Jornal ipanema 975 3006 2018

Page 1

Ano XV - nº 975 - 30 de junho de 2018

25 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

ROTEIRO GOURMET

EQUILÍBRIO

As consequências do acúmulo de gordura no fígado Página 5

www.jornalipanema.com.br

IPANEMA AMBIENTE

Receita de origem russa para o almoço Página 7

Casa autossuficiente: já imaginou ter uma?

Júlio Salvo

Caderno Negócios & Oportunidades

Mês de julho chegando e muitos pais têm pela frente o desafio de conciliar trabalho e passar mais tempo ao lado dos filhos que estão em férias escolares. A consultora de Recursos Humanos Ana Carolina Jacção conta que o sentimento de que poderia ter se esforçado mais para conseguir sair de férias no meio do ano “pesa”, pois ama estar com Otávio e Luiza. Página 8


2

2 CIDADES

FEIRA DE ADOÇÃO DE FILHOTES DE CÃES E GATOS NO CAMPOLIM A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realiza mais um dia da feira de adoção de filhotes de cães e gatos na Praça Dirceu Doretto, ao lado da Telhanorte, no Campolim, neste sábado (30) das 9h30 às 16 horas. Para adotar o animal é necessário ter idade a partir de 18 anos. Na ocasião, os novos tutores serão orientados pelos técnicos da Seção de Pro-

JORNAL IPANEMA / 30 de junho de 2018

teção e Bem-Estar Animal da Sema sobre a posse responsável e, ainda, sobre o direito à castração quando o animalzinho atingir uma certa idade. Os animais, que têm no máximo três meses de vida, precisam de cuidados específicos, além de carinho, atenção, alimentação e abrigo. “Os animais disponíveis são particulares e foram inscritos pelos proprietários para o evento, mas também há animais que estão em nosso Abrigo Municipal que podem ser adotados, basta apenas procurar a nossa unidade”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures. O Abrigo Municipal fica na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira. A visita pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 13 às 16 horas. Mais informações pelo telefone (15) 3202-8006.

VOTORANTIM

CONVÊNIOS PARA INFRAESTRUTURA VIÁRIA E SEGURANÇA NO TRÂNSITO SÃO ASSINADOS O prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza, assinou nesta semana, no Palácio dos Bandeirantes, dois convênios com o governo estadual, sendo um para realizar melhorias na infraestrutura viária da cidade e outro para aumentar a segurança no trânsito. As verbas foram liberadas pelo governador Márcio França. Para os recapes, a assinatura aconteceu na quinta-feira (28), quando foram repassados R$ 3 milhões, contemplando mais 15 vias da cidade, totalizando mais de 57 mil m² de obras. Na oportunidade, também esteve presente o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Laino. Já o outro convênio foi assinado na manhã de sexta-feira (29), no Palácio dos Bandeirantes, no valor de R$ 1,2 milhão, contemplando ações para promover melhorias na segurança do trânsito de Votorantim, em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, por meio do Detran-SP. Neste evento participou também o secretário de Governo, Eric Romero. Conforme ressalta o prefeito, a administração municipal vem buscando recursos estaduais e federais para prosseguir com as melhorias pela cidade. “Neste novo convênio de recapeamen-

to asfáltico estão importantes vias do município, como a rua Paula Ney, avenidas Philomena Vasques, Gisele Constantino, entre outras”, explicou. O convênio também inclui melhorias nas ruas Santo Pregnolato, Elvira Correa, Olímpia Furtado, Euclides Júlio, Oswaldo Pinto Nascimento com rua Manoel Pinto, Lourenço de Melo, Joaquim Correa, Maria de Lourdes Souza, Antônio Munhoz, Florindo Scudeler, Ignês Mariano e Cel. João Carlos de Campos.


ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 30 de junho de 2018

3

SECRETARIA DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS

editorial DIÁLOGO SEMPRE Entre as matérias dessa edição do Jornal Ipanema o tema férias é o destaque, já que amanhã (1) começa o mês de julho. Mais do que aproveitar as férias ao lado dos filhos, a matéria traz um ponto que tanto pais como filhos não devem esquecer: o diálogo. E não é a conversa por redes sociais, troca de mensagens, é o conversar olhando nos olhos, uma conversa franca sobre todos os assuntos, mas sempre com muito respeito um ao outro. O assunto sempre aparece nas mídias devido a sua importância e por mais que seja algo sempre comentado, não pode ser esquecido. Principalmente porque os jovens de hoje têm acesso à informação de maneira muito mais rápida e nada melhor do que eles tirarem as dúvidas com os pais. Aliás, muitas famílias devem sentir falta dos tempos em que era possível todos se sentarem à mesa e conversarem despreocupadamente. Claro que os tempos eram outros, as rotinas eram outras, mas o grande desafio de todos é conciliar as rotinas e não perder essa parte importante das reuniões familiares.

DIA INTERNACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS

O ex-integrante do grupo musical Polegar, sucesso no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, participou de live com Cida Muniz e Cristiane Carvalho. Ele estava acompanhado do vereador e presidente da Câmara Municipal Rodrigo Manga (DEM) e entre os assuntos tratados estava a audiência pública alusiva ao Dia Internacional de Combate às Drogas, que ocorreu na manhã de sexta-feira (29).

CPI DAS FUNERÁRIAS

ANULADA PELO STF

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Funerárias, que tem como presidente Vitão do Cachorrão (MDB) e relator o vereador Fausto Peres (Podemos), realizou a sua primeira oitiva na tarde de quinta-feira (28), quando foi ouvido o servidor público Renato Toiti Matuguma, responsável pelos editais de licitação.

De acordo com matéria de Cida Muniz, no Ipa Online, a primeira oitiva durou menos de uma hora e o funcionário informou que a licitação de 2012 das funerárias foi anulada pelo STF (Superior Tribunal Federal). Matuguma afirmou que recebe modelo antigo do edital para que um novo seja elaborado e são utilizados critérios técnicos. Os vereadores informaram que para a licitação de 2012 foi realizada uma pesquisa e se identificou a necessidade da operação de seis empresas na cidade. Sorocaba tem apenas duas empresas funerários operando no município, a Ossel e a Ofebas.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Sorocaba, Alexandre Robin, confirmou a criação da Secretaria de Políticas sobre Drogas, solicitação feita pelo vereador Rodrigo Manga (DEM) e outros parlamentares. A informação foi revelada durante Audiência Pública alusiva ao Dia Internacional de Combate às Drogas, que aconteceu na manhã de sexta-feira (29) na Câmara de Vereadores. Robin adiantou que o Executivo finaliza estudos, nas próximas semanas, para a montagem da nova secretaria e que a proposta será enviada à Câmara, na sequência. A nova pasta tem a proposta de centralizar departamentos ligados à dependência química, associados hoje a outras secretarias, principalmente da Saúde e Assistência Social. Leia matéria completa no Ipa Online.

OCUPAÇÕES DESORDENADAS

JOAO DORIA EM SOROCABA O ex-prefeito de São Paulo e pré-candidato ao governo estadual, João Doria (PSDB), recebeu políticos, apoiadores e simpatizantes, na manhã de sábado (23), no Centro Hípico Pagliato, onde discursou para mais de 500 pessoas. No palanque político, depois SAÚDE EM DESTAQUE caminhando no meio dos participantes do evento e, por fim, discursando em pé sobre uma mesa, Doria propôs um‘fortalecimento’partidário“em pról do Brasil e do Estado de São Paulo”, conclamando os apoiadores a concentrar forças à pré-candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) ao Palácio do Planalto. Veja mais em matéria de Gustavo Ferrari e live feita pela equipe do Ipa Online.

O prefeito de Sorocaba, José Crespo, promulgou a lei n.º 11.736, de 26 de junho de 2018, de autoria do próprio Poder Executivo, que visa regulamentar as ocupações territoriais desordenadas e os parcelamentos irregulares e clandestinos de solo, uniformizando os procedimentos fiscalizatórios desse tipo de ação. O objetivo da legislação, segundo o Executivo, é possibilitar maior harmonia entre o Código de Obras do Município (Lei Municipal nº 1.437, de 21 de novembro de 1996) e a Lei Federal 6.766, de 19 de setembro de 1979, que trata do parcelamento do solo urbano.


