Jornal ipanema 967 0505 2018

Page 1

Ano XV - nº 967 - 5 de maio de 2018

25 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

www.jornalipanema.com.br

IPANEMA AMBIENTE

NEGÓCIOS

Cobogó como opção na decoração

Discordar pode gerar boas ideias

CADERNO NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES

TRÂNSITO Â O Movimento Maio Amarelo tem como objetivo envolver e chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Página 2

O presidente da Comissão de Direito do Consumidor, o advogado Plauto Holtz apresenta os direitos e também os deveres dos consumidores em situações como promoções e compra pela internet. Página 10

CADERNO NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES


2 TRÂNSITO

JORNAL IPANEMA / 5 de maio de 2018

MAIO AMARELO TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL A Urbes – Trânsito e Transportes aderiu pelo terceiro ano consecutivo ao Movimento Maio Amarelo e elaborou uma programação com atividades que estão sendo desenvolvidas ao longo deste mês em Sorocaba. O objetivo é envolver e chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária na esteira da determinação da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, o Movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a Sociedade Civil. Em 2018, o tema da campanha é “Nós somos o trânsito”. Trata-se de um estímulo aos condutores, pedestres e passageiros a optarem por um trânsito mais seguro no município. De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos

acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. Para a realização da campanha em Sorocaba, a Urbes preparou uma série de atividades, com blitz educativas, palestras, flash mob, entre outras, visando conscientizar os cidadãos a dirigirem de forma segura e manter um bom comportamento, seja como motorista, motociclista, ciclista ou pedestre. Na terça-feira (1), a fachada da sede da Urbes do Campolim ganhou uma ambientação alusiva à campanha, com iluminação amarela e um balão inflável amarelo em forma de laço foi instalado no local para chamar a atenção da população sobre o Movimento Maio Amarelo. Além disso, o painel da avenida Dom Aguirre, próximo ao Terminal São Paulo, está com mensagens de conscientização de riscos e responsabilidade no trânsito, que poderá ser vista por milhares de motoristas, pedestres e ciclistas que circulam diariamente pelo local.

Meta da ONU Sorocaba já atingiu a resolução da ONU estabelecida para o período de 2011 a 2020. A meta é que as cidades de todo o mundo reduzam em, no mínimo, 50% o número de vítimas no trânsito até 2020. Em 2011, Sorocaba teve 74 mortes no trânsito. No ano seguinte, em 2012, o número reduziu para 50. Em 2013, foram 61 vítimas fatais. Em 2014, este número passou para 44. Em 2015 e 2016, ocorreram 33 mortes no trânsito e, em 2017, 30. Ou seja, houve uma redução de 60% dos acidentes.

SÔNIA CHEBEL FALA SOBRE TRÂNSITO Acompanhe a live com a professora de psicologia da educação e especialista em trânsito, Sonia Chébel Mercado Sparti. Durante a entrevista, ela falou sobre causas de acidentes e videomonitoramento.


ARQUIVO ABERTO 3

JORNAL IPANEMA / 5 de maio de 2018

TECSIS DE VOLTA

editorial INCENTIVO À LEITURA Neste mês de maio, o Sesc Sorocaba promove diversas atividades literárias. São cursos, mediações de leituras e apresentações de poesias estão na programação, que recebe diversos convidados. Todas as atividades e encontros são gratuitos. O Sesc mais uma vez dá sua contribuição para o incentivo à leitura. Esse tema já foi tratado até mesmo como editorial, mas é sempre bom ser reforçado, porque em tempos digitais, de redes sociais é tanta conexão ao aparelho celular que deixamos de aproveitar certos prazeres simples, mas que fazem a diferença como ler um bom livro. Nem que não seja um livro, mas uma revista, um jornal... quem tem o hábito da leitura aprende a cada página, ganha mais vocabulário, aprende a escrever melhor e ao ler “viajamos” para mundos desconhecidos. Que mais ações como a do Sesc sejam promovidas em dezenas de instituições, em níveis municipais, estaduais e até mesmo federais. Ler enriquece o dia a dia de todos, amplia conhecidos. São ações assim que precisam ser cada vez mais valorizadas.

Na quinta-feira (3), a diretoria do Sindicato dos Químicos de Sorocaba e Região se reuniu com a direção da Tecsis para discutir sobre o retorno da empresa para a cidade de Sorocaba. Segundo reportagem de Cida Muniz, no Portal Ipa Online, a reunião, ocorrida na sede entidade sindical, além de abordar o retorno da fábrica para a cidade, também tratou de outros pontos pertinentes, como: jornada de trabalho, convênio médico, cartão alimentação, entre outros.

jornalipanema.com.br/ category/politica

POSTOS DE TRABALHO RETOMADOS De acordo com texto de Cida Muniz, como é do conhecimento público, a Tecsis foi uma geradora de milhares de empregos na região, comenta o presidente do Sindicato dos Químicos de Sorocaba e Região, Carlos Alberto dos Santos, o Carlão, e, “com a sua volta a Sorocaba esperamos em curto prazo que os postos de trabalhos dispensados em virtude do encerramento da produção aqui na cidade sejam retomados, podendo assim, atender um pouco das necessidades para os trabalhadores (as) que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho”. Há tempos existiam boatos que a empresa estava voltando.

