SPOTLIGHT Festival of Learning PORTUGUÊS

Page 1

SPOTLIGHT

FESTIVAL OF

LEARNING


"VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ...


... CANTAR E CANTAR E CANTAR A BELEZA DE SER UM ETERNO APRENDIZ..." O QUE É, O QUE É? - GONZAGUINHA


NOVAS RAZÕES PARA CELEBRAR O Festival of Learning é o momento em que a magia acontece. É uma oportunidade para vermos nossos estudantes em ação, empoderados pelos novos conhecimentos e orgulhosos da caminhada trilhada. É nessa hora que a ficha cai, e vemos a concretização da nossa razão de ser. Estamos sim, juntos, aprendendo o sentido do aprender! Toda essa produção geralmente é celebrada em um festival de cartazes, cores e estímulos interativos. Por isso, transpor esta experiência para o mundo virtual foi um dos grandes desafios neste ano de 2020. Como substituir a magia da celebração sem a possibilidade do encontro? Como em tudo o que aconteceu neste ano, nos comprometemos: mesmo que seja diferente, ainda pode ser incrível! E foi exatamente assim: criamos um site onde os projetos de todas as turmas das 3 escolas Concept foram registrados e a experiência da visita virtual revelou-se um sucesso!


Tivemos mais de 1.000 acessos entre os dias 12 e 17 de setembro; e estamos na expectativa de dias com movimento ainda maior na sexta-feira e sábado, quando as famílias serão convidadas a conhecerem de perto os projetos dos seus filhos. Para esse festival, acrescentamos momentos de trocas entre turmas e mantivemos o desafio de tornar todo o aprendizado visível, para nossos estudantes e toda a comunidade Concept. E hoje temos novas razões para celebrar! Nas páginas a seguir, você confere reportagens e entrevistas em torno do nosso primeiro Festival of Learning Virtual, onde os estudantes da Escola Concept mostraram, mais uma vez, que o conhecimento é transformador. Vamos juntos?


A IMPORTÂNCIA DE CELEBRAR A APRENDIZAGEM VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU POR QUE A ESCOLA CONCEPT COMEMORA O APRENDIZADO NO FINAL DE CADA TRIMESTRE? EXPLORAMOS ESSA IDEIA NA ENTREVISTA A SEGUIR COM A DIRETORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL KATHERINE STRAVOGIANNIS, QUE COORDENA O SEGMENTO DAS TRÊS ESCOLAS A PARTIR DE SÃO PAULO.


Por que realizamos o Festival of Learning? Entendemos que a culminância é um modo de celebrar um processo. É uma forma de as crianças perceberem a concretização de uma trajetória percorrida. É uma representação da significância do aprendizado. Embora caraterize a finalização de uma etapa, a culminância não cessa um processo investigativo, mas celebra um ciclo. Ela dá margem a outras descobertas e perspectivas, à medida que envolve uma revisita às vivências anteriores, num processo de reflexão sobre a aprendizagem ou metacognição.

O que a vivência deste ano, virtual, trouxe de único para o Festival? Este ano, reaprendemos a superar as barreiras geográficas, transformando distanciamento físico em oportunidade de reaproximação e criatividade compartilhada. Poder observar outros projetos, pensar com flexibilidade e se conectar mais facilmente com outras culturas e contextos, trouxe uma riqueza inimaginável.

O Festival of Learning é a principal forma de avaliação da Escola Concept? O Festival of Learning é uma das formas integradas de mensuração da aprendizagem, articulada às avaliações processuais formativas. Representa uma avaliação somativa, em que o educador pode rever a trajetória de seus estudantes, analisar criticamente o percurso, verificar como os estudantes se envolvem e o nível de consciência sobre aquilo que aprenderam. É possível, por meio da documentação deste processo, perceber como as habilidades metacognitivas são elaboradas, bem como habilidades expressivas, comunicativas e sociais. Durante o percurso para compor o que é apresentado ou experienciado no Festival, os hábitos da mente também são amplamente abarcados, como a capacidade de persistir, aplicar conhecimentos passados a novas situações e pensar interdependentemente.


UMA INCRÍVEL

JORNADA Escutar o estudante Gabriel Cardoso falando sobre aprendizagem baseada em projetos é um deleite! A seguir ele ilustra com exemplos práticos e uma visão analítica e sintética incomum como foi sua preparação para esta e outras edições do Festival of Learning que participou. Gabriel é estudante do 9°ano da Escola Concept Salvador.


