Jornal ipanema 970 2605 2018

Page 1

Ano XV - nº 970 - 26 de maio de 2018

25 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

Vazamento de mensagens no Whatsapp entre secretários e prefeito agita os bastidores políticos Página 3

ARQUIVO ABERTO

Prefeitura recebe US$ 70 milhões para Otimização Viária Página 4

Foto: Júlio Salvo

ARQUIVO ABERTO

www.jornalipanema.com.br

O

prefeito José Crespo decretou Situação de Emergência, diante dos reflexos provocados pela paralisação dos caminhoneiros no país. O presente decreto tem vigência até que o fornecimento de combustível no município seja normalizado. Na sexta-feira (25), a Urbes informou que a partir deste sábado (26) o Sistema de Transporte Coletivo não vai operar em Sorocaba, já que não há mais combustível suficiente para que a frota de ônibus circule com segurança. Página 2


2 CIDADES

JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018

PREFEITO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SOROCABA

São considerados serviços públicos essenciais para fins do Decreto: I – o atendimento à saúde (transporte de pacientes distribuição de insumos e medicamentos); II – educação (transporte de alunos e distribuição de gêneros alimentícios para os estabelecimentos educacionais); III – transporte coletivo urbano; IV – coleta de lixo; V – segurança pública, e VI – Defesa Civil.

A Urbes – Trânsito e Transportes informou na sexta-feira (25) que a partir deste sábado (26) o Sistema de Transporte Coletivo não vai operar em Sorocaba, já que não há mais combustível suficiente para que a frota de ônibus circule com segurança. Segundo a Urbes, todos os esforços possíveis foram feitos para evitar essa situação, porém até as 18 horas de sexta as garagens das empresas Consor e STU não receberam combustível para o abastecimento dos 371 ônibus da frota operacional, o que inclui os veículos do Serviço de Transporte Especial. Na sexta-feira (25), os ônibus circularam nos horários de pico da manhã e da tarde. Os terminais Santo Antônio (TSA) e São Paulo (TSP) e as bilheterias foram fechadas a partir das 19 horas e só vão reabrir quando o sistema voltar a operar. Os usuários do transporte público deverão ficar atentos aos canais oficiais de comunicação do município (www.urbes.com.br e www.agenciasorocaba.sp.gov.br) e a página da Urbes na rede social Facebook, pois em caso de novidade haverá comunicado. O telefone 118 poderá sofrer interrupções em razão da paralisação do serviço.

Foto: Júlio Salvo

O prefeito José Crespo decretou na tarde de sexta-feira (25) Situação de Emergência na cidade, frente aos fortes reflexos provocados pelo 5º dia de paralisação dos caminhoneiros no país. O presente Decreto tem vigência até que o fornecimento de combustível no município seja normalizado. A medida determina que todas as empresas que comercializem combustíveis no município, devem assegurar prioridade para atendimento dos serviços públicos essenciais, pela necessidade de manter o interesse público. O decreto tem vigência até que o fornecimento de combustível no Município seja normalizado.

Sorocaba sem transporte público

ENTRE OS SERVIÇOS

Fundo Social de Solidariedade (FSS)

Por conta das consequências da greve dos caminhoneiros, a Prefeitura de Sorocaba está se empenhando para manter os principais serviços prestados à população. Confira como fica o atendimento de algumas secretarias municipais e o transporte público coletivo de Sorocaba.

O Fundo Social de Solidariedade confirmou que o Casamento Comunitário será realizado neste sábado (26), às 16 horas, no Salão de Festas do Instituto Humberto de Campos. Nenhuma alteração foi feita para a realização do evento que vai oficializar a união de 100 casais de Sorocaba.

viduais de água. Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sesdec). Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur) A Secretaria de Cultura e Turismo manteve o Desfile dos Tropeiros marcado para este domingo (28).

Saae-Sorocaba O Saae-Sorocaba tem combustível o suficiente para continuar prestando os serviços essenciais à sociedade, pelo menos durante todo o final de semana e na segunda-feira (28). Como não há garantia de quando será retomado o fornecimento dos combustíveis, desde a quinta-feira (24) a autarquia adotou a racionalização no uso de sua frota, mantendo o uso dos veículos para as manutenções essenciais à continuidade dos seus serviços de distribuição de água, coleta de esgoto, além dos chamados emergenciais para sanar vazamentos. Foi restringido o uso dos veículos para os trabalhos que possam ser executados quando houver o reabastecimento dos combustíveis, como por exemplo, a execução de novas instalações indi-

EM VOTORANTIM PROTESTO DOS MOTORISTAS DE VAN Na manhã de sexta-feira (25), motoristas de vans também fizeram movimento. O leitor Raphael Araújo registrou a movimentação na avenida Itavuvu.

Assim como em Sorocaba, em Votorantim os postos de combustíveis também registaram longas filas, como essa vista na avenida São João.


ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018

3

VAZAMENTO DE CONVERSAS

editorial PAPEL DA MÍDIA Será que vai ter transporte público? As rodovias estão bloqueadas? Os serviços estão funcionando normalmente? Dúvidas que passaram e passam pela cabeça de todos os sorocabanos durante esses dias de paralisação dos caminhoneiros contra a alta no preço do diesel. É exatamente para esclarecer sobre essas dúvidas que um jornalismo sério faz diferença. A melhor maneira de sabermos sobre o que está acontecendo é ler sobre o assunto, mas ler de fontes chamadas confiáveis, principalmente em uma época em que as chamadas fake news dominam. O Sistema Ipanema de Comunicação durante esses dias de paralisação tem buscado atualizar rapidamente os sorocabanos com todas as informações sobre trânsito, serviços, e notícias nacionais, na Rádio Ipanema, no portal Ipa Online e neste final de semana com a edição impressa do Jornal Ipanema. Nas próximas horas, as paralisações trarão mais desdobramentos e tudo será noticiado e atualizado pelo Sistema Ipanema de Comunicação.

O que parecia ser uma sessão tranquila na Câmara Municipal de quinta-feira (24) até que o vazamento de conversas do grupo de secretários municipais e o prefeito José Crespo (DEM) pelo Whatsapp mudou os rumos. Em matéria de Cida Muniz e Gustavo Ferrari, para o Portal Ipa Online, é citado que o vereador Fernando Dini (MDB) se solidarizou com o presidente Manga, em razão do vazamento das conversas de Whatsapp. Dini afirmou “querer respeito ao Legislativo”. O presidente da Câmara, Rodrigo Manga (DEM), escancarou o problema, dizendo que Flávio Chaves “chamou os vereadores de burro”, colocando uma foto de asnos em circulação no grupo político do aplicativo de Crespo. Manga disse “não ter mais respeito pelo secretário”.

GLADIADORES E ADVERSÁRIOS O assunto do vazamento continuou a repercutir e mais prints de conversas vazaram e Crespo chama secretários de“gladiadores”e chama adversários de“cães e cadelas”, segundo matéria do Portal Ipa Online. A vice-prefeita Jaqueline Coutinho divulgou, na noite de quinta-feira (24), críticas e um longo desabafo no grupo de Whatsapp que reúne o prefeito José Crespo, primeira-dama e secretários do governo, envolvidos no vazamento das mensagens de ofensas proferidas aos vereadores, inclusive os chamando de“burros e corruptos”. Acompanhe na íntegra o desabafo da vice-prefeita. “Como disse na última reunião de secretários sempre assumi minhas responsabilidades. Leio as mensagens no grupo de secretários de vez em quando. Além de não dispor de tempo não tenho muita paciência para ler tudo. Mas sempre tive comigo que um grupo que se propõe a ser voltado a difundir informações ou ações de um governo municipal deveria ter a seriedade, profissionalismo e idoneidade de um segmento de propagação de ideias. Não estamos falando de um grupinho de whatsapp de piadas, notícias, interesses individuais mas sim voltado a deliberar sobre ações de secretários municipais, prefeito, vice prefeito, de uma CIDADE de 700 mil habitantes com todas as demandas e peculiaridades próprias… Ontem li aberrações de mensagens, injuriando, insultando, ofendendo o decoro e respeitabilidade de um Poder, de uma casa legislativa, a Câmara. Falava-se de forma textual em retaliar vereadores… Desmerecia-se ameaçava-se aqueles representantes do povo utilizando- expressões indecorosas e grosseiras como“filhos da puta”. O Presidente da Câmara Rodrigo Manga é meu amigo é o vereador Hudson Pessini meu namorado. Relação de amizade e

jornalipanema.com.br/ category/politica

de afeto, têm preponderância no rol de lealdade e de valores. Obviamente fiz o que uma pessoa decente e fiel a valores de lealdade, amizade e afetividade fariam. Printei e mandei para ambos. Faria tudo novamente, porque é o que um amigo, uma pessoa que não aceita mesquinharias faria. Portanto ninguém mais que EU passei àqueles que tiveram sua honra maculadas, assim como sua instituição defenestrada. Hoje a repercussão é cediça. Não bastasse o conteúdo ridículo de ontem hoje vê-se as mensagens acima. Um prefeito que na ira de quem não assume o que seu grupo, secretarios e ele próprio escreveu, chama pessoas de forma injuriosa, com conotação clara de ofensa a honra, de“cães e cadelas”. A sua mulher, que não é secretária nem gestora de forma vil, arrogante, grosseira, ofensiva, abusiva, infame, na esteira do“cães e cadela”, demonstrando o total desrespeito ao que realmente importa, com medo de sofrer a reprimenda que merecem, fala em vagabundos, pessoas sem berço, que não tiveram valores familiares, que tem espírito mal, que são demônios. Não d. Lilian, prefeito Crespo, secretarios, e quaisquer outros. Eu JUSTAMENTE POR TER RECEBIDO DOS MEUS PAIS E TIAS, LEGADO DE HONESTIDADE, SENSO DE JUSTIÇA, OBRIGATORIEDADE DE CUMPRIMENTO DE COMPROMISSOS ASSUMIDOS COM QUEM QUER QUE SEJA, FIZ O QUE DEVIA. NÃO TENHO QUE SER SERVIÇAL OU PARTICIPE DE SITUAÇÕES QUE INTERESSAM A UM GOVERNO EM DETRIMENTO DO POVO. AH NUNCA MAIS FALEM MAL DE SERVIDORES PUBLICOS POIS PERTENÇO A CATEGORIA. EXIJO RESPEITO, ASSIM COMO EXIJO SER EXCLUÍDA DESSE“grupo”. Aos que tem postura e dignidade me desculpem o desabafo. Aqueles outros que citei ou que a carapuça serve, não se esqueçam, fui eleita pelo povo e apenas a este sirvo. Não queiram me retaliar pois se fizerem, vocês me conhecem, não me furtarei de tomar TODAS as medidas legais cabíveis.”

