Jornal Ipanema 985 0809 2018

Page 1

Ano XV - nº 985 - 8 de setembro de 2018

GRATUITO

25 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

www.jornalipanema.com.br

RELACIONAMENTOS

CRÍTICAS E MAIS CRÍTICAS. E O CASAMENTO?

TER UMA ATITUDE QUESTIONADORA É disso que precisam os profissionais de hoje em dia, na opinião do empreendedor Maurício Benvenutti, que fala sobre o trabalho no futuro, diante de tanta tecnologia. Página 12

Página 2

ROTEIRO GOURMET

RISOTO DE ABÓBORA COM QUEIJO MEIA-CURA

Imagem meramente ilustrativa

Página 8

Guardar sentimentos ruins faz mal à saúde.“Isso está relacionado a pessoas que foram muito reprimidas, com relação a sentimentos”, afirma a psicóloga e professora Sylvia Labrunetti, em um dos pontos citados quanto ao assunto. Leia mais na Página 11 .

EQUILÍBRIO

DESVIO DE SEPTO NASAL E SUAS COMPLICAÇÕES Página 6


2 RELACIONAMENTOS

CRÍTICAS EM EXCESSO

estão no top 5 dos conflitos conjugais Segundo um dos maiores especialistas em relacionamentos amorosos, o norte-americano John Gottman, as críticas figuram entre os quatro principais motivos que podem levar um casal a se divorciar, inclusive o psicólogo nomeou a crítica como “um dos quatro cavaleiros do apocalipse”. Aqui no Brasil, segundo recente pesquisa doInstituto do Casal, as críticas em excesso são o quarto motivo que levam os casais a

brigarem Para as terapeutas de casal e fundadoras do Instituto do Casal, Denise Miranda de Figueiredo e Marina Simas de Lima, a crítica pode abrir caminho para outros problemas, principalmente quando ela é constante. “Criticar o (a) parceiro (a) pode fazer com que ele/ela se sinta agredido (a), rejeitado (a) e magoado (a). Além disso, pode virar um padrão de comportamento que irá se tornar tóxico para a relação com o passar do tempo”.

CRÍTICAS MAIS COMUNS “Percebemos na nossa prática clínica que os casais têm mais dificuldade para elogiar e mais facilidade para criticar. Como se fossemos treinados para olhar mais para as faltas do que para as conquistas”, diz Marina. “Os casais, em nossa experiência, criticam desde coisas simples do dia a dia, como gosto por roupas, escolha pelos programas relacionados ao lazer da família e do casal, até questões mais complexas, como por exemplo, a relação que

COMO USAR A CRÍTICA PARA MELHORAR A RELAÇÃO “A grande questão é que a maioria dos casais não sabe usar a crítica para melhorar a relação e isso é possível. Lembrando ainda que posturas críticas de forma constante comprometem o estabelecimento de uma relação saudável. Quem critica enfraquece o poder de realização do outro, impedindo sua colaboração, seu desenvolvimento e, claro, afeta a harmonia do relacionamento”, diz Marina.

JORNAL IPANEMA / 8 de setembro de 2018

A ORIGEM DAS CRÍTICAS Mas, afinal, de onde vem as críticas? Segundo as especialistas, muitas vezes as pessoas criticam sem se dar conta que estão criticando, é um comportamento quase que automático e, que nem sempre é feito com o objetivo de magoar ou atacar o outro. “A crítica pode ser um padrão aprendido na família de origem, por exemplo. Em muitos casos, a crítica está ligada a valores e crenças pessoais. Outro ponto é que temos a tendência, como seres humanos, a apontar para aquilo que nos falta, esquecendo de agradecer pelo que temos, ou seja, ver o lado bom da vida, apesar das situações desafiadoras cotidianas”, diz Marina. “Um exemplo que certa vez presenciei foi de um casal que discutia a respeito dos cuidados acerca do filho. O pai se esforçava para cuidar da criança, mas do jeito dele, mas a esposa sempre criticava a roupa escolhida, o jeito que o pai tinha arrumado o cabelo da criança, etc. O importante nessa situação é que o pai participava dos cuidados da criança e isso deveria ser reconhecido e não criticado. Claro que se havia espaço para melhorar alguma coisa, poderia ser falado, mas não em tom de crítica”, explica Denise.

VEJA AS DICAS DAS ESPECIALISTAS PARA LIDAR COM AS CRÍTICAS NO CASAMENTO: ACEITAR: Cada pessoa é única, tem seu próprio DNA, seu valores, suas crenças e sua individualidade. Assim, o casal precisa aceitar essas diferenças, seja no jeito de falar, de se vestir, de comer. Ou seja, aceitar o outro como ele é. Isso é amar. Claro, que dentro do bom senso e de combinados que o casal precisa fazer. RESOLVER SEUS PRÓPRIOS CONFLITOS: O comportamento crítico pode estar ligado à família de origem ou a outros problemas prévios ao casamento. Portanto, entender porque age desta maneira é o primeiro passo para evitar o excesso de críticas dentro do casamento. ASSUMIR A RESPONSABILIDADE: Em um casamento, normalmente, quando algo acontece a responsabilidade é de ambos. Portanto, criticar o (a) parceiro (a) só vai piorar a situação. Cada um deve assumir sua responsabilidade no problema e juntos devem procurar uma solução. PERDOE: Algumas pessoas tendem a guardar mágoas e ressentimentos e nutri-los dentro de si. Quando algo dá errado, gostam de trazer isso à tona, muitas vezes em tom de crítica. Assim, o casal deve procurar praticar o perdão sempre, conversar e resolver os conflitos, por mais difícil que possa parecer, sempre será possível negociar e achar uma solução boa para ambos e, principalmente, para o relacionamento. MUDE O HÁBITO Criticar muitas vezes é um hábito, acaba sendo inevitável. Mas, felizmente, hábitos podem ser mudados. Isso pode ser treinado. Cada vez que pensar em criticar, faça um elogio. VEJA O LADO BOM DA VIDA: Pare de ver o que lhe falta. Pratique a gratidão. O parceiro lavou a louça? Agradeça! A escolha é sempre sua e quanto mais você enaltecer o que é bom, menor será a chance de emitir críticas ou pensar no que lhe falta. O PODER DO ELOGIO O contrário da crítica é o elogio. Que tal elogiar mais o (a) seu (sua) parceiro (a)? Isso precisa ser praticado todos os dias. O reforço positivo é sempre importante e irá, certamente, afastar as críticas. No dia a dia já recebemos críticas demais, portanto ninguém quer chegar em casa e ser criticado. Lembre-se: para haver mudanças não basta boas intenções, é preciso haver ação, investimento e isso se torna um hábito”, encerram Marina e Denise.


ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 8 de setembro de 2018

3

SOCORRO À SAÚDE

editorial SOMOS FELIZES? Feriado prologado e hora de colocar a leitura em dia. Nesta edição do Jornal Ipanema, assuntos que valem para o nosso dia a dia, com editorias variadas como Equilíbrio, Arquitetura, Cobertura Social, Roteiro Gourmet e muito mais. Matérias que levam à reflexão quanto ao nosso comportamento. Somos felizes? Em Comportamento, a psicóloga Sylvia Labrunetti fala sobre o quanto guardar sentimentos ruins pode afetar nossa saúde psíquica e a do nosso corpo. Mais um conteúdo para pensar é no nosso futuro profissional, como será que ficará nossa carreira diante de tanta tecnologia? Quais profissões sobreviverão? Ainda para refletirmos: como está nosso relacionamento conjugal? Quais atitudes fazem mal a ele? Textos leves, layout inovador... temas que valem a pena ser lidos e relidos além do final de semana prolongado. Boa leitura a todos!

NOVA GESTÃO NO CHS Na manhã de segunda-feira (3), o prefeito José Crespo esteve no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) para visitar a unidade na companhia do governador do Estado de São Paulo, Márcio França. Na ocasião, o governador aproveitou para anunciar a nova Organização Social de Saúde, o Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo), que irá realizar a gestão do hospital. O governador Márcio França acredita que, com a nova gestão do Seconci-SP, os problemas estruturais do CHS poderão ser resolvidos. “É um reforço importante e de uma OS muito experiente que também administra outros hospitais nossos no Estado. Esse modelo de co-gestão é o modelo que dá mais resultado, pois mantemos os mesmos funcionários e todos os seus direitos”, explicou o governador. Em seguida, Marcio França foi recepcionado pelo padre Flávio Jorge Miguel Junior, na Santa Casa de Sorocaba e conferiu a nova recepção do hospital, o setor de imagens e o centro regional de oncologia que abriga a casamata que se encontra em construção.

Vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba aproveitaram a presença de Márcio França (PSB), na Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, para entregar a ele um relatório da Frente Parlamentar Regional em Socorro à Saúde. No documento, consta uma relação completa das principais carências na área da saúde, identificadas em cidades da região metropolitana. O objetivo é cobrar investimentos por parte do Estado para que essas necessidades saiam do papel. Na ocasião, os vereadores ainda reivindicaram emergencialmente a ampliação do número de coletas de sangue destinadas à identificação de possíveis doadores de medula óssea. Eles estiveram acompanhados de Marina Wilfer, esposa do sorocabano Thiago Wilfer, de 34 anos de idade, que necessita de transplante urgente de medula óssea.

TRANSFERÊNCIA DE MÉDICOS

MORADORES DE RUA

A vereadora Iara Bernardi (PT) ocupou a tribuna da Câmara durante a sessão de terça-feira (4) para criticar a transferência de médicos especialistas da Policlínica para as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). No final de semana circulou pelas redes sociais, carta sobre a transferência de cerca de 50 médicos. O vereador Hélio Brasileiro (MDB), que também é médico, afirmou que os médicos, por serem especialistas, vão acabar pedindo exoneração, porque estudaram para determinada área, porque gostam de exercer a função e não vão querer apenas atender como clínico geral.Vale lembrar que o prefeito José Crespo já abriu licitação pública para a privatização da Policlínica de Sorocaba. Leia mais em matéria de Cida Muniz no Portal Ipa Online.

Na sessão de terça-feira (4), a secretária de Igualdade e Assistência Social de Sorocaba, Cíntia de Almeida (MDB), compareceu à Câmara Municipal durante a sessão, a convite do presidente da Casa, vereador Rodrigo Manga (DEM), que contestou veementemente os números apresentados pela pasta da diminuição em 50% dos moradores de rua da cidade. Conforme a secretária, quando assumiu a pasta não havia parâmetros sobre o número de moradores de rua no município, uma vez que o último dado a respeito da questão era de 2007, do Ministério do Desenvolvimento Social, que identificou, na época, 217 moradores

http://jornalipanema.com.br/ category/politica/

de rua em Sorocaba. “Em 2017, dados de diversas fontes indicavam que havia em Sorocaba havia entre 1.200 e 2 mil moradores de rua. Hoje, temos dados mais concretos, oficiais, com o cadastro único”, afirmou a secretária, afirmando que grande parte dessas pessoas são oriundas de municípios vizinhos. A manifestação mais aguardada era a do presidente Rodrigo Manga que afirmou que a redução das pessoas em situação de rua anunciada pela Prefeitura é fantasiosa, já que a busca ativa realizada para as identificar não foi até as minicracolândias espalhadas pela cidade. “Esse número não é real, porque 90% dos moradores de rua são usuários de álcool e drogas e não foram incluídos na contagem”, argumentou. Leia mais em matéria de Cida Muniz, no Portal Ipa Online.


