Produção: Diagramação e Arte: Igor Ramos



MISSÃO, VISÃO E VALORES DO SICOOB COOPEMATA

Missão Promover o desenvolvimento humano e econômico, aos associados e suas comunidades, por meio de soluções nanceiras adequadas e sustentáveis.

Visão Ser referência regional no cooperativismo nanceiro, e reconhecida como a principal instituição nanceira propulsora do desenvolvimento econômico e social dos associados.

Valores Transparência Resultado Ética Responsabilidade

4

Pro ssionalismo Respeito Solidariedade


EDITORIAL Aos nossos Cooperados, funcionários e amigos:

“Agradecer é o mínimo que eu, nossa Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal, podemos fazer. Reconhecemos e seremos sempre gratos a todos que nos apoiaram e que acreditaram em nós, na nossa capacidade de gestão e principalmente no Cooperativismo.“

Prezados Senhores, Iniciamos essa jornada há 18 anos atrás, onde sonhamos e realizamos juntos. Nada seria possível sozinho, precisávamos da con ança e da credibilidade de todos para avançarmos, e hoje, vendo aonde chegamos, concluímos que conquistamos essa con ança, e graças a Deus e a todos vocês, estamos atingindo a maioridade. Agradecer é o mínimo que eu, nossa Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal, podemos fazer. Reconhecemos e seremos sempre gratos a todos que nos apoiaram e que acreditaram em nós, na nossa capacidade de gestão e principalmente no Cooperativismo. É grati cante olhar para trás e ver quantos empregos e oportunidades de crescimento o Sicoob Coopemata gerou, o quanto a nossa Cooperativa contribuiu direta ou indiretamente para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade e região. Hoje vivemos uma crise econômica e política séria e que tem como seus maiores pilares, a corrupção, a desonestidade, a falta de valores e de princípios morais. Temos no Cooperativismo de Crédito um grande exemplo de crescimento e prosperidade, baseados e apoiados nos mais nobres princípios de moralidade e de responsabilidade na gestão. Nos orgulhamos muito de sermos um sistema de crédito limpo e transparente, respeitando os princípios da governança, o que reforça ainda mais a nossa credibilidade junto aos nossos empregados e cooperados. Tenho um orgulho enorme da nossa Cooperativa e de poder estar à frente de sua gestão a tantos anos. Procurei sempre dar o meu melhor para construirmos juntos uma empresa sólida e respeitada por todos, e hoje é com muito orgulho e satisfação que posso dizer que conseguimos. Lutamos muito, superamos grandes desa os e di culdades, e vencemos. Os desa os agora são outros, precisamos crescer ainda mais e prepararmos o nosso Sicoob Coopemata para as futuras gerações. Viemos para car e queremos ser perenes, pois nossas cidades e comunidades merecem isso, e vamos fazer. Gostaria de parabenizar e agradecer de modo especial a minha família, a diretoria e aos nossos funcionários, destacando quatro pessoas em especial, que junto comigo iniciaram essa construção e até hoje contribuem com o seu trabalho para o Sicoob Coopemata, as funcionárias Cristiane Mazini e Katia Toledo, e os meus companheiros do Conselho de Administração, Camilo Cristóvão e Newton Dutra. Muito obrigado a vocês pela con ança, amizade e principalmente pela lealdade. Que Deus continue nos abençoando. Saudações Cooperativistas!

5


C ONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Mandato AGO 2014 até AGO 2018

Da esquerda pra direita: Evandro Costa Werneck, Camilo Cristóvão Vicente, César Augusto Mattos, Newton Antônio Dutra, Vinícius do Vale.

6


CONSELHO FISCAL Mandato AGO 2014 até AGO 2017

Da esquerda para direita: Agnaldo Alves Rodrigues, José de Alencar Pinto Farage (Membros Suplentes) Maria Denise de Azeredo Faria, Mauro Fachini Gomes, João Batista Alves Lima (Membros Efetivos)

