Jornal ipanema 965 2104 2018

Page 1

Ano XV - nº 965 - 21 de abril de 2018

www.jornalipanema.com.br 25 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

Recentemente, a Síndrome Mão-Pé-Boca tem chamado a atenção de muitos pais. Em Sorocaba, mais de cem casos já tinham sido registrados até a quarta-feira (18). Quais os sintomas, como é contágio? É uma doença grave?

Página 6

IPANEMA AMBIENTE ARQUIVO ABERTO

Sistema Ipanema recebe homenagem na Câmara em Votorantim Página 3

Como as novas gerações atuam no mercado de trabalho? Toda geração apresenta características diferentes no mercado de trabalho. Veja o que o dizem o especialista em Marketing Digital Daniel Antonucci e a consultora de Desenvolvimento Humano Marta Locha.

Página 11

Sustentabilidade como elemento da decoração CADERNO NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES


2

JORNAL IPANEMA / 21 de abril de 2018


ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 21 de abril de 2018

3

COM O BOS

EDITORIAL

JORNAL IPANEMA: 17 ANOS Neste sábado, 21, o Jornal Ipanema comemora 17 anos. Um projeto que, no início, foi considerado ousado pelo formato tablóide, semanário e pela distribuição gratuita busca agora, em tempos de domínio da internet, inovações quanto à linguagem e integração com os meios digitais. Em época em que ouvimos falar muito no fim do jornal impresso, em crise da mídia impressa, o Jornal Ipanema, que é parte do Sistema Ipanema de Comunicação, juntamente ao Portal Ipa Online, leva interatividade aos leitores em conteúdos diferenciados e com linguagem de revista, como é costume dizer nos meios jornalísticos. Ou seja, as reportagens são especiais e feitas para ter uma duração além do sábado, dia em que o jornal é distribuído. A leitura é para a semana toda ou até mais. A versão impressa pode ser conferida também no Portal Ipa Online. O Jornal Ipanema é destaque também no layout inovador, leve, que quebra padrões e faz com que os conteúdos ganhem um atrativo a mais para a leitura. Chegar aos 17 anos nos tempos atuais na Comunicação é resultado de muito trabalho e esse trabalho não é feito sozinho, apenas por um setor. Assim como o Ipa Online, que completa oito anos na próxima semana, tem na integração de todos a chave para o sucesso.

SISTEMA IPANEMA HOMENAGEADO EM VOTORANTIM Por iniciativa do vereador Bruno Martins, presidente do Poder Legislativo de Votorantim, a Câmara Municipal concedeu, durante a Sessão Ordinária da terça-feira (17) votos de congratulações pelos 30 anos da Rádio Ipanema, 17 anos do Jornal Ipanema e 8 anos do Portal

Ipa Online, empresas que formam o Sistema Ipanema de Comunicação, com sede em Votorantim. “Sonho concretizado do empresário Benedicto Pagliato, a “Ipanema” é uma referência para os ouvintes da rádio e leitores do jornal e portal e homenageia símbolos históricos da nossa região”, disse o vereador Bruno Martins. Representando o Sistema Ipanema de Comunicação estiveram na homenagem: o diretor Francisco Pagliato Neto, o gerente geral do Jornal Ipanema Wilson Rossi, o coordenador de jornalismo da Rádio Ipanema, a editora do Jornal Ipanema Cida Haddad e o fotógrafo e colunista Julio Salvo.

RELATÓRIO

jornalipanema.com.br/ category/politica

Esta empresa, segundo reportagem de Cida Muniz, é a que tem três contêineres instalados no estacionamento da UBS (Unidade Básica de Saúde) do São Guilherme e faz exames vascular, otorrino e ortopedia. A auditoria constatou no dia 22 de fevereiro deste ano, “foi identificada cobrança em datas não comprovadas com as fichas de atendimento em todos os prontuários analisados”.

SEM COMPROVANTES

IRREGULARIDADES A vereadora Iara Bernardi ocupou a tribuna na sessão da Câmara desta quinta-feira (19) para fazer um alerta, ao se basear em um documento preparado pela auditora geral da Saúde da Prefeitura de Sorocaba, Andreia Cristina Cesare P. Nunes, que a empresa CIES Global Sorocaba, que presta serviço ao município tem diversas irregularidades, inclusive, cobrando oito vezes pelo mesmo exame. O relatório foi encaminhado ao Conselho Municipal de Saúde.

A auditora faz várias recomendações no relatório, como o desconto da empresa de R$ 18.952,39 em razão dos procedimentos não habilitados; sanções administrativas; contrato por procedimento individualizado; cessar o pagamento de incentivo financeiro de 20% sobre a produção efetiva realizada; entre outras. O vereador Renan Santos (PC do B), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, também se manifestou, afirmando que também recebeu cópia do relatório e vai tomar as medidas cabíveis.

