Jornal ipanema 971 0206

Page 1

Ano XV - nº 971 - 2 de junho de 2018

25 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

CIDADES

IPANEMA AMBIENTE

Transporte normalizado na segunda(4), segundo a Urbes

Saiba como escolher o aquecedor de ambientes

Página 2

Caderno Negócios & Oportunidades

www.jornalipanema.com.br

MÍDIA

IPA ONLINE ALCANÇA QUASE UM MILHÃO DE PAGE VIEWS Foto: Júlio Salvo

Página 10

Tem dias em que só queremos ficar sozinhos, seja para termos um tempo para pensar, fazer nossas atividades em paz. Há também os que optam por não estarem em um relacionamento neste momento. Será que escolher ficar sozinho é errado? Veja o que diz a psicóloga Sylvia Labrunetti. Página 15 ROTEIRO GOURMET

EQUILÍBRIO

Grão de bico como opção para o happy hour

As baixas temperaturas e a atenção com os idosos

Página 8

Página 6


2 CIDADES ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL NA FROTA DE ÔNIBUS DE SOROCABA NORMALIZADO O abastecimento de óleo diesel da frota do Sistema de Transporte Coletivo de Sorocaba voltou ao normal na sexta-feira (1), com a chegada, por volta de 7h30, de dois caminhões de combustível nas garagens das empresas concessionárias Consor e STU, feita através de encomenda habitual e sem necessidade de escolta. Com isso, a Urbes – Trânsito e Transportes informa que a partir de segunda-feira (4), o atendimento estará normalizado e os 371 ônibus da frota operacional vão circular nas ruas da cidade. No sábado e domingo, o transporte coletivo segue a tabela que já é programada normalmente para esses dias do final de semana, segundo informações até o fechamento desta edição. Em nota, a Prefeitura, na quinta-feira (31) informou que a Secretaria de Educação (Sedu) manteve a suspensão do funcionamento de todas as unidades da rede municipal de ensino de Sorocaba, incluindo as creches durante esta semana. A previsão é que as unidades da rede municipal de ensino de Sorocaba retornem na próxima segunda-feira (4) normalmente.

JORNAL IPANEMA / 2 de junho de 2018

VACINAÇÃO DA GRIPE É PRORROGADA ATÉ 15 DE JUNHO O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A imunização terminaria na sexta-feira (1), mas quem ainda não recebeu a dose terá até o dia 15 de junho para se proteger. Em Sorocaba, a vacinação permanece disponível de segunda a sexta-feira, em todas as 32 Unidades Básicas de Saúde, no horário normal de funcionamento. Desde o início da campanha, até terça-feira (29), 108.880 pessoas foram imunizadas em Sorocaba. Já entre os públicos que possuem população estimada e meta de 90% a ser atingida, a cobertura foi de 89.053 doses, equivalente a 68,16% do total. A população-alvo da campanha na cidade é de 126.588.421 pessoas com meta de 90%. No Brasil, a taxa de cobertura foi de 66% do público-alvo. Em Sorocaba, o público-alvo com maior cobertura é o dos idosos, com 81,84% (53.935 pessoas vacinadas). Já o público com menor participação é o de crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos, que atingiu 43,01% do total (15.220 doses aplicadas). O segundo menor índice de participação é entre as gestantes, que tiveram 51,91% de cobertura (3.478 vacinadas).

Além desses três grupos, também podem receber a dose os profissionais da saúde, as puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), pessoas portadoras de doenças crônicas (com prescrição médica), professores de escolas públicas e privadas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Até as 17 horas do dia 29 de maio foram vacinadas em Sorocaba 108.880 pessoas. A maior cobertura continua sendo entre os idosos contabilizando 53.935 doses aplicadas (81,84% do público-alvo). Entre os trabalhadores de saúde foram vacinadas 12.576 pessoas (71,90% do público-alvo) e entre as puérperas já foram aplicadas 750 doses (equivalente a 68,12% do público estimado). Foram vacinadas ainda 3.478 gestantes (51,91% do público-alvo) e 15.220 crianças (cobertura de 43,01% do público-alvo). Entre os portadores de doenças crônicas, foram vacinadas 17.248 pessoas e não possui população estimada O grupo dos professores das redes pública e privada registrou 3.091 vacinas aplicadas. Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, esses grupos já tiveram 1.698 e 881 doses aplicadas respectivamente, em Sorocaba.

VOTORANTIM

SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS RETOMAM ATENDIMENTO NA SEGUNDA-FEIRA Os serviços públicos municipais a exemplo das aulas e atendimentos na Unidades Básicas de Saúde (UBSs) retomam o atendimento normal a partir de segunda-feira (4), após o decreto (nº 5.380/2018) pelo qual declarou situação de emergência pública no município, tendo em vista a paralisação nacional dos caminhoneiros, iniciada no último dia 21, que acarretou o completo desabastecimento de combustível na cidade. As informações são da Secom Votorantim. Diante disso, com a normalização no abastecimento de combustível os serviços públicos municipais retomam a rotina de atendimento a partir de segunda-feira (04), em todas as unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino e nas unidades de saúde da cidade. Lembrando que as aulas e o atendimento nas UBSs foram suspensos na segunda e terça-feira dias 28 e 29, e a na quarta-feira (30) foi decretado ponto facultativo, o mesmo ocorre na sexta (1).


ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 2 de junho de 2018

3

MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA POSTAGENS LUA DE MEL Após mais uma edição realizada com êxito do Casamento Comunitário (na foto o prefeito José Crespo e a esposa Lilian em momento romântico durante a cerimônia), a primeira dama viajou sozinha para a Disney. Neste caso, após o casamento não veio a lua de mel do casal.

editorial RESPEITO ÀS OPINIÕES O Brasil tem vivido dias de incertezas e cada brasileiro tem a sua opinião a respeito de paralisações, de como as pessoas agiram diante de situações como a corrida aos postos de combustível, como agiram quanto à compra de exagerada de alimentos, tudo para deixar estocado, em algumas situações. A semana toda foi de muitos questionamentos, todos sendo bombardeados por notícias nas redes sociais, nas emissoras de televisão, nos jornais e nos portais de notícias. Por falar em redes sociais, elas foram as “grandes protagonistas” da paralisação dos caminhoneiros, não somente como meio de comunicação entre os envolvidos no movimento, mas como meio para apresentar a situação com live e comentários. Não tem como fugir delas: cada vez mais presentes no dia a dia, mas devem ser usadas sempre com muito bom senso, principalmente quando o assunto é referente a comentários. Em situações que geram muita polêmica, é mais do que comum ter as pessoas que apoiam e são contra. Opiniões sérias de ambas as partes devem ser respeitadas e as redes sociais não devem ser lugares para discussões sem sentido.

A vereadora Iara Bernardi (PT) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Sorocaba da terça-feira (29) para pedir a elaboração de uma moção de repúdio às postagens reproduzidas com exclusividade pelo Portal Ipa Online, nas quais vereadores são chamados de corruptos e comparados a mulas, inclusive palavras de baixo calão são utilizadas pelo prefeito José Crespo (DEM), em um grupo que reúne secretários municipais. O texto da Moção de Repúdio foi assinado por praticamente todos os vereadores e é endereçado ao prefeito Crespo, ao secretário Flávio Chaves e aos demais secretários do Executivo.

EVENTUAL ESTELIONATO ELEITORAL AUDITORIA NA “ TENDA DOS MILAGRES” A vereadora Iara Bernardi (PT) presidiu a Audiência Pública de prestação de contas do 1º Quadrimestre da Secretaria de Saúde. Ela fez uma solicitação verbal formal para que a Prefeitura efetue uma auditoria completa em todo o período de prestação de serviços do CIES Global - Centro de Integração de Educação e Saúde (Associação Beneficente Ebenezer), gestora da “Tenda dos Milagres”, montada para atender a área de saúde, no estacionamento da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim São Guilherme.

IRREGULARIDADES EM VISITA TÉCNICA Os vereadores receberam um relatório referente a uma visita técnica da Prefeitura, que avaliou os trabalhos da CIES Global no período de apenas uma semana, e identificou diversas irregularidades. “Estou fazendo um pedido formal para que a Secretaria de Saúde efetue uma auditoria completa em todo o período que essa entidade trabalhou. Quantas consultas fez, o que realizou, o que deixou de realizar, bem como auditadas a continuidade dos atendimentos aos pacientes: quem fez o exame, teve continuidade se foi sugerida uma cirurgia, e assim por diante”, diz a parlamentar.

SEMANA AGITADA

Na manhã de terça-feira (29), a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) recebeu em seu gabinete, na Câmara Municipal de Sorocaba, a notificação de abertura de investigação do Ministério Público (MP) a “falsas promessas” de campanha do prefeito José Crespo (DEM) em 2016. Segundo Fernanda, entre tais promessas, que podem caracterizar estelionato eleitoral, estão: “A UPH da Zona Oeste e da Zona Norte, mesmo com dezessete meses de governo, não atendem crianças e adultos; promessa também na área da saúde de viabilizar uma segunda unidade da Policlínica; zerar as filas de exames de especialidades em quinze dias de governo, reestruturar o Médico da Família e criar o Núcleo de Doenças Raras.

Os últimos dias foram agitados para José Crespo. Devido à paralisação dos caminhoneiros, ele esteve reunido com membros do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança, acompanhou a chegada de combustível e oxigênio à cidade, esteve reunido com a exassessora Taty Polis (que apresentou seu novo advogado, Márcio Leme), NEM TODOS OS COMPROMISSOS participu da inauguração da Rose Plastic Brasil, atendeu diretores da Tecsis e O PortalSÃO IpaJOSÉ Online questionou na ainda encontrou tempo para orações CENTRO DE IMAGENS ocasião a Secretaria de Comunicação e conforme postou em seu Instagram. Eventos (Secom) sobre tais promessas de campanha e que motivaram a investigação do MP. Segundo a Pasta, “a Prefeitura de Sorocaba ( na ocasião) informa que ainda não foi notificada, mas já adianta que todos os compromissos firmados durante a campanha foram para um governo de quatro anos, portanto não há o que se cobrar sobre a falta de cumprimento neste momento. Além disso, nem todos os compromissos relatados neste questionamento, foram MAIS REUNIÕES compromissos do prefeito José Crespo. Por exemplo: promessa de zerar as filas E o prefeito Crespo não parou um de exames de especialidades em 15 dias minuto, mesmo na véspera do feriadão. de governo. O que o então candidato Na quarta-feira (30), ele esteve reunido José Crespo se comprometeu a fazer é com o presidente do Secovi-SP, Flávio reduzir para 15 dias o tempo de espera Amary, filho de seu principal cabo para a realização de exames ao longo do eleitoral, o ex-prefeito Renato Amary. mandato e não em 15 dias”.


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS

JORNAL IPANEMA / 2 de junho de 2018

V ANDERLEI TESTA V V VANDERLEI ANDERLEI ANDERLEITESTA TESTA TESTA

GREVE • Já que o assunto dos últimos dias é a greve dos caminhoneiros, resolvi listar, juntamente com meus amigos do Facebook, as coisas e pessoas que deveriam entrar em greve, para facilitar a nossa vida. • Gente falsa devia entrar em greve eterna. Assim como os maldosos, fofoqueiros, e também os invejosos. Os mentirosos (que enganam as pessoas) e que acreditam na própria mentira, os arrogantes, os prepotentes e também os pobres de espírito. Ufa, que alívio! • Os homofóbicos merecem um parágrafo só pra eles: greve já! • Hey, preconceito: Você pode entrar em greve geral, até o dia do juízo final? • Já que na greve percebemos que o brasileiro só pensa em seu próprio umbigo, o egoísmo deveria entrar em greve agora mesmo! • Bom mesmo seria uma greve da corrupção. Mas e ai, sobraria alguém nesta nação? • Intervenção grevista para aqueles que defendem a intervenção militar, por favor! • A nuvem negra da negatividade está precisando de uma grevezinha, né? • A cultura de “levar vantagem” já passou da hora de grevear, querido Brasil. • Não tem como esquecer dos políticos em geral. Poderiam ficar em greve até o Natal. • Boletos, contas, cartão de crédito e impostos em geral. • Até o nosso papel de trouxa poderia entrar em greve, se reciclar e mudar. • Por falar em trouxa, que tal entrar em greve aqueles que visualizam e não respondem? Seria sensacional. • Mau humor: Por favor, entra em greve, sem rancor? Bom dia! Levante e vá realizar seus sonhos alessandro@batatop.com.br

Sorocaba terá programação para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente A partir de terça-feira (5), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), dará início à programação especial da Semana do Meio Ambiente, que comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente . O objetivo da Sema é sensibilizar a população sobre a importância da conservação e recuperação da biodiversidade em Sorocaba. “Teremos plantio de árvores, visitas monitoradas, exposições, blitz, entre outras atividades, para envolver a população sorocabana na questão da importância da conservação das áreas verdes para a biodiversidade de fauna e flora da nossa cidade”, destaca o secretário Jessé Loures.

CNPJ - 01.142.640/0001-07

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

A programação terá início na terça-feira (5) com a abertura da Semana do Meio Ambiente na Câmara Municipal. Em seguida, será feito o plantio de 280 mudas de árvores com a participação de autoridades e funcionários do legislativo. No mesmo dia, os clubes ecológicos Roda Viva (Parque da Biquinha) e Clubinho do Refúgio (Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”) terão atividades especiais para celebrar a data. O Centro de Educação Ambiental Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba) também terá programação em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae Sorocaba).

SEGUE ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA: DIA 5 DE JUNHO Abertura da Semana do Meio Ambiente com plantio de árvores Horário: período da manhã Local: Câmara Municipal

DIA 8 DE JUNHO Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas – Exposição de animais taxidermizados Horário: das 9h às 12h Local: Paço Municipal

Clubes Ecológicos Horário: das 9h às 11h30 Locais: Parque da Biquinha e Parque da Água Vermelha“João Câncio Pereira”

DIA 9 DE JUNHO Lançamento do Parque Linear “Virginia Lyra Mascarenhas Brisotti”, no Piazza di Roma Horário: 9h Local: Piazza di Roma

DIA 6 DE JUNHO Visita monitorada, exposição e observação de aves Horário: 13h Local: Centro de Educação Ambiental – Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba) DIA 7 DE JUNHO Visita noturna em comemoração de aniversário de 5 anos do Parque da Biodiversidade Horário: 19h Local: Parque da Biodiversidade

Diretor Francisco Pagliato Neto

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda

A GREVE E OS CASAIS DAS ENS

Editora Cida Haddad MTB 30718 Conselho Editorial Urbano Martins Gabriel Gonçalves Juliana Gonçalves

Diagramação Jefferson Cascali de Lima Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi

Encontro do Coaves e do Coaves Kids Horário: 8h Local: Parque da Água Vermelha DIA 10 DE JUNHO Encontro de Bonsai Horário: das 9h às 16h Local: Jardim Botânico“Irmãos Villas -Bôas” DIA 11 DE JUNHO Blitz Educativa sobre Biodiversidade Horário: 9h Local: Avenida Itavuvu

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0330 / 2102-0333

Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida Tiragem - 25.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região

www.jornalipanema.com.br

O exemplo da greve dos caminhoneiros no Brasil e a solução dos pedidos feitos pelas suas entidades representativas acabaram por ter uma decisão final através do diálogo. É aí que entram os casais nesta história. Diariamente milhares de casais entram em confronto por ausência de diálogo entre os cônjuges. Em 1947 na França, casais animados pelo padre Henry Caffarel conquistaram um estatuto que vigora até hoje com as regras do Movimento das Equipes de Nossa Senhora. Um dos “Pontos Concretos de Esforço” é o Dever de sentar-se (Diálogo Conjugal). Sei que essa estratégia da conversa sincera da busca de entendimento vale para tudo na vida. Em Sorocaba há um grupo que se reúne mensalmente há 45 anos. São casais com seus 50 anos de casados que vivem felizes e testemunham uma vida conjugal com sabedoria divina. Com orientação espiritual atualmente do padre João Alfredo Pires de Campos e participação da Elza Regina Hildebrand Garcia, viúva de Milton Garcia Gomes, Vera Lúcia de Almeida Nóbrega e Bayard Nóbrega de Almeida Junior, Vera Lúcia Dorelli Gonzales e Leosmar Gonzales Martinez, Vera Maria Gonçalves Valsechi e Edson Valsechi, Vicentina Machado Miguel e Flávio Jorge Miguel e, mais recentemente, com a presença da Rosangela do Vale Falheiros e Luiz Alberto de Castro Falheiros. Inseridos na comunidade sorocabana essas pessoas convivem seguindo um carisma fundador. Neste ano, eles refletem sobre “A Missão do Amor”. A fidelidade do amor pode ser vista aqui como exemplo da Vera e Bayard Nóbrega, agora completando Bodas de Ouro matrimonial. Convivo com eles e sei da harmonia familiar irradiada em suas histórias. Escrevo sobre esse grupo e enfatizo o diálogo existente em suas vidas. É o nosso objetivo em mostrar na prática como é possível testemunhar com diálogo, palavras e atitudes, ajudando outras pessoas, como você leitor, a viverem situações de paz pelo diálogo.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário

EXPEDIENTE diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342


JORNAL IPANEMA / 2 de junho de 2018

5


6

JORNAL IPANEMA / 2 de junho de 2018

Esporte / Nutrição / Fitness / Terapia / Bem-Estar / Saúde / Beleza

IDOSOS E DOENTES CRÔNICOS PRECISAM SE PREPARAR PARA O FRIO Os dias estão ficando mais frios com a proximidade do inverno e além destas mudanças, outras características da estação do ano que se aproxima são: pouca chuva, ar seco e mais poluído e o aumento da incidência de doenças respiratórias. O médico gerontólogo do Hospital Santo Antonio de Votorantim Marco Guerra (foto) fala que nesta época, pessoas idosas e doentes crônicos precisam aumentar os cuidados com a saúde. “É comum neste período a mudança de alguns hábitos. Passa-se a ficar mais tempo em lugares fechados, começam a sair os cobertores dos armários, o tempo fica seco. Tudo isso pode não fazer muita diferença para a maioria das pessoas, mas, representa riscos para quem tem a saúde mais frágil, como: idosos, gestantes e doentes crônicos, como as pessoas que sofrem de diabetes, colesterol ou que tratam câncer, por exemplo”, detalha o especialista, que fornece dicas para a mudança de estação.

1

Um dos cuidados mais importantes é: não esqueça da vacina contra a gripe. Lembrando que é necessário repetir a dose todos os anos, com a vacina atualizada, visto que os vírus causadores da gripe sofrem mutações. Doentes crônicos, idosos e gestantes têm preferência de vacinação. Outro cuidado importante é com a hidratação: nesta época o tempo fica mais seco, e um pouco mais frio também, o que acaba desestimulando o consumo de água. Isto é grave, sobretudo para os idosos que desidratam com facilidade. É importante beber, ao menos, 2 litros de água diariamente, divididos em pequenos copos durante o dia todo. Este hábito mantém o corpo mais forte e saudável para combater possíveis doenças que se aproveitam desta época.

2

“É comum neste período a mudança de alguns hábitos. Passa-se a ficar mais tempo em lugares fechados, começam a sair os cobertores dos armários, o tempo fica seco” Marco Guerra

Proteja-se do frio: como nesta época é comum esfriar durante a tarde, é recomendado sair de casa levando um agasalho, mesmo que esteja quente, pois a queda brusca de temperatura pode deixar o corpo vulnerável a infecções. Um sinal de que aquele vento frio está colocando a saúde em risco são os espirros, reação do corpo para colocar para fora algum vírus ou bactéria que tenta se instalar e provocar uma doença.

3

4

E para se proteger do frio é preciso tirar os casacos e cobertores esquecidos há muito tempo nos guarda roupas, o que pode provocar alergias e infecções respiratórias devido à poeira e ácaros acumulados. Antes de usar estas peças, o ideal é lavar e secar ao sol para eliminar qualquer vestígio de sujeira. Evite banhos muito quentes, pois além de ressecar a pele, podem provocar desidratação por conta das altas temperaturas da água. Pele ressecada fica mais exposta a lesões, como cortes e ferimentos, o que representa riscos aos idosos e pessoas com a saúde debilitada, por isso, também é bom fazer uso de cremes hidratantes adequados ao tipo de pele.

5

6

A alimentação também merece atenção: é importante manter uma alimentação balanceada, evitando alimentos gordurosos e calóricos, populares em dias frios. Também é válido praticar exercícios físicos regulares, sempre utilizando roupas adequadas, como os agasalhos esportivos em dias mais frios, sem nunca esquecer do protetor solar. E por último, uma dica importante de seguir em qualquer idade é: consulte um médico regularmente. Faça exames de rotina e evite surpresas! Qualquer problema de saúde diagnosticado precocemente tem mais chances de tratamento sem complicações. A qualidade de vida agradece esta atitude!

7


JORNAL IPANEMA / 2 de junho de 2018

7


8

JORNAL IPANEMA / 2 de junho de 2018 Divulgação

ROTEIRO RO GOURMET GOURMET

Bom de bico Quem nunca teve vontade de fazer algo diferente de patê de atum para passar na torrada, não é mesmo? Foi pensando nisso que elaborei a coluna porque para esses momentos de variação da happy hour entre amigos, em casa, é que existe o hommus, pasta de origem árabe feita à base de grão-de-bico.

