1 minute read

Prefácio da 1a Edição

A Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação publicou a Resolução CNE/CES no 5, de 7 de novembro de 2001, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição e apontou como uma das competências e habilidades específicas do nutricionista a atuação em Marketing de Alimentação e Nutrição. A partir daí, as Instituições de Ensino Superior (IES) vêm envidando esforços no sentido de se adequarem às Diretrizes Curriculares Nacionais.

Para dar conta das habilidades do nutricionista, o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) publicou, em 2005, a Resolução no 380. Ela dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, incluindo a atuação na indústria de alimentos e definindo Marketing na Área de Alimentação e Nutrição como “um conjunto de ações, estrategicamente formuladas, que visam influenciar o público quanto a determinada ideia, instituição, marca, pessoa, produto e serviço”.

Na área da indústria de alimentos, o nutricionista pode atuar em equipe multiprofissional e desenvolver várias atividades, em que o marketing está presente. Estas são: elaboração de informes técnico-científicos, gerenciamento de projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios, prestação de assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição, controle da qualidade de gêneros e produtos alimentícios, desenvolvimento de estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição, e procedimentos e análises relativos ao processamento de produtos alimentícios industrializados. Como diz a autora, esta área de atuação ainda é pouco explorada, mas apresenta grande potencial, visto as grandes transformações ocorridas nas práticas alimentares da população brasileira nas últimas décadas.

O livro Marketing para Quem Entende de Nutrição – 2a edição foi criteriosamente elaborado por uma profissional preocupada em esclarecer conceitos e apontar estratégias de marketing como ferramenta em favor da promoção da alimentação saudável. Assim, vem preencher uma lacuna importante na literatura científica para essa área de atuação.

Trata-se de uma obra que beneficiará tanto os nutricionistas e técnicos em Nutrição e Dietética que atuam nas diversas áreas da Nutrição quanto os docentes e alunos de graduação, os quais poderão usufruir conteúdo.

Em 10 capítulos, a obra aborda conceitos fundamentais e apresenta estudos de caso. Estes auxiliarão na compreensão do processo de marketing no desenvolvimento de novos produtos, inclusive a publicidade de alimentos industrializados; e na atuação em alimentação fora do lar (food service). O livro atenta, ainda, para o marketing pessoal como ferramenta para o sucesso do nutricionista nessa área sem, no entanto, negligenciar as questões éticas envolvidas, previstas nas Resoluções do Conselho Federal de Nutrição (CFN) no 333/2004 e CFN no 334/2004. Estas tratam, respectivamente, do Código de Ética do Nutricionista e do Técnico em Nutrição e Dietética.

Luciléia Granhen Tavares Colares Professora Associada do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (INJC-UFRJ).

Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).