Em decisão liminar, o Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu a tese da Prefeitura Municipal de Sorocaba, determinando a suspensão do processo da 3ª Vara do Trabalho de Sorocaba que determinou a rescisão do contrato com o Banco de Olhos de Sorocaba e todos os outros processos de gestão compartilhada. Com isso, o BOS pode continuar a prestar atendimento aos pacientes nestas unidades. A decisão do Supremo foi feita por meio do ministro Gilmar Mendes. Leia mais em Política, no Portal Ipa Online.

NA CÂMARA O novo titular da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas, o ex-prefeito Flávio Chaves, esteve na quinta-feira (19), na Câmara Municipal de Sorocaba. Chaves esteve acompanhado do secretário de Cultura e Turismo, Werinton Kermes e, a convite do presidente Rodrigo Manga (DEM), utilizou a tribuna para saudar os parlamentares. “A gente nunca deixa de ser vereador”, iniciou o secretário que, além de prefeito de Sorocaba entre 1983 e 1987, foi vereador, deputado estadual e federal. O secretário enalteceu o respeito ao Poder Legislativo e sua importância junto à sociedade, se colocando à disposição dos vereadores e defendendo a parceria, a convergência de opiniões e a harmonia entre os poderes.


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS

JORNAL IPANEMA / 21 de abril de 2018

V VANDERLEI ANDERLEI TESTA TESTA

VENCI A DEPRESSÃO

DESISTIR • Estamos em 2018 e toda a teoria quântica, neurolinguística e motivacional aponta para a fraqueza que se apresenta no ato de desistir. “Jamais desista dos seus sonhos”,“É proibido desistir”e“Lute até o fim”são frases prontas que ouvimos o tempo todo. • Será mesmo? Ultimamente, tenho refletido sobre isso. • Não creio que devemos nos sentir fracos quando desistimos de algo ou alguém. Creio que devemos avaliar o momento desta desistência. Vamos lá: sabemos que persistir é saudável, mas até quando? Sim, amigos: a meu ver precisamos persistir até que todas as possibilidades estejam esgotadas. Porém, há um momento em que você comprova que fez tudo aquilo que podia e não conseguiu realizar o que queria. Este é o momento em que devemos nos certificar de que realmente tentamos de tudo. Se a resposta for“sim”, é chegada a hora de sair de cena. • Existe uma grande diferença entre desistir e ter consciência de que já fez tudo aquilo que podia. É preciso ser bastante forte para abrir mão daquilo que desejamos. Isto não é sinal de fraqueza, mas muitas vezes de sabedoria. • Estamos sujeitos a uma força maior (que eu chamo de inteligência universal) que sabe o que é melhor pra gente. Precisamos confiar nesta força. • Pedro Quintella dizia que há coisas que simplesmente“não podem ser”. Quando aceitamos esta verdade, deixamos o fluxo da vida levar aquilo que não nos pertence sem nos sentirmos fracassados, mas sim aceitando este fluxo e confiando no Universo. • Gosto muito desta oração:“Concedei-me Senhor, a serenidade necessária, para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras. • Sabedoria: essa é a maior característica que precisamos buscar. Só ela nos permite tomar as melhores decisões. • Por fim, Fernando Teixeira de Andrade nos deixa uma grande e maravilhosa lição:“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”. • Que Deus nos conceda a alegria de compreender a hora de desistir e a hora de continuar.

Francisco Pagliato Neto é Bom dia! Levante eeváeducador realizar seus sonhos empresário alessandro@batatop.com.br

PANNUNZIO NA RÁDIO IPANEMA O ex-prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) esteve em entrevista na Rádio Ipanema na sexta-feira (20) durante O Deda Questão e foi entrevista pelo jornalista Djalma Benette. Veja como foi a entrevista no Portal Ipa Online e pelo Facebook portalipaonline.

Veja 7 sinais que deixam claro que os vereadores aprovam a escolha de Flávio Chaves para ser o secretário de Relações Institucionais, tendo o papel principal de mediar os interesses do Executivo e Legislativo O novo secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas de Sorocaba, Flávio Chaves, foi anunciado pelo prefeito Crespo no final da tarde de quarta-feira e na primeira sessão da Câmara de Vereadores, ele esteve presente. As 18 horas que separaram o anúncio de

Diretor Francisco Pagliato Neto

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda CNPJ - 01.142.640/0001-07

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

Editora Cida Haddad MTB 30718 Conselho Editorial Urbano Martins Gabriel Gonçalves Juliana Gonçalves

Diagramação Jefferson Cascali de Lima Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi

LEVIANDADE O ex-prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) citou a palavra“leviandade”ao referir-se ao prefeito osé Crespo (DEM). Segundo ele, faltou Crespo ouvir mais o ex-secretário da Fazenda da primeira fase de seu governo, Fábio Martins, a respeito das dívidas deixadas de um mandato para o outro, no qual Pannunzio nega terem sido de R$ 200 milhões, valor esse divulgado pelo democrata.