CADÊ A FOTO? A foto em que o prefeito José Crespo (DEM), aparece ao lado do ex-prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), desapareceu das redes sociais do democrata nesta semana. A imagem constava tanto no Instagram de Crespo – @prefeitocrespo – quanto na página oficial dele no Facebook, José Crespo. Segundo o blog “O Deda Questão”, a foto foi feita em Brasília, quando Crespo pleiteava o investimento de U$ 70 milhões para investimento na área de mobilidade no município. Na imagem ainda aparece Luiz Alberto Fioravante, secretário de Planejamento e Projetos.


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS

JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018

V VANDERLEI ANDERLEI TESTA TESTA

artigo RELAÇÃO DE PAZ Nesta semana, um assunto agitou os bastidores políticos, além, claro, das paralisações dos caminhoneiros contra a alta no preço do diesel: o vazamento de conversas pelo WhatsApp entre prefeito, secretários, conversas essas que envolviam vereadores. Esse fato gera uma reflexão do quanto a relação Executivo- Legislativo deve ter em sua construção pontes e não muros, ou seja, barreiras, algo que impeça a tomada das melhores resoluções para a cidade e que sejam beneficiados os sorocabanos. A relação entre Executivo e Legislativo precisa ser de paz, toda com interesse comum voltado aos sorocabanos, não interesse individual. Não se pode perder tempo, gastar energias com diálogos fechados, mas sim os envolvidos nas duas partes devem estar dispostos a conversas abertas, às claras. Há tantas coisas a serem realizadas em Sorocaba, a serem comemoradas como a aprovação de financiamento de U$ 70 milhões para investimentos na área de mobilidade. Não podemos deixar que desavenças atrapalhem o desenvolvimento da cidade. Que todas as situações sejam esclarecidas e as relações sejam de muita paz! Boa semana! Francisco Pagliato Neto é empresário e educador

US$ 70 MI PARA MOBILIDADE

O prefeito de Sorocaba, José Crespo (DEM), divulgou na quinta-feira (24), em sua rede social, um vídeo em que comemora aprovação de financiamento de US$ 70 milhões para investimentos na área de mobilidade. Veja vídeo no Ipa Online.

PARA PRESIDENTE DA CÂMARA, CONVERSA VAZADA DE WHATTSAPP DE GRUPO DE SECRETÁRIOS, É INFANTILIDADE DE SECRETÁRIO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS QUE FAZ ELE PERDER A CREDIBILIDADE E O RESPEITO JUNTO AOS VEREADORES

PARA SECRETÁRIO, VAZAMENTO DE CONVERSA PRIVADA É GRAVE E COMPROVA EXISTÊNCIA DE QUEM ERA PARA SER DE CONFIANÇA SE VENDENDO. ELE REFORÇA O RESPEITO QUE TEM PELA CÂMARA E DIZ QUE TEOR VAZADO É DE LIVRE INTERPRETAÇÃO

“Conversei com Rodrigo Manga a respeito desse vazamento e ele entende que o secretário de Relações Institucionais falava, sim, dos vereadores quando falou de oposição burra e citou ele e o colega Pessini. Ele, em momento algum, demonstrou dúvida sobre a veracidade do material vazado, mas amenizou dizendo que é um assunto pequeno e não é motivo para guerra entre o Executivo e o Legislativo. ‘No começo, quando o vazamento viralizou entre os vereadores na sessão de hoje (24/05) Flávio Chaves tentou desconversar. Mas tem gente lá no grupo de Whattsapp dos secretários que começou a mandar para vários vereadores. Aí o Flávio Chaves foi embora, sumiu de lá, e não vi mais ele. Eu acho que isso é pequeno. É infantilidade dele e o Flávio Chaves perde uma credibilidade junto à Câmara. Não precisa ter uma guerra… uma briga… porque acho que isso é pequeno demais. Mas o Flávio Chaves perde o respeito para com os vereadores”.

O secretário de Relações Institucionais, Flávio Chaves, entende que o vazamento de uma conversa privada é grave e apenas comprova o sentimento de alguns secretários de que não se pode confiar em todos os colegas. Para ele, a foto do Burro ligando-a à Oposição, não cita e nem diz que a oposição é representada pela Câmara: “É uma conversa de contexto geral. Os vereadores receberam fora do contexto essa conversa”. Num outro ponto da conversa que tive com ele, Flávio Chaves explicou que “esse vazamento pode servir para pegar quem é do grupo e que ouve, participa e se diz do time, mas leva conversas privadas para quem não faz parte”. Flávio Chaves lembra que “a conversa de WhatsApp não é pública, ou seja, é privada e já tem jurisprudência da Justiça nesse sentido”.

