Jornal ipanema 974 2306 2018

Page 1

Ano XV - nº 974 - 23 de junho de 2018

25 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

ARQUIVO ABERTO

EQUILIBRIO

Cuidados com a pele no Inverno

ROTEIRO GOURMET

UPH da Zona Leste: atendimento apenas por mais seis meses

Desdobramentos do caso da merenda

Página 3

Páginas 3 e 4

Água na boca: nhoque com molho rústico Página 8

Imagem meramente ilustrativa

Página 6

www.jornalipanema.com.br

Sabe quando a felicidade bate à porta, mas fazemos alguma coisa para negar que ela chegue? E quando não mostramos realmente os talentos que temos? Pode ser que estamos praticando a autossabotagem. Conheça mais na página 11 e saiba como mudar esse jogo.


2 CIDADES

JORNAL IPANEMA / 23 de junho de 2018

Secom/PMS

Fotos: Júlio Salvo

COMPLETA 11 ANOS

HOMENAGENS O Coronel PM Antonio Valdir Gonçalves recebeu o título de Cidadão Sorocabano e o Cel PM Antonio Valdir Gonçalves Filho, comandante do Policiamento do Interior-7, foi homenageado com o título de Cidadão Emérito, em sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba, na noite de segunda-feira (18). Os títulos foram propostos pelo vereador Fernando Dini.

Veja mais fotos no Giro Ipanema, no Portal Ipa Online

SAMU

Coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho, coronel Antônio Valdir Gonçalves e o gerente geral do Jornal Ipanema Wilson Rossi

Erly de Syllos e Décio Clementino

No dia 19 de junho de 2007, a cidade de Sorocaba implantou oficialmente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). O serviço realiza uma média de 1.500 atendimentos mensais e neste mês completou 11 anos na cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, o Samu conta com uma Central de Regulação de Urgências, que fica na avenida Independência, 4.193, no Éden, integrada ao Corpo de Bombeiros. Além de uma base descentralizada integrada à Unidade Pré-hospitalar Zona Norte, que fica localizada na avenida Itavuvu, 101, na Vila Olímpia. Neste local, encontram-se as ambulâncias que realizam as ocorrências por toda a cidade todos os dias da semana durante 24 horas. Para oferecer esse atendimento ampliado em Sorocaba, o Samu possui um número considerável de funcionários que atuam noite e dia na cidade, 3 rádios operadores, 18 telefonistas, 24 condutores, 30 técnicos de enfermagem, 7 enfermeiros e 29 médicos compõe o time de profissionais. Para o coordenador e médico do Samu, Caio Saboya, a importância desse serviço em Sorocaba é fazer a diferença na realização de um primeiro atendimento de excelência. “É uma satisfação ajudar ao próximo e ter a chance de salvar vidas. Também é muito gratificante ser reconhecido pela população e agradecer por algum atendimento que fizemos”, relatou Saboya. Perguntado sobre a ocorrência mais inesquecível em sua memória, Saboya lembra de um garoto de 18 anos que sofreu uma parada cardiorrespiratória após se afogar no Parque das Águas. “Com a ajuda do Corpo de Bombeiros, fizemos imediatamente o atendimento e quando a gente deu conta, o coração do rapaz tinha voltado a bater. A população presente quando percebeu que a vítima tinha voltado à vida, começou a bater palmas pelo resgate realizado”, contou emocionado.

COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO DO SAMU? Todas as solicitações são feitas por meio de ligação gratuita para o número 192. Essas chamadas são atendidas na Central de Regulação do Samu e, imediatamente, são triadas por atendentes telefonistas auxiliares de regulação médica (Tarm). De acordo com a solicitação e a classificação de urgência, a chamada é encaminhada para a central de ambulâncias ou para o médico do Samu. O médico fala com o solicitante e pede informações para poder definir qual é o atendimento mais adequado para o tipo da ocorrência e qual a ambulância será destinada para o atendimento. O Samu de Sorocaba dispõe de cinco Unidades Básicas (com um auxiliar ou técnico de enfermagem e um condutor) e uma Unidade de Suporte Avançado (com um médico, um enfermeiro e um condutor). Essas equipes prestam o primeiro atendimento ao paciente e, de acordo com a avaliação do médico regulador e a disponibilidade de vagas nas unidades de saúde da cidade, são encaminhados para a unidade apta para atender cada tipo de caso. Essa transferência pode ser feita para uma unidade de urgência e emergência ou para o Pronto Socorro do Hospital Regional, que é a referência para os casos de alta complexidade e trauma.


ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 23 de junho de 2018

3

editorial LÁ VEM MAIS UM JOGO Ufa!!! Na manhã de sexta-feira (22) os brasileiros puderam gritar “É gol” durante o segundo jogo da seleção brasileira, desta vez, contra Costa Rica. O próximo desafio é na quarta-feira (27) contra a Servia. Ontem, Sorocaba estava realmente no clima de Copa do Mundo durante a manhã, com o centro da cidade mais parado e foi possível até mesmo ver torcedores andando pelas ruas com bandeiras e as tradicionais vuvuzelas. Antes do jogo, comemorações ainda tímidas, mas que aos poucos foram empolgando. O futebol faz parte do dia a dia do brasileiro, é assunto de rodas de conversa e só não é válido quando envolve brigas, principalmente entre torcidas organizadas. Torcer para a seleção na Copa, principalmente depois de 7x1 em 2014, fez com que muitos ficassem menos ansiosos, mas ainda vale a pena ver a torcida se empolgar. Claro, que Copa não é motivo para esquecimento de questões como escândalos na política e até mesmo situações de crise financeira no país, mas torcer acreditando realmente é válido. Que venha o próximo jogo na quarta-feira.

Secom/PMS

16 MIL ATENDIMENTOS MENSAIS

UPH ZONA LESTE POR MAIS SEIS MESES O prefeito José Crespo (DEM) anunciou, em entrevista coletiva, na quinta-feira (21) a assinatura de um Termo de Prorrogação Excepcional por seis meses do contrato firmado com o BOS (Banco de Olhos de Sorocaba) para a continuidade do atendimento na Unidade Pré-hospitalar Zona Leste. A solução foi submetida à aprovação prévia do Ministério Público, por meio da promotora Cristina Palma, fundamentada no princípio da supremacia do interesse da população.

NEGA PAGAMENTOS DUPLICADOS

“DUVIDO QUE ELE TENHA DEIXADO PASSAR”

Na CPI da Merenda, na quintafeira (21) foi ouvido Roberto Juliano, ex-secretário de Administração, Roberto Barreira, ex-secretário de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras. Juliano é um dos apontados no relatório da Corregedoria Geral do Município como responsável pelo pagamento em duplicidade no valor de R$ 2,9 milhões para a empresa Apetece, valor esse decorrente do não desconto de gêneros alimentícios adquiridos da Agricultura Familiar com dinheiro do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Questionado pela CPI, o exsecretário negou que tenha ocorrido pagamentos em duplicidade. “Acredito que não houve pagamento em duplicidade em 2016. Flaviano [ex-secretário da Educação] acompanhava todo orçamento, execução e notas. Duvido que ele tenha deixado passar isso, ele tomava conhecimento de tudo”, afirmou Juliano. Ele eximiu também a Secretaria de Administração (Sead) pela responsabilidade sobre os contratos da merenda. “A Secretaria da Educação sempre foi responsável pela merenda, até o final do governo Pannunzio”, afirmou. Diante da afirmação de Iara Bernardi de que diversos depoimentos e documentos coletados pela CPI indicam que quase toda a administração da merenda na época foi passada para a Sead, o depoente voltou a negar. “Não passou para a Sead, sempre foi da Educação, tinha apenas um funcionário cedido pela Sead”, disse Juliano. Veja mais no Ipa Online.

SAÚDE EM DESTAQUE

“A continuidade da UPH Zona Leste é resultado do trabalho conjunto da Prefeitura, da Câmara e, sobretudo, do empenho da promotora Cristina Palma, que prontamente nos atendeu, compreendeu a necessidade da prorrogação emergencial e aprovou a medida”, disse o prefeito. Atualmente, a unidade realiza média de 16 mil atendimentos mensais, o que inclui consultas com clínicos gerais, pediatras e dentistas. Segundo a secretária de Saúde, Marina Elaine Pereira, a atual gestão sempre lutou de forma empenhada para a continuidade da UPH. “Ninguém quer fechar serviço à população. Com a colaboração do prefeito José Crespo, do presidente do BOS, Pascoal Munhoz, e a promotora Cristina Palma, a população não será desassistida”, explicou a titular da pasta.

jornalipanema.com.br/ category/politica

RELATÓRIO FINAL Nesta semana, mais fatos ocorreram relacionados à questão de desvios da merenda. O corregedor geral do município, Junior Rocco, esteve na Câmara Municipal de Sorocaba, juntamente com o secretário de Gabinete, Eric Vieira, para protocolar o relatório final de desvios da merenda, relativo ao ano de 2016, durante a administração do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, que aponta desvios de mais de 9 milhões de reais.


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS

V ANDERLEI TESTA V V VANDERLEI ANDERLEI ANDERLEITESTA TESTA TESTA

artigo

ANO DE 2016

SIM, VOCÊ É CAPAZ Nesta semana, o Jornal Ipanema traz entre seus conteúdos a questão da autossabotagem, algo que, sem perceber, pode fazer com que nossos dias se tornem mais pesados, e que a gente se torne chato para as pessoas, infelizes mesmo, inclusive tem horas que ninguém aguenta a gente ao lado. É uma questão séria porque, muitas vezes, temos tudo o que desejamos e não somos felizes. O que será que tem de errado? Muitas pessoas podem achar que é tudo frescura, mas realmente é algo que precisa ser “investigado”, como explicou a profissional Marta Locha, entrevistada para a matéria. O importante é buscar melhora quanto a tudo e aprendermos a valorizar todos os momentos bons, mesmo que pequenos. Problemas todos têm e a solução vem de como cada um encara esses problemas. Pensamentos são bem poderosos nesses momentos. Por mais difícil que seja a situação para tudo há uma saída, é questão de tempo mesmo e a matéria sobre autossabotagem traz esclarecimentos importantes para o nosso dia a dia. Boa semana! Paz e bem. Francisco Pagliato Neto é empresário e educador

