4 minute read

agosto Académica volta a vencer no Calhabé 201 dias depois

coimbra Quatro concertos dos Coldplay esgotam em quatro horas

25.ago A confirmação do concerto dos Coldplay em Coimbra foi avançada em primeira mão pelo DIÁRIO AS BEIRAS na sua edição online de 18 de agosto. A partir desse momento, aumentou a cada dia a expectativa dos fãs, na procura de um bilhete para o espetáculo, então marcado para 17 de maio de 2023. A 25 de agosto, teve início a venda dos ingressos para o concerto da banda liderada por Chris Martin no Estádio Cidade de Coimbra. Horas antes, as filas de admiradores to-

Advertisement

Mem Ria

mavam forma no Forum Coimbra, pacientemente, aguardando a abertura de portas da FNAC. Assim que isso aconteceu, em conjunto com as vendas online, o espetáculo… esgotou. A elevada procura de ingressos levou os promotores a anunciarem, num espaço de quatro horas, mais três datas da banda britânica em Coimbra (18, 20 e 21 de maio de 2023), com os bilhetes para qualquer uma das atuações a “voarem” à mesma velocidade.

A propósito do espetácu- lo, que integra a digressão “Music of the Spheres”, começada na Costa Rica em março deste ano, o vice-presidente da Câmara de Coimbra manifestava, no dia 23, o desejo de que, “a partir da atuação dos Coldplay, se crie um paradigma para que todos os anos a cidade possa receber concertos de grandes artistas de renome internacional”, atraindo milhares de visitantes à cidade. “Queremos que a cidade se afirme também através da realização periódica de grandes eventos,

saúde Marta Temido demite-se

nomeadamente eventos musicais, que possam servir de estímulo à economia local e regional e projetar a marca Coimbra pelo mundo”, frisou.

“Tenho a profunda convicção de que o concerto dos Coldplay, atendendo à sua qualidade e popularidade mundial, será um sucesso absoluto”, salientou ainda Francisco Veiga, que agradeceu “o inestimável apoio e confiança” do presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, nesta negociação”.

jô Soares Fernando Chalana

Dia 5 Apresentador, humorista, ator e escritor Jô Soares morre aos 84 anos . Estava internado no Hospital Sírio-Libanês, na cidade de São Paulo

Dia 10 Fernando Chalana, antigo futebolista do Benfica e Bordéus, morre na madrugada de dia 10. Tinha 63 anos de idade

30.ago A demissão da ministra da Saúde Marta Temido, anunciada a 30 de agosto, constituiu a primeira baixa de “peso” no 23.º Governo Constitucional, que tinha tomado posse há cinco meses (30 de março). Desde a posse, Marta Temido atravessou várias polémicas, como o encerramento de serviços de urgência de obstetrícia em vários hospitais por falta de médicos para preencher as escalas ou os casos de problemas no transporte de grávidas. Na sequência da demissão, o presidente da Federação Distrital de Coimbra do PS, Nuno Moita, expressou então “alguma tristeza” pela saída e defendeu a necessidade de prosseguir o aperfeiçoamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) “Foi uma demissão que nos deixou de alguma forma tristes”, declarou Nuno Moita à Lusa, para salientar que Marta Temido “fez um trabalho excecional” no âmbito do combate à pandemia da covid-19. Marta Temido “é uma referência” para os socialistas de Coimbra, segundo Nuno Moita, que disse “perceber o pedido de demissão”.

Afonso Macedo Mikhail Gorbachev

Dia 27 Referência na área da música eletrónica em Portugal e natural de Coimbra, Afonso Macedo morre aos 52 anos

Dia 30 Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética e secretáriogeral do Partido Comunista Soviético, morre aos 91 anos

9.ago A Comissão Organizadora da Expofacic fez, no dia 9, um balanço positivo da 30.ª edição, adiantando que todos os objetivos traçados foram atingidos.

Segundo nota de imprensa da Câmara de Cantanhede, “ao conjugar de modo particularmente bem conseguido o maior certame de atividades económicas do país com um cartaz de espetáculos mobilizador de diferentes públicos e com um programa de animação multifacetado, o evento reforçou o estatuto de referência regional e nacional, tendo recebido mais de 400 mil visitantes ao longo dos 11 dias”.

Isso mesmo foi destacado pela presidente da

Por Datadata

1

Um incêndio na fábrica de Palitos Campeões A.J. Simões, Lda., em Lorvão, no concelho de Penacova, estendeu-se a zona florestal, nas proximidades de Chelo e Lavatodos. As instalações da empresa ficaram inoperacionais.

2

A Académica, despromovida à Liga 3, vai iniciar a nova temporada com menos um ponto, devido a salários em atraso, revelou o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

8 autarquia, Helena Teodósio, num jantar realizado para balanço com patrocinadores, parceiros e comunicação social. A edil agradeceu o empenho da Comissão Organizadora, dos colaboradores do município e da Inova-EM envolvidos na concretização de “um sonho que dá muito trabalho”, referiu citada em nota de imprensa.

Os autarcas dos municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) instam o Governo a rever o aumento dos custos de gestão e tratamento de resíduos urbanos e ameaçam deixar de pagar.

12

O nadador conimbricense Diogo Ribeiro fez história, ao conquistar a medalha de bronze nos 50 metros mariposa dos Europeus de Roma, numa prova em que voltou a bater recorde nacional.

15

Camila Rebelo, nadadora da Louzan Natação, bateu, duas vezes no mesmo dia, o recorde nacional dos 100 metros costas durante o 36.º Campeonato Europeu de Natação, em Roma. 17

Gabriel Lopes encerrou a participação de Portugal nos Campeonatos Europeus Aquáticos, em Roma, com a conquista da medalha de bronze na final dos 200 metros estilos. A marca ( 1:58,34 minutos) passa a ser o seu novo recorde pessoal na distância.

11.ago Os olímpicos Catarina Co sta, Telma Monteiro, Bárbara Timo, Rochele Nunes, Patrícia Sampaio e Anri Egutidze acusam o presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ) de opressão e apelam à intervenção da tutela do desporto.

Em carta aberta, Jorge Fernandes é acusado de discriminação e ameaças, no que dizem ser um “clima insustentável e tóxico”.

Os judocas dizem ter exposto os problemas ao presidente da FPJ, mas que esbarraram na “falta de compreensão”.

A notícia, foi difundida, dia 11, ao início da tarde, pela agência Lusa, sem ouvir a versão do presidente da FPJ. Jorge Fernandes respondeu mais tarde, em entrevista telefónica à Rádio Observador, negando atitudes opressivas e discriminatórias e acusando Telma Monteiro e Bárbara Timo de urdirem a trama, por quererem estagiar no estrangeiro.

José Manuel Silva, presidente da Câmara de Coimbra, reforçou a importância da internalização dos SMTUC na autarquia para melhorar o modelo de gestão e inverter a imagem menos positiva junto da população

This article is from: