4 minute read

PS vence eleições legislativas com maioria absoluta

coimbra Covid-19 com impacto no desporto e na cidade

06.jan O Centro de Vacinação de Coimbra administrou seis mil vacinas em quatro dias, sendo a maioria crianças do concelho, antes do regresso às aulas. “Foram superados todos os objetivos definidos para o Centro de Vacinação de Coimbra. Ao todo, foram administradas perto de seis mil vacinas a crianças e adultos”, lê-se em notícia publicada a 10 de janeiro.

Advertisement

Dias depois, a 14 de janeiro, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Mondego anunciava querer

Mem Ria

vacinar 140 mil pessoas até maio, com a segunda dose nos utentes. O diretor executivo do ACeS do Baixo Mondego, José Luís Biscaia, confi rmava a “excelente” taxa de vacinação que tinha sido efetuada até ao primeiro mês do ano. Nas várias faixas etárias e níveis de elegibilidade, a percentagem era superior ao objetivo proposto.

No desporto, e no que diz respeito aos jogos da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, foi registada, a 6 de janeiro, infeção em 34 atletas de nove equi-

José Freixo

pas diferentes. Na mesma altura, o Condeixa, que competia no Campeonato de Portugal, registava dois casos ativos. Todas as equipas do distrito, dos diferentes campeonatos e escalões, foram sofrendo, ao longo do mês, com vários casos de covid-19 nos jogadores e nas equipas técnicas.

No início do mês, a Académica, que disputava a manutenção na segunda liga, viu o plantel sofrer um surto de infeção por covid-19 e foi obrigada a adiar um jogo frente ao Rio Ave.

Segundo a notícia pu-

18 de janeiro Falece ceu em Coimbra, com 71 anos, o antigo futebolista da Académica, vitima de doença prolongada. Futebolista representou clubes como Naval ou Ac. Viseu.

Coimbra Novos investimentos

blicada no dia 18 de janeiro, a Académica não apresentou o “número suficiente de atletas disponíveis para a realização da partida”, contando apenas com 12 jogadores disponíveis.

O enfraquecimento do plantel, como consequência da situação anterior, levou a Briosa a apresentar, a 27 de janeiro, três reforços, João Diogo, Vasco Gomes e Weverton Sousa, para ajudar a colmatar as ausências por covid-19 e também para reforçar a qualidade para lutar pela manutenção.

Armando Gama

14.jan Nesta data, a farmacêutica Bluepharma anunciou um investimento de 150 milhões de euros para criar o polo do medicamento e os Armazéns do Calhabé inauguraram a 14 de janeiro as novas instalações situada em Banhos Secos com um investimento de dois milhões de euros. No que diz respeito à Bluepharma o objetivo é a criação de um parque tecnológico que farmacêutica de Coimbra pretende instalar em Cernache que incluirá uma unidade com capacidade para produzir vacinas. Neste dia, a farmacêutica anunciou um investimento de 50 milhões de euros para a ampliação das atuais instalações localizadas em São Martinho do Bispo e pela construção de uma nova unidade industrial em Eiras.

17 de janeiro O cantor português vencedor do Festival RTP da Canção de 1983 com a música “Esta Balada que te Dou”, faleceu com 67 anos, vitima de cancro.

Os irmãos Hélder e Sérgio Fonseca e o primo Roberto Ribeiro são os sócios maioritários da empresa que realizou um investimento de dois milhões de euros para abrir um novo espaço com showroom que pretende que faça a diferença para o negócio. A aplicação e a forma de trabalhar dos produtos, novos produtos e novas marcas são as novidades apresentada pela empresa que pretende manter o registo familiar.

Olinda Paulo Baeta

9 de janeiro Faleceu com 110 anos uma das comerciantes mais respeitadas da vila da Lousã, resultado das décadas de dedicação e bem receber na sua loja, herdada do pai.

Os estaleiros navais da Figueira da Foz começaram a ser reativados para retomar a atividade para a conclusão do ferry e dos pontões encomendados por TimorLeste. Atualmente, estão ainda a ser reativados.

5

António Tolda Pinto tomou posse como o novo procurador-geral regional de Coimbra.

6

Dois agentes da PSP foram agredidos no jardim da sereia por dois homens de 26 e 27 anos. Os agressores foram detidos pelas agressões, por resistência e coação aos agentes da autoridade.

8

O ministro da educação, Tiago Brandão Rodrigues visitou as crianças das escolas do concelho de Penela onde fez um balanço positivo do acolhimento dos filhos de trabalhadores de serviços essenciais, com 1.500 crianças.

9

18 concelhos da Região de Coimbra estavam em risco extremo de contágio por covid-19. À data só o concelho de Góis não estava na lisa de risco extremo de contágio nesta região.

11

O município de Coimbra anunciava um investimento de 12,5 milhões de euros no transportes municipais. O presidente da autarquia prometia multas máximas para o estacionamento indevido.

16

O piso do pavilhão Mário Mexia começava a ser substituído e envolvia um investimento de 165 mil euros.

23

12.jan As comunidades intermunicipais das regiões de Coimbra (CIM-RC) e de Leiria (CIMRL) realizaram a 11 de janeiro uma cimeira que foi considerada “histórica”.

O encontro teve lugar em Ansião e contou, ao todo, com 29 presidentes de câmaras municipais (19 da CIM-RC e 10 da CIMRL) que teve como resultado reclamar “atenção redobrada naquilo que é o ciclo de recuperação económica que iremos viver nos próximos tempos”.

Tanto o presidente da CIM-RC, Emílio Torrão, como o presidente da CIMRL, Gonçalo Lopes, discutiram o desenvolvimento e coesão do território criticando o centralismo de Lisboa e Porto defendendo que se olhe para o país como uma oportunidade de desenvolvimento harmonioso.

Emílio Torrão considerou esta uma iniciativa histórica, principalmente, referindo-se ao consenso que foi possível estabelecer em relação a meia centena de projetos estruturantes comuns, divididos por oito setores: saúde, conhecimento, mobilidade, ambiente, cultura, economia social, política de cidades, competitividade e inovação.

Desporto Catarina costa conquista ouro

29.jan Catarina Costa conquistou a 20 de janeiro a medalha de ouro, na categoria -48kg, no Grand Prix Portugal. A judoca da Académica subiu ao lugar mais alto do pódio após bater a sul-coreana Hyekyeong Lee, 89.ª do raking mundial e uma das menos cotadas para esta prova, no combate final. A medalha só ficou decidida no ponto de ouro.

Depois de duas penalidades por não combatividade atribuídas à sua adversária, Costa soube esperar pela altura certa e, no ponto de ouro, conquistou a medalha com um golpe de pé que derrubou a sul-coreana. No final da prova, a judoca confessou que “foi um dia feliz, apesar de saber que não estava nas melhores condições físicas, sendo início de época e com alguns percalços pelo meio. Ainda assim, consegui manter a cabeça forte, motivada e com o apoio do público, que eu acho fundamental. Consegui ganhar em casa, disse. À data, foi a terceira medalha de ouro em provas do circuito mundial, depois do Grand Prix de Antalya, em 2018 e do Grand Slam de Brasília, em 2019.

41,68% 27,8%

This article is from: