Jornal ipanema 961 2403 2018

Page 1

Ano XV - nº 961 - 24 de março de 2018

25 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

EQUILÍBRIO

Júlio Salvo

Dicas para uma noite de sono idealPágina 7

SOROCABANA NO HUMAN RIGHTS WATCH Maria Laura Canineu é advogada, mestre em direito internacional ao desenvolvimento e direitos humanos e passou a integrar a equipe da Human Rights Watch em 2013 como diretora do escritório Brasil na Divisão das Américas.

Página 2

É TANTA

FOFOCA...

Nos ambientes corporativos, um dos principais problemas enfrentados é a fofoca, a chamada “Rádio Peão”, ou como muitos dizem popularmente “não fechar a boca com um zíper”. Que problemas isso traz? Quem é prejudicado com isso? Página 8

ROTEIRO GOURMET

Receitas para o almoço de Páscoa Página 6


2 CIDADES

JORNAL IPANEMA / 24 de março de 2018

NOVO HOSPITAL REGIONAL SERÁ INAUGURADO NO DIA 31 DE MARÇO A inauguração do Novo Hospital Regional Estadual de Sorocaba, um investimento de aproximadamente R$ 269 milhões e que vai beneficiar os sorocabanos e também moradores das cidades vizinhas, será no próximo sábado, 31 de março. O projeto foi iniciado no governo Vitor Lippi (foto) então prefeito de Sorocaba, que promoveu a desapropriação do terreno e as garantias iniciais para a realização do projeto. O novo hospital regional é considerado referência em atendimento de casos gravíssimos, na área de urgência e emergência. “Foram mais de seis anos de trabalho, muita dedicação das equipes envolvi-

das, um empenho para que o cronograma fosse cumprido, mas agora ele está aí: pronto para atender a população”, confirmou o deputado federal Vitor Lippi. Ao todo serão mais de 250 leitos, sendo 90 de alta complexidade (UTI), totalmente gratuito para a população por meio do SUS – Sistema Único de Saúde. O hospital está localizado na altura do km 106 da Rodovia Raposo Tavares, facilitando o acesso para 48 cidades da região de Sorocaba. Ao todo o hospital está instalado em uma área de 37 mil metros quadrados, contando com heliporto para os casos de maior complexidade.

MICHELETTI GANHA CINTURÃO MUNDIAL

Ipa Oline

O sorocabano Felipe Micheletti, 27, entrou para a história das artes marciais ao ganhar o cinturão mundial de kickboxing WAKO na categoria peso pesado (até

94,100 kg). Ele concedeu entrevista ao Jornal da Ipanema, pela Rádio Ipanema, na manhã de quinta-feira (22), ao lado do vereador Hudson Pessini (MDB). O embate aconteceu em Moscou na Rússia, onde o brasileiro enfrentou o dono da casa, o russo Igor Darmesnki, no evento “The Batle Champions”. Micheletti citou a luta marcada para o dia 5 de maio em Sorocaba, no WGP#45, na qual vai colocar em jogo o cinturão do WGP contra o chileno Ivan Galaz.” O WGP kickboxing vai acontecer em Sorocaba, no ginásio Municipal Gualberto Moreira no dia 5 de maio a partir da 18 horas. Pessini ressaltou que foi possível trazer o evento novamente para Sorocaba por conta do apoio da Secretaria de Esportes, coordenada por Simei Lamarca.

SOROCABANA É DIRETORA NA HUMAN RIGHTS WATCH A sorocabana Maria Laura Canineu (foto em destaque) é diretora do escritório Brasil na Divisão das Américas na organização Human Rights Watch. Advogada, mestre em direito internacional ao desenvolvimento e direitos humanos, graduada pela Universidade de Warwick e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, passou a integrar a equipe da Human Rights Watch em 2013 como diretora. Nesta semana ela foi entrevistada durante o Jornal da Ipanema, na Rádio Ipanema, e contou um pouco sobre seu trabalho. Ela conta que o desejo de trabalhar com direitos humanos – trabalhar pela defesa da sociedade - sempre “veio do berço”. “Minha família, meus amigos foram, sem dúvida, muito importantes para que eu pudesse investir na carreira e estar hoje representando a grande organização internacional”, diz. Segundo ela, o objetivo da Human Rights Watch é dar voz às vítimas das piores violações dos direitos humanos, como em contextos de guerra. “A luta é gradual, demanda bastante atenção e conhecimento ao longo do tempo”, comenta. “Principalmente onde existem visões equivocadas do que são os direitos humanos, como acontece no Brasil, isso exige um processo educacional e por isso usamos os meios de comunicação”, complementa. “Direitos humanos é você se colocar na pele das pessoas presas, refugiadas, entre outros exemplos. Violações de direitos humanos infelizmente acontecem em todos

