Do grajau a taipas

Page 1

Blocos, bordas e trilhos


Blocos, bordas e trilhos


Olhares, dimensões e contradições entre percursos e extremos A cidade de São Paulo, muito mais que diversa etnicamente, carrega em sua dimensão geológica, de ecossistemas, uma diversidade que influencia diretamente no comportamento, nos costumes, na carga cultural dos seus residentes que buscam, no fator gregário do ser humano, a sua proteção e manutenção das suas raízes. Muitos acabam sucumbindo ou se adaptando às novas realidades que os seus filhos e netos encontram na grande metrópole, mas outros trazem suas influências e transformam o mero espaço em um território. Trazer as bordas, caminhos, espaços de mediação social e encontros de culturas dentro da mesma cultura é um desafio a ser buscado. Encontrar em narrativas, territórios, depoimentos uma síntese mais próxima do que a real observação pode, muito mais que mostrar, nos surpreender. É uma tarefa que utiliza o território muito mais que espaço, como divisor e também agregador de percepções, olhares e contradições.


Se as condições e conduções são orientadas a partir de um olhar infantil, mas não infantilizado, podemos traduzir a cidade de uma forma menos exata, através da construção pueril de uma visão crítica e não menos propositiva da cidade que agrega todos nessas suas mais diferentes vertentes, origens, culturas e atavismos. Elementos, que no final das contas, refletem fielmente essa mais que grande, grandiosa cidade. Olhares atentos e não menos displicentes, através de narrativas livres e simples, sem serem simplistas, permitem ver a cidade a partir de visões mais fiéis do que os olhos cansados da paisagem urbana e dos longos trajetos podem ver. A criança que não morreu sucumbida às domesticidades da vida diária e condizente com o cotidiano das grandes cidades, são mais capazes de aguçar a crítica à urbanidade de maneira dura e ao mesmo tempo doce. A partir da premissa de que uma criança é capaz de ser direta e honesta a cerca das suas percepções e sensações em relação ao outro e suas interações, conseguimos ver as veias, artérias e todo o organismo urbano funcionando como máquinas e corpos. A metáfora das coisas conhecidas faz com que essas crianças elaborem essas comparações. O espanto característico dos pequenos, os brilhos nos olhos e as rejeições, revelam as percepções da cidade entorpecida, pouco percebida pelos operadores e mantenedores da dinâmica aceita e muitas vezes resignada por seus cidadãos.



Imensa e contraditória travessia

ilo . . . e vivo escolhendo o d isto ou aqu ia intei u o : o ro! Ce uil q a cília M u o o eirele ist s u O ! s e r luga s i o d Éu o nos p ma g m e t o rande pe na que não se possa estar ao mesm

A grande metrópole que “separa” dois territórios dentro dela parece fascinante, intrigante, mas as bordas têm força, tem afeto. Apesar do maravilhamento com as grandes avenidas e arranha-céus, que mais parecem saírem de um filme de ficção científica, o pertencimento em relação as suas raízes, mazelas, lugares de vivências, memórias emotivas e de uma rede de solidariedade entre os que são “pobres” segue encantando as crianças. Os “carros diferentes” e a arquitetura imponente enchem os olhos, mas não os corações daqueles que aprenderam a conviver com uma natureza farta e ao mesmo tempo descuidada. Com as possibilidades de serem apenas crianças que jogam futebol na rua, brincam de bicicleta e soltam pipas, coisas que eles acham impossíveis em ambientes tão formais e duros existentes entre as bordas.


Meu território é outro... faço parte da manada que corre para o impossível! Lya Luft

No final das contas, com tantas críticas pertinentes sobre seus territórios originários, a sensação de estar em casa, rodeado de pessoas com as mesmas aflições e necessidades superam o deslumbramento que o percurso possui. Os espelhados de prédios suntuosos e a sedução por automóveis tem o seu poder. No entanto, os deslocamentos nos trens que margeiam o lado rico da cidade apenas constroem uma imagem sem pertencimento para além do olhar. Como se tudo que é revelado, ao invés de seduzir, reforçe a necessidade de estar e transformar seus territórios em lugares melhores de se viver.