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS DORIA EM ENTREVISTA O candidato ao governo do Estado pelo PSDB, João Doria, foi o entrevistado na edição de terça feira (4) do Jornal da Ipanema, pela Rádio Ipanema. O candidato falou por aproximadamente 30 minutos. O candidato foi entrevistado pelos apresentadores José Roberto Ercolin, Paulo Roberto Júnior e o diretor do Sistema Ipanema de Comunicação, Francisco Pagliato Neto. Mais informações no Portal Ipa Online.

DEUS • Para nos equilibrar em tempos tão malucos, estamos buscando cada vez mais a espiritualidade. Acho corretíssimo: nada como fortalecer o lado espiritual para enfrentar os desafios da vida contemporânea. • Nesta busca, cada religião define seu “Deus” como o verdadeiro, o real, o oficial. • Sinceramente, apesar de ser católico, não me sinto preparado para definir esse camarada que chamamos de “Deus”. • O Deus no qual a maioria das pessoas acredita é uma invenção do homem. Será que essa definição faz sentido? Será mesmo que Deus é esse Cara que está nos vigiando o tempo todo? Que nos castiga? Que nos manda pro inferno? • Não, amigos. Deus é amor! • Na verdade, as nossas idéias sobre Deus falam mais sobre nós mesmos do que sobre Ele. • Definir Deus é quase impossível. Mas definir aquilo que não é Deus pode ser um bom começo. No meu humilde ponto de vista, creio que: • Deus não é “Ele”, nem “Ela”, mas sim uma força maior que está dentro de nós. Essa força rege o universo, faz a natureza crescer, cicatriza nossos machucados, impulsiona o todo, o tempo todo. É o princípio que nos dá vida e que mora dentro da gente. Somos parte de Deus, como Deus é parte da gente. • Deus não julga, muito menos “castiga”. Os julgadores mais severos somos nós mesmos. Deus é bondade e perdão. • Deus não possui “favoritos”, Sua bondade está disponível para todos, independente de religião, raça, cor, crença, idade ou qualquer outro fator que você possa imaginar. Deus é plenitude. • Deus não faz exigências, não escolhe o rumo das nossas vidas. Temos o livre arbítrio. Quem faz as escolhas somos nós mesmos, assim como colhemos as consequências destas escolhas. Deus é compaixão. • Deus não gosta ou desgosta das mesmas pessoas que nós. Nosso julgamento é muito falho. Jamais creia que Deus está “do seu lado” ou “do lado do outro”. Deus é verdade. • A bondade de Deus é infinita e ilimitada, você pode e deve pedir à Ele o que quiser, sem medo de estar “pedindo muita coisa”. Deus é acessível, está dentro da gente. • A única vontade de Deus é que nos tornemos tudo aquilo que somos capazes de ser. Nada mais.

CANUDOS PLÁSTICOS

CNPJ - 01.142.640/0001-07

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

VEREADOR PEDE LICENÇA

O projeto de lei do vereador Fernando Dini (MDB) que pede pela proibição de canudos plásticos em bares, restaurantes e similares em Sorocaba saiu de pauta para sofrer adequações. O parlamentar foi procurado por associações de comerciantes que pedem por um prazo maior para se adequar à nova lei – a regulamentação atual pede para que a proibição valha a partir de janeiro de 2019. Dini afirma que não há a intenção, no projeto de lei, em prejudicar os comerciantes e nem as empresas que hoje trabalham com canudos. “O que queremos é que eles se adequem à nova necessidade, principalmente pela questão ambiental. Nos reuniremos nessa segunda-feira para debater os detalhes que estão sendo solicitados e o projeto volta à pauta em seguida para ser aprovado, com a concordância da maioria dos vereadores”, finaliza.

Na sessão ordinária de quinta-feira (6) o vereador Renan Santos (PCdoB) anunciou que irá se licenciar do cargo de vereador pelos próximos 30 dias, período em que seu suplente, Rodrigo do Treviso (Patri), assumirá a vaga na Câmara Municipal. Renan Santos licencia-se, sem remuneração, para desempenhar tarefa partidária. Seu lugar como vice-presidente da Mesa Diretora será ocupado pelo 3° vicepresidente, Hudson Pessini (MDB). Rodrigo do Treviso, que assumiu como vereador a partir de sexta-feira, (7) é empresário, proprietário de um supermercado na Zona Norte, e recebeu 3.165 votos nas eleições de 2016, ficando como primeiro suplente da coligação.

CADA VEZ MAIS INTERATIVO

V ANDERLEI TESTA V V VANDERLEI ANDERLEI ANDERLEITESTA TESTA TESTA

UM ANO DA NOVA SANTA CASA Santa sorte é ter o padre Flávio Jorge Miguel Junior à frente da gestão da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. A iniciativa da atual administração, com uma equipe dinâmica de trabalho, vem trazendo resultados para a qualidade de vida dos enfermos internados no hospital. Totalmente gratuito e com as diretrizes do Sistema Único de Saúde-SUS, a Santa Casa de Sorocaba não tem nenhum plano de saúde próprio. O que vemos agora em atendimento é digno de registro. Acompanho as iniciativas em prol da revitalização dessa instituição centenária de Sorocaba. Com Dom Julio Endi Akamine, arcebispo metropolitano incentivando as melhorias, impressiona as mudanças obtidas, desde o novo Centro de Oncologia, Recepção informatizada, áreas de atendimento clinico, radiológicos, centro cirúrgico, cozinha com substituição dos equipamentos e utensílios, entre tantas obras concretizadas. Destaco também o serviço de voluntários, que recebem através de encontros de formação no hospital, com número recorde de pessoas contribuindo com seus dons. Nas instituições públicas e privadas, chegam a cada dia novas iniciativas. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto- Saae, com o aval de um decreto municipal aprovado da Câmara, passou a cadastrar os proprietários de imóveis que desejam contribuir em suas contas de água, com um valor mensal. O “Santa Sorte” chegou na hora certa para as obras da Santa Casa, com uma ação de premiação que vem sendo realizada com destinação de valores às reformas e aquisição de equipamentos. Outras parcerias, como estão sendo estruturadas com empresários e lideranças da cidade, estarão em breve sendo divulgadas. Em setembro de 2018 completa um ano da administração do padre Flávio e, o que se viu até agora em um ano na Santa Casa, não foi feito até então nos últimos 30 anos. Você pode ajudar a salvar vidas!