Segundo Rocco, essa foi uma complexa operação realizada pela Corregedoria e foi realizada em cima do ano de 2016, sendo que os problemas encontrados foram basicamente os mesmos do levantamento encontrado em 2017, com o pagamento para a empresa Apetece e também para a agricultura familiar. Em síntese, pagamento duplicado.

CNPJ - 01.142.640/0001-07

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

ex-secretário de Governo do prefeito Antonio Carlos Pannunzio (20132016), João Leandro da Costa Filho, disse, em entrevista ao Ipa Online, que o relatório apresentado pela Corregedoria Geral do Município e protocolado na Câmara Municipal, nesta terça-feira (19), “é mais realista que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”, que aprovou as contas da gestão anterior do chefe do Executivo VALORES INCOMPATÍVEIS

MUDANÇA DA MODALIDADE Para Rocco, o problema surgiu quando houve a mudança de modalidade contratual, quando se passou a comprar a alimentação pronta, lembrando que a prefeitura encerrou o contrato com a empresa anterior, a ERJ, porque ela não estava atendendo contrato. Leia mais em matéria de Cida Muniz, no Ipa Online. MAIS REALISTA QUE O TCE O presidente do PSDB em Sorocaba e

DIRETOR DA UFSCAR DEFENDE CAMPUS LOCAL E ANUNCIA PARCERIA COM O TRT O diretor do Campus Sorocaba da UFSCar, professor Ismail Barra Nova de Melo, doutor em Geografia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), usou a tribuna durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 21 de junho, a pedido da vereadora Iara Bernardi (PT), aprovado

Segundo o tucano, os valores recebidos do Governo Federal, na gestão Pannunzio, foram da ordem de R$ 6 milhões, e “apenas” 30% desse valor, algo em torno de R$ 1,8 milhão, destinados à agricultura familiar. “De onde tiraram mais de 9 milhões?”, questiona João Leandro. Para ele, os números apresentados pelo corregedor Junior Rocco “são incompatíveis”. “Ou ele [Rocco] é tendencioso, ou não entende nada de contabilidade pública”, ressalta o ex-secretário de Pannunzio.

pelo plenário, quando discorreu sobre o trabalho desenvolvido pelo Campus Sorocaba, que, segundo ele, trata como indissociáveis a pesquisa, o ensino e a extensão e está cada vez mais enraizado na cidade e região, desde 2005, quando foi instalado. Respondendo a uma indagação do vereador Anselmo Neto (PSDB), sobre abertura de novos cursos, adiantou que a universidade pretende fazer parceria com o Tribunal Regional do Trabalho para desenvolver projetos na área.

Trechos reproduzidos do blog O Deda Questão. Leia mais em odedaquestao.com.br

Diretor Francisco Pagliato Neto

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda

JORNAL IPANEMA / 23 de junho de 2018

Editora Cida Haddad MTB 30718 Conselho Editorial Urbano Martins Gabriel Gonçalves Juliana Gonçalves

Diagramação Jefferson Cascali de Lima Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0330 / 2102-0333

Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida Tiragem - 25.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região

www.jornalipanema.com.br

FESTA JUNINA DE SOROCABA E A MAÇÃ DO AMOR Lá nos meus nove anos de idade a maior festa junina de Sorocaba era em Votorantim. Naquela época a atual cidade vizinha era um bairro integrante da então Manchester Paulista, capital das indústrias têxteis do Estado de São Paulo. Havia um trem que ligava a estação Paula Souza até Votorantim. Íamos todos de casa nessa festança. Meus pais e irmãos. Passava horas naquele ambiente caipira com comes e bebes e, muita gente animada pela sanfona que tocava sem parar para as quadrilhas dançarem. Certamente ficou também na lembrança de pessoas que passaram por esta experiência de vida na infância. Agora, em 2018 acontece no mês de junho, a tradicional Festa Junina de Votorantim. Muitos dias de música sertaneja e dezenas de barracas com suas lonas abrigando quitutes e bebidas dos mais variados sabores, além do quentão e vinho quente. Em Sorocaba a festa junina começa dia 30 de junho e vai até o dia 21 de julho. O local será o Parque das Águas. E para abrir a temporada de shows, nada melhor que Fernando e Sorocaba na primeira atração do dia 30. As entidades beneficentes com suas comidas típicas vão arrebatar o paladar dos visitantes. É a 39º Festa Junina oficial de Sorocaba. Pessoalmente, gostava muito da maçã do amor. Aquela imagem da fruta vermelha no palito fazia meus olhos de criança saltarem de alegria quando ganhava uma maçã. A calda açucarada e caramelizada lembrava circo, parque de diversões. Pelo menos uma vez no ano eu tinha essa delícia nas mãos. Hoje dou risada da minha figura de menino com a boca vermelha de ter se lambuzado com a maçã do amor. E é com amizade e amor que devemos festejar sempre a vida que Deus nos deu de presente. Como uma maçã do amor! O abraço da semana vai para o leitor Bianco Dias, muito bem classificado na Prova Ironman 2018 no maior Triathlon da América Latina.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário

EXPEDIENTE diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342


JORNAL IPANEMA / 23 de junho de 2018

5


6

JORNAL IPANEMA / 23 de junho de 2018

Esporte / Nutrição / Fitness / Terapia / Bem-Estar / Saúde / Beleza

DOENÇAS DE PELE AUMENTAM NO INVERNO POR RESSECAMENTO Enfermidades têm sintomas similares. Hidratar a pele é o melhor remédio, segundo especialistas Tatiana Cavalcanti/ Folhapress Doenças de pele tendem a piorar no Inverno por conta do ressecamento causado na estação mais fria do ano. Não é grave na maioria dos casos e, quase sempre, essas enfermidades são tratáveis apenas com hidratação, cremes ou xampus. “São doenças que existem o ano todo, mas pioram no inverno, justamente porque é a estação que causa mais ressecamento da pele”, diz Caio Lamunier, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do Hospital das Clínicas de São Paulo. A mais conhecida é a dermatite seborreica, popularmente chamada de caspa. Um dos sintomas é que descama a pele, principalmente na face e no couro cabeludo, além de provocar intensa oleosidade e coceira. Já a psoríase causa inflamação na pele,

vermelhidão e descascamento. “Uma das causas é o banho com a temperatura muito quente. Para evitar, é aconselhável tomar banhos mais mornos e mais rápidos”, explica Lamunier. “Outra causa é abafar a pele, como usar um gorro na cabeça”, exemplifica. Já a dermatite atópica, uma das mais comuns, acontece em peles menos lubrificadas e acomete especialmente crianças de 2 a 10 anos. “Mas os primeiros sinais podem surgir aos seis meses”, conclui Lamunier. A especialista Gisela Rosa Franco Salerno, professora de dermatologia funcional do Mackenzie, lembra ainda do eczema, para quem tem sensibilidade da pele. “Em peles mais claras, aparecem vermelhões. Quando a pessoa é exposta ao sol, fica com uma espécie de queimadura”. Há ainda a ictiose vulgar, que deixa a pele extremamente seca. Todos os especialistas afirmam que hidratar a pele duas vezes ao dia é o melhor remédio, além do uso diário do protetor solar.

IDOSO É O GRUPO MAIS PREJUDICADO Os idosos devem ter cuidado redobrado no Inverno, segundo Gisela Rosa Franco Salerno, professora de dermatologia funcional do Mackenzie. “Eles são os mais prejudicados. Em idades mais avançadas, a pele fica mais frágil. A hidratação segue sendo fundamental.” Outra dica da especialista é nunca lavar o cabelo à noite. “Dormir com cabelo úmido é proibido. Causa mais queda e mais caspa, já que demora 12 horas para secar. O ideal é lavar pela manhã”, afirma a especialista. (TC)


7

JORNAL IPANEMA / 23 de junho de 2018


8 ROTEIRO GOURMET

Noquedde batbatata com molho rústico

A receita tradicional de nhoque leva apenas batatas e farinha, sem os ovos, que seriam adicionados apenas para facilitar o manuseio da massa. Acredita-se que eles podem deixar o nhoque mais pesado. A preparação que faço, porém, usando as ótimas proporções ensinadas pela brasileira Rita Lobo, leva gemas e mantém a delicadeza necessária. Para acompanhar, sugeri aqui minha receita de molho de tomate (que, confesso, faço pelo menos uma vez por semana). Este prato só melhora mesmo se for servido com lascas de queijo parmesão fatiado na hora.

(A)ventura na cozinha Juliana Ventura/ Folhapress

JORNAL IPANEMA / 23 de junho de 2018

INGREDIENTES Nhoque - 1,5 kg de batata asterix - 1 xíc. (chá) de farinha de trigo - 2 gemas - Sal a gosto Molho - 2 latas de tomate pelado - 4 tomates italianos médios - 4 dentes de alho picados - 1 cebola média picada - ¼ xíc. de azeite de oliva - Sal e pimenta-do-reino a gosto Rendimento: 8 porções Dificuldade: média MODO DE PREPARO 1 - Cozinhe, em panela grande com água e um pouco de sal, as batatas já em cubos. Quando macias, escorra-as e as esprema ou amasse. Deixe amornar. Misture nelas as gemas. Adicione a farinha aos poucos e acerte o sal. O ponto ideal