CENTRO DE IMAGENS SÃO JOSÉ

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba inaugurou o Centro de Imagens São José, dispondo de equipamentos com tecnologia de ponta para a realização de exames de diagnóstico por imagem, alguns deles pela primeira vez disponíveis no hospital. O espaço, com aproximadamente 1.000 m2, atende em torno de 300 pacientes, por dia e realiza cerca de 7.600 exames, por mês.

INVESTIMENTO

MAIS ZONA AZUL

O novo Centro de Imagens São José é resultado da parceria em contrato de prestação de serviços da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba com a clínica Centro Médico São José, com reconhecido trabalho nas cidades de Cerquilho, Boituva e Tietê. O investimento total realizado pelo Centro Médico São José no local foi de aproximadamente R$ 3 milhões.

A Urbes – Trânsito e Transportes dará início na próxima segundafeira (7) à implantação de 227 vagas do Sistema de Estacionamento Rotativo, mais conhecido como Zona Azul, no entorno do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Vila Hortência. De acordo com a Urbes, serão contempladas as ruas Professora Isaura Brito Oliveira Seabra, Jerônimo Antônio Fiuza, Teodoro Kaizel, Monteiro Lobato, Marquesa de Santos, Nhozinho Prestes e Prof. Luiz de Campos.

ESTRUTURA A estrutura completa reúne uma sala para a realização dos exames de mamografia digital com dois aparelhos; uma sala de tomografia com avançado equipamento de 16 canais (muitas vezes superior ao anterior); duas salas de raio x digital com dois aparelhos, cada; uma sala de ultrassom e outra de ressonância magnética, esta última inédita no hospital. O local ainda abriga salas de digitação, de laudos e administrativas, para otimização dos exames e, em breve, também entrará em funcionamento uma sala para a execução dos exames de densitometria óssea.

CINCO MIL UNIDADES A medida faz parte dos planos de expansão das vagas do Estacionamento Rotativo no município. A proposta da Urbes é de atingir um total de 5 mil unidades em locais de grande circulação, como, por exemplo, o entorno do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e do Poupatempo de Sorocaba. Atualmente, há cerca de 1.800 vagas no Centro e no bairro Santa Teresinha.


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS MORRE MIGUEL, O BEBÊ QUE LUTOU POR CIRURGIA E POR JUSTIÇA

FAKE NEWS

EPÇÃO C E D E U Q • Existe alguém que nunca sofreu uma decepção na vida? Creio que não. Assim como a gripe, a decepção faz parte do nosso cotidiano. Se não há como fugir dela, melhor aprender a lidar com ela. • Decepção é aquele sentimento de insatisfação que surge quando as expectativas sobre algo ou alguém não se concretizam. Expectativa? Sim! A decepção é a dor que surge quando uma expectativa não é realizada. Sendo assim, a única forma de não nos decepcionarmos é não criando expectativas. • Fácil, né? Não! Considero impossível. Sem expectativa não há movimento. Agimos para atender as nossas expectativas, ponto final. • Agora me diz: Existe alguma maneira de entrar num relacionamento sem criar expectativas? Eu não conheço. • Sendo assim, precisamos entender que sempre haverá expectativa e que sempre correremos o risco da decepção. É nesta hora que devemos acionar o botão da maturidade: precisamos encontrar o equilíbrio entre criar expectativas e criar fantasias. Expectativas são saudáveis. Fantasias são perigosas. Que tal criar expectativas mais plausíveis? • Quando o assunto é decepção, creio que estamos falando de algo mais frequente na vida dos otimistas, pois são justamente eles que criam mais expectativas. Por outro lado, são também os otimistas que acreditam no futuro. Essa crença de que “tudo vai dar certo” é a mola propulsora do progresso. Ou seja, precisamos dos otimistas. • Mesmo que o futuro seja uma astronave que, sem pedir licença muda a nossa vida e nos convida a rir ou chorar, mesmo com os tropeços do nosso otimismo, somos capazes de levantar e seguir em frente, afinal, é disso que mais entendemos (nós, os otimistas). • Se é uma escolha, prefiro correr o risco de me decepcionar, pois somente os encantados com a vida se decepcionam. Mas são justamente os encantados que criam aqueles momentos impagáveis, que nos fazem crer que a vida vale a pena, afinal, quanto mais a gente vive, mais a gente se dá conta de que a vida é mesmo rara, a vida é tão rara! Bom dia! Levante e vá realizar seus sonhos. alessandro@batatop.com.br

O coordenador de Jornalismo Urbano Martins irá falar sobre Fake News em evento realizado pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa. Será no dia 16 de maio, às 12 horas, na Aspásia Pizzaria e Chopperia Centro. Às 13 horas, o almoço será servido no sistema self-service com entrega de comanda para cada pessoa. As despesas serão individuais. Inscrição gratuita pelo email adcesorocaba@gmail.com ou pelo telefone (15) 3033-2065, com Leonardo.

PRIMEIRA-DAMA OCUPA MAIS ESPAÇO DO QUE CRESPO EM EVENTO CULTURAL Quando o prefeito voltou do seu período de cassação, escrevi neste blog que Crespo e seu governo haviam mudado em vários aspectos menos em um: a presença de Lilian Crespo, esposa do prefeito, primeira dama do município e presidente do Fundo Social de Solidariedade continua extrapolando a sua posição. Nos últimos meses, Lilian roubou a cena – deixando o prefeito como coadjuvante – ao anunciar a programação dos eventos da empresa Metso em sua ação cultural na cidade; deu o chute inaugural do Cruzeirão (o mais tradicional torneio de futsal da cidade); fez discurso na inauguração do parque na região do Abatiá. Leia texto completo no Blog Deda Questão: odedaquestao.com.br

CNPJ - 01.142.640/0001-07

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

Morreu nesta sexta-feira (4), no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo (Incor), o bebê Miguel Henrique Souza Correa, recém-nascido que sofria com cardiopatia congênita complexa, além de malformações múltiplas em membros. Ele não resistiu a um procedimento cirúrgico de emergência, realizado pela equipe médica da unidade.

FUNCIONÁRIA DO GABINETE DE VEREADOR RECEBE BUQUÊ DE FLORES COM AMEAÇA DE MORTE Uma funcionária do gabinete do vereador Hudson Pessini (MDB) recebeu na manhã de quinta-feira (10), de um mensageiro que esteve pessoalmente na Câmara de Sorocaba, um buquê de flores com uma mensagem de ameaça: “Guarde essas flores. Você vai usá-las. O seu dia está chegando”. Não se sabe ainda se o recado era para o vereador ou pessoal à funcionária do gabinete uma vez que o mensageiro perguntou pelo nome dela. Leia texto completo no Blog Deda Questão: odedaquestao.com.br

Leia também no Portal Ipa Online, matéria de Cida Muniz: “Pessini critica secretária da Saúde e pede CPI da “Tenda dos Milagres”.

Assista a live, na qual o vereador Hudson Pessini comenta sobre os dois assuntos.

Diretor Francisco Pagliato Neto

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda

JORNAL IPANEMA / 5 de maio de 2018

Editora Cida Haddad MTB 30718 Conselho Editorial Urbano Martins Gabriel Gonçalves Juliana Gonçalves

Diagramação Jefferson Cascali de Lima Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0330 / 2102-0333

Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida Tiragem - 25.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região

www.jornalipanema.com.br

V VANDERLEI ANDERLEI TESTA TESTA

MÃE, SOMOS ABSOLUTAMENTE FELIZES A busca da felicidade é um dos maiores desejos de qualquer pessoa. Há uma contínua caminhada em direção a esse sentimento inexplicavelmente atraente. O que será que a sensação de ser feliz acontece no ser humano? Essa é uma pergunta que fiz a uma amiga que tem uma tatuagem com a frase “Seja Absolutamente Feliz”. Contava-me a Elide Maria Pacheco Tunuchi que tudo começou com a sua saudosa mãe Elzide. Essa frase era repetidamente falada por ela também aos filhos Edlaine e Eduardo como um mantra. Em seus escritos em bilhetes recebidos da mãe a Elide sempre lia essas três palavras. Cresci ouvindo e lendo que devo ser absolutamente feliz. Foi daí que resolvi tatuar na perna. Assim caminho com ela. É uma frase que pode ser uma meta a todos nós, leitores da coluna. Pegando o bonde do ser feliz, perguntei na rede social e, a médica Evandra de Moura Rabello respondeu: “fico em estado de felicidade quando estou em mim”. “E, o estar em mim, vem da prática da compaixão, da contemplação, da gratidão, da empatia, da conexão, do perdão, do otimismo, da resiliência, da gentileza, da autoestima, da atenção plena”. Complemento com as minhas teclas do computador o seguinte: a cada ação, podemos praticar um estado de paz, plenitude e contentamento o que penso e chamo de feliz. Isso pode ser o absolutamente feliz. A Rosicler Camargo Sanches refletiu: “tire a palavra absolutamente da frase”. “Sofremos transformações constantes, pois com os anos quem busca se aprimorar, evoluir, compreender e buscar entendimento sente que cessam os conflitos internos”. A paz, a pessoa que a possui já é feliz, acredita a Elide que foi esta semana ao Canadá visitar a sua irmã Edlaine para levar o abraço da paz e do amor, na união da família construída na eterna mensagem: “seja completamente feliz”.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário

EXPEDIENTE diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342


JORNAL IPANEMA / 5 de maio de 2018

5


6

JORNAL IPANEMA / 5 de maio de 2018

Esporte / Nutrição / Fitness / Terapia / Bem-Estar / Saúde / Beleza

Mitos e tabus da sexualidade Considerando: é no cérebro que se inicia a resposta sexual, é ele quem emite uma ordem para a produção de adrenalina, hormônio que faz aumentar a frequência dos batimentos cardíacos, manda produzir dopamina, o neurotransmissor associado aos desejos de uma forma geral, como a vontade de comer, de beber e de fazer sexo. A atividade sexual ativa e“prazerosa”é importante para uma vida saudável e traz efeitos positivos para o corpo e para mente. Melhora o sono, a aparência, combate o estresse, diminui a fome e até melhora a nossa imunidade. Quando ocorre o orgasmo são liberados hormônios que promovem sensações prazerosas Há pesquisas em andamento que relacionam a maior frequência sexual à redução de infartos, à diminuição de derrames e à menor incidência de câncer de próstata, diminui a fome, pois durante o ato ocorre a liberação de um tipo de anfetamina que regula o apetite, o sistema imunológico funciona melhor, entre outros benefícios! Posto isso, precisamos entender que por conta de muitos mitos e tabus, muitos casais estão passando por muitas dificuldades! Segundo pesquisa (Durex Global Sex Survey), metade da população sexualmente ativa do país, (mais de 51% dos brasileiros) está insatisfeita com a via sexual. Revela que 62% dos homens sentem dificuldade em manter ereção e que somente 22% das mulheres alcançam o orgasmo. Um dos fatores pode ser o reflexo do “fast sexo”, da satisfação rápida com o mínimo de esforço possível! (http://g1.globo.com) Outro elemento a idealização X realidade: criam-se expectativas muito elevadas sobre algo ou alguém, o que geram muitas frustações e, com isso, baixa a libido. (https://psicologiaacessivel.net) ALGUNS MITOS: Tamanho do pênis Sexo promovendo disfunção na vagina A circuncisão afeta a sensibilidade sexual Falhar uma vez indica que o homem terá disfunção erétil no futuro TABUS: Tocar o próprio corpo ( autoconhecimento) Falar sobre desejos e fantasias sexuais Sexo durante a gravidez Entre outros, ao eliminarmos esses mitos e tabus podemos com certeza ter mais qualidade na vida sexual!

Osmeire Tobias Mendes é psicóloga clínica e terapeuta sexual

ESPECIALISTA ALERTA PARA O CUIDADO REDOBRADO COM AS INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS NO OUTONO Lugares fechados e baixa umidade do ar colaboram para o aumento de casos O Outono é uma época que requer cuidados intensificados com a saúde. Isso porque as principais características da estação são o tempo seco e as baixas temperaturas, fatores que estão ligados ao aumento do número de casos de infecções respiratórias, como rinite alérgica, asma, gripe, resfriado e sinusite. Nos bebês, ainda há casos frequentes de bronquiolite. Segundo Paulo Eduardo Souza, médico otorrinolaringologista, uma série de fatores contribuem para o aparecimento dessas enfermidades. “No Outono e no Inverno, a péssima qualidade do ar, o clima frio e a permanência em maior parte do tempo em ambientes fechados facilitam a transmissão

dos vírus e das bactérias, principais responsáveis por essas infecções”. Para tentar prevenir o surgimento dessas doenças há dicas fáceis que podem ser seguidas por toda a família. Com relação a baixa umidade do ar, recomenda-se espalhar, pelos cômodos da casa, bacias com água e toalhas molhadas para amenizar a sensação de secura. E o especialista ainda orienta sobre algumas medidas diárias que devem ser tomadas por todos. “Hábitos saudáveis como boa alimentação, ingesta adequada de líquidos e boa higiene, como lavar frequentemente as mãos e usar álcool em gel são importantes. Além, é claro, da vacinação contra gripe que deve ser anual e já está sendo aplicada em todo o país”. Mesmo tomando todos esses cuidados, as doenças podem aparecer e devem ser tratadas de maneira correta, principalmente a gripe, que é altamente contagiosa. Por isso, o otorrinola-

GRIPE X RESFRIADO Nessa época do ano também é muito comum confundirmos a gripe com o resfriado. Ambos são doenças virais e possuem os sintomas muito semelhantes; no entanto, uma é capaz de derrubar a pessoa; enquanto a outra provoca, apenas, um malestar. Mas para ter certeza do quadro clínico, o médico dá dica. “A gripe é causada pelo vírus influenza e caracteriza-se por um quadro de infecção mais intenso. Pode apresentar febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e até calafrios. Já o resfriado tem os mesmos sintomas, mas aparecem de uma forma mais branda; ficando mais simples de distinguir uma enfermidade da outra”.

ringologista faz um alerta. “A automedicação deve ser evitada em toda e qualquer ocasião. O recomendado é sempre procurar um médico e seguir corretamente as orientações e prescrições médicas. Somado a isso, manter o repouso também é fundamental”. Lembrando, ainda, que pessoas que já possuem doenças crônicas como asma, rinite e sinusite sofrem muito mais com a estação e também com as más condições do tempo; e devem ser mais rigorosas com os hábitos saudáveis e as formas de prevenção.