HOMMUS TRADICIONAL

HOMMUS DE BETERRABA

Ingredientes 1 ½ xíc. (chá) de grão-de-bico cozido e descascado 1 col. (sopa) de tahine 1 dente de alho pequeno 2 col. (sopa) de azeite de oliva Suco de um limão taiti Sal a gosto Rendimento: 4 porções Dificuldade: fácil

Ingredientes 1 ½ xíc. (chá) de grão-de-bico cozido e descascado ½ beterraba pequena, cozida e descascada 1 col. (sopa) de tahine 1 dente de alho pequeno 2 col. (sopa) de azeite de oliva Suco de um limão taiti Sal a gosto Rendimento: 4 porções Dificuldade: fácil

Modo de preparo Bata tudo em liquidificador, mixer ou processador até ficar bem homogêneo. Sirva com páprica doce salpicada e azeite de oliva. Torradas de pão sírio acompanham. (A)ventura na cozinha por Juliana Ventura/ Folhapress

Modo de preparo Bata tudo em liquidificador, mixer ou processador até ficar bem homogêneo. Sirva com gergelim salpicado e azeite de oliva. Torradas de pão sírio acompanham

PROJETO ‘NO COMPASSO DAS CORES’ REÚNE FAMÍLIAS

O Ministério da Cultura e o Instituto CCR apresentaram em Barueri o projeto “No Compasso das Cores”, com oficinas de pintura e apresentações musicais gratuitas. Mais de 300 pessoas, entre adultos e crianças participaram da atividade realizada na Arena de Eventos do Parque Municipal Dom José, na Vila Porto. O projeto conta com patrocínio da CCR ViaOeste, concessionária que integra o Programa de Concessões de Rodovias de São Paulo, e apoio da Prefeitura de Barueri. A realização é da Pintura Solidária e Carlos Madia Produções.


9

JORNAL IPANEMA / 2 de junho de 2018


10

JORNAL IPANEMA / 2 de junho de 2018

MÍDIA MÊS

IPA ONLINE ALCANÇA

970 MIL PAGE VIEWS Há mais de uma semana, entre os principais destaques da mídia está a paralisação dos caminhoneiros e os efeitos dela, como as longas filas que se formaram próximas aos postos de combustíveis. O assunto esteve e ainda está presente em todos os veículos que compõem o Sistema Ipanema de Comunicação: a Rádio

Ipanema, o Jornal Ipanema e o Portal Ipa Online. Com oito anos completados em 2018, o Portal Ipa Online, que tem a coordenação de Gustavo Ferrari e reportagens de Alana Damasceno e Cristiane Carvalho, tem registrado números crescentes, entre eles o de Page Views no mês de maio que alcançou 970 mil.

230.360 442.564 348.126 351.632 480.706 404.989 547.620 542.931

maio

970 mil

*** Quanto ao número de usuários únicos: no mês de maio foram 300 mil.

Facebook

2milhões 7.500 3.100

Pelo Portal, Facebook e Youtube também pode ser conferido o programa Olho Vivo, com Urbano Martins, terça e quinta-feira, no qual ele faz um resumo das principais notícias de polícia. O programa tem crescido em número de compartilhamentos e visualizações. O conteúdo do Portal é diversificado e tem como colunistas Celso Ribeiro, o Marvadão, Djalma Luis Benette, com o Deda Questão, Mobilidade, com Rubens Maximiano, coluna Exclusiva e Inclusiva, com PCDef, Divs, Mundo Pet e Meio Ambiente com Gabriel Bitencourt, Negócios com Cida Haddad e Giro Ipanema, com Julio Salvo.

Com o QR Code, leitores do Jornal Ipanema têm informações extras no Ipa Online e o jornal impresso pode ser lido também pelo portal.

setembro outubro novembro Dezembro Janeiro fevereiro março abril

IPA ONLINE NAS REDES SOCIAIS

OLHO VIVO

INTEGRAÇÃO ENTRE IMPRESSO E DIGITAL

Gustavo Ferrari, coordenador do Portal Ipa Online

PAGE VIEWS

pessoas alcançadas por mês

Instagram

seguidores

Twitter

postagens

Os profissionais do Sistema Ipanema de Comunicação trabalham de maneira integrada e mais informações sobre entrevistas realizadas no Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema, podem ser vistas no Ipa Online. No Jornal Ipanema, o impresso, com o QR Code é possível acessar conteúdos do Portal, como live, com entrevistas, discussão sobre assuntos políticos, assim como apresentadas as notícias do Ipa Online. Nesta semana, o assunto paralisação dos caminhoneiros trouxe para uma live 32 mil visualizações. A entrevista com o prefeito José Crespo, sobre medidas a serem adotadas durante as paralisações atingiram 44 mil visualizações.


CADERNO

IMÓVEIS

2 de junho de 2018 - edição 971 www.jornalipanema.com.br


JORNAL IPANEMA / 2 de junho de 2018

IMÓVEIS 12


13 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 2 de junho de 2018

ESPAÇO EMPRESARIAL

CICLO DE PALESTRAS DISCUTE O PROCESSO DE REVITALIZAÇÃO DE SOROCABA Os principais aspectos da revitalização da região central de Sorocaba serão discutidos no próximo Ciclo de Palestras Secovi, a ser realizado em 21 de junho, a partir das 18h30. Entre os pontos a serem abordados, estão: as melhorias na infraestrutura por meio da requalificação de vias com alargamento de calçadas, a implantação de espaços compartilhados, a nova ordenação do uso do solo, entre outros. O secretário municipal de Planejamento e Projetos de Sorocaba, Luiz Alberto Fioravante, será o palestrante e irá destacar, também, o que vem sendo feito para incentivar as edificações de uso misto e com alta densidade de moradias, fator considerado fundamental para o sucesso

do processo, dentre outras iniciativas de grande interesse para os empreendedores do mercado imobiliário e para o desenvolvimento da cidade. O diretor Regional do Secovi na cidade, Guido Cussiol Neto, será o coordenador do evento, cujo público-alvo é formado por profissionais de empresas associadas e representadas pelo Sindicato da Habitação em Sorocaba e região, além de demais interessados da área. As vagas são limitadas e as inscrições precisam ser feitas com antecedência pelo e-mail sorocaba@secovi.com.br ou pelo telefone (15) 3211-0730. O encontro será realizado no auditório do Edifício Planeta Office Center, localizado à Rua Octaviano Gozzano, 325 – 14º pavimento - Campolim.

UNIMED SOROCABA FORMA PRIMEIRA TURMA EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A Unimed Sorocaba reuniu 28 cooperados e seus convidados para a cerimônia de formatura da primeira turma da pós-graduação em Atenção Primária à Saúde, da qual participaram. O encontro aconteceu no restaurante Santa Victória. O presidente da Unimed Sorocaba, José Francisco Moron Morad, fez o discurso de abertura, agradeceu a presença de todos, o empenho dos alunos durante o curso e destacou esperar que o mesmo possa ocorrer mais vezes na Cooperativa. Já o vice-presidente e também aluno do

curso, reforçou que a iniciativa compõe o Planejamento Estratégico da Cooperativa. “Acreditamos que esse é mais um passo importante para sustentar o nosso negócio, mas, agora, todos nós temos a tarefa de fazer acontecer”, disse. A aluna Maria Valéria, agradeceu a todos e, principalmente, ao professor Heitor Tognoli e Silva. “Você gerou entusiasmo ao grupo, foi dedicado e firme”, enfatizou. O professor retribuiu as palavras: “Foi um prazer enorme estar com vocês, faço tudo com amor e posso afirmar que essa foi uma ótima turma”, concluiu.

Entre os pontos a serem abordados, estão: as melhorias na infraestrutura por meio da requalificação de vias com alargamento de calçadas, a implantação de espaços compartilhados, a nova ordenação do uso do solo, entre outros

NÚCLEO MULHER DE NEGÓCIOS REALIZA DESFILE COM NOVIDADES DA COLEÇÃO OUTONO-INVERNO Para apresentar as tendências da estação mais charmosa do ano, o Núcleo Mulher de Negócios da Associação Comercial de Sorocaba, realiza no dia 04 de junho às 19 horas, um grande desfile de moda, onde será apresentada a coleção outono-inverno 2018. No evento, as lojistas dos setores de vestuário, calçados e acessórios terão a oportunidade de expor seus produtos. Já as participantes, além de conferir as novidades, poderão trocar cartões e fazer networking. “O Núcleo Mulher de Negócios sempre traz novidades para as empreendedoras. Certamente será uma grande oportunidade para as lojistas expor seus produtos da estação que, tradicionalmente, aquece as vendas no comércio”, comenta o presidente da Associação Comercial, Sérgio Reze. O evento é gratuito e será realizado na Associação Comercial, localizada na Rua da Penha, 535, Centro. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo site nucleodemulheres.acso.com.br. Mais informações pelo telefone (15) 3331-1003.


14 14

JORNAL IPANEMA / 2junho de junho 2018 JORNAL IPANEMA / 2 de dede2018


15 COMPORTAMENTO

Cida Ci da H Haddad adda ad dadd Tem dias em que precisamos estar sozinhos, não é mesmo? Para refletirmos, realizarmos algo com calma, para trabalharmos. Também há pessoas que preferem a solteirice a um compromisso sério. Será que querer estar sozinho mostra que tem algo errado com a gente? A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Sorocaba (Uniso) Sylvia Labrunetti afirma que ficar sozinho pode estar relacionado aos nossos vínculos afetivos e laços sociais. Porém, a capacidade de estar sozinho pode ser considerada uma capacidade psicológica de saúde mental relacionada a não dependência afetiva e psicológica. Saber estar sozinho e desenvolver esta capacidade pode ser bastante positivo para a vida adulta, ela garante. Quais os motivos que levam às pessoas a quererem momentos sozinhas? “A sociedade atual estimula, cada vez mais, a individualidade. Pode-se dizer que são muitos os fatores que têm proporcionado um número muito grande de adultos que vivem sozinhos: a dificuldade de se vincular afetivamente por aspectos narcísicos de não conseguir tolerar o outro pode ser um deles. A educação de famílias com cada vez menos filhos e muitos filhos únicos, tem se voltado para a valorização excessiva da carreira e do desenvolvimento financeiro e não mais da construção de vínculos afetivos e familiares como há 50 anos”, explica Sylvia. Ainda, de acordo com ela, a solidão também pode estar associada a uma defesa psicológica, de evitar sofrimento e, neste caso, pode-se dizer que se trata de alguém com dificuldades de se relacionar.

“A educação de famílias com cada vez menos filhos e muitos filhos únicos, tem se voltado para a valorização excessiva da carreira e do desenvolvimento financeiro e não mais da construção de vínculos afetivos e familiares como há 50 anos”

FICAR SOZINHO É ESTAR TRISTE? De maneira nenhuma pode-se dizer que estar sozinho é estar triste, diz a psicóloga. “Assim como estar acompanhado não significa estar feliz. A solidão pode ser um estado de espírito presente no meio de uma multidão de pessoas, assim como podemos nos sentir confortáveis e bem acompanhados sozinhos em casa, fazendo companhia para nós mesmos”, comenta Sylvia. “Acredito que cada vez mais as pessoas estão habituadas a pessoas sozinhas/solteiras. O mercado tem se adaptado a elas como em casos de mercadorias, alimentos em menor quantidade, vendas de pacotes de viagens. Acredito que a cobrança com relação à obrigatoriedade de se ter um(a) parceiro(a) tem diminuído muito. As maiores cobranças, em geral, provêm da família por questões culturais ou religiosas”, comenta.

Foto: Júlio Salvo

FICAR SOZINHO É BOM...