Flávio Chaves e sua presença na Câmara foram de dúvidas se bastaria a presença de um nome de peso, como é o caso de Flávio Chaves – o único sorocabano a ter sido vereador na Câmara de Sorocaba, prefeito de Sorocaba, deputado estadual e deputado federal – para acabar com o clima de desconfiança que domina a relação dos vereadores com o prefeito, fato intensificado com a cassação do prefeito por 42 dias no ano passado. Reprodução: O Deda Questão. Leia texto completo em odedaquestao.com.br

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0330 / 2102-0333

Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida Tiragem - 25.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região

www.jornalipanema.com.br

As pesquisas afirmam que existem 320 milhões de pessoas no mundo com depressão. A síndrome do pânico e os bipolares com depressão fazem parte dessa bendita estatística. Recentemente tivemos atletas famosos, artistas e religiosos com a mesma enfermidade. Infelizmente, muitos são pegos de surpresa após uma demissão do trabalho e caem na depressão. Há os que passam por sintomas do câncer e não suportam o peso da notícia proporcionada pelo médico. Deu vontade de escrever sobre esse tema e ouvir algumas pessoas. Pessoalmente já passei por essa fase na perda de um emprego. Experimentei a depressão e lutei para sair dela. Minha descendência materna tem essa facilidade genética. Veja aí do seu lado familiar e de amigos do trabalho ou comunidade, quantos experimentaram a depressão. No Brasil, 5,8% das pessoas sofrem desse sintoma, afirmam as estatísticas. Os padres Fábio de Melo e Marcelo Rossi foram vítimas da síndrome e ficaram no “fundo do poço”. O comentarista esportivo “Cazão” contou da sua depressão e tratamento. E ainda falou de muitas pessoas que têm tendência ao suicídio nessa hora. Já participei como voluntário do CVV de Sorocaba e sei que essa é uma realidade. Fiz compartilhar na rede social esse tema e recebi várias mensagens como resposta. A pergunta foi: “você já teve depressão?”. Os amigos Fernando Bera, Pedro Ruiz, Daniela Coelho e Dorival Zanardo Junior responderam que já passaram por essa fase na vida. A Lúcia Camargo é enfática ao afirmar que “o pior da depressão é a desesperança, a falta de força para querer vencer”. A Adriana Sampaio dá a melhor dica aos deprimidos: “um passo importante é o apoio com compreensão dos familiares e a mudança de rotina”. Então, vamos à luta e viver feliz , sorrindo, tocando violão ou dando graças ao dom da vida. “Eu venci a depressão”, citou Carlos Alberto.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário

EXPEDIENTE diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342


JORNAL IPANEMA / 21 de abril de 2018

5


6

JORNAL IPANEMA / 21 de abril de 2018

Esporte / Nutrição / Fitness / Terapia / Bem-Estar / Saúde / Beleza

SAIBA TUDO SOBRE

Nas últimas semanas, a chamada Síndrome Mão-PéBoca tem chamado a atenção de muitos pais. O médico infectologista Alcides Poli e o médico pediatra Angelo Bonadio, ambos do Hospital Santo Antonio de Votorantim, respondem às principais dúvidas sobre a doença.

1

O QUE É A SÍNDROME MÃO-PÉ-BOCA? É uma doença viral, que assim como a gripe, é transmitida por diversos tipos de vírus. A Síndrome Mão-Pé-Boca ou SMPB é causada por microorganismos das famílias Coxsackievirus, Echovirus e Enterovirus.

2 3

A DOENÇA É CONTAGIOSA? É extremamente contagiosa.

MAIS DE CEM CASOS EM SOROCABA re dor de garganta, febre, mal-estar e perda de apetite. Depois de aproximadamente dois dias, surgem os sinais característicos, como manchas vermelhas e bolhas na pele, que evoluem rapidamente para feridas dolorosas, parecidas com as aftas que surgem eventualmente na boca e língua. As principais áreas afetadas são as mãos, pés e bocas. No entanto, nem sempre as três regiões são afetadas simultaneamente.