é ao ao desgrudar des e grud grud gr udar arr das das a mãos. mão ãos. Para ãos Para ra qu q que eo nhoque que não coloque nh hoq oque ue fi fiq que u llevinho, eviinho ev inho ho, nã n ão cco olo oqu que e muito mais ffarinha. 2 - Enfarinhe uma superfície lisa, faça rolinhos com a massa e corte-os em pedaços de 2 cm. Ferva mais água e vá cozinhando os nhoques aos poucos: eles afundarão e, ao subirem, estarão prontos. Com escumadeira, coloque-os em uma travessa. Vá despejando fios de azeite para evitar que grudem. 3 - Hora do molho! Em uma frigideira grande ou uma panela, aqueça o azeite e frite a cebola e o alho juntos, em fogo alto, até que a cebola fique translúcida e ligeiramente dourada. Adicione os tomates pelados e os amasse com um amassador. Adicione a medida de uma lata de água e deixe apurar por cerca de 20minutos. 4 - Coloque os tomates frescos e cozinhe em fogo baixo por mais meia hora. Acerte o sal e a pimenta. Se quiser, ao final, adicione ervas frescas de sua preferência, como orégano ou manjericão. É importante colocar as folhas apenas no fim da cocção para não perderem o sabor. Agora, é só servir massa e molho juntos!


I PROGRAME-SE 9

JORNAL IPANEMA / 23 de junho de 2018

23

>>

JUN

sábado

FESTA EM SANTA ROSÁLIA As barracas da Festa Junina da Paróquia de Santa Rosália estão montadas para receber visitantes que comparecem para consumir as delícias da gastronomia caipira preparadas pelos voluntários das pastorais e Movimentos. A sopa de cebola é a campeã de vendas depois dos milhos verdes, lanches de pernil e pastéis especiais. Muitos doces típicos acompanham os pedidos que são levados até a área de estacionamento da igreja, com dezenas de mesas e cadeiras e um palco animado por violeiros. A Festa de Santa Rosália acontece nos dias 23 e 24 e 30 de junho e no dia 1 de julho na Praça Pio XI, no bairro de Santa Rosália, a partir das 18 horas.

A atração é voltada para crianças de 0 a 10 anos que devem sempre estar acompanhadas pelos responsáveis e para participar é necessário realizar a retirada dos ingressos na bilheteria localizada no local do evento, de domingo a sexta-feira, a partir das 12 horas, e aos sábados, a partir das 10 horas.

25

>> segunda

JUN

EXPOSIÇÃO

EM VOTORANTIM

Apartamentos Vendem-se

No sábado, 23, a Festa Junina de Votorantim tem como atração a Turma do Pagode e, para encerrar a terceira semana de shows, no domingo dia 24 Larissa Manoela sobe ao palco a partir das 20 horas. Pontos de venda: em Votorantim, a venda é feita na Praça de Eventos Lecy de Campos que fica na avenida 31 de Março, onde a festa será realizada. Já em Sorocaba a aquisição pode ser feita no Shopping Cidade, na avenida Itavuvu, 3.373, no Jardim Santa Cecília, Zona Norte da cidade; além do Pátio Cianê Shopping, na avenida Doutor Afonso Vergueiro, 823, no Centro. Os valores da pista variam de R$ 3 a R$ 20; da área VIP, de R$ 30 a R$ 40 e o camarote individual entre R$ 40 e R$ 80. Também é possível comprar pela internet através do site www.guicheweb.com.br/festajunina

24

>>

O baterista e compositor Edu Ribeiro sobe ao palco do Sesc Sorocaba na quinta-feira (28) às 20 horas. Ganhador de dois Grammys, o músico apresenta um show com músicas de seu mais recente álbum solo,“Na Calada do Dia”. A apresentação acontece no Teatro da Unidade e é livre para todos os públicos. Ingressos: R$ 5 para credenciados no Sesc e dependentes (credencial plena), R$ 8,50 para aposentados (pessoas com mais de 60 anos), pessoas com deficiência, estudantes e servidores da escola pública com comprovante e R$ 17 inteira. O Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Telefone: (15) 3332-9933.

A Pintura Solidária promove na Câmara Municipal a exposição‘No Compasso das Cores’e premiará os participantes da mostra. Ao todo, são 26 quadros que representam a produção artística das oficinas de pintura do projeto“No Compasso das Cores”realizado nos anos de 2017 e 2018 pela Pintura Solidária, em Sorocaba e região. A visitação é de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.

29

>>

JUN

LUIZ AYRÃO

28

>>

JUN

DANÇAÇÃO

JUN

D KIDS ARENA

Cascas Vendem-se

EDU RIBEIRO

Sexta

Quinta

domingo

http://jornalipanema.com.br/ category/cultura/

Até 1° de julho o Iguatemi Esplanada recebe em sua Praça de Eventos da Ala Norte o D Kids Arena, o novo evento itinerante do canal infantil Discovery Kids, O D Kids Arena é gratuito, está localizado na Praça de Eventos da Ala Norte do Iguatemi Esplanada e pode ser visitado de domingo a sexta-feira, das 12 às 20 horas, e aos sábados, das 10 às 22 horas. Além disso, as sextas, sábados e domingos é possível tirar uma foto exclusiva com o Doki.

