Jornal ipanema 968 1205 2018

Page 1

Ano XV - nº 968 - 12 de maio de 2018

25 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

www.jornalipanema.com.br Foto: Alana Damasceno/Cristiane Carvalho

EQUÍLIBRIO

Pé diabético: complicação de quem tem a doença

ARQUIVO ABERTO - EXCLUSIVO

Veja cobertura completa e exclusiva do Protesto dos Servidores nesta semana Página 3

Imagem Meramente Ilustrativa / Arte: Jefferson Cascali

Página 10

Esse é um questionamento de muitos pais em tempos em que o digital domina a vida dos filhos. Com qual idade as crianças podem ter uma conta nas redes sociais? Como os pais devem “fiscalizar” esse uso? Especialistas dão as dicas. Página 15

É LUGAR PARA CRIANÇAS?

MERCADO DE TRABALHO M

NEGÓCIOS

Mulheres querem ttrabalho antes de ccasar e ter filhos

Como você se comunica no seu trabalho?

Página 14

Página 13


2

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018


ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018

3

EXCLUSIVO Fotos: Alana Damasceno/Cristiane Carvalho

Veja matéria completa, com fotos e vídeos no Portal Ipa Online e Facebook.

editorial

IMPRESSO E DIGITAL A edição deste sábado (12) do Jornal Ipanema mostra o quanto os profissionais do Sistema Ipanema de Comunicação, como é conhecido por todos, que contempla o Jornal Ipanema, Rádio Ipanema e Portal Ipa Online, tem feito a união do que é impresso e digital. Um bom exemplo está nesta página, o Arquivo Aberto, que apresenta um resumo das principais notícias de política da semana, aliás uma semana “recheada” de informações exclusivas. Os textos da coluna de política vêm acompanhados de QR Codes, ou seja, pelo aplicativo no smartphone é possível direcionar para mais informações quanto aos assuntos. É possível ver live, mais fotos e textos. Ou seja, todos os profissionais trabalham em sintonia para levar as informações de maneira mais completa aos leitores, internautas e ouvintes. Em todas as páginas do Jornal Ipanema é possível ver essa interação com os meios digitais, o que cada vez mais fortalece tanto o jornal impresso, como o portal Ipa Online, sem esquecer o jornalismo de qualidade da Rádio Ipanema.

MARCHA CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO Cerca de quatro mil pessoas, de acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba, participaram, na noite de quinta-feira (10), da Marcha Contra a Terceirização, protesto que aconteceu na avenida Afonso Vergueiro, cuja concentração ocorreu em frente à antiga Estação Ferroviária. A Polícia Militar afirma que o público participante chegou a 2,5 mil. De acordo com presidente da instituição, Salatiel Hergesel, a intenção do protesto é mostrar à população que o serviço público, “se não está com boa qualidade, a culpa não é do servidor”. Ele fez duras críticas ao governo do prefeito José Crespo (DEM) durante entrevista ao Ipa Online. As profissionais do Portal Ipa Online, Alana Damasceno e Cristiane Carvalho, fizeram cobertura exclusiva e o material foi utilizado também nas coberturas jornalísticas da Rádio Ipanema. Veja a matéria completa Portal Ipa Online.

OPERAÇÃO PRATO FEITO O Portal Ipa Online reproduz conteúdo específico sobre a Operação Prato Feito, da Polícia Federal, em 11 páginas, incluindo reprodução e análise técnica de escuta telefônica.

PRIMEIROS SOCORROS Foram inauguradas na quinta-feira (10) as salas de atendimento de primeiros socorros nos terminais de ônibus Santo Antônio e São Paulo. A entrega das unidades atende o pedido feito pelo presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Manga, que parabenizou o prefeito José Crespo pela conquista. “É um sonho realizado. Aqui não é a elite sorocabana que está sendo beneficiada, mas sim as pessoas que mais precisam e que utilizam o Transporte Coletivo em nossa cidade”, enfatizou.

IRREGULARIDADES NO TRANSPORTE PÚBLICO O Ministério Público de Sorocaba (MP) instaurou um inquérito civil para apurar as irregularidades apontadas pela CPI dos Transportes da Câmara Municipal, no que tange o sistema de transporte coletivo do município. O promotor Orlando Bastos Filho determinou que a Urbes, em prazo de 30 dias, informe sobre os aditivos contratuais de reequilíbrio econômico e financeiro celebrados entre as empresas STU e CONSOR.

CPI DA MERENDA A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Merenda, que está em andamento na Câmara Municipal de Sorocaba, ouviu mais duas pessoas abertamente, no plenário, os servidores Renato Toiti Mayaguma e Aline Correia Ferraz e duas funcionárias públicas que tiveram seus depoimentos colhidos em ambiente fechado, Edneia Facci, ex-diretora de área, e Haudrei José Vieira de Oliveira, isso para preservar as testemunhas. Já o ex-secretário Roberto Juliano será convocado judicialmente para depor na CPI, depois de várias tentativas de encontrá-lo e entregar a notificação pessoalmente. Veja texto completo de Cida Muniz, no Ipa Online.

IARA E JOÃO LEANDRO O assunto referente à merenda também foi discutido na Rádio Ipanema, durante Jornal da Ipanema, na manhã de sextafeira (11). Acompanhe o jornal pelo Facebook Portal Ipa Online.


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018

V VANDERLEI ANDERLEI TESTA TESTA

artigo A RESPONSABILIDADE DE CRIAR FILHOS Neste domingo (13) é comemorado o Dia das Mães e mais do que parabenizar todas as mães em nome da minha, Vera Pagliato, vale aqui uma reflexão sobre como as mães têm um papel mais do que essencial na criação dos filhos quando falamos em transmissão de valores. Claro que esse “trabalho”, vamos dizer assim, é feito em conjunto com os pais, mas como essa união é mais do que importante em tempos em que falta diálogo. São tempos complicados em que, muitas vezes, os filhos não deixam os aparelhos celulares de lado para dar atenção aos pais. Sabe aquele papo de mãe:“filho leva o casaco que vai esfriar”, então mesmo em tempos digitais as mães não deixam de pensar nos filhos. Mesmo quando o filho está longe, estudando, trabalhando em outra cidade, estado, até mesmo país, o pensamento quanto aos filhos não sai da cabeça delas. Dizem que amor de mãe não tem igual, aliás amor de pai, mãe, só quem é, sejam os pais biológicos, como os que buscaram a adoção, conhecem esse amor tão especial. Parabéns mães! Boa semana! Paz e bem!

Francisco Pagliato Neto é empresário e educador

EM VISITA

O ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, durante o governo Michel Temer, Marcos Pereira, esteve em visita à Santa Casa de Misericórdia, onde esteve reunido com o gestor local, padre Flávio Jorge Miguel Júnior e Helio Godoy. Acompanhe live feita por Cida Muniz, para o Ipa Online na sexta-feira (11).

BRT EM SOROCABA O BRT (Bus Rapid Transit) foi apresentado à imprensa na tarde de quinta-feira (10). Saiba mais sobre o início dos trabalhos em reportagem de Rubens Maximiano, no Ipa Online.

EM VISITA À PREFEITURA DE SOROCABA, GOVERNADOR ANUNCIA R$ 4 MILHÕES QUE SERÃO USADOS NO RECAPEAMENTO DA AVENIDA DOM AGUIRRE O governador Márcio França (PSB) esteve em Sorocaba, na manhã de quinta-feira (10), para assinaturas de convênios e liberação de verbas com alguns municípios do estado de São Paulo, entre eles, Sorocaba, que recebeu recursos financeiros para obras de infraestrutura.

EM VISITA À CÂMARA DE VEREADORES DE SOROCABA, GOVERNADOR MANIFESTA O SEU APOIO À FRENTE PARLAMENTAR REGIONAL EM SOCORRO À SAÚDE Em visita à Câmara Municipal de Sorocaba,

Diretor Francisco Pagliato Neto

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda CNPJ - 01.142.640/0001-07

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

https://www.facebook.com/ portalipaonline/videos

Editora Cida Haddad MTB 30718 Conselho Editorial Urbano Martins Gabriel Gonçalves Juliana Gonçalves

Diagramação Jefferson Cascali de Lima Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi

durante a sessão ordinária de quinta-feira (10) o governador do Estado de São Paulo, Márcio França, externou seu apoio à Frente Parlamentar Regional em Socorro à Saúde, idealizada e liderada pelo presidente da Casa, vereador Rodrigo Manga (DEM), com o apoio da Comissão de Saúde e dos demais Legislativos da Regional de Saúde liderada por Sorocaba, que congrega 48 municípios. Trechos reproduzidos do blog “O Deda Questão”. Leia texto completo em odedaquestao.com.br

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0330 / 2102-0333

Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida Tiragem - 25.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região

www.jornalipanema.com.br

SER MÃE E AS HISTÓRIAS DE AMOR DOS FILHOS Perguntei. O que é ser mãe para você? Como filho ou filha qual a sua manifestação de sentimento à sua mãe? As respostas foram palavras emanadas de corações que falaram. Pensei na minha mãe. Menina criada na roça com seus irmãos aprendeu desde cedo a enfrentar nos canaviais de Piracicaba, onde nasceu, a dureza do trabalho. Jamais perdeu sua simplicidade e viveu até os 93 anos com dignidade. Na sua adolescência conheceu o meu pai no mesmo recanto de agricultores. Com a permissão dos pais e bênçãos divina iniciaram uma vida conjugal que durou quase 60 anos, só finalizada com a despedida deste mundo ao paraíso. Acredito que os dois estão de mãos dadas passeando por lá ao lado de outros três irmãos que tive nesse período. O carinho e os gestos de uma mãe são facilmente visualizados no ato de dar de mamar ao bebê. Estive na ala da Maternidade da Santa Casa para uma filmagem de documentário e pude me emocionar com tanta realeza de amor materno. Mais uma vez viajei no tempo e fiquei a imaginar quando nasci. Que maravilha poder escrever agora esta mensagem de gratidão às mães do mundo. Juliana Padilha me escreveu: “tá aí uma pergunta que não sei se existe alguém que seja capaz de responder, o que é ser mãe. Ser mãe é um misto de sentimentos, todos embaralhados e juntos. É sentir tudo ao mesmo tempo. É ter dentro de si o maior amor do mundo. É ter medo de não ser capaz de ser mãe. É chorar com a sua cria. É um amor incondicional”. Renata Alvarenga respondeu: “Ser mãe para mim é ter uma vida transformada por um amor que não nasceu de mim, mas para mim, não nasceu do meu corpo, mas da minha alma. Transformou totalmente a minha vida”. Su Rodrigues“é amar incondicionalmente”. Claudia Grechi:“peguei a mãozinha do meu filho ainda fechada e disse, quero que cresça muito feliz”. Mãe, fonte de amor!

