Jornal ipanema 932 2608 2017

Page 1

Ano XV - nº 932 - 26 de agosto de 2017

25 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

www.jornalipanema.com.br

ARQUIVO ABERTO

PR E F E I TA

Fotos: Julio Salvo

Jaqueline Coutinho Desde a sexta-feira (25), a chefia do executivo é ocupada por Jaqueline Coutinho, após o ex-prefeito José Crespo ter seu mandato cassado. Acompanhada de vereadores, Jaqueline começou os trabalhos em seu novo gabinete e foi recebida com aplausos no Paço Municipal. Páginas 2,3 e 4

COMPORTAMENTO

SEJA FINANCEIRAMENTE INTELIGENTE PÁGINA 8


2 ARQUIVO ABERTO

Foto s: Ju li

o Sa

lvo

JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2 2017

JAQUELINE PREFEITA Sorocaba amanheceu na sexta-feira (25) com uma mulher na chefia do Executivo de Sorocaba. A ex-delegada de polícia Jaqueline Lilian Barcelos Coutinho, 50, foi empossada na noite de quinta-feira (24) no cargo de prefeita de Sorocaba, na mesma sessão extraordinária que cassou o mandato do agora ex-prefeito José Crespo (DEM). PRIMEIRA PREFEITA Jaqueline é a primeira mulher a tomar posse como prefeita em caráter definitivo, já que em governos anteriores outras vices assumiram temporariamente a prefeitura na ausência do chefe do Executivo. O MELHOR POR SOROCABA Após ser declarada empossada no

cargo cargo carg o de p prefeita refe re feit itaa pe pel pelo lo president presidente te da Câmara, Rodrigo Manga (DEM), em m disti h curso na tribuna, Jaqueline Coutinho declarou: “Ainda acredito que vamos fazer o melhor por Sorocaba. A supremacia do interesse da administração e da população terá que prevalecer acima de quaisquer outros interesses”. SINTONIA COM A CÂMARA No seu discurso, Jaqueline sinalizou para uma administração sintonizada com a Câmara: “É muito importante que nós tenhamos uma administração onde haja uma interação total entre Executivo e Legislativo”, disse. Essa interação, afirmou, não significa abrir mão de suas convicções políticas e ideológicas. Essa interação é importante para que a administração flua”, disse. Jaqueline também fez agradecimentos a todos os vereadores, inclusive aos que votaram a favor de Crespo, e justificou:

“Todos devem ser respeitados porque orque a democracia deve prevalecer”. COM VEREADORES A sintonia citada durante a possee ipode ser verificada logo nas prissim meiras horas da sexta-feira (25), assim u ao que a prefeita Jaqueline chegou âmaPaço Municipal. Ela se dirigiu à Câmaereara Municipal, teve reunião com vereaes até dores e foi acompanhada por eles ar seu novo gabinete no sexto andar. ALEGRIA DEIXAR FUNÇÃO Para o grupo que apoiou Jaqueline Coutinho, além da missão de ‘dever cumprido’, a alegria era unânime, estendendo-se a vereadores e servidores públicos municipais. A prefeita ocupou o principal gabinete no sexto andar, reunindo-se com partidários para preparar as futuras tarefas do Executivo.

Os 84 comissionados, exonerados a mando da Justiça, deveriam deixar as funções na sexta-feira (25). A própria prefeita Jaqueline assinaria as portarias de demissões. Não havia, até o fechamento desta edição, informações a respeito de quem irá compor o corpo de secretariado de seu governo.


ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2017

editorial MESA BRASIL No início deste mês de agosto, o Sesc Sorocaba divulgou que, em Sorocaba desde maio, o Mesa Brasil, programa nacional do Sesc de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, arrecadou e distribuiu nove toneladas de alimentos a 1.900 pessoas, por meio de 20 instituições sociais atendidas, no mês de junho. Essa quantidade de alimentos foi arrecadada em 20 parceiros doadores (hortifrútis, mercados, padarias entre outros estabelecimentos). Está aí um exemplo de solução para o desperdício. O tempo todo ouvimos que não podemos desperdiçar comida, que devemos comprar somente o que é necessário e, além disso, precisamos é prestar atenção em ações como a do Sesc. De acordo com a assessoria de imprensa do Sesc Sorocaba, o Mesa Brasil foi criado em 1994 e o programa busca alimento onde sobra e entrega onde falta, tecendo uma rede de solidariedade que une parceiros doadores e instituições sociais. Segundo dados do Sesc, somente no estado de São Paulo, hoje, a iniciativa atende 50 municípios e arrecada 4,3 milhões de quilos de alimentos que seriam desperdiçados por ano. Estes alimentos, doados por cerca de 630 empresas doadoras, complementam as refeições servidas a 158 mil pessoas atendidas em 860 instituições sociais. Que possamos seguir bons exemplos como esse e começarmos a evitar o desperdício no nosso dia a dia com pequenas ações em casa ou no trabalho.

DEBANDADA

APADRINHAMENTO

Uma nota encaminhada pela Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura de Sorocaba, na manhã de sexta-feira (25), informou que, por entendimento conjunto dos secretários, os titulares de todas as secretarias, os secretários adjuntos, os diretores de Área, os chefes de Divisão e os chefes de Seção, bem como o controlador geral, o corregedor geral e a ouvidora geral iriam se exonerar até o final da tarde da sexta-feira (25).

Com poucas palavras, Marta Regina Cassar, da Secretaria de Educação, afirmou, na manhã de sexta-feira (25), que já estava com a carteira profissional. Ela foi direta ao dizer que “a intenção era ficar com o prefeito Crespo, que foi quem a chamou”.

À VONTADE A medida, segundo a nota, visava deixar a nova prefeita, Jaqueline Coutinho (PTB), à vontade para montar a sua equipe de trabalho, já que a atual foi escolhida pelo prefeito afastado José Crespo (DEM) e gozava da sua confiança. “Antes de saírem, todos os secretários e funcionários assinarão documentos e terminarão o trabalho em que estavam envolvidos, para que a administração não sofra problema de continuidade e a população não seja prejudicada”, constava na nota. SEM COMENTAR Logo no início da manhã de sexta-feira (25), a equipe de reportagem do Portal Jornal Ipanema acompanhou a chegada de alguns ex-secretários ao Paço Municipal. Um dos primeiros secretários a chegar foi Alexandre Gomes Robin, então da Secretaria de Licitações e Contratos, acompanhado do então secretário Fábio de Castro Martins, da Secretaria de Fazenda. Ambos não quiseram comentar sobre a saída do governo e a sessão de quinta-feira (24). TRANSPARENTE Também em entrevista, o secretário do Gabinete Central, Hudson Zuliani foi transparente ao afirmar que “o cargo estava à disposição, por ser um cargo de confiança”. Questionado sobre a cassação de Crespo ele definiu como uma “vergonha” e “ lamentável”. Ele avalia a medida como “manobra política”.

NA CÂMARA O vereador Marinho Marte (PPS), que ocupava a Secretaria de Recursos Humanos, mas que pediu exoneração no início da semana para participar da sessão que pedia a cassação de Crespo, disse que “o importante é trabalhar, ficar na Casa do Legislativo”. “Vou ficar na Câmara, lugar que o povo me conduziu para representá-los”, disse. Ele ainda concluiu analisando que não aprovou a sessão realizada na câmara. “A sessão foi uma excrescência, tenho certeza que o Judiciário vai reverter essa situação”. Disse ainda que “tem uma grande preocupação com a cidade”, concluiu. ENTREVISTA COLETIVA Na tarde de sexta-feira (25), a imprensa recebeu aviso de pauta sobre uma coletiva de imprensa a ser realizada neste sábado (26), na qual José Crespo irá falar sobre a cassação e o retorno ao mandato de prefeito. MAIS NOTÍCIAS Acompanhe no Portal Jornal Ipanema, www.jornalipanema.com.br, tudo o que aconteceu na sessão extraordinária na quinta-feira (24), na qual foi votada a cassação do então prefeito José Crespo. Veja também fotos e vídeos.

www.jornalipanema.com.br/arquivoaberto

3

artigo HORA DE AJUDAR Neste sábado (26) tem o McDia Feliz, no qual a rende obtida beneficiará os trabalhos do Gpaci (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil). Todos os anos vemos a população ajudar a campanha McDia e o ajudar nos inspira para fazer essa ação constantemente. Reclamamos tanto, muitas vezes, que esquecemos que a nossa ajuda pode mudar situações, melhorar o que parece não ter solução. E ajudar pode ser com ações simples, não precisa ser nada muito complicado. Quando fazemos boas ações o bem é para todos, inclusive para nós. Aliás, um bem tão grande que nem imaginamos o quanto nos tornamos pessoas melhores diante de uma realidade difícil. Mas, para isso ocorrer, essa ajuda tem que ser verdadeira, de coração, feita porque realmente queremos. Não pode ser uma ajuda como muitos comentam: “apenas para dizer que ajudou”. Que tal começarmos a utilizar mais o verbo ajudar no nosso dia a dia? Pense nisso. Boa semana! Paz e bem Francisco Pagliato Neto é empresário e educador

www.jornalipanema.com.br/ coluna/kiko-pagliato


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS

JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2017

VANDERLEI TESTA

O CMDCA PRECISA DE UM CLIQUE DE AMOR

DEPENDÊNCIA

• Cada vez que dependemos de algo ou alguém estamos sujeitos ao domínio externo, estamos colocando o nosso poder de escolha em outras mãos. • Na era da ansiedade é complicado caminharmos sozinhos. Às vezes precisamos de uma “ajudinha”: pessoas, bebidas, cigarros, religião, drogas, dinheiro, trabalho, arrogância, vaidade, celular, redes sociais e até compras, afinal, que mulher nunca se sentiu mais confiante ao comprar aquele lindo par de sapatos novos? • Esse tipo de “ajuda” pode nos trazer conforto, mas, certamente é um sinal de que algo vai mal. • Veja bem: não estou condenando o uso de nada disso, mesmo porque já comprei coisas pra me sentir mais poderoso, já bebi demais, já fui vaidoso e arrogante, afinal, quem nunca, né? • Porém, quero alertar para a dependência que pode se estabelecer quando usamos destes artifícios em excesso. • Prazeres momentâneos são ótimos, podemos usufruir deles em alguns momentos, mas não dá pra depender deles. Temos um propósito maior nesta jornada chamada vida. • Somos maiores do que qualquer artifício que usamos para nos sentirmos maiores. Precisamos buscar a nossa essência, que é bem mais elevada, bem mais pura. Nossa essência é plena, quando estamos conectados a ela não precisamos de “muletas emocionais”. • Hoje quero propor uma viagem em busca de você mesmo. Seu “eu maior”está esperando por você em algum lugar da sua consciência. Vá até lá, converse com ele e procure relembrar quem é você de verdade, qual o seu propósito e o que realmente te faz feliz. • Talvez precisemos de uma vida inteira para encontrar tais respostas, mas quanto mais perto delas estivermos, teremos menos necessidade de depender “do que”ou “de quem”quer que seja!

Julio Salvo

• Servidão, sujeição, subordinação, submissão, obediência. Palavras fortes, não é mesmo? Pois é...

No primeiro dia no cargo de prefeita, Jaqueline é recebida por vereadores que cassaram Crespo e ouve pedido para que haja harmonia entre os poderes Em umas das primeiras ações como chefe do Executivo, Jaqueline Coutinho visitou o Poder Legislativo na manhã de sexta-feira (25), cerca de oito horas depois de ter recebido posse após a sessão de cassação do prefeito Crespo. Em seguida, ela seguiu a pé, da Câmara ao Paço (cerca de 800 metros), acompanhada pelos parlamentares, para seu gabinete na Prefeitura. Empossada na noite de quinta-feira (24) após a cassação de José Crespo (DEM), a prefeita Jaqueline Coutinho esteve na sede do Legislativo logo no início da manhã de sexta-feira (25) quando foi recepcionada pelos vereadores presentes na Casa na sala do presidente Rodrigo Manga (DEM). Após uma breve reunião com os parlamentares, a prefeita foi acompanhada por Hudson Pessini (PMDB), Fausto Peres (Podemos), Silvano Junior (PV), Iara Bernardi (PT), Péricles Régis (PMDB), Francisco França (PT) e Wanderley Diogo (PRP) até seu gabinete na Prefeitura.

