Em cartaz

Page 1

guia da secretaria municipal de cultura | fevereiro 2011 | nº43

emcartaz distribuição gratuita

| Vilas e cidades são tema de evento no Centro Cultural São Paulo, pág. 4 | | Jovens monitores programam atividades no CCJ Ruth Cardoso, pág. 40 |

De portas abertas | Restaurada e modernizada, Biblioteca Mário de Andrade é reaberta, págs. 2 e 46 | | Programação destaca a herança cultural dos estrangeiros que formaram a cidade, pág. 30 |



emcartaz

siga-nos no twitter:

@revistaemcartaz

teatro Berton Sesc

Divulgação

cinema

Divulgação

Mostra faz homenagem aos 25 anos do festival Il Cinema Ritrovato, pág. 8 Texto de Ibsen é encenado no Teatro João Caetano, pág. 18

dança

2

em foco

4

eventos especiais

8

cinema

18 teatro

Divulgação

Depois de França e Lituânia, espetáculo de grupo cearense chega à Galeria Olido, pág. 33

exposições

e circo

25

música popular

30

música erudita

33

dança

35 exposições 39

cursos e oficinas

40

palestras, debates

e encontros 46

ladeira da memória

48 na

estante

49 nossos Mônica Nador leva artistas plásticos a expor no Pavilhão das Culturas Brasileiras, pág. 35

endereços

Nossa programação é fechada com antecedência e está sujeita a alterações emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

1


emfocoespecial Reaberta no dia 25 de janeiro, a Biblioteca Mário de Andrade passou por obras de restauro e modernização iniciadas em setembro de 2007. Nesse período, o acervo de mais de 200 mil livros passou por uma desinfestação inédita, e o prédio recebeu diversas melhorias, como a restauração da fachada, a impermeabilização das lajes da cobertura, a modernização das redes internas de infraestrutura lógica e elétrica, a ampliação da área de armazenamento de coleções de obras raras e de artes e a construção de um mezanino para a guarda do acervo da Seção Circulante. Agora, a Biblioteca, cujo prédio projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon foi construído entre 1938 e 1942, volta a funcionar normalmente. Confira seus diferentes espaços e os respectivos horários em que estão abertos.

9 8 6

5 3

7

2 4 1

1 - Saguão de entrada O local tem pisos e paredes de mármore e dá acesso ao hall principal no qual se encontra a escultura A Leitura, de Caetano Fraccaroli, e de onde se tem acesso às demais salas. A novidade é o corredor de vidro que interliga o acesso da Rua da Consolação ao setor Circulante.

2 – Sala Sérgio Milliet – Artes

Corredor entre saguão e Seção Circulante 2

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz

No acervo da Biblioteca há cerca de 27 mil livros de arte, além de outros 70 mil documentos diversos (catálogos, convites, reproduções, artigos de jornais etc). Nesta sala inteiramente dedicada ao tema, estão expostos por volta de 6 mil exemplares. As estantes e o mobiliário foram restaurados e dispostos como ficavam antigamente, mantendo o ar sóbrio e elegante do local, mas ao mesmo tempo acolhedor. O acesso é livre, e o acervo disponível é apenas para consulta. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.


3- Seção Circulante Durante anos, a Biblioteca Circulante fez, literalmente, jus ao nome. Apesar do termo sugerir a “circulação de livros”, isto é, que podem ser emprestados, a mudança constante de endereço do acervo fez com que fosse inevitável atribuir a ela o duplo sentido. Criada em 1944, ela funcionou de 1975 a 1993 na Praça Roosevelt; em 1993, foi transferida para a Rua Frei Caneca e, dois anos depois, passou a ocupar seu último endereço, o prédio da Chácara Lane, na Rua da Consolação, 1.024. Desde 21 de julho de 2010, ela passou a ocupar um grande espaço no prédio principal da Mário de Andrade, com mais de 42 mil livros à disposição. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h30, e aos sábados, das 10h às 17h.

4 – Coleção São Paulo A sala fica no espaço da Circulante e reúne obras que têm a cidade de São Paulo como tema. São livros de história, arquitetura, culinária e costumes, além de alguns itens audiovisuais. O intuito é servir de referência e, por essa razão, também integrar o circuito de turismo da cidade. São 1.335 obras disponíveis para consulta no local. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h30, e aos sábados, das 10h às 17h.

5- Área de Convivência A Circulante tem um espaço de convivência onde, em breve, será instalado um café. Mesas e cadeiras convidam o leitor a ocupar o local e ler jornais e revistas que ficam disponíveis. Ali também serão realizados saraus, lançamentos de livros e oficinas. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h30, e aos sábados, das 10h às 17h.

Sala Sérgio Milliet - Artes

6 - Sala Paulo Prado – Obras Raras e Especiais Apenas 3,5 mil joias do acervo da Biblioteca estão mantidas nas estantes envidraçadas que ocupam esta sala. A coleção total de Raros e Especiais é constituída por mais de 50 mil obras. O pesquisador é atendido mediante agendamento, que pode ser realizado pelo telefone: 3256-5270, ou pelo e-mail: bma@prefeitura. sp.gov.br . O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

7 - Mapoteca Este setor reúne 11.980 obras, entre 7.000 mapas, livros e atlas. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

8 - Auditório Rubens Borba de Moraes Com 180 lugares, serão desenvolvidas neste auditório atividades diversas, como palestras, bate-papos, encontros e apresentações musicais. Até maio, está sendo apresentado o ciclo de mesas-redondas e concertos São Paulo: Seus Povos e Sua Música (veja na página 30).

9 – Torre Com 23 andares, sendo o último reservado para a caixa d’água, o local abriga todas as coleções fixas –geral, artes, raros e especiais–, compostas por mais de 300 mil livros. Depois da reforma, o local ganhou ar condicionado e medidas de segurança como fechadura eletrônica. O acesso é restrito a funcionários, mas as obras armazenadas podem ser solicitadas para consulta. Sala Paulo Prado - Obras Raras e Especiais

Leia mais sobre a Biblioteca na página 46. emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

3


eventos especiais VIVÊNCIA EM VILAS E CIDADES INFLUENCIA AS ARTES

I

mplantado no Centro Cultural São Paulo (CCSP) em 2010, o eixo arte-cidade-cultura tem reunido as curadorias que atuam na instituição: de dança, de música, de teatro, de literatura e de cinema. Neste mês, juntamente com a divisão de ação cultural e educativa, esse eixo preparou a programação especial Vila-Cidade. A ideia é apresentar, por meio de diversas atividades, como a vivência nas cidades, vilas, bairros e outros espaços de socialização influenciam na construção das obras artísticas de diferentes naturezas. Dias 3 e 4, o concerto didático Villa das Crianças apresenta músicas infantis de roda coletadas e harmonizadas pelo compositor Heitor Villa-Lobos. Aos sábados e domingos, os contadores de histórias Bira Azevedo e Chico Lu narram contos e “causos” de vilas e cidades de vários estados brasileiros. Vila Tarsila é o espetáculo de dança contemporânea dirigido ao público infantojuvenil que a Cia. Druw encena de 19 a 27. A montagem viaja pelo universo da artista plástica modernista Tarsila do Amaral. Dirigida às crianças e aos seus pais, a oficina Fazendo Música na Cidade, ministrada por Natália Escamez e Regina Migliore aos sábados, aborda as questões: o que é música e como a cidade a interpreta?

4

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz

A Cia. do Tijolo apresenta, a partir do dia 11, o espetáculo Concerto de Ispinho e Fulô. A peça mostra como uma entrevista com o poeta cearense Patativa do Assaré pôde aproximar o popular do erudito e o urbano do rural. Dia 26, um encontro interdisciplinar reúne Cristiane Paoli Quito, diretora do espetáculo Vila Tarsila; Sérgio Vaz, poeta do Sarau Cooperifa; e Pedro Granato, diretor do grupo de teatro Ivo 60, que está comemorando seus dez anos com uma mostra de repertório em cartaz no CCSP (veja nas páginas 19 e 24). Com mediação de Maria Tendlau, curadora de teatro do CCSP, os participantes falam de seus trabalhos e discutem como os territórios de origem e as áreas específicas na cidade influenciam as produções artísticas e culturais. Intervenções sonoras da Cia. do Tijolo e a exibição do curta-metragem Recife Frio, de Kleber Mendonça Filho, ilustram esse encontro. De 15 a 27, a mostra Urbe to Orbe – A Cidade e o Cinema reúne produções cinematográficas centradas em metrópoles, exibindo, entre outros, os longas inéditos O Sol Sempre Se Põe na Terceira Rua (1 e 2), de Takashi Yamasaki, ambos cedidos pelo Consulado do Japão. | Luiz Quesada Veja programação na página ao lado.


VILA-CIDADE CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | CENTRO

Veja destaque na página ao lado.

CONCERTO DIDÁTICO: VILLA DAS CRIANÇAS Com Cristina Poles (flauta), Domingos Elias (clarinete), Marcos Fokin (fagote) e Marcelo Arty (violão). Narração: Renata Campos.

O grupo interpreta, com arranjos próprios, músicas de roda para crianças que Heitor Villa-Lobos coletou e harmonizou. | Sala Adoniran Barbosa. Dias 3 e 4, 14h30. Para núcleos e escolas, por meio de agendamento pelo e-mail: visitasccsp@prefeitura.sp.gov.br. Informações: 3397-4036. Grátis

OFICINA: FAZENDO MÚSICA NA CIDADE Coord.: Natália Escamez e Regina Migliore.

Utilizando o móvel especial chamado tatu-bola, a oficina se guiará pelas perguntas: “o que é música?” e “como a cidade interpreta música?”. A partir de eventos sonoros e atividades musicais lúdicas, o conceito de música tomará rumos inesperados. Um ambiente musical será criado usando os elementos voz, percussão corporal e sons típicos da cidade. No final da atividade, ocorre uma apresentação coral de música feita em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). | +6 anos acompanhadas por pais ou responsáveis e interessados em geral. 25 vagas. Sala Zero. Dias 5, 12 e 19, das 14h30 às 16h30. Grátis

CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS: “CONTOS E CAUSOS DE VILAS E CIDADE” Com Bira Azevedo e Chico Lu.

Narração de histórias de vilas ribeirinhas do estado de São Paulo e de outras cidades brasileiras, como o Caso do Poste Elétrico; No Tempo do Branco e do Preto, de Lúcia Costa; e Uma História de Rabos Presos, de Ruth Rocha. | Sala de Leitura Infantojuvenil da Biblioteca Sérgio Milliet. De 5 a 27. Sáb. e dom, 14h30. Grátis

livros de história. | Espaço Cênico Ademar Guerra. Para núcleos e escolas: dias 17 e 24/2 e 3/3, 19h30 (agendamento pelo e-mail: visitasccsp@prefeitura.sp.gov.br). Informações: 3397-4036. Para público em geral: de 11/2 a 6/3. 6ª a dom., 20h30. R$ 20. Dia 18/2, preço popular: R$ 2,55

DANÇA: VILA TARSILA Cia. Druw. Concepção e dir.: Cristiane Paoli Quito e Miriam Druwe. Coreografia: Miriam Druwe. Com Adriana Guidotte, Tatiana Guimarães, Miriam Druwe e outros. Participação da atriz Luciana Paes. 60 min. Livre.

Espetáculo infantojuvenil inspirado nas cores brasileiras da pintora modernista Tarsila do Amaral presentes em quadros como o célebre Abaporu. | Sala Jardel Filho. Para núcleos e escolas: dias 18 e 25, 14h30 (agendamento pelo e-mail: visitasccsp@prefeitura. sp.gov.br). Informações: 3397-4036. Para público em geral: de 19 a 27. Sáb. e dom., 16h. R$ 15

ENCONTRO INTERDISCIPLINAR: VILACIDADE Com Cristiane Paoli Quito (diretora do espetáculo de dança Vila Tarsila), o poeta Sérgio Vaz e Pedro Granato (diretor do grupo teatral Ivo 60). Mediação: Maria Tendlau (curadora de teatro do CCSP).

No encontro, Cristiane comenta o espetáculo Vila Tarsila (veja acima) e outras obras, Vaz apresenta as produções literárias da periferia da capital do Sarau da Cooperifa e Granato fala sobre os dez anos de existência do grupo Ivo 60 e a relação entre teatro e espaço público. O Ivo 60 está em cartaz no CCSP com uma mostra de seu repertório (veja nas páginas 19 e 24). Haverá intervenções sonoras da Cia. do Tijolo, em cartaz no CCSP com a peça Concerto de Ispinho e Fulô (veja ao lado) e a exibição do curta-metragem Recife Frio, de Kleber Mendonça Filho. | Sala Lima Barreto. Dia 26, das 15h às 17h30. Grátis

URBE TO ORBE – A CIDADE E O CINEMA SALA LIMA BARRETO | DE 15 A 27 | +16 ANOS | R$ 1

TEATRO: CONCERTO DE ISPINHO E FULÔ

| Verificar em cada filme o suporte em que será exibido.

Cia. do Tijolo. Dir.: Rogério Tarifa. Com Dinho Lima Flor, Rodrigo Mercadante, Fabiana Vasconcelos Barbosa e outros. 120 min. +14 anos.

AS AVENTURAS DO SR. HULOT NO TRÁFEGO LOUCO

Na rádio, anuncia-se que uma companhia de teatro de São Paulo entrevistará o poeta Patativa do Assaré. O que seria um bate-papo corriqueiro se transforma em um diálogo entre o popular e o erudito, o urbano e o rural, terminando com a denúncia de um dos primeiros ataques aéreos contra civis em território brasileiro, episódio que não está nos

(Traffic, França, 1971, 96 min, 35mm). Dir.: Jacques Tati. Com Jacques Tati, Tony Knepper, Franco Ressel e outros.

Preso nas rodovias de Paris, a caminho de uma importante feira de automóveis em Amsterdã para promover sua mais nova criação, o Sr. Hulot enfrenta todo o tipo de problemas no tráfego. | Dias 15 e 26, 18h emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

5


Divulgação

De Alain Resnais, Amores Parisienses mostra duas irmãs às voltas com a compra de um apartamento

AMORES PARISIENSES

CLIMAS

(On Connaît la Chanson, França, 1997, 120 min, 35mm). Dir.: Alain Resnais. Com Pierre Arditi, Sabine Azéma, JeanPierre Bacri e outros.

(Iklimler, Turquia, 2006, 101 min, DVD). Dir.: Nuri Bilge Ceylan. Com Ebru Ceylan, Nuri Bilge Ceylan, Nazan Kesal e outros.

Na cidade de Paris, Odile encontra um apartamento maior para morar, e sua irmã Camille acaba se apaixonando pelo corretor do imóvel.

Isa e Bahar são casados e, com o tempo, passam por uma crise conjugal. A separação tem consequências diferentes para cada. O filme se passa nas cidades turcas de Kas e Istambul.

| Dias 15 e 26, 20h

ENCONTROS E DESENCONTROS (Lost in Translation, EUA/Japão, 2003, 102 min, DVD). Dir.: Sofia Coppola. Com Bill Murray, Scarlett Johansson, Akiko Takeshita e outros.

OS CÉUS DE TÓQUIO

Em Tóquio, um ator norte-americano decadente é convidado para estrelar um comercial e conhece, no hotel em que está hospedado, uma jovem também americana que foi ao Japão para acompanhar o marido fotógrafo, mas ele trabalha o tempo todo. Ambos se aproximam e, da solidão de cada um, nasce um grande relacionamento.

Em Tóquio, seis mulheres tentam viver o dia a dia. Para elas, cada pequeno evento se transforma em um ritual em busca de equilíbrio para seus sonhos e esperanças.

| Dia 16, 18h

O SOL SEMPRE SE PÕE NA TERCEIRA RUA 1 (Always – Sanchome no Yuhi, Japão, 2005, 132 min, 16mm). Dir.: Takashi Yamasaki. Com Shinichi Tsutsumi, Hidetaka Yoshioka, Hiroko Yakushimaru e outros.

Em 1958, na cidade de Tóquio, uma garota do interior emprega-se em uma oficina de carros com a esperança de trabalhar em uma grande empresa de automóveis. Apesar de sofrer um desapontamento, descobre a vida e o romantismo de um lugar que aos poucos se moderniza. | Dias 16 e 22, 20h 6

| Dia 17, 18h

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz

(Tokyo Sora, Japão, 2002, 127 min, DVD). Dir.: Hiroshi Ishikawa.

| Dia 17, 20h

DISTANTE (Uzak, Turquia, 2002, 110 min, DVD). Dir.: Nuri Bilge Ceylan. Com Muzaffer Özdemir, Emin Toprak, Zuhal Gencer e outros.

Em Istambul, na Turquia, ocorre este drama sobre a amizade entre um melancólico fotógrafo quarentão e seu primo, um rapaz do interior que vem para a cidade procurar emprego. | Dia 18, 18h

EM BUSCA DA VIDA (Sanxia Haoren, China, 2006, 108 min, DVD). Dir.: Jia Zhang-Ke. Com Zhao Tao, Han Sanmin, Wang Hong Wei e outros.

Em Fenyang, na China, um mineiro volta ao antigo vilarejo de Fengjie para procurar sua


ex-mulher, enquanto que uma enfermeira também retorna à cidade em busca do marido que não vê há dois anos. | Dia 18, 20h

RECONSTRUÇÃO DE UM AMOR (Reconstruction, Dinamarca, 2003, 91 min, 35mm). Dir.: Christoffer Boe. Com Nikolaj Lie Kaas, Maria Bonnevie, Krister Henriksson e outros.

Em Copenhague, Dinamarca, um homem e uma mulher se conhecem nas ruas e, após uma noite juntos, decidem arriscar tudo para permanecerem um na companhia do outro. | Dia 19, 16h. Dia 24, 20h

O INVASOR (Brasil, 2002, 97 min, 35mm). Dir.: Beto Brant. Com Marco Ricca, Alexandre Borges, Paulo Miklos e outros.

Em São Paulo, um matador de aluguel é contratado por dois homens para eliminar o sócio deles e acaba se envolvendo com a filha da vítima. Baseado no livro homônimo de Marçal Aquino.

O SOL SEMPRE SE PÕE NA TERCEIRA RUA 2 (Always – Zoku Sanchome no Yuh, Japão, 2007, 146 min, 16mm). Dir.: Takashi Yamasaki. Com Shinichi Tsutsumi, Hidetaka Yoshioka, Hiroko Yakushimaru e outros.

Segunda parte do longa. Nessa sequência, a família Suzuki assume a responsabilidade por Mika, filha de um empreendedor fracassado. | Dia 20, 20h

URGA – UMA PAIXÃO DO FIM DO MUNDO (Urga, Rússia, 1991, 118 min, DVD). Dir.: Nikita Mikhalkov. Com Badema, Bayaertu, Vladimir Gostyukhin, Babushka e outros.

Na estepe da Mongólia, um pastor leva vida simples e rústica em uma tenda, ao lado de sua família. Sua rotina se transforma com a chegada de um motorista de caminhão, cujo veículo fica preso nas redondezas. | Dia 25, 18h

ENCONTROS NO FIM DO MUNDO (Encounters at the End of the World, EUA/Antártica, 2007, 99 min, DVD). Dir.: Werner Herzog.

AMORES EXPRESSOS

Documentário sobre paisagens selvagens inóspitas. Herzog visita pequenos vilarejos da Antártica e seus moradores solitários.

(Chong Qing Sen Lin, Hong Kong, 1994, 102 min, 35mm). Dir.: Wong Kar-Wai. Com Brigitte Lin, Tony Leung ChiuWai, Faye Wong e outros.

| Dia 25, 20h

AINDA ORANGOTANGOS

Em Hong Kong, duas histórias de amor envolvem policiais e mulheres solitárias. Em uma, o policial se separa de sua namorada e se envolve com uma traficante de heroína, e na outra, o policial tenta conquistar uma garçonete.

(Brasil, 2007, 81 min, 35mm). Dir.: Gustavo Spolidoro. Com Karina Kazuê, Lindon Shimizu, Kayodê da Silva e outros.

| Dias 19 e 22, 18h

| Dia 19, 20h. Dia 24, 18h

A HISTÓRIA DE QIU JU (Qiu Ju Da Guan Si, Hong Kong, 1992, 101 min, 35mm). Dir.: Zhang Yimou. Com Gong Li, Ge Zhijun, Liu Peiqi e outros.