os lugares, no mundo inteiro, com exploração sexual de mulheres, por exemplo. Não existe esquerda e direita quanto a isso, os direitos são universais”, diz. Segundo apresentação de seu trabalho, Maria Laura trabalha em parceria com organizações locais, autoridades públicas para promover os direitos humanos na política externa e doméstica brasileira. Entre as situações que tem acompanhado está a do sistema prisional brasileiro. “Temos uma das maiores populações carcerárias no Brasil e uma grande parte está presa por crimes não violentos. Existe, lógico, uma porcentagem de crimes que são investigados e há condenação por crimes muito graves e temos seguido essa realidade de perto visitando muitas prisões em São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro, Espírito Santo, situações de degradação e tem que ser visto também que muitos estão há tempos dentro do sistema prisional, sem condições de terem uma audiência com um juiz e uma audiência de custódia não significa impunidade. A gente vem fazendo um trabalho de identificação dessas situações”, afirma. Antes de integrar a equipe da Human Rights Watch, Maria Laura trabalhou para o governo federal do Brasil em Brasília, na Casa Civil da Presidência da República, onde dirigia uma equipe de advogados que cuidava da pasta de projetos sociais e direitos humanos, trabalhou durante quase dois anos na Índia monitorando a situação dos direitos humanos e da segurança pública em diversos países da Comunidade Britânica (Commowealth). Ouça a entrevista completa no Portal Ipa Online, que faz parte do Sistema Ipanema de Comunicação.


ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 24 de março de 2018

3

editorial ÁGUA: BEM PRECIOSO iniciativa. Houve algumas diferenças e ele tomou essa decisão”, completou relatando que respeita a atitude de Renato.

CARLOS GABAS EM SOROCABA

Júlio Salvo

Nesta semana comemoramos o Dia Mundial da Água, lembrado na quinta-feira (22). Água ou a falta de água é um assunto que nunca sai das mídias, das notícias! Percebemos a importância dela quando há algum problema e passamos horas ou dias sem ela e no dia a dia esquecemos de valorizar esse bem que todos definem como muito precioso. Água foi também assunto de discussões em âmbito nacional e na cidade ganhou programação especial até 29 de março, lembrando que é comemorado também o Dia do Rio Sorocaba. O Dia do Rio Sorocaba foi criado em 1997 e é celebrado no mesmo dia que o Dia Mundial da Água. A iniciativa, segundo dados do site sorocaba.sp.gov.br, partiu do ambientalista e na época vereador, Gabriel Bittencourt, onde, foram criadas diversas ações para a preservação do rio. Para preservar precisamos também conhecer, buscar informações, saber mais sobre as riquezas que temos. Nesta semana, a Agência Brasil apresentou reportagem na qual consta dado de que o Brasil tem 917 municípios em crise hídrica, conforme informou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, durante o 8° Fórum Mundial da Água. Se números nacionais assustam, não podemos esquecer de que todos, governo e população, têm sua parte na economia de água.

PAULO SKAF EM VISITA Política/ Ipa Online O presidente da Fiesp, Paulo Skaf (MDB), concedeu entrevista ao Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema, na quinta-feira (22). Na oportunidade, ele falou sobre sua pré-candidatura ao governo do Estado de São Paulo. O emedebista considera que o principal problema do Brasil foi a ‘gastança’ e se posicionou a favor da iniciativa privada. “O estado é aquele urso que come e come e nunca está satisfeito. Cobre impostos e mais impostos. Foi uma gastança que o governo federal acumulou uma dívida de R$ 4 trilhões. O estado não é eficiente. A economia, empresas estatais, tudo o que você puder dar para iniciativa privada, livre concorrência, você vai ter preços mais baratos para o consumidor, qualidade melhor para a população. A iniciativa privada ou faz direito ou cai o telhado na cabeça de quem tá fazendo”, declarou.

BRASILEIRO FAZER DIFERENÇA

SAÍDA DE AMARY DO MDB

Sobre as eleições 2018, Skaf enfatiza que é a chance de o brasileiro fazer a diferença nas urnas. “Posso assegurar a todos que, daqui a um ano, as coisas serão melhores que hoje”. Skaf também falou sobre a campanha “Chega de Engolir Sapo”, que tem o intuito de fazer o combate aos juros bancários no Brasil, considerados uns dos mais altos do mundo.

Sobre a recente saída de Renato Amary do MDB, Skaf diz: “Lamento a saída do Renato. Minha relação pessoal não vai mudar com ele. As amizades e relações entre as pessoas não podem estar vinculadas a partidos ou interesse políticos e econômicos”, disse. Sobre possíveis motivações de desfiliação de Amary, o pré-candidato preferiu não comentar. “É melhor que ele explique isso, pois ele que tomou essa

O ex-ministro da Previdência Social do Brasil Carlos Eduardo Gabas estará no Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema, na próxima terça-feira (27). Às 15 horas, ele estará no Colégio Ser! e ministrará, para os alunos do Curso Pré-Vestibular, a palestra Economia: Expectativa de Vida - Previdência Social. Já no dia 2 de abril quem estará no Colégio Ser! para palestra será o presidente estadual do Secovi (Sindicato da Habitação) Flávio Amary.