Trecho reproduzido de O Deda Questão. Leia texto completo em odedaquestao.com.br

Diretor Francisco Pagliato Neto

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda CNPJ - 01.142.640/0001-07

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

Veja o vídeo e a matéria completa, com fotos e vídeos no Portal Ipa Online através do QR Code

Editora Cida Haddad MTB 30718 Conselho Editorial Urbano Martins Gabriel Gonçalves Juliana Gonçalves

Diagramação Jefferson Cascali de Lima Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi

Trecho reproduzido de O Deda Questão. Leia texto completo, inclusive com nota oficial de Flávio Chaves, em odedaquestao.com.br

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0330 / 2102-0333

Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida Tiragem - 25.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região

www.jornalipanema.com.br

AMIGOS DA SANTA CASA E O FUTURO DO HOSPITAL Nesta segunda-feira, dia 28 de maio, lideranças de Sorocaba estarão reunidas em um primeiro evento organizado pelos Amigos da Santa Casa de Misericórdia. Essa iniciativa tem como um dos objetivos mostrar a atual gestão católica do hospital e viabilizar parcerias. As melhorias e o planejamento para as próximas etapas da revitalização da mais antiga Santa Casa da região, fundada em 1803, em Sorocaba são imprescindíveis. Tenho acompanhado as reuniões preparatórias da organização do encontro e considero este evento de vital importância no desenvolvimento das obras a serem concretizadas. Em documentário produzido sobre a atual fase da administração da Santa Casa, pudemos observar as mudanças significativas em equipamentos e atendimento humanizado aos pacientes do Sistema Único de Saúde- SUS. Fazer parte dessa grande obra de salvação, como disse o padre Flávio Jorge Miguel Junior presidente da Santa Casa, é um apelo determinante às lideranças e empresários imbuídos da parceria da responsabilidade social na comunidade. As sugestões e espírito de pertença a essa causa de fraternidade idealizada por um grupo de pessoas da cidade, certamente irá proporcionar resultados auspiciosos para o presente e futuro do hospital. Tratar o seu humano com dignidade é a real proposta dos integrantes da diretoria da Santa Casa em nome das centenas de profissionais que integram a equipe de colaboradores. A aplicação honesta dos recursos financeiros e, a presença voluntária dos gestores na busca do fazer o bem ao próximo, sensibiliza a quem está testemunhando no dia a dia as mudanças concretas do hospital. Com certeza esse grupo de Amigos da Santa Casa irá ganhar muitos novos integrantes com esse encontro a ser apresentado dia 28 no Ipanema Clube. Uma data histórica nos 215 anos de sua fundação no século XVIII.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário

EXPEDIENTE diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342


JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018

5


6

JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018

Esporte / Nutrição / Fitness / Terapia / Bem-Estar / Saúde / Beleza

90% DOS ACIDENTES COM CRIANÇAS EM CASA PODEM SER EVITADOS As quedas lideram o ranking de acidentes domésticos, mas pequenos cuidados ajudariam a diminuir Thiago Braga/ Folhapress Acidentes domésticos como afogamentos, quedas, queimaduras e intoxicações ainda são a principal causa de morte de crianças no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, 13 crianças morrem por dia no país em decorrência deste tipo de acidente. Mas de acordo com especialistas, 90% dos acidentes podem ser evitados. As quedas representam quase metade das ocorrências. Por possuir a cabeça proporcionalmente mais pesada que a de um adulto, o centro de gravidade de uma criança é mais alto, o que influência diretamente no seu equilíbrio, facilitando os tombos. Para evitar que os pequenos se machuquem, não ter tapete em casa e móveis baixos já ajuda. Mas tudo isso sem tirar a independência, afinal explorar o ambiente à sua volta faz parte do desenvolvimento. “É preciso muita supervisão, mas tem que dar espaço para ela explorar sem tirar a liberdade. Tem que adaptar o ambiente, tirar os riscos maiores, porque criar autonomia é importante para eles”, afirma Gabriela Guida de Freitas, gerente-executiva da ONG

Criança Segura, entidade que atua na prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos. Dentro de casa, qualquer ambiente é preocupante. Mas um dos que mais requer atenção é a cozinha. O cômodo pode conter produtos de limpeza e existe o risco de eles serem ingeridos acidentalmente. Também oferece risco de queimaduras, isso sem falar nos objetos cortantes, como facas. Por isso, as dicas são tentar usar sempre as bocas de trás do fogão e colocar os cabos das panelas virados para dentro para não serem alcançados pelas crianças, para que elas não virem a panela sobre si, derramando líquidos quentes nelas.

BANHEIRO EXIGE MAIS CUIDADO Quando se tem crianças em casa, todo cuidado é pouco, porque qualquer coisa, desde um brinquedo até um simples banho pode ser fatal. “Para uma criança de até três anos de idade, três dedos de água são o suficiente para um afogamento”, ressalta a pediatra Cylmara Aziz, do Hospital Sírio Libanês. Para ela, o banheiro é um lugar que exige cuidado redobrado. “O afogamento pode acontecer na banheira, mas também no vaso sanitário ou até mesmo em um balde”, afirma.


JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018

7


8

JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018


9

JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018

MERCADO DE TRABALHO

faixa entre 7 e 17 anos preocupa A data de 25 de maio foi instituída como o Dia Nacional da Adoção e diversos eventos são realizados pelo país. De acordo com a advogada Monica Molica, presidente da Comissão de Direito a Adoção da 24ª Subseção da OAB/SP, um olhar cauteloso é necessário aos números que frequentemente ouvimos sobre pretendentes à adoção versus crianças e adolescentes prontas para serem adotados. “Hoje são aproximadamente 42 mil pretendes habilitados no Cadastro Nacional de Adoção para cerca de oito mil crianças e adolescentes. Nesse quadro devemos considerar que já existe a aproximação de cerca de três mil das oito mil crianças com uma nova família. Essa aproximação é chamada de estágio de convivência, quando o judiciário avalia a adaptação da criança ao novo lar”, explica. Monica comenta que um dos questionamentos é: e as demais quatro mil crianças disponíveis, desse universo de oito mil? “Geralmente fogem do perfil idealizado pelos pretendentes. O fato é que 69% dessas crianças pertencem a grupos de irmãos e 92% estão na faixa dos 7 aos 17 anos, levando-se em conta que 25% delas têm necessidades especiais e doenças graves. Em contrapartida temos que 68% dos pretendentes não aceitam grupos de irmãos e 91% desejam crianças até seis anos de idade. Este é o quadro atual em nível nacional, que não é diferente do quadro em Sorocaba, pois das 22 crianças e adolescentes disponíveis para adoção em nossa cidade 63% estão na faixa de 7 a 17 anos de idade, não há recém-nascidos e apenas quatro crianças estão na faixa de dois a seis anos. Porque os mais jovens ainda não foram para uma nova família e a resposta será a que espelha a realidade: pertencem a grupo de irmãos que não devem ser separados, salvo situações extremas mediante estudo das técnicas do judiciário e preparação das crianças sobre esta ‘separação’. E neste caso, ainda que em famílias diferentes, os adotantes se comprometem a permitir o contato desses irmãos”, explica. Em contrapartida, diz Monica, o legislador tenta de alguma forma modificar a norma jurídica na intenção de agilizar o procedimento da adoção, mas, na prática, esbarramos na

própria lei que prioriza a tentativa de reinserir a criança e o adolescente no grupo familiar biológico antes de se pensar em colocá-los para adoção – medida protetiva que fica em último plano pela própria legislação. “A mais recente modificação ocorreu em novembro de 2017, com a entrada em vigor da Lei 13.509, que modificou alguns dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente, Código Civil e CLT”, explica. Segundo Monica, isso representou a redução no tempo para se buscar dentro da família extensa (parentes) da criança alguém que possa tê-la consigo (90 dias prorrogáveis por igual período), no tempo de acolhimento em instituições (de 2 anos para 18 meses), assim como o prazo para o Promotor de Justiça ingressar com a Ação de Destituição do Poder Familiar (de 30 para 15 dias). No âmbito trabalhista, ela explica, estendeu a garantia da estabilidade provisória concedida à gestante para a adotante bem como licença-maternidade integral a quem adotar um adolescente, e direito a amamentar o filho tido por adoção até que complete seis meses, durante a jornada de trabalho. Já no âmbito do Código Civil, continua Monica, a referida lei acrescentou nova possibilidade de destituição do poder familiar ao genitor que “entregar de forma irregular o filho a terceiros para fins de adoção” – uma prática comum que em muitos casos envolve o recebimento de dinheiro, implicando em crime sua “comercialização”. “Embora a legislação agilize o procedimento da adoção com reduções de prazos precisamos que o judiciário esteja capacitado com ferramental humano suficiente para atender a demanda, assim como a rede municipal de proteção à criança e ao adolescente trabalhe em conjunto e com condições suficientes a atender as famílias cujas crianças estão acolhidas em instituições, sob pena de vermos as crianças e adolescentes privados por muito tempo do convívio familiar – o que lhes acarreta graves danos emocionais. Temos um cenário preocupante e não há dúvida de que medidas especiais devem ser tomadas para que essas crianças e adolescentes acolhidos, na faixa de 7 a 17 anos, possam ser “vistos” pelos pretendentes à adoção. Isso significa que há necessidade de campanhas que aproximem esses dois polos”, diz.

EM BUSCA DE

GIO A região de Sorocaba composta, ao todo, por 27 cidades atendidas pelo escritório de negócios do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) tem, hoje, cerca de 215 vagas abertas para contratação de estagiários, segundo levantamento apresentado em 17 de maio. As principais vagas são para os cursos de Administração, Pedagogia, Direito, Ciências contábeis, Marketing e Ensino Médio. Podem ser estagiário estudantes com, no mínimo 16 anos, devidamente matriculados em uma instituição de ensino e a carga horária é de, no máximo, seis horas.

Valdir Martins Filho

De acordo com o supervisor Valdir Martins Filho, o estágio se tornou a principal porta de entrada do mercado de trabalho, em 99% dos casos, vai ganhando experiência e complementa o conhecimento que ele tem, é o ato educativo para o desenvolvimento social. Para estudantes do Ensino Médio, geralmente são oferecidas atividades administrativas. Quanto às dicas de quem quer buscar um estágio, Martins Filho comenta que é essencial o aluno buscar saber mais sobre a vocação dele, para qual área. Quando surgir a oportunidade, conhecer sobre a cultura da empresa a qual ele se candidata para vaga.

“A proatividade é um dos pontos em destaque, sempre buscando aprender mais, ser pontual, respeitar os colegas”. Para a entrevista de emprego, as dicas são: chegar no horário, a vestimenta é ponto considerado importante, na qual o menos é mais, evitar mascar chicletes e evitar utilizar gírias. Quem busca ser efetivado na empresa a qual faz estágio, segundo Martins Filho, a proatividade é um dos pontos em destaque, sempre buscando aprender mais, ser pontual, respeitar os colegas. Estar sempre atualizado com cursos como idiomas e informática também contam pontos.