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário

EXPEDIENTE diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342


JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018

5


6 I PROGRAME-SE

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018

12 MAIO

ABBA THE HISTORY

Em homenagem ao Dia das Mães, o projeto “Show na Praça” do Shopping Cidade Sorocaba traz a apresentação da banda cover “Abba The history – A Salute To Abba”, às 20 horas. A atração é gratuita e aberta ao público, realizada na Praça de Alimentação, localizada no Piso L4 do shopping. Os artistas prepararam uma playlist especial, com clássicos como “Dancing Queen” e “Mamma Mia”, além da harmonia vocal, dos figurinos e das coreografias memoráveis do grupo.

12

>>

sábado

MAIO

BAZAR SOLIDÁRIO Às 10 horas, acontece o Pedale por Sorocaba- Parque Campolim. A atividade tem como proposta descobrir o Parque do Campolim por meio do uso da bicicleta. Na sequência, será realizada uma aula de Tai Chi Chuan para os participantes. Para participar é necessário trazer sua bicicleta com equipamentos de segurança (capacete, luvas, luzes dianteira e traseira), corrente com cadeado e também água para reidratação durante a atividade. O trajeto é de baixa intensidade, com aproximadamente 15 quilômetros e duração de 2 horas entre pedalada e atividade. O ponto de encontro fica na Rua Barão de Piratininga (em frente ao Parklet) e as inscrições devem ser feitas online pelo portal sescsp.org.br/ sorocaba. A classificação etária é 18 anos e menores só serão permitidos acompanhados dos responsáveis.

http://jornalipanema.com.br/ category/cultura/

15

>> terça

PALESTRA NO IGUATEMI BUSINESS O Iguatemi Business realiza a palestra “O novo lugar da autoridade no mundo contemporâneo”. O evento aberto ao público acontece às 19h15, no auditório da torre comercial, e faz parte do projeto Iguatemi Business Cultural, promovido pelo Iguatemi Business em parceria com Instituto Nacional de Psicanálise. Inscrições: pelo e-mail contato@ sorocabaiguatemibusiness. A entrada é gratuita e os inscritos devem levar 1kg de alimento não perecível, menos sal, que será doado a uma entidade assistencial da região. Mais informações: (15) 3019-5848.

13

>>

domingo

MAIO

CROSSFIVE PLAY PAINTBALL

No shopping Cidade Sorocaba a atração é o CrossFive Play Paintball. A arena está localizada no Piso L2 do shopping, em frente à Lojas Renner. O objetivo do jogo é marcar as roupas do time oposto com pontos de tinta. Cada um dos lados, usa um colete de cor diferente e, a partir dessa divisão, pode-se determinar diferentes tipos de combates: um contra

MAIO

17

>> um, grupo contra grupo, sendo que o número pode variar de dois a quatorze participantes. A indicação de público é a partir de sete anos, sendo necessários, pelo menos, dois participantes por disputa. O valor individual da atração é R$ 24, com duração de 30 minutos e direito a equipamentos de segurança e 50 bolas de tinta. O horário de funcionamento do Cross Five Play Paintball é de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h; aos sábados, das 10 às 22 horas e, aos domingos, das 13 às 20 horas. Reservas podem ser feitas pelo telefone: (15) 98176-1257.

quinta

MAIO

FESTA DE SANTA RITA DE CÁSSIA CORPOS AUSENTES A Festa de Santa Rita de Cássia, promovida pela Paróquia Santa Rita de Cássia, na rua Bartolomeu Gusmão, tem como programação: de 13 a 21 de maio: Novena de Santa Rita, às 19 horas; 22 de maio: às 12 horas – Benção das Rosas. Às 19 horas, Procissão e missa.

No Teatro Municipal Teotônio Vilela, no Alto da Boa Vista, será apresentado o espetáculo de Dança “Corpos Ausentes”, às 20 horas, com entrada gratuita e retirada de ingressos a partir das 19h30. Intérpretes: Clara de Clara e Henrique Hokamura. Cenografia e iluminação: Caró Brandão, música original de Nathanael Martins.


7

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018


8

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018

ESPAÇO EMPRESARIAL

CONSTRUTORA RECEBE CERTIFICAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE INÉDITA NA REGIÃO A Construtora Planeta recebeu um selo de certificação socioambiental concedido pela Caixa Econômica Federal a empreendimentos habitacionais que adotam soluções eficientes e visam ações de sustentabilidade e de cuidado com o meio ambiente. A empresa é a primeira na região a receber a certificação. O Selo Casa Azul, como é chamado, é um instrumento que reconhece empresas que tragam uma harmonia entre a construção e o meio ambiente, desde a obra até a vivência no empreendimento, como incentivando o uso racional de recursos naturais e a melhoria da qualidade da habitação e de seu entorno. “A ideia do selo é reconhecer aqueles que investem em soluções inovadoras. A gente entende a necessidade da construção de imóveis, mas quanto mais autossustentável ele for, melhor. O objetivo é dar condição da empresa ter uma visão de futuro para ela mesma”, explica a superintendente da Caixa, Célia Marisa Molinari de Mattos. O método para concessão do Selo consiste em verificar, durante a análise de viabilidade técnica do empreendimento, o atendimento aos critérios estabelecidos nas categorias qualidade urbana, projeto e conforto, eficiência energética, conservação de recursos materiais, gestão da água e práticas sociais. “A Planeta sempre teve esse viés para a questão sustentável e sempre fomos inovadores nesse assunto. O empreendimento La Vista Moncayo foi escolhido pois seu estágio de obra permitia algumas inserções e alterações no projeto.”, explica Sandro de Souza, diretor executivo da Construtora Planeta. O selo possui três categorias: bronze, prata e ouro, que se diferenciam com relação ao número de critérios que o projeto apresenta. Na categoria bronze, a empresa deve apresentar apenas os critérios obrigatórios. O selo prata exige os critérios obrigatórios e outros seis critérios extras. Já na categoria ouro, conquistada pelo