BOLSONARO SOROCABANO Promete muita discussão o projeto de concessão do título de Cidadão Sorocabano ao deputado Jair Messias Bolsonaro, de autoria do vereador Luiz Santos (PROS). O projeto concedendo o título ao deputado João Caramez, já causou discussão. Primeiro comentário foi se o título era para o produtor cultural homônimo e depois o vereador José Francisco Martinez não perdoou: “Ele já pisou em Sorocaba”. Já tem vereador que afirmou que não votará a favor do título.

BUZINA DE AVIÃO O vereador Irineu Toledo (PRB) também anda mostrando o seu bom humor. Durante discussão na Câmara, ao comentar sobre vereadores que apresentam projetos sabendo que eles são inconstitucionais, ele soltou seu comentário, “querem colocar buzina em


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS

JORNAL IPANEMA / 24 de março de 2018

V VANDERLEI ANDERLEI TESTA TESTA

INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO avião”.

PAZ • Buscamos a paz como se fosse uma pílula instantânea vindo do laboratório do universo. Ao tomar a pílula, num passe de mágica, estaremos “em paz”. Fácil, né? Pois é. Passaremos a vida toda em busca dessa pílula e jamais a encontraremos. • Não há lugar em que possamos achar a paz, a não ser dentro de nós mesmos. A paz etá naquele momento de aconchego e calmaria que proporcionamos a nós mesmos quanto temos coragem. • Coragem? Sim, afinal, esses momentos trazem muitos sentimentos e pensamentos indesejáveis, ou seja, aqueles que nos “tiram a paz”. Mentira. São justamente os sentimentos que surgem no vazio que devem ser acolhidos para o encontro da paz. Precisamos aprender a acolher todos os sentimentos, eles são nossos. • É do vazio que surge a luz, é do vazio que a sabedoria, que está naquele cantinho escuro, acaba se manifestando. Muitas vezes, temos medo de entrar nesse nosso vazio, mas é justamente desse lugar que a sabedoria da vida se manifesta. • Segundo Alan Wallace. “Nada do que acontece fora pode realmente fazê-lo feliz. A sensação de paz, serenidade, felicidade, de florescer não vem do que o mundo tem para lhe oferecer. Mas do que você está trazendo para o mundo”. • A paz habita tudo, ela nunca se esvai. Basta cultivá-la. Isso é algo pessoal e intransferível. Podemos cultivar a paz a qualquer momento, até mesmo nas tempestades. Cultivar a paz tem a ver com a forma com que vivemos. Precisamos escolher a paz e cultivá-la como uma semente. • É um trabalho que não tem fim. Precisamos nos olhar dia após dia, afinal, não somos seres iluminados (ainda). • A paz mora naquela certeza de que existe beleza e tristeza na gente, afinal, tudo faz parte de quem somos. Mora na chuva fina, na tarde ensolarada, no café que acabamos de coar, mora dentro da gente, só da gente. Bom dia! Levante e vá realizar seus sonhos. Neto é Francisco Pagliato empresário e educador alessandro@batatop.com.br

Votorantim celebra, na próxima terça-feira (27), o 53º aniversário de Instalação do Município. De acordo com a programação, nesta data festiva haverá, às 9 horas, a realização do tradicional ato cívico, com hasteamento das bandeiras, na Praça da Emancipação, em frente ao Paço Municipal. Haverá ainda entrega de escola revitalizada e o lançamento da marca turística da cidade, com premiação do concurso cultural de desenho e fotografia. Em continuidade às festividades, às 16 horas, será realizada a entrega da revitalização da Emeif “Gerson Soares de Arruda”, localizada no Parque São João. Para a noite do dia 27 de março, haverá a cerimônia de lançamento da marca turística “Votorantim Terra de Encantos”, a partir das 19 horas, no Auditório Municipal “Francisco Beranger”. A ação da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer está inserida no Plano de Marketing Turístico do Município de Votorantim, que é o instrumento que estabelece a marca, orienta a formatação de produtos e indica as principais propostas de promoção e informação turística para a cidade.

Vice-prefeita anuncia que não será candidata a deputada, se dispõe a ajudar a nova secretária da Saúde, enaltecendo o fato dela ser mulher, e é designada pelo prefeito para ajudar na relação com a Câmara A vice-prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, anunciou ao prefeito e aos secretários municipais durante a reunião no Paço Municipal que não será candidata à deputada nas eleições de outubro. Ao contrário de outras participações nessas reuniões, Jaqueline surpreendeu positivamente a todos ao se colocar à disposição dos novos secretários de Saúde (Marina Elaine Pereira) e Educação (Mário Bastos)

Diretor Francisco Pagliato Neto

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda CNPJ - 01.142.640/0001-07

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

Editora Cida Haddad MTB 30718 Conselho Editorial Urbano Martins Gabriel Gonçalves Juliana Gonçalves

Diagramação Jefferson Cascali de Lima Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi

JOSEFINOS E JOSEFINAS REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO O prazo para cadastramento biométrico dos eleitores acabou na sexta-feira (23) em Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim e Salto de Pirapora. O Portal Ipa Online levantou, por meio do repórter Gustavo Ferrari, que se você ainda não fez o cadastramento biométrico poderá fazê-lo até o dia 9 de maio nos cartórios eleitorais, sem a cobrança de taxa ou multa. A informação é da assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O TRE-SP informa que a pessoa que tiver o “título cancelado” terá até o dia 9 de maio para regularizar sua situação, caso queira votar nas eleições de 2018 e se manter em dia com a Justiça Eleitoral.

