Farrazine 2013 - Edição 01

Page 1

EARRAZI NE 2 0 1 3 - 0 1

2013

01


Editorial Ă?NDICE E os Maias estavam errados... Ou nĂŁo?

O Editor

contato@farrazine.com

@Farrazine

fb.com/Farrazine

1


2


Ela parecia triste...

3


4


5


6


7


8


9


10


11


12


13


14


15


16


17


fb.com/dncgames


Arte em 2012 2012 acabou, mas o mundo não e por isso mesmo que não podemos parar. Diversos acontecimentos permearam o campo da arte nesse ano que se passou. A expectativa para 2012 (que também se estende para os anos seguintes) era de uma maior interação da arte e tecnologia.

Uma das interações arte-tecnologia mais importantes foi o Projeto de arte do Google [http://www.googleartproject.com/], iniciado em 2011 esse site mantido pelo google e que tem acesso gratuito serve para levar ao mundo todo a possibilidade de “visitar sem sair de casa” diversos museus do mundo. Quando fora lançada, essa ferramenta possuía apenas a vista de 17 acervos disponíveis para visitação, mas em 2012 (3 de abril) a galeria foi expandida para 151. A montagem dos acervos – seja em quantidade ou em qual obra irá entrar ou não na “exposição” – é de responsabilidade dos próprios museus e não segue nenhuma sugestão de curadoria por parte do google.

O youtube é um terreno fértil para o lançamento de vários artistas e inovações tecnológicas como o 3D Multi-touch, Protótipo para aumentada de realidade virtual [http://migre.me/cDfoa] de Georg Hackenberg. A arte de rua tem se expandido gradativamente a cada ano que se passa. Em novembro de 2012 o artista brasileiro Daniel Melim lançou um projeto de financiamento coletivo para poder renovar o aluguel do espaço onde se encontra o grafite “Mural da Luz: uma pintura de Daniel Melim” [http://catarse.me/pt/mural_da_luz_daniel_melim].

Em maio tivemos a quebra de um recorde, o de maior arrecadação por obra em leilão. Antes o título era da tela de Pablo Picasso: Nude, Green Leaves and Bust [http://migre.me/cDgEZ] (106,5 milhões de dólares).

Hoje esse recorde é detido pela obra O Grito [http://migre.me/cDgCE] de Edvard Munch, leiloada por 120 milhões de dólares. Porém, nem se juntarmos o valor dessas duas arrecadações chegaríamos ao valor referente à obra mais cara já vendida, The Card players [http:// migre.me/cDgKU] de Paul Cezánne foi comprada pela bagatela de 250 milhões de dólares, pela família real do Qatar.

19


Pronta para entrar no hall da fama dos erros que poderiam ter sido evitados está a espanhola de 80 anos que ficou famosa após distorcer a obra Ecce Homo[http://migre.me/cDha2] de Elías García Martínez.

Abaixo um sketch de humor do maravilhoso Monty Python, em homenagem a essa situação inusitada. No famoso quadro deles no teatro, o Papa recebe o Michelangelo para comentar sua mais recente obra. http://www.youtube.com/watch?v=rO6eZzJSvoE

20


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.