4 minute read

destaca importância

de Ronaldo e Pepe na seleção nacional

O selecionador de Portugal destaca a experiência de Pepe e Cristiano Ronaldo e, apesar da idade, continua a contar com os dois futebolistas, mas lembra que o “rendimento desportivo será sempre” o primeiro fator na altura de tomar decisões. Em entrevista à Antena 1, Roberto Martínez destacou a importância desses dois jogadores no balneário da seleção nacional e mostrou-se muito satisfeito com as exibições de Ronaldo nos primeiros jogos de apuramento para o Euro2024.

Advertisement

“O Ronaldo é uma pessoa importante no balneário e pode fazer a diferença no relvado. Tem uma experiência única. Não há outro jogador no futebol mundial como ele. Eu tenho de tomar decisões e, quando isso acontece, o rendi-

Artur Jorge diz querer muito estar como treinador na final

Artur Jorge disse hoje querer muito estar como treinador na final da Taça de Portugal de futebol, depois de ter estado como adepto e jogador do Sporting de Braga, o que pode ‘carimbar’ na terça-feira.

Na primeira mão das meiasfinais, há duas semanas, na Madeira, o Sporting de Braga goleou o Nacional, da II Liga, por 5-0 e garantiu praticamente a presença na final da Taça de Portugal, que será a quarta dos minhotos nos últimos oito anos.

“Diz-me muito [sobre o crescimento do clube]. Já estive no mento desportivo será sempre o principal. Ronaldo esteve muito bem e teve um papel importante nos jogos de março”, afirmou o treinador espanhol.

Jamor duas vezes como adepto, estive também como atleta e como ‘capitão’ [em 1998] e quero muito estar como treinador. O crescimento que temos vindo a ter faz com que possamos ter equipas para lutar mais vezes por títulos e decisões. Temos tido uma presença não tão constante como gostaria, mas que tem sido marcante nos últimos anos”, disse.

Tendo em conta os números desse triunfo e a equipa estar envolvida na luta pelos primeiros lugares do campeonato, o treinador admitiu que vai fazer uma gestão dos jogadores.

Nesse mês, no arranque do Grupo J de apuramento para o próximo Europeu, Portugal bateu o Liechtenstein, por 4-0, com dois golos de Ronaldo e, pouco dias depois, o jogador de 38 anos voltou a ‘bisar’ no Luxemburgo (6-0).

Pepe, de 40 anos, falhou esses dois encontros, devido a lesão, mas tudo aponta que estará de regresso às opções de Roberto Martínez em junho, altura em que Portugal recebe a Bósnia-Herzegovina e viaja até à Islândia.

“A idade é um número, não é um fator decisivo. O importante é jogar a um bom nível, com intensi-

António Silva apontado como um dos futebolistas mais promissores

O internacional português António Silva é o defesa central mais promissor do mundo, numa análise do Observatório do futebol a 200 futebolistas com menos de 20 anos em 75 campeonatos. Com base no desempenho no último ano, entre minutos jogados, nível desportivo e resultados, o jogador do Benfica, de 19 anos, é apontado como o central mais promissor, numa lista em que Ousmane Diomandé, do Sporting, é 11.º. Globalmente, António Silva é apontado pelo CIES como o quarto futebolista sub-20 mais promissor de todos, apenas atrás de Gavi (FC Barcelona), Jude Bellingham (Borussia Dortmund) e Marcos Leonardo (Santos). Por setores, o CIES refe- dade, e o Pepe joga assim. Está a fazer uma época fantástica. Está ao melhor nível. E, além disso, tem uma grande influência nos jogadores mais jovens da seleção”, referiu o selecionador nacional.

Em Portugal desde janeiro, Martínez voltou a destacar a qualidade da I Liga e, sobretudo, a “competitividade” do jogador português. “Todos os jogadores querem ganhar e mostram isso dentro de campo. Por isso, qualquer jogador que vá para outros campeonatos depois de passar por Portugal vai muito bem preparado. Está pronto a jogar ao mais alto nível”, disse.

Na mesma entrevista, Martínez reforçou o objetivo de tornar Portugal uma equipa mais ofensiva, mas também “flexível” na forma de atuar.

Portugal vence na Turquia no apuramento para o Europeu de Andebol

Schmidt assume responsabilidade pela quebra de rendimento do Benfica

O treinador Roger Schmidt assumiu hoje responsabilidade total pela quebra de rendimento do Benfica, mas reiterou que a pausa para os jogos das seleções nacionais de futebol foi mais prejudicial do que as folgas concedidas aos jogadores.

“A minha responsabilidade é 100%. Sou o treinador, sou o responsável por tudo”, admitiu o técnico dos ‘encarnados’, em conferência de imprensa, no Seixal.

rencia mais dois futebolistas portugueses, nomeadamente Gonçalo Ribeiro (FC Porto), 19.º nas promessas nos guarda-redes, Dário Essugo (Sporting), 20.º nos médios defensivos, e Chermiti (Sporting), 18.º nos avançados. Nos médios mais recuados é apontado também o argentino Mateo Talongo (Sporting), em oitavo, e nos extremos esquerdos o norueguês Andreas Schjelderup, em sétimo.

A seleção portuguesa de andebol, já apurada para a fase final, venceu hoje a Turquia por 37-35, em Ancara, em encontro da quinta jornada do Grupo 1 de qualificação para o Campeonato da Europa de 2024. A formação das ‘quinas’, que somou o quinto triunfo em cinco jogos no agrupamento, já vencia ao intervalo por 19-14.

Mas, sem se deter, Schmidt reforçou que “é crucial dar dias de folga aos jogadores neste tipo de calendário” competitivo, com “mais jogos, mais intensos, com intervalos mais curtos” e frisou que a pergunta que lhe fizeram anteriormente não tinha sido sobre a sua responsabilidade, mas sim sobre “a pausa e os dias de folga”. “A minha resposta foi que os jogadores, às vezes, vão para a seleção e alguns não jogam, estão 10 ou 12 dias no hotel, praticamente não treinam e por isso perdem alguma forma e intensidade. O problema não é só nosso, é de todos os treinadores, e mesmo assim ganham jogos. Não uso isso como desculpa”, vincou. Antes, o técnico recusou fazer um balanço da época antes do fim e reconheceu a importância de vencer o Estoril Praia, no sábado, porque o Benfica já não ganha “há quatro jogos”, mas elogiou o desempenho dos seus jogadores.

“Até agora estão a fazer um trabalho excelente, uma época fantástica. Mas temos de ir até ao fim, mostrar que somos capazes de ter foco, mentalidade e concentração para ganhar os últimos jogos e sermos campeões. Se o fizermos, foi uma época incrível”, comentou Schmidt.