O Jornal Ipanema está cada vez mais interativo. Na versão impressa podem ser encontrados elementos que remetem à versão digital da edição. Com o aplicativo de leitura do QR Code em seu smartphones, acesse vídeos e mais informações.

Bom dia! Levante e vá realizar seus sonhos alessandro@batatop.com.br

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda

JORNAL IPANEMA / 8 de setembro de 2018

Diretor Francisco Pagliato Neto

Designer Editorial Jefferson Cascali de Lima

Editora Cida Haddad MTB 30718

Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi

Conselho Editorial Urbano Martins Gabriel Gonçalves Juliana Gonçalves

Na versão digital, clique no link ao lado da ilustração e tenha acesso às demais informações no Portal Ipa Online.

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0330 / 2102-0333

Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida Tiragem - 25.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região

www.jornalipanema.com.br

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário

EXPEDIENTE diretoria@jornalipanema.com.br_________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br _________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br ________ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br _______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br________ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br_______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342


JORNAL IPANEMA / 8 de setembro de 2018

5


6

JORNAL IPANEMA / 8 de setembro de 2018

DESVIO DO SEPTO NASAL Nariz entupido, dor de cabeça, sangramentos constantes, dificuldades para respirar, ronco excessivo e má qualidade do sono. Estes sintomas são comuns a um problema de saúde que afeta quase 90%, da população brasileira, de acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Aborl-CFF): o desvio do septonasal. Fábio Lorenzetti, médico e chefe da residência em Otorrinolaringologia do BOS, fala sobre esse problema recorrente. “O septo nasal é a estrutura que divide as duas narinas, formada por cartilagem e tecido ósseo, que deve ser simétrica, ou seja, igual dos dois lados. Quando há o desvio, o septo encontra-se torto, tornando uma narina mais fechada do que a outra ou, até mesmo, obstruindo as duas, quando o desvio é em forma de ‘s’, provocando os sintomas e transtornos típicos. Existem diversos tipos de desvio, desde os leves, até os mais graves. Os casos críticos representam cerca de 40% da incidência total. São estes que exigem intervenção cirúrgica”, explica. As causas para o surgimento dessa alteração anatômica no nariz costumam ser variadas. “Diferentes situações contribuem para o desvio de septo, como causas adquiridas, traumáticas ou predisposição genética, como quando há características anatômicas no nariz

que são comuns em algumas famílias e que favorecem o quadro. Também é comum ocorrer por conta de traumas, como: quedas, acidentes de trânsito, choques físicos ou até mesmo lesões durante o parto, que agridam as estruturas nasais do bebê”, pontua o médico.

Quase 90% da população sofre com problema que pode levar a doenças respiratórias O diagnóstico é feito por um médico, no entanto, um simples teste pode revelar indícios do problema. “Tampe uma das narinas e respire fundo, depois repita o processo com a outra narina. Caso note maior fluxo de ar e facilidade para respirar por uma das duas narinas, são grandes as chances de existir o desvio do septo nasal”, indica o médico, que completa. “O sintoma mais comum é a obstrução nasal unilateral, ou seja, em apenas uma narina. Também pode ocorrer entupimento bilateral, e condições associadas ao desvio, como a inflamação constante do nariz, a famosa rinite, dores de garganta e sinusite recorrente. Estes desconfortos ocorrem, pois qualquer condição que provoque o inchaço do nariz contribui para a interrupção do fluxo de ar”, comenta. O tratamento depende da gravidade do problema. “O médico otorrinolaringologista irá identificar o nível de com-

Fábio Lorenzetti, médico e chefe da residência em Otorrinolaringologia do BOS prometimento provocado pelo desvio de septo e orientar o tratamento. A solução definitiva para o problema é a cirurgia de correção do desvio de septo, um dos procedimentos mais realizados pelo setor de Otorrinolaringologia do hospital do BOS. “Somente neste ano, já fizemos mais de 80 cirurgias do tipo, o que representa a principaldemanda da Otorrinolaringologia no BOS. É uma cirurgia relativamente simples, feita com o apoio do rinoscópio, um equipamento de vídeo que orienta o cirurgião durante o procedimento, que fica menos invasivo e com resultado ainda mais efetivo. O tempo cirúrgico médio é de 1 a 2 horas. A intervenção exige que o paciente esteja sedado, no entanto, a recuperação é rápida. Caso seja feita pela manhã, ao final da tarde pode ocorrer a alta hospitalar”, ilustra o otorrinolaringologista, que completa. “Nem todos os casos exigem intervenção cirúrgica, que depende da condição e gravidade do problema e as consequências na vida da pessoa”. Em paralelo, é feito o tratamento clínico das condições associadas (sinusites, inflamações, etc), que pode incluir,desde medicamentos descongestionantes nasais, anti-inflamatórios e antialérgicos”, detalha o especialista. O pós-operatório, no entanto, leva mais tempo, exigindo uma série de cuidados. “Assim como em qualquer cirurgia, necessita de atenção pare evitar pancadas no nariz, exposição ao sol, atividades físicas intensas ou calor excessivo na região. Quando for espirrar, é preciso tentar ao máximo aliviar a pressão pela boca, para evitar lesões internas no nariz e seguir as demais recomendações médicas à risca, a fim de acelerar a recuperação e evitar complicações”, indica o médico. A prevenção ao desvio de septo só é possível na forma traumática do problema. “Evitar pancadas e choques físicos no nariz diminui as chances de desenvolver o problema em sua forma traumática. Embora acidentes sejam imprevisíveis, é possível aumentar os cuidados e ficar mais atento aos sintomas, para não precisar conviver muito tempo com um incômodo que tem solução”, conclui o médico.