D IRETORIA EXECUTIVA

Camilo Cristóvão Vicente

Humberto de Abreu Santos

Vice Presidente do Conselho de Administração e Diretor Financeiro

Diretor Administrativo

7


HISTÓRIA Há algum tempo, a cidade de Cataguases, através de alguns idealizadores, conheceu o que era o cooperativismo de c r é d i t o, s u a i d e o l o g i a , c o n t e x t o e importância no cenário econômico e nanceiro da população. Esses idealizadores conseguiram disseminar o conhecimento e envolver pessoas in uentes da cidade a participarem e acreditarem que poderiam constituir uma cooperativa de crédito, baseada em seus valores e princípios pessoais, o que, claro, convergia muito com os princípios e valores do cooperativismo. Pouco tempo depois, e há exatos 18 anos, inaugurava, em Cataguases, a Coopemata, cooperativa de crédito, segmentada aos comerciantes do vestuário. Naquele momento, pouco se sabia sobre o que viria pela frente, então não foi fácil, e nem precisava ser, nos damos conta hoje, que o tanto que houve de lutas, aprendizados e dedicação, recebemos de retorno através das vitórias vivenciadas. Os anos se passaram e muitas mudanças aconteceram, aberturas de novos postos de atendimento (PA), reestruturação do sistema operacional, adesão à marca SICOOB, incorporação de outra cooperativa, alteração de classi cação para cooperativa d e l i v re a d m i s s ã o, n ã o s e n d o m a i s segmentada como anteriormente, en m, mudanças importantes e inevitáveis, porque para se chegar até aqui as adaptações eram necessárias. Destaca-se a participação ímpar e incansável do atual presidente César Augusto Mattos, que através de sua perene e admirável administração tem elevado o

8

nome do Sicoob Coopemata aos mais altos escalões do Cooperativismo, pois representa a cooperativa no Sicoob Central C e c r e m g e , S i s t e m a O c e m g, S i c o o b C o n fe d e r a ç ã o e B a n c o o b. A l é m d e proporcionar, um excelente relacionamento com outras cooperativas irmãs, o que facilita, agiliza e otimiza todo o processo de intercooperação necessário ao bom funcionamento operacional e institucional. Estamos completando a "maioridade" inaugurando nossa própria Unidade Administrativa, uma estrutura capaz de atender às necessidades atuais e que aumenta ainda mais nossa responsabilidade e expectativa em relação ao crescimento futuro. O que era impensável no início, torna-se uma feliz e satisfatória realidade. Hoje, já como Sicoob Coopemata, por pertencer ao maior sistema cooperativista de crédito do Brasil, com área de atuação em mais de 56 cidades mineiras, distribuídas na Zona da Mata e Campos das Vertentes, e com 9 pontos de atendimento, reconhecemos que todo o sacrifício valeu a pena. O Sicoob Coopemata sabe que ainda tem um longo caminho para trilhar, e quer com a humildade, dignidade e o comprometimento de sempre, acreditar que a parceria de hoje, com o sistema cooperativista e os cooperados, resultem em frutos cada vez mais grati cantes! Nosso sincero agradecimento a todos que zeram, e fazem, parte dessa história!


Nossos Postos de Atendimento e Unidade Administrativa

Cataguases

Leopoldina

Muriaé

Viçosa

Juiz de Fora

Unidade Administrativa

São João Nepomuceno

Ubá

Visc. do Rio Branco

Barbacena

9


C ATAGUASES Cat a g u a s e s te m s u a h i s tó r i a marcada por movimentos artísticos de abrangência nacional e pelo pioneirismo industrial em sua região. Uma cidade com potencial turístico a ser explorado e um comércio diversi cado com indústrias de base, alimentos e confecções. Foi neste cenário que a ideia de fundar uma cooperativa de crédito nascia pela Associação Comercial e Industrial de Cataguases – ACIC. Pessoas como Newton Dutra e um grupo de empresários que, após visitarem uma cooperativa de crédito no estado do Espírito Santo, caram vislumbrados com a experiência que presenciaram e, então, decidiram importar aquele modelo de instituição nanceira, não bancária e sem ns lucrativos, para a cidade.

O Sicoob Coopemata não foi, e nem é, um projeto de alguém em particular, mas sim, de uma necessidade que, na época, foi compreendida frente a um panorama de juros elevados e alta in ação – o sistema cooperativista era uma possível solução nanceira na busca por melhores e maiores oportunidades para crescer e poder oferecer condições de vida diferenciadas, em vista de um sistema nanceiro caro e elitista da época. Como tudo o que é novo sempre gera descon ança, naturalmente, a ideia foi recebida com um misto de surpresa e receio pela a comunidade que acolhia o projeto. Diante disso, 22 empresários acreditaram na ideia e em 1998, foi inaugurado o PA Sede na cidade de Cataguases, que conta hoje com cerca de 1.600 cooperados e 14 colaboradores.