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS

JORNAL IPANEMA / 30 de junho de 2018

V ANDERLEI TESTA V V VANDERLEI ANDERLEI ANDERLEITESTA TESTA TESTA

BE KIND! • Essa semana me emocionei novamente com a história de Auggie, o menino do filme“Extraordinário”. Desta vez, resolvi ler o livro, que me encantou ainda mais que o filme. • Auggie é um garotinho de 10 anos de idade que passou por 27 cirurgias devido a uma síndrome rara. Essas cirurgias salvaram sua vida, mas deixaram pra trás muitas cicatrizes que deformaram completamente o seu rosto. • A história começa quando Auggie, ingressa no ensino escolar, tendo que agora conviver com outras crianças num cenário assustador chamado 5º série. • O tema central é o bullying, mas a reflexão é mais profunda: os conceitos de gentileza, amizade e respeito são mostrados como um tapa na nossa cara (linda e perfeita)! • Imaginamos que somente os imperfeitos travam grandes batalhas, mas isso não é verdade. Todos nós, a todo momento, estamos enfrentando batalhas. • Não podemos julgar a batalha do outro, afinal, não estamos no lugar do outro, mas deveríamos nos colocar neste lugar antes de qualquer julgamento. • A gente é craque em rotular o mau humor da atendente, a cara feia do colega de trabalho, a amargura do amigo, o rancor do parceiro, mas somos ridiculamente amadores na compaixão. • Dificilmente nos interessamos pela batalha alheia, muito menos a respeitamos. Dificilmente oferecemos ouvidos e atenção. Quase nunca praticamos a empatia. • Sabe por que? Simplesmente porque estamos preocupados única e exclusivamente com as nossas próprias batalhas. A partir do momento em que enxergamos a batalha alheia, as nossas tendem a ficar mais leves. • Sendo assim, mesmo que você não queira saber os detalhes da batalha do outro, apenas aceite que não é à toa que ninguém age de forma duvidosa, afinal, a essência do ser humano é pura. Respeite o outro, seja gentil, perdoe e siga em frente. • Ser bom é um ato de coragem. Precisamos ser mais corajosos. • Vejo tantos discursos de ódio nas redes sociais e na vida real, que me pergunto sempre: como as pessoas querem mudar o mundo se não são capazes de respeitar o outro? Bom dia! Levante e vá realizar seus sonhos alessandro@batatop.com.br

CELEBRAÇÃO DO AMOR CONJUGAL DAS FAMÍLIAS ALVARENGA E NAVARRO

jornalipanema.com.br/ category/politica

SUNSET

EM LIVE O ex-prefeito de Tietê e pré-candidato a deputado estadual Manoel David esteve em live com Cida Muniz pelo Ipa Online.

Sorocabano usa sistema de petição mundial para salvar seu bairro Ronaldo, ouvinte do Jornal Ipanema, da Rádio Ipanema, (FM 91.1Mhz) gravou um portal de voz na última terça-feira para pedir socorro contra o corte de árvores que estão acontecendo no Jardim Europa, bairro onde ele mora em Sorocaba, que estão acabando com ninhos e galhos onde pássaros escolheram para viver. Ele chegou a citar o senhor Renato, da Secretaria do Meio Ambiente, como alguém que man-

Estreia no próximo domingo (1), às 20 horas, na Rádio Ipanema, o programa Sunset, com Ale Scapol e convidados. Segundo Scapol, a cada semana haverá um bate-papo diferente sobre um tema da atualidade.“O programa trará temas leves e descontraídos, com o intuito de deixar o fim do domingo mais divertido e assim começar bem a semana”, afirma. Ele conta que haverá também notícias, entretenimento, promoções e a participação dos ouvintes. No programa de estreia, o tema discutido será:“Relacionamentos na era dos Aplicativos”.

dava os operários a seguir com a poda, apesar dele implorar para que acabasse com aquele crime. Nada se resolvia. Mandei mensagem ao secretário de Meio Ambiente, Jessé Loures, para ele intervir. Mas nada aconteceu. Então, o que fez o morador? Recorreu ao Avaaz, que significa“voz”em várias línguas européias, do oriente médio e asiáticas, foi lançada em 2007 com uma simples missão democrática: mobilizar pessoas de todos os países para construir uma ponte entre o mundo em que vivemos e o mundo que a maioria das pessoas querem.