JORNAL IPANEMA / 8 de setembro de 2018

7


8

JORNAL IPANEMA / 8 de setembro de 2018

Roteiro Gourmet

HOMENAGEM NO GABINETE DE LEITURA O Gabinete de Leitura Sorocabano e o Conselho da Medalha Cultural “Luiz Matheus Maylasky” prestaram homenagens durante solenidade oficial de outorga da medalha às personalidades: Cel PM Antônio Valdir Gonçalves Filho, Leila Maria Cruz Verlangieri, Waldemar Paoleschi, Edson Toshio Kubo e Hélio Reis.

Preparação ícone da cozinha italiana, o risoto pode ser feito com uma infinidade de sabores diferentes; experimente o de abóbora com queijo Risoto de abóbora com queijo meia-cura INGREDIENTES

1

2 xíc. (chá) de arroz arbóreo 1 xíc. (chá) de vinho branco seco 1 ½ xíc. (chá) de queijo meia-cura ralado ½ xíc. (chá) de queijo parmesão ralado 400gde abóbora japonesa, já cozidos ¼ xíc. (chá) de salsinha picada 4 col. (sopa) de manteiga ½ cebola picada finamente 2 litros de água Sal a gosto

2

MODO DE PREPARO 1 Aqueça a água. Em uma panela funda, preferencialmente de fundo grosso, frite a cebola em fogo alto, com metade da manteiga, até que fique translúcida 2 Adicione o arroz à cebola e mexa até que ele esteja todo envolvido pela gordura. Acrescente o vinho branco e deixe que ferva. Vá acrescentando a água aos poucos e mexendo sempre. O arroz vai começar a engrossar. Adicione a abóbora, já amassada, e continue mexendo. 3 Siga acrescentando a água se a receita for secando. Quando o arroz estiver quase cozido, com o exterior macio e o centro durinho, coloque o queijo meiacura. Como os queijos podem variar em sal e gordura, acrescente primeiro uma xícara e prove. A mistura deve ficar bem cremosa e com leve sabor de queijo. Se tiver necessidade, coloque o restante. 4 Quando o arroz estiver macio, mas ainda resistente à mordida, acrescente o queijo parmesão e acerte o sal. Desligue o fogo e adicione o restante da manteiga. Mexa até dissolver. Acrescente a salsinha e sirva imediatamente. (Folhapress)

3

4

Veja fotos no Portal Ipa Online, na coluna Giro Ipanema

5 1>> Ivani Laís Carvalho e Waldemar Paoleschi / 2 >> Antônio Carlos Rubinato e Cel PM Antônio Valdir Gonçalves Filho / 3 >> Silvio César de Góes Menino e Hélio Reis / 4>> João Francisco Brotas e Edson Toshio Kubo / 5>> João Verlangieri e Leila Maria Cruz Verlangieri


I PROGRAME-SE 9

JORNAL IPANEMA / 8 de setembro de 2018

8

>>

SET

sábado

EXPOSIÇÃO BEATLES REVOLUTION

O Shopping Cidade Sorocaba inaugurou na Praça de Eventos, a exposição inédita “Beatles Revolution”. O acervo completo pertence ao paulistano Marco Antonio Mallagoli, que já esteve pessoalmente com John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, integrantes da banda inglesa Beatles e lidera o fã-clube “Revolution”, desde 1979. Com entrada gratuita e aberta ao público, a mostra reúne fotos pessoais autografadas pelo grupo, discos, revistas, selos, ingressos, relógios, vídeos, além de itens raros, como um contrabaixo autografado por Paul McCartney, pele da caixa da bateria de Pete Best (primeiro baterista da banda), taco original e pedaço da parede da St. Peter Church e da escola na qual John Lennon e George Harrison estudaram em Liverpool. Há também o “Ateliê de Montagem de Bonecos Beatles Kids”, das 14 às 20 horas. Haverá shows acústicos de sexta a domingo, às 19 horas, com repertórios do grupo. A exposição “Beatles Revolution” segue até o dia 7/10 no shopping, com funcionamento de segunda a sábado, das 10 às 22 horas e aos domingos e feriados, das 12 às 20 horas.

9

>>

domingo

SET

O GIGANTE ADAMASTOR

Na peça teatral O Gigante Adamastor que acontece, no Sesc Sorocaba, às 16 horas, o grupo teatral Cia. O Grito traz a

CINEMA

BLUCASH

Ipanema

O Sesc Sorocaba realiza mais uma edição do projeto Som na Área em setembro. Neste domingo (9), será a apresentação da banda Blucash. As apresentações são gratuitas e livres para todas as idades. O Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Telefone: (15) 3332-9933.

história mitológica do Gigante Adamastor de uma forma bem diferente. Os ingressos custam R$5 para credenciados no Sesc e dependentes (credencial plena), R$8,50 para aposentados (pessoas com mais de 60 anos), pessoas com deficiência, estudantes e servidores da escola pública com comprovante e R$17,50 inteira. A classificação etária é livre e a atividade ocorre no Teatro da Unidade. O Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Telefone: (15) 3332-9933.