Considerado o PA Sede do Sicoob Coopemata, o PA de Cataguases é o pioneiro da cooperativa e tem participação ativa de seus cooperados, o que se pode observar nos eventos promovidos pela instituição, com participação sempre assídua e enriquecedora. A equipe de colaboradores é unida e engajada, proporcionando um ambiente harmonioso, o que favorece o desenvolvimento pro ssional e conhecimento pessoal. Tudo isso nos gera o orgulho de pertencer a esta instituição, que nos proporciona, e nos exige, trabalho contínuo, saudável e sustentável.

Depoimento

Alexandre Pinheiro Nunes Gerente de Negócios

Equipe PA Cataguases De cima para baixo, da esquerda para a direita: Renata, Nathália Rodrigues, Naiara, Maria do Carmo, Alexandre, Kátia, Flávia, Maria Cecília, Franceila, Natália Morais, Hugo, Jordan, Edson e Almir.

10


L EOPOLDINA Cidade próxima a Cataguases possui atrativos culturais, naturais e arquitetônicos, e economia voltada para as atividades da pecuária leiteira e prestação de serviços. Em 2000, dois anos após a inauguração em Cataguases, abriu-se o primeiro Posto de Atendimento, que hoje conta com aproximadamente 600 cooperados e 6 colaboradores.

A Gerente de Negócios do PA de Leopoldina, Márcia de Almeida, demonstra satisfação em trabalhar no Sicoob Coopemata, e a rma ter uma excelente interação entre os cooperados, prova disso é a adesão aos produtos que a cooperativa proporciona e a participação constante nos eventos promovidos. Ainda destaca a harmonia dos colaboradores do PA, que zelam pela imagem e organização da cooperativa. “Falamos a mesma língua quanto ao atendimento e procuramos impulsionar a economia da cidade“.

Depoimento

Márcia Pereira

Gerente de Negócios

Equipe PA Leopoldina De cima para baixo, da esquerda para a direita: Priscila, Janaína, Lauren, Thatiana, Lucas e Márcia.

11


SÃO JOÃO

NEPOMUCENO

Referência nacional no ramo do vestuário, intensi cada a partir das décadas de 70 e 80, hoje, a cidade funciona com dezenas de empresas do mesmo segmento, mas de menor porte, entre confecções próprias e facções vinculadas a outras marcas regionais ou nacionais. A chegada do Sicoob Coopemata em 2001 deu impulso à economia local unindo forças com a possibilidade de ampliação e ciente da cooperativa e, obviamente, dos possíveis cooperados. Atualmente conta com aproximadamente 700 associados.

Equipe PA São João Nepomuceno Da esquerda para a direita: César, Elder, Elza Caroline, Marcelo e Regiane.

12

A crise do setor de vestuário afetou diretamente o poder de compra dos nossos cooperados, porém o PA continua com trabalho de parceria junto aos cooperados, atendendo às suas demandas e trabalhando para o desenvolvimento local. A equipe tem excelente relacionamento pessoal e pro ssional, e isso é transmitido, e percebido, pelos cooperados, que são sempre muito participativos nos eventos do PA.

Depoimento

Elder Louro de Souza Gerente de Negócios


M URIAÉ Muriaé é destaque em termos de desenvolvimento comercial e industrial na região da Zona da Mata Mineira. As principais atividades locais são o comércio, com confecções voltadas para a linha noite, a prestação de serviços na área de veículos, área hospitalar e área educacional. Em 2003, o Sicoob Coopemata inaugura seu Posto de Atendimento em Muriaé, contando com atendimento personalizado, taxas competitivas, bom atendimento, relacionamento transparente e uma rotina de visitas aos cooperados para saber de perto a necessidade de cada um deles. Hoje o PA conta com aproximadamente 650 cooperados e 8 colaboradores.

O PA de Muriaé é reconhecido por seus cooperados pela transparência e qualidade dos serviços e atendimento prestados. Eles possuem participação ativa nos eventos promovidos pela cooperativa, e realizam importantes indicações para futuros cooperados, o que nos orgulha pela con ança demonstrada. A equipe do PA é comprometida, formada já há algum tempo e bem treinada, re etindo na excelência do trabalho realizado. Comparativamente com os demais bancos, nossos produtos e serviços são de menores custos, as taxas de juros baixas, agindo como regulador de taxas do mercado local. Certo é que a sobra da cooperativa é distribuída aos cooperados e permanece na cidade movimentando a economia local.

