SPOTLIGHT LINHA DE CHEGADA PORTUGUÊS

Page 1

LINHA DE CHEGADA


A LINHA DE CHEGADA É APENAS O COMEÇO...


... DE UMA CORRIDA TOTALMENTE NOVA. DESCONHECIDO


CRUZANDO A LINHA DE CHEGADA A linha de chegada está à vista, mas como sabemos se vamos terminar onde pretendíamos chegar? O ano letivo de 2020 foi definitivamente desafiador, com as escolas fechando e o aprendizado em sala de aula passando para o lar. Estudantes tiveram que se ajustar às aulas online, educadores tiveram que recriar avaliações e realinhar suas aulas, enquanto os pais se tornaram co-educadores. Para dizer o mínimo, foram muitos desafios, mas se olharmos atentos, também surgiram oportunidades para escolas que pudessem pensar com flexibilidade, se adaptar à nova realidade e resolver problemas de forma criativa.


A Escola Concept fez a transição de forma muito eficaz para o aprendizado online, criando uma Vila Virtual com fases estruturadas. O processo de construção nem sempre foi fácil, mas foi possível devido a pausas intencionais ao longo do caminho para refletir se estávamos ou não progredindo em relação aos resultados pretendidos. Como sabemos se onde terminamos é onde pretendíamos chegar? A resposta está na avaliação, verificando nosso progresso e fazendo ajustes ao longo do caminho.


O que significa TORNAR VISÍVEL A APRENDIZAGEM pela documentação pedagógica? Todo ambiente educativo é impactado por influências ou energias presentes em todas as situações de aprendizado social que atuam como modeladores da dinâmica cultural. Forças culturais são identificadas como: linguagem, tempo, ambiente, oportunidades, rotinas, modelagem, interações e expectativas e, se documentadas, tornam-se amplamente perceptíveis e intencionais.

Sempre documentamos como sociedade: desde recibos de caixas registradoras a registros médicos, álbuns de fotos de família etc.

Se desejamos o desenvolvimento de indivíduos que possam pensar, planejar, criar, questionar-se e se envolver de forma independente como estudantes, precisamos oferecer condições de visibilidade e interpretação desse pensamento que passa a ser visto e interpretado.

Para ouvir as crianças, documentamos os momentos vividos com imagens, vídeos, gravações, textos, do que as crianças disseram, interpretando tais relações.

Mas a documentação pedagógica oferece mais do que um registro, mas um processo para ouvir crianças, criar artefatos a partir dessa escuta para estudar o que elas revelam sobre suas visões competentes de mundo.


Esses traços documentados de experiência vivida, quando compartilhados com outras pessoas, tornam-se uma ferramenta para pensarmos juntos. Ouvir os pensamentos dos outros nos faz perceber que existem muitos pontos de vista. A documentação pedagógica vai além da base do continuum de desenvolvimento para acolher as perspectivas das crianças e o estudo de suas visões. Quando tiramos esses momentos do fluxo do tempo, podemos detê-los, estudá-los e considerar uma resposta cuidadosa e atenciosa. Uma escola potente deve revelar, não verbalmente, a história dos sujeitos que a habitam. Em suma, a documentação pedagógica é a segunda pele da escola que possibilita tal percepção.

Estupor s.m. imobilidade súbita diante de algo que não se espera; grande surpresa, espanto, assombro.

Como a documentação pedagógica dá visibilidade à aprendizagem A documentação pedagógica nos convida a ser curiosos e a nos perguntar sobre o significado dos eventos para as crianças. Nós nos tornamos co-aprendizes juntos, concentrando-nos na expansão do entendimento das crianças sobre o mundo com os outros. Descobrimos o que ainda não sabíamos ver. A documentação pedagógica insere uma nova fase de pensamento e questionamento entre o ato de observação e o ato de planejar uma resposta. Em vez de procurar o que se sabe por meio da avaliação, a documentação pedagógica convida à criatividade, estupor e deleite dos educadores que descobrem o mundo das crianças.

Esse processo documentativo atualiza e eterniza memórias de experiências e conhecimentos ao enxergar crianças e educadores como pesquisadores, oferecendo elementos para avaliar o processo e indicando estratégias. Quando registramos, clarificamos nosso olhar, enxergamos aquilo que outrora não notávamos, passamos a nos enxergar no processo, a perceber peculiaridades. Há, enfim, confronto com paradigmas e abertura às teorias provisórias. Passamos a enxergar os pequenos como cidadãos participantes, engajando seu ambiente cultural em toda a sua humanidade.


