Jornal ipanema 957 2402 2018

Page 1

Ano XV - nº 957 - 24 de fevereiro de 2018

25 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

VOCÊ USA DE

CAPA

IPANEMA AMBIENTE

Indústria contrata na região

Escritório em casa com conforto

CADERNO NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES

CADERNO NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES

MANEIRA CORRETA? Usar o celular durante o banho é recomendável? Quais os cuidados ao recarregar o aparelho? O uso intenso da tecnologia pode causar males à saúde física e emocional. Veja dicas de especialistas para evitar problemas. Páginas 10 e 11

ROTEIRO GOURMET

Limão é fonte de vitaminas Página 8


2

JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018

Cidades

Mundo Pet

Adota Pet é neste sábado Júlio Salvo

Sábado, para muita gente, é o dia de sair com a família, de fazer aquela faxina e, para alguns sortudos, pode ser o dia de ganhar um companheiro de quatro patas! A oportunidade para isso será neste sábado (24), durante o Adota Pet. A campanha é uma iniciativa conjunta entre o Pátio Cianê Shopping e a Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados (AATAN) e já proporcionou a adoção de mais de 220 animais, entre cães e gatos. A novidade desta edição é a nova parceria com a Magnus, que produz alimentos de qualidade para cães e gatos. Haverá uma tenda para a apresentação de produtos da marca e quem levar para casa um novo amiguinho receberá também amostras grátis, que deverão agradar muito os novos integrantes das famílias e brindes exclusivos. “O Adota Pet tem a missão de promover finais felizes a cada edição, oferecendo mensalmente à população a possibilidade de se engajar em uma importante causa social. E, é claro, de ganhar um lindo e fofo integrante para a família, tirando os pets da situação de abandono. A Magnus se identifica totalmente com esta causa, por isso está aderindo à nossa ação”, conta Fernanda Castilho, gerente de Marketing do Pátio Cianê Shopping. A 14ª edição do evento será das 13 às 17 horas, no 1º Piso do Bloco A, em frente ao cinema.

SELO E CARIMBO

Francisco Pagliato Neto recebe a homenagem em nome do pai Dr. Benedicto Pagliato (em destaque)

HOMENAGENS MARCAM SOLENIDADE DE 40 ANOS DA URBES Na quinta-feira (22), a Urbes – Trânsito e Transportes completou 40 anos de existência e, à noite, foi realizada uma cerimônia oficial de comemoração. A solenidade, que foi apenas para convidados, entre funcionários e autoridades municipais, ocorreu no Teatro do Sesi Sorocaba. Entre os homenageados da noite estavam Dr. Benedicto Pagliato (in memoriam), Sérgio Vieira Holtz, José Caetano Graziosi, Lázaro Ataíde, Eurydes Bertoni, Cármine Attilio Graziosi, Shobei Watanabe, Vicente de Oliveira Rosa, Marcos Donizeti Aidar, José Antonio Caldini Crespo, Luiz Angelo Verrone Quilici, Paulo Fernando Moreira, Rosângela Arcuri Pacheco, Adalberto Nascimento, José Eduardo Callegari Cenci, Renato Gianolla, Wilson Unterkircher Filho e Luiz Carlos Siqueira Franchim. O empresário Dr. Benedicto Pagliato foi representado pelo seu filho, o empresário e educador Francisco Pagliato Neto.

Sede do Procon Sorocaba terá novo endereço a partir de março A sede do Procon Sorocaba, órgão ligado ao Gabinete Central da prefeitura, está de mudança para um novo endereço a partir do dia 5 de março de 2018. A unidade atenderá na rua

Na segunda-feira (19), o prefeito José Crespo e o presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Luiz Carlos Franchim, lançaram o selo e o carimbo postal comemorativos dos 40 anos de fundação da Urbes (22 de fevereiro), em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios). O evento ocorreu no Salão de Vidro do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, e contou com a presença do secretário de Estado de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, que participou momentos antes da assinatura de um protocolo de intenções. No total, foram produzidos 6.012 selos que serão utilizados pela Urbes. Já o carimbo postal será utilizado durante 30 dias pela Agência Central dos Correios de Sorocaba em todas as correspondências. Com imagens que representam a mobilidade urbana, o selo e o carimbo marcam a trajetória da Urbes, uma empresa pública que nasceu realizando obras de desenvolvimento de áreas urbanas e, hoje, gerencia o trânsito e o transporte coletivo em Sorocaba.

Luiz Carlos Siqueira Franchim na apresentação do selo e carimbo

Antônio Carlos Comitre, 330, no bairro Campolim, zona sul da cidade. O prédio, ao lado da Justiça Federal, é um próprio do município o que vai acarretar em economia aos cofres públicos já que o atual, situado à rua Nogueira Martins, 513, é alugado. Além disso, houve a necessidade de uma estrutura maior de atendimento,“o local é bem mais adequado para nossos atendimentos, que vão desde o recebimento e o processamento das reclamações e denúncias, audiências conciliatórias, além dos demais trâmites administrativos”, contou Laerte Moletta – Superintendente do Procon Sorocaba. A nova sede conta com aproximadamente

com 450 m² de área construída e um amplo estacionamento para o consumidor. A partir do dia 05 de março, os atendimentos já serão na nova unidade do Campolim, que passa por reforma. Por conta desta mudança, nos dias 28 (quarta-feira), 1 (quinta-feira) e dia 2 (sexta-feira), não haverá atendimento na sede. A orientação aos consumidores é de utilizar as Casas do Cidadão. O atendimento do Procon pode se dar de forma presencial, pela internet através do site (www. consumidor.gov.br), pelo telefone 151 ou pela Central de Atendimento acessando o site da Prefeitura de Sorocaba.


ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018

Merendagate FALHA NA FISCALIZAÇÃO

editorial TECNOLOGIA E UMA BOA CONVERSA Entre os conteúdos do Jornal Ipanema, que faz parte do Sistema Ipanema de Comunicação, desta semana está o de cuidados em relação aos aparelhos de celular, tablets e notebooks. Muito se ouve falar em problemas com baterias na hora de recarregar o celular, perigos de levar o aparelho durante o momento do banho, mas não podem ser esquecidas horas como uma boa conversa feita pessoalmente, longe do celular, longe dos aplicativos. Será que as famílias hoje voltaram a ter essa preocupação? A de ter todos os membros da família sentados, em paz, almoçando, jantando, sem estarem preocupados em responder mensagens, em ver as novidades no Facebook. A tecnologia facilita e muito a vida de todos, seja na rotina, das tarefas do dia a dia, e no âmbito profissional, não precisa nem ser dito. Mas, mesmo com tantas facilidades, o que não pode ser perdido é o contato olho no olho com as pessoas. Não tem nada melhor do que uma conversa sincera feita dessa maneira, sem problemas de compreensão, coisas comuns quando a conversa é por aplicativo. Que venham cada vez mais novidades na área de tecnologia, mas que todos possam estar cada vez mais próximos e não longe.

Na tarde de quinta-feira (22), a CPI da Merenda colheu depoimentos do ex-secretário de Abastecimento e Nutrição, Alexandre Hugo de Morais, (foto) do ex-gerente de Controle Interno da Secretaria da Administração, Carlos Alberto de Carvalho, e da ex-chefe de sessão da Alimentação Escolar, Monique Rodrigues de Campos Celestino. Alexandre Hugo foi questionado pelos vereadores acerca da falha na fiscalização do cumprimento do contrato entre a Prefeitura e as empresas fornecedoras de alimento para a merenda, que ocasionou o pagamento em duplicidade dos gêneros alimentícios, somando, entre janeiro e setembro de 2017, o valor de R$ 820 mil.

DESDE QUANDO? Respondendo questionamentos da CPI para averiguar desde quando o problema dos pagamentos duplicados existe, a ex-chefe de sessão da Alimentação Escolar, Monique Celestino, afirmou que no ano de 2016 os descontos dos itens da agricultura familiar também não apareciam nas notas fiscais. A depoente informou ainda que a irregularidade no pagamento já era tema recorrente em discussão da equipe técnica responsável pela administração da merenda escolar.

Quanto à demora, segundo informações da assessoria de imprensa da Câmara Municipal, para tomada de providências, Alexandre Hugo alegou que procurou uma solução, primeiramente consultando a Secretaria de Licitações e Contratos, mas que não conseguiu por conta do processo de cassação do prefeito José Crespo. “Se não tivesse ocorrida a cassação do prefeito no máximo em setembro teria sido resolvido o problema”, argumentou, afirmando que havia sugerido um aditamento nos contratos para regularizar os descontos e exigir ressarcimentos das empresas pelos valores recebidos durante todo o ano.

LEGADO NA SAÚDE Durante a cerimônia de 40 anos da Urbes, o prefeito José Crespo (DEM) afirmou que o legado do seu governo estará na área de saúde, inclusive ele afirmou que estará junto ao secretário Ademir Watanabe acompanhando os temas da área. Crespo citou ainda a importância dos trabalhos dos secretários Alceu Segamarchi, Luiz Carlos Franchim e Luiz Alberto Fioravante na área de desenvolvimento de transportes.

jornalipanema.com.br/ category/politica

MEGAOPERAÇÃO TAPA-BURACOS

REGULARMENTE REGULARIZADO SECRETARIA DE LICITAÇÕES

3

Já o ex-gerente de Controle Interno da Secretaria da Administração, Carlos Alberto de Carvalho, que na época era o fiscal do contrato, disse que havia cláusula contratual prevendo o desconto e que ele era regularmente realizado. “Todo produto que chegava à merenda não chegava em duplicidade. Nem o pagamento. Até porque a gente pagava só os romaneios do que chegava”, defendeu o depoente.

PREVISÃO DE DESCONTO DOS PAGAMENTOS De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara, no início de seu depoimento, Alexandro Hugo afirmou que acompanhou todo o processo de elaboração de contrato das empresas que forneceram merenda em 2017, mas não teve conhecimento de que havia problemas quanto à falta de previsão de descontos dos pagamentos dos produtos oriundos da agricultura familiar, que são custeados com recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

CLÁUSULA NO CONTRATO O depoente disse que apenas em maio de 2017 foi informado, detalhadamente, que deveria haver uma cláusula no contrato prevendo os referidos descontos, e que isso não existia.“O maior problema nosso foi a redação contratual, porque não havia no contrato uma cláusula que previa o desconto da agricultura familiar”. A presidente da CPI, Iara Bernardi, destacou que ele já deveria ter ciência do problema, pois o Tribunal de Contas do Estado já havia questionado a Prefeitura, em duas ocasiões, sobre a falta de diretrizes em relação à agricultura familiar, sendo a primeira já em janeiro de 2017. O ex-secretário negou conhecimento desses questionamentos.