JORNAL IPANEMA / 5 de maio de 2018

7


8

JORNAL IPANEMA / 5 de maio de 2018


JORNAL IPANEMA / 5 de maio de 2018

9


10 ECONOMIA

JORNAL IPANEMA / 5 de maio de 2018

Para compras na internet

Cida Haddad

A

o fazermos uma compra, será que conhecemos os nossos direitos? Aliás, como podemos conhecer melhor? O primeiro passo é saber que cada estabelecimento comercial, inclusive os prestadores de serviço, deve ter impresso o “Código de Defesa do Consumidor” para uma possível consulta, diz o presidente da Comissão dos Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sorocaba Plauto Holtz, que lembra que o código também pode ser acessado pela internet, e cita que além dos direitos, os consumidores têm deveres. Quando falamos em compra em loja física, impossível não pensar inicialmente em preço. “O valor precisa estar expresso de forma legível, acessível e tudo especificado, ou seja, quantas parcelas sem juros, por exemplo, formas de pagamento”, diz. Se esses dados não estiverem especificados corretamente, o estabelecimento é passível de multa, sendo esta aplicada pelo Procon, em caso de denúncia. Entre os deveres do consumidor está o de guardar todos os cupons de compras, até para poder praticar o chamado arrependimento eficaz na loja. Outro ponto citado por Holtz é que se o mesmo produto apresentar dois preços, o que é comum acontecer, ou seja, na gôndola está um preço e no sistema do computador outro, o valor que é válido é sempre o menor.

S U E S A Ç E CONH O M O C S O T I DIRE R O D I M U S CON

QUANTO ÀS PROMOÇÕES Se tem um momento que todos gostam é o de promoções. Novamente, clareza nas informações é o ponto nesse tópico. O

PROMESSA DE ENTREGA 2. As principais reclamações, diz Holtz, são relativas à falta de informação adequada do produto, à promessa de entrega que não é cumprida no prazo; a empresa que não tem um pós-venda satisfatório, deixando de resolver as pendências com o consumidor.“Um dos principais direitos do consumidor é o arrependimento em até sete dias após ter recebido o produto. Mas a devolução para o fornecedor será por conta do consumidor. Um dos direitos mais controvertidos é o poder do fornecedor em cobrar pelo valor do frete, pois é um custo a parte do produto”, explica o advogado.

POLÍTICA DE TROCA Outra dúvida muito frequente entre os consumidores é sobre trocas de produtos. “Todas as condições de troca devem estar apresentadas por escrito, disponíveis na loja, legíveis. A troca é válida principalmente em caso de defeito. Outras situações de troca podem ocorrer, mas em comum acordo com o comerciante e tudo registrado por escrito.

O presidente da Comissão dos Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sorocaba Plauto Holtz alerta que, para compras na Internet, primeiramente é preciso: saber se a empresa realmente existe. “Pesquise o CNPJ junto ao site da Receita Federal; se tem um número de contato; o pagamento via cartão de credito ainda é o mais indicado. Pois caso a empresa não exista, é possível fazer o cancelamento junto à operadora do cartão. Comentários sobre a empresa são importantes. Quando houver somente elogios exagerados, desconfie. Nem tudo é 100% para ruim ou para bom”, alerta.

consumidor tem que ter bem claro a validade da promoção, quantidade de produtos oferecidos. Outra dica de Holtz é que para aquelas situações de “leve três e pague 2” vale a pena calcular o preço unitário e ver se a promoção realmente compensa. Hoje, algo que é muito visto, principalmente quando falamos em produtos alimentícios é que promoções são feitas próximo à data de validade e a data sempre que tem ser informada com destaque pelo comerciante. Atenção também à garantia: para bens duráveis - 90 dias, que pode ser somada à garantia chamada legal. Para bens não duráveis, a garantia é de 30 dias.

FORMA DE PAGAMENTO Segundo Holtz, a forma de pagamento sempre terá que ser a mais clara possível.“Com o preço à vista, descontos, acréscimos, juros e tudo relacionado sobre o preço final são condições de parcelamento. O contrato geralmente é utilizado para garantia estendida onde se tem as informações sobre tal compra”, afirma. Havendo cobrança errada, ou seja, a maior, o consumidor tem direito de receber a diferença em dobro.“Por exemplo: no site constava um valor e no pagamento foi cobrado a mais. Isso cabe devolução do que foi cobrado a mais, e em dobro”, garante. ATRASO NA ENTREGA

O presidente da Comissão dos Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sorocaba Plauto Holtz esteve em live pelo Ipa Online.

Com relação aos Correios, o fornecedor somente responde por um eventual dano causado no atraso quando é informado um prazo que é menor pelo praticado pelos Correios, diz Holtz.“Caso contrário, a responsabilidade será dos Correios. Por isso a necessidade de comprar com muita antecedência para evitar dor de cabeça”, adverte.