As pontes monumentais tem menos poder do que as balsas que também separam margens. O estilo de vida corrido, em que “não se tem tempo para brincar”, por exemplo, não atraem os que foram criados cercados de natureza viva, solidariedade e união. A percepção de uma cidade pouco acolhedora, em que a riqueza é tônica, e de uma cidade mais “pobre”, porém mais humanizada, também habita as sensações dos seus moradores.


Percursos Se o outro também é o meu mundo, preciso conhecer para sentir. Há uma lacuna muito mais de sentimentos do que de conhecimentos entre espaços distantes e não tão distintos. A natureza nos convida a rever o que nunca vistamos. A reconhecer os mesmos olhares e sensações dos que convivem e compartilham percepções parecidas. Os extremos se unem em um suspiro. A contemplação aproxima espaços distantes em percepções afins.


Todo mundo ĂŠ solidĂĄrio um com o outro, por isso que eu gosto daqui... Mariana


O compartilhamento do espanto, da alegria do novo, da descoberta tão distante e tão próxima. Nem �rmamento é o limite para a viagem que a imaginação é capaz realizar.

Desde pequeno, sempre quis saber onde o sol dormia antes de chegar radiante iluminando o dia, trazendo a luz e o calor que a natureza necessita para o milagre da vida.



A dimensão geológica, as lógicas e realidades da cidade continente Transitar entre “mundos”, dimensões em que há pertencimento, suntuosidade e novidade, traz sensações ao mesmo tempo de identidade, deslumbramento e estranhamento. Os meandros da cidade carregam segredos de percepções que apenas a sua ocupação pode revelar. Reconhecer o nosso território pode ter a mesma surpresa que ambientes longínquos, tanto na distância física, quanto social. Estar onde a nossa vista não alcança é mais fácil do que em lugares que apenas se pode olhar, sem tocar, sem consumir cultura ou ser reconhecido como parte dela. Mas, mesmo assim, precisamos saber que a cidade é nossa.

Equipamentos Sala SP Instituto Tomie Otake, etc...


Eu gosto de explorar o mundo Se eu fosse mais grande jรก estaria explorando o mundo Luan


A sala São Paulo é mais pra rico mesmo, né? De vez em nunca a gente vai num passeio assim Lucas


FICHA TÉCNICA DA PUBLICAÇÃO Produção executiva e Coordenação geral do projeto: Edson Estevo Lubacheski Ferraz

Textos: Socrates Magno Torres Fotos: João Claudio de Sena Projeto Gráfico, diagramação e capa: Cassimano

FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA - GRAJAÚ E TAIPAS (EDUCADORES)

FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA DO BRASIL - MATRIZ

Adriana Vilar De Oliveira – Assistente Pedagógica Alex Santos Lima - Orientador Socioeducativo Alexandra Cristina Campos Pereira – Coordenadora Do Centro Social Ana Lucia Noda Ruiz– Orientadora Socioeducativa Bruna Carvalho E Silva - Educadora Social Elisabete Lucas De Lima - Auxiliar De Cozinha Fabiana Ribeiro Da Cruz -Cozinheira Jefferson Rodrigues De Sá - Coordenador Do Centro Social Lucia Xavier Silva Dos Santos - Agente Operacional Maria Ceça Da C. Paulo Do Nascimento - Assistente Social Maria Do Socorro Ferreira Dos Santos - Operacional Maria Mercy Da Silva - Assistente Pedagógica Mauricio Santos Da Silva - Agente Operacional Pedro Paulo Rodrigues De Sá - Orientador Socioeducativo Ronaldo Cesar Bento Araújo – Educador Social Selma Conceição Profeta - Agente Operacional Suely Vitoria De Araujo Dos Santos - Auxiliar De Serviço Geral Susan Barbosa Rocha Moura – Assistente Social Suzana Ribeiro Oliveira - Operacional Walyson Ferreira Dos Santos - Orientador Socioeducativo