A Megaoperação tapa-buracos 2018, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo), terminaram na tarde desta terça-feira (20), com o reparo de 1.900 buracos, em mais de 190 ruas de 50 bairros da cidade. A ação que mobilizou ao todo 180 funcionários da prefeitura e da Companhia de Saneamento, OesteValle, divididos em 20 equipes espalhadas pelo município, e contou com a utilização de mais de 400 toneladas de massa para pavimento divididas em 18 caminhões que percorreram a cidade. Esta é a segunda vez que o governo José Crespo realiza esta megaoperação. Na primeira ocasião, foram tapados aproximadamente mil buracos. Para esta megaoperação, a novidade foi a interação com o munícipe que fez a reclamação das áreas por diversos meios de contato, 90 dessas denúncias foram através da Central de Atendimento da Prefeitura de Sorocaba, através do número 156, outras 132 vieram por meio de mensagens no aplicativo whatsApp, mais 130 ocorrências pela página oficial da prefeitura no Facebook e 51 por intermédio dos vereadores municipais. Para o Secretário de Conservação, Serviços e Obras, Fabio Pilão, a megaoperação foi um sucesso, “terminamos com êxito esta operação e o resultado foi além do esperado”, pontuou. O objetivo da megaoperação tapa-buracos foi de melhorar o tráfego de veículos e pedestre nas ruas e avenidas, garantindo maior segurança para todos. Fábio lembra ainda que o serviço não parou, “apesar da megaoperação ter acabado, nós continuamos com este trabalho, porém com menos equipes. A população pode e deve nos ajudar informando os locais por meio da página oficial da prefeitura no facebook, pelo 156 e por um outro canal que é o aplicativo whatsapp do telefone (15) 99128 -0619.


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS

JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018

VANDERLEI TESTA ENTREVISTA NO IPA ONLINE

HUCA? C A M R O AM • Dizem que o amor machuca. Será verdade? • Nenhum amor machuca. O egoísmo machuca, a possessividade machuca. • Não podemos confundir amor com sentimentos tacanhos. Temos que separar o que é amor e o que é sofrimento. Não é o amor que fere, mas sim outros sentimentos. • Amor constrói, rejeição machuca. Solidão machuca. • O amor é a única coisa nesse mundo capaz de curar toda dor. O amor não machuca, o amor cura. • A bagagem emocional machuca. Talvez seja ela o grande algoz dos relacionamentos. O resquício, o medo e o trauma machucam e geram insegurança, o medo do “de novo”. • A bagagem emocional te aprisiona e te faz injusto perante novas pessoas e oportunidades. Injusto porque novas pessoas “pagam” a conta de uma frustração passada. • Erros machucam, mas nos tornam mais evoluídos. Há uma crença estabelecida de que “errar duas vezes é burrice”. Não creio nisso. Não existem erros iguais. Além disso, não somos mais os mesmos depois de passar por um episódio de erro. Somos uma versão evoluída daquele que sofreu. A cada erro um aprendizado. • Generalização machuca. Generalizamos quando aplicamos um único conceito a uma totalidade de casos. Isso me parece uma “vulgarização”. • A cada vez que você acredita que será diferente, realmente há de ser. Depende de uma nova construção que só você é capaz de realizar. O risco vale a pena, visto que a nova experiência pode te transformar numa pessoa ainda mais preparada. • Segundo Paulo Coelho, “o mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos. • Jamais deixe de sonhar, jamais deixe de arriscar, jamais deixe de viver, afinal, amar é a essência de todo ser humano! Bom dia! Levante e vá realizar seus sonhos. Bom dia! Levante e vá realizar seus sonhos alessandro@batatop.com.br

A jornalista Cida Muniz esteve na Câmara Municipal na quinta-feira (22) e realizou entrevistas com os envolvidos no caso Merendagate. Ouça as entrevistas e acompanhe mais informações no Portal Ipa Online, que faz parte do Sistema Ipanema de Comunicação.

CÍNTIA NA SIAS A vereadora Cintia de Almeida reassumiu a Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias) na segunda-feira (19). A volta de Cíntia já havia sido destacada pelos profissionais do Sistema Ipanema de Comunicação. Cintia foi convidada pelo prefeito José Crespo e manifestou interesse em voltar à pasta. Atualmente a secretaria

CNPJ - 01.142.640/0001-07

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

é comandada por Jefferson Calixto, servidor de carreira. Cíntia cumpre o segundo mandato como vereadora na Câmara atualmente e já esteve à frente da mesma secretaria de janeiro a agosto de 2017. Ela se apresentou na Sias na terça-feira (20). Cíntia convidou e Jefferson Calixto aceitou ser o seu secretário-adjunto pelo trabalho que ele realizou.

PARECER SOBRE A QUESTÃO

NOVO VEREADOR A posse do novo vereador é Muri de Brigadeiro (PRP) foi acompanhada pela jornalista Cida Muniz e o conteúdo está no Ipa Online, parte do Sistema Ipanema de Comunicação. O presidente da Câmara, vereador Rodrigo Manga (DEM), anunciou que o novo vereador de Sorocaba é Muri de Brigadeiro (PRP), que já foi vereador em Sorocaba. Manga enviou um ofício ao juiz eleitoral, Carlos Alberto Maluf, que respondeu que caberia ao Legislativo indicar quem seria o suplente que iria assumir com a ida da também suplente Cíntia de Almeida (MDB) para o Paço Municipal. O juiz chegou a colocar que para dirimir as dúvidas a Justiça Comum é o melhor caminho.

Diretor Francisco Pagliato Neto

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda

O ADEUS DO CLARIVALDO NEVES

Editora Cida Haddad MTB 30718 Conselho Editorial Urbano Martins Gabriel Gonçalves Juliana Gonçalves

Diagramação Jefferson Cascali de Lima Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi

Diante dessa discussão, Manga solicitou que a Secretaria Jurídica da Câmara emitisse um parecer sobre a questão, sendo que esta afirmou que José Medina, MDB, não tinha atingido os 10% necessários do coeficiente eleitoral, o que não o habilitava para assumir o cargo; Fábio Simoa (Podemos), apesar de sua votação, levando em consideração a coligação, a vez seria do PRP e não do Podemos, antigo PTN. De acordo com a reportagem, esse caso ainda deve se alongar, pois tanto Medina como Simoa devem procurar seus direitos sobre isso.