Depoimento

Luciana Braga Gerente de Negócios

Walter Serpa Consultor de Negócios

Equipe PA Muriaé Da esquerda para a direita: Ana Cláudia, Kalícia, Tolentino Daniel, Luciana, Gilmara, Fernanda, Natália e Walter.

13


Equipe PA Ubá De cima para baixo, da esquerda para a direita: Thiago, Flávia, Arthur, Renan, Hugo, Célio, Renato, Vanessa, Helen, Thayanne, Lázara, Marluce e Bruno.

U BÁ Ubá é a segunda principal cidade, assim como, o segundo centro industrial e comercial da Zona da Mata Mineira. Boa parte do PIB é representada pelo setor de serviços, mas a indústria desempenha o papel mais importante na economia do município, principalmente na fabricação de móveis e nas indústrias de vestuário e calçados. É o maior polo moveleiro do estado de Minas Gerais e o

“Ubá está entre os três principais polos moveleiros do país, e sua economia gira em torno desse ramo. Mantemos um relacionamento próximo com os cooperados, realizando visitas e procurando entender sobre o negócio de cada um. Acredito termos um alto grau de satisfação dos cooperados, e os atendemos com produtos de qualidade, condições comerciais extremamente competitivas e equipe quali cada, apresentando ótimo clima organizacional. As pessoas sabem que são importantes no processo e procuro demonstrar isso através de uma gestão humanizada.“

Depoimento

Bruno Paiva Rocha Gerente de Negócios

14

terceiro nacional. A cidade sedia uma das principais feiras de móveis do país, a FEMUR, e o Arranjo Produtivo Local (APL) do segmento moveleiro, sendo referência nacional em organização e desenvolvimento. Em 2009, com a incorporação da Aciucred, criou-se o PA Ubá, que tem hoje aproximadamente 1300 cooperados e 13 colaboradores.


Equipe PA Viçosa De cima para baixo, da esquerda para a direita: Fernando, Murilo, Marcos Vinícius, Deivisson, Gislaine, Mara, Luiza e Tatiana.

V

IÇOSA

A principal atividade econômica de Viçosa é a prestação de serviços. O crescimento desse setor está associado ao número de instituições educacionais existentes na cidade. Além da Universidade Federal de Viçosa, contamos com mais 3 instituições privadas de nível superior. A economia local é dependente da população utuante, que reside, em sua maioria, durante o período escolar na cidade.

O município tem se tornado uma referência cultural ao promover eventos de grande porte. Além disso, as pesquisas realizadas pelas instituições de ensino levam o nome da cidade a se tornar referência cienti ca. Em 2010 foi inaugurado o PA Viçosa naquela cidade, e conta hoje com aproximadamente 700 cooperados e 8 colaboradores.

O relacionamento do PA de Viçosa com seus cooperados é de harmonia, credibilidade e con ança, re etindo assim uma participação expressiva dos mesmos nos eventos proporcionados pela cooperativa, e demonstrando um elevado nível de satisfação com o atendimento. A equipe é composta por pro ssionais capacitados e comprometidos, com bom relacionamento e respeito mútuo, o que deixa o clima organizacional muito agradável e harmonioso.

Depoimento

Luíza Sampaio

Gerente de Negócios

15


V ISCONDE

DO RIO BRANCO

Município bene ciado pela indústria alimentícia, indústria moveleira, transportes e confecções, o Sicoob Coopemata encontrou por meio da intercooperação, um dos princípios do cooperativismo, a oportunidade de expansão. Em 2011 inaugura-se o Posto de Atendimento de Visconde do Rio Branco, hoje com aproximadamente 400 cooperados e 5 colaboradores.

O PA de Visconde do Rio Branco tem cooperados dos mais diversos segmentos, sempre engajados, par ticipativos e envolvidos nos eventos realizados e também prontos a contribuírem com o crescimento da cooperativa, através de indicações de amigos e parceiros para se tornarem cooperados. A equipe de colaboradores é muito integrada, disposta e preparada para prestar um excelente atendimento, e através dos diferenciais cooperativistas mantemos um relacionamento muito próximo e transparente com o associado.