10

JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018

VOTORANTIM

FESTA JUNINA DEVE INJETAR R$ 2 MI Além de promover entretenimento a preços acessíveis para toda região, a Festa Junina Beneficente de Votorantim, que começa no dia 6 de junho, deve injetar, este ano, aproximadamente R$ 2 milhões na economia local. A estimativa foi divulgada pela Comas (Comissão Municipal de Assistência Social de Votorantim). Grande parte das entidades mantém seus trabalhos sociais graças aos valores angariados no evento. O valor contempla a arrecadação média das entidades assistenciais, além do faturamento do comércio local. Entre os setores que mais se beneficiam com o evento estão o de alimentação e o hoteleiro. A festa, considerada a maior e a mais tradicional do seu segmento no estado de São Paulo, chega a sua 103ª edição trazen-

do uma agenda de shows diferenciada, assim como atrações típicas e entretenimento para todas as idades e classes sociais. INGRESSOS PARA OS SHOWS Os valores da pista variam de R$ 3 a R$ 20; da área VIP, de R$ 30 a R$ 40 e o camarote individual entre R$ 40 e R$ 80. Também é possível comprar pela internet através do site www.guicheweb.com.br/festajunina. Nos pontos de venda também é possível adquirir a cartela com dez ingressos para o Parque de Diversões. O valor promocional para venda antecipada é de R$ 50. O evento é realizado através de uma parceria entre o Comas e a Viva Entretenimento, com o apoio da prefeitura do município.

Pmacarrão aixãopor

RROTEIRO OTEIRO GOURMET GOURMET

Campeã de audiência à mesa, a tradicional massa ganha toques orientais em saborosa receita com cogumelos; veja o passo a passo:

Melhor macarrão com cogumelos

ARAÇOIABA DA SERRA

CAMPANHA DO AGASALHO É LANÇADA A Prefeitura de Araçoiaba da Serra em parceira com a Concessionária Águas de Araçoiaba do grupo Águas do Brasil lança na próxima segunda-feira (28), a Campanha do Agasalho 2018, que vai até 27 de junho. Os agasalhos arrecadados serão doados para as famílias assistidas pelo CRAS – Centro de Referência em Assistência So-

cial e CREAS – Centro de Referência Especializada em Assistência Social. Neste ano a novidade está na parceria firmada entre a Prefeitura e a Empresa Ecowash, que vai fazer a higienização de todas as peças arrecadadas com a campanha. Para entregar os agasalhos basta comparecer a um dos pontos fixos de arrecadação, o Paço Municipal, a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores e a empresa Águas de Araçoiaba. E pelo segundo ano consecutivo a Prefeitura firmou parceria com empresas da cidade como Vitafor, Nutrenzi, Ipanema Produtos Veterinários e Sunflower que abriram espaço para arrecadação interna de agasalhos, junto aos colaboradores de cada empresa.

INGREDIENTES 500 g de macarrão do tipo talharim ou papardelle seco 400 ml de creme de leite fresco 400gde cogumelos (shitake, shimeji ou paris) 1 xíc. de salsinha picada 2 talos de cebolinha picados 2 col. (sopa) de azeite de oliva ¼ de xíc. (chá) demolho shoyu 1 xíc. (chá) de vinho branco seco Suco de um limão 3 dentes de alho picados finamente Sal e pimenta-do-reino a gosto Rendimento: 4 porções Dificuldade: média MODO DE PREPARO 1 - Coloque uma grande panela com um bom punhado de sal e água para ferver. Antes de fatiar os cogumelos, limpe-os bem com papel-toalha ou escova (como eles são porosos e absorvem muita água, lavá-los não é a melhor forma de higienização). É possível,

também, misturar as variedades desse alimento (shitake e shimejitêm um sabor mais oriental). 2 - Em uma frigideira grande, com fogo alto, coloque o azeite e doure o alho. Em seguida, acrescente os cogumelos. Doure por um minuto e adicione o vinho e o suco de limão. Deixe os cogumelos cozinharem por cinco minutos antes de colocar o shoyu. Por fim, acrescente o creme de leite fresco (os de lata ou em caixinha não são indicados). 3 - Deixe que o molho apure por cerca de 15 minutos enquanto a massa cozinha na água fervente. Acerte o sal e a pimenta. Se quiser aumentar a quantidade demolho ou se perceber que ele está muito grosso, acrescente um pouco da água do cozimento do macarrão. 4 - Quando a massa estiver al dente, ou seja, quando seu interior ainda estiver ligeiramente resistente à mordida, escorra. Não é preciso passar o macarrão em água corrente. Misture a massa ao molho e coloque a salsinha e a cebolinha picadas por cima. Sirva com parmesão ralado. (A)ventura na cozinha, por Juliana Ventura/ Folhapress


COMPORTAMENTO 11

JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018

O cérebro fica em uma espécie de estado de alerta com relação a situações que ainda não ocorreram

Q

uando estamos prestes a enfrentar acontecimentos importantes, como uma prova difícil, ou mesmo diante de eventos do dia a dia, como o medo do chefe por aquele trabalho atrasado ou o receio do trânsito na volta para casa, não é incomum ficarmos ansiosos. Nesses casos, colocamos nosso cérebro em uma espécie de estado de alerta com relação a situações que ainda não ocorreram. “São situações de ameaça, mas de ameaça não concretizada, algo que imaginamos”, diz o psicólogo Cristiano Nabuco, do Instituto de Psiquiatria da USP. “Costumo dizer que a depressão é um excesso de passado, ao passo que a ansiedade é um excesso de futuro.” Quando o cérebro entende que estamos em uma situação de perigo, ele reage. Há liberações altas de neurotransmissores e do hormônio cortisol, envolvido na reação de estresse –a respiração fica mais curta, os músculos tensionam, o sangue flui das extremidades para o coração, que passa a bater mais rápido. De acordo com Nabuco, a tecnologia, a despeito de seus benefícios, colabora para criar ou intensificar situação de ansiedade. “Tudo se processa hoje de forma quase instantânea. Toda hora somos procurados, estimulados, incitados... Esse excesso de estimulação estressa o cérebro”, diz. O Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo, segundo dados da OMS: 9,3% da população.