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0330 / 2102-0333

Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida Tiragem - 25.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região

www.jornalipanema.com.br

Um domingo de fevereiro. Os dias se juntam e o mês passa. Estamos com esta edição, à última destes 28 dias que voaram em 2018. Na noite do carnaval do dia 11 à viagem ao paraíso do amigo Clarivaldo Neves. No adeus, o amor e a despedida da esposa Claudete e dos filhos Fernanda e Gustavo, netos e familiares. Uma história de 81 anos de existência do “Clari” iniciada com o dom da vida da dona Teresa e Francisco Neves, seus pais. Quantos capítulos e linhas escritas nestas oito décadas com seus três irmãos, em uma infância e juventude repleta de aventuras, desafios e conquistas. “Ele só fez o bem” foi à frase que mais ouvi dos amigos na sua partida deste mundo em meio às orações que o padre Sabino da Igreja NS Auxiliadora fez no velório. Aposentado da Caixa Econômica exerceu suas funções na inspetoria do banco com profissionalismo e dignidade. Ia completar 50 anos de vida conjugal. Exemplo de pai, transmitiu sabedoria e companheirismo a todos os três filhos. No semblante triste, na dor do coração e no olhar de gratidão da Fernanda e Gustavo as palavras “obrigado pai”, tocou fundo a alma silenciosa de quem ouvia. Nas mais de 300 manifestações de carinho recebidas na rede social da filha Fernanda Palma Neves, a sensibilidade dos amigos ao seu pai, ídolo e exemplo em amor e proteção. Apesar de tudo, no entanto, a fé da família Neves fala mais alto. Crentes na ressurreição, eles sabem que o papai Clarivaldo está como um anjo no céu, ao lado do filho Alexandre. Aqui a vida continua. A saudade permanece pra sempre e, o amor infinito dos momentos vividos com intensidade em família, jamais será esquecido. Vá em paz Clarivaldo, sua lição de vida permanece entre nós nas boas sementes que semeou em Sorocaba e, em especial, na comunidade do bairro de Santa Rosália.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário

EXPEDIENTE diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342


JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018

5


6 I PROGRAME-SE >>

sábado

24

FEV

HUMAN BODIES

JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018

‘VIVA CIDADE’

A PRINCESA ENGASGADA

O Shopping Cidade Sorocaba, no programa “Viva Cidade”, neste sábado (24), das 16 às 20 horas, no piso L3 (em frente à loja Scaranza), terá a nutricionista e culinarista Kelly Cristina apresentar para os visitantes o suco detox amarelo, que tem a função desintoxicar o organismo de forma saudável e natural, preparado com abacaxi, pera e hortelã. Mais informações pelo: www.shoppingcidadesorocaba.com.br e nas redes sociais: Facebook: (ShoppingCidadeSorocabaOficial) e Instagram: (shoppingcidadesorocaba). Acessos pelas vias: avenida Itavuvu, avenida Atanázio Soares e Av. Dr. Ulysses Guimarães.

DOMINGO

2FEV5

Até 8 de abril, o Shopping Iguatemi Espanada recebe a mostra internacional Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano, que transporta o público para uma viagem da nossa anatomia humana e revela de maneira tridimensional todos os órgãos que compõe o corpo. Com um acervo composto por nove corpos reais, as peças são apresentadas aos visitantes em poses naturais como a “acrobata” e o “tenista”, aproximando ainda mais o público das obras. Horários: de segunda a sábado das 14 às 21 horas. Domingos e feriados das 12 às 19 horas

Às 16 horas, no Teatro do Sesc Sorocaba, a Trupe de Comediantes “A Peste - Cia. Urbana” apresenta “A Princesa Engasgada”. Ela conta a história de um camponês, que é confundido com um médico, e é obrigado a curar a filha do rei. A perspicácia, sorte e a esperteza do humilde camponês, fazem dele o médico mais famoso de todo o reino. Ingressos: R$ 5 para credenciados no Sesc e dependentes (credencial plena), R$ 8,50 para aposentados (pessoas com mais de 60 anos), pessoas com deficiência, estudantes e servidores da escola pública com comprovante e R$ 17 inteira. Grátis para crianças até 12 anos.

>>

domingo INGRESSOS: De segunda a sexta-feira: Meia Entrada R$25 e Inteira R$ 50; Sábados, domingos e feriados: Meia Entrada R$ 30 e Inteira R$60; Promoções de pacote família – Ingresso especial para grupos de 3 a 5 pessoas, desde que ingressem na exposição juntos: De segunda a sexta: • 3 pessoas =R$ 75 • 4 pessoas = R$ 100 • 5 pessoas = R$ 125 Sábado e Domingo e feriados: • 3 pessoas=R$ 90 • 4 pessoas =R$ 120 • 5 pessoas = R$ 150 Estas promoções não são cumulativas com outras já existirem ou vierem a existir. PROJETO ESCOLA: Valor único: R$ 20 Venda de ingressos especiais para grupos de no mínimo 30 pessoas. Visitas em horários diferenciados. Vendas e agendamentos pelo email:humanbodies@lojadoshow. com.br e (11) 4251-4444 / 4175-4321 / 98657-5089 Informações: www. maravilhasdocorpohumano.com.br

11

MAR

ALCIONE

>>

domingo

25

FEV

SESC VERÃO DE CICLISMO O Desafio Sesc Verão de Ciclismo acontece em Sorocaba neste domingo (25) a partir das 8 horas. O Desafio tem como objetivo democratizar o ciclismo

como modalidade esportiva de possível prática na cidade. Com diversas categorias, desde iniciantes, aos atletas de alto rendimento, todos têm a oportunidade de experimentar a sensação de pedalar de forma competitiva. Além do desafio, que acontece apenas com participantes que já se cadastraram no portal, diversas atividade gratuitas acontecem no Parque das Águas neste dia, promovidas pelo Sesc Sorocaba.