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda CNPJ - 01.142.640/0001-07

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0330 / 2102-0306 PORTAL DO JORNAL IPANEMA: www.jornalipanema.com.br

Além de desejarem que a prefeita desenvolva um bom governo, os vereadores ressaltaram a importância da união e harmonia entre Executivo e Legislativo e do respeito à independência dos poderes. Os parlamentares também cobraram o compromisso da prefeita com a execução do Plano de Governo apresentado pela chapa eleita e com os compromissos de campanha, incluindo a valorização do funcionalismo. “Fico feliz com a atitude da prefeita em vir à Câmara dialogar com os vereadores mostrando que todos estamos unidos por uma causa maior que é Sorocaba”, afirmou Pessini em nome dos demais parlamentares. Em relação ao governo Crespo, o vereador ressaltou que “não havia mais governabilidade” e que vinha ocorrendo o “cerceamento aos vereadores”. “Para pensarmos na continuidade da administração, temos que rever as atitudes do governo, registrar os compromissos públicos”, disse a prefeita. Jaqueline ressaltou ainda que irá agora se debruçar sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido em cada uma das secretarias para se “inteirar das ações previstas, em curso, que já foram feitas e que vão ocorrer”. “Temos duas vertentes. A operacionalidade do governo, através do Plano de Governo proposto, porque temos ainda três anos e meio, e a questão funcional”, concluiu. Fonte: www.odedaquestao.com.br

Diretor Francisco Pagliato Neto

Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida

Editor Benedito Urbano Martins MTB 36504

Diagramação Jefferson Cascali de Lima

Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi

Uma simples decisão pessoal pode mudar a vida de muitas crianças. Estamos nos referindo ao Fundo da Criança e do Adolescente, FUNCAD, vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sorocaba- CMDCA. Nesta semana participei de reunião com alguns dos membros voluntários dessa entidade presidida pela Úrsula Jacinto Medeiros. Confesso que até então desconhecia o importante trabalho realizado na cidade. É um grupo de cidadãos do bem que fazem parte desse órgão de atendimento às crianças e aos adolescentes em todos os níveis, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. O CMDCA representa com o seu trabalho várias entidades de Sorocaba na manutenção de suas funções sociais. Conheci o que escrevo a vocês e entrarei como doador. Destaco que os doadores apenas farão a opção ao FUNCAD de 6% do valor devido a Receita Federal, sem que isso traga qualquer custo adicional ao contribuinte. É um ato de benemerência que passa despercebido de milhares de pessoas todos os anos. Vejam como é simples: acesse o site www.cmdcasorocaba.org.br ou entrem em contato direto com a entidade na rua Santa Cruz, 116, telefone (15) 32315300. Conversando com as pessoas de seu relacionamento em família ou no trabalho, você pode também ajudar nessa atitude legal de divulgação da doação espontânea. Oriente-as para fazer uso desse direito de destinar 6% do valor devido ao imposto de renda para o FUNCAD. Em uma cidade como Sorocaba, que tem mais de 300 mil contribuintes que pagam imposto de renda, apenas uma média de 500 pessoas fazem essa doação ao FUNCAD. Outros milhares de contribuintes não autorizam na sua declaração, por desconhecerem que podem, sem que essa atitude lhe traga qualquer prejuízo, mas pelo contrário, faz o bem a quem precisa. Dê um clique de amor na sua declaração de imposto de renda pessoa física ou jurídica.

Tiragem - 25.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região

diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário leia este e outros artigos diários de Vanderlei Testa no portal www.jornalipanema.com.br


SOCIAL

JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2017

Fotos: Danilo Camargo

Rina Gallo

Gustavo Simoneti Paulo Ruivo

Jogador Falcão

Márcio Pedrico

MOSTRA DE

ARQUITETURA

Aldo Guarda e Thábata Moreira

Está em cartaz até este domingo (27) com entrada gratuita e aberta ao público, a Mostra de Arquitetura Saint Patrick, com 30 projetos assinados por um time consagrado de arquitetos. Uma realização da Guarda Empreendimentos, com participação do arquiteto Paulo Ruivo, a exposição pode ser visitada das 10 às 19 horas, em um espaço ao lado da Portaria Raposo Tavares do Residencial Saint Patrick, no km 108 da Rodovia Raposo Tavares. A abertura da exposição foi realizada com um coquetel que reuniu arquitetos expositores, parceiros, imprensa e convidados, recepcionados por Aldo Guarda, diretor da Guarda Empreendimentos e Thábata Moreira, igualmente representando a empresa.