JORNAL IPANEMA / 2 de junho de 2018

Para quem quer curtir um fim de semana em casa, dicas de séries de Erick Rodrigues: SOFRER COM A SOLIDÃO?

Em quais situações ficar sozinho representa que algo realmente não está certo? “É muito difícil percebermos o quanto alguém pode estar sofrendo com a própria solidão ou com a própria vida. De modo mais específico, o que representa um sinal de necessidade de ajuda psicológica é sempre a questão do sofrimento, ou seja, quando a pessoa sofre com a própria condição (seja ela de solidão ou não) e não se sente capaz de sair desta situação sozinho, é o sinal de que há a necessidade de ajuda psicológica profissional. “Ser capaz de estar sozinho com tranquilidade, fazer companhia a si mesmo e suprir suas próprias necessidades sem depender do outro são condições que nos ajudam a ser companhias melhores e a nos relacionarmos bem, com flexibilidade e respeito às diferenças e limites dos relacionamentos. As pessoas que têm dificuldades em ficar sozinhos, geralmente, são pessoas que também possuem dificuldades de relacionamento. Portanto, estar só é uma capacidade psicológica importante”, diz.

BREAKING BAD Trama sobre um professor de Química que, diante de alguns problemas, decide se tornar o maior traficante da região. Uma das melhores séries já feitas. Não tem episódios ruins. THE GOOD WIFE Série de tribunal que mostra as mudanças na vida de uma mulher que retoma a carreira de advogada após anos sendo apenas mãe e esposa. Ótimo elenco e personagens interessantes. SHERLOCK Versão moderna e inteligente da obra de Arthur Conan Doyle. Cada episódio equivale a um filme. Ótima atuação de Benedict Cumberbatch e Martin Freeman, a dupla Sherlock Holmes e Watson. HOUSE Casos médicos inusitados e solucionados por um médico antissocial e politicamente correto, que acredita que todo mundo mente. HOW TO GET AWAY WITH MURDER Uma advogada e os alunos de Direito dela se envolvem em crimes e precisam descobrir formas de não se prejudicarem com esses problemas. Série cheia de reviravoltas.


16

JORNAL IPANEMA / 2 de junho de 2018


NEGÓCIOS &

OPORTUNIDADES

2 de junho de 2018 - edição 971 www.jornalipanema.com.br

SHOPPING CIDADE SOROCABA PREVÊ ALTA DE 7% NAS VENDAS PARA O DIA DOS NAMORADOS O Dia dos Namorados é considerada a terceira melhor época do ano para o comércio nacional e o Shopping Cidade Sorocaba prevê um aumento de 7% nas vendas no período, em relação a 2017. Além do mix de lojas nos segmentos mais procurados para a data, tais como: vestuário, calçados, perfumaria, cosméticos, eletrônicos, joias, relojoaria, bijuterias, viagens, entre outros, o Shopping Cidade Sorocaba preparou a campanha promocional de Dia dos Namorados “A gente se completa”, que teve início na quarta-feira (30). Com R$

350 em compras, os visitantes ganham um Kit Love Shake, com dois copos para milk shake exclusivo do Shopping Cidade Sorocaba. Para participar da promoção, basta trocar os cupons fiscais das compras realizadas nas lojas participantes, no posto de trocas, localizado no Piso L2. Será entregue um brinde por CPF e o saldo acumulado não poderá ser transferido, ou dividido, com outro participante. Juliana Ramon, gerente de marketing do Shopping Cidade Sorocaba, destaca que a perspectiva é positiva para a data. “A queda na temperatura climática, o aumento nas vendas de eletrônicos devido à Copa 2018

e uma campanha, como essa, nos garantem ótimos resultados para o período”, pontua A campanha do Dia dos Namorados do Shopping Cidade Sorocaba segue até 12/6, ou enquanto durar o estoque de brindes. O regulamento completo estará disponível no site, desde 30/5: www.shoppingcidadesorocaba.com.br A campanha do Dia dos Namorados

com o plano de mídia completo e o brinde alusivo à data comemorativa foram apresentados em primeira mão, aos lojistas durante o projeto “Arena Business”. Na ocasião, o Shopping Cidade Sorocaba recebeu o palestrante, mágico, administrador e especialista em marketing, Jardel Beck para um bate-papo sobre vendas e atendimento ao cliente.


IPANEMA

2 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 2 de junho de 2018

SUSTENTABILIDADE É A MAIOR PROTAGONISTA DA CASACOR 2018 Michele Oliveira/ São Paulo Uma casa bonita por dentro e por fora, sem dúvida. Mas a maior novidade do projeto assinado pelo escritório de Arthur Casas está no seu sistema construtivo. O espaço de 220 m2, com salas, cozinha, quarto, banheiro, foi montado a partir de componentes que chegaram prontos ao Jockey Club. Como nada foi fabricado ali, o consumo de água no canteiro de obras foi praticamente zero, não houve desperdício de material e os resíduos se resumiram às embalagens, que são recicláveis. Do ponto de vista ambiental, é uma construção de baixíssimo impacto. Outra vantagem é que uma obra assim é mais previsível em termos de cronograma e orçamento. Para a Casacor, o projeto foi executado em 28 dias, mas os arquitetos querem trabalhar com o prazo de até seis meses para fazer um imóvel desse modelo. “Pelo sistema tradicional, uma casa demora no mínimo um ano e meio para ser construída. O processo envolve muita dor de cabeça e muito desperdício. Com esse sistema, você consegue eliminar isso e, principalmente, saber quanto vai