11

JORNAL IPANEMA / 5 de maio de 2018

Julio Salvo

Festa marca os 30 Anos da Rádio Ipanema na Infinity Hall Essa semana foi só alegria com os 30 anos da Rádio Ipanema e a festa foi um estouro! A Infinity Hall abriu as portas para celebrar uma noite inédita com um show exclusivo do Double You e os DJs B.A, Elmo, Fix e Horácio e participação especial dos Robôs de Led da Robotron. Para descrever esse momento deixamos aqui essa cobertura mais do que especial!

http://jornalipanema.com.br/ category/giro-ipanema/


12

JORNAL IPANEMA / 5 de maio de 2018


NEGÓCIOS &

OPORTUNIDADES

5 de maio de 2018 - edição 967 www.jornalipanema.com.br

NOVAS LOJAS

SHOPPING LANÇA

CAMPANHA DO DIA DAS MÃES Foto: Divulgação

Neste mês de maio, o Iguatemi Esplanada presenteia os clientes com um kit L’Occitane Au Brésil, na ação “Momentos especiais deixam perfumes especiais”, tema da Campanha do Dia das Mães de 2018. Até o dia 13 de maio, com R$ 400 em compras, os clientes serão presenteados com o kit, que inclui um leite corporal perfumado e um sabonete, ambos da linha Flor de Graviola. A linha

traz notas florais e frutadas, uma combinação exótica de notas cítricas especiais. Para participar, basta apresentar os cupons/notas fiscais de compra nos Postos de Troca instalados nas Alas Sul, em frente à loja frente Democrata, e Norte do Iguatemi Esplanada, em frente à loja World Tênis. O limite de trocas é de um (01) item por CPF durante todo o período da promoção e de acordo com a disponibilidade do estoque.

O Iguatemi Esplanada tem atraído marcas inéditas na região como Farm, Tramontina e Alô Bebê, proporcionando aos clientes mais opções de presentes para o Dia das Mães. Com a chegada de novas marcas, outras presentes para mães podem ser encontradas no shopping através de marcas como American Sport, For All, Euphoria, Joaquina Brasil, Maison Bertin, Clorophila, além de marcas já consagradas como Zara, Le Lis Blanc, Dudalina, L’Occitane, Boticário, Quem Disse Berenice, Any Any, Arezzo, Brooksfield Donna, entre outras marcas que são consideradas como referência para o varejo.


IPANEMA

2 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 5 de maio de 2018

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO

CAMPINAS DECOR ACONTECE NA FAZENDA ARGENTINA Os visitantes podem conferir diversas salas, suítes, banheiros e varandas, além de espaços comerciais e de uso dos visitantes, como espaço kids, restaurante, café e loja. A ampla área disponível na fazenda possibilitou ainda a construção de edificações como um loft de vidro, em meio à paisagem original do local, e a criação de espaços em perfeita simbiose com o campo, como a horta da família.

Em troca pela utilização do local como cenário para a mostra, a organização irá doar à universidade as diversas melhorias que serão feitas no imóvel O paisagismo é um capítulo à parte: bosques, jardins e praças projetados pelos profissionais participantes complementam a vegetação existente, que conta com espécimes

Foto: Divulgação

É realizada até 10 de junho a edição 2018 da Campinas Decor, conhecida nacionalmente como a principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista. Em seu 23º ano, o evento tem como cenário a Fazenda Argentina, pertencente à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), reforçando a política da Campinas Decor de recuperar imóveis de patrimônio público. A propriedade localizada ao lado da Rodovia Campinas-Mogi Mirim, em local de fácil acesso e com visão panorâmica de parte da cidade de Campinas, abriga 42 ambientes internos e externos, preparados por renomados profissionais do setor na cidade e região, mostrando as tendências e o que há de mais moderno em artigos para decoração, revestimentos, mobiliário, luminotécnica, automação residencial e tudo o que envolve esse universo.

como palmeiras imperiais e um “corredor” de flamboyants na entrada da fazenda. No total, são 12.650 metros quadrados de passeio, sendo 1.345 metros quadrados de área construída original da fazenda e 11.305 m2 de jardins. A realização da Campinas Decor na Fazenda Argentina é possível graças a um convênio de permissão de uso firmado entre a organização e a Unicamp. Em troca pela utilização do local como cenário para a mostra, a organização irá doar à universidade as diversas melhorias que serão feitas no imóvel: recuperação de pisos e revestimentos, conserto dos telhados, portas e janelas e modernização das redes hidráulica e elétrica das edificações presentes na fazenda. Com uma área total de 1,4 milhão de metros quadrados, a Fazenda Argentina foi adquirida pela Unicamp em 2014 para planos de expansão da universidade. Após a revitalização que será realizada pela organização e expositores, a área será utilizada como sede provisória do Museu de Artes Visuais da Unicamp, além de abrigar um espaço para eventos culturais. Será instalado ainda um escritório para elaboração do plano diretor da área.