Como controlar a

a s da de? De onde ela vem?

O psicólogo sugere algumas medidas para controlarmos a ansiedade: Faça apenas uma coisa de cada vez; Respeite o ritmo biológico e busque manter uma rotina diária e semanal; Pratique atividades físicas regularmente; Tente fazer exercícios de respiração; Experimente fazer alguns minutos de meditação diária. Em situações em que a ansiedade se torna crônica e a pessoa perde o controle das emoções, é recomendável que ela procure um psicólogo ou um psiquiatra. O tratamento normalmente envolve terapia e uso de remédios, incluindo ansiolíticos, antidepressivos e sedativos, que não devem ser utilizados sem acompanhamento médico. (Folhapress)


12

JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018


NEGÓCIOS &

OPORTUNIDADES

26 de maio de 2018 - edição 970 www.jornalipanema.com.br

MEDIDAS CRÉDITO HABITACIONAL

CAIXA PARTICIPA DE FEIRA DE IMÓVEIS EM SHOPPING

O Iguatemi Esplanada recebe, até domingo (27), a Feira de Imóveis com patrocínio da Caixa Econômica Federal, que terá mais de 5.900 imóveis novos. Segundo a superintendente regional da CEF, Celia Marisa Molinari de Mattos, a feira é uma oportunidade para as famílias realizarem o sonho de adquirir a casa própria. “Na Feira, os visitantes podem contar com as condições facilitadas que a Caixa oferece, além de ter acesso aos principais lançamentos e a diversos imóveis, novos ou usados, disponíveis na região de Sorocaba”, comenta. Neste ano, o evento no Iguatemi Esplanada contará com mais de dezessete construtoras e cerca de vinte

correspondentes imobiliários da Caixa, que ocuparão os estandes do evento, que acontece no Piso Votorantim da Ala Sul, próximo à Praça de Eventos. A feira funciona sábado, das 10 às 22 horas, e domingo, das 14 às 20 horas. ATENDIMENTO Para requerer o crédito para casa própria na Feira, basta levar documento de identidade, CPF e comprovante de renda. Os interessados também podem obter informações em todas as agências da Caixa, no site www.caixa.gov.br ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (0800 726 0101), disponível 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana.

A Caixa reduziu em até 1,25 p.p. as taxas de juros do crédito imobiliário utilizando recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). As taxas mínimas passaram de 10,25% a.a para 9% a.a, no caso de imóveis dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 11,25% a.a para 10% a.a, para imóveis enquadrados no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). O banco também promoveu melhoria das condições no financiamento de imóveis para pessoa física. O limite de cota de financiamento do imóvel usado sobe de 50% para 70%. A Caixa também retomou o financiamento de operações de interveniente quitante (imóveis com produção financiada por outros bancos) com cota de até 70%.


IPANEMA

2 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018

Descubra quanta carga elétrica seu imóvel suporta. Existe um limite de carga elétrica por imóvel?

COMO LIGAR TUDO O QUE VOCÊ PRECISA NA TOMADA SEM CAUSAR UM INCÊNDIO Fernanda Lacerda/ Folhapress

Na empolgação de trocar o chuveiro por um melhor, comprar um aquecedor ou instalar um ar-condicionado, muita gente esquece que cada imóvel tem um limite de carga elétrica disponível. Quando esse limite é ultrapassado, há uma sobrecarga, que pode levar a um incêndio. Foi o que aconteceu no edifício Wilton Paes de Almeida, no largo do Paissandu, região central de São Paulo. O prédio pegou fogo no dia 1º de maio após um curto-circuito em uma tomada onde estavam ligados três aparelhos ao mesmo tempo. O problema é frequente: outros exemplos de incêndios de grande repercussão

causados por sobrecarga elétrica são os do Edifício Joelma, em 1974, do Grande Avenida, em 1981, e, mais recentemente, do auditório do Memorial da América Latina, em 2013. O “teto” de carga de cada imóvel é dado pela instalação elétrica da casa ou do apartamento, que varia de acordo com a bitola (tamanho) dos fios utilizada, o valor dos disjuntores e os tipos de circuito (como de lâmpadas e de tomadas), principalmente. Conversamos com a engenheira Raquel Tomasini, da Lello Condomínios, com o consultor técnico especializado em instalações elétricas Almir Zanettin e com o pesquisador em energia do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) Clauber Leite sobre o que fazer - e o que não fazer- para ter uma casa segura.