O Teatro Municipal“Teotônio Vilela”(TMTV) sediará, de 28 de junho a 1º de julho, a partir das 18h, a 3ª edição do Festival de Dança de Sorocaba – DançAção, com mostras competitivas e avaliativas. Na abertura do evento, o público ainda terá a oportunidade de prestigiar três espetáculos da Cia Paulista de Dança Adriana Assaf. Entre eles,“Romeu e Julieta”, com a participação dos bailarinos Larissa Luna (melhor bailarina em Joinville 2016) e Marcos Silva (melhor bailarino em Joinville 2017). A entrada será um litro de leite que será doado ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba.

O cantor Luiz Ayrão apresenta seu“Show de Sucessos”na sexta-feira (29), às 16h30, no palco do Sesc Sorocaba. Neste espetáculo, o cantor apresentará clássicos românticos e sambas de sua autoria que o consagraram como um dos maiores compositores de sua geração. A atividade é para pessoas a partir de 60 anos. Os ingressos custam R$ 5 para credenciados no Sesc e dependentes (credencial plena), R$ 8,50 para aposentados (pessoas com mais de 60 anos), pessoas com deficiência, estudantes e servidores da escola pública com comprovante e R$ 17 inteira. O Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Telefone: (15) 3332-9933.


10

JORNAL IPANEMA / 23 de junho de 2018


COMPORTAMENTO 11

JORNAL IPANEMA / 23 de junho de 2018

Cida Haddad

O

quanto as situações passadas consideradas negativas em sua história permanecem em seu presente e trazem prejuízo aos seus relacionamentos pessoais e/ou profissionais? Você pode estar praticando o autoboicote ou autossabotagem. A afirmação acima é da consultora de Desenvolvimento Humano, executive search, coach profissional e diretora de Desenvolvimento da Associação dos Profissionais de Recursos Humanos de Sorocaba (APRH) Marta Locha. Segundo ela, algumas pessoas criam mecanismos, normalmente inconscientes, para justificar comportamentos e ações de fuga, recusa de novos desafios e mudanças. “Geralmente, culpam o destino pelo fracasso ou o não enfrentamento de situações adversas que precisam superar, associando a pessoas, histórias e fatos do passado a responsabilidade por estas atitudes”, explica.

De acordo com Marta, essas pessoas desenvolvem comportamentos repetitivos associados ao não merecimento ou ao fato de subestimar a própria capacidade de sucesso. “São pessoas que lamentam, têm comportamentos destrutivos, apresentam sentimento de tristeza, têm dificuldade de reconhecer pequenas conquistas e sempre se justificam pela vida dura e difícil que tiveram/tem”, comenta. “Também chamamos estas condições de crenças limitantes que impactam na autoimagem e valorização de si mesmo. Sua origem pode estar presente nos acontecimentos da infância (crítica de pais, professores ou colegas de turma) ou em situações profissionais (crítica da liderança, colegas de trabalho ou pares). Também pode estar associada à crítica interna (autocrítica muito forte e severa), a expectativas irreais e a modelos que construímos tendo como referência os valores externos. Estas condições podem gerar forte ansiedade e insegurança e quando as pessoas não conseguem lidar com isso de forma adequada, acabam se boicotando”, comenta.

VOCÊ, SEU PRINCIPAL INIMIGO COMO TRATAR?

Imagem meramente ilustrativa

“São pessoas que lamentam, têm comportamentos destrutivos, apresentam sentimento de tristeza, têm dificuldade de reconhecer pequenas conquistas e sempre se justificam pela vida dura e difícil que tiveram/tem”

A De acordo com Marta, é preciso investigar a trajetória familiar, pessoal e de carreira, assim como as crenças limitantes que impactam na autoimagem e valorização de si mesmo.“Esse processo é desenvolvido com o suporte de um profissional, seja terapeuta ou coaching, conforme o nível de comprometimento, complexidade ou um projeto ou meta específica que deseja alcançar. O autossabotador tem que enfrentar a si mesmo. Não se pode negar a dor, como não se pode permitir que a dor seja a condutora de nossos comportamentos e decisões. É possível resgatar e construir comportamentos positivos, superar o que fere e olhar para as próprias potencialidades. Trata-se de promover um mergulho interior e retornar à superfície, reformulando os sentimentos, se desapegando de toda a carga de culpa e se dando permissão para ser feliz”, comenta.