na resolução dos problemas que vão enfrentar – ambos foram nomeados nessa semana para desempenhar essas funções. A vice-prefeita disse: “estou com vocês, principalmente a Marina, que leva a bandeira de ser mulher”. O prefeito Crespo não escondeu seu entusiasmo com a fala da vice-prefeita e a designou para ajudar na relação das ações de governo com os vereadores da Câmara. Isso, num primeiro momento, gerou a expectativa de que a vice seria chamada para ser a secretária de Relações Institucionais, no lugar de Marinho Marte, que está de saída. Mas a vaga deverá ser mesmo de Maurício Campanatti. Leia reportagem completa em odedaquestao.com.br

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0330 / 2102-0333

Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida Tiragem - 25.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região

www.jornalipanema.com.br

Josefinas e Josefinos. Somos mais de duzentos milhões de José no mundo. Nome simples que agrada os pais nos nascimentos de filhos. O meu José está no meio ligando o Vanderlei com o Testa. È a ponte espiritual que abençoa a homenagem vinda do avô paterno Giuseppe, imigrante italiano. Patrono dos carpinteiros, dos operários, das famílias. Na história, José de Nazaré é o esposo de Maria, pai de Jesus. Descendente da Casa de Davi é venerado na Igreja Ortodoxa, Anglicana e Católica como padrono. No dia 19 de março foi celebrado o seu dia em todo o mundo cristão, com mais de cinco bilhões de fiéis. Em Sorocaba conheço muitas pessoas que levam o José ou Josefina na sua história de vida. Tem o José Abrão da Rádio Antena 1, o José Desidério da Rádio Ipanema, o saudoso José Luiz de Carvalho, José Carlos Fineis, editor do Cruzeiro do Sul, os bispos Dom José Carlos Aguirre, Dom José Lambert, Dom José Melhado Campos, Dom Eduardo Benes. Lá no moedor de cana em seu carrinho parado nas ruas onde passo, está o “José da garapa”. O prefeito de Sorocaba é José Crespo. Na Câmara Municipal tem o José Francisco Martinez. José Carlos Miguel, empresário , José Antonio Colombo, juiz aposentado da família e um destacado dirigente cristão, como é também o José Carlos Felamingo, presidente de uma grande empresa multinacional. Começo a ver nesses amigos Josefinos uma grande história e testemunho de vida, como foi o padroeiro. A Josefina Coló, líder comunitária do bairro Além Ponte e vizinha na minha infância. A Josefina Zilia de Carvalho, professora que se destacou em Sorocaba e, hoje leva o seu nome na escola do Jardim Guadalajara. A médica Josefina Dourado Matielli, em sua especialização de endocrinologia é uma profissional respeitada na cidade. Assim, vamos os Josefinos e Josefinas de Sorocaba ajudando a fazer história e levando no coração o nosso São José amado.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário

EXPEDIENTE diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342


JORNAL IPANEMA / 24 de marรงo de 2018

55


6

JORNAL IPANEMA / 24 de março de 2018

SOCIAL

Júlio Salvo

ROTEIRO GOURMET

QUICHE DE ALHO PORÓ MASSA 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo 6 colheres (sopa) de manteiga 1 ovo 2 colheres (sopa) de água Pitada de sal

Júlio Salvo

RECHEIO:

A Páscoa será comemorada na próxima semana. Para ajudar na escolha do cardápio especial, Estela Pereira da Silva, da Estela Ayub Banqueteria, dá as dicas de um prato salgado e doce.

MUSSE DE MANGA INGREDIENTES: 2 mangas maduras 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite 1 lata de leite Meio envelope de gelatina incolor diluída em 5 colheres de sopa de água MODO DE PREPARO: Bater tudo no liquidificador. Colocar em um pirex. Ir para geladeira por 4 horas.

2 xícaras (chá) de creme de leite 4 ovos graúdos 2 alhos-poró graúdos 2 colheres (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de parmesão ralado Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO: Coloque a farinha de trigo em um mármore e abra um buraco no meio. Neste buraco coloque: manteiga gelada cortada em cubos. Misture até a massa ganhar liga. Bater levemente o ovo com a farinha e sal e acrescentar à massa. Misture novamente. Deixar a massa descansar por 20 minutos. RECHEIO Fatiar a parte branca do alho poró. Colocar em uma frigideira com a manteiga e refogar. Reservar. Bater ligeiramente os ovos e acrescentar o creme de leite. Temperar com sal e pimenta do reino. Abrir a massa com um rolo e colocar na assadeira com aro removível e 24 cm de diâmetro. Cubra a massa com o alho poró refogado e salpique com parmesão. Cubra com o creme de ovos e leve ao forno aquecido para assar. Asse por 30 minutos e deixe esfriar.