No interior da China, depois de ver o marido ser humilhado pelo prefeito do vilarejo onde moram, camponesa viaja para a cidade grande para exigir que o governo faça uma retratação, mas ela enfrenta muita burocracia. | Dia 20, 16h. Dia 23, 20h

Em Porto Alegre, um casal de imigrantes chineses cruza a cidade em um vagão de metrô. Doentes e cansados, eles tentam ajudar um ao outro. Ao mesmo tempo em que buscam auxílio, enfrentam a desconfiança dos demais passageiros e a incompreensão de sua língua. | Dia 27, 16h

O TEMPO E A CIDADE (Of Time and City, Inglaterra, 2008, 72 min, DVD). Dir.: Terence Davies.

Na cidade inglesa de Liverpool, o cineasta olha para a história e as transformações de sua terra natal. | Dia 27, 18h

O CASAMENTO DE MURIEL (Muriel’s Wedding, Austrália, 1994, 106 min, 35mm). Dir.: P.J. Hogan. Com Toni Collette, Bill Hunter, Rachel Griffiths e outros.

Fã do grupo ABBA, garota desajeitada sai da cidadezinha praiana em que vive para tentar se casar em Sidney, na Austrália. Lá conhece uma jovem desinibida e, juntas, desenvolvem uma sensível amizade, com momentos cômicos e trágicos. | Dias 20 e 23, 18h

O MUNDO (Shijie, China, 2004, 140 min, DVD). Dir.: Jia Zhang Ke. Com Tao Zhao, Cheng Taishen, Jue Jing e outros.

Por meio da história de um casal que trabalha no parque temático Beijing World Park, o filme explora o impacto da urbanização e da globalização em uma cultura tradicional como a chinesa. | Dia 27, 20h emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

7


cinema

Exibição de A Trapaça, de Fellini, reintegra os dez minutos eliminados pelo diretor após a primeira apresentação do filme em Veneza, em 1955 Divulgação

CINE OLIDO E CCSP EXIBEM FILMES RESTAURADOS

E

ntre os dias 1º e 13, o Cine Olido e o Centro Cultural São Paulo (CCSP) exibem uma seleção de filmes restaurados pela Cinemateca de Bolonha, na Itália. Resultado da parceria entre a cinemateca italiana e a Vai Vem Produções, a mostra faz uma homenagem ao Il Cinema Ritrovato (o cinema redescoberto, em tradução livre), festival que completa 25 anos neste ano, e é considerado o principal expoente das atividades de preservação e restauração cinematográficas do mundo. O destaque para o trabalho desenvolvido pela Cinemateca de Bolonha, que recuperou, além de obras italianas, outras de nacionalidades diversas, vem em um momento oportuno, pois em 2011 é celebrado o ano da Itália no Brasil. O público poderá conferir trabalhos de cineastas que se tornaram referência, como Federico Fellini, com A Trapaça, produção filmada em preto e branco na década de 1950 e que traz no elenco Giulietta Masina, atriz e mulher do diretor. Na cópia exibida, serão incluídos os dez minutos que Fellini removeu quando da sua primeira apresentação em Veneza. Outra obra significativa é A Caixa de Pandora (1929), adaptação da peça teatral de Frank Wedekind, dirigida pelo austríaco G.W. Pabst,

8

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz

com a enigmática Louise Brooks, estrela norte-americana de filmes mudos, cujo revolucionário cabelo simétrico se tornou sua marca registrada. A protagonista tem apelo sensual quase infantil, o que pode ser atribuído à leveza com que o diretor apresenta Lulu, jovem que é, inconscientemente, responsável pela ruína de seus amantes. A mostra traz também um exemplar do cinema documental, ainda que por acaso. Com Notas para Filmar Orestes na África, Pier Paolo Pasolini registra costumes e rituais africanos como material de pesquisa para um longa-metragem de ficção que nunca saiu do papel, Orestes Africano. O material é lançado como documentário na década de 1970 e mostra com certa crueza alguns aspectos desses rituais, não escondendo o fascínio do diretor que, por trás da câmera, parece transcender. Dia 2, às 19h30, Guy Borleé, curador oficial do Festival na Itália, participa no CCSP de um bate-papo junto com o crítico de cinema Luiz Carlos Oliveira, falando dos 25 anos do Il Cinema Ritrovato. | Giovanna Longo | Veja programação na página 15.


O CINEMA DE JOÃO CÉSAR MONTEIRO GALERIA OLIDO | CINE OLIDO | CENTRO | DE 22 A 27 | +16 ANOS | R$ 1 Em parceria com o Instituto Camões, o Cine Olido presta homenagem ao cineasta português João César Monteiro, um dos idealizadores do movimento Novo Cinema. O diretor e ator nasceu em 2 de fevereiro de 1939, em Figueira da Foz, e morreu em 3 de fevereiro de 2003, em Lisboa. | Todas as projeções têm suporte em DVD.

SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN (Portugal, 1968, 18 min). Com Sophia de Mello Breyner Andresen e filhos.

Documentário sobre uma das mais importantes poetisas portuguesas do século 20, Sophia de Mello Breyner Andresen (1919/2004).

FRAGMENTOS DE UM FILME-ESMOLA (Portugal, 1972, 72 min). Com Manuela de Freitas, João Perry, Catarina Coelho e outros.

Enquanto Maria trabalha em uma fábrica de guarda-chuvas, João Lucas passa os dias em sua cama, rodeado de vegetais. O cotidiano um tanto excêntrico desse homem é filmado por uma criança. | Exibições seguidas. Dia 22, 15h

À FLOR DO MAR

mas o seu obscuro reflexo em um espelho. Um ensaio para ver uma outra maneira de um movimento vago e misterioso.

QUE FAREI EU COM ESTA ESPADA? (Portugal, 1975, 65 min). Com Margarida Gil e outros.

A história se inicia durante as manifestações operárias contra a presença de Portugal na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Busca enfatizar, pelo contraste, como é possível lutar com uma espada contra a poderosa esquadra americana. | Exibições seguidas. Dia 23, 15h

RECORDAÇÕES DA CASA AMARELA (Portugal, 1989, 120 min). Com João César Monteiro, Manuela de Freitas, Ruy Furtado e outros.

Após tentar seduzir a filha da dona da pensão onde mora, moribundo é expulso e internado em um hospício de onde foge com a missão de dar trabalho à sociedade. | Dia 23, 17h. Dia 26, 19h30

VEREDAS (Portugal, 1978, 123 min). Com Margarida Gil, António Mendes, Carmen Duarte e outros.

Um homem e uma mulher vêm da região de Trás-os-Montes para o litoral e, durante a viagem, deparam-se com lendas, províncias e obstáculos diferentes.

(Portugal, 1986, 143 min). Com Laura Morante, Philip Spinelli, Manuela de Freitas e outros.

| Dia 23, 19h30

Ao retornar para a casa à beira mar com sua família após a morte do marido, mulher ouve pelo rádio a notícia do assassinato de um líder palestino. Na praia deserta, ela encontra um ferido que nega ter tido qualquer relação com o fato.

O ÚLTIMO MERGULHO

| Dia 22, 17h

A COMÉDIA DE DEUS

(Portugal/França, 1992, 85 min). Com Fabienne Babe, Canto e Castro, Francesca Prandi e outros.

Jovem ameaça se jogar em um rio, e é impedido por um velho marinheiro que o convida para dar uma volta pela cidade. Em uma boate, o rapaz se apaixona por uma prostituta, perdendo o interesse em morrer. | Dia 24, 15h

Divulgação

(Portugal/França/Itália/Dinamarca, 1995, 170 min). Com Cláudia Teixeira, João César Monteiro, Manuela de Freitas e outros.

Homem se divide entre seu trabalho em uma sorveteria e sua coleção de pelos pubianos femininos. Tentando seduzir uma garota, ele a presenteia com um banho de leite e várias guloseimas que lhe fazem mal. O pai acredita que a filha foi deflorada, e planeja lavar sua honra. | Dia 22, 19h30. Dia 27, 17h

QUEM ESPERA POR SAPATOS DE DEFUNTO MORRE DESCALÇO (Portugal, 1970, 33 min). Com Luis Miguel Cintra, Carlos Ferreiro, Paula Ferreira e outros.

O que se pretende registrar não é tanto o filme,

Veredas acompanha casal em viagem por Portugal emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

9


Divulgação

Joana Azevedo em cena de A Bacia de John Wayne, de João César Monteiro

SILVESTRE

ridicularizar a história que protagonizam.

(Portugal, 1981, 118 min). Com Maria de Medeiros, Teresa Madruga, Luis Miguel Cintra e outros.

| Dia 25, 15h

A fim de aumentar seus domínios, homem rico e sem herdeiro varão decide casar uma de suas filhas com seu vizinho nobre. Quando o pai viaja para levar o convite ao rei, a filha ajuda um peregrino que bate à sua porta, desobedecendo suas ordens.

AS BODAS DE DEUS

| Dia 24, 17h. Dia 27, 15h

A BACIA DE JOHN WAYNE

(Portugal/França, 1998, 150 min). Com José Airosa, Joana Azevedo, Manuela de Freitas e outros.

Enquanto conta o dinheiro que recebeu de presente, homem vê uma moça se afogando no lago e a socorre. Ele a leva para um convento e, ao retornar, encontra seu dinheiro intacto. Mais tarde, em outra ocasião, reencontrará a jovem que salvou.

(Portugal/França, 1997, 148 min). Com Hugues Quester, Pierre Clémenti, Joana Azevedo e outros.

| Dia 25, 17h

Dois atores que representam os papéis de Deus e de Lúcifer na peça Inferno, do dramaturgo August Strindberg, acabam também competindo na vida real.

VAI E VEM

| Dia 24, 19h30

BRANCA DE NEVE (Portugal, 2000, 75 min). Com Maria do Carmo, Ana Brandão, Reginaldo da Cruz e outros.

Filme baseado no poema Branca de Neve, no qual o escritor suíço Robert Walser retoma o conto de fadas do ponto em que os irmãos Grimm acabaram. Pelas mãos do poeta, os personagens se permitem tudo, até mesmo 10

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz

(Portugal/França, 2002, 179 min). Com João César Monteiro, Rita Pereira Marques, Manuela de Freitas e outros.

Finalizado pouco antes da morte do diretor, o filme mostra o cotidiano de um viúvo que vive sozinho e tem como único familiar o filho que está preso. Sua vida sofre uma reviravolta quando o rapaz sai da prisão e decide se regenerar. | Dia 26, 15h

DRAMAS E VIAGENS BIBLIOTECA PÚBLICA VIRIATO CORRÊA | SALA LUIZ SERGIO PERSON | ZONA SUL | GRÁTIS


Seleção de filmes sobre dramas famosos, grandes viagens e viagens dramáticas. | Todas as projeções têm suporte em DVD.

THELMA E LOUISE (Thelma & Louise, EUA, 1991, 129 min). Dir.: Ridley Scott. Com Susan Sarandon, Geena Davis, Brad Pitt e outros. +14 anos.

Cansadas do cotidiano, duas amigas resolvem fazer uma viagem pelos EUA. Durante o percurso, uma delas mata um homem e ambas passam a ser procuradas pela polícia. | Dia 4, 16h. Dia 20, 18h

TRANSAMÉRICA (EUA, 2005, 103 min). Dir.: Duncan Tucker. Com Felicity Huffman, Kevin Zegers e outros. +16 anos.

Enquanto espera pela cirurgia que o transformará em mulher, transexual de Los Angeles descobre ser pai de um garoto problemático que está preso em Nova Iorque. Obrigado pela justiça a ter de visitá-lo, inicia uma aventura que mudará a vida de ambos. | Dia 4, 18h

CORAÇÃO LOUCO (Crazy Heart, EUA, 2009, 111 min). Dir.: Scott Cooper. Com Jeff Bridges, Maggie Gyllenhaal, James Keane e outros. +14 anos.

Ex-astro da música country torna-se alcoólatra, mas, ao conhecer uma jornalista e seu filho pequeno, tenta regenerar-se.

(My Life without Me, Canadá/Espanha, 2003, 109 min). Dir.: Isabel Coixet. Com Sarah Polley, Mark Ruffalo e Amanda Plummer. +12 anos.

Mulher descobre que tem câncer e o seu tempo de vida não passa de seis meses. Sem contar a ninguém, prepara uma lista de coisas que gostaria de fazer antes de morrer, e parte em busca de êxito. | Dia 5, 18h. Dia 26, 16h

QUASE FAMOSOS (Almost Famous, EUA, 2000, 122 min). Dir.: Cameron Crowe. Com Billy Crudup, Frances McDormand, Kate Hudson e outros. +12 anos.

Para acompanhar a excursão de uma banda da qual é fã, uma garota consegue emprego em uma revista. Aos poucos, envolve-se com os músicos e abandona seu objetivo. | Dia 6, 18h

A RAZÃO DO MEU AFETO (The Object of My Affection, EUA, 1998, 111 min). Dir.: Nicholas Hytner. Com Jennifer Aniston, Paul Rudd, Alan Alda e outros. +12 anos.

Ao conhecer um rapaz gay que sofreu desilusão amorosa, mulher o convida para morar na casa dela e acaba se apaixonando por ele, apesar de estar grávida do namorado. | Dia 11, 16h

E SUA MÃE TAMBÉM (Y Tu Mamá También, EUA/México, 2001, 105 min). Dir.: Alfonso Cuarón. Com Maribel Verdú, Diego Luna,

Divulgação

| Dia 5, 16h

MINHA VIDA SEM MIM

Thelma e Louise: road movie de Ridley Scott estrelado por Susan Sarandon (à esq.) e Geena Davis emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

11


Gael García Bernal e outros. +14 anos.

Distantes de suas namoradas que estão viajando juntas pela Europa, dois amigos de 17 anos decidem se divertir sozinhos, e partem em busca de uma praia paradisíaca na companhia de uma mulher mais velha. | Dia 11, 18h

KALIFORNIA (EUA, 1993, 117 min). Dir.: Dominic Sena. Com Brad Pitt, Juliette Lewis e outros. +16 anos.

Rapaz e moça decidem viajar até a Califórnia para fotografar lugares ligados a serial killers. Mas, por estarem com pouco dinheiro, põem um anúncio propondo a um casal dividir as despesas. O resultado é um terror crescente durante toda a viagem.

EMBRIAGADO DE AMOR (Punch-Drunk Love, EUA, 2002, 95 min). Dir.: Paul Thomas Anderson. Com Adam Sandler e Emily Watson e outros. +12 anos.

Ao conhecer uma mulher misteriosa que se torna seu grande amor, homem vê sua vida mudar completamente. Criado com sete irmãs, tímido, problemático e com medo de amar, ele passa a fazer de tudo para conquistar a amada, enfrentando até um grupo de mafiosos. | Dia 13, 18h

MENINOS NÃO CHORAM (Boys Don’t Cry, EUA, 1999, 118 min). Dir.: Kimberly Peirce. Com Hilary Swank, Rob Campbell, Chloë Sauvigny e outros. +18 anos.

A IDENTIDADE BOURNE

Em uma cidadezinha, garota vive como se fosse um rapaz, e enfrenta uma onda de violência quando tem sua verdadeira identidade descoberta.

(The Bourne Identity, EUA, 2002, 118 min). Dir.: Doug Liman. Com Matt Damon, Franka Potente, Clive Owen e outros. +14 anos.

| Dia 18, 16h

HUCKABEES – A VIDA É UMA COMÉDIA

Rapaz sem memória é retirado do mar com dois tiros no corpo. A única pista para descobrir sua identidade é o número de uma conta em um banco suíço, encravada sob sua pele. Dessa forma, ele inicia uma busca frenética pontuada por aventuras e mistérios.

(I Heart Huckabees, EUA, 2004, 106 min). Dir.: David O. Russell. Com Dustin Hoffman, Isabelle Huppert, Jude Law e outros. +14 anos.

| Dia 12, 16h

| Dia 18, 18h

Divulgação

| Dia 12, 18h

Poeta decide contratar dois detetives para investigar três coincidências que, segundo ele, podem conter o segredo da vida.

A Identidade Bourne, primeiro longa da trilogia de sucesso estrelada por Matt Damon 12

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz


Jamie Bell vive um garoto enfrentando o preconceito por se tornar bailarino em Billy Elliot Divulgação

BILLY ELLIOT

ENCONTROS E DESENCONTROS

(Reino Unido/França, 2000, 110 min). Dir.: Stephen Daldry. Com Gary Lewis, Julie Walters, Jamie Bell e outros. +12 anos.

(Lost in Translation, EUA/Japão, 2003, 102 min, DVD). Dir.: Sofia Coppola. Com Bill Murray, Scarlett Johansson, Akiko Takeshita e outros. +14 anos.

Filho de um minerador de uma pequena cidade no interior da Inglaterra é órfão de mãe. Ao descobrir sua vocação para a dança, o garoto sofre preconceito por parte do pai, mas é incentivado por uma professora do local a seguir com seu desejo.

Em Tóquio, um ator norte-americano decadente é convidado para estrelar um comercial e conhece, no hotel em que está hospedado, uma jovem também americana que foi ao Japão para acompanhar o marido fotógrafo, mas ele trabalha o tempo todo. Ambos se aproximam e, da solidão de cada um, nasce um grande relacionamento.

| Dia 19, 16h

A SUPREMACIA BOURNE (The Bourne Supremacy, EUA, 2004, 108 min). Dir.: Paul Greengrass. Com Matt Damon, Franka Potente e Brain Cox. +14 anos.

Sequência do longa A Identidade Bourne. Nela, o protagonista está cada vez mais perto de descobrir sua verdadeira identidade. Escondido na Índia, ao lado de sua namorada, ele se vê perseguido por um assassino russo e acusado de um crime. | Dia 19, 18h

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO (The Boy in the Stripped Pyjamas, EUA, 2008, 94 min). Dir.: Mark Herman. Com Asa Butterfield, Zac Mattoon O’Brien e outros. +12 anos.

Garoto de 8 anos é filho de um oficial nazista que se muda com a família para uma área ocupada para viver em um casarão antigamente habitado por judeus. Ao conhecer um menino prisioneiro, através de uma cerca eletrificada de um campo de concentração, inicia uma sensível amizade. | Dia 25, 16h

| Dia 25, 18h

O ULTIMATO BOURNE (The Bourne Ultimatum, EUA, 2007, 115 min). Dir.: Paul Greengrass. Com Matt Damon, Julia Stiles, David Strathairn e outros. +14 anos.

Filmes que encerra a trilogia Bourne. Depois de perder a memória e a única pessoa que amava, o protagonista é perseguido por matadores altamente treinados. | Dia 26, 18h

FESTIVAL DO JÚRI POPULAR 2011 GALERIA OLIDO | CINE OLIDO | CENTRO | DE 14 A 20 | +10 ANOS | GRÁTIS O Festival do Júri Popular, produzido pela Sobretudo Produção Audiovisual e Artística Ltda., é hoje um dos mais abrangentes festivais de cinema do Brasil. Acontece durante uma semana, simultaneamente em 24 cidades brasileiras, com 55 filmes integrando a parte competitiva. Os vencedores serão votados diretamente pelo público por meio de cédulas distribuídas em cada sessão. O espectador escolhe seus curtas-metragens preferidos em emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

13


Divulgação

De Daniel Turini, Fábula das Três Avós está no Programa - Competitiva 4 categorias como Grande Prêmio, Melhor Ficção, Melhor Documentário e Melhor Animação. O principal objetivo do Festival é ser o maior fórum de discussão sobre o ensino de cinema no País e o maior divulgador da produção audiovisual universitária. | Retirar ingresso uma hora antes.

O DIÁRIO DA TERRA De Diogo Viegas.

ENSOLARADO De Ricardo Targino.

ORQUESTRA DO SOM CEGO De Lucas Gervilla.

Programa - Hors-Concours

BALANÇOS E MILKSHAKES

ELETRODOMÉSTICA

CARRETO

De Kleber Mendonça Filho.

VIDA MARIA De Márcio Ramos.

ONDE ANDARÁ PETRÚCIO FELKER? De Allan Sieber.

O OITAVO SELO De Tomás Creus.

A INVENÇÃO DA INFÂNCIA De Liliana Sulzbach. | Exibições seguidas. Dia 14, 15h. Dia 17, 17h. Dia 20, 19h30

De Erick Ricco e Fernando Mendes. De Marília Hughes e Cláudio Marques.