MANIFESTAÇÃO DA AUTOSSABOTAGEM As manifestações de autossabotagem são: 1. se não tem permissão para ser feliz quando conquista algo positivo, imediatamente faz algo para perdê-lo. 2. recua e não enfrenta novas situações e desafios que pode trazer a realização de seus desejos/sonhos. 3. Precisa se esforçar muito para justificar a felicidade que conquistou. Por vezes, podemos encontrar casos extremos de fixação negativa de fatos do passado que refletem em vários campos da vida, onde a pessoa se mostra extremamente autoritária, demonstrando um complexo de superioridade ativo que se manifesta em um discurso que visa a inferioridade do meio em que está com frases do tipo: ”o meu caso não tem solução...”, “você nunca viveu uma situação como a que vivi...”. Em casos de comportamentos de autosabotagem na vida profissional, podem ser reconhecidos pelos profissionais de Recursos Humanos ou pelas lideranças, que buscarão ferramentas e recursos para eliminar estas atitudes. Torna-se essencial que estes profissionais busquem metodologias, certificações ou consultorias especializadas para a gestão das equipes nesta condição, dentro da organização.

DESEJO DE MUDANÇA Somente a consciência e o desejo da mudança de comportamento poderão mudar essa história, diz Marta.“A partir daí, inicia-se um processo de quebra do modelo mental estabelecido que pode se apresentar no prazer inconsciente de racionalização exagerada para as situações de fracasso, impedindo qualquer oportunidade de mudança, sucesso ou felicidade, seja no aspecto profissional ou afetivo. Os resultados serão visíveis a partir de pequenas conquistas que passarão a desenvolver um novo modelo mental, anulando os sentimentos negativos, crenças limitantes e fortalecendo as características positivas, consequentemente, fortalecendo a autoestima e construindo novos comportamentos”, explica Marta.“As experiências negativas passam a ser reconhecidas como aprendizado e criam um modelo que permite o reconhecimento de potencialidades, as possibilidades de erros e acertos e o direito à felicidade em um processo contínuo de crescimento”, afirma.


12

JORNAL IPANEMA / 23 de junho de 2018


NEGÓCIOS &

OPORTUNIDADES SHOPPING TEM ‘QUERMESSE’ ATÉ DIA 1 ° DE JULHO A “Quermesse Shopping Cidade Sorocaba” que está instalada na Praça de Eventos, no piso L2, traz miniparque de diversões e brincadeiras típicas. Com entrada gratuita e aberta ao público, os pequenos visitantes poderão se divertir nas barraquinhas de brincadeiras como: pesca, tiro ao alvo e argolas. De acordo com o número de pontos que o participante fizer, poderá ganhar diferentes prendas, que são: doces juninos, brinquedos e vale-produto para retirada nas lojas participantes do Shopping Cidade Sorocaba. Além das barraquinhas de brincadeiras, a quermesse terá um miniparque de diversões com roda gigante, ioiô (minielevador) e trenzinho. Aos finais de semana haverá, também, distribuições de pipocas e algodão do doce. E ainda, todos os domingos o shopping re-

23 de junho de 2018 - edição 974 www.jornalipanema.com.br

ESPAÇO DE LAZER

cebe dois personagens caipiras para entreter a todos das famílias. Juliana Ramon, gerente de marketing do Shopping Cidade Sorocaba, explica que o evento é gratuito, apenas será cobrado o ingresso dos brinquedos elétricos que custa R$ 8, cada um.

“Nosso foco principal é proporcionar momentos únicos e agradáveis para todos visitantes”, destaca. A “Quermesse Shopping Cidade Sorocaba”, seguirá até 1° de julho, com funcionamento das 16 às 22 horas. A atração conta com o apoio da empresa Mix Brasil de Sorocaba.

Com intuito de promover mais eventos culturais ao público, o Shopping Cidade Sorocaba inaugura um espaço de lazer neste sábado (23), com o espetáculo musical “No Reino Mágico de Oz”. A peça infantil será apresentada pela companhia de teatro Sia Santa em dois horários, às 17h30 e 19h30. Juliana Ramon explica que a nova área está localizada no piso L2, ao lado da loja Opções Móveis do shopping. “ O local será direcionado para peças e apresentações de entretenimento e cultura. Nosso intuito é oferecer uma experiência única para todas as famílias”, destaca. A peça infantil será apresentada pela companhia de teatro Sia Santa em dois horários, às 17h30 e 19h30. Informações sobre inscrições para o espetáculo nas redes sociais Facebook (ShoppingCidadeSorocaba) e Instagram.


IPANEMA

2 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 23 de junho de 2018

As peças estabelecem uma linguagem comum ao distribuírem-se sobre os 44 m² de um único tapete, da By Kamy

JOÃO ARMENTANO EXALTA JARDIM COMO PARTE DA CASA

S

intonizado com o tema do ano, A Casa Viva, que valoriza o lar como um refúgio físico, mental e espiritual, o arquiteto João Armentano, na Casa Cor 2018, propõe a interação entre jardim e casa, de modo que o paisagismo, criado por Daniel Nunes, adentra desde a entrada da casa, passando pelas janelas da cozinha e do

living ao quarto. No living, por meio de portas pivotantes de vidro, do piso ao teto, e das brises recortadas, executadas pela Todeschini, uma oliveira de 300 anos, trazida do Uruguai é imponentemente, no ambiente. Do lado oposto, um espelho externo como recurso de ampliação. Em toda a dimensão, peças de design contemporâneo foram harmonizadas às relíquias garimpadas em antiquários,