5

COMO A DOENÇA É TRANSMITIDA? É transmitida de forma semelhante à catapora, ou seja, pelo contato direto com gotículas contaminadas, expelidas pela tosse ou espirros, contato direto com as secreções das feridas ou com resíduos de fezes dos doentes e também com o uso de

A DOENÇA É GRAVE? Não é uma doença grave, no entanto, podem haver complicações. Crianças com dificuldades ou recusa em alimentar-se podem desidratar e ficar fracas, sendo indicada a internação para tratamento. Em raros casos pode evoluir para meningite, insuficiência cardíaca ou problemas mais graves, no entanto, as complicações são bem raras, não havendo motivo para pânico.

4

6

QUEM ESTÁ SUJEITO A PEGAR A DOENÇA? A grande maioria dos infectados com a SMPB são bebês e crianças de baixa idade, que, naturalmente possuem o sistema imunológico mais frágil, ainda em desenvolvimento e despreparado para enfrentar o vírus. Adultos também podem contrair a doença, mas é mais raro, pois, normalmente já são imunes ao vírus, pois em algum momento da vida já tiveram contato.

7

COMO PREVENIR A DOENÇA? Objetos de uso pessoal precisam ser separados dos demais membros da família, assim como roupas, brinquedos e alimentos, que precisam ser constantemente higienizados. As fezes também podem transmitir a doença, por isso é importante ter máximo cuidado. Limpar o banheiro com frequência e lavar muito bem as mãos após trocar fraldas de bebes é uma boa forma de controlar a disseminação do vírus. Usar luvas descartáveis durante a troca de fraldas também é importante para evitar ter contato direto com o vírus e transportá-lo para outras pessoas.

LAVAR SEMPRE AS MÃOS

SE ALIMENTAR BEM

QUAIS OS SINTOMAS? Os primeiros sintomas surgem de três a seis dias após a infecção. No início, ocor-

objetos compartilhados, como uma toalha, copo ou telefone. Outras formas de contágio incluem apertos de mão, beijos, brincadeiras e qualquer forma de contato direto com uma pessoa infectada.

LIMPAR SEMPRE OS BRINQUEDOS

8

VÔMITO E DESCONFORTO

FERIDAS NAS MÃOS PÉS E NAS BOCAS

FEBRE

COMO É FEITO O TRATAMENTO? Assim como demais viroses, não existe medicamento que cure a Síndrome Mão-Pé-Boca. O próprio organismo se encarrega de combater e eliminar o vírus. Medicamentos são utilizados apenas para aliviar dores e para diminuir a febre.

Em Sorocaba, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comunicação (Secom), até a quarta-feira (18) foram registrados 109 casos. De acordo com material da Secom, divulgado na terça-feira (17), a Secretaria de Saúde, após observar casos da síndrome mão-pé-boca nos CEIs (Centro de Educação Infantil) de Sorocaba, iniciou ações preventivas nos locais onde houve suspeita do vírus em crianças. A primeira ação foi realizada no CEI-106, através da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Guilherme, no dia 11 de abril. Na segunda-feira (16), a UBS Cerrado realizou uma orientação aos funcionários da unidade infantil sobre o tema. A Vigilância Epidemiológica Municipal informa sobre as notificações para as UBSs e essas unidades ficam responsáveis em intensificar o trabalho de orientação e prevenção sobre a doença nos CEIs de abrangência territorial. Ao total, são 32 Unidades Básicas de Saúde que ficarão em alerta para agir, caso haja notificação. De acordo com a coordenadora da UBS Cerrado, Pâmela Fernandes, a UBS faz a busca ativa e contato com os responsáveis pelas crianças. Pâmela também ressalta que durante o contato com os pais é passada as orientações de higiene e de transmissão. Nas visitas nas creches, uma equipe multiprofissional de saúde da UBS orienta os funcionários da unidade e tiram dúvidas sobre a doença.


JORNAL IPANEMA / 21 de abril de 2018

7


8

JORNAL IPANEMA / 21 de abril de 2018


9

JORNAL IPANEMA / 21 de abril de 2018

VOTORANTIM

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA DIA 23 A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), começa na segunda-feira (23), nas 15 unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. De acordo com a Sesa, serão atendidos os idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). “É importante que todos os que estão incluídos no público-alvo procurem

pela unidade mais próxima de casa para receber a vacina”, salienta o secretário de Saúde, Júnior Silveira. Ele destaca ainda que a partir de segunda-feira (23) todas a unidades estarão preparadas para receber os munícipes. Conforme destaca o Departamento de Vigilância em Saúde, as pessoas que se enquadram no público-alvo devem procurar por uma das UBSs, das 7h às 16h. De acordo com o Ministério da Saúde, é preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar.