SERVIÇO:

Horários: de terça a sexta-feira, das 14 às 22 horas; sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 22 horas (bilheteria fecha às 21 horas) Valor dos ingressos: R$ 35; estudantes e idosos pagam R$ 17,50 e crianças de até 12 anos não pagam Passaporte Campinas Decor: R$ 70, com visitas ilimitadas Serviços disponíveis: restaurante, café, brinquedoteca e estacionamento com manobrista Telefone para informações: (19) 3255-7744 www.campinasdecor.com.br


IPANEMA

AMBIENTE 3

JORNAL IPANEMA / 5 de maio de 2018

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO

Fotos: Bruno Corrá.

COBOGÓ

POSSIBILITA MAIS ILUMINAÇÃO DOS ESPAÇOS

O

cobogó é um elemento vazado, criado na década de 1920 por um grupo de três engenheiros com o intuito de possibilitar maior ventilação e iluminação dos espaços que eles serviam. Quem conta é a arquiteta Julia Cossermelli, que afirma que o nome cobogó é devido às iniciais dos nomes dos três engenheiros. Segundo Julia, inicialmente esses elementos vazados eram feitos sempre de cimento e com sua popularização foram ganhando cores, formatos e texturas diferentes. “Atualmente, eles são feitos por várias empresas, ecoam vários formatos, desenhos, tamanhos e cores diferentes, esses que estamos usando para exemplificar (fotos) têm o formato 0,26x0,26cm e é feito de argila e pode ser utilizado nas paredes e no teto”, explica. De acordo com Julia, o cobogó ganha força novamente com todas essas inovações que vêm aparecendo, “eles eram um clássico da casa da vó e são os moderninhos das casas atuais”, define Julia. “Eu particularmente amo usar cobogó e dar várias ‘funções’ a ele. Como os exemplos vistos nas fotos, ele serviu para dar um pouco de privacidade na sala de reuniões, mas que também desse para olhar quem chega e

quem sai”, afirma Julia. Entre as possibilidades de uso, Julia cita: utilizar na transição da cozinha para a lavanderia, assim, continua mantendo a ventilação e a luminosidade, mas não deixa as visitas verem as roupas penduradas. “Usamos, também, nas paredes ou tetos da sala de estar ou jantar para dar um charme a mais. Podemos ir além e pensar em usar na separação do quarto para o closet, na mesma possibilidade da lavanderia, ele limita um pouco a visão das roupas e dá um charme que único no ambiente”, afirma. Fotos: Bruno Corrá.

“Podemos ir além e pensar em usar na separação do quarto para o closet, na mesma possibilidade da lavanderia, ele limita um pouco a visão das roupas e dá um charme que único no ambiente”


4

JORNAL IPANEMA / 5 de maio de 2018

5


IPANEMA

6 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 5 de maio de 2018

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO

INQUILINO PODE SER SÍNDICO, MAS TEM LIMITE DE DECISÃO Emerson Vicente/ Folhapress As regras do condomínio são voltadas para o dono do apartamento. Assim, quem é inquilino acaba tendo pouco poder de decisão dentro do prédio. Um dos exemplos é a participação em assembleias. “Entendo que inquilino participa somente de votação das despesas ordinárias. Para os demais atos, deverá apresentar procuração fornecida pelo proprietário de acordo com o que exige cada convenção”, diz o advogado Alexandre

Berthe. Outro ponto controverso é a candidatura do inquilino ao posto de síndico. Segundo o Código Civil, qualquer pessoa, morador ou não, pode ser o síndico do prédio. Isso torna o tema polêmico, pois, dependendo da convenção, ele pode ser síndico, mas não pode votar em determinadas assembleias. “Ele não poderá votar sobre reforma da fachada, por exemplo”, explica Jaques Bushatsky diretor de Legislação do Inquilinato do Secovi-SP (Sindicato da Habitação). Sobre a taxa condominial, a inadimplência pode resultar em uma ação na Justiça. “O inquilino está com o aluguel em dia, mas

se ele não pagou a taxa de condomínio, o locatário pode até entrar com uma ação de despejo”, afirma Bushatsky. A analista de comunicação Natalia Berce, 32, é inquilina há dois anos em um condomínio na zona norte. No período, diz que não encontrou problemas dentro do prédio. “Ainda não fui a nenhuma assembleia, mas tenho um bom contato com a síndica”, diz Natalia. No seu contrato de locação, ela tem direito à vaga na garagem. Mas, como não possui carro, pôde alugar para outro morador.