empreendimento, a exigência é apresentar os critérios obrigatórios e outros 12 extras. A construtora atendeu os critérios exigidos pela Caixa, apresentando 31 no total, entre os obrigatórios, extras, além de um critério bônus. De acordo com Sandro, a Construtora Planeta, tem a prática de adotar medidas de sustentabilidade a fim de promover a qualidade de vida em todos os seus empreendimentos. Para o consumidor, Sandro acredita que o selo confere a certeza possuir um imóvel diferenciado também na questão sócio ambiental, por conter soluções eficientes na construção, uso, ocupação e manutenção.

O selo possui três categorias: bronze, prata e ouro, que se diferenciam com relação ao número de critérios que o projeto apresenta

MÍDIA Ipanema presente no Connect Esamc

Carlos Cepa e Erick Augusto

Cida Haddad e Nilton Matielli

Profissionais do Jornal Ipanema, Rádio Ipanema e Portal Ipa Online estiveram presentes na 5ª edição da Semana de Comunicação, o Connect Esamc, durante o Mídia Point. A editora do Jornal Ipanema, Cida Haddad, e o gerente de artes Jefferson Cascali explicaram aos alunos como é feito o jornal impresso quanto a conteúdo, layout e impressão. Erick Augusto e Carlos Cepa fizeram a transmissão ao vivo da Rádio Ipanema, sob o comando do diretor artístico Marcos Alves, Emerson Roberto foi o responsável pelas transmissões ao vivo. Durante o Mídia Point, foi exibido vídeo sobre o Jornal Ipanema, editado por Wilson Grillo. .

A superintendente da Caixa relatou a importância de as empresas estarem atentas à qualidade dos seus empreendimentos e se empenharem em apresentar soluções em suas construções. “Para nós é um privilégio por ser uma empresa de Sorocaba, a primeira dentre as 58 cidades atendidas pela nossa regional, em um universo de 2 milhões de pessoas. Sem dúvida isso é um diferencial”, afirma. “Estamos felizes principalmente porque estamos mostrando para o mercado que é possível. Acredito ser um case de sucesso em que outras empresas possam se espelhar e também obtê-lo, para que de fato o nosso setor consiga uma melhoria na qualidade de vida da população”, diz Sandro.

Emerson Roberto, Cida Haddad e Jefferson Cascali

Veja mais fotos no Giro Ipanema, no Portal Ipa Online, feitas por Julio Salvo


9

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018


10 0

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018

Esporte / Nutrição / Fitness / Terapia / Bem-Estar / Saúde / Beleza

1 A CADA 4 PESSOAS COM DIABETES VAI TER ALGUM FERIMENTO NO PÉ Chamado de pé diabético, o mal é uma consequência do diabetes que é mal controlado Emerson Vicente/ Folhapress De acordo com os dados da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), existem cerca de 15 milhões de diabéticos no Brasil. Desses, estima-se que 25% podem ter algum tipo de problema nos pés, ao longo da vida. “O pé diabético é, sem dúvida alguma, uma das complicações mais frequentes de quem tem diabetes, e nos causa mais preocupação”, diz o endocrinologista Luiz Turatti, ex-presidente da SBD. “Geralmente, esse tipo de problema acontece em pacientes que estão com a doença há alguns anos e que não controlam direito”, completa o médico. Um dos principais problemas encontrados pelos médicos é a demora de o paciente perceber a doença. No pé diabético, a pessoa perde a sensibilidade e acaba não sentindo pequenas dores. Dessa forma, só se preocupa com a lesão quando ela já chegou a um estágio mais avançado, possivelmente com alguma infecção. “Muitas vezes acabam acontecendo pe-

quenos ferimentos nos pés, o paciente não percebe e o problema pode evoluir para casos extremos”, diz Turatti. O tratamento é feito à base de curativos e remédios para controlar o diabetes. Assim, segundo os médicos, a prevenção se torna o melhor remédio contra o pé diabético. “O controle ficou mais fácil, existe uma gama de medicações que podem evitar uma complicação crônica”, diz Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês. “É possível o médico avaliar pelo exame físico o risco de um pé diabético”, completa. Apesar de ser uma doença mais comum em idosos, pessoas mais jovens já estão apresentando o pé diabético. “Depende muito da evolução do diabetes. Se não for controlado, aparecem as complicações”, explica Zilli.

FRIEIRA PODE VIRAR UM INFECÇÃO O diabético tem que ficar atento a alguns cuidados com os pés. Uma frieira mal cuidada pode desencadear um pé diabético. Até mesmo a costura de uma meia pode trazer riscos, pois o material pode causar um ferimento nos pés aos caminhar. “Uma frieira pode ser a porta de entrada para uma infecção e começar um processo que pode culminar com gangrena e amputação”, diz o endocrinologista Luiz Turatti. “O corte das unhas também deve ser feito de forma cuidadosa.”


11

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018

ARAÇOIABA DA SERRA

VOTORANTIM

NESTE SÁBADO TEM DIA “D” DA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), participa neste sábado (12) do Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Todos os grupos prioritários deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde das 8 às 17 horas. Na oportunidade será aplicada também a vacina contra febre amarela. Podem receber as doses as pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde, população indígena; crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); comorbidades (doenças crônicas) e professores.

Em Votorantim a meta é vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. O número aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. Conforme a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, a cidade deve vacinar 9.588 pessoas com 60 anos ou mais; 1.851 trabalhadores da área da saúde; 6.306 crianças; 1.122 gestantes e 184 puérperas. A campanha segue até o dia 1º de junho. De acordo com a Secretaria da Saúde, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada. Dede o início da campanha, ocorrida no dia 23 de abril, o município aplicou 8.722 doses, 41,20% do grupo prioritário. Foram vacinadas 6.383 (59,92%) de pessoas com 60 anos ou mais; 1.038 (50,46%) trabalhadores da área da saúde; 1.002 (14,30%) crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias; 240 (19,25%) gestantes; 59 (28,78%) puérperas; 59 (28,78%) professores; 744 pessoas com doenças crônicas foram imunizadas.

PROJETO EDUCANDO PARA PAZ É ABERTO Na tarde de quarta-feira, (9) a equipe gestora da Escola Municipal Áurea Duarte Rocha realizou a abertura do projeto “Educando para Paz”, idealizado pela professora Luciana e aplicado junto a alunos dos 6º e 7º ano. O evento teve como tema a superação da violência com o intuito envolver toda a escola na conscientização quanto a importância da convivência de um ambiente de paz. De acordo

com a professora Luciana, responsável pelo projeto Paz, a ação é a continuidade do projeto Vida, aplicado com os alunos no ano letivo de 2017, que segundo Luciana foi um sucesso e mudou todo ambiente escolar. Após a apresentação do projeto e a palavra das autoridades uma palestra foi ministrada pelo Pe. Carlos, responsável pela Paróquia Nossa Senhora das Dores. Para finalizar a abertura do projeto a secretaria de educação Ione Maria Florenzano Gimenez cantou uma canção de paz junto aos alunos. Participaram do evento o prefeito Dirlei Salas Ortega, a vereadora Cleide, a diretora da Escola Áurea, Cristiane de Fátima Martins e a vice-diretora da Escola Estadual Maria Angélia Baillot Érica Vanessa Cardoso do Patrocínio.


12

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018


13 NEGÓCIOS

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018

Nas redes sociais...

Cida Haddad

E

m situações no ambiente de trabalho será que nos comunicamos de maneira correta? “A preocupação com a maneira como nos comunicamos deve partir da empatia social, do bom senso e da compreensão de que diálogos são feitos de divergências, sims e nãos, sucessos e fracassos”, afirma a consultora em comunicação e oratória Bianca Celoto, do canal Óhquemfala! De acordo com Bianca, a comunicação assertiva é falha na maioria das empresas. “A hierarquização de cargos é constantemente confundida com disputa de importâncias (mesmo que todo cargo seja importante para o fechamento de processos de uma empresa) e isso pode fazer a nossa comunicação falhar por causa da carga de agressividade, passividade ou desinteresse. É natural que a gente não atenda às expectativas de todos dentro de uma empresa. Mas o caminho para se comunicar bem e ser assertivo começa em abrir mão do discurso estático”, diz. Bianca complementa dizendo que o bom comunicador é aquele que sabe identificar o que e como falar. “A gente entende isso ob-

VOCÊ SE COMUNICA BEM? servando quem é nosso receptador. Analisar com quem vamos conversar, sobre o que devemos falar e como devemos assumir uma posição durante a fala é uma maneira de incentivar um diálogo assertivo. E isso está diretamente ligado a estímulo e empatia. Dentro de uma empresa, você pode perfeitamente usar a comunicação para defender seus interesses sem necessariamente desrespeitar ou ignorar os interesses dos outros”, diz. “Por exemplo: um chefe que precisa dizer ao seu funcionário que ele falhou. Não há problema nenhum em dizer ‘você errou’, desde que isso seja feito com o objetivo de que a pessoa acerte na próxima. Comunicar o erro com ironia, julgamento e humilhação, por exemplo, é um mecanismo que possivelmente vai ajudar a fracassar o estímulo para a reflexão e o desejo de melhoria. Em outras palavras, ninguém gosta de ser criticado, isso é do ser humano, e a comunicação tem diversas ferramentas que nos

permitem criticar e elogiar ao mesmo tempo. Basta entendermos que tipo de reação queremos provocar com a nossa fala”, diz. Outra dúvida frequente é quanto às apresentações de trabalho. “Em uma apresentação de trabalho é importante parar um tempo para refletir sobre quais informações o comunicador quer e precisa destacar. Assim, é possível criar uma ordem de prioridades e dar ênfase no que precisa. Claro, é importante se preocupar em como vai se apresentar fisicamente, preocupar-se com a postura, boa dicção, usar a língua portuguesa de maneira correta e, principalmente, nunca abrir mão da naturalidade. A gente aprende a vencer a vergonha e o medo tentando. Todos nós temos pavor do julgamento alheio, por isso, é muito importante também entendermos a opinião de quem vale a pena levar em conta. Algumas pessoas são um banho de água fria constante, fuja delas e acredite no que você se propôs a fazer”, comenta Bianca.

Como deve ser a comunicação correta nas redes sociais? “ Não há fórmula definitiva para ser um bom comunicador nas redes sociais, porque elas são feitas para atender os mais diversos interesses e os mais diversos públicos. Tudo depende da expectativa do comunicador. Para cada público, existe um tom diferente de conexão. O discurso propagado dentro de uma rede social pode ganhar repercussão estrondosa, promovendo divulgação e fama por meio da viralização rápida da rede. Mas também pode ser o precursor do fracasso por causa da rapidez com que a informação é propagada. O que uma pessoa fala na rede social pode inclusive ser usada como prova contra ela em um processo criminal. Se há uma dica ou conselho quanto a como se comunicar bem em uma rede social, ela se chama“bom senso”. E para isso, mesmo no mundo virtual, a regra é a mesma: ser assertivo, expressando opiniões e criando diálogos baseados em fatos, objetividade e respeito”, conclui.