Trechos reproduzidos do blog O Deda Questão. Leia mais em odedaquestao.com.br

Diretor Francisco Pagliato Neto

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda CNPJ - 01.142.640/0001-07

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

Editora Cida Haddad MTB 30718 Conselho Editorial Urbano Martins Gabriel Gonçalves Juliana Gonçalves

Diagramação Jefferson Cascali de Lima Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0330 / 2102-0333

Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida Tiragem - 25.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região

www.jornalipanema.com.br

Entre muitos temas abordados nesta coluna e acompanhados com interesse pelos leitores está a vida conjugal e familiar. A Renata Alvarenga nos presenteia com a notícia das bodas de ouro de seus pais. Marli e Alcebíades Alvarenga da Silva formam um casal exemplar. Há muitos anos nos cruzamos nas estradas da existência. A Marli na Escola Municipal de Sorocaba e o Alvarenga desde os tempos do Serviço de Obras Sociais -SOS na década de 80 e posteriormente no CVV e Sincomércio, sempre trabalhando em prol do ser humano na sua recuperação emocional, física e espiritual. Enfatizo aqui o espiritual porque Marli e Alvarenga foram intensos na sua ação comunitária no Lar Bezerra de Menezes. Trabalharam muito pelas crianças atendidas nesse abrigo de meninas. Empresários do ramo de papel venceram com muita dedicação junto à família nesse negócio, levando em suas embalagens o pão nosso de cada dia. Os 50 anos de vida conjugal de Marli e Alcebíades gerou uma descendência que busca a mesma filosofia de partilha ao próximo. Foi também através da Renata que descobrimos a celebração dos 63 anos de casados de seus amigos Eli Navarro e José Navarro. Aos 84 anos de idade o advogado José Navarro é um homem que testemunha a fé com sua esposa Eli nas lições que aprendeu como presbiteriano. Em 2017 José Navarro lançou o livro “O Senhor nos encontrou” com o título inspirado no Êxodo 3,18. Sempre cercado dos filhos e netos, esta família tem entre os seus membros a filha e dentista Elizabeth Drigo, casada com o José Oswair Drigo, amigo com quem trabalhei vários anos na Siderúrgica Aparecida. O brilho no olhar do casal Eli e José, com oito décadas de existência e 63 anos de aliança de amor só poderia mesmo ser enaltecida com a afirmação da escolha do Criador dessa união conjugal, estampada na capa do livro “O Senhor nos Encontrou”.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário

EXPEDIENTE diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342


5

JORNAL IPANEMA / 30 de junho de 2018 Esporte / Nutrição / Fitness / Terapia / Bem-Estar / Saúde / Beleza

ACÚMULO DE GORDURA NO FÍGADO PODE CAUSAR PROBLEMAS SÉRIOS Entre as causas da doença estão a má alimentação e o consumo de bebidas alcoólicas Tatiana Cavalcanti/ Folhapress Com 29 milhões de inscritos em seu canal do YouTube, o comediante Whindersson Nunes usou sua conta no Instagram, no dia 11 deste mês, para alertar os internautas sobre a importância de cuidar da saúde, após ele próprio ser diagnosticado com gordura no fígado. “Fiz um exame e a doutora disse que eu tinha gordura no fígado e que podia evoluir para um câncer”, escreveu. “Comecei a correr há 43 dias.” O youtuber de 23 anos alterou hábitos alimentares para ter uma vida saudável. Uma das causas da gordura no fígado é o álcool, chamada esteatose ou doença gordurosa hepática alcoólica, afirma a professora associada de gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) Cláudia Souza de Oliveira, membro da

Sociedade Brasileira de Hepatologia. “E há o depósito de gordura no fígado em pessoas que não ingerem álcool. Nesse caso, as principais causas decorrem da presença de diabetes, obesidade, colesterol ou triglicérides altos, e hipertensão arterial.”Ela explica, ainda, que em ambos os casos a imagem por ultrassonografia ou outro método de imagem são semelhantes para o diagnóstico. “A biópsia do fígado também. O que muda é só a causa, álcool ou não álcool.” Um outro fator de risco é o sobrepeso. “A doença não tem tratamento específico. Uma opção pode ser a perda de peso, com a ajuda de um nutricionista e prescrição de dieta e exercícios”, afirma Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês. No caso da doença hepática gordurosa alcoólica, afirma Zilli, o tratamento é abstinência do álcool. A que não é alcoólica, explica Cláudia, o tratamento consiste no controle dos fatores da síndrome metabólica, dieta, exercício, e em alguns casos, medicamentos.