FESTA JUNINA DE VOTORANTIM DIVULGA ATRAÇÕES Considerada a maior e mais tradicional festa junina beneficente do Estado de São Paulo, a Festa Junina Beneficente de Votorantim chega a sua 103ª edição e terá 20 dias de duração. Na noite de segunda-feira (19), a organização divulgou as novidades e atrações desta edição - que terá início em 6 de junho - durante lançamento para a imprensa. “A festa é muito importante para a cidade, pois com o dinheiro arrecadado as entidades conseguem manter seus projetos sociais o ano todo, já que a festa junina é a principal fonte de renda da maioria delas”, explica Luciane Nunes de Oliveira, Presidente da Comas (Comissão Municipal de Assistência Social de Votorantim). A Festa Junina é realizada através de uma parceria entre o Comas e a Viva Entretenimento, com o apoio da prefeitura do município. Neste ano, cerca de 20 entidades farão parte do evento.

SHOWS PARA TODOS OS GOSTOS A lista de shows traz artistas de todos os gêneros no Palco Principal. Na primeira semana as atrações serão: dia 6 Zé Neto e Cristiano; dia 7 Marília Mendonça; dia 8 Raça Negra; dia 9 Wesley Safadão e dia 10 Simone e Simaria, além do Delluka. Na segunda semana, os shows serão: dia 13 Ferrugem e Dilsinho; dia 14 MC Kevinho e MC Menor; dia 15 Gusttavo Lima; dia 16 Anitta e dia 17 Jorge e Mateus. Na terceira semana, irão se apresentar na festa: dia 20 a cantora gospel Aline Barros; dia 21 1Kilo e Maneva; dia 22 Roupa Nova; dia 23 Turma do Pagode e dia 24 a musa teen Larissa Manoela. Na última semana do evento, as atrações serão: dia 27 Padre Wagner,; dia 28 Zezé di Camargo e Luciano; dia 29 o DJ Alok; dia 30 Nando Reis e no dia 31 Gustavo Mioto. Entre as novidades do evento está o espaço destinado às entidades, que será ampliado, facilitando o acesso da população e melhorando o fluxo de pessoas. E é diante desse espaço que o Palco Dois será montado, trazendo apresentação de bandas e artistas locais. “O objetivo é oferecer uma experiência diferente para quem estiver comendo, que poderá curtir boa música, além de promover aqueles que movimentam o cenário musical da cidade e da região”, destaca Guilherme Moron, da Viva Entretenimento. Os ingressos já estão sendo vendidos a preços populares pelo site: www. guicheweb.com.br/festajunina e posteriormente serão divulgados os pontos de vendas em lojas físicas.

PARABÉNS Quem comemorou aniversário de um ano na sexta-feira (23) foi Gustavo Cordeiro de Freitas. O dia foi marcado por muitas alegrias com os pais Ana Carolina Dutra de Freitas e Cleber Rogério da Silva Freitas e também com os avós Elza e Edson e Cícera e Severino.


7

JORNAL IPANEMA / 24 de março de 2018 Esporte / Nutrição / Fitness / Terapia / Bem-Estar / Saúde / Beleza

NOITE DE SONO IDEAL DEPENDE DO QUE A PESSOA FAZ ACORDADA Regiane Soares/ Folhapress O que as pessoas fazem ou deixam de fazer durante o dia pode influenciar, e muito, na qualidade e na quantidade de sono durante a noite. Por isso, especialistas defendem a realização de um ritual diário associado ao sono antes de ir dormir, o que inclui o ambiente, o horário, a roupa e até o que se come ou se bebe. Segundo a bióloga Claudia Moreno, vice-presidente da Associação Brasileira do Sono, é essencial que as pessoas estabeleçam uma rotina antes de ir dormir. “Esse ritual varia de pessoa para pessoa, mas é essencial se preparar para dormir”, diz. Como cada um tem um ritmo e necessidades específicas, Claudia ressalta que não é possível estabelecer a mesma regra para todos. Porém, sugere algumas condições básicas de um ritual. Preparar o quarto, tomar banho, trocar a roupa, beber um leite morno e apagar, aos poucos, as luzes são algumas das dicas para dizer ao cérebro que já é hora de dormir. Comida e luz Mas também é necessário evitar algumas atitudes, como atividade física e comidas pesadas, que atrapalham a qualidade do sono (veja quadro nesta página e na página seguinte). O otorrinolaringologista Edilson Zancanella, coordenador do Departamento de Medicina do Sono da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, ressalta que é à noite que o hormônio do sono (chamado de melatonina) começa a ser liberado pelo organismo, por isso a importância de ter um ambiente adequado para dormir bem. “A luz inibe a liberação da melatonina. Por isso que não é recomendável usar celular ou outros aparelhos antes de dormir. Essa luz engana o cérebro e adia o início do sono”, afirmou Zancanella.

‘VIRO E LEVANTO A NOITE INTEIRA’

“A luz inibe a liberação da melatonina. Por isso que não é recomendável usar celular ou outros aparelhos antes de dormir. Essa luz engana o cérebro e adia o início do sono”

As consequências de uma noite mal dormida são falhas na memória, dificuldade de concentração, sonolência excessiva durante o dia e irritabilidade. É o que a dona de casa Lindinalva Silva Reis, 64 anos, sente todos os dias depois que sai da cama. Ela tem dificuldade para dormir e, quando dorme, também não consegue engatar o sono a noite toda. “Eu viro de lado, mudo de posição, levanto e tento voltar a dormir. Mas não consigo. A noite inteira é assim”, disse Lindinalva, que ainda não investigou a dificuldade para dormir.


8 COMPORTAMENTO

JORNAL IPANEMA / 24 de março de 2018

JUSTIFICAR FALHAS E LIMITAÇÕES

Júlio Salvo

COMO EVITAR A

RÁDIO PEÃO

Cida Haddad A fofoca faz parte da natureza humana, mas há dimensões da fofoca que não estão nesse contexto, uma estratégia não ética para medir força e poder. É assim que a consultora organizacional e professional and self coaching Susi Berbel Monteiro (foto em

destaque) explica a respeito da tão falada rádio peão nas empresas. Ela comenta que, dentro das organizações, vê que quando não há um emissor, uma fala oficial, quem fala em nome da empresa está relacionado à gestão, há espaço para que outras falas, outras vozes se posicionem. “Quando a empresa não tem

essa voz ativa outras vozes ocupam esse espaço. A empresa deve se posicionar a respeito de qualquer tema, inclusive sobre fofoca. Quando a empresa não se posiciona através de sua gestão ou de meios de comunicação institucionais internos, ela abre espaço para comentários paralelos”, afirma. Um tema que, segundo Susi, pode ser muito comentado entre funcionários é sobre promoções. “Quando a empresa não tem uma política que define promoções, quando as promoções não são feitas de forma clara e transparente é possível que, no paralelo, no submundo da comunicação, as pessoas encontrem as respostas que elas precisam, mas essas respostas são do jeito delas, elas precisavam de uma resposta, de uma explicação. Não é oficial, mas vem com deduções e achismos, por exemplo. Quando não temos uma posição oficial, a posição fica oficiosa e são buscadas aquelas que são mais adequadas”, diz. De acordo com Susi, há também a fofoca utilizada como polarizadora de forças. “Não é falta de informação, é um componente para desestabilizar alguma coisa. A rádio peão tem muito disso: ela trabalha para depor contra algumas atitudes que possivelmente não estão sendo aceitas ou as pessoas querem de outra forma. Nesse sentido é preciso ter uma organização. A rádio peão flui naturalmente, uma fofoca com esse sentido de polarizar não é mais a fofoca natural, ela é “institucionalizada” ou por grupos ou por outras organizações”, diz.

Outro exemplo que pode ocorrer em empresas, diz Susi, é que normalmente há certos conflitos entre áreas como produção e vendas, por exemplo. “É possível que uma dessas áreas para fomentar essa polarização crie fofocas sobre a outra área para justificar, às vezes, suas próprias falhas ou as próprias limitações”, diz. “O jeito é se comunicar. Tenho um princípio comigo: o não também é resposta. As pessoas precisam ter uma resposta, qualquer que seja ela; às vezes o gestor de fato tem uma questão de sigilo que não pode ser comentada. Há empresas que quando fazem grandes vendas têm um contrato com o cliente no qual está escrito que alguns aspectos do contrato não sejam revelados e é importante o gestor deixar claro que não pode falar por força contratual”, diz. De acordo com Susi, o que fomenta a fofoca é a falta de resposta, não é a resposta que a pessoa vai gostar ou não de ouvir, mas é necessária uma resposta.

Quando não há um emissor, uma fala oficial, quem fala em nome da empresa está relacionado à gestão, há espaço para que outras falas, outras vozes se posicionem Em caso de a fofoca ser com o objetivo de prejudicar um outro profissional, a dica de Susi é: “algo produtivo transparência, clareza, atuar no timing correto, se o gestor identificou algum foco de fofoca, atue sobre ele, não fingir que não viu, porque você está ajudando a fofoca a se espalhar. A força da fofoca é o anonimato. Quando alguém assume uma posição e debela essa fofoca essa força se esvai e o fofoqueiro perde a força do anonimato. Inclusive em treinamentos, vale muito a pena falar sobre o assunto fofoca e novamente destaco: a liderança da organização precisa aprender a se comunicar”, diz.


NEGÓCIOS &

OPORTUNIDADES

24 de março de 2018 - edição 961 www.jornalipanema.com.br

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SOROCABA TEM NOVA DIRETORIA Na eleição realizada na terça-feira (20), o empresário Sérgio Reze foi aclamado presidente da Associação Comercial de Sorocaba para o triênio 2018/2021. Em conformidade com o estatuto vigente, Reze assume o cargo que era ocupado por José Alberto Cépil. Durante o evento foi apresentado pelo presidente em exercício o balanço das contas da gestão 2015/2018. A posse da nova diretoria será realizada no dia 2 de abril, às 9 horas. Além do novo presidente, a nova diretoria será composta por: Luis Gustavo Meiken (vicepresidente), Leila Rovella (1ª secretária), Luiz

Issao Kagiyama (2º secretário), Denise Baptistella (1ª tesoureira), Hygor Paulo Duarte da Silva (2º tesoureiro), José Alberto Cépil (Relações Públicas) e Vitor da Silva Cezar (Patrimônio). A diretoria adjunta será composta pelos seguintes membros: Leandro Valle Cussiol, Benedito Carlos Tomba, Oscar Fonseca Vieira Filho, Giane Ferreira Leite, Sérgio Marcondes de Oliveira e Rodolfo Araújo Cunha Júnior. O Conselho Fiscal contará com Luirton Chaves Pappi Filho, Carlos Roberto Soares, Ricardo Pereira Chiaraba, Cleiton Cesar Caldini, Paulo Raimundo dos Santos e Nilton Graziano.

Após ser aclamado novo presidente, Sérgio Reze, fez um breve resumo sobre seus planos de gestão. “Em conjunto com toda diretoria, quero trazer para a Associação Comercial, em especial a todos os associados e empreendedores de Sorocaba, as experiências que tenho para que juntos possamos realizar um belo trabalho em prol ao desenvolvimento do comércio”, destaca. José Alberto Cépil ressalta que é uma grande satisfação ter um sucessor que vai dar continuidade ao trabalho realizado, além de implantar novas ideias e elevar cada vez mais a Associação em representatividade e credibilidade.

O NOVO PRESIDENTE Sérgio Antonio Reze é empresário do ramo automobilístico, sócio das concessionárias Abrão Reze, Cobel, Hyundai e Audi. Foi um dos dirigentes da Assobrav, Fenabrave, Disal, entidades sociais, Instituto Defenda Sorocaba e Instituto Atlântico.


IPANEMA

2 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 24 de março de 2018

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO

AZULEJO EM 3D E TORNEIRA QUE NÃO RESPINGA SÃO DESTAQUES DE FEIRA EM SP Michele Oliveira/ São Paulo Chamada de “fashion week” da arquitetura e construção, a Expo Revestir, feira com os principais lançamentos entre revestimentos, louças e metais, reuniu cerca de 240 expositores na semana passada, em São Paulo, que se esforçaram para apresentar novidades e defender tendências, tal qual fazem as grifes de moda. E, tanto num universo quanto no outro, se destacam aqueles fabricantes que apostam no design e/ou fazem uso criativo da tecnologia.

“A tecnologia virou uma commodity -ela vai vir, queira ou não queira. Diante disso, quem interpreta e decodifica a tecnologia é o designer, que a transfere de uma forma acabada para o produto. Ele é quem coloca em prática essa tecnologia”, afirma Antonio Carlos Kieling, diretor da Expo Revestir e superintendente da Anfacer (associação de fabricantes do setor). Os arquitetos Ruy Ohtake e Jayme Bernardo, os designers Jader Almeida, Baba Vacaro e Guto Requena e até o joalheiro Antonio Bernardo foram alguns dos parceiros criativos de grades marcas presentes no evento.

VISÍVEL Lançamento da Manufatti, os cobogós Rizoma, assinados por Requena, resumem bem esse encontro entre desenho e tecnologia na indústria do acabamento. Cobogós são objetos semelhantes ao tijolo vazado, feitos em outros materiais. Conhecido por seus processos digitais de criação, o designer recorreu ao computador para simular o crescimento de um caule e dar forma a dois modelos de cobogó, que, juntos, geram diferentes composições, até com gradação de cor. “Usamos um software em que a programação é inspirada na natureza. Foram quatro meses de criação, com muitos protótipos e impressão 3D”, afirma Requena. Já Baba Vacaro, consultora da Docol, coordenou a equipe interna de designers para desenvolver as linhas Mínima e Mix&Match, respectivamente desenhadas a partir do quadrado e do círculo. As formas simples foram aplicadas em diferentes produtos, como bicas com variedades de altura e acionamento, tudo com quatro opções de acabamento. “A graça é facilitar a vida do arquiteto, que tem total liberdade para encontrar as melhores opções para o seu projeto”, diz ela.


IPANEMA

AMBIENTE 3

JORNAL IPANEMA / 24 de março de 2018

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO

INVISÍVEL

Um dos maiores expositores da feira, a Deca se uniu pelo terceiro ano ao designer Jader Almeida para uma linha de cubas, metais e acessórios. No entanto, as maiores apostas para 2018 estão nas soluções invisíveis, baseadas na tecnologia. Uma das novidades apresentadas é ducha higiênica despressurizada, que impede o rompimento da parte flexível e dispensa registro, evitando vazamentos. Já o Acqua Return promete economizar 100% da água do chuveiro e da torneira que é desperdiçada enquanto ela não esquenta. O dispositivo faz a água circular pela tubulação até que esteja aquecida e emite um sinal sonoro antes de liberá-la. E o Deca Comfort chega para resolver os respingos de torneiras e misturadores para lavabo e banheiro, independentemente da pressão da água. “Era um problema que o mercado todo reclamava, tanto dos nossos produtos quanto dos da concorrência. As soluções tinham que passar pela presença de um técnico ou de interferência no produto, com arejadores e restritores”, diz Bruno

Basile Antonaccio, diretor de desenvolvimento e marketing da Deca. “Agora, da linha mais barata à mais cara, as peças virão com essa inteligência embutida.”