7 CLASSIFICADOS

JORNAL IPANEMA / 5 de maio de 2018

Advocacia

Artigos para Festas

Medicina e Saúde

Diversos

Estética e Beleza

Alimentação

Serviços Profissionais


8 NEGÓCIOS

JORNAL IPANEMA / 5 de maio de 2018

EQUIPE DE TRABALHO DEVE TER ALGUÉM ‘DO CONTRA’ PARA GERAR NOVAS IDEIAS Fernanda Reis/ Folhapress A harmonia costuma ser supervalorizada no trabalho em equipe, mas é o conflito, se bem administrado, que faz uma empresa crescer. Segundo os americanos Adrian Gostick e Chester Elton, especialistas em cultura organizacional, grupos em que não há contestação são menos inovadores e produtivos que aqueles que discutem. “Pode parecer contraintuitivo: a maioria dos líderes acha que as pessoas com ideias radicais atrasam as coisas, pois desafiam os processos. Mas, em muitos casos, o radical leva à melhoria”, diz Gostick, que dedica aos conflitos um capítulo do livro “The Best Team Wins” (o melhor time ganha). Lançado neste ano nos Estados Unidos, sem tradução no Brasil, o livro traz conselhos sobre liderança baseados em estudo com 850 mil profissionais de empresas de diversos setores. Segundo Gostick, discordar da equipe faz com que novas ideias apareçam. Sem um pouquinho de discórdia, as empresas tendem a fazer o mesmo de sempre. O gerente de marketing Gustavo Carvalho, por exemplo, conta que sua ideia de trocar a agência de publicidade que divulgava sua empresa de turismo por outra, sem experiência na área, causou muita discussão com os colegas. “Agências especializadas ficam viciadas em fazer sempre a mesma coisa. Viram executoras, não inovam”, explica. “Mas ninguém dentro da empresa se sentiu seguro. Eu quis mudar essa filosofia da mesmice.”

Foi um processo longo de convencimento: em várias apresentações, ele mostrou outros projetos da agência, que era especializada em design, apresentou soluções para os problemas colocados e, no fim, conseguiu que os colegas dessem uma chance para a sua ideia. Resolvido na base da argumentação, o conflito foi benéfico, diz Carvalho. “Quando você entra em acordo, o resultado é muito bom, porque todos participaram da decisão.” O gerente de gestão de pessoas Rafael Miranda, que leva para toda a empresa em que trabalha o seu funcionário “do contra”, é da mesma opinião. Inicialmente, diz ele, seu funcionário radical gera um desconforto -como quando sugeriu deixar os processos de seleção tradicionais da empresa de lado e recrutar via redes sociais para um projeto. “No começo, a equipe foi bem resistente. Mas acabei topando porque achei bem inovador, que iria fazer diferença”, diz Miranda.

EVITAR BRIGAS Empresas devem, então, aceitar a realidade e promover conflitos saudáveis, evitando brigas -essas, sim, problemáticas. Para isso, é preciso fazer com que todos se sintam confortáveis para apresentar ideias, mesmo que pareçam absurdas, sem medo de julgamentos. “Todo presidente de empresa quer que

BANCO DE TALENTOS É CRIADO O novo método foi tão bem-sucedido que foi criado um banco de talentos para a empresa, utilizado em outros processos seletivos. “Quem pensa diferente causa um ruído”, afirma Miranda. “Mas, quando as pessoas veem o projeto andar, é legal, porque percebem que aprenderam com os contrapontos.” Harmonia total, aliás, é utopia. “Na sua vida pessoal, é provável que quando você saia num sábado à noite discuta com seus amigos e sua família sobre política, futebol, negócios. Discutimos o tempo todo, não porque somos maus, mas porque gostamos do debate”, diz Gostick. “Porém, quando se trata do trabalho, muitas empresas querem que você desligue seu cérebro e faça o que o seu chefe mandar.”

as pessoas tragam grandes ideias. Você nunca vai ter isso o profissional tiver medo de levantar a voz e ser escutado”, diz Gostick. Propiciar esse ambiente é tarefa dos líderes. “Isso tem que ser disseminado na cultura da empresa. É um efeito cascata: parte dos gestores, que devem trazer o conflito de forma positiva”, diz Polyana Macedo, coordenadora da consultoria Randstad.

UM BOM CHEFE...... Um bom chefe, diz Gostick, deve promover fóruns para discussões de temas específicos e dar espaço para que discordem de tudo e de todos -até dele. “O líder que não gosta de discordância é inseguro”, opina a coach Renata Arrepia, da Sociedade Brasileira de Coaching. O gestor deve garantir também que ideias, e não pessoas, sejam contestadas, nunca com violência. “Se a pessoa chega de modo agressivo, ríspido, inflexível, vai causar um conflito não construtivo, e sim destrutivo”, afirma Felipe Brunieri, gerente da divisão de finanças e tributária da consultoria Talenses. Se a discussão descambar para o pessoal, os ânimos devem ser esfriados antes que as relações sejam abaladas. “Cabe ao chefe impedir que chegue ao ponto crítico e retomar o tema mais para a frente”, diz Brunieri. O líder deve mostrar o que é bom e ruim, e orientar, diz Polyana. “É a melhor forma de lidar com isso na equipe. Porque sempre vai ter conflito.”


CADERNO

IMÓVEIS

5 de maio de 2018 - edição 967 www.jornalipanema.com.br


2 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 5 de maio de 2018


JORNAL IPANEMA / 5 de maio de 2018

IMÓVEIS 3

Apartamento Vendem-se

Terrenos


4 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 5 de maio de 2018


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.