ESTREIAS DE “A FREIRA” E “CRÔ EM FAMÍLIA” REFORÇAM A PROGRAMAÇÃO DOS CINEMAS

http:// jornalipanema. com.br/category/ cultura/

11

>>

terça

O terror “A Freira” e a comédia nacional “Crô em Família” são os destaques da programação dos cinemas da região, reforçada, também, por outros três longas e a exibição de um concerto. Em “A Freira”, um padre e uma noviça são enviados a um convento, na Romênia, para investigar o suicídio de uma freira. Personagem da novela “Fina Estampa”, da TV Globo”, o ex-mordomo Crô (Marcelo Serrado) ganha a segunda história nos cinemas. Em “Crô em Família”, ele agora é dono de uma escola de etiqueta e precisa lidar com a chegada de supostos familiares, que se instalam na mansão dele. Também entra em cartaz a aventura “Alfa”, que traz um jovem de uma tribo que precisa sobreviver aos mais diversos perigos selvagens depois de ter se separado de um grupo. A programação conta, ainda, com o drama “Yonlu”, história sobre um jovem poeta que entra em uma comunidade virtual e, por conta disso, decide dar um fim à sua vida. Para as crianças, a nova opção é a animação “Wheely – Velozes e Divertidos”, que apresenta uma cidade onde todos os moradores são carros. Por lá, um táxi precisa provar que é um verdadeiro herói para se tornar o rei da estrada. Na próxima quarta-feira, o Cinépolis vai exibir o concerto “Amore – My Tribute to Love”, do músico André Rieu, gravado na Holanda e que reuniu fãs do artista do mundo todo. (Por Erick Rodrigues)

SET

PRAÇA PARIS O Sesc Sorocaba exibe filmes gratuitamente às 19 horas, no Teatro. Os ingressos devem retirados com uma hora de antecedência na Central de Atendimento. A classificação etária dos filmes é 14 anos. No dia 11, o filme é a Praça Paris. O Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Telefone: (15) 3332-9933.

Veja no Portal Ipa Online mais dicas de cinema

jornalipanema.com.br/ category/cinema


10

JORNAL IPANEMA / 8 de setembro de 2018

Beleza

OLHOS COLORIDOS Sombras em tons vibrantes, como azul, vermelho, rosa e amarelo, são tendência em maquiagem e viram aposta das famosas; veja como usar Lara Pires/ Folhapress Investir em tons fortes e coloridos na pintura dos olhos é a nova moda da maquiagem. O esfumado preto ou o uso de cores neutras estão entrando em desuso, e têm feito sucesso as sombras bem coloridas que destacamo olhar. Famosas como as cantoras Anitta, Katy Perry e Rihanna já aderiram à tendência, e suas maquiagens têm deixado os olhos com cores vibrantes. Existem algumas dicas para quem quer apostar na novidade, mas não sabe por onde começar e tem receio de errar. Daniele Silva, maquiadora e youtuber do canal

VOTORANTIM ALTERA HORÁRIO DO EXPEDIENTE O prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza, assinou na quarta-feira (5) decreto estabelecendo diretrizes e medidas de controle e redução de despesas, com horário excepcional de expediente na Prefeitura. O decreto (nº 5.444/2018) foi publicado na edição do Jornal do Município desta quinta-feira (06), proíbe novas despesas e horas extras sem prévia autorização do chefe do Executivo e impõe outras medidas para a redução de custos operacionais, como a alteração do horário de funcionamento dos órgãos públicos municipais entre 17 de setembro e 31 de dezembro, que passa a ser ininterrupto das 12h às 18 horas, com expediente ao público das 12h15 às 17h45 nas repartições. O novo sistema de atendimento não

Momento Glamour, ensina o primeiro passo: escolha duas cores, uma mais clara e outra mais escura, e passe o tom mais claro no canto interno do olho, deixando o mais escuro para o lado de fora. “O tom mais forte pode dar um ar muito dramático ao olhar se colocado em toda a pálpebra. Por isso, vale prestar atenção e começar aos poucos”, orienta Daniele. Para cada tom de pele, ela indica as cores que combinam melhor. “Quem é bem clara pode investir nas cores lilás, rosa, azul e laranja. Já quem tem a pele morena combina melhor com azul, roxo, amarelo, laranja e verde. As negras podem apostar em tons azul navy, amarelo e laranja. Já na pele oriental caem bem os tons de azul não muito claros, verde-escuro e violeta”, explica. Aquelas que têm receio de ousar muito podem optar por uma sombra colorida e outra marrom, que é neutra. “A dica é aplicar a colorida em toda a pálpebra e usar a marrom para marcar o côncavo do olho”, ensina Daniele. “O marrom fica harmônico com qualquer cor e deixa a maquiagem discreta.”

afetará a prestação de serviços essenciais e não atinge áreas como a Secretaria de Educação, que manterá o funcionamento normal de suas unidades educacionais. A Secretaria de Serviços Públicos manterá os serviços de limpeza pública e coleta de lixo de segunda-feira a sábado. Já a Secretaria da Saúde manterá os mesmos horários para o atendimento prestado nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ambulatórios, ambulância e Pronto Atendimento, alterando apenas o expediente do funcionamento da sede da Secretaria, que passará das 7 às 13 horas. Em sua justificativa, o chefe do Executivo destaca que Votorantim tem adotado medidas rigorosas em relação à contenção de despesas, à análise e ao controle de gastos públicos diante do cenário da atual crise financeira que assola o país, com reflexos que atingem diretamente os municípios. E ressalta a necessidade de adoção de cautela e prudência ante a esses reflexos frente à obrigação, imposta pela Lei de Responsabilidade Fiscal, de assegurar o equilíbrio entre receitas e despesas.