VERÃO De Thiago Pedroso e Hiro Ishikawa. | Exibições seguidas. Dia 14, 19h30. Dia 15, 15h. Dia 20, 17h

Programa - Competitiva 2

ELA VEIO ME VER De Essi Rafael.

GERAL De Anna Azevedo.

Programa - Competitiva 1

IZAMARA

ANGELI 24

O SOM DO TEMPO

De Beth Formaggini.

A DAMA DO PEIXOTO De Douglas Soares e Allan Ribeiro.

AMIGOS BIZARROS DO RICARDINHO De Augusto Canani.

SÓ MAIS UM FILME DE AMOR De Aurélio Aragão.

CONTAGEM De Gabriel Martins e Maurilio Martins. | Exibições seguidas. Dias 14 e 18, 17h. Dia 19, 19h30

Programa - Competitiva 6

O PLANTADOR DE QUIABOS Do Coletivo Santa Madeira.

7 VOLTAS De Rogerio Nunes. 14

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz

De Diogo Hayashi. De Petrus Carury. 147 De Marcelo Tannure.

TEMPESTADE De Cesar Cabral.

A NOITE POR TESTEMUNHA De Bruno Torres. | Exibições seguidas. Dia 15, 17h. Dia 18, 19h30. Dia 19, 15h

Programa - Competitiva 5

RATÃO De Santiago Dellape.

INSTANTÂNEOS De Andrea Capella.

O SOLITÁRIO ATAQUE DE VORGON De Caio D’Andrea.


BAILÃO

FORMIGAS

De Marcelo Caetano.

De Caroline Fioratti.

CAOS

MÍDIA OBSOLETA

De Fábio Baldo.

De André Sicuro.

AS AVENTURAS DE PAULO BRUSCKY

INTERVALO

De Gabriel Mascaro. | Exibições seguidas. Dia 15, 19h30. Dias 16 e 20, 15h

De Alexandre Rafael Garcia.

Programa - Competitiva 3

GAROTO DE ALUGUEL De Tarcísio Lara Puiati.

COMO É BONITO O ELEFANTE De Lucas Barbi e Juruna Mallon.

FANTASMAS De André Novais Oliveira.

HARUO OHARA De Rodrigo Grota.

PEIXE PEQUENO De Vincent Carelli e Altair Paixão.

A INVENTARIANTE De Patrícia Francisco.

RECIFE FRIO De Kleber Mendonça Filho. | Exibições seguidas. Dia 16, 17h. Dia 17, 19h30. Dia 18, 15h

Programa - Competitiva 4

EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO De Daniel Ribeiro.

TRANSCOMUNICAÇÃO De Arthur Tuoto.

FÁBULA DAS TRÊS AVÓS De Daniel Turini.

NALU

De André Lavaquial. | Exibições seguidas. Dia 16, 19h30. Dia 17, 15h. Dia 19, 17h

IMAGEM REENCONTRADA: HOMENAGEM AO FESTIVAL “IL CINEMA RITROVATO” CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | SALA LIMA BARRETO | GALERIA OLIDO | CINE OLIDO | CENTRO | DE 1º A 13 | + 14 ANOS | R$ 1 Mostra exibida simultaneamente no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e no Cine Olido, em parceria com a Vai Vem Produções.

Veja destaque na página 8. | Todas as projeções têm suporte em 35mm e legendas eletrônicas em português.

MACISTE NO INFERNO (Maciste all’Inferno, Itália, 1925, 95 min). Dir.: Guido Brignone. Com Bartolomeo Pagano, Franz Sala, Elena Sangro e outros.

O Diabo puxa Maciste para o inferno para tentar corromper sua alma e arruinar com a sua moral. Maciste é um dos mais antigos personagens recorrentes do cinema italiano, considerado herói por sua força descomunal. | CCSP. Dias 1º e 10, 18h | Cine Olido. Dia 4, 17h. Dia 13, 15h

Divulgação

De Stefano Capuzzi Lapietra.

RAZ

Amigos Bizarros do Ricardinho é dirigido por Augusto Canani emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

15


A TRAPAÇA

O TEMPO DO PEIXE-ESPADA

(Il Bidone, Itália, 1955, 109 min, PB). Dir.: Federico Fellini. Com Broderick Crawford, Giulietta Masina, Richard Basehart e outros.

(Lu Tempu de li Pisci Spata, Itália, 1954, 11 min).

Na Itália dos anos 1950, três vigaristas desiludidos vivem de pequenos golpes, aproveitandose da ingenuidade do povoado. O líder do bando começa a mudar de atitude quando conhece sua filha e descobre que ela precisa de sua ajuda para continuar os estudos.

ENXOFRE

| Cine Olido. Dias 1º e 9, 19h30 | CCSP. Dias 4 e 12, 20h

A CAIXA DE PANDORA (Die Büchse der Pandora, Alemanha, 1929, 133 min, PB, legendas eletrônicas). Dir.: Georg Wilhelm Pabst. Com Louise Brooks, Fritz Kortner, Francis Lederer e outros.

Em Berlim, o dono de um jornal desiste na última hora de se casar com uma dama aristocrática para desposar uma dançarina bela e amoral. | CCSP. Dias 1º e 13, 20h | Cine Olido. Dias 4 e 10, 19h30

TOUKI BOUKI – A JORNADA DA HIENA (Touki Bouki, Senegal, 1973, 85 min). Dir.: Djibril Diop Mambéty. Com Aminata Fall, Christoph Colomb, Magaye Niang e outros.

O diretor senegalês conta a história de dois jovens amantes que tentam fugir para Paris, e embarcam em uma aventura para conseguir o dinheiro das passagens. | Cine Olido. Dia 2, 17h. Dia 12, 19h30 | CCSP. Dia 5, 18h. Dia 9, 20h

IL MONDO PERDUTO (PROGRAMA 1)

(Isole di Fuoco, Itália, 1955, 11 min). (Surfarara, Itália, 1955, 10 min).

PÁSCOA NA SICÍLIA (Pasqua in Sicilia, Itália, 1955, 11 min)

PESCADORES DO MAR (Contadini del Mare, Itália, 1955, 10 min)

PARÁBOLA DO OURO (Parabola d’Oro, Itália, 1955, 10 min) | CCSP. Dias 2 e 11, 18h | Cine Olido. Dias 5, 8 e 12, 17h

PALESTRA Com Guy Borleé (curador oficial da mostra na Itália). Mediação: Luiz Carlos Oliveira (crítico de cinema). | CCSP. Dia 2, 19h30

QUANDO EXPLODE A VINGANÇA (Giù la Testa, Itália, 1971, 157 min). Dir.: Sergio Leone. Com James Coburn, Rod Steiger, Romolo Valli e outros.

Um camponês rude e justiceiro e um revolucionário irlandês especialista em dinamite passam a agir conjuntamente. Com o tempo, envolvemse em um plano de fuga para libertar prisioneiros políticos e para defender compatriotas contra um oficial sádico. | Cine Olido. Dia 2, 19h30. Dia 13, 17h | CCSP. Dias 5 e 10, 20h

O POSTO (Il Posto, Itália, 1961, 93 min, PB). Dir.: Ermanno Olmi. Com Sandro Panzeri, Loredana Detto, Tullio Kezich e outros.

Quando o jovem Domenico viaja da pequena

Divulgação

(Itália, 1954/1959). Coletânea de curtas-metragens dirigidos por Vittorio De Seta. Serão exibidos em sequência:

ILHAS DE FOGO

Procurando Nemo: animação da Pixar ganhadora do Oscar 16

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz


vila italiana de Meda para Milão à procura de emprego, ele se encontra no degrau mais baixo da escala hierárquica de uma empresa grande e burocrática. Suas perspectivas se tornam mais animadoras quando conhece a perseverante Antonietta. | Cine Olido. Dia 3, 17h. Dia 8, 19h30 | CCSP. Dia 6, 18h. Dia 11, 20h

IL MONDO PERDUTO (PROGRAMA 2) (Itália, 1954/1959, 52 min). Coletânea de curtas-metragens dirigidos por Vittorio De Seta. Serão exibidos em sequência:

BARCOS DE PESCA (Pescherecci, Itália, 1958, 10 min).

PASTORES DE ORGOSOLO (Pastori di Orgosolo, Itália, 1958, 11 min).

UM DIA NA BARBAGIA (Un Giorno in Barbagia, Itália, 1958, 11 min).

OS ESQUECIDOS (I Dimenticati, Itália, 1959, 20 min). | CCSP. Dia 3, 18h. Dia 8, 20h | Cine Olido. Dia 6, 15h. Dia 11, 19h30

DE VOLTA À ÁFRICA (Come Back Africa, USA, 1959, 95 min, PB). Dir.: Lionel Rogosin.

Documentário sobre o sistema apartheid oficial da África do Sul, que define e estrutura a separação racial, e como ele afeta os sul-africanos, desde os cidadãos comuns até as celebridades internacionais, como a cantora Miriam Makeba. O filme sedimentou o nome de Rogosin como um dos mestres do movimento Cinema Verdade. | Cine Olido. Dia 3, 19h30. Dia 11, 17h | CCSP. Dia 6, 20h. Dia 9, 18h

REDES (Los Redes, México, 1936, 61 min). Dir.: Fred Zinnemann e Emilio Gómez Muriel. Com Silvio Hernández, David Valle González, Rafael Hinojosa e outros.

Depois de ser explorado por muito tempo por um empreendedor, o pescador Miro, que acaba de perder seu filho, planeja uma revolta. | CCSP. Dia 3, 20h. Dia 13, 18h | Cine Olido. Dias 6 e 10, 17h

NOTAS PARA FILMAR ORESTES NA ÁFRICA (Appunti per un’Orestiade Africana, Itália, 1970, 65 min, PB). Dir.: Pier Paolo Pasolini.

Fascinado pelas antigas lendas gregas sobre Orestes, o diretor italiano Pasolini viaja não para a Grécia, mas para a África, com o propósito de documentar os costumes e rituais de tribos para usar esse material para um filme, que nunca chegou a ser realizado, sobre um Orestes africano. | CCSP. Dias 4 e 12, 18h | Cine Olido. Dia 5, 19h30. Dia 9, 17h

Infantil

PIXAR E HAYAO MIYAZAKI BIBLIOTECA PÚBLICA VIRIATO CORRÊA | SALA LUIZ SERGIO PERSON | ZONA SUL | LIVRE | GRÁTIS Mostra iniciada em janeiro que reúne desenhos realizados pela produtora norte-americana Pixar e longas dirigidos pelo cineasta de animação japonês Hayao Miyazaki. | Todas as projeções têm suporte em DVD.

PRINCESA MONONOKE (Mononoke-hime, Japão, 1997, 134 min). Dir.: Hayao Miyazaki.

Infectado por um mal, príncipe viaja para longe em busca da cura, e se envolve em uma batalha entre animais e humanos. | Dia 6, 16h

PROCURANDO NEMO (Finding Nemo, EUA, 2003, 100 min). Dir.: Andrew Stanton.

Após ter seu filho sequestrado do coral em que vive, o pai de um peixe-palhaço decide partir a sua procura. | Dia 13, 16h

O SERVIÇO DE ENTREGAS DE KIKI (Majo no Takkyubin, Japão, 1989, 103 min). Dir.: Hayao Miyazaki.

Bruxinha faz 13 anos e, segundo os costumes de seu povo, deve aprender a viver sozinha. Muda-se para a cidade grande, onde passa a trabalhar em um serviço de entregas. | Dia 20, 16h

MONSTROS S.A. (Monsters Inc., EUA, 2001, 92 min). Dir.: Peter Docter, David Silverman e Lee Unkrich.

Em outro planeta, monstros geram a energia da sua cidade assustando criancinhas da Terra, mas, ao mesmo tempo, têm muito medo de serem contaminados por elas. Quando uma menina entra na fábrica, por engano, dois personagens assustadores começam a perceber quem realmente é bom e quem é malvado. | Dia 27, 16h

CASTELO ANIMADO (Hauru no Ugoku Shiro, Japão, 2004, 119 min). Dir.: Hayao Miyazaki.

Uma jovem insegura é amaldiçoada por uma bruxa e passa a ter um corpo envelhecido. A única chance de quebrar o feitiço está nas mãos de um mago e seus companheiros. | Dia 27, 18h emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

17


Divulgação

teatro e circo

Espetáculo multimídia trata das verdades e mentiras de uma família Berton Sesc

CIA. LES COMMEDIENS TROPICALES ENCENA IBSEN

“E

is o terrível de tudo: não sei o que devo pensar ou qual mentira acreditar, e jamais saberei.” Dita pelo fotógrafo Anselmo Ekdal, personagem da peça O Pato Selvagem, a frase encerra em si as questões levantadas na obra escrita em 1884 pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. Encenada pela Cia. Les Commediens Tropicales, de 5 a 27, no Teatro João Caetano, a peça aborda ponderações sem respostas sobre verdades e mentiras. A trama apresenta um homem imerso em um lar cercado de meias verdades, na companhia de sua mulher, sua filha e seu pai. Essa situação sofre profundas modificações quando um amigo de infância, em busca de justiça a todo custo, reaparece e procura revelar a parte escondida das convicções que sustentam as relações dessa família. Depois disso, o enredo passa a discutir sobre as verdades necessárias e as mentiras indigestas que tornam a vida cotidiana suportável. Na releitura feita pela companhia, o texto foi adaptado para contextualizar o drama familiar às 18

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz

questões contemporâneas. “Em certos momentos, no palco, os personagens são revistos como avatares de videogames ou bonecos infantis para atualizar a estrutura típica de um drama do século 19”, afirma um dos atores, Carlos Canhameiro, responsável também pelo texto final. A montagem utiliza recursos multimídia, como a tecnologia de “videomapping”, que produz projeções para serem desenhadas sobre os figurinos, todos na cor branca, e em espaços específicos do cenário preenchido por placas móveis de 3 metros de altura e manipuladas durante a encenação. Embalada por uma sonoridade eclética, a trilha é composta por canções gravadas e outras executadas ao vivo, mesclando músicas dos anos 1970 com baladas atuais. O espetáculo tem apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro. | Natália Figueiredo | Teatro João Caetano. Zona Sul. De 5 a 27. Sáb., 21h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)


Núcleo Caboclinhas. Texto: Rolando Boldrin. Dir.: Ana Wuo. Com Geni Cavalcante, Luciana Silveira, Marina Fossa e outras. Músico: Paulinho Grassmann. 70 min. Livre.

teatro e circo

CONTANDO CAUSOS

Maira Soares

Estreia

Espetáculo baseado no livro homônimo de Rolando Boldrin, que narra “causos” inusitados, embalados por cantigas e música. | Teatro Paulo Eiró. Zona Sul. De 4 a 27. 6ª, sáb. e dom., 21h. R$ 10

AS MONA LISAS Cia. Todarte. Texto: Wilson Coca. Dir.: Sebastião Apollônio. 80 min. +12 anos.

Três amigos gays dividem um apartamento. A confusão se inicia quando uma vendedora de cosméticos se apaixona pelo rapaz criado por eles, e a mãe de um deles, que desconhece a orientação sexual do filho, decide visitá-lo. | Teatro Arthur Azevedo. Zona Leste. De 4/2 a 20/3. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 10

O PATO SELVAGEM Cia. Les Commediens Tropicales. Texto: Henrik Ibsen. Texto final: Carlos Canhameiro. Com Carlos Canhameiro, Daniel Gonzalez, Jonas Golfeto e outros. O projeto tem apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro. 85 min. +12 anos.

Contando Causos tem texto de Rolando Boldrin

criada na relação com o público.

Veja destaque na página ao lado.

| Jardim Eurico Prado (rampa de acesso ao metrô). Dias 19 e 20, 17h30 (não é necessário retirar ingresso)

| Teatro João Caetano. Zona Sul. De 5 a 27. Sáb., 21h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

TOP!TOP!TOP! Texto: IVO 60. Dir.: Pedro Granato. 60 min. Livre.

Adaptação teatral dos célebres quadrinhos do cartunista Henfil, que se notabilizou por seu traço irreverente e por sua importância na luta contra a ditadura militar. Entre os personagens interpretados estão Graúna, Zeferino e os frades Baixim e Cumprido.

As Mona Lisas está em cartaz no Arthur Azevedo

| Agendamento para núcleos e escolas pelo e-mail: visitasccsp@prefeitura.sp.gov.br. Informações: 3397-4036. Sala Adoniran Barbosa. Dias 23 e 24, 19h (retirar ingresso duas horas antes)

GOZOLÂNDIA

REPERTÓRIO 10 ANOS DE IVO 60 CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | CENTRO | GRÁTIS Participam de todas as peças os atores Ana Flávia Chrispiniano, Felipe Sant’Angelo, Mariana Leite, Pedro Felício e Pedro Granato.

SOMBRAS DA LUZ Texto: IVO 60. Dir.: Silvia Leblon. 65 min. Livre.

O grupo pesquisou a busca humana por um caminho de dignidade em meio ao caos social, colhendo depoimentos de frequentadores do Parque da Luz, em São Paulo. A dramaturgia é

Texto: IVO 60. Dir.: Pedro Granato. 55 min. Livre.

Na fictícia cidade de Gozolândia, o público é convidado a acompanhar sua história desde o descobrimento até a democracia atual, assistindo à campanha de três candidatos à Prefeitura e votando naquele de sua preferência. | Jardim Eurico Prado (rampa de acesso ao metrô). Dias 26 e 27, 17h30 (não é necessário retirar ingresso)

REPERTÓRIO TEATRO ESSENCIAL DE DENISE STOKLOS CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | PRAÇA DAS emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

19


teatro e circo

BIBLIOTECAS | CENTRO | DE 5 A 13 | SÁB. E DOM. / R$ 20

NÚCLEO IN_TÁCTIL

Veja destaque na página 22.

Performers: Vanderlei Lucentini e Milena Araújo.

VOZES DISSONANTES Texto, dir. e interpretação: Denise Stoklos. 75 min. +14 anos. | Dia 5, 21h. Dia 6, 20h

CALENDÁRIO DA PEDRA Texto, dir. e interpretação: Denise Stoklos. Participação especial: Antonia Ratto (voz em off). 75 min. +14 anos. | Dia 12, 21h. Dia 13, 20h

THAIS PONZONI | Dia 9, 21h

CÍRCULO DE DEBATES COM OS PERFORMERS I | Dia 10, 18h

Apresentações

ANABEL ANDRES DANIEL FAGUNDES BERNADETH ALVES

SPECTRUM-SOMAPERFORMANCE

| Dia 10, 21h

TEATRO CACILDA BECKER | ZONA OESTE | DE 8 A 13 | +16 ANOS | GRÁTIS

CÍRCULO DE DEBATES COM OS PERFORMERS II

A relação insólita de som, ruído e performance art. Nesse encontro de performers sônicos das mais variadas tendências, serão apresentados trabalhos resultantes de suas pesquisas artísticas e estéticas.

Apresentações

| Dia 11, 18h

Apresentações

ANJOCORPORATION FELIPE RIBEIRO WILTON AZEVEDO MUSE FROM HELL

MARKO CONCÁ ODÉ AMORIM ORQUESTRA DESCARREGO

Apresentações

| Retirar ingresso uma hora antes.

Performers: Lucio Agra e Paulo Hartmann. | Dia 8, 21h

Apresentações

WELLINGTON DUARTE GRASIELE SOUSA CONRADO SILVA NÚCLEO IN_TÁCTIL Performers: Vanderlei Lucentini e Milena Araújo. | Dia 12, 21h

Divulgação

LOOP B ANA GODOY E ALE GALASSO

| Dia 11, 21h

Teatro Cacilda Becker recebe apresentações de “performers sônicos” de várias tendências 20

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz


teatro e circo Ronaldo Serruya, Paulo Celestino e Grace Passô em cena de Marcha para Zenturo Divulgação

Apresentações

SHIMA LILIAN SOAREZ BRUNA FREITAG AMOR EXPERIMENTAL Performers: Rodrigo Munhoz, Rogério Amorim e Verônica Silva. | Dia 13, 19h30

TODA TERÇA TEM ESPETÁCULO CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO | ZONA NORTE | GRÁTIS Apresentações de grupos amadores e profissionais integrantes do Programa Vocacional. | Retirar ingresso uma hora antes, na recepção do CCJ.

dança e de música. Confira a programação completa no site: http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/ | Área de convivência. Dia 20, 13h

GODOFREDO E ALICE Grupo: (Im)Pertinente trupe ComTrastes. Texto: Newton Moreno.