Para este ano, é de vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. A meta aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que incluem pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação. Este público deve apresentar prescrição médica quando for receber a dose. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas

ROTEIRO GOURMET

Letícia Naísa/ Folhapress A pimenta-do-reino é uma das especiarias mais antigas de que se tem conhecimento e, além de conferir mais sabor e picância a pratos, pode influenciar na saúde, estimulando a circulação do sangue, entre outros benefícios. O consumo em excesso, porém, pode desencadear problemas gastrointestinais. Por sua coloração, obtida

do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir às UBSs em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. A Sesa informa ainda que a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos.

RECEITA

MACARRÃO À CARBONARA

PIMENTA QUE REINA A pimenta-do-reino é muito utilizada na culinária para agregar sabor a preparos de carnes, mas também pode beneficiar a saúde

As doses serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Dia “D” será em 12 de maio

após a secagem do fruto ao sol, a iguaria também é chamada de pimenta preta. No mercado, é possível encontrá-la moída, em pó ou em grãos. E é ela, também, um dos principais ingredientes do curry -mistura de codimentos muito usada na culinária asiática. Segundo a nutricionista Jane Carvalho, a utilização dessa pimenta na cozinha é variada: “Em grãos, é boa para molhos e temperos. Moída, pode ser usada no preparo de carnes de frango e de coelho. Em pó, cabe a sopas de carne e vai bem em feijão, ovos, frutos do mar, ensopados ou cozidos, salsicha e linguiça”. A profissional explica que, na

realização de receitas, esse tempero deve ser acrescentado ao final, para não perder propriedades nutricionais. Além disso, a ele é atribuída a função de ajudar na conservação dos alimentos. “Para a saúde, ele ajuda na absorção de vitaminas B e C, estimula a circulação sanguínea, promove relaxamento da musculatura, ameniza dores e reduz a sensação de fadiga”, afirma a nutricionista. Muitos desses benefícios se devem ao potássio contido na pimenta, que auxilia, ainda, no controle da frequência cardíaca e arterial. Há nela, também, ferro e manganês. A principal contraindicação é para quem tem gastrite, úlcera no estômago, colite, diverticulite e hemorroidas. “Se consumida em excesso, ela causa irritação gastrointestinal e sangramento. Para que não faça mal, é melhor consumi-la na forma triturada”, aconselha Jane. Confira nestas páginas duas receitas saborosas em que o tempero dá um toque especial ao prato.

INGREDIENTES 110 g de espaguete 80 g de bacon 2 gemas de ovo 2 col. (sopa) de queijo parmesão Pimenta-do-reino (quanto bastar) Sal (quanto bastar) MODO DE PREPARO Durante o cozimento do macarrão, frite o bacon em uma frigideira até que fique crocante. Reserve. Em uma tigela, coloque as gemas, uma pitada de pimenta, uma colher de queijo e uma pitada de sal. Mexa até a mistura ficar homogênea (caso fique muito seca, acrescente um pouco de água do cozimento do espaguete). Quando a massa estiver cozida, misture-a ao bacon e ao creme. Caso o prato esteja muito seco, continue acrescentando a água do macarrão até que chegue a uma consistência cremosa. Emprate e finalize com a outra colher de queijo e com a pimenta-do-reino a gosto. Crédito: Chef Nico Ferdico, do restaurante Taverna do Chef Nico (tavernadochefnico. com.br)


10

JORNAL IPANEMA / 21 de abril de 2018


Y . . , . , . X Z NEGÓCIOS 11

JORNAL IPANEMA / 21 de abril de 2018

GERAÇÕES

O tema Gerações e Mercado de Trabalho também é destaque na coluna Negócios, no Portal

COMO ATUAM NO MERCADO DE TRABALHO? Cida Haddad Em um local de trabalho é comum vermos pessoas de diferentes gerações reunidas em um mesmo setor. Quais as características de cada geração? Quais as expectativas de cada profissional? O empresário, especialista em Marketing Digital e professor Daniel Antonucci comenta que os nascidos nos tempos atuais estão sendo chamados de Geração Alpha, que vem logo depois da Geração Z. Quem nasceu entre 1970 e 1980 nasceu entre duas gerações: a X e a Y. “A Geração Alpha tem características interessantes porque assim como a Z eles não conhecem o

Ele espera do mercado de trabalho algo gameficado, considera a vida pessoal e profissional uma coisa só, se tiver que trabalhar em casa ok. Precisa ter uma conexão forte com o propósito da empresa

mundo sem internet, já vieram para esse mundo vivendo a internet”, comenta Antonucci.“Quando perguntados se assistem TV, eles dizem que os canais são Youtube, Netflix e não os tradicionais, eles não conseguem diferenciar que o conteúdo veio da internet, se é um vídeo de um youtuber ou se é um conteúdo de uma novela ou uma série produzida nos Estados Unidos”, complementa. “No mercado de trabalho, é difícil dizer como as gerações Z e a Alpha vão se comportar porque eles