COMPORTAMENTO 11

JORNAL IPANEMA / 8 de setembro de 2018

SOCIEDADE COBRA

SENTIMENTOS e os males à saúde

Imagem meramente ilustrativa

Cida Haddad “Ser extrovertido é uma pessoa que fala bastante, se comunica bem, é bem entrosada, não tem dificuldade de fazer amigos, de se socializar em um ambiente, está sempre com muitas pessoas em volta”, explica a psicóloga e professora universitária Sylvia Labrunetti. Segundo Sylvia, geralmente os extrovertidos recebem um rótulo de que são mais felizes, ou melhor, aparentemente mais felizes, mas o fato de serem sociáveis, alegres, estarem sempre rindo, brincando, não significa que são mais felizes, diz Sylvia. “Isso não remete às reais e verdadeiras sensações que as pessoas têm, pode até ser uma máscara e esconder uma possível depressão”, comenta. Muitas pessoas podem até fazer a ligação de que pessoas extrovertidas não guardam sentimentos, aliás isso leva a outros questionamentos referentes a guardar sentimentos. “Na Psicologia não costumamos classificar sentimentos bons e ruins, porque são sempre algo que não escolhemos sentir, é natural, não temos nenhum controle sobre eles, o que é ruim é sempre segurar o sentimento de você mesmo. Então uma pessoa que é extrovertida porque está sempre alegre, por exemplo, pode ser que esconda sentimentos ruins, mas pode ser que esconda dos outros, mas dentro dela está tudo bem resolvido. Assim como há pessoas que são tímidas e introvertidas e têm dificuldade com os próprios sentimentos, mas não existe relação direta em ser extrovertido e guardar sentimentos, existem pessoas tímidas que trabalham muito bem autoconhecimento e se conhecer é essencial”, explica a psicóloga.

O esconder sentimentos ruins, diz Sylvia, pode estar relacionado ao fato de a sociedade sempre cobrar que estejamos sempre bem, sorrindo, que alguém nunca mostre fragilidade, fraqueza, comenta a psicóloga. “Guardar sentimento está relacionado a pessoas que foram muito reprimidas, com relação a sentimentos. Ainda temos uma sociedade em que o racional é sempre mais valorizado, muitas vezes, as pessoas reprimem sentimentos delas mesmos também, além dos outros, por conta muitas vezes de educação muito rígida, voltada para o racional, para o lógico. Se procuramos lógica para resolver os sentimentos acabamos sufocando os sentimentos”, afirma Sylvia. De acordo com a psicóloga, nenhum sentimento deve ser guardado. “Os que costumamos dizer que foram guardados e não fazem bem, na verdade, são alguns complexos, conflitos guardados sem resolução e podem ser prejudiciais ao desenvolvimento emocional e à saúde, ou seja, algo que deixou de ser falado, sensação de injustiça, de mágoa, existem diversas emoções que resultam de situações mal resolvidas, tudo pode ser prejudicial à saúde, tanto a psíquica como a física”, comenta. Sylvia diz que guardar sentimentos traz uma variação de consequências. “Vai depender de qual sentimento foi guardado, até os bons, e da intensidade e nível, o que pode trazer transtornos de ansiedade, psicológicos e até psiquiátricos e podem resultar em doenças somáticas físicas, problemas de pele, problemas gastrointestinais, úlceras e até desenvolvimento de algum câncer”, afirma.

Sylvia Labrunetti , psicóloga e professora universitária

COMO RESOLVER A QUESTÃO? Mas, como não guardar sentimentos? Como resolver isso? “A questão de guardar sentimentos é relacionada a algo social, educativo, que a gente precisa fazer um trabalho de conscientização. Os pais devem incentivar na criança a ideia de dar nomes ao que ela está sentindo e não subjugarem os sentimentos delas, não terem a postura de que tal ação é ‘coisa de criança, é bobagem’. É preciso aprender a dar valor aos próprios sentimentos e aos dos outros, assim essa criança se torna um adulto mais íntegro, seguro, com mais inteligência emocional”, explica Sylvia.


12 MERCADO DE TRABALHO

JORNAL IPANEMA / 8 de setembro de 2018

REINVENÇÃO COM ATITUDE

Cida Haddad “Não adianta estar cercado da alta tecnologia, se a pessoa não tiver uma atitude questionadora, de ir em busca dos objetivos”. Quem diz isso é o empreendedor e escritor Maurício Benvenutti, que esteve em Sorocaba para uma palestra no Parque Tecnológico na segunda-feira (3), onde abordou “As 5 compe-

tências para construir carreiras e negócios inabaláveis nos dias de hoje”. Benvenutti é sócio da StartSe e autor dos best-sellers “Incansáveis” e “Audaz”. Em contato com toda a tecnologia encontrada no Vale do Silício, Benvenutti afirma que estamos diante de uma realidade em que o aumento da acessibilidade tecnologia das pessoas e a busca pela redução de custos tem mudado a concep-

ção de empregos, de indústrias. “Tudo isso faz com que as atividades que requerem alta quantidade de dados, alta frequência, repetições em busca de padrões serão, em pouco tempo, substituída pelas máquinas. Qualquer briga que uma pessoa queira comprar com as máquinas nesse ambiente ela vai perder, porque não vai ter como competir com elas nesse ramo de atividades. Porém atividades que requerem uso da criatividade, por exemplo, terá alta demanda”, comenta. “A pergunta que eu pediria para que cada pessoa fizesse em relação ao futuro é: ‘... até que ponto minha atividade pode se resumir a um check list? Se eu conseguir colocar a minha atividade em um check list eu tenho que aprender a habilidade de desaprender de uma forma muito rápida porque o que eu faço vai ser substituído pelas máquinas em pouco tempo. Agora o que eu faço, se eu não consigo colocar em um check list porque a minha atividade requer situações inusitadas imprevisíveis, tenho que usar a criatividade, certamente serão essas atividades com maior demanda nos próximos anos”, comenta.