gastar desde o começo”, diz Arthur Casas. O cliente poderá decidir o tamanho da casa e a divisão da planta -número de quartos, por exemplo. Mas terá limitações na hora de escolher alguns revestimentos. A preocupação com sustentabilidade entre os profissionais da Casacor fica evidente a cada ano e se insere na política implementada a partir de 2015, quando a consultoria Inovatech Engenharia foi chamada para colocar de pé uma estratégia que diminuísse o impacto ambiental da mostra. “Fizemos um plano de cinco anos. Nossa experiência mostra que esse tipo

de mudança de cultura não acontece do dia para a noite. Não é só fazer uma cartilha ou treinamento, é um trabalho corpo a corpo e que demora”, conta Luiz Henrique Ferreira, fundador da Inovatech. Uma lista de metas para 2020 foi traçada, e alguns resultados já são mensuráveis. A gestão de resíduos, que era descentralizada -cada profissional cuidava dos seus- hoje é feita pela Casacor. No ano passado, 98% dos resíduos da mostra foram vendidos, doados ou reciclados. Entre 2016 e 2017, a economia de água foi de 22%, com a instalação de mais hidrômetros, que detectam tor-

A preocupação com sustentabilidade entre os profissionais da Casacor fica evidente a cada ano e se insere na política implementada a partir de 2015, quando a consultoria Inovatech Engenharia foi chamada para colocar de pé uma estratégia que diminuísse o impacto ambiental da mostra

neiras abertas e vazamentos. Para os próximos dois anos, o objetivo é obter uma certificação de sustentabilidade do evento inteiro e ter todas as emissões de CO2 compensadas. Neste ano, pela primeira vez, um concurso foi realizado para escolher e executar um projeto sustentável de reforma para uma casinha no espaço da mostra. As escolhidas foram as arquitetas recém-formadas Gabriela Lotufo e Larissa Silva. Segundo Ferreira, a vitória da dupla se deveu à escolha de materiais sustentáveis e à proposta de intervenção minimalista na casa do Jockey, que é tombada pelo patrimônio histórico.

JULIANA


IPANEMA

AMBIENTE 3

JORNAL IPANEMA / 2 de junho de 2018

AQUECEDOR DE AMBIENTES PARA CADA NECESSIDADE Há três modelos diferentes de aquecedores de ambientes: termocerâmico, refratário e a óleo, voltados para diferentes demandas, porém com as mesmas funcionalidades e com algumas vantagens e desvantagens conferidas durante a utilização. Marcos Lima, gerente regional da Telhanorte, afirma que antes da escolha, é necessário avaliar qual será a finalidade do aquecimento. “Caso a pessoa tenha interesse em aquecer o cômodo durante um curto período, como o acompanhamento de um filme com a família, por exemplo, a dica é optar pelos modelos refratários. Esse tipo de aquecedor conta com uma resistência, similar àquela encontrada nos chuveiros elétricos e que gera o calor concentrado. Por apresentarem tamanho reduzido, os

aquecedores podem ser portáteis, ideais até mesmo para viagens”, destaca Lima. O modelo termocerâmico, por sua vez, aquece a placa de cerâmica que envolve o aparelho, fornecendo aquecimento. Uma ventoinha instalada no produto espalha o ar aquecido de forma bastante rápida. “É uma opção para quem busca o aquecimento bem distribuído no lar, uma vez que a cerâmica não ultrapassa a temperatura desejada”, explica Lima. Os modelos com resistência cerâmica e elétrica têm desvantagem por ressecarem o ar de maneira mais intensa que os demais modelos. No caso desse aparelho, é recomendado o uso de um umificador como complemento, que auxilia no controle de problemas respiratórios e favorece o bem-estar daqueles que ocupam o ambiente. Para quem deseja, por exemplo, manter o ambiente confortável durante o sono, a dica é optar pelo aquecedor a óleo. “Trata-se de um aparelho com alta eficiência e que, se utilizado na menor potência, consome o mesmo nível de energia que os demais modelos. O óleo, assim que aquecido, circula por uma serpentina, radiando o calor para o ambiente. Além de não ressecar o ar, possui ainda sistema de aquecimento silencioso”, ressalta Lima.

FEIRÃO DA CAIXA NO IGUATEMI ESPLANADA É PRORROGADO A Feira de Imóveis, no Iguatemi Esplanada com patrocínio da Caixa Econômica Federal, foi prorrogada e vai até 3 de junho. A feira contará com mais de 17 construtoras e cerca de 20 correspondentes imobiliários da Caixa, que ocuparão os estandes do evento, que acontece no Piso Votorantim da Ala Sul, próximo à Praça de Eventos. A feira funciona sábado, das 10 às 22 horas, e domingo, das 14 às 20 horas. Para requerer o crédito para casa própria na Feira, basta levar documen-

to de identidade, CPF e comprovante de renda. Os interessados também podem obter informações em todas as agências da Caixa, no site www.caixa.gov.br ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (0800 726 0101), disponível 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana. A Caixa reduziu em até 1,25 p.p. as taxas de juros do crédito imobiliário utilizando recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). As taxas mínimas passaram de 10,25% a.a para 9% a.a, no caso de imóveis dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 11,25% a.a para 10% a.a, para imóveis enquadrados no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). O banco também promoveu melhoria das condições no financiamento de imóveis para pessoa física. O limite de cota de financiamento do imóvel usado sobe de 50% para 70%. A Caixa também retomou o financiamento de operações de interveniente quitante (imóveis com produção financiada por outros bancos) com cota de até 70%.


4 CLASSIFICADOS Advocacia

JORNAL IPANEMA / 2 de junho de 2018

Alimentação

Estética e Beleza

Artigos para Festas

Medicina e Saúde

Diversos

Serviços Profissionais


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.