Godofredo e Alice, dois adolescentes em busca do primeiro amor, se conhecem e se apaixonam na primeira matinê GLS teen do bairro. Após esse encontro, eles terão que enfrentar alguns desafios para ficarem juntos. | Anfiteatro. Dia 22, 20h

Em cartaz

CARNE Cia. Kiwi. Texto e dir.: Fernando Kinas. Com Fernanda Azevedo e Mônica Rodrigues.

Trabalho cênico sobre as relações profundas entre patriarcado e capitalismo, o panorama da opressão de gênero e a situação específica da violência contra as mulheres no Brasil. | Anfiteatro. Dia 8, 20h

FESTIVAL INTERLINGUAGENS Curadoria: Juliana Gomes.

O festival reunirá apresentações de teatro, de

CORAÇÕES UNDER ROCKS Grupo Blackout. Texto: Márcio Américo. Dir.: Lúcia Segall. Com Nelson Peres e Márcio Américo. 55 min. +14 anos.

Dois amigos que viveram intensamente os anos 1980 se separaram de maneira traumática, interrompendo um sonho. Vinte anos depois, se reencontram e tentam compreender o significado da palavra amizade. | Centro Cultural São Paulo – Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Centro. Até dia 6/3. 6ª e sáb., 21h. Dom., 20h. R$ 10. Dia 5/2, preço popular: R$ 2,55 emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

21


teatro e circo

DENISE STOKLOS REVÊ PEÇAS DE SEU REPERTÓRIO

S

ozinha no palco, usando como recursos a voz, o corpo e os movimentos, uma atriz vai relatando acontecimentos banais de sua vida, como se estivesse escrevendo um diário. Na verdade, poderia ser a vida de qualquer pessoa da plateia que assim se identifica com a personagem e reflete sobre sua própria existência. Essa intérprete é Denise Stoklos, e a peça, Calendário de Pedra. Escrito, dirigido e representado por ela, o espetáculo estreou em 2001 e teve como inspiração o poema Book of Anniversary (Livro de Aniversário, em tradução livre), da autora norte-americana Gertrude Stein. Em comemoração dos 42 anos de carreira da atriz, a encenação será remontada na Mostra de Repertório de Teatro Essencial, em cartaz na Praça das Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo. Outro espetáculo reapresentado será Vozes Dissonantes. Encenada pela primeira vez em 1999, a peça mostra personagens brasileiros que se rebelaram contra situações vigentes em diversos períodos da história do País. | Gilberto De Nichile

MARCHA PARA ZENTURO Espanca! e Grupo XIX de Teatro. Texto: Grace Passo. Dir.: Luiz Fernando Marques. Com Janaina Leite, Juliana Sanches, Paulo Celestino e outros. 75 min. +14 anos.

A peça é resultado da parceria entre os grupos Espanca (MG) e Grupo XIX (SP), cujo projeto ProXImidadeX recebeu apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro. Na trama, cinco amigos comemoram o Réveillon de 2441 em uma época em que as pessoas se relacionam de modo que o encontro humano não se realiza. Uma companhia de teatro surpreende a festa, apresentando trechos de peças de Tchekhov que provocam nos espectadores possibilidades mais humanas de conviverem. | Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho. Centro. Até dia 13. 6ª e sáb., 21h. Dom., 20h. R$ 20

DEBATE: “PROJETO MONTE/DESMONTE – CONVERSAS SOBRE CRIAÇÃO E CONVIVÊNCIA” Com os grupos Espanca! (BH) e XIX de Teatro (SP).

Os participantes falam sobre a criação do espetáculo Marcha para Zenturo, realizada conjuntamente pelos dois grupos distantes fisicamente e que se encontraram diversas vezes no ano de 2010. | Centro Cultural São Paulo – sala de debates. Centro. Dia 10, 20h. Grátis

Infantojuvenil Estreia

AS AVENTURAS DE PEPINO Cia. Rodamoinho. Texto e interpretação: Fabiano Assis e

Divulgação

| +14 anos. Centro Cultural São Paulo – Praça das Bibliotecas. Centro. Vozes Dissonantes. Dia 5, 21h. Dia 6, 20h. Calendário de Pedra. Dia 12, 21h. Dia 13, 20h. R$ 20

Últimos dias

Denise Stoklos interpreta Vozes Dissonantes, peça de 1999 22

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz


teatro e circo

Divulgação

Personagens de contos de fadas unem forças para desvendar O Fantástico Mistério de Feiurinha Renata Flaiban. Dir.: Ednaldo Freire. 55 min. +4 anos.

Para poderem dormir sossegados, rapaz e sua mãe tocam, durante todas as noites, sanfona e bandolim napolitano para espantar os bichos. Um dia, ele decide sair de casa e tem de enfrentar vários desafios, como o da menina chorona. | Centro Cultural São Paulo – Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Centro. De 5/2 a 6/3. Sáb. e dom., 16h. R$ 15. Dia 19/2, preço popular: R$ 2,55

O FANTÁSTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA Grupo de Teatro 360 Graus. Texto: Pedro Bandeira. Adapt. e dir. geral: Ricardo Henrique dos Reis. Com Carol Pivovar, Simone de Carvalho, Lorena Nunes e outros. 70 min. Livre.

Princesas de contos de fadas famosos se reúnem para desvendar o mistério sobre o desaparecimento da Feiurinha.

seu número, ela o coloca em uma sala com objetos inúteis, provocando a revolta dos trabalhadores. | Teatro Paulo Eiró. Zona Sul. De 5 a 20. Sáb. e dom., 16h. R$ 10

SÁBADO CIRCENSE: “ALÉM DA MÁGICA” Com Célio Amino (mágico fundador do Grupo Teatral Oculto do Aparente). 60 min. Livre.

Baseado na vida e ensinamento do monge Zen Shunryu Suzuki, o espetáculo conta a história de um mágico que relembra o início de sua trajetória no universo do ilusionismo japonês. | Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. Dia 26, 20h (retirar ingresso uma hora antes)

O SEGREDO DA AMIZADE

| Teatro Arthur Azevedo. Zona Leste. De 5/2 a 20/3. Sáb. e dom., 16h. R$ 10

Grupo Salada Mista. Texto e dir.: Cristiane Urbinatti. Com Evandro Lustosa, Luciana Silveira (Gabriela Dias) e Renata Falcone. 45 min. Livre.

A FESTA

Ana e Marina são vizinhas, mas não se conhecem e brincam sozinhas. Após a visita de um anjo que cai no quintal, descobrem juntas o caminho para encontrar um segredo guardado em uma caixa escura, tornando-se grandes amigas.

Grupo Arte Simples de Teatro. Dir.: Tatiana Rehder. Com Andréa Serrano, Camila Arelaro, Eugenia Cecchini e outros. 50 min. Livre.

Em um castelo onde é proibida a entrada de crianças, uma princesa faz 15 anos e, como presente, recebe a visita de um menino que dança, canta e joga bolinhas. Entediada com

| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. De 5 a 26. Sáb. e dom., 16h. R$ 10 emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

23


Divulgação

óculos. Certo dia, ela é convencida por uma amiga a tirá-los, e se envolve em uma divertida confusão, na qual descobre a beleza de ser do jeito que é. | Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. De 5 a 27. Sáb. e dom., 16h. R$ 10

O TRAVESSEIRO (POEMA Nº 1 PARA CRIANÇA) Velha Companhia. Texto e dir.: Kiko Marques. Com Alejandra Sampaio e Virgínia Buckowski. Ator convidado: Silvio Restiffe. Trilha sonora original: Carlos Careqa. 55 min. Livre.

A peça narra a aventura da menina Didi através do sonho e da realidade, em busca de uma solução para um misterioso enigma: seu irmão se transformou em travesseiro. | Teatro João Caetano. Zona Sul. De 5 a 27. Sáb. e dom., 16h. R$ 10

REPERTÓRIO 10 ANOS DE IVO 60 CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | SALA JARDEL FILHO | CENTRO | GRÁTIS | Retirar ingresso duas horas antes.

O MENINO QUE FUGIU DA PEÇA

O Segredo da Amizade prova que brincar junto é melhor do que sozinho

TAMPINHA TIRA OS ÓCULOS Cia. Teatral Bangues e Pingue-Pongues. Dir.: Carlos Baldim. Com Camilo Brunelli e Tadeu Pinheiro. 50 min. +3 anos.

Durante uma apresentação de teatro na escola, um garoto não entra em cena. Para desespero geral, ele foge da peça, frustrando as expectativas de todos. Quando o menino é encontrado, os professores discutem a melhor forma de orientá-lo para que essa atitude não se repita. | Agendamento para núcleos e escolas pelo e-mail: visitasccsp@prefeitura.sp.gov.br . Informações: 3397-4036. Dias 15 e 16, 14h30

Divulgação

Os palhaços Chicabom e Tangerina contam a história de Tampinha, uma menina que usa

Texto: Felipe Sant’Angelo. Dir.: Pedro Granato. Com Ana Flávia Chrispiniano, Felipe Sant’Angelo, Mariana Leite, Pedro Felício e Pedro Granato. 50 min. +7 anos.

Cia. Bangues e Pingue-Pongues encena Tampinha Tira os Óculos 24

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz


música popular ORQUESTRA FERVOROSA CANTA A HISTÓRIA DO CARNAVAL

A

é considerado o primeiro samba gravado, apesar de, na minha opinião, estar mais para maxixe”, revela o historiador. Para criar uma unidade entre as canções interpretadas, o repertório foi dividido em seis temas: Saudações à Folia!, Histórias e Amores de Carnaval, Viva a Pinga!, Marchinhas Célebres, Sambas que Marcaram e Vem Chegando a Quarta-Feira de Cinzas. No palco, os músicos surgem caracterizados com roupas que lembram as das antigas orquestras, assim como os cantores, que também aparecem fantasiados, conferindo ao espetáculo um clima de irreverência e brasilidade típicos da comemoração popular. “O carnaval é a única festa do País onde todos os preconceitos e problemas sociais se anulam e o povo sai à rua para brincar”, afirma Serau. | Flávia Costa | Galeria Olido – Sala Olido. Centro. Dia 26, 18h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

Patrícia Barbosa

quecendo os tamborins para o próximo carnaval, a Sala Olido recebe, dia 26, às 18h, a Orquestra Fervorosa em Olha o Carnaval Aí! Criado e conduzido pelo músico e arranjador André Perine e pelo historiador e compositor Paulo Serau, o espetáculo musical segue uma linha narrativa que ilustra a história da festa de Momo por meio de músicas consagradas. “Depois de pesquisas em livros e documentários, chegamos a um repertório que abrange a parte essencial do carnaval tradicional, com seus sambas, marchinhas, maxixes, batidas de bumbo e frevos”, diz Serau. Segundo ele, a apresentação conta com clássicos como Zé Pereira, Ó Abre Alas e Pelo Telefone por representarem o que há de mais importante na música do carnaval brasileiro. “Talvez por serem os mais antigos e marcantes. Ó Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga, foi a primeira marchinha criada especificamente para um cordão carnavalesco. De domínio público, Zé Pereira trouxe um tipo característico de batida de bumbo para o Brasil. Já Pelo Telefone, de Donga,

Espetáculo Olha o Carnaval Aí! traz músicas que vão de Zé Pereira a Foi um Rio que Passou em Minha Vida emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

25


Zanoni

Mariangela Zan faz show sertanejo em homenagem ao pai, Mário Zan

AO VIVO NO CCJ: ANTHONY B. Veja destaque na página ao lado. | Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. Dia 27, 18h. Grátis (retirar ingresso a partir das 10h na recepção do CCJ)

MARIANGELA ZAN Show: Viagem pela Música de Raiz.

Em homenagem ao seu pai Mário Zan, a cantora interpreta grandes sucessos da música sertaneja de raiz, como Saudades de Minha Terra, Saco de Ouro e Tardes Morenas de Mato Grosso. | Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. Dia 10, 20h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

ORQUESTRA FERVOROSA Show: Olha o Carnaval Aí.

Veja destaque na página 25.

rado a partir de pesquisa realizada em cima de frases e depoimentos da própria artista, procurando ser fiel aos seus sentimentos e convicções. Entre as canções interpretadas estão Sous le Ciel de Paris; Padam, Padam; e L’Hymne à l’Amour. | Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. Dia 24, 20h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

SARAU SERTANEJO Com Alcione Kosmos. Apresentação: Guarani. Participação especial: Paula Dundee.

No último sábado do mês, ocorre este sarau no qual o público é convidado a participar, fazendo poesia, cantando e propondo músicas ao som de viola caipira. | Biblioteca Pública Belmonte. Zona Sul. Dia 26, das 15h às 20h. Grátis

| Galeria Olido – Sala Olido. Centro. Dia 26, 18h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

TODA TERÇA TEM ESPETÁCULO: “3ÉD+”

PRISCILA LAVORATO

Apresentação do duo de rock’n’roll formado em 2005. Atividade integrante do Programa Vocacional.

Show: Ma Vie en Rose. Dir.: Melissa Lopes. Músicos: Thadeu Romano (acordeão e arranjos), Billy Magno (piano) e Franco Lorenzon (contrabaixo acústico).

Espetáculo musical baseado na história da vida da cantora Edith Piaf. O texto foi elabo26

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz

Com Leandro Lima Bateria (bateria) e Dom Orione (vocal e guitarra).

| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. Dia 15, 20h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes, na recepção do CCJ)


CCJ É PALCO PARA CANTORES JAMAICANOS

| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. Grátis. Bushman. Dia 25, 20h (retirar ingresso uma hora antes na recepção do CCJ). Anthony B. Dia 27, 18h (retirar ingresso a partir das 10h na recepção do CCJ)

Marcos Alberti

O

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso recebe neste mês duas atrações internacionais que importam as raízes do reggae para o cenário brasileiro. Os cantores convidados são os jamaicanos Bushman e Anthony B. Abrindo as apresentações, Bushman faz show dia 25, às 20h, em parceria com o projeto Rototom Reggae Contest, concurso mundial de bandas que compõe o palco principal do Rototom Sunsplash, maior festival de reggae do mundo. Sua passagem pelo Brasil também divulga o novo CD, Bushman Sings the Bush Doctor, que presta homenagem a Peter Tosh, um dos pioneiros do reggae. No repertório, novas versões para as clássicas Legalize It e Mama Africa, ambas de Tosh. Dia 27, às 18h, é a vez de Anthony B. mostrar parte da longa discografia, iniciada em 1996, que o tornou referência do movimento rastafari mundial. O cantor já lançou mais de 1.000 composições, tendo como álbuns principais, Real Revolutionary e Too Strong. Suas letras abordam questões do próprio movimento rastafari, assim como ideias de justiça social e de orgulho africano. | Flávia Costa

Diogo Tornili faz show no corredor da Galeria Olido

ESPECIAL NO CORREDOR DA OLIDO GALERIA OLIDO | TÉRREO | CENTRO | 6ª | 17H | GRÁTIS Apresentações às sextas-feiras, após o expediente, na passagem interna da Galeria (entre a Rua Dom José de Barros e a Avenida São João). | Não é necessário retirar ingresso.

TRIO MANDANDO BALA O grupo apresenta clássicos da música brasileira popular e erudita, como O Astronauta, de Vinicius de Moraes e Baden Powell; Bachianas Brasileiras nº 5, de Heitor Villa-Lobos; e Samba do Avião, de Tom Jobim.

Divulgação

| Dia 11

DIOGO TORNILI Show: Brancarano.

Show acústico que conta com releituras de clássicos da MPB e canções dançantes do próximo CD do cantor paulistano. No repertório estão Brancarana, Feito pra Durar, Desnecessário, entre outras obras. | Dia 25

QUARTA NA VITRINE Anthony B. é referência do movimento rastafari

GALERIA OLIDO | VITRINE DA DANÇA | CENTRO | 4ª | 19H | GRÁTIS emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

27


RUTHE GLÓRIA Show: Compositores Negros Brasileiros.

Neste show, a cantora e compositora interpreta obras como Clube da Esquina 2, de Milton Nascimento; Palco, de Gilberto Gil; Que Pena, de Jorge Benjor, entre outras. | Dias 2, 9, 16 e 23 (não é necessário retirar ingresso)

QUINTA DO SAMBA ROCK GALERIA OLIDO | VITRINE DA DANÇA | CENTRO | 5ª | 19H | GRÁTIS

NEREU MOCOTÓ E SWING O cantor apresenta seu CD solo Samba Power, que conta com músicas como Tudo Bem, Balança Menina e Ela Merece um Samba. | Dias 3, 10, 17 e 24 (não é necessário retirar ingresso)

Christian Hildon (guitarras), Eduardo Dias de Andrade (baixo) e Renato Nunes (bateria).

A banda passeia com maestria e inventividade de um jeito bem punk do baião ao rock, do jazz à Dave Brubeck, com um molho de samba soul ao psicodélico. No show, músicas de autoria do grupo, como Um e Dois, Shakespeare Reencenado e Escrito Dito Está.

MICKEY JUNKIES Com Rodrigo Carneiro (vocal), Erico Birds (guitarra), André Satoshi (contrabaixo) e Ricardo Mix (bateria).

Referência do rock alternativo do Brasil nos anos 1990, o quarteto de Osasco tocou praticamente em todos os lugares possíveis do gênero da cidade de São Paulo. Foram elogiados por David Grohl do Nirvana em uma matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo, em 1993. No show, músicas de autoria da banda como Tryin’ to Resist, Use Me (To Move On) e Crazy Race.

Divulgação

THE SOUNDTRACKERS Com Rodrigo Rodrigues (vocal e violão), Fabio Nogueira e Paula Marchesini (vocais), Danilo Barbalaco (guitarra), Eron Guarnieri (teclados), Fabio Effori (baixo) e Luiz Capano (bateria).

No show, o grupo faz uma linha cinematográfica do rock, desde os filmes de Elvis Presley e dos Beatles, homenageando clássicos como Sem Destino e Embalos de Sábado à Noite, até chegar em De Volta para o Futuro e CaçaFantasmas. Estão no programa canções como Jailhouse Rock, de Jerry Leiber e Mike Stole; Staying Alive, dos Bee Gees; e The Eye of the Tiger, do Survivor. | Shows seguidos. A ordem das apresentações é decidida na hora.

SEXTA SONORA CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO | ANFITEATRO | CENTRO | 6ª | 20H | GRÁTIS | Retirar ingresso uma hora antes na recepção do CCJ.

Nereu Mocotó apresenta samba rock na Galeria Olido todas as 5as-feiras de fevereiro

UOH! (URUGUAI) A banda faz show de música instrumental. | Dia 18, 20h

ROCK NA VITRINE GALERIA OLIDO | VITRINE DA DANÇA | CENTRO | DIA 12 | 18H | +12 ANOS | GRÁTIS Curadoria: Luiz Calanca (selo Baratos Afins). O projeto permanente convida bandas independentes para se apresentarem no segundo sábado de cada mês.

BUSHMAN Veja destaque na página 27. | Dia 25, 20h

SHOWS NO CCSP

| Não é necessário retirar ingresso.

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | SALA ADONIRAN BARBOSA | CENTRO

BAILEN PUTOS

| A bilheteria abre duas horas antes de cada show, exceto nas apresentações de Zé Geraldo e do Cachorro Grande.

Com Rangel (vocal, violão e percussões), Cláudio (piano), 28

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz


Divulgação

The Soundtrackers toca trilhas de cinema no Rock na Vitrine

PEDRA BRANCA Participação da dançarina Laíz Latenek. | Dia 5, 19h. Dia 6, 18h. R$ 15

CÉREBRO ELETRÔNICO E ODEGRAU Participações especiais: Juliano Gauche (Solana), Galo (Trupe do Chá de Boldo), Arruda e Paulo César de Carvalho (Babilaques). | Dia 12, 19h. R$ 10

ZÉ GERALDO & BANDA Show: Catadô de Bromélias.