Veja mais sobre o perfil dos profissionais do futuro em entrevista de Maurício Benvenutti.

NÃO É A TECNOLOGIA.... “Não é a tecnologia que faz a pessoa, mas a pessoa que faz a própria pessoa, com atitude, competência, capacidade dela, assim as pessoas que estão se reinventando, estão construindo carreiras de sucesso, que estão construindo organizações de sucesso são, na minha visão, os desobedientes, os audazes, os rebeldes, as que não se contentam com o status quo, as pessoas que olham para os lados e não aguentam as mesmices das coisas, que buscam encontrar soluções diferentes e novas para impactar a sociedade onde vivem”, afirma Benvenutti. “Na minha visão isso sim é se reinventar, é arregaçar as mangas e fazer. Para isso, você pode usar a tecnologia, mas a tecnologia não importa se a pessoa não tiver uma atitude questionadora, de ir em busca, de fazer. Se for acomodado, inconformista, somente com a tecnologia, você não vai ser ninguém”, comenta.


NEGÓCIOS &

OPORTUNIDADES SHOPPING CIDADE SOROCABA FAZ CINCO ANOS No dia 27 de setembro, o Shopping Cidade Sorocaba comemora cinco anos de atividades e, para celebrar essa data tão importante, o shopping preparou uma ação especial e inédita de Compre e Ganhe para os visitantes que consumirem na Praça de Alimentação, no período de 3 a 27/9. A campanha promocional intitulada “Menu Comemorativo Shopping Cidade” é válida de segunda a quinta-feira. A cada R$ 30 em compras na Praça de Alimentação, os

Veja mais sobre o aniversário do Shopping Cidade Sorocaba na coluna Negócios no Portal Ipa Online.

consumidores levam para casa um copo personalizado do shopping. Para ganhar o brinde, além de apresentar os cupons fiscais no posto de trocas, é preciso fotografar o prato a ser consumido e postar a imagem no Facebook ou Instagram pessoal, com a hastag #MenuComemorativoShoppingCidade. O balcão de trocas está instalado na Praça de Alimentação, no piso L4 (próximo às escadas rolantes) e funciona das 10 às 22 horas. Serão entregues até dois copos por CPF e

o saldo acumulado não poderá ser transferido ou dividido com outro participante. De acordo com a gerente de Marketing do Shopping Cidade Sorocaba, Juliana Ramon, a campanha promocional faz parte do calendário de ações e eventos para comemorar o 5º aniversário do shopping. “Neste mês de aniversário, além de presentear o público que frequenta a Praça de Alimentação, queremos conhecer quais são os seus pratos preferidos”, destaca.

8 de setembro de 2018 - edição 985 www.jornalipanema.com.br


IPANEMA

2 AMBIENTE

NO O M

GA TR S

JORNAL IPANEMA / 8 de setembro de 2018

IA

APA IXO NAD OS PEL A

Ana Paula Bellesia

Ana Paula Bellesia, no projeto Contemporânea 2018, traz o projeto “Apaixonados pela Gastronomia”, que é para um projeto residencial de 420 m², onde, segundo dados que constam no portal do Contemporânea 2018 (contemporanea.arq.br) o “coração” da casa está na cozinha, pois os proprietários adoram receber e cozinhar. A sala de jantar deu lugar à cozinha, que recebeu espelho nos armários, inúmeros detalhes de marcenaria, lustres refinados e leves. De acordo com a apresentação do projeto no Portal Contemporânea 2018, é neste ambiente que os convidados desfrutam de um verdadeiro tour gastronômico. Como os moradores também são amantes do churrasco e da pizza, além de apreciadores de cervejas e vinhos, toda área gourmet ficou integrada à cozinha e essa paixão estampada nos revestimentos. Cada metro quadrado do projeto é um convite ao relaxamento e à vive la vie.


IPANEMA

AMBIENTE 3

JORNAL IPANEMA / 8 de setembro de 2018 Thaisa Bernardes

CASA FUNCIONAL E INTEGRADA Thaisa Bernardes, para o projeto Contemporânea 2018, de acordo com dados que constam no site contemporanea.arq.br apresenta o projeto residencial Costa Nova, com uma área de 345,85 m² e estilo contemporâneo. De acordo com dados encontrados no Projeto Contemporânea (contemporanea. arq.br) 2018, a solicitação foi de uma casa funcional e totalmente integrada e, para tanto, foram empregadas grandes aberturas em vidro, além de uma ampla área com pé-direito duplo. Ao entrar na residência, é possível visualizar o andar térreo em sua totalidade, com integração das salas de jantar e de estar, do home theater e do espaço gourmet, tudo diretamente ligado também com a área da piscina. O pavimento superior ficou destinado para uso íntimo. São quatro suítes, sendo uma delas máster, com um banheiro espaçoso, um amplo closet e uma enorme varanda com vista para a Mata Atlântica. Seguindo o conceito de um projeto aberto e integrado, foram escolhidas cores claras e neutras para destacar a amplitude do pé-direito duplo. A fachada principal é contemplada com um extenso jardim vertical para dar vida à casa.


4 CLASSIFICADOS

JORNAL IPANEMA / 8 de setembro de 2018

Advocacia

Escolas

Diversos

Estética e Beleza

Avisos e Editais

Imóveis


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.