Feliphe Ulisses Brito - Coordenador Nacional Desenvolvimento Institucional Pedro Pereira Da Silva - Diretor Presidente Talita Hypólito - Analista Administrativo

AGRADECIMENTOS CEU Pêra Marmelo Circo Escola Grajaú Coletivo Imargem Gabriela Gama (Ultra) Gisele Castilla (Ultra) João Paulo Rodrigues De Sá - Voluntário Malu (IOK) OSESP Pico do Jaraguá Quilombaque Roberto Kutschat (Ultra) Tatiana Kertész (IOK) Tomie Ohtake


Os artistas ( educandas e educandos da fundação Fé e Alegria Grajaú e Taipas ) Adriana Rodrigues Da Cruz Adrielle Miranda Pedroso Adrielly Karolina De Jesus Damasceno Alexandre R. N Marriel Alexia R. De A. Cesar Alice Oliveira Lima Amanda Pereira Gomes Ana Beatriz Castelhano Rodrigues Ana Beatriz Oliveira Da Silva Ana Beatriz Pereira Dos Santos Ana Clara Batista Da Silva Ana Clara De Oliveira Perdigão Ana Júlia Martines De Lima Ana Julia Oliveira De Macena Ana Livia Lima De Jesus Ana Vitoria Lima De Assunção Anderson Rodrigo Bezerra Andressa De Oliveira Marques Anna Elizy Souza Vieira Ari Cristian Santos Da Conceição Augusto Aguiar De Souza Augusto Furquim Fernandes Ayslla Da Silva Nascimento Beatriz Alvces De Souza Beatriz Bezerra Nunes Beatriz De Oliveira Marques Beatriz Dos Santos Da Silva Beatryz Souza Ferreira Bianca Vitoria Paes Da Silva Brenda Matos Domingues Bruna Kawane Pinheiro De Almeida Bruna Lalibe Santos Bruno Henrique Dos Santos Costa Bryan Lubeck Clementino Camily Da Silva Viana Carlos Daniel Amaral De Oliveira Carlos Eduardo Ferraz Rocha Carlos Leandro Medeiros Sakowicz Cauan Souza Silva Cawan Da Silva Viana Christian Souza Lopes Lima Daniel Carlos Santos Da Conceição Daniel Fontana De Oliveira Daniel Pereira Gomes Danylo Augusto Oliveira Danylo Luiz Oliveira Ignacio Davi Henrique Cruz Conceição

David De Lima Silva Cruz David Learth De Oliveira Junior Denise Furquim Fernandes Derek R. De A. Cesar Deyvison Luiz Alves De Almeida Diogo Rodrigues Cavalcante Diogo Rodrigues Matias Diogo Silva Do Nascimento Eddy Marco Caceres Quispe Edson Vinicius S. De Barros Emillyn Carolina Do N Domingues Emily Da Costa Travessi Emily Karen De Souza Vieira Eric Pinheiro De Souza Erick Renato L. Barbosa Dos Santos Esthefany Freitas R. Novais Estheffany Moura Ewerton Gabryel Soares Fabiana Cardoso Leal Fabiola Sousa Santos Fernanda G. De Souza Gabriel Godinho De Vasconcelos Gabriella Dos Santos Medeiros Gabrielly Alves Do Carmos Gabrielly Aparecida Souza Mourão Gabrielly Santos Tavares Geovana Correa Giovanna Silva Dos Santos Guilherme Alves Azevedo Silva Guilherme Braga R. Fermino Guilherme De Sousa Nunes Guilherme Furquim Fernandes Guilherme G. M. Teles Guilherme Lima Ferreira Gustavo Alves Nascimento Gustavo Furquim Fernandes Gustavo Lima Ferreira Gustavo Vinicius Da Silva Henrique Oliveira Sousa Higor Siqueira Fabri Iago Da Cruz Gonçalves Santos Iasmin Serra Dos Santos Isabel Evangelista Dos Santos Souza Isabela Vitoria Dos Santos Brito Isabelle Carvalho Da Silva Isabelle Fernandes Diniz Isabelly Vitória S. Santos