Depoimento

Rosane Oliveira Gerente de Negócios

16

Equipe PA Visconde do Rio Branco Da esquerda para a direita: Luiz Fernando, Amanda, Rosane, Gabriela e Ian.


Equipe PA Juiz de Fora Da esquerda para a direita: Alana, Larissa, Thiago, Victor e José Carlos.

JUIZ DE FORA Juiz de Fora está localizada na Zona da Mata Mineira, formada como um dos polos industriais pioneiros em Minas Gerais. A cidade é referência em saúde e educação, possui um excelente PIB per capita, baixo índice de criminalidade, alta expectativa de vida com bons índices de qualidade, e é considerado um dos melhores municípios para se trabalhar no Brasil. Tem toda a infraestrutura exigida para modernos empreendimentos, estando entre as 100 cidades brasileiras com as melhores

condições para investimentos. Os principais setores econômicos de Juiz de Fora são os serviços e a indústria, destacando a fabricação de alimentos e bebidas, produtos têxteis, artigos de vestuário, mobiliário, metalurgia, montagem de veículos entre outros. Diante deste cenário, o Sicoob Coopemata, em 2013, inaugurou seu Posto de Atendimento de Juiz de Fora, que conta hoje com aproximadamente 200 associados e 5 colaboradores.

Juiz de Fora está localizada em posição estratégica entre os maiores consumidores do país (Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo) e está entre as 100 cidades brasileiras com as melhores condições de investimentos. O PA trabalha na conscientização de seus cooperados sobre a importância de sua participação ativa na cooperativa, e percebe um bom grau de satisfação ao utilizar os produtos e serviços ofertados, incentivando dessa maneira a criação de adeptos e propagadores independentes. A equipe de colaboradores é composta por pessoas que querem fazer a diferença e buscam sempre o autodesenvolvimento e a coletividade.

Depoimento

Thiago Dias

Gerente de Negócios

17


Equipe PA Barbacena Da esquerda para a direita: Cristiane, Fúlvio, Dalton, Bethânia, Edmilson, Renata e Camila.

B

ARBACENA

Barbacena é conhecida em todo o Brasil, e também no exterior, como a "Cidade das Rosas". Na economia da cidade, destaca-se, além do plantio de ores e frutas, o setor da agropecuária, principalmente com o fornecimento de leite e derivados, assim como abatedouros de frangos, bovinos e

O PA de Barbacena com apenas um ano de atividade, sempre teve a participação ativa de seus cooperados nos eventos promovidos pela cooperativa, o que demonstra a satisfação e parceria adquirida desde o início. O relacionamento com os colaboradores é excelente, o clima organizacional é muito bom e a equipe é muito engajada, empenhada e determinada. A cooperativa tem sido muito importante para o desenvolvimento da economia local, sendo solução nanceira sustentável a todos que precisam, fora que o nosso contato é muito mais próximo e humano com as cooperados.

Depoimento

Cristiane Mazini | Dalton Braga Gerente de Negócios

18

Gerente de Negócios

suínos. O município conta com poucas indústrias, um comércio bem diversi cado e se destaca como centro de ensino, com expressiva in uência regional. Em 2015 foi inaugurado o Posto de Atendimento de Barbacena, que possui atualmente, cerca de 250 cooperados e 7 colaboradores.


U NIDADE ADMINISTRATIVA Com a expansão do Sicoob Coopemata por meio dos Postos de Atendimento, sentiu-se a necessidade de uma estrutura sólida e especializada, em Cataguases, que pudesse suprir a demanda operacional e administrativa da cooperativa. Dessa maneira, em 2012 criou-se a Unidade Administrativa do Sicoob Coopemata, inicialmente localizada dentro das instalações do atual Posto de Atendimento de Cataguases. Essa estrutura conta hoje com 23 colaboradores, além dos órgãos administrativos e Diretoria Executiva, que fazem toda a gestão nanceira e administrativa da instituição.

Equipe Unidade Administrativa De cima para baixo, da esquerda para a direita: Josias, Thiago, Felipe, Bruno, Rafael Reis, Rafael Ventura, Carolina, Géssica, Letícia, Priscila, Ana Carolina, Liliane, Isabel, Aline, Alessandra, Nágia, Junielle, Karine, Lorena, Cláudia, Vanessa, Bruna e Tays.