Veja vídeo com parte da entrevista com Daniel Antonucci

ainda estão em época de escola, sendo que, em 2018, foi o primeiro ano que um jovem nascido nesse milênio entrou para a faculdade”, comenta. “A geração Y já está no mercado de trabalho e em alguns casos chegando à posição gerencial. Eles realmente sentem, agem e pensam a relação com o trabalho bem diferente das anteriores. As pessoas da geração X e a baby boomer, anterior a ela, foram criadas para entrar numa empresa e trabalhar lá para o resto da vida e se aposentar”, diz. Segundo Antonucci, a geração Y tem dificuldade para agir e pensar da forma descrita acima. “Eles foram criados, muitas vezes, já jogando videogame, enxergam o mundo muito parecido com um videogame, ou seja, há fases, um chefão no

final da fase, que é o desafio que ele precisa passar aquilo para progredir. Ele espera do mercado de trabalho algo gameficado, considera a vida pessoal e profissional uma coisa só, se tiver que trabalhar em casa ok. Precisa ter uma conexão forte com o propósito da empresa e por ele ser muito acostumado a receber desafio e passar de fase, ele precisa das recompensas, como uma promoção ou questão salarial. Se não tiver essas coisas a chance de trocar de trabalho é muito rápida”, explica.

Marta Locha dá dica para empresários. Veja vídeo.

NECESSÁRIO ENTENDER A DIVERSIDADE

A consultora de Desenvolvimento Humano, Executive Search e Coach Profissional e diretora de Desenvolvimento da Associação dos Profissionais de Recursos Humanos (APRH) Marta Locha comenta que, atualmente, no mercado são encontradas as três gerações: X, Y e Z, interagindo com posições diferentes. “Para o empresário o que cabe é reconhecer o que ele tem, dentro de faixas etárias dessas três gerações, reconhecer quais as competências que as gerações possuem e valorizar cada uma dessas competências. O grande desafio é integrar porque acreditamos que toda as três têm um ensinamento, competências, aprendizado, que precisam ser compartilhados e essa integração é muito rica”, diz.“Começamos a entender que não é bem assim. Hoje podemos ter da geração X, um analista ou especialista e pode ter um gestor na geração Y”, complementa. Mas, com tantas gerações juntas, pode haver conflito?“O conflito é resolvido pelo conhecimento, compartilhamento, a partir do momento que se reconhece que as três gerações são diferentes e se respeita isso e não se rotula as pessoas, conseguimos amenizar esses conflitos. Reconhecer o que é o desejo de cada um, que competências cada um traz e respeitar essas diferenças”, diz. Marta comenta que o grande marco de diferenciação das gerações é o avanço tecnológico. “Acredito que a tecnologia é que faz essas competências, expectativas e experiências serem diferentes”, afirma.


12

JORNAL IPANEMA / 21 de abril de 2018


NEGÓCIOS &

OPORTUNIDADES

21 de abril de 2018 - edição 965 www.jornalipanema.com.br

FALCÃO PROTAGONIZA NOVO COMERCIAL DO JARDIM SÃO LUCAS Foto: Q! Notícia

O craque do futsal Falcão teve uma tarde diferente na Arena Sorocaba. No lugar dos treinos convencionais, ele participou da gravação do novo comercial de TV do loteamento planejado Jardim São Lucas, da Guarda Empreendimentos. Localizado no km 117 da rodovia João Leme dos Santos, que agora conta com pistas duplicadas e ciclovia, o Jardim São Lucas está estrategicamente situado dentro da Região Metropolitana de Sorocaba e próximo a escolas, universidades, supermercados e

postos de saúde. Também fica a 10 minutos do bairro Campolim, na Zona Sul de Sorocaba, que concentra as principais opções em serviços da cidade. Ao lado do jogador, também participaram das filmagens estudantes na faixa etária de seis a sete anos, que aproveitaram a oportunidade para trocar passes com o ídolo, posar para fotos e receber autógrafo. O filme foi gravado pela Batuta Filmes, sob coordenação da agência NT2. Além de emprestar a popularidade de sua imagem à Guarda Empreendimentos, Falcão também é cliente da empresa e conhece a quali-

O craque do futsal Falcão teve uma tarde diferente na Arena Sorocaba. No lugar dos treinos convencionais, ele participou da gravação do novo comercial de TV do loteamento planejado Jardim São Lucas, da Guarda Empreendimentos.