Na apresentação, o cantor e compositor mostra sucessos de sua autoria e feitos em parceria com Zeca Baleiro, Nô Stopa e outros, além de uma versão do clássico de Bob Dylan, Mr. Tamborine Man. | Dia 13, 18h. R$ 20 (a bilheteria estará aberta a partir das 14h)

BRUNA CARAM & BANDA | Dia 19, 19h. R$ 20

SOLANA E TRUPE DO CHÁ DE BOLDO Participações especiais: Tatá Aeroplano (Cérebro Eletrônico), Peri Pane (O Degrau), Guilhermoso e Paulo César de Carvalho (Babilaques). | Dia 20, 18h. R$ 20

CACHORRO GRANDE

aberta nos dias 24 e 25, das 14h às 18h, e nos dias 26 e 27 a partir das 14h)

TERÇA DE SAMBA GALERIA OLIDO | VITRINE DA DANÇA | CENTRO | 3ª | 19H | GRÁTIS

GRAÇA BRAGA A cantora apresenta seu CD solo Eu Sou Brasil com músicas inéditas, como A Dona do Samba, Por Liberdade e Guerra dos Sexos, que contou, na gravação, com a participação de Jair Rodrigues. | Dias 1º, 8, 15 e 22 (não é necessário retirar ingresso)

INSCRIÇÕES: FESTIVAL REVIVA RAP Até dia 20, a recepção do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso estará recebendo inscrições gratuitas para a seleção de 20 grupos de rap que quiserem participar do Festival Reviva Rap. O evento será realizado em duas etapas: nos dias 19/3 e 16/4, das 17h às 21h30. Em cada uma delas, serão selecionados quatro finalistas que integrarão uma coletânea a ser lançada em julho. A ficha de inscrição e o regulamento podem ser acessados no site: www.vozdarua.com.br/revivarap .

| Dia 26, 19h. Dia 27, 18h. R$ 20 (a bilheteria estará emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

29


música erudita ENCONTRO ENFOCA A HERANÇA CULTURAL DOS IMIGRANTES

30

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz

primeiros imigrantes”, afirma Anna. Desta vez, as apresentações mostram o que fazem os descendentes daquelas levas de estrangeiros. “Além disso, é abordado o intercâmbio que realizam com os brasileiros e com integrantes de outras comunidades residentes em São Paulo”, explica a curadora. | Gilberto De Nichile Veja programação na página ao lado.

Chico Escher

P

ara marcar a reabertura da Biblioteca Mário de Andrade, a segunda maior do País, sua diretora, Maria Christina Barbosa de Almeida, pensou na realização de um evento que ressaltasse a importância de seu vasto acervo e sua acessibilidade à população da cidade em geral, em toda a sua diversidade cultural. Algo que também pudesse promover o local como um polo de encontro e intercâmbio entre as muitas comunidades que integram a metrópole. Foi assim que nasceu o ciclo São Paulo: Seus Povos e Suas Músicas. “Nesses encontros semanais, pretendemos aproximar o público dessa temática, mostrando a forma como os imigrantes e seus descendentes encontraram de relacionar sua herança com as influências transculturais da cidade”, conta Maria Christina. Formado por uma mesa-redonda, na qual especialistas debatem suas experiências de integração cultural em São Paulo, cada encontro enfoca um grupo diferente de imigrantes. Em seguida, há uma apresentação musical com obras compostas pelos povos abordados. O ciclo teve início em janeiro e tratou da comunidade árabe. Este mês, é a vez dos italianos, dos russos, dos japoneses e dos alemães. Em março, serão enfocadas as comunidades húngara, andina e judaica; em abril, a espanhola, a polonesa, a portuguesa e a coreana. Os povos africanos encerram a programação em maio. Como curadora da parte musical foi convidada a cantora e pesquisadora Anna Maria Kieffer. Em 2004, depois de um trabalho de três anos de estudo junto a 13 núcleos de imigrantes, ela lançou o CD-livro duplo Cancioneiro da Imigração – Memória Musical Brasileira. “Os recitais na Biblioteca, de certa forma, dão continuidade aos concertos mostrados quando o álbum foi lançado. Na ocasião, os grupos apresentavam o que eu denomino ‘memória do navio’, já que a maioria das composições era aquela que veio com os

A cantora e pesquisadora Anna Maria Kieffer faz a curadoria musical


Divulgação

ITALIANOS EM SÃO PAULO Mesa-redonda com Rosalba Facchinetti (jornalista e autora da obra Antes que Acabe Só em Pizza, pela Angellara) e Percival Tirapeli (titular em História da Arte pelo Instituto de Artes da Unesp e autor do livro São Paulo: Artes e Etnias, entre outros).

IN TERRA LONTANA Apresentação musical com Adelia Issa (soprano), Alessandro Greccho (tenor), Sandro Bodilon (barítono), Biagio Mario Villani (piffero), Emilio Ferrara (zampogna) e Leonardo Fernandes (piano). Participação especial: Eloy de Abreu (barítono).

Soprano Gabriella Pace é convidada da Orquestra Experimental de Repertório

ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO, CORAL LÍRICO E SOLISTAS Regência da OER: Jamil Maluf. Regência do Coral: Mário Zaccaro. Solistas convidados: Gabriella Pace (soprano) e Leonardo Pace (baixo-barítono).

No programa serão interpretadas a abertura da ópera Norma, de Vincenzo Bellini; Te Deum e Sinfonia nº 8, Op. 88 em Sol Maior, de Antonín Dvorák. | Sala São Paulo. Praça Júlio Prestes, 16. Centro. Tel.: 3223-3966. Dia 27, 11h. Grátis

SÃO PAULO: SEUS POVOS E SUA MÚSICA BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE | AUDITÓRIO | CENTRO | SÁB. | GRÁTIS Curadora musical: Anna Maria Kieffer. Mesas-redondas mediadas por representantes da Biblioteca, seguidas de apresentações musicais. O ciclo se estende até o mês de maio.

Veja destaque na página ao lado. | Retirar ingresso meia-hora antes do início dos encontros, no saguão de entrada da Biblioteca.

O programa reúne obras vocais de música erudita, popular e de salão, pontuadas por intervenção de música tradicional, por meio de um duo de gaitas de fole tocadas por membros da comunidade que ainda hoje atuam, na época do Natal, à frente dos presépios e nas portas da Igreja dos Italianos para “chamar os pastores”. Serão apresentados na Biblioteca cantos tradicionais de regiões italianas como Sardenha, Toscana e Veneto; música de salão praticada pelos imigrantes nos anos 1910 e 1920, com obras de Vidal, Bixio e Tagliaferri; associações líricas, com obras de compositores como Gioachino Rossini, Giuseppe Verdi e Antonio Carlos Gomes; e a herança musical brasileira, com peças de Francisco Mignone e Camargo Guarnieri. | Atividades seguidas. Dia 5, das 16h às 18h

RUSSOS EM SÃO PAULO Mesa-redonda com Boris Schnaiderman (ucraniano precursor, em 1960, do curso de Língua e Literatura Russa na USP e tradutor de escritores de seu país, como Fiódor Dostoiévski e Anton Tchekhov) e Tatiana Belinky (nascida em São Petersburgo, na Rússia, aos 10 anos imigrou com a família para São Paulo e se tornou uma das mais importantes escritoras de literatura infantil do Brasil; é autora de livros como Coral dos Bichos e Di-versos Russos).

CANTOS SACROS E PROFANOS Apresentação musical com o Coro da Catedral Ortodoxa de São Nicolau. Regência: Helena Panko Protocevich e Delphim Rezende Porto Junior (Aleluia). Solista: Pe. Konstantino Bussyguin. Leitores: Tatiana Bussyguin e Gustavo Yonemura Ramirez. Participações especiais: Vesna Bancovic (meio-soprano) e Dana Radu (piano).

A comunidade russa em São Paulo reúnese, principalmente, em torno dos eventos religiosos e culturais organizados pela Igreja Ortodoxa Russa, e mantém, também, o hábito sedimentado no século 19 de cantar em família. O programa apresentado na Biblioteca inclui obras da tradição russo-ortodoxa da Semana Santa, com leituras salmodiadas, preces entoadas e hinos religiosos. Serão, ainda, interpretadas obras de compositores russos dos emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

31


o século 19 e boa parte do 20, principalmente por meio de agremiações musicais e de centros de estudo, como o Club Haydn, fundado em 1883; a Sociedade Filarmônica Lyra; a Sociedade Bach e a Escola Livre de Música Pró-Arte com suas apresentações de músicas barroca e de câmara, de óperas, operetas e exemplos de haussmusik (música realizada em reuniões domésticas por instrumentistas e cantores). No programa apresentado na Biblioteca, obras de Georg Friedrich Haendel e Robert Schumann, entre outros compositores, além de canções folclóricas e tradicionais alemãs harmonizadas por Johannes Brahms e Ludwig van Beethoven.

séculos 19/20, como Mikhail Glinka, Rimsky Korsakov e Piotr Ilich Tchaikovsky. | Atividades seguidas. Dia 12, das 15h às 17h

JAPONESES EM SÃO PAULO Mesa-redonda com Jo Takahashi (arquiteto que atua como consultor de arte e cultura na Fundação Japão, onde trabalhou durante 25 anos como administrador cultural; é criador da produtora Dô Cultural, especializada em cultura japonesa) e Madalena Natsuko (professora doutora da USP, onde coordena o curso de graduação em Língua e Literatura Japonesa; traduziu autores japoneses como Makurano Sôshi e Akutagawa).

TONS DE OUTONO Com Danilo Tomic e Alexander Iwami (shakuhachi), Camilo Carrara (violão), Kayami Satomi (violoncelo), Tamie Kitahara, Yuko Ogura e Reiko Nagase (kotô).

João Caldas

Em São Paulo, entre as instituições que mais têm se dedicado ao estudo da música antiga e contemporânea do Japão, destaca-se a Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa, que ensina aos alunos instrumentos tradicionais como o shakuhachi (de sopro) e o kotô (de cordas). Atualmente a sociedade é dirigida por um de seus principais discípulos, o compositor paulistano de origem sérvia Danilo Tomic, mestre em shakuhachi. Executado com instrumentos tradicionais, o programa apresentado na Biblioteca reúne obras da música clássica japonesa dos séculos 8 ao 18, de autores anônimos e de Yoshisawa Kengyo; composições criadas entre 1930 e 1950, compostas por Michio Miyagi e Rando Fukuda; e obras contemporâneas de autores como Kohachiro Miyata, Katsuhiko Yoshizaki e Danilo Tomic.

| Atividades seguidas. Dia 26, das 16h às 18h

| Atividades seguidas. Dia 19, das 16h às 18h

GERMÂNICOS EM SÃO PAULO Mesa-redonda com Willi Bolle (nascido em Berlim, Alemanha, é professor titular de Literatura na USP e autor de obras como Fisiognomia da Metrópole Moderna: Representação da História em Walter Benjamin, pela Edusp; e Grandesertão.br, pela Duas Cidades e 34) e Daniela Rothfuss (alemã que tem mestrado em História e Ciências Políticas pela Universidade de Tübingen, Alemanha; é coordenadora do Arquivo e da Biblioteca de Imigração Alemã do Instituto Martius-Staden e responsável pelos projetos históricos conduzidos pela instituição).

ECOS DO RENO E DO DANÚBIO Com Andrea Kaiser (soprano); Walter Weiszflog (barítono); Trio Kaiser-Miller-Bock, formado por Andrea Kaiser (soprano), Gretchen Miller e Vana Bock (violoncelo); e Trio MiRiMa, formado por Uwe Kleber (violino), Gretchen Miller (violoncelo) e Maria Elisa Risarto (piano).

A imigração alemã de São Paulo é a mais antiga das imigrações oficiais no Brasil e contribuiu muito na formação musical da cidade durante 32

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz

Soprano Andrea Kaiser celebra a presença alemã em São Paulo


dança

Dominiq - Um Estudo sobre Espiritualidade participou de festivais na França e Lituânia Divulgação

ESPIRITUALIDADE INSPIRA ESPETÁCULO DE DANÇA

A

partir de questionamentos surgidos na mente do homem desde sua existência, foi concebido o espetáculo Dominiq – Um Estudo sobre Espiritualidade, apresentado pela Experimentus Cia. de Dança, de Fortaleza (CE), de 17 a 20, na Galeria Olido. Dirigida e criada por Paulo Lima, a coreografia fala sobre espiritualidade em seu sentido mais amplo, sem focar na religião ou liturgia. Segundo Lima, o tema desperta muitas dúvidas. “Perguntas como: De onde viemos e para onde vamos? Existe uma força maior que nos guia, ou estamos apenas perdidos no meio da imensidão do universo? são comuns aos seres humanos.” Além dessas incertezas, outra fonte de inspiração para o trabalho foram as andanças que o grupo fez por Portugal e França, especialmente um laboratório realizado em parceria com a coreógrafa francesa Matilde Mounier. No palco, dois intérpretes, Ana Souza e Wagner Beulk, abordam a proposta por meio de

movimentos sutis e, ao mesmo tempo, precisos e expressivos, acompanhados por trilha sonora composta de colagens de obras eruditas de piano e cantos isolados. A encenação conta ainda com outras expressões artísticas, como a dramaturgia e a recitação de textos do poeta Augusto dos Anjos e de versos das composições de Cazuza. Os figurinos são discretos e utilizam uma cartela de cores neutras e primárias. “A ideia é deixar a cena limpa para que o público crie seu próprio conceito de plano espiritual, se de fato existir um”, conta o coreógrafo. O espetáculo já foi apresentado nos festivais europeus Tarptautinis Modernaus Sokio Festivalis, na Lituânia, e Montpellier Danse, na França. | Natália Figueiredo | Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. De 17 a 20. De 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes) emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

33


Divulgação

Relação vida e obra de Virgínia Woolf serve como fonte de pesquisa para Anjos Negros, da Cia. Fragmento de Dança

CIA. FRAGMENTO DE DANÇA Espetáculo: Anjos Negros. Coreografia e dir.: Vanessa Macedo. Com Carolina Minozzi, Jéssica Moretto, Priscila Lima e Vanessa Macedo. 55 min. +12 anos.

Livremente inspirado em Virginia Woolf, mas sem buscar uma releitura de seus romances ou personagens, o espetáculo busca os espaços que se abrem na intertextualidade e na relação vida e obra da autora. | Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. De 3 a 6. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

ENTRE TODAS AS COISAS/DE DANÇA EXPANDIDA: “ESTUDOS EM CHROM.AQUI” Projeto Mov’ola. Concepção e coreografia: Alex Soares. Dir.: Alex Soares e Cecília Meirelles. Com Paula Zonzini, Wody Santana, Natascha Takahashi e Diego Mejia. 60 min. Livre.

Partindo da proposta interdisciplinar do projeto “entre todas as coisas/dança expandida”, Estudos em Chrom.Aqui faz uma releitura de trechos de Solo a Dois e Paralaxe de Paranoias, trabalhos coreográficos anteriores de Alex Soares, abrindo uma nova camada que interligue as duas obras quando ainda estavam em fase de elaboração. | Centro Cultural São Paulo – Espaço Cênico Ademar Guerra. Centro. De 3 a 6. 5ª a sáb., 21h. Dom., 20h. Grátis

EXPERIMENTUS CIA. DE DANÇA Espetáculo: Dominiq – Um Estudo Coreográfico sobre Espiritualidade. Coreografia e dir.: Paulo Lima. Intérpretescriadores: Ana Souza e Wagner Beulk. 35 min. Livre.

Veja destaque na página 33. | Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. De 17 a 20. 5ª 34

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz

a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

NÚCLEO OMSTRAB Espetáculo: Diários de Viagem – Percepção Espacial do Tempo Traduzida em Movimento. Com Fabiana Granusso, Fernando Lee, Marcio Greyk e outros. Músico convidado: Lloyd Bonnemaison. Projeto contemplado pelo ProAC, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. 50 min. Livre.

O grupo mistura ficção e realidade em um espetáculo de dança contemporânea com música especialmente composta e executada ao vivo. As imagens da encenação percorrem situações vividas pela companhia em viagens pelo Brasil e por países de três continentes durante 15 anos. | Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. De 10 a 13. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis | Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. De 17 a 27. 6ª e sáb., 21h. Dom., 16h. Grátis | Retirar ingresso uma hora antes.

PROJETO DR Espetáculo: peça.CRISE. Projeto DR: Laura Bruno, Mara Guerrero, Sheila Áreas e Tarina Quelho. Projeto contemplado pela 8ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança. 55 min. Livre.

Estudo e crítica sobre a produção recente do DR que busca construir situações radicais de (auto) ficção, uma dramaturgia possível, não linear e polifônica como evento acontecendo no corpo. | Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. De 24 a 27. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)


exposições

Mônica executa painel estêncil no Pavilhão das Culturas Brasileiras Divulgação

MÔNICA NADOR TRANSFORMA PAVILHÃO EM ATELIÊ

E

m 2003, a artista plástica Mônica Nador fundou o Jardim Miriam Arte Clube (Jamac), espaço dedicado à arte e à cultura, que promove oficinas de estêncil, cinema e animação. A atividade mais vistosa desenvolvida por esse grupo, no entanto, foi a pintura das residências da região localizada na zona sul de São Paulo, utilizando cores e motivos artísticos diferentes escolhidos pelos próprios moradores. Uma parte dessa experiência desenvolvida ao ar livre será transportada para dentro de um espaço expositivo a partir do dia 2. O público terá acesso ao trabalho coordenado por Mônica no ateliê que ocupará o piso inferior do Pavilhão das Culturas Brasileiras, localizado no Parque Ibirapuera. As obras expostas seguem o formato work in progress (trabalho em andamento, em tradução livre) e são executadas pelo núcleo de pintura em estêncil do Jamac, composto por cerca de dez pessoas, a maioria delas moradora da comunidade da zona sul. Objetos que compõem o acervo do Pavilhão se tornam inspiração para as criações, exibidas por meio de uma aplicação em

faixas de tecido de aproximadamente 6 metros de altura, afixadas no teto do local e na parede contígua à rampa de acesso ao piso superior. “A proposta é levar para o espaço expositivo o caráter de experimentação artística que norteia as atividades naquela comunidade”, resume a artista plástica, que há anos abandonou a pintura tradicional para se dedicar à experimentação e a trabalhos em comunidades. Ainda na primeira semana de fevereiro, será grafitado por Paulo O’Meira, artista integrante do Jamac, um painel na entrada do Pavilhão, contribuindo para recriar um pouco do colorido das casas do Jardim Miriam. Também neste mês, Mônica e outros artistas plásticos convidados participam, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, da mesa-redonda Arte como Ferramenta Política: como Transformar a Realidade através da Arte? (veja na página 43). | Giovanna Longo | Pavilhão das Culturas Brasileiras. Zona Sul. Abertura dia 2. Visitação: 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

35


Abertura

Veja destaque na página 38.

com móveis da época, permitindo conhecer o acervo que pertenceu a ele, bem como as obras temáticas em arquitetura e urbanismo do acervo.

| Centro Cultural São Paulo – Sala Tarsila do Amaral. Centro. Abertura dia 19, 15h (nesse dia, ocorrerá uma visita guiada pela artista). Em cartaz: de 20/2 a 8/5. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis

CIÊNCIA E COTIDIANO

FERNANDA GOMES – MONOGRÁFICAS

MÔNICA NADOR: AUTORIA COMPARTILHADA Veja destaque na página 35. | Pavilhão das Culturas Brasileiras. Zona Sul. Abertura dia 2. Em cartaz: de 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

SUCATA DIGITAL – COMUNICAÇÃO POSSÍVEL A exposição reunirá obras esculturais formadas por componentes de comunicação digital sucateados. A abertura contará com performances, intervenções e experimentações musicais. Lucas Barbosa Villar, idealizador do projeto, fará plantão por uma semana na instalação, propondo reflexões e experiências ao público. Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação de Espaço. | Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – hall de entrada, área de convivência e mirante. Zona Norte. Abertura dia 5, 18h (hall de entrada). Em cartaz: de 6 a 27, das 10h às 18h. Grátis

Em cartaz

AMBIENTES MODERNOS – A CASA DA RUA SANTA CRUZ, DE GREGORI WARCHAVCHIK, E OUTRAS CASAS DA MODERNIDADE Curadoria: Mauro Claro.