Completar 18 anos como referência no Mercado Cooperativo Nacional de Crédito é resultado da competência do Sicoob Coopemata desde o início de sua história. Características como inovação, compromisso e ética sempre acompanharam a Coopemata, bem antes de atingir a maioridade. Hoje a experiência por todo esse período solidi ca a missão e os nossos valores, nos impulsionando ao principal objetivo da cooperativa em 2016, que é crescer com sustentabilidade e transparência. Vale ressaltar a qualidade dos serviços prestados, a qualidade técnica dos nossos pro ssionais e a transparência no relacionamento com os nossos cooperados. Além disso, a inauguração da sede própria da Unidade Administrativa, com uma estrutura física moderna, dará maior integração da equipe com um ganho de sinergia, melhoria na comunicação e mais pro ssionalismo. Será um divisor de águas para a nossa cooperativa.

Depoimento Humberto de Abreu Santos Diretor Administrativo

19


INAUGURAÇÃO

DA SEDE PRÓPRIA SICOOB COOPEMATA DE CASA NOVA!

Parece simples, ou talvez óbvio, falar sobre a construção de uma sede própria, muitas empresas a tem, ou muitas projetam sua construção, para atender as suas necessidades. Porém em se falando de uma cooperativa, não é uma empresa de um, é uma instituição de muitos, e é pensando nisso, e em muitas histórias vividas, que temos hoje a enorme satisfação, e imenso orgulho, de dizer que conseguimos, que construímos um patrimônio de muitos. A construção da nossa sede, que será a instalação da Unidade Administrativa - UAD do Sicoob Coopemata, foi sonhada a algum tempo, planejada para que pudéssemos construir um imóvel que atendesse a demanda da cooperativa, lembrando que a UAD é o suporte administrativo dos seus Postos de Atendimento – PA, e também assegurasse nossa preocupação com o meio ambiente, por isso preparamos um imóvel que possui itens de sustentabilidade modernos como, reaproveitamento da água da chuva para todos os sanitários do prédio, que já possuem caixa acoplada, vidros que re etem até 80% da radiação solar e luminárias de led, que vão nos proporcionar uma considerável economia de energia elétrica, dentre outros itens que já utilizamos no nosso dia a dia.

20

Um sonho que se tornou realidade em pouco mais de um ano, em maio de 2015 iniciamos a construção, onde não se via nada, hoje se vê um prédio, de três andares e subsolo, que atende a demanda da cooperativa, mas que, principalmente, nutre de forças e orgulho o S i c o o b Co o p e m a t a , s e u s d i r i g e n t e s e funcionários. Orgulho este que pode, e deve, ser estendido aos cooperados, porque não foi a cooperativa que ganhou, fomos nós, pessoas e donos do negócio, que construímos a tão sonhada casa própria, de todos nós co o p e ra d o s, e e s s a s e d e é m o t i vo d e levantarmos a cabeça hoje, e dizer: lutamos, conquistamos, vencemos!!! O Sicoob Coopemata inaugura sua sede própria com muita humildade, e também com muito orgulho, vocês cooperados merecem saber que a cooperativa de vocês está cada vez melhor em crescimento, desenvolvimento, competência, resultado, e porque não dizer, em patrimônio, construído com as mãos de poucos, mas construído para o benefício de muitos, porque o propósito sempre foi você COOPERADO! Parabéns ao Sicoob Coopemata pela conquista, e parabéns a você cooperado, por participar, acreditar e fazer o sonho se tornar realidade!


21


Uma história de desa os, superação e sucesso!

2000

2003

Abertura PA Leopoldina

Abertura PA Muriaé

Inauguração da cooperativa em Cataguases

1998

22

2010

Abertura PA Viçosa

Abertura PA São João Nepomuceno

2001

Incorporação Aciucred, hoje PA Ubá

2009


O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, há duas décadas trabalha como instituição financeira propulsora do desenvolvimento econômico e social de seus 3,2 milhões de associados. Presente em todos os estados brasileiros, disponibiliza um amplo portfólio de produtos e serviços financeiros por meio de 2,4 mil pontos de atendimentos. É a 7ª maior instituição financeira do País do Sistema Financeiro Nacional em patrimônio líquido. Fonte: Portal do Cooperativismo Financeiro