dade dos produtos da marca. Ele adquiriu dois lotes no Residencial Saint Patrick, localizado no km 108 da Rodovia Raposo Tavares, onde está construindo uma ampla residência, com projeto do arquiteto Marcelo Navarro e igualmente investiu no Jardim São Lucas. “Conheço pessoalmente a Guarda e aposto em seus produtos. Devo me mudar para o Saint Patrick no Carnaval do ano que vem”, adiantou. O novo comercial do Jardim São Lucas protagonizado por Falcão está no ar para toda a região. Foto: Q! Notícia


ANEMA 2 IP AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 21 de abril de 2018 Fotos: projetos Fábio Morello

BELEZA E SUSTENTABILIDADE EM CADA ESPAÇO Cida Haddad O estilo de vida das pessoas influencia também na escolha da decoração dos ambientes. A arquiteta e professora da Universidade de Sorocaba (Uniso) Izabella Camargo Neves afirma que, atualmente, as pessoas procuram modos mais sustentáveis de viver, relações mais abertas, prazerosas e dinâmicas e o espaço dos interiores se coloca nessa direção, tanto na escolha dos materiais, manutenção mais fácil, econômica. “Temos hoje metragens mais enxutas, menos ociosidade nas áreas internas (alto custo de construção e manutenção), menor repetição de espaços, como antes observávamos: copa-cozinha, sala de jantar, sala de estar, sala de tv, sala íntima (área dos dormitórios). Vem acontecendo a supressão das paredes divisórias e integração das atividades e sobreposição de usos no mesmo espaço com maior sustentabilidade e racionalidade. Custo e praticidade são mandatórios”, comenta a arquiteta e professora. Quanto ao uso de materiais nos ambien-

tes residenciais, ela diz que há muitas opções de revestimentos cerâmicos, os chamados porcelanatos, polidos ou rústicos estão cada vez mais acessíveis. “Estão há bastante tempo no mercado, pela qualidade e estética se firmam como opções interessantes”, comenta Izabella. “Uso de madeiras de demolição, recicladas... elas entram de forma interessante no ciclo produtivo, trazendo mensagem de sustentabilidade. Há a preocupação com a preservação de um material nobre e cada vez mais escasso. Nesse item (madeira) também vale destacar a iniciativa das madeiras certificadas. Plantios controlados”, afirma. Izabella cita também a reciclagem de mobiliário, que é uma ideia em alta. “Lembrando que dentro do ciclo dos ‘3 R’: reduzir, reutilizar e reciclar, a reciclagem é a última alternativa”, diz. “Reutilizar um móvel de família ou comprado em ‘segunda, terceira’ mão pode ser também uma forma de trazer memória e identidade próprias ao ambiente”, conclui.


I PROGRAME-SE 3

JORNAL IPANEMA / 21 de abril de 2018

21

>>

sábado

ABR

‘POEMA SUSPENSO PARA UMA CIDADE EM QUEDA’

A Cia Mungunzá de Teatro apresenta a peça “Poema suspenso para uma cidade em queda”, no Sesc Sorocaba, às 20 horas, no Teatro da Unidade. O espetáculo é uma reflexão sobre o que fazer com o tempo que é dado a cada um durante a vida. Os ingressos custam R$ 5 para credenciados no Sesc e dependentes (credencial plena), R$ 8,50 para aposentados (pessoas com mais de 60 anos), pessoas com deficiência, estudantes e servidores da escola pública com comprovante e R$ 17 inteira. A classificação etária é 16 anos. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Telefone: (15) 3332-9933.

21 sábado

HUMAN BODIES

A mostra internacional Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano foi prorrogada até este domingo (22) . Com um acervo composto por nove corpos reais, as peças são apresentadas aos visitantes em poses naturais como a“acrobata”e o“tenista”, aproximando ainda mais o público das obras. Sábado das 14 às 21 horas. Domingo das 12 às 19 horas. Ingressos: Sábados, domingos e feriados: meia entrada R$ 30 e inteira R$ 60.

ABR

http://jornalipanema.com.br/ category/cultura/

24

>>

terça PEH QUO DEUX

ABR

METSO CULTURAL

Neste sábado, às 20 horas, o Sesi Sorocaba recebe a peça Peh Quo Deux, da Cia. PeQuod – Teatro de Animação. Entre um passo de dança e a manipulação do boneco, o enredo divide com o público as relações poéticas expressivas. A entrada é gratuita e os ingressos podiam ser reservados pelo sistema Meu Sesi em www.sesisp.org. br/meu-sesi. O Teatro do Sesi fica na rua Gustavo Teixeira, esquina com a rua Duque de Caxias.