PARA COMEÇO DE CONVERSA… Este ano, trabalhamos com dois projetos e estamos começando um agora. A pergunta que guiou o primeiro foi: Como podemos ser tão iguais porém tão diferentes? Estudamos aspectos físicos, biológicos e sociais da igualdade e o diferencial de cada indivíduo. No segundo, com o nome: Evoluwill ou não Evoluwill, eis a questão; estudamos a evolução das coisas. Estudamos a evolução da língua inglesa, evolução da república do Brasil, evolução de culturas, teorias evolutivas e muito mais. Tudo por escolha, autonomia e liberdade nossa! No projeto de agora, vamos estudar problemas mentais. Já elaboramos perguntas para usar como pilares do nosso projeto!

LIBERDADE DE ESCOLHA… Temos total escolha, liberdade e autonomia para escolhermos e elaborarmos nosso projeto. Quando um projeto acaba, discutimos temas em aula e chegamos a um consenso de que iríamos estudar, neste trimestre. Pensamos em diversos temas, e vamos nos especializando como um funil, e conectando os temas possíveis entre si. Para mim, a melhor forma de aprender sem dúvidas é com projetos! Ser autores e líderes das coisas que fazemos, e no final ter algo concreto e incrível; não tem preço!


AÍ COMEÇAMOS A PLANEJAR... Depois de uma fase em que estamos mais adquirindo conhecimento sobre o tema, começamos a pensar em como apresentá-lo de uma forma diferente para as pessoas no Festival of Learning. Já fizemos produtos finais incríveis como; uma célula gigante, um site para ajudar animais abandonados, peças de teatro, filmes etc. As semanas próximas ao Festival são aquelas em que nos dedicamos ao produto final.

TALENTOS REVELADOS… Na preparação do FOL, você exerce habilidades como a de “pôr a mão na massa”, apresentar com confiança para as pessoas (perder timidez), bastante trabalho em equipe, a ouvir nossos educadores e colegas, correr atrás e muito mais! São nestas horas que muitos alunos acabam descobrindo que conseguem fazer coisas que não sabiam que conseguiam! Cada um acaba achando e usando um talento diferente para realizarmos um bom FOL.

OBSTÁCULOS NO PERCURSO... Para mim o maior obstáculo na realização dos projetos para o FOL em períodos de pandemia, com certeza é a limitação de produtos finais que conseguimos fazer. Agora só podemos realizar coisas virtualmente que não estamos tão acostumados. Nossos projetos sempre foram feitos bem na nossa frente! Tendo liberdade para chegarmos perto um dos outros, usar materiais concretos, etc. e de repente temos que mudar para algo que experienciamos pouco.


"THE ART OF TEACHING IS THE ART OF ASSISTING DISCOVERY." MARK VAN DOREN


3 ESCOLAS 3 SEGMENTOS 3 DESTAQUES PELA PRIMEIRA VEZ, O NOSSO FESTIVAL OF LEARNING ACONTECE VIRTUALMENTE E É POSSÍVEL VISITAR OS PROJETOS DE TODAS AS TURMAS E CAMPUS NO SITE CRIADO ESPECIALMENTE COM ESSA FINALIDADE. NAS PÁGINAS A SEGUIR, DESTACAMOS UM PROJETO DE CADA SEGMENTO EM CADA ESCOLA. MAS, POR FAVOR, NÃO NOS DEIXE SER INJUSTOS COM TANTOS TRABALHOS INCRÍVEIS DESENVOLVIDOS POR NOSSOS ESTUDANTES…

VISITE A PÁGINA DO FESTIVAL OF LEARNING VIRTUAL EM WWW.ESCOLACONCEPT.COM.BR/FOL OU CLIQUE AQUI!


CELEBRANDO A CULTURA DA INFÂNCIA PRE K-3 - CONCEPT SÃO PAULO

"Cultura é um conceito complexo e pode ser compreendida, dentre inúmeras análises, tanto como patrimônio herdado por meio da transmissão oral de tradições, quanto uma construção enriquecida de forma permanente". Essa frase da educadora e pesquisadora Adriana Friedmann resume o projeto do Pre-K 3 da Concept São Paulo, que buscou valorizar a cultura da infância. Jogos simbólicos, muito uso de elementos da natureza e brincadeiras de faz de conta marcaram o processo. As famílias, como parceiras na aprendizagem de seus filhos, foram instigadas a observar as crianças, reconhecendo-as como atores sociais e produtores de cultura. Como produto dessas investigações, os educadores criaram um site, em que apresentaram as jornadas das crianças do Pre-K 3 à comunidade Concept, contribuindo, assim, com mais uma fonte de pesquisa e referência sobre cultura da infância. Você pode ter acesso ao site neste link.