2012

Desmembramento da Unidade Administrativa em Cataguases

2014

Início da atividades do Projeto Encantando

Inauguração da Sede Própria Unidade Administrativa

Abertura PA Juiz de Fora

Abertura PA Visc. do Rio Branco

2011

2016

2013

Abertura PA Barbacena

2015

23


24


HOMENAGEM O Sicoob Coopemata tem muitas histórias para contar. Com certeza, escreveríamos um livro. Alegria, apreensão, preocupação, vitória, dedicação, frustração, con ança, parceria, en m, momentos inesquecíveis que compõem cada capítulo desta história. E são inesquecíveis porque toda história de sucesso deve ter cada instante valorizado, tudo é um aprendizado, e cada aprendizado nos trouxe até aqui. O Sicoob Coopemata cresceu e apareceu, mas não se fez sozinho, pois não seria possível. Para essa história de sucesso, pessoas foram e são, muito importantes. A união de vinte e duas pessoas, que acreditaram na força do cooperativismo e da inovação, deu início a essa caminhada. Mas sempre tem aquele que se destaca, então reconhecemos e agradecemos o empreendedorismo e a idealização do nosso atual conselheiro de administração, Sr. Newton Antônio Dutra. Sem a sua con ança e iniciativa, esse sonho não teria se tornado realidade. Nosso sincero agradecimento também se estende ao maior exemplo de lealdade, responsabilidade e comprometimento, nosso querido amigo e funcionário Edinho (Edson Marques). Sinceramente, nosso muito obrigado!

Para dar continuidade ao trabalho e desenvolver a cooperativa, quatro pessoas foram essenciais, pois acreditaram e se dedicaram integralmente à construção dessa história. Obrigada Kátia Toledo Menezes, Cristiane Lacerda Lima Mazini, Camilo Cristóvão Vicente e César Augusto Mattos. Vocês venceram e zeram, e fazem, acreditarmos que estamos apenas no início de uma longa e vitoriosa jornada. Nesses quatro pilares temos o mais forte material que precisamos, o amor, e é assim que construímos cada pedacinho da cooperativa. Com toda dedicação que sempre demonstraram, traduzidos em forma de amor, responsabilidade e con ança, hoje vocês são nossos pilares e os principais exemplos para os demais funcionários e, porque não dizer, exemplo dentro do sistema cooperativista, a nal de contas, histórias não nos faltam nesse sentido. São 18 anos de trabalho, dedicação e a certeza de dever cumprido. Cumprido mas não acabado, essa história só está começando, e os próximos capítulos serão tão importantes quanto este que estamos vivendo. Quando temos pessoas lutando por um sonho, temos a certeza da vitória!

25


O

SICOOB COOPEMATA PARA MIM É... O Sicoob Coopemata para mim é a oportunidade de provar pra mim mesmo e para os meus liderados, que a vitória só depende de nosso querer, querer com atitude e coragem.

César Mattos Presidente Conselho de Administração

O Sicoob Coopemata pra mim é um modelo de negócio que deu certo, porém as conquistas do passado não podem nos levar ao excesso de con ança que gera comodismo, mas deverão ser encaradas como lições, incentivos para nosso crescimento futuro.

Newton Dutra Conselho de Administração

O Sicoob Coopemata para mim é tudo, pensar em como começamos, e como chegamos até aqui, não existem palavras para expressar. A lembrança de um jovem vislumbrado em trabalhar em instituição nanceira, e hoje assumir a direção de uma cooperativa de crédito, me trazem recordações memoráveis. Além de saber, e reconhecer, que com a cooperativa ganhei um grande irmão, meu parceiro César Mattos, a quem eu dou todo o crédito de responsabilidade e dedicação, colocando a cooperativa onde estamos hoje. Orgulho por ser Sicoob Coopemata!

Camilo Cristóvão Vice-Presidente do Conselho de Administração e Diretor Financeiro

26


O Sicoob Coopemata para mim é a realização de um sonho. Fazer parte dessa cooperativa é de fundamental importância na minha vida pessoal e pro ssional. Só tenho a agradecer a todos que contribuíram para meu desenvolvimento. Palavras não são su cientes para expressar a gratidão e respeito que tenho por toda equipe, diretoria e conselho do Sicoob Coopemata.

Cristiane Mazini Gerente de Negócios PA Barbacena

O Sicoob Coopemata para mim é a conquista de um sonho realizado. Um sentimento de pertencimento e amor no trabalho.

Kátia Toledo Gerente de Relacionamento PA Cataguases

O Sicoob Coopemata para mim é uma história de vida onde a cada dia eu aprendo mais com os meus colegas de trabalho e com os nossos cooperados.