14 MÃE/ MERCADO DE TRABALHO

NOVA GERAÇÃO DE MULHERES BUSCA UMA CONQUISTA DE CADA VEZ, DIZ PSICÓLOGA

A

nova geração de mulheres busca se organizar mais do que suas mães e avós: quer desenvolver o “eu” profissional antes de casar e ter filhos, segundo a psicóloga Cecília Russo Troiano, 53, diretora da empresa de gestão de marcas TroianoBranding e autora do livro “Garotas Equilibristas: o projeto de felicidade das mulheres que estão chegando ao mercado de trabalho”. Mas sem gastar energia demais em uma ponta ou outra, buscando o equilíbrio entre vida pessoal e carreira. A geração anterior, diz a psicóloga, dedicou tempo demais ao trabalho -uma forma de lutar por espaço em ambien-

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018

tes dominados por homens. Para as jovens, não adianta só pagar bem: o emprego deve estar alinhado com seus propósitos e valores. Também buscam uma rotina mais flexível, seja por meio do home office ou do empreendedorismo. Você diz em seu livro que as jovens que entram no mercado de trabalho não querem abrir mão da vida pessoal por causa da profissão, nem o contrário. O que querem? Cecília Russo - Um ponto de equilíbrio entre os dois. É uma geração que quer respirar. Qualquer um desses extremos representa caminhos limitantes, pouco oxigenados. Querem liberdade, fazer escolhas em vez de ser conduzidas.

equilíbrio maior na distribuição de tarefas. Essas mudanças levam também as empresas a repensar os seus formatos. De que forma? Horários mais flexíveis, home office, licença-paternidade. Mas não acredito em políticas de gestão de pessoas só para mulheres, exceto em caso de amamentação. Têm que valer para ambos os sexos. Segundo a socióloga americana Pamela Stone, citada em seu livro, as mulheres estão sendo forçadas a ‘jogar a toalha’ de suas ambições profissionais e voltar para casa, como se houvesse um duto com vazamento que as empurrasse para fora do mercado. Concorda? Em parte, sim. Muitas mulheres sentem-se pressionadas pelas cobranças, pelo horário, e acabam optando pela saída. Não é que tenham escolhido cuidar da família, apenas não tiveram outra opção.

caminho quer seguir. A nova geração tem mais facilidade para equilibrar as duas coisas? As jovens têm nisso uma motivação. Diferentemente da geração das suas mães, não querem exagerar no tempo dedicado ao trabalho. Não significa que queiram abrir mão das conquistas das últimas décadas ou da independência financeira. Ou da maternidade, que pode acontecer mais tarde. É como se não quisessem viver o mesmo desgaste que as mães viveram ao tocar tudo ao mesmo tempo, vida pessoal, profissional e maternidade. Não quer dizer que não queiram coisas parecidas, mas se organizam de um jeito próprio. Essa geração fortalece primeiro o“eu profissional”para depois criar o“eu casal”e, se

A valorização do controle sobre suas vidas incentiva o empreendedorismo?

tudo correr bem, o“eu mãe”. Três momentos que antes se embolavam. O que essa nova geração busca em um emprego? Procura um trabalho que tenha propósito e reflita seus valores. As mães dessas jovens tiveram que lutar para provar que eram tão capazes quanto os homens. A nova geração já entra no mercado com o “eu posso” resolvido e pode ir além, pensando mais sobre qual

O significado de carreira vem mudando. Não tem mais aquele sentido definitivo e estanque. O empreendedorismo surge como o ideal de construir o universo dos negócios ao meu modo, ao meu tempo e ao meu ritmo. É uma geração que quer construir coisas do seu jeito. A maternidade também está em construção? Elas rejeitam o modelo de maternidade no qual criam os filhos sozinhas. Cobram um

A chefe de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, por sua vez, diz que as mulheres devem adotar uma postura “reta” e almejar nada menos que o topo para vencer numa esfera dominada por homens. Acredita ser o caminho? Discordo. Acho que cada mulher tem que fazer a sua escolha e definir qual é o seu topo. Dizer que só há um caminho é o avesso da liberdade de escolha. Folhapress: Qual o segredo para equilibrar carreira e vida pessoal? Primeiro, refletir sobre qual é o caminho que se quer seguir para alcançar a felicidade. Em segundo lugar, se aproximar de pessoas que tenham o mesmo ideal, seja nos relacionamentos profissionais ou afetivos. E aceitar que perfeição não existe, o que ajuda a amenizar a pressão. (Folhapress)


15

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018

Flávia Mantovani/ Folhapress

E

stá nas regras do Facebook, Instagram, YouTube e outras redes sociais: só pode criar conta quem tem ao menos 13 anos de idade. Mas todo mundo sabe que, na prática, não é o que acontece. Segundo pesquisa de 2017, 86% dos brasileiros de 9 a 17 anos que acessam a internet têm perfil em redes sociais. Entre 9 a 10 anos, o índice é de 62% e, de 11 a 12 anos, 76%. WhatsApp e Facebook são as redes mais acessadas nessa faixa etária, ainda de acordo com o estudo, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). “Vemos as crianças entrando nas redes sociais cada vez mais cedo e usando por cada vez mais tempo”, diz o psicólogo Rodrigo Nejm, diretor de educação da associação Safernet. “A internet é a maior praça pública do planeta. Você tem que se perguntar: meu filho já tem maturidade para ter autonomia plena nesse lugar público?”, questiona. Autora do livro recém-lançado “Como Criar Filhos na Era Digital” (ed. Fontanar, 220 pág.), a psicóloga britânica Elizabeth Kilbey diz que atende cada vez mais pais preocupados com o excesso de uso dos filhos. “Vejo crianças com ansiedade e tristeza porque acreditam que não são tão populares e bonitas quanto seus amigos nas redes sociais.”