A 12ª Temporada de Música Instrumental Brasileira de Sorocaba – Metso Cultural traz, no dia 24 de abril, das 19h30 às 21h30, as oficinas Música Popular Brasileira - “Matrizes e matizes composicionais”, com o professor Sérgio Molina. Será no Conservatório Rogerio Koury, que fica na rua Pernambuco, 154. Inscrições gratuitas. Necessário fazer as inscrições pelo telefone (15) 3211-1360. Informações: (15) 3211-1360 ou no site: www.mdainternational.com.br

26

>>

terça

22

>>

domingo

ABR

ERA UMA ERA

Na peça Era uma Era, no Sesc Sorocaba, a Cia. Mungunzá de Teatro contará a história do Grande Reino Ainda Sem Nome. A apresentação acontece às 16 horas, no Teatro da Unidade.

Os ingressos custam R$ 5 para credenciados no Sesc e dependentes (credencial plena), R$ 8,50 para aposentados (pessoas com mais de 60 anos), pessoas com deficiência, estudantes e servidores da escola pública com comprovante e R$ 17 inteira. Grátis para crianças até 12 anos. A classificação é livre para todas as idades. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Telefone: (15) 3332-9933.

ABR

ILUSTRADORIA

Dentro do projeto Ilustradoria, o quadrinista Marcatti bate um papo com o público do Sesc Sorocaba no próximo dia 26, às 19 horas, na Área de Convivência, de graça. O quadrinista Marcatti teve aos 15 anos sua primeira história publicada. Em 1980, fundou a editora independente Pro-C. Publicou quadrinhos em outras revistas, como Chiclete com Banana, Casseta & Planeta. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Telefone: (15) 3332-9933.


4 CLASSIFICADOS

JORNAL IPANEMA / 21 de abril de 2018

Advocacia

Artigos para Festas

Medicina e Saúde

Diversos

Estética e Beleza

Alimentação

Serviços Profissionais


CADERNO

IMÓVEIS

21 de abril de 2018 - edição 965 www.jornalipanema.com.br


2 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 21 de abril de 2018


JORNAL IPANEMA / 21 de abril de 2018

IMÓVEIS 3

CIDADES

FÓRUM DE DEBATES DA ADCE ABORDA QUESTÕES DA ÉTICA E COMPROMISSO A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa-ADCE SP, através do núcleo Sorocaba promoveu na quarta-feira (18) um fórum com profissionais e lideranças dos segmentos de habitação, educação e comunicação, comércio, indústria e saúde. Foram convidados o presidente do Secovi Flávio Amary, presidente da Union Rhac José Carlos Felamingo, o mantenedor do Colégio Ser! e diretor do Sistema Ipanema de Comunicação Francisco Pagliato Neto, a diretora da Eletrosol Regina Carvajal e o diretor da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde-PUC-S - campus Sorocaba, Luiz Ferraz Sampaio. O evento teve como tema: ”A Missão do Empresário e das Li-

O Fórum teve transmissão ao vivo pelo Facebook do Portal

deranças Cristãs na Sociedade”. O objetivo da ADCE segundo o presidente da entidade, Leosmar Gonzales Martinez foi o de possibilitar uma visão ampla de importantes segmentos através de seus representantes de destaque no cenário empresarial e comunitário. Cada debatedor teve a oportunidade de explanar o seu ponto de vista sobre o tema do encontro.

Posto avançado do TRE no Iguatemi Esplanada funciona neste sábado O posto avançado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Shopping Iguatemi Esplanada atenderá a população neste sábado, 21 de abril, das 9 às 17 horas. Além disso, horário de funcionamento foi ampliado durante a semana, passando a atender os eleitores das 9 às 19 horas. A medida foi tomada para acelerar o cadastramento biométrico, que está abaixo do esperado. O horário especial segue até o dia 9 de maio. Localizado na Ala Norte do empreendimento, o posto fará o cadastramento no sistema de biometria da Justiça Eleitoral de eleitores de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Votorantim. A capacidade de atendimento do posto é de 2.500 pessoas por dia, mas hoje o movimento diário gira em torno de 1.200 pessoas.

O posto conta com 55 balcões de atendimento e até 9 de maio deve receber todos os eleitores das três cidades que possuem seus cartórios em Sorocaba, além de Votorantim, que devem estar obrigatoriamente cadastrados no sistema de biometria, que recebe eleitores desde o final de 2015. De acordo com João Lima, chefe do posto do TRE, cerca de 94 mil pessoas ainda não fizeram a biometria e regularizaram sua situação junto à Justiça Eleitoral. Aqueles que não realizaram o cadastramento biométrico dentro do período inicial, encerrado em 23 de março, precisam agora regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral até o dia 9 de maio, prazo final para o fechamento do Cadastro Nacional de Eleitores.

Terrenos


4 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 21 de abril de 2018


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.