Isac Alves Dos Santos Isac Matias De Souza Jameson Januario Dos S. Freitas Jamile Pereira Dos Santos Jamily Stephanie Silva Jeanderson Pereira Dos Santos Jeferson Elisardo Souza Jefferson Teixeira Da Silva Jennifer Conceição Silva Jennifer De Sousa Silva Jessica Elisardo Dos Santos Jhonathan Januário Dos S. Freitas Joao Pedro De Araujo João Victor Bastos Da Silva João Victor Costa Dos Santos João Victor R. Dos Santos João Vitor Amaral De Oliveira José Freitas De Lima Neto Joyce Queiroz Dos Santos Juan Gabriel Freire Ferreira Julia Fernandes Santos Julia Ferreira Dos Santos Julia Isabelle Pereira Julia Maria Zorante De Souza Kaio Santana Kaique Albuquerque Vilar Kaique Ferrari Dos Santos Kassia Macedo Barros Kauan Dos Santos Costa Kauan Santana Da Silva Kauan Wenner Pereira Ribeiro Kauan Itallo Pinheiro De Almeida Kauany Correa Kauany Ramos Leite Kelly Cristina Da C. Udechkus Kelvin Bezerra Lais Lima Jeronimo Lara Movio Paz Lara Vitória De Oliveira Santos Larissa Ferreira Silva Larissa Lima Jeronimo Larissa Souza Moreira Laura Araujo Nascimento Lauren Bianca Carvalho De Melo Lays Mendes Silva Laysa Mendes Silva Lázaro Afonso Do Amaral

Letícia Oliveira Da Silva Levi De Paula Santos Luan Douglas Carvalho De Melo Luan Matheus Nunes Luan Oliveira Dos Santos Luana Carolina Nunes Lucas Carvalho Dos Santos Lucas De Jesus Santos Lucas Eduardo Silva Braz Leite Lucas Ferreira Novaes Lucas Henrique Cruz Da Conceição Lucas Vilar Moraes Luiz Henrique M. F. Domingos Luiz Miguel De Jesus Santos Luiz Miguel Vieira Carvalho Lyncon Henrique N. Souza Marcos Vittor Ferreira Bispo Maria Clara Pereira Gomes Maria Eduarda Ferreira De Souza Maria Eduarda Vicente Santos Maria Julia Souza Lopes Lima Maria Laura Pereira Gomes Maria Paula Godinho De Vasconcelos Mariana Andrade Bento Mariana S. Nascimento Mateus Macedo Barros Matheus Leandro Medeiros Sakowicz Matheus Oliveira Sousa Matheus David Ramos Ciqueira Matias Pereira Inácio Mauricio De Sá Da Silva Junior Michael Douglas F. Lima Michel Bryan P. De Almeida Michele Rodrigues Da Cruz Miguel Madeira Domingos Miguel Soares Dos Santos Milene Teodoro Lopes Dos Santos Moises Rodrigues Da S. Gois Murilo Santos Azevedo