COM QUE IDADE AS CRIANÇAS DEVEM ACESSAR REDES SOCIAIS? Para a filósofa e escritora Tânia Zagury, os pais dessa geração, que convivem com a tecnologia há bastante tempo, acham que não há problema em deixar o filho entrar nas redes sociais precocemente. Segundo os especialistas, a solução não é proibir ou demonizar as redes. É orientar as crianças para que saibam navegar de forma saudável e

segura nesse ambiente. E, uma vez que elas tiverem um perfil, monitorar seu uso. A recomendação é estabelecer um diálogo transparente com as crianças. Os especialistas não recomendam desrespeitar a norma das próprias redes sociais –quase sempre, a idade mínima é 13 anos.

Dicas para pais sobre o uso nas redes sociais

1

Quando der um celular para a criança, deixe claro que ela não pode usá-lo como quiser. Desde o começo, estabeleça regras e monitore o uso

2

Cheque junto com seu filho a regras com as quais ambos concordem. Se ele se sentir envolvido no processo, aumenta a chance de que cumpra o combinado

3

Defina filtros para que ele não consiga acessar conteúdo inapropriado e ajuste a privacidade das contas dele para deixá-las restritas a amigos

4

O conselho“não falar com estranhos”vale para o mundo virtual também. Oriente-o a avisar caso um desconhecido puxe conversa

5

A criança deve entender que a internet é um arquivo permanente: uma vez que algo é publicado, é impossível voltar atrás. Ensine-a a refletir antes de postar ou mandar mensagens

6

Explique que há pessoas que vivem da própria imagem e que fotos de influenciadores muitas vezes são retocadas. Comparações injustas podem levar a transtornos alimentares

7

Preferencialmente, crianças devem usar os aparelhos em áreas comuns da casa. Evite que elas durmam com o celular no quarto – o que ainda atrapalha o sono

8

Cuidado com sinais de vício. Procure ajuda se seu filho estiver obcecado pelas redes sociais e não tiver outros interesses

9

Dê o exemplo. Se você vive conectado e posta selfies o tempo todo, a criança vai querer fazer o mesmo

A CRIANÇA NÃO VAI SE SENTIR EXCLUÍDA SE NÃO ENTRAR EM UMA REDE SOCIAL? O argumento“todos meus amigos têm”pode ser desconstruído facilmente, afirma Rodrigo Nejm.“Os pais devem explicar que cada família é diferente e que na casa deles, por acharem que aquilo é o melhor, a regra é essa.”

DEVO TER A SENHA DAS CONTAS DO MEU FILHO? Se os pais acham que o filho tem maturidade para criar um perfil, não deveria ser necessário compartilhar a senha. O importante é acompanhar o que eles postam e, de vez em quando, entrar no perfil junto com eles, e não escondido. “Se você acha que seu filho não deve ter privacidade naquele ambiente, ele não deveria ter rede social ainda”, diz Nejm. Pais que optam por deixar crianças mais novas usarem as redes podem criar a conta junto com os filhos e avisar que também têm a senha. Mesmo assim, o melhor é acessar o perfil só com o filho ao lado.

Fonte: “Como Criar Filhos na Era Digital”


16

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018


NEGÓCIOS &

OPORTUNIDADES MERCADO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DÁ SINAIS DE RETOMADA O mercado da construção civil dá sinais de retomada, o que acaba por impulsionar diversos outros segmentos da economia. Segundo o diretor regional – Sorocaba do Sinduscon-SP, Elias Stefan Junior, o cenário atual é de início lento da retomada do setor. “Inicialmente, as incorporações têm peso maior e o investimento público em obras para as mais diversas finalidades continuam praticamente estagnados. Diante desse cenário, não podemos avaliar, com precisão, qual será o ritmo de crescimento para o setor e, consequentemente, a velocidade de contratação de mão de obra. Porém, conti-

nuamos otimistas quanto à retomada, mas, por este ser um ano atípico, de eleições, a tendência é que realmente quase tudo se postergue para 2019”, afirma. Em Sorocaba, a Guarda Empreendimentos, empreendedora responsável por grande parte do desenvolvimento da Zona Norte da

cidade, espera um desempenho positivo já a partir de 2018, em linha com os níveis de antes da crise econômica que atingiu todo o país. “Até o final deste ano e de olho em uma perspectiva ainda melhor para 2019, projetamos uma performance positiva. O primeiro trimestre de 2018 já foi bom”, destaca Aldo Guarda (foto), diretor da empresa. Atualmente, a empreendedora comercializa lotes residenciais e comerciais na região de Sorocaba, em empreendimentos econômicos, como o Jardim São Lucas e o Jardim Santa Marta e de alto padrão, como o Residencial Saint Patrick. No caso dos terrenos populares, as condições diferenciadas para pagamento têm sido um atrativo. No plano de financiamento direto com a empreendedora, o lote pode ser financiado em até 168 vezes e, se a modalidade escolhida for a compra do lote mais a construção da casa, os dois juntos podem ser parcelados em até 360 meses (30 anos) direto com um agente financeiro. Isto faz com que a mensalidade caiba no bolso do trabalhador, que sai do aluguel para comprar a casa própria. “Essa condição tem sido um diferencial de negócio”, pontua Aldo Guarda.