PEQUENOS CIENTISTAS

3º ANO - CONCEPT SÃO PAULO

Ao perceber o impacto do isolamento humano sobre a natureza, com vídeos que viralizaram de animais correndo por estradas ou praias mais limpas e conservadas, uma pergunta não queria calar entre os estudantes do 3° ano: como eles poderiam ajudar os animais? A curiosidade foi a mil após as sessões de bate-papo com David e Kian Schurmann, pai e filho da família que atravessou o mundo a bordo de um veleiro. O projeto englobou conteúdos previstos para a série como classificação dos animais (biologia), estudo de peso e tamanho (Matemática), pesquisa e produção de textos científicos (Linguagem). Em certo momento, as crianças foram desafiadas a reescrever e gravar uma notícia sobre animais no formato de um telejornal, atividade que requereu hábitos da mente como criar, imaginar e inovar, estar aberto à aprendizagem contínua e assumir riscos responsáveis. A culminância do projeto deu-se por meio de um site, onde as pesquisas foram indexadas.


UM NOVO CONCEITO EM EDUCAÇÃO 6º ANO - CONCEPT SÃO PAULO

As transformações na educação provocada pela pandemia foi o tema que disparou o projeto do 6º Ano da Escola Concept São Paulo. Os estudantes voltaram à Grécia Antiga para compreender o sistema educacional no mundo ocidental, uma pesquisa que permitiu explorações das linguagens das artes, do teatro e da filosofia. Eles criaram máscaras e fizeram histórias em quadrinhos inspiradas nos diálogos de Sócrates com seus discípulos. Agora eles entraram na última fase do projeto, em que a turma A optou por tratar do problema do bullying entre estudantes e fará um "esquadrão anti-bullying", enquanto a turma B irá desenvolver um projeto de alfabetização de adultos.


COMO AS PLANTAS CRESCEM?

KINDERGARTEN - CONCEPT RIBEIRÃO

As plantas têm um papel fundamental em nossas vidas. Nós sequer existiríamos sem elas, que nos ajudam a respirar e nos servem de alimentos! Para chegar a estas conclusões, os estudantes do Kindergarten da Escola Concept Ribeirão Preto participaram de algumas experiências bem práticas. Receberam em casa uma caixa com um vaso de plástico, terra e sementes, e foram incentivadas a plantar e cuidar bem da própria planta. Também se engajaram no experimento “Por que os caules são importantes?”, em que eles colocaram uma rosa branca dentro de um copo com água e corante vermelho, permitindo a observação de como o caule leva os nutrientes da água para a planta.


ONDE A INTERNET PODE NOS LEVAR?

2º ANO - CONCEPT RIBEIRÃO

Neste período atípico, em que a internet passou a ser o nosso principal meio de conexão, os estudantes do 2° ano da Escola Concept Ribeirão Preto refletiram sobre regras de convivência e seu uso na escola virtual, sobre cidadania e segurança digital e qual a função social da internet. Aproveitando os vários recursos que a rede traz para o aprendizado, os estudantes participaram de viagens e visitas virtuais e conversaram com pessoas da Costa Rica, Inglaterra e Rússia. E no final do processo, desenvolveram um site para que muitas pessoas fossem impactadas e pudessem mergulhar no universo dos estudantes. Você pode visitá-lo e conferir mais detalhes neste link.


O IMPACTO DE NOSSAS AÇÕES

7º ANO - CONCEPT RIBEIRÃO

A reflexão sobre causa e consequência norteou um trabalho que foi desde o estudo da comunicação, na produção de textos argumentativos, até a discussão de temas da atualidade sobre a recusa de tomar vacina. Os estudantes também analisaram o que provocou os grandes momentos de ruptura na história. Entre as obras que embasaram o projeto, os estudantes leram Persépolis, de Marjane Satrapi, uma história sobre uma jovem iraniana que acompanha de perto a queda do Xá e de seu regime brutal. Leram também a Máquina do Tempo, um clássico de H. G. Wells, que tem seu foco fora do personagem, lidando com os fatos em si numa viagem extraordinária; e Frankenstein, famosa obra de Mary Shelley, onde um ortodoxo médico trabalha na criação de um monstro que se torna descontrolado em consequência da rejeição que sofre.


COMO IMPLEMENTAR UMA MENTALIDADE DE CRESCIMENTO?