AVALIAÇÕES DE APRENDIZAGEM

À medida que o ano acadêmico chega ao fim, muitos refletem sobre o progresso e desenvolvimento dos estudantes. O que eles sabem? O que eles não sabem? Será que foram capazes de concluir processos e demonstrar habilidades? Por outro lado, uma vez se sabe o que eles devem entender, como verificar se o estudante de fato entendeu? Avaliações pedagógicas fornecem evidências de compreensão. Diferentes ferramentas são utilizadas para coletar dados, a fim de fornecer feedback claro sobre a aprendizagem, buscando estabelecer objetivos e orientar o planejamento pedagógico.


Na Escola Concept, a avaliação é objetiva e intencional. Nossos estudantes são avaliados de muitas maneiras diferentes ao longo do ano letivo. Este ano, a maioria das avaliações foi feita virtualmente e, apesar desafios, continuaram relevantes e significativas. Nesta edição em destaque, poderão se aprofundar no entendimento das avaliações finais que alguns de nossos estudantes terão virtualmente durante as seguintes semanas: Conferências conduzidas pelos estudantes, MAP (Medidas de Progresso Acadêmico), Festival de Aprendizagem, bem como a documentação pedagógica que ocorre continuamente.


piloto on-line

MAP TEST VISÃO GERAL DO MAP Usamos o MAP para testar estudantes do Kindergarten ao Grade 9. O teste adaptativo é concluído eletronicamente através do aplicativo MAP em um iPad. Os estudantes fazem o teste individualmente em seus iPads. As perguntas do teste são ajustadas dinamicamente: tornam-se mais difíceis ou fáceis com base no desempenho da criança. Frequência: os estudantes fazem o teste MAP três vezes por ano, uma vez a cada trimestre. Em 2020, com o fechamento das escolas, vamos realizar dois testes em um modelo piloto adaptado para realização dos testes em casa.

A sigla MAP vem do nome em inglês Measures of Academic Progress (Medida do Progresso Acadêmico), uma avaliação externa, adaptativa e internacional que mede o progresso de um estudante na aprendizagem durante um determinado período de tempo.


O que é testado: Leitura, Uso do idioma e vocabulário, Matemática e Ciências (começando no Grade 3). O que os resultados mostram: o que os estudantes sabem e o que estão prontos para aprender na sequência. Para a escola, o MAP mostra informações muito detalhadas sobre o desempenho de cada estudante, em cada habilidade testada. O teste é muito preciso. Pense no teste como um procedimento cirúrgico sobre o aprendizado de cada criança. Pense no resultado como um raio-x de onde a criança está no que diz respeito à aprendizagem. Como os dados são usados: assim que os estudantes terminam, os resultados do teste são gerados no banco de dados MAP.

Cada educador recebe o seguinte: desempenho geral da classe em cada área testada, desempenho da classe em cada habilidade testada, desempenho individual em cada área, desempenho individual em cada habilidade, agrupamentos de turmas com base em conhecimentos e habilidades,

Cada educador estuda os dados e define: metas individuais de aprendizagem para cada estudante; metas para a classe; metas para grupos específicos de estudantes. Quando os pais recebem resultados? No final do ano letivo, em dezembro. Assim os pais poderão ter uma visão completa de como sua criança progrediu ao longo do ano letivo.


virtual CONFERÊNCIAS CONDUZIDAS PELO ESTUDANTE

Reuniões individuais com familiares e o estudante, realizadas no meio do trimestre. Os familiares agendam um momento exclusivo para conhecer o desenvolvimento do filho.

No meio do trimestre, ou seja, aproximadamente na sexta semana, realizamos as "Conferências lideradas por estudantes". São reuniões de 30 minutos agendadas pelas famílias com o educador, em sessões individuais. Nestas reuniões, o estudante usa seu portfólio digital como guiar para mostrar a sua jornada de aprendizagem, enquanto o educador faz observações acerca das fortalezas que observa, dos pontos que podem ser aprimorados, das metas de aprendizagem, entre outros aspectos específicos ou relevantes. Não se trata de um exame oral. O educador pode aproveitar a ocasião para compartilhar informações sobre o progresso em relação a um conteúdo ou meta estabelecidos.


virtual FESTIVAL OF LEARNING Na Escola Concept nossos estudantes são avaliados de diferentes formas ao longo do ano acadêmico. Neste ano, tão incomum para as escolas, a Concept foi capaz de manter o alto nível em suas avaliações com estudantes. Nosso evento do Festival of Learning é um momento onde a magia do aprendizado acontece, mas é também o momento onde estudantes são avaliados por seus educadores, colegas, e também pela nossa comunidade, através das apresentações dos seus projetos. É essencial, quando falamos de avaliações, que também tenhamos em mente que através do processo do Festival of Learning nossos estudantes são avaliados rigorosamente em seus desenvolvimentos de projetos semanais e, na Concept, as avaliações também são celebradas com nossas apresentações do Festival of Learning.