Para marcar as comemorações pelos seus 45 anos de carreira e 70 de idade, a cantora maranhense Alcione apresenta o show da turnê “Eu sou a Marrom”, no dia 11 de março, às 19 horas, no Ginásio do Sesc Sorocaba. Os valores dos ingressos variam entre R$12 para credenciados no Sesc e dependentes (credencial plena), R$ 20 para aposentados (pessoas com mais de 60 anos), pessoas com deficiência, estudantes e servidores da escola pública com comprovante, e R$ 40 inteira. As vendas iniciam no dia 27 de fevereiro, a partir das 18 horas pelo portal www.sescsp.org.br e no dia 28 de fevereiro, presencialmente, em todas as unidades do Sesc.

http://jornalipanema.com.br/ category/cultura/


7

JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018


8

JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018

Esporte / Nutrição / Fitness / Terapia / Bem-Estar / Saúde / Beleza

LASER É UTILIZADO NOS TRATAMENTOS DE MICOSES A podologia é a área da saúde que estuda os pés. A ciência é dedicada a orientar, prevenir, estudar, investigar e tratar todas as patologias dos pés, diz a podóloga Cristiane Fátima Pereira, da Feet House Clínica de Podologia, que cita como exemplos: unhas encravadas e infeccionadas, micoses de unhas (onicomicoses), fissuras (rachaduras nos pés), pé diabético, calos e calosidades. Segundo ela, as principais reclamações são as onicomicoses, micoses que deformam as unhas dos pés, deixando as unhas duras, quebradiças, encravadas, amareladas com odor forte e muita maceração, situações que causam constrangimento público e baixa autoestima. Quanto aos tratamentos, Cristiane comenta que, em casos de micose, por exemplo, a doença deve ser previamente diagnosticada pelo médico dermatologista e, após o diagnóstico, poderá ser feito tratamento com o profissional podólogo. Cristiane explica que o podólogo rea-

Roteiro Gourmet rmet

SABOR

CÍTRICO Letícia Naísa/ Folhapress

lizará a profilaxia das unhas, eliminando toda a unha contaminada por fungos. “Já existe o tratamento a laser para micoses, totalmente indolor e eficiente para o paciente. A área da podologia está sempre inovando com novas tecnologias para tratamento de fungos nas unhas, correção permanente para unhas encravadas, novidades na área de cosmetologia para pés ressecados e pés diabéticos, também realiza constantes workshop, cursos e eventos para novas técnicas e aperfeiçoamentos”, comenta. De acordo com ela, o laser tem se tornado de grande eficácia nos consultórios de podologia, diminuindo a dor nos procedimentos de unhas infeccionadas e proporcionando uma recuperação mais rápida. O laser também pode ser utilizado para tratamentos de onicomicoses, sessões de aplicações a laser diretamente nas unhas, resultam em uma melhora rápida e eficiente das unhas infectadas. “O tratamento a laser ajuda muito nos casos de resistência aos tratamentos convencionais (medicamentos) e recorrências constantes nas unhas”, diz. Cristiane afirma que cuidar dos pés e importante não só para mantê-los com uma boa aparência, mas também para deixá-los saudáveis. Ela diz que cortar as unhas de forma correta impede unhas encravadas, infecções e calos. Nós casos de onicomicoses causa melhora da autoestima. Para pés diabético, diminui os riscos de infecções e ferimentos que possam se tornar mais graves para o paciente.

Existem diferentes tipos de limão que podem ser encontrados nas feiras e nos supermercados. Apesar de terem nomes e formatos diferentes, porém, o limão-cravo, o taiti, o galego e o siciliano, os mais populares do Brasil, apresentam poucas diferenças no valor nutricional. O tipo conhecido como siciliano, no país, é o verdadeiro limão. De origem tradicional europeia, ele tem a casca mais amarelada e grossa do que a dos outros, além de apresentar um sabor mais ácido. Já os limões galego e taiti são, na verdade, limas ácidas. O limão-cravo, conhecido como limão rosa, é um cruzamento dessa fruta com a tangerina. Em comum, todos são muito versáteis. “Essa fruta é recomendada para temperos de saladas, já que os molhos prontos geralmente possuem alto teor de sódio e não são tão nutritivos”, diz a nutricionista Flavia Salvitti. “Usar limão é uma alternativa mais saudável”, completa. “Ele é muito versátil, rico em vitaminas e cálcio. Além disso, é de baixa caloria”, afirma a nutróloga Ana Luisa Vilela. “Também é importante para repor minerais e tem vitamina C, que ajuda no sistema imunológico. Por conta da acidez, auxilia na digestão”, completa. Mas é justamente pela acidez que esse alimento é contraindicado para quem tem problemas gastrointestinais. O nutrólogo Thiago Giaconi destaca outra vantagem iente, para quem está de dieta: do ingrediente, ui a vontade de comer. “Ele é rico ele diminui em fibra pectina, que ajuda a combater os or comida”, explica. “Ao ser ingeridesejos por bolizado pelo organismo, ainda, do e metabolizado lcalino. E alguns estudos já revetorna-se alcalino. ma dieta alcalina ajuda a perder lam que uma mplementa. Confira aal lg gu um maas re-peso”, complementa. algumas m limão. ceitas com

O limão é fonte de vitaminas e pode ser usado como tempero e suco, além de ser ingrediente requisitado em diversos tipos de sobremesa RISOTO DE LIMÃO INGREDIENTES 1 xíc. (chá) de arroz integral 2 xíc. (chá) de água 1 col. (sopa) de suco de limão 1 col. (sopa) bem cheia de cream cheese light ¼ xíc. (chá) de vinho branco seco 1 cebola pequena cortada em cubos 1 abobrinha grande cortada em cubinhos Raspas de limão para decorar MODO DE PREPARO Refogue a cebola sem óleo. Coloque o arroz na panela, deixe aquecer e junte o vinho branco. Depois que o vinho evaporar, junte as duas xícaras de água. Deixe cozinhar até secar a água. Após esse tempo, o arroz ainda estará duro. Adicione mais água, aos cítrico poucos, e mexa devagar até o arroz chegar quase no seu ponto. Acrescente a abobrinha picada e o suco de limão e mexa. Quando estiver tudo cozido, incorpore o cream cheese, misture tudo e sirva imediatamente, colocando as raspas de limão para decorar Nutricionista Jane Carvalho (instagram.com/nutricionista_jane_ carvalho)