5


6

6 DIA DO CORRETOR

JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2017

Esporte / Nutrição / Fitness / Terapia / Bem-Estar / Saúde / Beleza

ATENÇÃO ÀS NECESSIDADES DOS CLIENTES É ESSENCIAL

COLESTEROL ALTO É DESCONHECIDO DA MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO Hábitos alimentares saudáveis e uma rotina de exercícios físicos são requisitos essenciais para manter um nível equilibrado do colesterol, tanto do chamado bom (HDL) quando do ruim (LDL). Entretanto, dizem especialistas, exames anuais também são fundamentais. A maioria da população brasileira, 67%, desconhece ter colesterol alto, segundo o cardiologista Henrique Tria Bianco, diretor do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que cita pesquisa da instituição. “A grande maioria não sabe quais são seus níveis de colesterol”, diz. Mas nem sempre a combinação ideal de alimentação saudável e exercícios pode evitar as consequências negativas do colesterol, como doenças cardiovasculares. O histórico familiar é um dos fatores que deve servir de alerta, segundo Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Moriah. “O problema pode ter fundo genético. Às vezes, mesmo uma pessoa magra, que se exercita, não consegue reduzir o colesterol ruim, que pode entupir artérias. É preciso ir ao médico para avaliar os níveis da gordura no sangue”, afirma.

Ele também alerta que pessoas com alto risco devem cortar do cardápio alimentos embutidos e gordurosos, como picanha, porco, comidas fritas, pizza e salgados. O cardiologista do Hospital Sírio-Libanês João da Silveira explica que o colesterol bom ajuda a “limpar” as gorduras nas artérias. Já o ruim é perigoso porque pode entupir todas as artérias, inclusive a do coração. “É uma espécie de ferrugem passando que cria uma placa de gordura e pode levar ao infarto. Cerca de 50% das pessoas descobrem esse mal morrendo”, comenta. O especialista afirma que outros fatores de risco podem elevar o colesterol ruim no sangue, como tabagismo e obesidade. “Uma dica é caminhar uma hora por dia. Pode ser de forma intercalada”.

BRASIL ADOTA MAIS RIGOR NO CONTROLE A SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) mudou a medição da taxa de referência do colesterol, na semana passada. “O Brasil passou a ser um dos países mais rigorosos do mundo”, diz o médico Renato Zilli. “Pessoas com histórico de doenças cardiovasculares graves, como infarto ou derrame, deverão manter o chamado colesterol ruim (LDL) abaixo de de 50 mg/dl. Antes, o teto era 70mg/dl”, explica.

CURSO E REGISTRO Para a formação do profissional, a exigência, segundo Mena, é o curso de técnico de transações imobiliárias e, após a sua conclusão, o pedido de registro no CRECISP Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Ele lembra que o corretor de imóveis pode e deve estar sempre se atualizando, aprimorando, pois o mercado de imóveis exige isto. “Alguns cursos recomendados aos profissionais são: oratória, informática, avaliações, perícia, cálculos financeiros, documentação imobiliária”, diz Mena. A Aceiso completa, em novembro deste ano, 24 anos de fundação e oferece consultas jurídicas, consultas sobre documentação imobiliária, consultas sobre avaliações, consultas e certidões sobre cadastro de clientes e convênios com descontos em vários estabelecimentos. Mais informações: www.aceiso.com.br

PARA GANHAR UMA FESTA... Quer ganhar uma festa? Foi com essa ideia que um grupo de empresários do ramo de festas se reuniu e, em parceria com a Rádio Ipanema, oferece a promoção “De repente ganhei festa”. Para saber mais, acesse facebook.com/ ipafm e veja o regulamento completo. Fazem parte da organização da festa: Factory Som e Luz, Oficina 4, Cris Celebrar, Buffet Estela Ayub, Salão W´Quatro Eventos, Bolos e Doces Leila Saviolli, Ofshow Bartenders & Showbar, Jorginho´s Hair Style, L´Equipe Cerimonial e Eventos, Haute Couture Fábio Matiello, Diga Sim Carros de Luxo, Impressão de Ideias: Design de Convites e Embalagens, MOB: Cabine de Fotos, Rodolfo Santos: Wedding, Spetaculo.com.br e JF MKT. Parte dos empresários e a limusine, um dos destaques da festa