Edson Marques Porteiro PA Cataguases

27


AUDITÓRIO

NEWTON ANTÔNIO DUTRA O Sicoob Coopemata sempre almejou um espaço que possibilitasse a execução de eventos dentro das nossas próprias instalações. Assim, mais um sonho realizado. A nova Unidade Administrativa vem acompanhada de um auditório confortável, equipado e próprio, com capacidade de atender um público de 100 a 120 pessoas. Sabedores deste importante ganho do Sicoob Coopemata, nada mais justo e sincero do que homenagear o grande inovador e incentivador da constituição do Sicoob Coopemata, Newton Antônio Dutra. Todo o nosso reconhecimento ao empreendedorismo e idealização do atual conselheiro de administração, por proporcionar à cidade de Cataguases, e atualmente, a região da Zona da Mata Mineira e Campos das Vertentes, a oportunidade de poder fazer parte deste importante segmento que é o Cooperativismo de Crédito. O Sicoob Coopemata também o agradece por proporcionar aos funcionários e aos cooperados, a chance de crescimento pro ssional e desenvolvimento nanceiro dentro da doutrina cooperativista. Obrigado Newton Antônio Dutra, sem sua idealização esse sonho não teria se tornado essa tão sonhada realidade que estamos vivendo hoje.

Newton Dutra Conselho de Administração

28


Responsabilidade Social

PROJETO

ENCANTANDO

O Sicoob Coopemata, procura atender a comunidade em que atua e contribuir para o desenvolvimento da mesma. Pensando nisso, a cooperativa enxergou na música e demais formas artísticas, importantes instrumentos para a educação e integração social, econômica e cultural das crianças e jovens da comunidade onde está inserida. O Projeto Encantando, criado no início de 2014 e consolidado no Dia de Cooperar deste mesmo ano, é um projeto de responsabilidade social de iniciativa do Sicoob Coopemata, cujo objetivo principal é despertar o interesse do público infanto-juvenil para a prática musical e contribuir com a

formação educacional e moral dos alunos. Inicialmente composto por um grupo de 50 crianças com aulas de canto, atualmente, o Projeto Encantando contempla cerca de 169 alunos com aulas de canto, violão, auta, teclado e teatro. O Sicoob Coopemata se orgulha em contribuir com a formação do caráter de tantos jovens, onde além de proporcionar a interação com a música, cria oportunidades que talvez não estariam ao alcance individual dos alunos e seus familiares.

29


COOPERAR COM EDUCAÇÃO É 10 O Projeto Cooperar com Educação é 10, realizado na campanha do Dia de Cooperar 2013, teve como objetivo estimular o ensino e os bons exemplos nas escolas das cidades em que o Sicoob Coopemata está presente. Para isso, o aluno deveria estar cursando o 3º ano do Ensino Médio na rede pública. O foco principal do projeto foi oferecer o total suporte nanceiro ao aluno aprovado em qualquer vestibular de qualquer universidade ou faculdade do país.

COOPERARTE O Pro j e to Co o p e ra r te iniciado em 2016 visa, através das apresentações cênicas, a promoção social e também a disseminação de práticas da cooperação e de educação nanceira. Para tratar essas temáticas, o projeto dispõe de duas peças teatrais: “Pequenos conselhos, Grandes negócios” e “A hora do bolo crescer”. No primeiro semestre, escolas das cidades de Cataguases, Viçosa, Visconde do R io Branco, Juiz de Fora e Barbacena, aderiram ao projeto. O Sicoob Coopemata espera disseminar o desenvolvimento sustentável de valores paras as gerações futuras.

30

O Sicoob Coopemata é para mim a realização de um sonho, cursar o ensino superior em uma área que eu sempre sonhei. Serei eternamente grato, pois a cooperativa proporciona todo o suporte para minha estadia e garante a minha permanência no curso, custeando todas as minhas despesas. Estou me preparando para alcançar meus objetivos acadêmicos e pro ssionais, graças a con ança que Sicoob Coopemata depositou em mim e pelo belo exemplo que está dando com iniciativas como esta.

Depoimento

Pedro Ferreira Junio Duarte Estudante do 6º período de Bacharelado em Sistemas de Informação IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora


VocĂŞ participa, todos crescem!


www.sicoobcoopemata.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.