Sim, tanto casas quanto apartamentos têm um limite que varia conforme o projeto. Imóveis mais antigos tendem a suportar uma carga menor porque foram pensados para uma época em que havia menos eletrodomésticos. Como descubro o limite da minha casa? No caso de apartamentos novos, esse limite é especificado no guia entregue pela construtora. Em apartamentos antigos, o síndico deve ter essa informação. Caso nenhuma dessas fontes resolva, um eletricista pode ser contratado para fazer a medição. Quais são os sinais de que estou ultrapassando esse limite? Queima constante de lâmpadas e fusíveis, disjuntor desarmando com frequência, aquecimento dos fios que ligam aparelhos à tomada estão entre os principais indicadores de sobrecarga. É possível ampliar a capacidade do imóvel? Sim. Um profissional pode fazer um estudo das instalações e avaliar se uma renovação dos equipamentos (substituindo a fiação por uma de maior bitola, por exemplo) é suficiente para a sua necessidade ou se será necessário mudar o quadro de entrada de energia da concessionária. O custo e o tempo de reforma variam caso a caso.


IPANEMA

AMBIENTE 3

JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018

ERROS QUE PODEM CAUSAR SOBRECARGA NAS INSTALAÇÕES 1. Deixar aparelho na tomada mesmo quando a fiação está quente Se a fiação esquenta e a tomada fica preta ou há cheiro de queimado é sinal de que há uma sobrecarga. Desligue os aparelhos e chame um técnico para avaliar se é necessário redimensionar a fiação. Outro sinal de perigo é a queda de fase da iluminação, quando a luz emitida fica mais fraca ao ligar um aparelho. 2. Usar extensões com vários plugues Pode sobrecarregar a tomada. Prefira réguas com fusível porque, em caso de problema, o fusível queima e não repassa para a corrente elétrica. 3. Ignorar quando o disjuntor de luz desarma A função do disjuntor é proteger a fiação. Portanto, se ele desarma com frequência, há um problema na instalação elétrica do imóvel, que precisa ser verificada. Apenas rearmar o

equipamento, ou substituí-lo por outro de maior valor sem readequar a fiação, aumenta o risco de problemas. O mesmo raciocínio vale para os fusíveis: não basta trocá-los quando queimam, é necessário checar por que estão queimando. 4. Instalar fios com bitola menor do que a necessária A fiação utilizada em casa precisa estar de acordo com a corrente elétrica que passará por ela. Caso o fio esteja subdimensionado em relação ao aparelho ou ao disjuntor, há risco. Por isso, é errado substituir um chuveiro por outro de maior potência sem avaliar se a fiação é adequada. As bitolas (tamanhos) mínimas recomendadas para iluminação são de 1,5mm² e, para tomadas, 2,5mm². Para chuveiro e ar-condicionado, a bitola deve ser avaliada por um profissional de acordo com a potência do equipamento. 5. Usar“Ts”, benjamins e extensões com frequência Cada tomada tem uma capacidade máxima e pode não aguentar muitos equipamentos de alta potência, como geladeiras e micro-ondas, conectados a ela. Se a necessidade de manter os equipamentos ligados for permanente, é preciso instalar novas tomadas. Benjamins e“Ts” podem ser usados temporariamente, desde que respeitada sua capacidade, inscrita no corpo do produto.

6. Deixar o quadro elétrico em local perigoso O quadro é o centro de toda a instalação elétrica. Se colocado próximo de um botijão, uma faísca pode desencadear um incêndio. Além de gás, água também é um perigo. Portanto, os quadros devem ser instalados longe de pias e tanques, em local de fácil acesso, como atrás de portas. Seu material deve ser metálico - caso o seu seja de madeira, recomenda-se trocá-lo 7. Instalar ar-condicionado sem pré-avaliação da rede Além de ser um campeão de consumo de energia, o ar-condicionado exige uma alta carga para funcionar - situação para a qual instalações elétricas mais antigas não foram pensadas. Se eles não forem compatíveis, há risco de curto e incêndio. Para garantir a segurança, é necessário contatar um eletricista para que ele aumente a capacidade de carga do imóvel. Quem mora em prédio deve consultar o síndico antes de instalar equipamentos de maior porte. 8. Contratar profissional não especializado Muitos acidentes são consequências de “jeitinhos”dados por pessoas leigas, que instalam novos equipamentos sem se atentar para a compatibilidade da fiação, por exemplo. Sempre chame um eletricista.

COMO REDUZIR O CONSUMO 1) Nunca deixe um eletrodoméstico ligado na tomada sem necessidade 2) Coloque o chuveiro na posição verão em dias quentes 3) Nunca reaproveite uma resistência queimada 4) Limpe os furos de saída do chuveiro 5) Nunca pendure coisas para secar atrás da geladeira 6) Não coloque panos sobre as prateleiras da geladeira 7) Verifique as borrachas de vedação da porta da geladeira Calcule você mesmo Para saber quanto um aparelho gasta de energia por hora, verifique qual a potência no manual ou no próprio produto. Depois, divida por 1.000 e multiplique pela tarifa de energia (disponível na conta de luz ou no site www.aneel.gov.br ).


4 CLASSIFICADOS Advocacia

JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018

Alimentação

Medicina e Saúde

Diversos

Serviços Profissionais

Estética e Beleza


CADERNO

IMÓVEIS

26 de maio de 2018 - edição 970 www.jornalipanema.com.br


2 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018


JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018

IMÓVEIS 3


4 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018


JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018

IMÓVEIS 5


6 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018


JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018

IMÓVEIS 7

Comerciais Vendem-se

Avisos e Editais


8 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 26 de maio de 2018


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.