Júlio Salvo

Tatiana Cavalcanti/ Folhapress

Neste domingo (27), é comemorado o Dia Nacional do Corretor de Imóveis. O presidente da Associação dos Corretores e Empresas Imobiliárias de Sorocaba (Aceiso), Harley Mena (foto) afirma que o profissional corretor de imóveis tem que ter uma boa comunicação, ser simpático e ter persistência. “Deve transmitir credibilidade, devendo estar sempre antenado com as reais necessidades daquele cliente que o procura para uma negociação, pois assim poderá atendêlo da melhor forma possível para obter sucesso na realização de um negócio”, comenta Mena. Outra dica do presidente da Aceiso é que o profissional deve estar sempre atento às novas tecnologias que o mercado atual oferece para uma melhor apresentação dos imóveis aos seus clientes, passando todas as informações e dados. “Mas não basta o corretor de imóveis possuir todas as informações sobre os imóveis que tem para oferecer se ele não souber fazer uso delas. Enfim o corretor de imóveis deve sempre buscar conciliar os interesses de todos, vendedor e comprador, para que ambas as partes fiquem satisfeitas”, diz.


7

JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2017

Luciana Ferrari e Ricardo Amancio

Isabela Machado

Katia Gazel Lenti e Renato Lazarin

Julio Salvo 11 ANOS

Fábio Haddad

Will Baptista e Luciana Ferro

Mais uma edição de lançamento da revista Ego ID, dessa vez no Asteroid, para comemorar os 11 anos da publicação. A festa contou com o som dos DJs Aramar, Flavio Haddad e Will.

Jak Joy


8 COMPORTAMENTO

JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2017

VOCÊ É UMA PESSOA FINANCEIRAMENTE INTELIGENTE? A primeira regra para alcançar o equilíbrio financeiro é reconhecer como você lida com suas finanças. E isso não significa saber quanto entra e quanto sai da sua conta bancária. Pessoas com a saúde financeira em dia usam o dinheiro para realizar sonhos. Além disso, dormem tranquilas, com a conta no azul e uma bela poupança para situações de emergência, sabem como multiplicar seus ganhos e controlar seus gastos.

Entretanto, apenas uma parte da população brasileira é capaz de atingir este ponto de equilíbrio quando o assunto é dinheiro. Segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o percentual de famílias brasileiras endividadas era de 57,1% em julho de 2017, ou seja, metade da população gasta mais do que pode, muitas vezes para comprar o que não precisa. Outra pesquisa feita

em 2013, pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), constatou que 85% dos brasileiros fazem compras por impulso, ou seja, por puro consumismo e este tem origem emocional. UMA QUESTÃO DE FAMÍLIA De acordo com Carolina Marques, psicóloga, neuropsicóloga, nosso comportamento em relação ao dinheiro está ligado às crenças e aos valores formados desde a infância, principalmente

no ambiente familiar. “Não temos educação financeira na escola. Quem nos ensina a lidar com as finanças são nossos pais. Se os pais compram tudo para os filhos, mais tarde isso pode refletir em um comportamento consumista. Se os pais não ensinam a guardar o dinheiro para usá-lo depois, por exemplo, essa pessoa não terá a crença de que é importante ter um pé de meia para situações como doenças ou desemprego”, diz Carolina. Além do sistema de crenças e valores construído ao longo da infância e da adolescência, o comportamento em relação ao dinheiro está diretamente ligado às emoções. Na pesquisa do SPC, por exemplo, uma em cada quatro pesso-

A compulsão por compras pode atrapalhar o planejamento financeiro e é preciso entender o que está por trás deste comportamento.

as admitiu que fez compras por ansiedade, tristeza ou angústia. “Muitas vezes, comprar pode preencher o vazio existencial, mesmo que temporariamente. Pode ajudar a melhorar a autoestima e dar a sensação de prazer. Entretanto, esses sentimentos são passageiros, já que o endividamento irá anular esses efeitos, podendo inclusive trazer ainda mais problemas, tanto financeiros, como de saúde”, explica Carolina. COMO VIVER NO AZUL? Para ter uma boa saúde financeira é preciso fazer um planejamento e ter disciplina. Além disso, segundo Carolina, se a pessoa percebe que as compras são movidas a sentimentos, é preciso tratar isso na psicoterapia. “A compulsão por compras pode atrapalhar o planejamento financeiro e é preciso entender o que está por trás deste comportamento. A terapia também pode ajudar a repensar as crenças e valores a respeito das finanças, assim como pode ajudar a pessoa a identificar seus objetivos e sonhos”, diz a especialista.

TENHA UM PROJETO DE VIDA O dinheiro, além de pagar as contas no final do mês, também deve ser usado para atingir objetivos. Ter isso em mente facilita muito o controle dos gastos, principalmente aqueles feitos por impulso. “O passo mais básico é saber quanto entra e quanto saí, mas só isso não é suficiente para ter uma boa saúde financeira. A pessoa precisa tomar consciência que o dinheiro é o meio para realizar seus objetivos maiores, não apenas aqueles de sobrevivência, como mercado, farmácia, alimentação e vestuário,”, diz Carolina.


NEGÓCIOS &

OPORTUNIDADES GPACI NO MCDIA FELIZ 2017 Há 28 anos, o último sábado do mês de agosto tem um gostinho especial, o sabor da solidariedade. O McDia Feliz, que anualmente beneficia projetos pela cura do câncer infantil e juvenil será neste sábado (26). O Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) é a instituição participante da campanha coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald. O Gpaci é beneficiado com a venda

de tíquetes antecipados, produtos promocionais com a marca McDia Feliz e sanduíches Big Mac nos restaurantes de Votorantim, Sorocaba, Itu, Itapetininga, Boituva e São Roque. Mesmo quem não adquiriu o tíquete antecipado pode contribuir com a campanha indo até uma das lojas do McDonald´s e adquirir o Big Mac ou uma camiseta da campanha. O valor arrecadado em 2017 será aplicado no custeio do tratamento de crianças e adolescentes com câncer que passam pelo Gpaci todos os meses. O hospital recebe em média 250 crianças, que são avaliadas por diversas especialidades pediátricas, como oncologia, hematologia, neurologia, cardiologia, entre outras, com apoio multiprofissional. A meta de arrecadação para 2017 é de R$ 500.000,00. A Rádio Ipanema é a emissora oficial do McDia Feliz há mais de 20 anos. Durante todo o dia, serão transmitidos flashes ao vivo das lojas.

SOBRE O GPACI O valor arrecadado em 2017 será aplicado no custeio do tratamento de crianças e adolescentes com câncer que passam pelo Gpaci todos os meses. O hospital recebe em média 250 crianças, que são avaliadas por diversas especialidades pediátricas

Fundado em 25 de julho de 1983, com a finalidade de prestar assistência integral às crianças e adolescentes de zero a 18 anos portadores de neoplastia maligna (câncer), o Gpaci iniciou a participação na campanha do McDia Feliz em 1993. Neste período, a campanha contribuiu para uma série de melhorias na instituição, como a aquisição de equipamentos, construção de lavanderia, Casa de Apoio, Sala de Nutrição, Projeto Medicamento e a Reforma e Ampliação do Hospital. O Hospital Gpaci atende 47 cidades do estado de São Paulo, e possui um Espaço da Família que abriga mães e crianças em tratamento. Além

26 de agosto de 2017 - edição 932 www.jornalipanema.com.br

dos medicamentos para o tratamento da doença, a instituição disponibiliza todos os exames laboratoriais e de imagens, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos de alto custo, além de toda atenção e cuidado que o paciente e seu acompanhante necessitam, através de doações de cestas básicas, roupas e outras necessidades. O Programa Espaço da Família do Instituto Ronald McDonald foi criado com a missão de oferecer conforto e acolhimento para crianças e adolescentes em tratamento no hospital e famílias que acompanham seus filhos. O Espaço da Família do Gpaci oferece atividades lúdicas de acordo com a faixa etária, computadores, espaço para cinema, sala de estar e TV, espaço para banhos e banheiros privativos. O Espaço atende 252 crianças e adolescentes por mês.