selecionadas a dedo. Se destacam, no living, a mesa de centro de Jader Almeida, a poltrona Flag Halyard, com encosto e assento estruturados por 240 m de linho natural, de Hans J. Wegner. No lounge, ao lado do living, onde está a estante preta executada pela Todeschini e assinada por João Armentano, estão a poltrona Wing , de silhueta afinada de Jader Almeida, a cadeira Thonet e a

icônica mesa Arimelo, de madeira Jacarandá, de Sergio Rodrigues. Ao oposto, está a mesa redonda Art Deco, com base de folha de ouro, o cavalo chinês de pedra, do século XVIII, a cabeça de Hermes de Praxiteles, talhada em madeira, do mesmo século, e a cabeça de Buda, da Dinastia Han. As peças estabelecem uma linguagem comum ao distribuírem-se sobre os 44 m2 de um único tapete, da By Kamy, a ponto de elementos garimpados, como os espadartes Xiphias Gladius, com base de ferro, serem confundidos com peças artísticas atuais. No mais, todo o conjunto é abraçado pelo papel de parede Le Mineraux, lançamento da Orlean, e, novamente, pelo jardim. A saleta anexa ao dormitório também é destaque. Nela, o painel divisor que exalta a obra de Geraldo de Barros, pertencente ao acervo pessoal do proprietário da Zipper Galeria, Fabio Cimino, é, na verdade, um móvel, revestido por papel de parede, que dá suporte à TV camuflada sob vidros refletores. No quarto, a cama dossel, desenhada por Armentano, compõe com as luminárias de Gustavo Di Menno, a cadeiras Thonet, e uma poltrona de Flavio de Castro. A presença do garimpo é marcada pela mesa retangular Art Deco, com gaveta e puxador de chifre, aqui, fazendo as vezes de criado-mudo. No banheiro e no closet anexos, executados pela Todeschini, as atenções são voltadas para a banheira autoral esculpida em Dekton e para a lareira de mármore, do antiquário Anni Domini. Já na cozinha,também da Todeschini, a composição matizada entre mesa oval, de madeira, de Márcio Kogan, e as cadeiras francesas dos anos 60 é digna de reverência.


IPANEMA

AMBIENTE 3

JORNAL IPANEMA / 23 de junho de 2018

ESTÚDIO LIVING NA GALERIA DE ÓCULOS EM ESTREIA NA CASACOR

A participação das arquitetas Ana Paula Gaspar e Fernanda Panetta, do Estúdio Gaetta, na Casacor São Paulo é marcada pela fusão entre os estilos clássico e contemporâneo nos 65 m2 da Galeria de Óculos. Na sala de espera, com aconchegante estética de living residencial, o ton sur ton de cinzas é aquecido pelos boiseries que, numa releitura do estilo clássico, emolduram as obras de arte eleitas pelos tons dessaturados e por remeterem aos antigos desenhos de observação. Personalizado pela Carbono Design com os tecidos e tons eleitos pela dupla de arquitetas, o mobiliário contemporâneo inclui poltronas estofadas em points bicolor, um tecido reciclado de PET e algodão, e sofá com tecido 100% algodão e aplicação de costuras que remetem às clássicas peças de alfaiataria. Mesa de centro com tampo de mármore cinza, tapete iraniano Reloaded, confeccionado em lã e algodão, e o carrinho de chá Jorge, igualmente personalizado por Alessandra Delgado – designer que teve peças expostas no último Salão do Móvel de Milão – com as cores predominantes, completam o ambiente dedicado à interação e à espera. Todas as paredes receberam tinta Tubarão Branco, na metade inferior, e Superfície Lunar, na

Obra premiada do designer americano, Floyd Paxton, ela tem cúpula expansível e é estruturada em aço escovado sobreposto à lâmina de policarbonato. Os demais expositores de óculos concentram-se nas laterais, também em alturas dinâmicas, e nas prateleiras retroiluminadas ao fundo metade superior, valorizando o pé direito. O décor clean e elegante exalta o design dos modelos multicoloridos de óculos assinados por Gustavo Gonçalves, que têm criatividade, transitando entre os dois estilos e as formas geométricas, assim como o espaço que os abriga. Logo na entrada, três expositores, em alturas distintas, confeccionados em MDF, são intensamente abrilhantados pela luminária Zoom, da FAS Iluminação. Com base de concreto e tampo de granilite, material atualmente em voga, a dupla de mesas centrais, da Estar Móveis, junto às cadeiras com assento e encosto de lona cinza, da Carbono Design, definem a área de atendimento aos clientes.


4 CLASSIFICADOS Advocacia

JORNAL IPANEMA / 23 de junho de 2018

Diversos

Estética e Beleza

Medicina e Saúde

Avisos e Editais


CADERNO

IMÓVEIS

23 de junho de 2018 - edição 974 www.jornalipanema.com.br


2 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 23 de junho de 2018


JORNAL IPANEMA / 23 de junho de 2018

IMÓVEIS 3


4 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 23 de junho de 2018


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.