CONTROLE DA ALIMENTAÇÃO É ESSENCIAL Quando começou a ter inchaço, alteração do paladar, febre, indisposição e até crise em que vomitou muito, em janeiro do ano passado, cientista político Gabriel Marcondes de Moura, 26 anos, decidiu ir ao médico. “Fui diagnosticado com lama na vesícula biliar e gordura no fígado, que só melhora se melhorar a alimentação. Desde então venho tentando me controlar. É um eterno vigiar e punir.”


6

JORNAL IPANEMA / 30 de junho de 2018


7

JORNAL IPANEMA / 30 de junho de 2018

I PROGRAME-SE

30

>>

sábado

JUN

http://jornalipanema.com.br/ category/cultura/

FESTA JUNINA EM SOROCABA A 39º Festa Junina Beneficente de Sorocaba será realizada até 22 de julho, na rua Antônio Joaquim Santana, 714, no Jardim Abaete. Realizada pela Afejubes (Associação das Entidades Participantes da Festa Junina Beneficente de Sorocaba), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), e organização do Centro Hípico Pagliato, a Festa Junina conta com as tradicionais barracas de comidas e bebidas típicas comercializadas por 33 entidades beneficentes, um grande parque de diversão, shows, além das tradicionais quadrilhas e brincadeiras antigas. Neste sábado (30), a apresentação será de Fernando & Sorocaba. Ingressos e informações sobre os pontos de venda pelo site http://www. aloingressos.com.br

INGREDIENTES - 1 kg de filé mignon fresco - ¼ xíc. (chá) de farinha de trigo - Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto) - 1 col. (sobremesa) de páprica doce - 1 cebola média picada finamente - 2 col. (sopa) de molho inglês - ¼ xíc. (chá) de mostarda - ½ xíc. (chá) de ketchup - 300 ml de molho de tomate - ¼ xíc. (chá) de conhaque - 200 ml de creme de leite fresco - 200gde cogumelos em conserva fatiados - 4 col. (sopa) de azeite de oliva MODO DE PREPARO: 1 - Corte o filé em tiras de 1cmx5cm, aproximadamente (se fresco, solta menos água). Tempere com sal, pimenta e páprica. Coloque a farinha de trigo e misture até que todas as tiras estejam levemente enfarinhadas. 2 - Em fogo alto, aqueça uma panela alta com metade do azeite. Doure a carne dos dois lados, aos poucos, e as reserve. Na mesma panela, que terá uma bela crosta dourada, adicione a outra metade do azeite e também a cebola (a acidez dela vai

ajudar a desgrudar todo o fundo). Volte, então, a carne à panela. 3 - Coloque o conhaque em uma concha de metal e use o fogo do fogão para deixar a bebida em chamas. Rapidamente, coloque o líquido na panela e espere o álcool evaporar (este procedimento é conhecido como flambar). A seguir, tempere a receita como molho inglês, a mostarda, o ketchup e o molho de tomate (uso o tipo passata, encontrado facilmente em supermercados). 4 - Deixe cozinhar em fogo médio por cerca de dez minutos. Adicione os cogumelos e cozinhe por mais cinco minutos. Por fim, coloque o creme de leite, acerte o sal e a pimenta e cozinhe mais dois minutos. Sirva com arroz branco e batata-palha (ou outra da sua preferência). Dica: Eu uso sempre o creme de leite fresco, pois acho seu sabor mais suave, e a cremosidade melhor. Se quiser, utilize o produto UHT. Caso prefira o de lata, utilize-o sem soro e apenas após tirar o estrogonofe do fogo (A)ventura na cozinha Juliana Ventura/ Folhapress

RENDIMENTO: 8 porções DIFICULDADE: Média

>>

1

domingo

JUL

REI LEÃO O filme Rei Leão será exibido neste domingo, 1°, às 16 horas, no teatro do Sesc Sorocaba. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, na Central de Atendimento. Filme livre para todos os públicos. O Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Telefone: (15) 3332-9933.