O processo de desenvolver um projeto para o Festival of Learning passa por muitos estágios. Após o processo inicial de pensar diferentes ideias e perguntas, estudantes passam pelo processo de projetar, planejar, criar e testar seus produtos finais. É essencial, como escola, acompanharmos nossos estudantes durante todos esses estágios de desenvolvimento de produto. Um projeto pode durar de 5 a 7 semanas e durante essas semanas nós avaliamos nossos estudantes com testes formativos, que são muito importantes para o desenvolvimento do projeto e do processo de aprendizagem deles. Nossa avaliação pode tomar a forma de um simples feedback realizado por colegas e educadores, um texto curto, uma reflexão, uma pergunta, um resultado de uma rotina de pensamento visível, um vídeo, etc. Na Concept, valorizamos o processo de aprendizagem, e parte do processo é garantir que nossos estudantes tenham muitas oportunidades de serem avaliados enquanto desenvolvem seus produtos, para que possam aprender com seus erros e resolver quaisquer problemas relacionados ao sucesso do desenvolvimento do produto.

O Festival of Learning é um momento mágico onde todos os projetos, produtos e ideias se unem para celebrar o aprendizado. Este Festival of Learning na Concept não seria o que é se nossos estudantes não fossem avaliados. Celebramos suas conquistas, mas antes da celebração, nossos estudantes têm que refazer, reconstruir, repetir e repensar seus produtos para garantir que o projeto final seja apresentável e verossímil. Todos os esforços, trabalho árduo e persistência que nossos estudantes suportam durante as 5/7 semanas de um projeto são possíveis pelo nível de avaliações que os estudantes passam para ter projetos bemsucedidos e concluídos para o Festival of Learning da Concept.


MARQUE NO SEU CALENDÁRIO! MAP TESTING DE TERÇA-FEIRA, 10/11, A SEXTA-FEIRA, 4/12.

VIRTUAL STUDENT LED CONFERENCE EDUCAÇÃO INFANTIL: 25, 26, 27 E 28/11. ENSINO FUNDAMENTAL I E II: 18, 19, 20 E 21/11.

VIRTUAL FESTIVAL OF LEARNING DE SEGUNDA-FEIRA, 30/11 A SÁBADO, 5/12.


DEIXANDO NOSSA MARCA


O caminho da aprendizagem é uma oportunidade para o estudante desenvolver diversas habilidades e descobrir talentos. Ao executar e planejar um projeto, o estudante na Concept considera uma variável relevante; Como meu projeto vai impactar positivamente a sociedade? Ele é capaz de observar a sociedade em que vive, e descobrir como através do aprendizado ele pode se tornar um cidadão contribuinte no meio em que vive, o propósito é transformar ideias em soluções inovadoras para problemas reais. Seguindo essa premissa os estudantes da Escola Concept de Salvador, São Paulo e Ribeirão Preto, engajaram-se em projetos inovadores e que ganharam destaque nacional e internacionalmente!


FABLEARN NYC 2020 Quatro projetos de estudantes da Concept Salvador foram selecionados para serem apresentados na conferência FabLearn 2020, na Universidade de Columbia em Nova York, o evento reúne todos os anos os maiores influenciadores em educação, design e pesquisa, e este ano, devido a pandemia do Coronavirus o evento aconteceu virtualmente. Os projetos visam promover o bemestar, a saúde e a sustentabilidade, com soluções inovadoras e práticas. TrashBall Can, que partiu da observação dos estudantes no refeitório da própria escola Concept. Incomodados com a quantidade de lixo descartado no chão do refeitório durante as refeições, os estudantes Bernardo Lopes (9º ano), Sophia Almeida (8º ano) e Angel Miranda (7º ano), criaram uma lixeira temática em formato de cesta de basquete com o objetivo de incentivar, de forma lúdica e divertida, o descarte correto do lixo no refeitório da escola.

Além do FabLearn Flagship Conference 2020, o TrashBall Can foi selecionado e participou do FabLearn Latin America 2019 (Montevidéu, Uruguai) e do 10º Encontro de Jovens Cientistas (UFBA). RePaper, desenvolvido pelos estudantes Gabriel Cardoso (9º ano), Letícia Alfano (8º ano), Maria Gonzaga (8º ano) durante o clube científico "Compromisso Social, Comunicação e Tecnologia". Após perceberem o grande consumo de papel na escola, os estudantes desenvolveram uma lixeira que tem o objetivo de agilizar as duas primeiras do processo de reciclagem: a fragmentação do papel e o processo de deixar o papel fragmentado de molho por 48h, a RePaper.