A exposição resgata o clima de um ambiente moderno e permite, ao observador, experimentar a proposta modernista em um local projetado pelo arquiteto Warchavchik. Por meio de fotografias, desenhos e textos, a mostra recupera a memória da edificação histórica em seus primórdios, entre 1927 e 1934. | Casa Modernista. Zona Sul. 3ª a dom., das 9h às 17h . Grátis

BIBLIOTECA PRESTES MAIA: TEMPOS URBANOS DIVERSOS Curadoria: Ana Luiza Martins.

Registros de edificações projetadas por Prestes Maia e de marcos arquitetônicos do bairro de Santo Amaro, com destaque para o entorno da Biblioteca desde sua construção nos anos 1960 até hoje. A mostra proporciona, também, uma visita ao gabinete do ex-prefeito, 36

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz

| Biblioteca Pública Prestes Maia. Zona Sul. 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb., das 9h às 16h. Grátis

Curadoria científica: Arnaldo de Oliveira, Olga Sato e Raul Abramo. Museografia e design: Miguel Paladino (Engenho Cultural).

Exposição de temas científicos presentes no dia a dia em áreas como biologia, física, matemática e ciências da Terra com o objetivo de instigar a curiosidade científica e apresentar o acervo temático em ciências da Biblioteca. | Biblioteca Pública Mário Schenberg. Zona Oeste. 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb., das 9h às 16h. Grátis

DA INDEPENDÊNCIA AO GRITO: HISTÓRIA DE UMA CASA DE PAU A PIQUE Curadoria: Margarida Andreatta (arqueóloga do Museu Paulista).

A mostra revela vários aspectos da casa histórica do Parque da Independência por meio de imagens, desenhos, fragmentos do cotidiano e audiovisual. | Casa do Grito. Zona Sul. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

DA INDEPENDÊNCIA AO GRITO: UM PROJETO DE MONUMENTO Curadoria: Cecília Salles (historiadora) e Ricardo Bogus (museólogo), ambos do Museu Paulista.

Imagens, textos e projeções de documentários sobre aspectos que envolveram a Proclamação da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, e a construção do Monumento à Independência, um século depois. | Monumento à Independência – cripta. Zona Sul. De 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

ESCAVANDO O PASSADO – A ARQUELOGIA NA CIDADE DE SÃO PAULO Curadoria: Cíntia Bendazzoli (arqueóloga).

Exposição de arqueologia com fragmentos encontrados na cidade de São Paulo nos últimos 30 anos, como pedras lascadas, cerâmica indígena e materiais históricos. | Sítio Morrinhos. Zona Norte. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

FAZERES E SABORES DA COZINHA PAULISTA Curadoria: Rosa Belluzzo.

A mostra revela os hábitos alimentares dos bandeirantes e tropeiros, apresentando um panorama do cotidiano desses personagens. O


Divulgação

De Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti, instalação Solo pode ser vista até dia 27 na Capela do Morumbi

público pode ver os instrumentos de madeira adotados pelos portugueses e mamelucos, a palha utilizada na confecção de esteiras, cestas e peneiras que compõem a história da adaptação dos colonizadores ao modo de vida indígena e receitas que representam essa mistura de sabores típicos. | Casa do Tatuapé. Zona Leste. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

LUÍS GAMA E O ABOLICIONISMO PAULISTANO Curadoria: Maria Luiza Ferreira de Oliveira (professora de História do Brasil da Unifesp).

Apesar de ser filho de uma negra liberta na Bahia, Luís Gama foi vendido a um mercador de escravos pelo pai, e chegou a São Paulo em 1840, quando tinha 10 anos de idade. Permaneceu escravo por oito anos e provou sua condição de homem livre. Dedicou a vida a acusar as arbitrariedades praticadas contra os negros em São Paulo. No seu enterro, em 25 de agosto de 1882, um expressivo número de 3.000 pessoas –a capital tinha apenas 40 mil habitantes na época– acompanhou o féretro. A mostra reúne fotos, artigos, poemas, entre outros itens. | Sítio da Ressaca. Zona Sul. 3ª a dom, das 9h às 17h. Grátis

PARADAS EM MOVIMENTO: “PASSADO IMPERFEITO” Curadoria: Rodolfo Kronfle Chambers.

Nas dez telas de plasma espalhadas por locais de passagem do CCSP, é exibida esta mostra que reúne vídeos de alguns dos mais notáveis artistas contemporâneos do Equador, como Juan Carlos León, Illich Castillo e Manuela Ribadeneira. O critério da compilação joga com a concepção filosófica do “eterno retorno”, aquela repetição infinita de situações, acontecimentos, pensamentos, sentimentos e ideias, enfatizando o contraste entre presente e passado. | Centro Cultural São Paulo – bibliotecas e Pisos Flávio de Carvalho e Caio Graco. Centro. Até dia 6/3. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis

TEATRO MUNICIPAL: ÍCONE E MEMÓRIA Curadoria: Marcio Sgreccia.

Mostra composta de painéis explicativos, fotos de artistas, maquetes de cenários, adereços e outras peças que contam parte da história do Teatro que completará 100 anos em setembro deste ano. | Museu do Teatro Municipal. Centro. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

37


P

ara a maioria das pessoas, uma cadeira é uma cadeira, uma panela velha é uma panela velha e um espelho quebrado é um espelho quebrado. Para a artista plástica carioca Fernanda Gomes, não. Sob seu olhar, qualquer coisa que a rodeia, tanto objeto do cotidiano como material corriqueiro, transforma-se em elemento para a composição de seus trabalhos. Selecionando-os e atuando sobre eles com ações como as de juntar, estender, amarrar, colar e suspender, ela os insere em espaços expositivos, criando verdadeiras obras de arte. Desde que começou a produzir instalações no final da década de 1980, suas peças foram ganhando notoriedade, dando lugar a uma carreira internacional, com mostras individuais e coletivas realizadas, entre outras, na Bienal de Veneza, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves na cidade do Porto (Portugal), na Baumgartner Gallery de Nova Iorque, no Musée d’Art Contemporain de Bordeaux (França) e na Chisenhale Gallery de Londres. Entre 19 de fevereiro e 8 de maio, a Sala Tarsila do Amaral do Centro Cultural São Paulo recebe uma retrospectiva da artista, com obras realizadas nos últimos 20 anos, além de trabalhos inéditos. A mostra é a primeira da série Monográficas, que tem o objetivo de reexaminar o trabalho de profissionais das artes plásticas cujas trajetórias tiveram início na virada para a década de 1990. No dia da abertura, às 15h, Fernanda promove uma visita guiada à exposição.

3ª MOSTRA DO PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES 2010 Artistas convidados: Cláudio Mubarac e Daniel Acosta. Artistas selecionados: Azeite de Leos, Bruno Caracol, Dirceu Maués, Jonathas de Andrade, Leandro Cardoso e Thiago de Melo. | Centro Cultural São Paulo – Piso Caio Graco. Centro. Até dia 13/3. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis

DEBATE: “TARDES ÉPICAS, ENSAIOS” Atividade sobre Leandro Cardoso, artista plástico presente na 3ª Mostra do Programa de Exposições 2010. | Centro Cultural São Paulo – sala de debates. Centro. Dia 5, das 16h às 18h. Grátis

VISAGENS – VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES Artista plástico: Ernesto Bonato.

Exposição permanente composta por xilogravuras feitas a partir de retratos, | Biblioteca Pública Belmonte – saguão. Zona Sul. 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb., das 9h às 16h. Grátis

Últimos dias

SOLO Obra de Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti.

Sobre uma superfície plana formada por chapas metálicas e polidas, o público é levado a caminhar. | Capela do Morumbi. Zona Sul. Até dia 27. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

20 ANOS DO PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES DO CCSP A mostra reúne obras do início de carreira e atuais de cerca de 20 artistas selecionados pelo Programa Anual de Exposições do CCSP. Estão reunidos trabalhos de Rosângela Rennó, Marco Buti, Vânia Mignone, entre outros. | Centro Cultural São Paulo – Piso Flávio de Carvalho. Centro. Até dia 13. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb, dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis Divulgação

FERNANDA GOMES FAZ ARTE COM MATERIAL CORRIQUEIRO

| Gilberto De Nichile |Centro Cultural São Paulo – Sala Tarsila do Amaral. Centro. Abertura dia 19, 15h. Em cartaz: de 20/2 a 8/5. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis 38

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz

Paraquedas: obra de Fernanda Gomes


cursos e oficinas

C

om início neste mês, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso oferece a oficina Núcleo de Direção Teatral, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h30. Ministrado pela II Trupe de Choque, grupo criado há mais de dez anos, o curso abre vagas para o Núcleo de Pesquisa Peripatéticos. O objetivo é provocar a prática e a reflexão dos processos de criação da encenação teatral em suas diversas dramaturgias, como teatro e vídeo, filosofia teatral e atuação. Os Núcleos fazem parte do novo projeto de pesquisas da companhia que recebeu o nome de Material/Tebas/Eldorados 11 de Setembro, trabalho contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro. Nele, os participantes são atuantes e observadores ao mesmo tempo, misturando teoria e prática. A oficina é indicada para interessados acima de 14 anos e não é necessário ter experiência prévia. | Flávia Costa | +14 anos. 50 vagas. Inscrições até dia 6/2 na recepção do CCJ ou pelo e-mail: inscricoes.ccj@gmail. com . Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. De 2/2 a 27/7. 4ª, das 19h às 21h30. Grátis

DANÇA DE SALÃO – O GRANDE BAILE Coord.: Ítalo Rodrigues Faria.

Atividade aberta de dança de salão que apresenta gêneros como gafieira, samba rock, zouk e tango. | Não é necessário fazer inscrição. Informações: 33974037. Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. 4ª, das 12h às 14h. Grátis

TATU BOLO GASTRONOMIA Coord: Marcelo Angele (professor do Senac).

Atividade de decoração de doces cupcakes de vários sabores. Os participantes vão se deliciar com cremes coloridos e diversos confeitos prontos para decorar. Os trabalhos poderão ser levados para casa como lembrança do CCSP e do Senac Aclimação. | +6 anos e adultos (cada adulto poderá acompanhar no máximo duas crianças). 40 vagas. Inscrições no local meia-hora antes. Informações: 3397-4036/37. Centro Cultural São Paulo – Sala Zero. Centro. Dia 26, das 14h às 15h30. Grátis

INSCRIÇÕES: CURSOS NO CCSP Até dia 17, a divisão de ação cultural e educativa do Centro Cultural São Paulo estará com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.centrocultural.sp.gov.br . As inscrições devem ser feitas por meio de ficha disponível no site, posteriormente enviada para o e-mail: dace.ccsp@gmail.com . A relação dos inscritos será divulgada dia 24.

Sylvia Masini

CCJ REALIZA OFICINA DE DIREÇÃO TEATRAL

DANÇA DE SALÃO Coord.: Rogério da Col. Projeto: Dançar É Bom Demais.

Oficina que ensina passos de diversos gêneros dançantes, ministrados de forma suave e progressiva. Modalidades: sertanejo universitário e line dance, às 3ªs; salsa, merengue e cha cha cha, às 4ªs; bolero e tango, às 5ªs; samba no pé, pagode, samba rock e gafieira, às 6ªs; e atividade prática de baile reunindo todos os gêneros, aos sábados. | Inscrições pessoalmente nos dias da atividade. Informações: 3331-8399 e 3397-0171. Galeria Olido – Vitrine da Dança. Centro. 3ª a 5ª, das 15h às 17h. 6ª, das 15h às 17h e das 19h às 21h. Sáb., das 15h às 18h. Grátis

NÚCLEO DE DIREÇÃO TEATRAL Veja destaque acima. | +14 anos. 50 vagas. Inscrições até dia 6 na recepção do CCJ ou pelo e-mail: inscricoes.ccj@gmail.com . Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. De 2 a 27. 4ª, das 19h às 21h30. Grátis

Dança de salão na Galeria Olido emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

39


palestras, debates e encontros JOVENS MONITORES CULTURAIS PROGRAMAM EVENTO NO CCJ

A

Fazem parte dessa proposta oito apresentações artísticas e seis workshops. Na parte de música, estão marcados shows com o grupo de pesquisa afro-brasileira Sambaqui, que interpreta samba de bumbo, jongo e batuque de umbigada; e com o Duo Abanã, que apresenta o Canto Lírico dos Orixás. O trio Faxeiro S.A. mostra o autêntico forró pé de serra e o grupo Suburbaque, formado por jovens do Alto do Tietê, realiza em frente ao CCJ um cortejo de maracatu. Para promover o primeiro racha freestyle do ano, o MC Criolo Doido e o DJ Dan Dan comandam uma Batalha de MC aberta a todos que quiserem participar. As artes cênicas são representadas pelo grupo Protótipo, que faz um show de improvisos e jogos teatrais seguindo sugestões dadas pelo público. Intervenções circenses são encenadas pelos “super-heróis brasileiros” Xuxu Beleza e Tomate Maravilha (Lu Mineiro e Elias Figueiro) e a atriz Sandra Lessa junto com a palhaça Julia Moura conta histórias inseridas no tema Ocupando o Espaço do Imaginário. Haverá, ainda, diversos tipos de oficina, como a de colagem, a de performance sonora, a de pintura acrílica sobre tela, a de sons produzidos por guitarras, a de estêncil e a de silk. | Luiz Quesada Veja programçao na página 42. Hendi Ducarmo

nova equipe de monitores culturais do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) mostra o que aprendeu em um ano de formação, quando frequentou o Programa Jovem Monitor 2010, realizado em parceria com o Instituto Tomie Othake, e promove, entre os dias 12 e 27, o evento O Outro ao Lado. Dividida em duas formas de apresentação, ciclo de debates e ocupação dos espaços, a programação procura aproximar o criador, o público e o CCJ. Os debates enfocam diversas linguagens artísticas e reúnem representantes com origens, produções e tempo de atuação distintos. Entre as questões abordadas estão as relações centro e periferia, instituições e produção cultural independente e o reconhecido e o anônimo. Convidados como Mônica Nador, artista plástica que desenvolve trabalhos com a comunidade do Jardim Miriam, parte deles expostos no Pavilhão das Culturas Brasileiras (veja destaque na página 35); o escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão; a crítica de arte e professora titular da PUC-SP Suely Rolnik; e a professora de dança contemporânea da USP Helena Bastos, fundadora da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, participam das mesas-redondas. Já a programação de ocupação dos espaços procura dar novas visibilidades ao conceito de palco, estendendo-o para diversas áreas do CCJ.

Grupo Suburbaque, do Alto do Tietê, faz desfile de maracatu em frente ao Centro Cultural da Juventude 40

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz


Instalado na Galeria Olido, o Centro de Memória do Circo recria o célebre Café dos Artistas, todas as segundas-feiras, às 14h Sylvia Masini

CAFÉ DOS ARTISTAS

parlendas, trovas e trava-línguas.

No mês de fevereiro, o Centro de Memória do Circo dá continuidade à tradição semanal do Café dos Artistas, evento que movimentava o Largo do Paissandu no século passado e que existe ainda hoje, porém em menor número. Nesses encontros, que ocorriam nos dias de folga dos circos, às segundas-feiras, artistas e donos de circo se reuniam para tratar de negócios, conversar e se integrar.

| Biblioteca Pública Belmonte. Zona Sul. Dia 25, 14h. Grátis

| Galeria Olido – Centro de Memória do Circo. Centro. De 7 a 28. 2ª, 14h. Grátis

CCJ VISITA: NÚCLEO ENGORDADOR Com Fernando Aquino (historiador e arte-educador) e Sandra Lessa (atriz e contadora de histórias).

Localizado no Parque Estadual da Cantareira, o lugar oferece o ambiente característico de Mata Atlântica, com cachoeiras e trilhas. Durante a atividade, a atriz Sandra Lessa conta histórias com o tema Ocupando o Espaço do Imaginário. | 43 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. No dia da visita, recomenda-se levar lanche e água. Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Encontro no hall de entrada. Zona Norte. Dia 19, das 9h às 15h. Grátis

ESPAÇO GOURMET – DELÍCIAS DA LITERATURA ORAL Encontro que simula um ‘restaurante literário’ cujo ‘cardápio’ é composto por declamação de cordéis, contação de “causos”, adivinhas,

FICÇÃO CIENTÍFICA Coord.: Grupo Solar 7.

Exibição de filmes e séries sobre ficção científica, seguida de palestra. | Livre. Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto. Centro. Dia 27, das 11h às 15h. Grátis

JORNADA FOTOGRÁFICA: “EXPEDIÇÃO BIXIGA” Fotógrafos, videomakers, arquitetos, historiadores, sociólogos, jornalistas, ambientalistas e moradores da Bela Vista estão convidados para participar da Primeira Expedição Bixiga. Organizada pela Associação Novolhar, a atividade pretende fazer um diagnóstico da situação atual do bairro. O material coletado servirá para a realização de exposição, blogue, documentário e, posteriormente, edição de um livro. A Jornada Fotográfica do Museu da Cidade de São Paulo, coordenada pelo fotógrafo André Douek, será encarregada da produção das fotografias. | Inscrições até dia 16. Enviar e-mail com telefone de contato para: adouek@prefeitura.sp.gov.br . Informações: 3396-6015. Jornada: de 18 a 20, das 7h às 22h. Ponto de encontro: Escritório de Inclusão Social (EIS) Bela VistaNovolhar. Rua 13 de maio, 361, Bela Vista. Grátis (exceto gastos com laboratório) emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

41


Sylvia Masini

Psicoterapeuta Valéria Barcellos (ao centro) comanda sessão de psicodrama no Centro Cultural São Paulo

LANÇAMENTO DA HQ “AVENTURAS NA ILHA DA CANANEIA” Lançamento de revista em quadrinhos que trata de histórias e lendas do primeiro povoado do Brasil, acompanhado de bate-papo com o roteirista e quadrinista William Souza de Oliveira e com os editores. Projeto apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC). | Centro Cultural São Paulo – Gibiteca Henfil. Centro. Dia 17, 19h. Grátis

PSICODRAMA Coord.: Cida Davoli.

Atividade desenvolvida inicialmente em 1921 pelo psiquiatra austríaco naturalizado norteamericano J.J. Moreno. Com base na dramatização, seguida por discussão, a encenação propõe vivenciar temas que fazem parte do cotidiano dos participantes. No CCSP, cada sessão –aberta a todos os interessados e sem necessidade de inscrição– é dirigida por psicodramatistas diferentes, permitindo que os profissionais apliquem técnicas diversificadas e troquem experiências. Julia Motta / Dia 5 Rosane Rodrigues / Dia 12 Mariângela Weschler / Dia 19 Valéria Barcellos e Regina Monteiro / Dia 26 | Informações: 3397-4037. Centro Cultural São Paulo – 42

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz

Sala Adoniran Barbosa. Centro. Sáb, das 10h30 às 13h. Grátis

RPG – PALESTRA Coord.: Grupo MegaCorp.

Oportunidade para jogadores e mestres de Role Playing Game receberem informações e se aperfeiçoarem. Após palestra, serão praticados jogos no Espaço Mestre do Jogo (próximo do Jardim Eurico Prado Lopes – rampa de acesso ao metrô). | +12 anos. Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto. Centro. Dia 13, das 11h às 15h. Grátis

TODA TERÇA TEM ESPETÁCULO: “SARAU EDUCAÇÃO PARA O FUTURO” Encontro para expressão artística e filosófica de ideias sobre a situação atual da educação brasileira. O objetivo é criar uma discussão comum sobre o assunto e pensar em conjunto soluções criativas e práticas para sua melhoria. Atividade integrante do Programa Vocacional. | 50 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Espaço Sarau. Zona Norte. Dia 1º, 19h30. Grátis

O OUTRO AO LADO CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO | ZONA NORTE | DE 12 A 27 | GRÁTIS

Veja destaque na página 40.


Ciclo de Debates | 50 lugares por atividade. Inscrições na recepção do CCJ.

ARTE COMO FERRAMENTA POLÍTICA: COMO TRANSFORMAR A REALIDADE ATRAVÉS DA ARTE? Com Mônica Nador (artista plástica e criadora do Jardim Miriam Arte Clube - Jamac), Cibele Lucena (artista visual e integrante dos coletivos Contrafilé, Frente 3 de Fevereiro e Política do Impossível) e Vermelho Queimado (artista plástico e grafiteiro). Mediação: Bruno Perê (artista visual).