ARRAIÁ

MÚSICA CLÁSSICA Schaeffler Música, na sua 9ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba, promove a oficina“Como ouvir música clássica”, com o professor Dr. Sérgio Molina. Será neste sábado, às 15 horas. O tema é: M. Ravel - Daphnis et chloé. Será no Conservatório Rogerio Koury, que fica na rua Pernambuco,154, Centro. Inscrições - (15) 3211-1360 MdA International.

MEIO AMBIENTE Em comemoração ao mês do Meio Ambiente, o Prysmian Group promove neste sábado (30) apresentações de teatro, nas quais, em meio a questões ambientais atuais, serão discutidos pontos que envolvem o futuro. As apresentações serão na Biblioteca Municipal de Sorocaba, no Alto da Boa Vista, às 17 e 19 horas.

Para manter a tradição das festas juninas viva entre os pequenos, o Iguatemi Esplanada realiza neste final de semana o seu tradicional Arraiá, uma festa com comidas típicas, música caipira e muitas brincadeiras tradicionais que atravessaram gerações. O Arraiá acontece neste final de semana (dias 30 e 1°) no Espaço de Eventos do Piso Terraço – Ala Sul. O evento tem entrada gratuita e recebeu um cenário exclusivo, recriando o clima de festas juninas.


8 COMPORTAMENTO

JORNAL JJO OR RN NA AL L IPANEMA IP / 30 de junho de 2018

TRABALHAR

OU CURTIR OS FILHOS? Cida Haddad SEM MOTIVO DE ATRITO

Júlio Salvo

A consultora de Recursos Humanos Ana Carolina Jacção, quando chega julho, sempre tem um desafio: como conciliar as férias dos filhos com o trabalho, já que ela não está longe do trabalho? Mãe de Otávio, 10 anos, e Luiza de 5, conta suas estratégias. “É fazer pequenas e variadas atividades para preencher o programa, tais como ir ao Sesc, nas praças com parques livres, ir ao cinema, sair jantar, compartilhar um dia diferente na casa de um amigo e em algum final de semana fazer um passeio diferente como ir em um parque de diversão. Quando trabalho no escritório também os levo o que acaba sendo muito divertido”, diz. “Conto também com a ajuda dos avós que tenho o privilégio de ser ajudada e também conto com o pai, pois somos separados, o que de alguma forma repercute de forma positiva, pois as crianças contam com duas programações de férias”, comenta. Ana se define como uma workaholic. “Gosto muito do meu trabalho e acabo me viciando, então o sentimento de que eu poderia ter me esforçado mais para conseguir sair de

Lisete Moreira Del Bianco

férias pesa, pois também amo estar com eles. Nas férias de final de ano consigo sair, até porque as empresas também entram em férias e fico mais tranquila”, comenta. “Meus filhos são muito conscientes da importância do trabalho. Temos um diálogo aberto, então quando eles ficam chateados por eu estar trabalhando muito, eles me sinalizam e eu já administro”, finaliza.

A psicóloga clínica Lisete Moreira Del Bianco afirma que o trabalho é importante e as crianças precisam saber que nem sempre os pais podem acompanha-las nas férias.“Creio que, quando os pais trabalham fora, as crianças já estão acostumadas com essa rotina. As férias servem para curtir, descansar e ser feliz. Não deveriam funcionar como um motivo de atrito familiar e mesmo de conflito”, diz.“Mas as férias das crianças exige um planejamento anterior para evitar muitas dores de cabeça. Os avós são sempre uma boa saída, desde que estejam disponíveis, ainda com saúde e vigor”, complementa. Se o filho ainda for pequeno a ponto de não poder ficar sozinho em casa, diz Lisete, há os acampamentos, as escolas que atendem nesse período, amigos, tios, babás, vizinhos, cursos de culinária infantil, oficinas de esportes diversos; até a Internet pode ajudar dando ideias.“Não precisa ser aquela situação impossível, que é ficar interagindo com nossos filhos 24 horas por dia. É bom intercalar atividades conjuntas com outras que eles possam dar cabo sozinhos”.