12 de maio de 2018 - edição 968 www.jornalipanema.com.br

LOTES COMERCIAIS E LANÇAMENTOS Diante das expectativas promissoras para este e o próximo ano, a empresa já planeja lançar dois empreendimentos até 2019, um de lotes econômicos, com cerca de 4.000 unidades e outro de classe média-alta. “As áreas já foram compradas e os projetos estão praticamente prontos para, em breve, serem divulgados”, adianta o diretor da Guarda Empreendimentos.

http://jornalipanema.com.br/ category/negocios/


IPANEMA

2 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018

MATERIAIS NOBRES E CORES SOFISTICADAS DESTACAM A ADEGA VIDA DE CÃO Baseado no fato de 44% dos lares brasileiros atuais apresentarem um pet na composição da família, o designer de interiores Beto Tozi criou um loft de 60 m2 marcado pelo charme e conforto. Piso antiderrapante, fechamento de cobertura em lona, textura à base de papel e piscina de fibra com revestimento compõem o projeto de estilo contemporâneo com predominância das cores cinza, grafite, branco, azul e verde.

A

23ª edição da Campinas Decor apresenta novidades e tendências na área de decoração e segue até 10 de junho. Além de exibir o que há de mais recente em artigos para decoração, revestimentos, mobiliário, luminotécnica, automação residencial e tudo o que envolve esse universo, o evento deixará como legado a recuperação da Fazenda Argentina, pertencente à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), reforçando a tradição de doar melhorias realizadas em prédios do patrimônio público. Entre os ambientes apresentados está a adega. As designers de interiores Greice Souza e Patricia Andrade buscaram criar um espaço aconchegante a acolhedor para a degustação de vinhos e também para uma boa conversa com amigos. Um espaço contemporâneo com predominância de materiais nobres, cores sofisticadas e uma iluminação intimista, propiciando um toque especial e uma atmosfera acolhedora. As profissionais pontuam como destaque do projeto a fotografia do artista Lucas Ferraz, conhecido como Kiolo, com obras bastante disputadas no mundo das artes. Porcelanato marmorizado, madeira, metais nobres, tijolo e espelho bronze compõem a lista de materiais do espaço de 9 m2 e estilo contemporâneo, com predominância das cores preto e Fendi.

LOUNGE KIDS As designers de interiores Maria Gabriela Linares e Simone Rossi se inspiraram nos anos 1980 para criar um ambiente divertido e aconchegante, que emocionasse pais e filhos. Na opinião das profissionais, o destaque são os móveis criados por elas especialmente para a mostra, fazendo uma releitura dos anos 1980 lembrando jogos da década mais querida (Pac Man, Tetris, cubo mágico, bolinha de gude, skate etc). Cobrindo uma das paredes, uma pintura de Biel Siqueira e Kaju evoca a importância da arte na vida das crianças. Uma estante de skates assinados por campeões brasileiros evidencia de forma simples, mas com criatividade, as possibilidades para que os visitantes ousem criar suas próprias peças. Peças premiadas do renomado designer Sergio J. Matos fazem paralelo com o ambiente formado por materiais simples como bolinhas de gude, cabos de aço e roldanas.


IPANEMA

AMBIENTE 3

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018

QUARTO DO GÊMEO INTERGALÁCTICO A intenção da arquiteta e urbanista Patricia Moreno foi criar um ambiente lúdico e jovial, totalmente inspirado no filme Star Wars, pelo qual o adolescente é apaixonado. Com espaço organizado para descanso, estudo e lazer, o quarto de 15 m2 de área tem como destaque o forro feito com estrutura metálica e bolinhas de gude sobre tela metálica. A cama foi deslocada para a extremidade do quarto para que o jovem tenha maior espaço de aproveitamento, sobrando uma are maior para bancada de estudo e jogos. A profissional também destaca o projeto luminotécnico, que cria cenas aconchegantes, trazendo sensação de bem-estar. A parede foi descascada para exibir o tijolo já existente. Preto, cinza e amarelo compões a paleta de cores.

LOFT DE VIDRO O Loft de Vidro é uma criação da designer de interiores Gal Nunes, que procurou neste ambiente criar uma atmosfera aconchegante e calma, ideal para recarregar as energias ao final de um dia de trabalho. Segundo a designer, foi um grande privilégio o fato de, utilizando vidros do tipo channel glass, importados da Europa e, com os efeitos de luzes, ter conseguido um ambiente simples, mas de grande beleza. O espaço de 450 m2 de terreno e 250 m2 de área construída reúne hall, lavabo, escritório, living, cozinha, sala de jantar, suíte com closet, varanda spa com banheira, piscina e lavanderia. O ambiente de estilo contemporâneo tem como cores predominantes o cinza e marrom.


4 CLASSIFICADOS Advocacia

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018

Alimentação

Medicina e Saúde

Diversos

Estética e Beleza

Serviços Profissionais


CADERNO

IMÓVEIS

12 de maio de 2018 - edição 968 www.jornalipanema.com.br


2 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018

Comerciais Vendem-ser

Avisos e Editais


JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018

IMÓVEIS 3


4 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018


JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018

IMÓVEIS 5


6 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018


JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018

IMÓVEIS 7


8 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 12 de maio de 2018


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.