O encontro visa discutir e refletir sobre a arte transformando a realidade. | Espaço sarau. Dia 12, 15h

A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA NA APROXIMAÇÃO ENTRE AUTORES E LEITORES Com Ignácio de Loyola Brandão (jornalista, roteirista e autor de 32 livros), Michel Yakini (do Sarau Elo da Corrente), Carolzinha Teixeira (educadora), Diego Arias (do Coletivo Cultural Poesia na Brasa), Ângela Castelo Branco (educadora do Instituto Tomie Ohtake) e Ubirajara Dias de Melo (bibliotecário). Mediação: Michell da Silva (do Coletivo Cultural Poesia na Brasa).

O encontro procura debater a relação escritor/leitor e contará com a presença de vários escritores. | Espaço Sarau. Dia 19, 16h

O HOMEM E SUA FEMINILIDADE, A MULHER E SUA MASCULINIDADE

| Espaço Sarau. Dia 26, 16h

AS DIFERENTES FORMAS DE SE FAZER DANÇA Com Helena Bastos (professora de dança contemporânea da ECA/USP e fundadora da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança), Luciano Kwaad (b’boy e ativista do Movimento de Articulação do Hip Hop de Carapicuíba) e Lucilene Santos (do grupo B.Girls Art’Culando).

Os convidados apresentarão como os diferentes modos de dançar se comunicam na criação das coreografias, mostrando as possibilidades de conexão entre os gêneros. Ao final do encontro, haverá uma jam session coordenada pelo grupo AfroBreak. | Teatro de arena. Dia 27, 15h

Ocupação dos Espaços

MÚSICA: AO VIVO NO CCJ – SAMBAQUI O Sambaqui, grupo pesquisador da cultura tradicional afro-brasileira da região Sudeste, fará uma apresentação interativa de jongo, ao som de tambores construídos artesanalmente por seus integrantes. | Anfiteatro. Dia 12, 19h30 (retirar ingresso uma hora antes)

Divulgação

Com Samanta Biotti (poeta do Coletivo Cultural Poesia na Brasa), Rafael Leona (artista plástico e cenotécnico) e Suely Rolnik (psicanalista, crítica de arte e professora

titular da PUC-SP).

O debate visa refletir sobre as atuais questões da mulher na sociedade e suas relações com o universo artístico.

Xuxu Beleza e Tomate Maravilha mostram os desafios do cotidiano brasileiro emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

43


Divulgação

Grupo Protótipo encena improvisos e jogos teatrais seguindo sugestões da plateia

TEATRO: SHOW DE IMPROVISO COM O GRUPO PROTÓTIPO Com Rafael Goldberg Lohn, Leandro Fernandes da Costa, Gustavo Bovino Gerard e Daniel Fernandes Zanella.

Por meio de improvisos e jogos teatrais, o grupo fará intervenções pelo espaço, criando cenas baseadas em sugestões da plateia. | Área de convivência. Dia 13, 15h (não é necessário retirar ingresso)

CORTEJO DE MARACATU Apresentação do grupo Suburbaque, formado por jovens do Alto Tietê, pesquisadores do maracatu pernambucano, que procuram valorizar e disseminar a cultura popular brasileira nos subúrbios e periferias do estado de São Paulo. | Mirante. Dia 13, 17h (não é necessário retirar ingresso)

CONTANDO HISTÓRIAS: OCUPANDO O ESPAÇO DO IMAGINÁRIO Com Sandra Lessa (atriz) e Julia Moura (palhaça).

Atividade de contação de histórias. | 30 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Espaço Sarau. De 16 a 25. 4ª e 6ª, 15h

OFICINA DE COLAGEM Coord.: Bárbara Pina.

Os participantes aprenderão a criar e customizar objetos por meio da técnica de colagem. | De 16 a 29 anos. 12 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Foyer do anfiteatro. Dias 16, 18 e 19, 15h 44

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz

OFICINA: PAISAGEM SONORA Coord.: Cássio Martins (músico integrante do coletivo Frente 3 de Fevereiro, parceiro de artistas como Thaíde, DJ Hum e Curumim).

Encontros para a criação de uma performance sonora como resposta à paisagem do CCJ. | Livre. 20 vagas. Inscrições até dia 16 na recepção do CCJ. Espaço Sarau. De 16 a 19 e de 22 a 25, 15h

OFICINA: CAVALETE ANDANTE Coord.: Jardélio Santos e Bruno Perê.

Nesta oficina, os participantes aprenderão técnicas de pintura acrílica sobre tela. Conheça o projeto acessando: http://www.ocavaleteandante.blogspot.com/ | Livre. 10 vagas. Inscrições até dia 19 na recepção do CCJ. Área de convivência. Dia 19, 17h

MÚSICA: FORRÓ PÉ DE SERRA COM FAXEIRO S.A. Com Marcio Dedéu (sanfona), Marcus Nicoletti (triângulo) e Milton do Nascimento (zabumba).

O grupo desenvolve um trabalho de pesquisa da música nordestina, resgatando elementos da cultura popular e, ao mesmo tempo, buscando inspiração para a composição de músicas próprias e para a criação de novas misturas que aliam tradição e inovação. | Área de convivência. Dia 19, 18h30


OFICINA DE SILK

tar seu show completo no projeto Sexta Sonora.

Coord.: Roger (Sugoi).

| Inscrições no dia do evento, 27, a partir das 10h, na recepção do CCJ. Teatro de arena. Zona Norte. Dia 27, 17h30

A oficina abordará aspectos práticos e teóricos do silk, apresentando um breve histórico, o desenvolvimento da arte a ser estampada, o processo de revelação e as diversas técnicas de silkagem. No final da oficina, os participantes poderão levar a tela para fazerem sua revelação. | De 16 a 29 anos. 10 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Ateliê. De 22 a 25, 16h

OFICINA DE GUITARRA: TÉCNICAS E EXPERIMENTAÇÃO DE RUÍDOS E EFEITOS Coord.: Renato Gimenez (guitarrista da banda Vincebuz, integrante do coletivo cultural Sinfonia de Cães e produtor do Caffeine Studio).

Durante breve relato sobre a história da guitarra, o oficineiro ensina como extrair outros sons do instrumento, além de solos ou acordes. | De 16 a 29 anos. 10 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Foyer do anfiteatro. De 23 a 25, 19h

OFICINA DE ESTÊNCIL Coord.: Juliano Angelin.

Técnica usada para reproduzir um desenho ou ilustração por meio da aplicação de tinta, aerosol, corte ou perfuração em papel. Os participantes aprenderão várias técnicas dessa arte e suas utilizações, como a transformação de suas próprias fotos em máscaras. | De 16 a 29 anos. 10 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Ateliê. Dias 26 e 27, 15h

INTERVENÇÃO CIRCENSE: XUXU BELEZA E TOMATE MARAVILHA

PROGRAMAÇÃO LITERÁRIA OLIDO GALERIA OLIDO | VITRINE DA DANÇA | CENTRO | 2ª | GRÁTIS A cidade de São Paulo é tema dos encontros literários deste mês. | Não é necessário retirar ingresso.

CONFRARIA DA LEITURA Encontro para leitura de crônicas de Mário de Andrade sobre a cidade de São Paulo. Na ocasião, serão distribuídas cópias de dois contos de Isabel Allende para serem comentados na primeira segunda-feira de março. | Dia 7, 18h30

SARAU DE LEITURA Tema: Os Encantos e Desencantos deste Lugar.

Leitura de poemas e apresentação de músicas sobre a cidade de São Paulo. | Dia 14, 18h

BATE-PAPO Com Vera Lúcia Dias.

A historiadora falará sobre a cidade de São Paulo. Na ocasião, será lida a obra Cronistas da Cidade – Adoniran, Caetano, Geraldo Filme, Paulo Vanzolini, Rita Lee, seguida de batepapo. | Dia 21, 18h30

Com Lu Mineiro e Elias Figueiredo.

O espetáculo mostra, de maneira lúdica, dois trabalhadores brasileiros que se tornam super-heróis para enfrentar os desafios do dia a dia. | Área de convivência. Dia 26, 17h (não é necessário retirar ingresso)

CONTOS NA BOCA DA NOITE Com Rita Marques.

Serão narrados “causos” da cidade de São Paulo. | Dia 28, 18h30

Divulgação

MÚSICA: DUO ABANÃ EM “CANTO LÍRICO DE ORIXÁS” Com Giovanni Di Ganzá (violonista) e Vanessa Teixeira (cantora lírica). Convidados: João Nascimento (percussão) e André Fabiano (flauta transversal).

Músicos de formação erudita e pesquisadores de composições da música afro-brasileira interpretarão a música sacra afro-brasileira. | Área de convivência. Dia 27, 14h (não é necessário retirar ingresso)

MÚSICA: BATALHA DE MC Com MC Criolo Doido e DJ Dan Dan.

Campeonato de freestyle. Como prêmio, o MC vencedor da batalha volta ao CCJ para apresen-

Cavalete Andante ensina pintura sobre tela emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

45


Ladeira da

Memória A Biblioteca Mário de Andrade Fatima Antunes

R

e foram tomadas as primeiras medidas visando à construção de um edifício próprio. Estava, então, sob os cuidados do recém-criado Departamento de Cultura da Prefeitura, coordenado por seu primeiro diretor, o escritor Mário de Andrade, um dos expoentes da Semana de Arte Moderna de 1922. Pelo Ato no 1.116, de 13 de junho de 1936, o prefeito Fábio Prado declarou de utilidade pública o imóvel situado à Rua da Consolação, no 16, esquina com a Rua de São Luís. Tratava-se da propriedade de José Cássio de Macedo Soares e sua esposa, Dona Maria do Carmo Piatt de Macedo Soares. Antes da desapropriação, a mansão abrigara, por curto período, a recém-fundada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Benedito Junqueira Duarte, MCSP/DPH/SMC/PMSP A nova sede da Biblioteca Municipal –um edifício monumental em estilo Art Déco, de autoria do arquiteto francês, radicado no Brasil, Jacques Pilon– foi erguida pela Sociedade Construtora Brasileira. O projeto original previa a existência de duas torres, com 22 andares cada, destinadas à guarda do acervo, mas apenas uma delas foi construída. Dispondo de amplos salões para consulta e leitura, auditório e espaço para abrigar a Biblioteca Circulante, o Construção do prédio da Biblioteca Municipal em 1939 edifício se tornou pronta-

eaberta ao público recentemente, após a realização de obras de restauração e modernização de infraestrutura e a completa desinfestação do acervo, a Biblioteca Mário de Andrade, no centro da cidade, retoma seu papel de uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Denominada inicialmente Biblioteca Municipal de São Paulo, foi criada pelo prefeito Firmiano Pinto, em 1925, e instalada, provisoriamente, em um antigo casarão na Rua Sete de Abril. A abertura ao público ocorreu em 1926, com um acervo inicial de 15 mil volumes, oriundos da Câmara Municipal. Contudo, foi durante a gestão do prefeito Fábio da Silva Prado (1935 – 1938) que a Biblioteca se consolidou administrativamente

46

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz


emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

Sylvia Masini

mente uma importante referência urbana. As obras foram concluídas em 1942 e, no ano seguinte, a Biblioteca passou a funcionar no novo endereço. O terreno situada na parte posterior do prédio, na antiga Rua de São Luís, no 2, que abrigava o Palácio Episcopal da Arquidiocese de São Paulo, foi desapropriado em 1943 para dar lugar à Praça São Luís, atual Dom José Gaspar. Graças à preservação do conjunto de árvores remanescentes da antiga chácara dos bispos, a área recebeu o tratamento de um jardim integrado ao novo edifício, permitindo a valorização estética da nova construção. Edifício restaurado e modernizado é reaberto em 2011 Sob a direção do poeta, crítico literário e sociólogo Sérgio Milliet, entre 1943 e bares com mesas nas calçadas da Praça 1959, a Biblioteca Municipal viveu uma Dom José Gaspar. O hall de entrada da de suas fases mais dinâmicas. Ali eram Biblioteca Municipal e o jardim aos funpromovidos debates, palestras e exposidos tornaram-se ponto de encontro de ções. A Revista da Biblioteca, publicada estudantes e intelectuais, transformanainda hoje, foi criada naquele período. do o local em um centro de efervescên O chamado Centro Novo da cicia cultural e de debates políticos. dade, onde está localizada a Mário de Em 1960, a Biblioteca Municipal pasAndrade, era conhecido pela concentrasou a chamar-se Biblioteca “Mário de ção de instituições de caráter educacioAndrade”. Por seu valor histórico e arnal, cultural e de lazer, sobretudo entre quitetônico, o edifício foi tombado pelo os anos 1940 e 1950. Por suas ruas cirCondephaat, em 1991, e pelo Conpresp, culavam artistas, estudantes e intelecem 1992. tuais paulistanos, que frequentavam a Ao longo do tempo, a instituição formou Escola Caetano de Campos, na Praça da o segundo maior acervo documental e República, o Museu de Arte de São Paubibliográfico brasileiro, atrás apenas da lo (Masp), então na Rua Sete de Abril, o Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Teatro Cultura Artística, na Rua Nestor Sua coleção geral tem, atualmente, mais Pestana, o Teatro Municipal, na Praça 300 mil livros. Restaurada e renovada, Ramos de Azevedo, a Faculdade de Filoa “Mário”, como é carinhosamente chasofia, Ciências e Letras da USP e o Insmada, redefine seu papel no século 21, tituto Mackenzie, ambos na Rua Maria sem deixar de lado o passado de um esAntonia, além dos inúmeros cinemas paço que chegou a ser o coração cultunas Avenidas São João e Ipiranga. A esral da cidade. sas instituições, somavam-se redações Ladeira da Memória é uma coluna mensal produzida de jornais, estúdios de rádios e uma pelo Departamento de Patrimônio Histórico da infinidade de restaurantes, cafés, conSecretaria Municipal de Cultura. feitarias, livrarias e os inconfundíveis

47


naestante A viagem do elefante Autor: José Saramago Editora Companhia das Letras 264 páginas

O livro narra as aventuras do elefante Salomão na viagem entre Lisboa e Viena, respectivamente capitais de Portugal e Áustria. A história é baseada em um fato real: no século 16, Dom João III, rei de Portugal e Algarves, presenteou o arquiduque austríaco Maximiliano II com um elefante. O animal era mantido preso e vivia sujo, e a viagem em que foi transportado surge como um novo convite à vida.

Enquanto vivia em Berlim, na Alemanha, o escritor Franz Kafka Autor: Jordi Sierra i Fabra costumava passear pelo parque Editora Martins Fontes de Steglitz. Certa vez, encontrou 127 páginas uma menina chorando porque perdeu sua boneca. Para animá-la, ele disse que a boneca viajara, mas deixara uma carta. Durante três semanas, o autor escreveu para a garota como se fosse a boneca, narrando as aventuras pela qual ela supostamente passava. Inspirada por essa história pouco conhecida, contada por Dora Diamant, companheira do escritor na época, Jordi Sierra i Fabra recria essas cartas nunca encontradas e dá origem a uma bela e divertida obra. Kafka e a boneca viajante

A volta ao mundo em 80 dias

Depois de fazer uma aposta de que seria possível cruzar os oceanos e dar a volta ao mundo em 80 dias, o inglês Fileas Fogg parte de Londres, na Inglaterra, em 2 de outubro de 1872. No mesmo dia, um banco havia sido roubado e um detetive achou que Fogg se parecia com o ladrão. Por sorte, a essa altura, o inglês já estava em alto-mar, na companhia de seu amigo Fura-vidas, para tentar vencer a aposta. Repleta de reviravoltas, a história é também uma aula de geografia.

Autor: Júlio Verne Editora Scipione 176 páginas

Esta seção destaca obras que podem ser solicitadas para empréstimo nas bibliotecas públicas. Para saber se estão disponíveis, consulte o site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa . Em sintonia com o período de férias escolares, os títulos selecionados abordam o tema viagem. 48

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz


Rua Pedroso de Moraes, 1.919, Pinheiros, Zona Oeste | tel. 3031-7784. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Amadeu Amaral Rua José Clóvis Castro, s/nº, Jardim da Saúde, Zona Sul | tel. 5061-3320. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Anne Frank

Arquivo Histórico de São Paulo

Arquivo Histórico de São Paulo Edifício Ramos de Azevedo. Praça Coronel Fernando Prestes, 152, Bom Retiro, Centro | tel. 3396-6000. Próximo da estação Tiradentes do metrô. | Atendimento: 2ª a sábado, das 9h às 17h.

Auditório Ibirapuera Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera (portão 3), Ibirapuera, Zona Sul | tel. 36291075

Balé da Cidade de São Paulo Rua João Passalacqua, 66, Bela Vista, Centro | tel. 3241-3883 e 3241-1740. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 19h. Não oferece cursos.

Beco do Pinto Rua Roberto Simonsen, 136, Centro. Próximo do Pátio do Colégio, ao lado do Solar da Marquesa. | Em reforma.

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato Rua General Jardim, 485, Vila Buarque, Centro | tel. 3256-4122. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Sábados, das 10h às 17h. Domingos, das 10h às 14h.

Biblioteca Pública Adelpha Figueiredo Praça Ilo Ottani, 146, Canindé,

Zona Leste | tel. 2694-0013 e 2292-3439. Tem estacionamento. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Affonso Taunay Rua Taquari, 549, Parque da Mooca, Mooca, Zona Leste | tel. 2292-5126. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Afonso Schmidt Av. Elísio Teixeira Leite, 1.470, Cruz das Almas, Zona Norte | tel. 3975-2305. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima (Temática em Poesia) Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, Zona Oeste | tel. 3082-5023 e 3063-3064. Próximo da Praça Benedito Calixto. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Álvares de Azevedo Praça Joaquim José da Nova, s/nº, Vila Maria, Zona Norte | tel. 2954-2813. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 16h. Domingos, das 10h às 15h.

nossos endereços

Biblioteca Pública Álvaro Guerra

Rua Cojuba, 45, Itaim Bibi, Zona Oeste | tel. 3078-6352. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo Rua Restinga, 136, Tatuapé, Zona Leste | tel. 2295-0785. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Aureliano Leite Rua Otto Schubart, 196, Parque São Lucas, Zona Leste | tel. 2211-7716. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Belmonte (Temática em Cultura Popular) Rua Paulo Eiró, 525, Santo Amaro, Zona Sul | tel. 5687-0408 e 5691-0433. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Brito Broca Av. Mutinga, 1.425, Pirituba, Zona Norte | tel. 3904-1444 e 3904-2476. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Camila Cerqueira César Rua Waldemar Sanches, 41, Butantã, Zona Oeste | tel. 37315210. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h. emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

49


Biblioteca Hans Christian Andersen - temática em Contos de Fadas

Biblioteca Pública Cassiano Ricardo (Temática em Música) Av. Celso Garcia, 4.200, Tatuapé, Zona Leste | tel. 2092-4570. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Castro Alves Rua Abrahão Mussa, s/nº, Jardim Patente, Zona Sul | tel. 2946-4562. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Chácara do Castelo Rua Brás Lourenço, 333, Jardim da Glória, Zona Sul | tel. 5573-4929. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Clarice Lispector Rua Jaricunas, 458, Bairro Siciliano, Zona Oeste | tel. 3672-1423. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Cora Coralina Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113, Guaianases, Zona Leste | 50

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz

tel. 2557-8004. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 16h. Domingos, das 10h às 15h.