Júlio Salvo

MOMENTOS DE SOLIDÃO

“Saber entreter nossos momentos de solidão é sinal de amadurecimento, de saber fazer companhia a nós próprios. E as crianças podem ir aprendendo isso pouco a pouco. Ler um livro pode ser uma atividade solitária, mas um bolo ou bolachinhas podem ser feitas a várias mãos. Pode-se ficar sozinho no computador ou tocando um instrumento, mas essas mesmas atividades podem ser feitas em conjunto: uma pesquisa ou um jogo na internet ou a formação de uma banda familiar”, diz Lisete.

DIÁLOGO SEMPRE “Não podemos esperar que as férias cheguem para podermos ficar juntos ou conversarmos com nossos filhos. Corremos o risco de perder o jeito e nos deparamos com um estranho dentro de casa. Filhos não são só trabalho sem fim e deveres a serem cumpridos, embora o trabalho exista. Eles são frutos de nosso amor, nos dão amor e são uma excelente oportunidade que a vida nos dá de crescermos espiritualmente e estarmos em constante aprendizagem e renovação”, afirma Lisete.“Em tempos de redes sociais cada vez mais ativas, ainda continuamos seres que precisam de olhares, afagos, toques, reconhecimentos reais, presenças físicas atuantes. As redes sociais têm que compor, não substituir os relacionamentos entre as pessoas”, diz ela.


NEGÓCIOS &

OPORTUNIDADES

Pré-lançamento de empreendimento atrai pela localização privilegiada

O Grupo Wanel Ville está pré-lançando o seu empreendimento Loteamento Fechado Villagio Wanel. Localizado em ponto estratégico, nos altos do bairro Wanel Ville, na continuação da avenida Paulo Emanuel de Almeida, e a 3 minutos do centro comercial onde ficam grandes redes de restaurantes, por exemplo. O projeto da área é uma das garantias de sucesso, segundo os responsáveis pelo empreendimento, pela topografia e infraestrutura, com salão social, área de lazer e outros benefícios. Mais de vinte anos é o tempo de atuação do Grupo Wanel Ville no mercado imobiliário de Sorocaba. Um novo bairro foi construído nestas duas

30 de junho de 2018 - ediç edição 975 www.jornalipanema.com.br www.jornalipanema.

décadas levando o nome da incorporadora e de seus idealizadores desde a implantação na década de 1990. Considerado um “lugar de gente feliz”, o Wanel Ville se tornou referência em entregar loteamentos com qualidade de vida às famílias. Mais recentemente, o Residencial Loteamento Fechado Villagio Milano trouxe um novo conceito de viver por meio desse empreendimento, que hoje já abriga centenas de casas de alto padrão e que trouxe muita valorização aos investidores dos lotes. O novo Plantão de Vendas está sendo instalado na avenida Paulo Emanuel de Almeida, 911. Mais informações pelo (15) 3222-7224.


IPANEMA

2 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 30 de junho de 2018

ÁGUA

No telhado, ela tem duas fontes geradoras de energia: painéis solares, com conexão com a rede elétrica, e um gerador eólico, ligado a baterias

Além do balde, uma alternativa para usar a água que sai das torneiras e do chuveiros mais de uma vez antes de descartá-la é a Waterbox, uma cisterna vertical, com capacidade de 100 litros. Para quem quiser investir mais, é possível ter um sistema de reúso de águas cinzas, que envolve tratamento da água que vem de lavatórios ou chuveiros para ser reutilizada para fins não potáveis, como rega de jardins e descarga. Como requer tubulações diferentes, deve ser pensado na fase de projeto. Já a viabilidade do aproveitamento de águas pluviais depende da área disponível para captação e da precipitação no local.

CASA AUTOSSUFICIENTE É SONHO POSSÍVEL, MAS CUSTO E TECNOLOGIA SÃO ENTRAVES Carolina Muniz/ Folhapress GÁS

C

om hábitos de consumo mais conscientes e uma boa ajuda da tecnologia, é possível deixar de pagar contas de água, luz e gás e viver numa casa totalmente autônoma, desconectada das redes de distribuição. Mas ainda há dúvidas se isso é sustentável e viável economicamente. O que é preciso fazer para ter uma casa mais autônoma?