IPANEMA

2 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2017

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO

CIMENTÍCIOS GEOMÉTRICOS DA VILLA IBIZA ESTILIZAM PAREDES DA CASA A Villa Ibiza apresenta os revestimentos cimentícios da linha Floke, inspirados nas formas geométricas. Neutros, eles estão disponíveis em dois tons: Marfim e Cinza. Os onze modelos variam entre os formatos hexagonal e estelar e são ideais para revestir as paredes de todos os ambientes da casa, da sala ao banheiro. Juntos, os desenhos na superfície de alguns dos modelos formam lindas figuras para personalizar a decoração. Cada caixa vem com 18 peças.

SPA VERTICAL COM TODOS OS TRADICIONAIS APARATOS Agora quem quer usufruir dos benefícios da hidroterapia não precisa ter espaço para instalar uma banheira ou um modelo de SPA. Tampouco precisa sujeitar-se à mão de obra e às alterações hidráulicas que esses aparatos demandam. A Ibiza Banho traz o SPA Vertical Nexis Dual, nos moldes de um box comum, porém, com “caixa móvel”de vidro com espessura de 8 mm. O SPA Vertical Nexis Dual é equipado com MP3, sauna, comoterapia, vapores distribuídos com dispenser de aromas diversos e assento interno. Perfeito para quem quer praticidade, mas não dispensa o prazer e o renovo proporcionados pelas terapias aquáticas. Medidas: 235 cm (altura) e 170 x 90 cm (largura e profundidade).

Linha: Floke Marca: Gauss Material: Cimento Medidas: 17 x 19,5 x 1,3 cm (peça)


CLASSIFICADOS 3

JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2017

Advocacia

Artigos para Festas

Aulas e Cursos

Confecções

Diversos

Alimentação

Estética e Beleza


4 CLASSIFICADOS

JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2017

I PROGRAME-SE

Medicina e Saúde

Avisos e Editais

19

>>

sábado ADOTA PET

A 10ª edição do Adota Pet, no Patio Cianê Shopping, será neste sábado (26), das 13 às 17 horas, no 1º piso do Bloco A (ao lado do cinema). Entrada gratuita. Mais de 170 cães e gatos de diversas raças e idades já foram acolhidos por meio do Adota Pet, uma campanha idealizada pelo Pátio Cianê Shopping que promove a cultura da adoção responsável e compartilha as melhores práticas para o cuidado dos animais. É mais uma oportunidade de ajudar a Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados (AATAN). ARTE ENTRE AMIGOS

Serviços Profissionais

O Ipanema Clube traz a oitava edição do Artes entre Amigos. A visitação é de 26 de agosto a 23 de dezembro, no Espaço American Bar. A organização é de Antônio Luiz Meirelles Teixeira.

DECK 66 A banda Deck 66 leva ao Hangar 51 o repertório com muito rock nacional e influências como O Rappa, Raimundos, Charlie Brown Jr., CPM22, Legião Urbana,Tihuana, O Surto, Marcelo D2, Raul Seixas, Mamonas Assassinas, Detonautas, Biquini Cavadão, Onze20, Planta e Raiz, Natiruts, Rael, Projota, Criolo, Jorge Ben, Skank, Barão Vermelho, etc. A partir das 18 horas. Entrada: R$ 20. Informações e reservas: (15) 99784-6763 / (15) 3329-8851 / reservas@h51.com.br


CADERNO

IMÓVEIS&VEÍCULOS

26 de agosto de 2017 - edição 932 www.jornalipanema.com.br


2 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2017


JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2017

IMÓVEIS 3


4 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2017


JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2017

IMÓVEIS 5


6 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2017


JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2017

IMÓVEIS 7


8 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2017

Avisos e Editais

Comerciais Alugam-se

Terrenos


JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2017

IMÓVEIS 9


10 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2017


JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2017

IMÓVEIS 11


12 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 26 de agosto de 2017


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.