E ainda seguindo a premissa da sustentabilidade, os estudantes Gabriel Rabelo (7º ano), Rafael Hasan (8º ano), Nicollas Niwton (8º ano) e Rodrigo Sturaro (8º ano), trouxeram uma ideia inovadora na busca por fornecimento e reaproveitamento da água. O projeto Shelter permite a utilização e reutilização da água nas mais diversas situações, especialmente no jardim, devido a sua facilidade de construção e adaptabilidade. E por fim, temos o Note Diaper, um dos projeto selecionados que além da sua participação no FabLearn Flagship Conference 2020 (Columbia University), o projeto foi um dos 300 finalistas da FEBRACE 2020 (USP), a mais importante feira de ciências e engenharias do Brasil, participou do FabLearn Latin America 2019, em Montevidéu (Uruguai) e ficou em 2º lugar no 10º Encontro de Jovens Cientistas (UFBA), categoria "Gabinete de Curiosidades Científicas".

Desenvolvido pelos estudantes Alice Nunes (9º ano), Emanuel Castro (8º ano) e Enzo França (8º ano). Eles criaram um sistema que avisa ao cuidador quando é hora de trocar a fralda de um paciente adulto, promovendo qualidade de vida, bemestar e evitando doenças e desconforto, provocados pelo mau uso das fraldas descartáveis. Esses projetos desenvolvidos pelos estudantes ao longo da sua caminhada acadêmica, é não só o resultado do aprendizado em si, mas também representa o crescimento dos estudantes como cidadãos transformadores da sociedade em que vivem, capacitados não só intelectualmente, mas munidos de características humanas, como empatia, colaboração e solidariedade.


MINECRAFT CLUB ESTUDANTES RECRIAM PRÉDIOS DA CONCEPT COM MINECRAFT FOR EDUCATION PROJETO VIRTUAL GANHOU DESTAQUE NA IMPRENSA Com as escolas temporariamente fechadas neste ano, estudantes puderam se reconectar com os campuses das três Concept, ainda que virtualmente. Graças ao Minecraft Club as crianças de Ensino Fundamental I conseguiram, de forma lúdica, criativa e interativa, reconstruir virtualmente os prédios das escolas e assim, matar a saudade de seus espaços de aprendizagem preferidos. O projeto liderado pela equipe de Ed Tech da Concept colocou os estudantes em contato com lógicas matemáticas, conceitos de química, biologia e artes, uma vez que o jogo mostra os elementos que podem ser utilizados na construção com a tabela periódica, aprofundando alguns conceitos de química.


“Para construir, eles trabalham com medidas de espaço e geometria, além de desenvolverem habilidades socioemocionais como criatividade, controle da impulsividade e escuta com empatia. As construções foram criadas de forma coletiva, desenvolvendo nas crianças o senso de colaboração e escuta ativa”, explica Graziella Matarazzo, Coordenadora de Tecnologia Educacional da Concept São Paulo. O Minecraft é um jogo com uma interface simples, mas que oferece muitas ferramentas para criatividade, proporcionando aos estudantes imaginar e criar de forma livre usando a tecnologia. “Um dos exemplos dessa liberdade de criação virtual é que neste projeto, os estudantes construíram passagens secretas nos campuses que na verdade não existem fisicamente.

Outro elemento que gera muito engajamento é a possibilidade de estarem em um ambiente virtual com outras pessoas e interagir com elas”, completa Graziella. O projeto, realizado em parceria com a Minecraft for Education, foi destaque em alguns canais de imprensa especializados. As matérias podem ser conferidas nos links: Radio Geek The Enemy


Ouvir com compreensão e empatia À medida que nos aproximamos da linha de chegada, não podemos deixar de refletir sobre todas as oportunidades de aprendizado que construímos ao longo deste ano desafiador e sobre como não poderíamos ter feito tudo isso acontecer sem nossa comunidade, sem você. A Escola Concept é baseada em uma abordagem prática e inovadora, que coloca nossos estudantes no centro, fazendo escolhas e dando voz às suas próprias ideias.

Acreditamos que eles podem se empoderar para co-criar sua trajetória de aprendizagem e, por isso, ter uma experiência mais significativa dentro da escola e na vida. Este ano contamos com eles, e com as nossas famílias, mais do que nunca, para nos darem as suas opiniões, sugestões e para nos ajudarem a tornar a nossa Vila Virtual um lugar valioso para todos. Somos gratos por nossa comunidade e pela confiança que depositam em nossa escola. Ouvir é o que nos torna melhores, e é sempre uma alegria.


CONTE-NOS MAIS! No processo de criar conteúdo diversificado e relevante, o seu feedback é o mais importante! Por isso nós queremos ouvir sua opinião sobre onde devemos levar nossa SPOTLIGHT a seguir. Por favor, responda a um breve questionário clicando aqui.


JÁ TEVE A CHANCE DE LER AS NOSSAS PUBLICAÇÕES NO ISSUU? CLIQUE AQUI E ACESSE A PÁGINA COM AS NOSSAS PUBLICAÇÕES MAIS RECENTES!



SPOTLIGHT

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.