Nathalia Correia Da Silva Nicolas Dos Santos Feitoza Nicolas Silva Nascimento Nicolly De Oliveira Raymundo Nicoly Silva Nascimento Pablo Henrique C Nascimento Pablo Miguel Barbosa De Oliveira Pamela Olivia Rolim De Almeida Pamela Lima Jeronimo Paula Justino Da Silva Paulo Henrique Souza Silva Paulo Sergio Leal Da Silva Pedro Henrique Costa Dos Santos Pedro Henrique Fernandes Diniz Pedro Henrique Marques Da Silva Pedro Henrique Ribeiro De Souza Pedro Renato Carvalho Dos Santos Priscila Silva Ferreira Priscilla Damaceno De Souza Rafael Dos Santos Brito Ramon Lima Dos Reis Raphael Fernandes Santos Rayana Silva Braz Rayssa Lohanne Teixeira Lopes Rhilary D Purificação Richard Alison Gonçalves De Oliveira Richard Henrique Lourenço Rodrigo Pereira Da Silva Rodrigo Victor Oliveira Neves Rogério Cristiano Dos Santos Brito Ryan De Lima Silva Ryan Lucas Vieira Giaquito Ryan Miguel Batista Da Silva Ryan Ramos Purificação Sabrina Lalibe Santos Samantha F. S.Vasconcelos Samira Almeida Ribeiro Samuel Santana Silva Samuel Siqueira Alves

Silas Soares Teixeira Silas Soares Teixeira Sofia Bernardino Da Silva Sofia Pinheiro De Souza Stefany Medina Almeida De Arruda Stefany Souza Silva Stephani Dos Santos Duarte Stephanie Ribeiro Candido Suellen Maria De Jesus Vasconcelos Suzana De Lima Diniz Tamires Vitória Mendes Gomes Thaina Bastos Da Silva Thaís Rocha Novais Da Paixão Thayna Sousa Borges Thiago Willians De Oliveira Fayiah Tifany R. De Souza Vallentina De Sousa Carvalho Victor Abilio Lucas Jeronimo Victor Alves Da Silva Victor Guilherme Da Conceição Victor Miguel Oliveira B De Melo Victor R. Da Silva Gois Victoria Alves Da Silva Vinicius Ribeiro Candido Vinicius Souza De Barros Vitor Gilherme De Magalhães Leal Wendy Oliveira Dias Wesley Silva Xavier Weslley Cleiton Rodrigo Da Silva Profeta Yan Aparecido Da Silva Yan Gabriel De F. Santos Yasmim De Almeida Ribeiro Yasmim Princeza Moreno Yasmin Santos De Oliveira Yasmin Souza Vieira Yasmin Vitoria S. Do Carmo Yillari Clementino Dos Santos Yure Xavier De Albuquerque


A Fundação Fé e Alegria Fé e Alegria é um movimento internacional de Educação Popular Integral, cultura e promoção social, baseado nos valores de justiça, liberdade, participação, fraternidade, respeito à diversidade e solidariedade, dirigido à população empobrecida e excluída, para contribuir com a transformação das sociedades. Fundada em 1955, Fé e Alegria está presente em 20 países (América Latina, Caribe, África), atendendo 1,5 milhão de pessoas. No Brasil, atua em 15 Estados junto a 21 mil pessoas. Em São Paulo, desde 1981, está presente na capital do Estado, nas regiões do Grajaú e Jaraguá junto a 600 pessoas. Fé e Alegria, em parceria com comunidades, sociedade civil, governos, autarquias, universidades e empresas, desenvolve programas nas seguintes áreas de atuação: Educação Formal; Educação Não Formal; Cultura Desenvolvimento Comunitário; Formação de Educadores Populares; Comunicação; Ação Pública. A cultura tem intrínseca relação com a atuação de Fé e Alegria, uma vez que todo o trabalho é inspirado no diálogo intercultural, garantindo o acesso ao espaço comum da vida em sociedade acolhendo pessoas na sua diversidade, pois reconhece que cada pessoa possui uma maneira própria e específica de adquirir e aprender com as experiências. Através de espaços de manifestação e expressão cultural, do teatro, da música, da dança, das tradições e costumes, são construídas as bases para operar sobre a realidade no sentido de transformá-la. Fé e Alegria acredita que a cultura opera transformações, e atuar com essa convicção implica eliminar barreiras socioeconômicas que se contrapõem às aprendizagens e à participação, integrando os participantes e sua comunidade à cidade, vendo e sendo vistos.


realização:

PREFERENCIAL

patrocínio:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.