Campo Limpo, Zona Sul | tel. 5841-1259. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Érico Veríssimo

Biblioteca Pública Jamil Almansur Haddad

Rua Diógenes Dourado, 101, Cohab Parada de Taipas, Zona Norte | tel. 3972-0450. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Gilberto Freyre

Rua Andes, 491-A, Guaianases, Zona Leste | tel. 2557-0067. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública José Mauro de Vasconcelos

Rua José Joaquim, 290, Sapopemba, Zona Leste | tel. 2143-1811. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Praça Comandante Eduardo de Oliveira, s/nº, Parque Edu Chaves, Zona Norte | tel. 2242-8196 e 2242-1072. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Hans Christian Andersen (Temática em Contos de Fadas)

Biblioteca Pública José Paulo Paes

Av. Celso Garcia, 4.142, Tatuapé, Zona Leste | tel. 2295-3447. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Largo do Rosário, 20, 2º e 3º andares, Penha, Zona Leste | tel. 2295-0401 e 2295-9624. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Helena Silveira

Biblioteca Pública Jovina Rocha Álvares Pessoa

Rua João Batista Reimão, 146,

Av. Padre Francisco de Toledo,


331, Cohab Manoel da Nóbrega, Itaquera, Zona Leste | tel. 2741-7371 e 2741-0371. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Lenyra Fraccaroli Praça Haroldo Daltro, 451, Vila Manchester, Zona Leste | tel. 2295-2295. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Malba Tahan Rua Brás Pires Meira, 100, Interlagos, Zona Sul | tel. 55234556. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Marcos Rey Av. Anacê, 92, Jardim Umarizal, Zona Sul | tel. 5845-2572 e 58431179. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Mário de Andrade Rua da Consolação, 94, Consolação, Centro | tel. 3256-5270. Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Atendimento: Seção Atualidades: 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30. Sábados, das 10h às 17h; Seções Artes, Mapoteca, Coleção Geral e Raros: 2ª a 6ª, das 8h30 às 17h (para consultas na Seção Raros, é necessário fazer agendamento)

Biblioteca Mário de Andrade – Seção Circulante

Biblioteca Pública Nuto Sant’Anna

Avenida São Luís, 235, Centro. | tel.: 3256-5270. Próximo da estação Anhangabaú do metrô. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30. Sábados, das 10h às 17h.

Praça Tenório Aguiar, 32, Santana, Zona Norte | tel. 2973-0072. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Mário Schenberg (Temática em Ciências) Rua Catão, 611, Lapa, Zona Oeste | tel. 3672-0456. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Menotti Del Picchia Rua São Romualdo, 382, Bairro do Limão, Zona Norte | tel. 3966-4814 e 3956-5070. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Milton Santos Av. Aricanduva, 5.777, Jardim Aricanduva, Zona Leste | tel. 2726-4882. Próximo do Shopping Aricanduva. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Narbal Fontes Av. Conselheiro Moreira de Barros, 170, Santana, Zona Norte | tel. 2973-4461 e 2975-0511. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Padre José de Anchieta Rua Antônio Maia, 651, Perus, Zona Norte | tel. 3917-0751. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 16h. Domingos, das 10h às 15h.

Biblioteca Pública Paulo Duarte Rua Arsênio Tavollieri, 45, Jabaquara, Zona Sul | tel. 5011-8819 e 5011-7445. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Paulo Sérgio Duarte Milliet Praça Ituzaingó, s/nº, Tatuapé, Zona Leste | tel. 2671-4974. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Paulo Setúbal Av. Renata, 163, Vila Formosa, Zona Leste | tel. 2211-1508 e 2211-1507. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Pedro da Silva Nava Av. Engenheiro Caetano Álvarez, 5.903, Mandaqui, Zona Norte | tel. 2973-7293. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Prefeito Prestes Maia Av. João Dias, 822, Santo Amaro, Zona Sul | tel. 5687-0513. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Raimundo de Menezes

Biblioteca Mário de Andrade

Av. Nordestino, 780, São Miguel Paulista, Zona Leste | tel. 2297-4053. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h. emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

51


nossos endereços

Biblioteca Pública Raul Bopp (Temática em Meio Ambiente) Rua Muniz de Sousa, 1.155, Aclimação, Zona Sul | tel. 32081895. Ao lado do Parque da Aclimação. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados e domingos, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Ricardo Ramos Praça Centenário de Vila Prudente, 25, Vila Prudente, Zona Leste | tel. 2273-4860. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Roberto Santos (Temática em Cinema) Rua Cisplatina, 505, Ipiranga, Zona Sul | tel. 2273-2390. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Rubens Borba de Moraes Rua Sampei Sato, 440, Ermelino Matarazzo, Zona Leste | tel. 29435255. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Sylvia Orthof Av. Tucuruvi, 808, Tucuruvi, Zona Norte | tel. 2981-6263 e 29816264. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Thales Castanho de Andrade Rua Doutor Artur Fajardo, 447, Freguesia do Ó, Zona Norte | tel. 3975-7439. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Vicente de Carvalho

Biblioteca Pública Viriato Corrêa (Temática em Literatura Fantástica) Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, Zona Sul | tel. 5573-4017 e 5574-0389. | Atendimento: 3ª a 6ª, das 10h às 19h. Sábados e domingos, das 11h às 18h.

Bosque da Leitura do Parque Anhanguera Av. Fortunata Tadiello Natucci, 1.000, Perus, Zona Norte. | Atendimento: domingo, das 9h30 às 16h.

Rua Guilherme Valência, 210, Itaquera (Cohab José Bonifácio), Zona Leste | tel. 2521-0553 e 2527-0111. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Bosque da Leitura do Parque do Carmo

Biblioteca Pública Vicente Paulo Guimarães

Bosque da Leitura do Parque Cidade de Toronto

Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951, Itaquera, Zona Leste. | Atendimento: sábado e domingo, das 9h30 às 16h.

Rua Jaguar, 225, Vila Curuçá, Zona Leste | tel. 2035-5322. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Av. Cardeal Motta, 84, Parque São Domingos, Pirituba, Zona Norte. | Atendimento: domingo, das 9h30 às 16h.

Biblioteca Pública Sérgio Buarque de Holanda

Biblioteca Pública Vinicius de Moraes

Bosque da Leitura do Parque Ibirapuera

Rua Augusto Carlos Baumman, 564, Itaquera, Zona Leste | tel. 2205-7406. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Av. Jardim Tamoio, 1.119, Itaquera (Cohab José Bonifácio), Zona Leste | tel. 2521- 6914. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.

Av. IV Centenário, 1.268, Portão 7A, ao lado do Viveiro Manequinho Lopes,Parque Ibirapuera, Zona Sul. | Atendimento: domingo, das 9h30 às 16h.

Bosque da Leitura Parque Lions Club Tucuruvi Rua Alcindo Bueno de Assis, 500 – Tucuruvi, Zona Norte. | Atendimento aos domingos das 9:30h às 16:00h.

Bosque da Leitura do Parque da Luz

Biblioteca Viriato Corrêa - temática em Literatura Fantástica 52

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz

Rua Ribeiro de Lima, 99, Luz, Centro. Próx. da estação Luz do metrô. | Atendimento: sábado e domingo, das 9h30 às 16h.


Escola Municipal de Iniciação Artística - Emia

Bosque da Leitura do Parque Raposo Tavares Rua Telmo Coelho Filho, 200 – Vila Albano, Zona Oeste. | Atendimento aos domingos das 9:30h às 16:00h

Bosque da Leitura do Parque Santo Dias Rua Jasmim da Beirada, 71, Capão Redondo, Zona Sul. | Atendimento: domingo, das 9h30 às 16h.

Capela do Morumbi Av. Morumbi, 5.387, Morumbi, Zona Sul | tel. 3772-4301. | Atendimento: 3ª a domingo, das 9h às 17h.

Casa do Bandeirante Praça Monteiro Lobato, s/nº, Butantã, Zona Oeste | tel. 30310920. | Atendimento: 3ª a domingo, das 9h às 17h.

Casa do Grito Parque Independência, s/nº, Ipiranga, Zona Sul | tel. 2068-0032. | Atendimento: 3ª a domingo, das 9h às 17h.

Casa do Sertanista Praça Ênio Barbato, s/nº, Caxingui, Zona Oeste | tel. 3726-6348. | Em reforma.

Casa do Tatuapé

Escola Municipal de Bailado

Rua Guabiju, 49, Tatuapé, Zona Leste | tel. 2296-4330. | Atendimento: 3ª a domingo, das 9h às 17h.

Baixos do Viaduto do Chá, s/nº, Centro | tel. 3241-5336 e 3241-1332. Próximo das estações Anhangabaú e São Bento do metrô.

Casa da Imagem (antiga Casa nº 1)

Escola Municipal de Iniciação Artística

Rua Roberto Simonsen, 136-B, Centro | tel. 3241-4238. Próximo da estação Sé do metrô. Ao lado do Pátio do Colégio. | Em reforma.

Rua Volkswagen, s/nº, Jabaquara, Zona Sul | tel. 5017-7552 e 5017-2192. Próximo da estação Conceição do metrô.

Casa Modernista

Rua Vergueiro, 961, Paraíso, Centro | tel. 3209-6580 e 3209-7865. Próximo da estação Vergueiro do metrô.

Rua Santa Cruz, 325, Vila Mariana, Zona Sul | tel. 5083-3232. | Atendimento: 3ª a domingo, das 9h às 17h.

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte | tel. 3984-2466. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. | Atendimento: 3ª a domingo, das 10h às 20h.

Centro Cultural São Paulo Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, Centro | tel. 3397-4002. Próximo da estação Vergueiro do metrô. | Atendimento: 3ª a domingo, das 10h às 22h.

Escola Municipal de Música

Espaço de Leitura Cecília Meireles Centro de Memória e Convívio da Lapa. Rua Araçatuba, 522, Vila Romana, Zona Oeste | tel. 3834-0004.

Espaço de Leitura Zalina Rolim Centro de Convívio e Cultura da Vila Mariana. Rua Corredeira, 26, Vila Mariana, Zona Sul | tel. 5573-2606.

Galeria Olido Av. São João, 473, Centro | tel. 3331-8399 e 3397-0171. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

53


Ponto de Leitura Graciliano Ramos Calçadão Cultural do Grajaú. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252, Parque América, Grajaú | tel. 3496-9638. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 10h às 17h.

Ponto de Leitura Jardim Lapenna Rua Serra da Juruoca, s/nº (Galpão de Cultura e Cidadania), Jardim Lapenna | tel. 2297-3532. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 20h. Sábado, das 9h às 19h.

Ponto de Leitura Juscelino Kubitschek Av. Inácio Monteiro, 55, Cidade Tiradentes | tel. 2556-3036. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábado e domingo, das 11h às 17h.

Ponto de Leitura Olido Av. São João, 473, Centro | tel. 3397-0176 | Atendimento: 2ª, das das 13h às 18h. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sábados, das 13h às 20h. Domingos e feriados, das 13h às 19h. Ponto de Leitura Olido metrô. | Espaço Expositivo: 3ª a domingo, das 13h às 20h. Sala de Pesquisa e Acervo em Dança: 3ª a 6ª, das 14 às 18h. Centro de Memória do Circo: 2ª a 6ª, das 14h às 18h.

Monumento à Independência – Capela Imperial Parque Independência, s/nº, Ipiranga, Zona Sul | tel. 2068-0032. | Atendimento: 3ª a dom., das 9h às 17h.

Museu do Teatro Municipal Baixos do Viaduto do Chá, s/nº, Centro | tel. 3241-3815. Próximo das estações Anhangabaú e São Bento do metrô. | Atendimento: 3ª a domingo, das 10h às 17h. 54

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz

Pavilhão das Culturas Brasileiras Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Mariana. Dentro do Parque Ibirapuera. Acesso pelo portão 10. | tel.: 5083-0199. | Atendimento: 3ª a domingo, das 9h às 17h.

Ponto de Leitura André Vital Av. dos Metalúrgicos, 2.255, Cidade Tiradentes | tel. 2282-2562. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 16h. Sábado e domingo, das 11h às 17h.

Ponto de Leitura Carolina Maria de Jesus Rua Terezinha do Prado Oliveira, 119, Parelheiros | tel. 5921-3665 | Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 16h.

Ponto de Leitura Parque do Piqueri Rua Tuiuti, 515, Tatuapé. Próximo da marginal do rio Tietê. | Todos os dias das9h às 16h.

Ponto de Leitura Parque do Rodeio Rua Igarapé da Bela Aurora, s/nº, Cidade Tiradentes | tel. 2555-4276 | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábado e domingo, das 11h às 17h.

Ponto de Leitura Praça do Bambuzal Rua da Colônia Nova, s/nº, Praça Nativo Rosa de Oliveira (conhecida como Praça do Bambuzal) Jardim Ângela | tel. 5833-3567 | Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 18h.


Ponto de Leitura de São Mateus

Teatro Alfredo Mesquita

Rua Fortaleza de Itapema, 268, Jardim Vera Cruz, São Mateus | tel. 2019-1718 | Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 16h.

Av. Santos Dumont, 1.770, Santana, Zona Norte | tel. 2221-3657. Estacionamento próprio. | Em reforma.

Teatro Arthur Azevedo Ponto de Leitura da União dos Moradores do Parque Anhanguera Rua Amadeu Caego Monteiro, 209, Parque Anhanguera | tel. 39113394 e 3911-3048. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 17h.

Ponto de Leitura Vila Mara Rua Conceição de Almeida, 170, São Miguel Paulista | tel. 2586-2526 | Telecentro tel. 2585-2466. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 17h. Sábado, das 9h às 16h.

Sede da Orquestra Experimental de Repertório

Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | tel. 2605-8007. Estacionamento próprio.

Teatro Cacilda Becker Rua Tito, 295, Lapa, Zona Oeste | tel. 3864-4513.

Teatro Décio de Almeida Prado Rua Cojuba, 45, Itaim Bibi, Zona Oeste | tel. 3079-3438.

Teatro Flávio Império Rua Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba, Zona Leste | tel. 2621-2719. | Em reforma.

Av. São João, 473, térreo, Centro | tel. 3333-7691. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Não oferece cursos.

Teatro João Caetano

Sítio da Ressaca

Teatro Martins Penna

Rua Nadra Raffoul Mokodsi, 3, Jabaquara, Zona Sul | tel. 5011-7233. Próximo da estação Jabaquara do metrô. | Atendimento: 3ª a domingo, das 9h às 17h.

Sítio Morrinhos Rua Santo Anselmo, 102, Jardim São Bento, Zona Norte | tel. 2236-6121. | Atendimento: 3ª a domingo, das 9h às 17h.

Solar da Marquesa de Santos Rua Roberto Simonsen, 136, Centro | tel. 3241-4238. Próximo da estação Sé do metrô. Ao lado do lado do Pátio do Colégio. | Em reforma.

Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, Zona Sul | tel. 55733774 e 5549-1744. Próximo da estação Santa Cruz do metrô.

Largo do Rosário, 20, Penha, Zona Leste | tel. 2293-6630. Próximo do Shopping Penha. | Em reforma.

Teatro Municipal de São Paulo Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro | tel. 3397-0300 (PABX) e 3397-0327 (bilheteria). | Em reforma.

Teatro Paulo Eiró Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro, Zona Sul | tel. 5546-0449 e 5686-8440.

Teatro Zanoni Ferrite (dentro da Biblioteca Paulo Setúbal) Av. Renata, 163, Vila Formosa, Zona Leste | Tel.: 2216-1520.

Pontos de distribuição do guia Em Cartaz

Equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura: Arquivo Histórico Municipal Bibliotecas Públicas Bosques da Leitura Capela do Morumbi Casa do Bandeirante Casa do Tatuapé Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso Centro Cultural São Paulo Escola Municipal de Bailado Escola Municipal de Iniciação Artística Escola Municipal de Música Galeria Olido Monumento à Independência Museu do Teatro Municipal Sítio da Ressaca Sítio Morrinhos Teatro Alfredo Mesquita Teatro Arthur Azevedo Teatro Décio de Almeida Prado Teatro João Caetano Teatro Martins Penna Teatro Municipal de São Paulo Teatro Paulo Eiró Teatro Zanoni Ferrite Outros locais: Auditório Ibirapuera Casa das Rosas Museu da Casa Brasileira Museu da Imagem e do Som Museu do Imigrante Museu da Língua Portuguesa Pinacoteca do Estado Memorial da América Latina Museu do Ipiranga Espaço Os Satyros Espaço Parlapatões Aeroporto de Congonhas rodoviárias emcartaz | FEVEREIRO DE 2011

55


Ônibus-biblioteca

Horário de atendimento: das 10h às 15h. Telefone de informações ao público: 2291-5763. Os roteiros aos sábados e domingos são quinzenais.

Zona Sul | 2ª feira Av. Dona Belmira Marin, 3.865, Parque Brasil, Grajaú (estacionamento do Supermercado) | 2ª feira Estrada do M’Boi Mirim, altura do nº 4.250, Jardim das Flores, Jardim Ângela (ao lado da Base da Polícia Militar) | 3ª feira Rua Emérico Lobo de Mesquita, Jardim Vaz de Lima, Jardim São Luís | 4ª feira Praça José Boemer Roschel, s/nº, Vila São José, Cidade Dutra (próximo da Praça José Shunck) | 5ª feira Rua José Maria Pinto Zilli, s/nº, Jardim das Palmas, Vila Andrade (próximo da estrada do Campo Limpo) | 5ª feira Rua Marmeleira da Índia, s/nº, Capão Redondo (próximo ao Parque Santo Dias) | 6ª feira Praça João Beiçola da Silva, altura do nº 700, Jardim Ana Lúcia, Cidade Dutra (próximo da Av. Lourenço Cabreira) | Sábado Praça Fernando Braga Pereira da Rocha, altura do nº 5.947 da Av. Cupecê, Jardim Miriam | Sábado Praça Luiz Cunha Moreira, s/nº, Cidade Ademar (próximo da Rua Salvador Rodrigues Negrão) | Domingo Rua Rafael Correia Sampaio, s/nº, Jardim Palmares, Pedreira | Domingo Praça Alcindo Rocha Campos, s/nº, Jardim Taquaral, Campo Grande (altura do nº 1.300 da Av. Nossa Senhora do Sabará) 56

FEVEREIRO DE 2011 | emcartaz

Zona Leste | 2ª feira Rua Paulo Tapajós, altura do nº 210, Itaim Paulista | 3ª feira Rua Barros Penteado, 403, Jardim Iguatemi | 3ª feira Av. Alfredo Ribeiro de Castro, s/nº, Vila Sílvia, Cangaíba (próximo da Av. Engenheiro Goulart) | 4ª feira Av. Kumaki Aoki, s/nº, Jardim Helena (Praça Craveiro do Campo) | 5ª feira Rua Lázaro Gonçalves Fraga, s/nº, Pq. Santo Antonio, São Mateus (esquina com Praça João Galli) | 6ª feira Av. Baronesa de Muritiba, altura do nº 750, Parque São Rafael | 6ª feira Rua Joaquim Meira de Siqueira, s/nº, Parque do Carmo (próximo da Av. Mar Vermelho) | Sábado Praça Ermida, s/nº, Jardim Nair, São Miguel Paulista (próxima da Rua José Gory) | Sábado Av. das Alamandas, s/ nº, Cidade AE Carvalho (em frente à Escola Estadual Professor Nilton Cruzeiro) | Domingo Av. Alziro Zarur, s/nº, Parque Savoy City, Cidade Líder | Domingo Av. dos Metalúrgicos, s/ nº, Cidade Tiradentes (esquina com Av. Leandro

Zona Norte | 2ª feira Praça Augusta Vitória, s/ nº, Jardim Brasil, Vila Medeiros (ao lado da base da Polícia Militar) | 3ª feira Rua Professor José Soares de Mello, s/nº, Cachoeirinha (próximo da Rua Professor José Soares de Mello) | 4ª feira Alameda dos Canários, s/ nº, Tremembé, Praça Recanto Verde | 4ª feira Rua José Brito de Freitas, s/nº. Vila Bandeirantes, Casa Verde | 5ª feira Praça Luiz José Junqueira Freire, s/nº, Vila Penteado, Freguesia do Ó (atrás do Sacolão da Vila Penteado) | 6ª feira Rua Deputado Emílio Carlos, 1.700, Brasilândia (próximo à Rua do Inverno)

Editor Luiz Quesada Editora-assistente Giovanna Longo Redação Gilberto De Nichile e Durvalina Marques de Andrade Projeto gráfico Maria Rosa Juliani Diagramação Natan de Aquino Giuliano Fotografia Sylvia Masini Secretária de redação Ivani Yara dos Santos Estagiárias Flávia Costa e Natália Figueiredo (jornalismo) e Tatiane Ivo (revisão) Impressão Aquarius Tiragem 62.500 exemplares

Em Cartaz é uma publicação da Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura Endereço Av. São João, 473 | 10º andar São Paulo | SP | CEP. 01035-000 Tel: 3397-0002 | Fax: 3224-0628 e-mail leitoremcartaz@prefeitura.sp.gov.br Site da Secretaria Municipal de Cultura cultura.prefeitura.sp.gov.br webmaster: Thiago Alves Capa: Atrium da Biblioteca Mário de Andrade Fotos: Sylvia Masini



cenรกrios paulistanos

FOTO: SYLVIA MASINI

Oca - Parque Ibirapuera, 2010


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.