Já existem no mercado biodigestores domésticos, equipamentos que transformam resíduos orgânicos e fezes de animais (ou até de gente) em gás para cozinha e fertilizante para hortas e jardim Para quem usa gás para esquentar água (ou energia elétrica), uma forma de economizar é usar um sistema de aquecimento solar. O sistema é composto por placas que captam o calor do sol e um reservatório térmico. Nos dias mais frios e nublados, um sistema auxiliar usa a energia elétrica para complementar o aquecimento de água.

ENERGIA ELÉTRICA Em geral, o sistema mais viável para a geração de energia em uma residência é o solar fotovoltaico, composto por painéis e um inversor O número de painéis necessários é calculado a partir do histórico de consumo da residência dos últimos 12 meses, presente na conta de luz O valor de instalação para uma casa com quatro pessoas fica em torno de R$ 15 mil a 20 mil. O tempo de retorno do investimento varia entre 3 e 7 anos A garantia do sistema solar fotovoltaico é de 25 anos, mas sua vida útil pode ser maior do que isso. Em 5 de junho, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) expandiu o financiamento para energia solar e outros tipos de cogeração a pessoas físicas. Para saber mais: bndes.gov.br. É preciso analisar se o investimento vale a pena. O telhado deve estar, de preferência, voltado à face norte, ter área suficiente para a instalação e sem sombreamento. Se produzir energia excedente, é possível acumular créditos, com duração de até 60 meses, ou usá-los para para abater na conta de um imóvel de titularidade de mesma pessoa física ou jurídica. Mesmo que o sistema produza mais energia que a consumida, como ele está ligado à rede, ainda será necessário pagar a taxa mínima cobrada pela concessionári

Fontes: Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica); Sibylle Muller, diretora da AcquaBrasilis; Beto Cabariti, diretor de design da SysHaus; e João Barassal Neto, diretor da Smart Eco House do Brasil


CLASSIFICADOS 3

JORNAL IPANEMA / 30 de junho de 2018

Empregos

Advocacia

Medicina e Saúde

Avisos e Editais


4

JORNAL IPANEMA / 30 de junho de 2018


CADERNO

IMÓVEIS

30 de junho de 2018 - edição 975 www.jornalipanema.com.br


2 IMÓVEIS

Comerciais Alugam-se

Terrenos

JORNAL IPANEMA / 30 de junho de 2018


JORNAL IPANEMA / 30 de junho de 2018

IMÓVEIS 3

ETAPA DE SOROCABA CLASSIFICA TRÊS FINALISTAS DO FESTIVAL SABOR DE SÃO PAULO

COMPRENAFEIRA – Creme de Milho com Pupunha e bolinho de entrevero. Cidade: Ibiúna TRATORIA VIN SANTO– Nhoque de batata doce roxa na fonduta. Cidade: Salto/Boituva QUINTA DO OLIVARDO – Pastel e Belém à moda da quinta. Cidade: São Roque O evento realizado no Senac con-

Júlio Salvo

Sucesso de público, a cidade de Sorocaba recebeu, na quinta-feira (28) a oitava etapa da quarta edição do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, evento da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e realizado pela Revista Prazeres da Mesa, com o apoio educacional do Senac São Paulo. Somando os votos dos visitantes e do júri especializado, foram eleitas as três melhores receitas:

tou com a aula gratuita e teve participação de cerca de 300 visitantes que circularam entre as tendas dos dez classificados. Os vencedores regionais estarão na capital paulista no mês de novembro para participar da grande festa gastronômica do estado, onde

terão a oportunidade de expor e vender os pratos e quitutes mais votados ao público paulistano. Este ano o Sabor de São Paulo vai marcar presença nas cidades-anfitriãs de Taubaté, Presidente Prudente, Santos, São José do

Rio Preto, Campinas, Bauru, Franca, Sorocaba e São Carlos. Bares, restaurantes, hotéis e quituteiras podem se inscrever no site www.sabordesaopaulo.com.br – lembrando que, além de saborosa, a receita deverá usar ingredientes típicos da região e produzidos pela agropecuária local.


4 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 30 de junho de 2018


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.