KINDERGARTEN - CONCEPT SALVADOR

Os estudantes do Kindergarten B da Escola Concept Salvador investigaram a complexidade do cérebro e da inteligência. Durante o projeto, eles desenvolveram importantes habilidades socioemocionais em torno da autoconsciência e autogestão, em uma introdução divertida à neurociência e ao mindfulness! A turma explorou importantes questões como a implementação de uma mentalidade de crescimento, os efeitos do aprendizado para o cérebro e a papel dos desafios e erros na jornada de crescimento. Os estudantes também convidaram os pais para compartilharem as suas histórias pessoais com a turma do Kindergarten sobre os momentos que perceberam que ficaram mais inteligentes. Isso levou a uma discussão sobre disposições como persistir e encontrar a estratégia certa para lidar com desafios. Para concluir suas descobertas, os estudantes criaram um RAP sobre o poder do "ainda", mostrando à comunidade que uma atitude positiva nos torna imbatíveis! Clique aqui para ouvir a música criada pelos estudantes!


A TERRA, O SOL E A NOSSA VIDA

2º ANO - CONCEPT SALVADOR

Um projeto que começou explorando a luz solar e como ela é uma fonte natural de calor fez emergir muitas curiosidades sobre o Sistema Solar e a possibilidade da vida em outros planetas. A turma estudou sobre como o Sol é a estrela mais próxima do nosso planeta, e como os corpos celestes se distinguem uns dos outros em tamanho, temperatura e outros aspectos, representando a aprendizagem com desenhos e maquetes – e olha que jeito gostoso de aprender: com biscoitos, eles demonstraram as fases da lua. Com esses novos conhecimentos, os estudantes passaram a pensar na preservação da vida na Terra e em ações que impactam no bom uso do nosso ambiente. Para finalizar, os estudantes criaram um blog onde compartilharam os seus projetos sobre o sistema solar e os planetas.


COMO OS MICROORGANISMOS AFETAM AS NOSSAS VIDAS? 7º ANO- CONCEPT SALVADOR

Muito do que nos afeta é invisível aos olhos. Por exemplo, organismos tais quais leveduras, bactérias e vírus, também conhecidos como microrganismos, afetam nossas vidas consideravelmente. Os estudantes do 7° ano da Escola Concept Salvador resolveram examinar como os microrganismos de fato interferem e afetam os seres humanos, biológica, física e psicologicamente. Eles realizaram uma pesquisas sobre os efeitos psicológicos das medidas restritivas de controle do contágio do COVID em alguns países. Após a coleta e análise dos dados eles chegaram a conclusão que má alimentação, falta de exercício físico e o uso excessivo de eletrônicos durante a pandemia podem ser fatores relevante entre os índices de contágio. Então eles criaram uma revista com a finalidade de informar e ajudar à população a tomarem medidas sobre os problemas que foram detectados durante a sua pesquisa.

Eles também criaram colaborativamente uma versão (paródia) de uma famosa canção do rock nacional (Ainda é cedo, de Legião Urbana), refletindo sobre como os microorganismos podem afetar as nossas vidas ao descreverem as sensações, sentimentos e cuidados vivenciados durante a pandemia do Coronavírus, que você pode ouvir clicando aqui. E para conferir a Revista Informativa clique aqui.


CARTA DO EDITOR

SAUDADE DE CELEBRAR, NÃO É? Quando pensamos em celebração, pensamos em sorrisos que despontam, braços livres ou unidos em abraços. A sensação de viver o agora, ser grato pela vida, chegar a um ponto onde o que está por vir não assusta - ao contrário, entusiasma. Com a pandemia, ficamos reclusos em nossos lares, com vontades e necessidades aprisionadas e, por muitas vezes, nos deixamos tomar pela insegurança da incerteza. Com um suspiro de esperança, resolvemos celebrar nesta edição da Spotlight todas as pequenas e grandes conquistas, através das cores, formas e sentidos.


Nosso desafio foi trazer a celebração em diversas formas e tons, que coubessem numa tela retangular de diversos tamanhos. Como transpor a alegria da jornada de aprendizagem? Se reinventamos como vivemos durante a pandemia, agora também reinventamos como celebramos o aprender. Venha celebrar conosco!

Luciana Polonen Head of Design Services


JÁ TEVE A OPORTUNIDADE DE LER NOSSAS PUBLICAÇÕES NO ISSUU?

CLIQUE AQUI E VISITE A PÁGINA ONDE VOCÊ PODE ENCONTRAR TODAS AS EDIÇÕES MAIS RECENTES!



SPOTLIGHT SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:

FESTIVAL OF

LEARNING


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.