9

JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018


10 Emprego

Expectativa é que total de vagas em concursos públicos dobre em 2018 Neste ano, 162 mil vagas deverão ser abertas em concursos públicos no país, segundo cálculo da Anpac (Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos). O número é mais do que o dobro das 79 mil disponibilizadas em 2017 -quando a associação previu 89 mil postos- e bem mais do que as 100 mil ofertadas em 2016. Para fazer a estimativa, a Anpac considera a liberação de verba orçamentária para concursos, o deficit de servidores, além de aposentadorias, mortes e exonerações. O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, disse em outubro de 2017 que mais de R$ 600 milhões seriam destinados no

JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018

Orçamento para a realização de concursos. Ainda segundo o ministro, em 2016 e 2017 só seleções urgentes foram liberadas. “Esperamos que as vagas represadas comecem a aparecer”, diz Gabriel Henrique Pinto, advogado e diretor da Central de Concursos. Segundo o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, por exemplo, faltam mais de 12 mil funcionários na instituição. Hélio Teixeira, pesquisador de gestão pública e professor da FEA-USP, não acredita que haverá uma retomada dos editais já neste ano. “Há uma tendência a ter menos vagas devido ao problema fiscal do país. A despesa pública vai ser comprimida em todas as áreas”, diz. A reposição de cargos vagos é o principal gerador de vagas, uma vez que a criação de novos postos para servidores é pequena. “Não vemos a criação de cargos de forma massiva desde o final do governo Lula”, diz o diretor da Central de Concursos. A pasta do Planejamento calcula que 40% dos servidores devem se aposentar até 2027, o que significa 216 mil cargos públicos que poderão ser repostos. Para a Anpac, muitas aposentadorias podem ser antecipadas, para evitar possíveis novas regras da Previdência. (Ana Luiza Tieghi e Anna Rangel/ Folhapress)

TECNOLOGIA

CUIDADOS AO USAR

DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS Cida Haddad Nesta semana, quem não vive sem um aparelho celular por perto prestou atenção na notícia de que uma mulher se eletrocutou na banheira de sua casa em Moscou, na Rússia. Segundo informações divulgadas pela imprensa internacional, ela teria tentado tirar selfie enquanto o celular estava carregando na tomada. Quantas vezes estamos no banho e por perto está o aparelho de celular? O engenheiro eletricista e professor de tecnologia na faculdade Esamc Sorocaba, Francisco Tesifom Munhoz (foto) afirma que não recomendaria o uso de qualquer dispositivo eletrônico combinado com água a não ser que este tenha sido criado para tal. “Na questão específica do telefone celular durante o banho, o risco de um desfecho fatal aumenta consideravelmente se

o aparelho estiver conectado à rede de energia elétrica por ocasião da recarga da bateria, por exemplo. Ainda que os equipamentos possuam proteções internas de modo a não expor os usuários a situações de risco, o que observamos nesses casos é a combinação de diversos fatores que culminam num incidente que pode se estender desde avarias nos equipamentos, até num caso mais extremo levar o usuário a morte devido a uma descarga elétrica”, explica. Ele lembra que a água presente nesse cenário é um elemento facilitador à passagem de corrente elétrica, tornando a pessoa um condutor elétrico. “Como sabemos, a passagem da corrente elétrica pelo corpo humano pode causar desde um simples desconforto até queimaduras mais severas ou ainda numa situação extrema até mesmo uma parada cardiorrespiratória”, comenta.


11

JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018

USO INCORRETO DE COMPUTADOR E CELULAR PODE CAUSAR DOR CRÔNICA Emerson Vicente/ Folhapress Segu Se gun levantamento do IBGE (Instituto BrasileiSegundo ro od de eG Geografi eo a e Estatística), o Brasil tem 207.660.929 habitantes. ha h abi abi b ta tante A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), por sua vez, destacou que existem muni nica caçõ ç

CONSERVAÇÃO DOS APARELHOS O uso de eletrônicos pessoais, a exemplo dos smartphones, tablets e notebooks requerem cuidados na conservação. “Vez por outra ouvimos relatos de smartphones que pegaram fogo ou baterias que explodiram e de fato são situações plausíveis e que qualquer um de nós está sujeito. As baterias, em especial, são pouco tolerantes a fortes impactos e igualmente às altas temperaturas, o que pode ocasionar ruptura de seu invólucro em geral de forma violenta dado seu potencial energético e sua composição química. Não deixemos de mencionar, é claro, avarias eletrônicas que poderão causar curto circuitos e provocar princípios de incêndio”, afirma. Munhoz diz que há também questões que envolvem estes aparelhos no que se refere à emissão de ondas eletromagnéticas, em especial às ondas de rádio necessárias ao sistema de comunicação das operadoras de telefonia, acesso à Internet, etc. “Este tipo de emissão, apesar de sua baixa intensidade é potencialmente penetrante e o corpo humano oferece pouca ou nenhuma resistência a essa radiação”, diz o professor. Quanto ao uso do celular em situações adversas, afirma o engenheiro e professor, segundo um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no ano de 2009, a chance de uma pessoa ser atingida por um raio no estado de São Paulo era de uma em dois milhões.

USO CORRETO DO CELULAR “Sob o ponto de vista da conservação desses equipamentos, eu recomendaria a leitura do manual do fabricante de modo a compreender as limitações as quais esses equipamentos estão sujeitos. Não os deixar expostos a ambientes úmidos ou de altas temperaturas, mantê-los longe de alimentos e outros agentes contaminantes. Não fazer uso de cabos com sinais de desgastes ou rompimentos, e substituir peças e componentes, tais como carregadores, baterias e cabos pelos originais do fabricante”, comenta.

241.062.955 linhas de celulares. Ou seja, existem mais telefones móveis do que pessoas no país. Nesse cenário, são cada vez maiores os problemas de saúde causados pelos eletrônicos. “A incidência [de doenças] tem aumentado de maneira espantosa, principalmente entre os jovens. Hoje, crianças de 14 anos já apresentam problemas causados pelo uso desses aparelhos”, diz Luiz Cláudio Lacerda Rodrigues, especialista em ortopedia e traumatologia pelo Hospital Santa Marcelina. “Sintomas locais como dor nas costas, no pescoço, dor de cabeça, vão ficando cada vez mais frequentes.” Para os médicos, o problema maior não é o uso do aparelho celular, tablet ou notebook, mas sim a forma desse uso.


12

JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018


NEGÓCIOS &

OPORTUNIDADES

24 de fevereiro de 2018 - edição 957 www.jornalipanema.com.br

Indústria volta a contratar na região de Sorocaba Dados da pesquisa de emprego divulgada nesta semana pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), indicam que a indústria da região de Sorocaba está se recuperando e voltando a gerar empregos. No mês de janeiro de 2018 houve um aumento de 350 postos de trabalho na área de abrangência da Diretoria Regional de Sorocaba, composta por 48 municípios. A variação positiva de 0,40% reduz o salto negativo de -7,39%, equivalente a redução de 7.300 postos de trabalho acumulados nos últimos 12 meses. Ainda segundo a pesquisa realizada pelo Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos (Depecon) do Ciesp e da Fiesp, comparado ao mês de janeiro de 2017, o cenário é positivo, pois no mesmo período do ano passado o resultado foi de 0,15%. O nível de emprego industrial na Regional do Ciesp Sorocaba, no mês de janeiro, foi influenciado positivamente pelos setores de Veículos Automotores e Autopeças (2,42%), Produtos de Borracha e de Material Plástico (1,18%), Metalurgia (0,49%) e Máquinas e Equi-

SOBRE A PESQUISA DE EMPREGO

pamentos (2,25%). Para o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, após três anos consecutivos de retração na economia e queda no número de geração de empregos no país, a indústria indica perspectiva de retomada e crescimento. “Nos últimos seis meses temos acompanhado uma recuperação gradual do setor na região de Sorocaba, com a geração de empregos, mesmo que ainda de forma tímida. Em 2018 a previsão é que os resultados sejam mais consistentes,

com mais contratações do que demissões, devido a retomada do crescimento econômico, com a diminuição da taxa Selic e inflação, facilitando o investimento por parte dos empresários”, analisa o diretor. Ainda segundo Erly, a região é privilegiada por concentrar indústrias de autopeças, automobilísticas, entre outras, que exportam seus produtos, aumentando as chances de recuperação econômica. “O importante é que nesse momento, tanto Sorocaba, quanto a região trabalhem para atrair novos investimentos”, destaca Syllos.

Realizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por meio Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos (Depecon) e das diretorias regionais, a pesquisa acompanha a evolução do nível de emprego na indústria paulista desde 2006. Segmentada por ramos de atividades, o estudo abrange 35 diretorias municipais e regionais do Ciesp, tendo como amostra cerca de três mil indústrias distribuídas pelo Estado de São Paulo, que compreendem mais de um milhão de empregos.


IPANEMA

2 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO

Carolina Muniz/ Folhapress

CLÁSSICO COM PERSONALIDADE

N

a decoração, clássico é o que tem personalidade. Se as tendências vêm e vão, os objetos e móveis que resistem ao tempo são aqueles que se destacam por romper com os padrões estéticos da época em que foram criados. “São peças senhoras de si mesmas, com uma presença tão forte que permanecem para sempre”, afirma a designer de interiores Neza Cesar. Para ela, o estilo clean, neutro e minimalista, não é sinônimo de uma decoração atemporal. “Isso é uma moda e também vai passar. Atemporal é o que tem autenticidade”, afirma. Clássicos, como a poltrona Luís 15, criada no século 18 na França, são fáceis de combinar e caem bem em qualquer ambiente. Por isso, sobrevivem nas casas por gerações, se adaptando a cada estilo que por ali passa. “Essas peças continuam sendo usadas por séculos porque têm um design bem resolvido, com visual e ergonomia bem feitos”, afirma a arquiteta Zize Zink. O bom desenho persiste, mas os materiais podem ser modernizados. “É permitida uma liberdade poética. Os clássicos ganham novas roupagens, atuais e divertidas”, diz o designer de interiores Fernando Piva. Originais ou cópias, os itens eternos podem se renovar a cada tendência, ganhando releituras com diferentes tecidos, cores e revestimentos.“Essas peças perduram justamente porque permitem ser revisitadas de outras formas”, afirma o arquiteto Thales Drummond. Se os clássicos sempre caem bem, talvez a única regra seja não exagerar -afinal, são itens com muita personalidade. Por exemplo, colocar oito poltronas Luís 15 na mesa de jantar.“São peças que levam sofisticação ao ambiente, mas é preciso ter cuidado para não pesar. O ideal é que sejam o destaque da decoração”, diz Drummond. A seguir, veja alguns exemplos de móveis, objetos e materiais clássicos sugeridos por arquitetos e designers de interiores e saiba como usá-los.

LUMINÁRIA ARCO A peça nasceu para resolver um problema prático: ter um pendente que não precisasse de furos no teto para sua instalação. Um poste de rua foi a inspiração de seus criadores, os irmãos Castiglioni, Pier Giacomo (1913-1968) e Achille (1918-2002). Ao inserir um arco de aço em um pedestal de mármore, os designers italianos criaram um pendente capaz de iluminar objetos a mais de dois metros de distância da base. Fabricada pela marca italiana Flos, uma Arco original custa a partir de US$ 2.995 (R$ 9.644). No projeto da foto acima, a arquiteta Zize Zink escolheu a luminária Arco para destacar e jogar luz sobre a mesa de jantar com tampo de vidro

POLTRONA LUÍS 15 Requintado e cheio de adornos, esse estilo surgiu na França no reinado de Luís 15, no século 18. A poltrona é seu maior expoente, com pernas curvas, assento e encosto acolchoados. Hoje, é muito difícil encontrar uma peça original da época, mas há muitas réplicas. Na sala da foto acima, o arquiteto Thales Drummond combinou a cadeira com móveis de linhas retas e cores neutras. “É importante misturar com outros estilos para não ficar carregado”, afirma. As poltronas ficam bem em diferentes espaços e podem dar destaque ao canto de uma sala ou de um quarto. Também dão um ar de sofisticação ao ambiente, mas é bom não abusar, diz o arquiteto. Uma ou duas peças são suficientes para adornar um cômodo, sob o risco de que fique parecido com um palácio

Clássicos, como a poltrona Luís 15, criada no século 18 na França, são fáceis de combinar e caem bem em qualquer ambiente. Por isso, sobrevivem nas casas por gerações, se adaptando a cada estilo que por ali passa.

POLTRONA BARCELONA Popular em escritórios, a cadeira foi projetada pelo arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969) em parceria com a designer Lilly Reich (1885-1947) para acomodar o rei e a rainha da Espanha no Pavilhão Alemão da Exposição Internacional de Barcelona, em 1929. Apesar disso, Afonso 13º e Vitória Eugénia de Battenberg nunca se sentaram nela. A peça passou a ser produzida comercialmente só em 1953, quando o arquiteto vendeu seus direitos à fábrica norte-americana Knoll. Uma peça original custa a partir de US$ 5.991 (R$ 19.292), mas não faltam réplicas no mercado. No projeto acima, o designer de interiores Fernando Piva usou um par de poltronas e uma banqueta no mesmo estilo.“São peças coringas e confortáveis.”


3

JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018

Ipanema Ambiente

Advocacia

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO

SEM DISTRAÇÕES

IDEIAS PARA TER SEU ESCRITÓRIO EM CASA

A procura por projetos de home office tem aumentado, segundo Bonan. A forma de trabalhar mudou, e as pessoas estão dando mais prioridade para a construção de espaços agradáveis para realizar suas tarefas, diz. Além de wi-fi eficiente, o canto de trabalho deve ter boa iluminação (tanto natural quanto artificial), cores neutras, móveis confortáveis e muitas tomadas. A madeira costuma ser a matéria-prima favorita para revestimentos e móveis. Mas o projeto não precisa ser uniforme: misturar texturas e materiais também é uma tendência, explica Mantovani. Plantas também ajudam na decoração. Espécies que exigem pouca manutenção, como cactos e suculentas, costumam ser usadas nesses ambientes, segundoVeirano. Antes de escolhê-las é importante observar o nível de luminosidade do lugar. Por outro lado, deve-se evitar no ambiente de trabalho muitas estampas, tons fortes e excesso de itens decorativos para não atrapalhar a concentração.

Integrar área de trabalho a outros cômodos é tendência em projetos; portas de correr dão privacidade e escondem bagunça Júlia Zaremba/ Folhapress Integrar o escritório a outros espaços da casa é uma tendência nos projetos de decoração. Para manter a privacidade e esconder a bagunça, a solução é investir em estratégias de camuflagem, como portas sanfonadas e cortinas. No caso de imóveis com espaço de sobra, instalar uma porta de correr entre o escritório e outros cômodos deixa o lugar ainda mais amplo. Segundo a arquiteta Inah Mantovani, do escritório Larsson e Mantovani, uma vantagem dessas portas em relação às convencionais é a possibilidade de ter uma abertura maior a tradicional costuma ter um vão entre 80 cm e 1 metro de largura. Vale montar o home office junto à sala, à suíte e a outras áreas sociais. É preciso, contudo, equilibrar a decoração, usando objetos e móveis que combinem entre si, de acordo com a designer de interiores Ana Veirano, do RAP Arquitetura e Interiores. Para começar, o segredo é eleger um espaço do imóvel que seja um pouco mais tranquilo e reservado. Em apartamentos compactos, as opções são mais limitadas: a integração do escritório a outros cômodos é quase uma regra. É importante fazer um projeto versátil, que não atravanque o resto da casa, afirma Veirano.

Nem sempre a mesa desejada vai caber no escritório. A recomendação é fazer bancadas sob medida para aproveitar bem o espaço. Dá para montar uma estrutura de trabalho com uma mesa de 60 centímetros de profundidade e espaço para a cadeira, afirma a arquiteta Chris Sacco, do CSDA Arquitetura + Decoração. A escrivaninha pode ser integrada ainda ao rack da televisão ou a outro armário, formando um único móvel multifuncional. Quem preferir esconder o espaço de trabalho quando ele não estiver em uso pode optar por móveis com portas sanfonadas, sugere a arquiteta Nadja Bonan, do Oficina 11.11. Para ter um escritório maior, a opção é derrubar paredes e invadir cômodos vizinhos, como varandas.


4 CLASSIFICADOS

JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018

Estética e Beleza

Alimentação

Serviços Profissionais

Medicina e Saúde

Diversos


CADERNO

IMÓVEIS & VEÍCULOS

24 de fevereiro de 2018 - edição 957 www.jornalipanema.com.br


2 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018


JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018

IMÓVEIS 3


4 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018


JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018

IMÓVEIS 5


6 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018

Terrenos

Casas Vendem-se

Avisos e Editais


JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018

IMÓVEIS 7


8 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 24 de fevereiro de 2018


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.