Marcas lançam porcelanato em formato grande O porcelanato de grande formato chegou, enfim, às fábricas brasileiras. Grande tendência internacional, o revestimento só era encontrado por aqui via importação até o ano passado. Agora, Biancogres e Portobello chegaram juntas na Expo Revestir com o lançamento em tamanhos de 120 x 120 cm e 80 x 160 cm. A entrada no país barateia o produto, usado em bancadas, paredes e pisos. O aspecto mais uniforme, com menos interferência dos rejuntes, é celebrado pelos arquitetos e designers de interiores. “É uma solução de revestimento mais elegante e com instalação mais veloz. Com duas peças é possível fazer o revestimento de um pé-direito de parede”, afirma Celso Gomes, gerente de produto da Biancogres, com fábrica em Serra (ES). Para apresentar seus sete modelos que inauguram o tamanho 120 x 120 cm, a empresa trouxe novo maquinário da Itália, especialmente uma prensa de 10 mil toneladas. Os produtos chegarão ao mercado nas próximas semanas, com preço a partir de R$ 169 o metro quadrado -40% mais barato

que o importado. A Portobello, com fábrica em Tijucas (SC), também investiu em maquinário para produzir os grandes formatos no país, que chegam às lojas nas próximas semanas. “Os tamanhos grandes têm sido o xodó dos arquitetos”, diz Eduardo Scoz, coordenador de produto da empresa. Segundo ele, a possibilidade de surgimento de mofo e fungos nos rejuntes dos porcelanatos grandes é menor. “Não precisa ficar limpando ou refazendo”, diz.


4 CLASSIFICADOS Advocacia

JORNAL IPANEMA / 24 de março de 2018

Alimentação

Diversos

Serviços Profissionais

Estética e Beleza

Medicina e Saúde


CADERNO

IMÓVEIS

24 de março de 2018 - edição 960 www.jornalipanema.com.br


2 IMร VEIS

JORNAL IPANEMA / 24 de marรงo de 2018


JORNAL IPANEMA / 24 de marรงo de 2018

IMร VEIS 3


4 IMร VEIS

JORNAL IPANEMA / 24 de marรงo de 2018

Apartamentos Vendem-se

Terrenos


JORNAL IPANEMA / 24 de marรงo de 2018

IMร VEIS 5


6 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 24 de março de 2018

ESPAÇO EMPRESARIAL ESPECIALISTA FAZ ANÁLISE DE RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA

‘CONVIVENDO COM O INIMIGO’ É TEMA DE PALESTRA O que fazer para lidar com uma situação de perseguição e animosidade no ambiente de trabalho? Como evitar que essa situação que se torne uma loucura e vire rotina de trabalho? Estas questões serão abordadas na palestra “Convivendo com o inimigo”, que abre a programação do Iguatemi Business Cultural de 2018. O evento acontece na próxima terça-feira, dia 27 de março, a partir das 19 horas, no auditório do Iguatemi Business. Na palestra, a psicanalista e diretora do Instituto Nacional de Psicanálise, Andréa Freire, fala sobre como o ambiente de trabalho pode se tornar um inimigo perigoso. Segundo ela, o funcionário que se sente perseguido e desanimado na função que exerce, corre o risco de perder o emprego por conta de situações angustiantes. “Às vezes até mesmo o convívio

social é afetado e a saúde psíquica fica prejudicada, colocando em risco as relações”, explica. A palestra, que faz parte do projeto Iguatemi Business Cultural, promovida pela torre comercial em parceria com o Instituto Nacional de Psicanálise e tem a proposta de discutir temas que envolvem as relações interpessoais e individuais, no ambiente de trabalho e social, procurando contribuir para ampliar o conhecimento de si mesmo e dos vínculos que se estabelecem nos grupos. A entrada é gratuita e os inscritos devem levar 1 quilo de alimento não perecível, que será doado a uma entidade assistencial da região. Informações e inscrições: (15) 3019.5848 ou pelo e-mail contato@sorocabaiguatemibusiness.

A Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) realizará, no próximo dia 27 de março, a partir das 8h30, reunião plenária com empresários, parceiros e associados para discutir temas ligados à economia que afetam o setor industrial. Na ocasião, o economista do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Denilson Torcate Lopes, fará a palestra “Cenário Econômico: Recuperação Consistente, mas Cercada por Grandes Desafios”. De acordo com a gerente regional do Ciesp Sorocaba, Eva Paulino, o objetivo da apresentação é abordar os indicadores econômicos que norteiam os investimentos na indústria. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ciespsorocaba.com. br ou pelo telefone (15) 4009-2900. O Ciesp Sorocaba fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260, no Alto da Boa Vista.


JORNAL IPANEMA / 24 de marรงo de 2018

IMร VEIS 7


8 IMร VEIS

JORNAL IPANEMA / 24 de marรงo de 2018


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.