4 minute read

público de 5 milhões para construção de habitação a custos controlados

CORREIO DA VENEZUELA

A Câmara Municipal do Funchal aprovou a abertura do concurso público internacional, com prazo de receção de propostas de 90 dias, para a construção de 33 fogos de habitação, na Nazaré, junto à rotunda da Leroy Merlin, na freguesia de São Martinho.

Advertisement

Semana da Flor com 94% de ocupação

Correio Da Venezuela

Miguel Albuquerque manifestouse satisfeito com o número de expositores e a qualidade dos exemplares patentes ao público na 68ª Exposição da Flor, na Praça do Povo. «Retomamos a Festa da Flor a 100%», disse o Chefe do Governo.

«A ocupação hoteleira é muito boa para a semana da Festa da Flor. Estamos com uma ocupação de 94%, o que é excelente, mas nós nem notamos, porque, na verdade, o ano de 2022 e, agora, o de 2023 têm sido excecionais.»

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve ontem, ao final da tarde, na abertura da 68ª Exposição da Flor, na Praça do Povo, momento que marca oficialmente o arranque do cartaz turístico responsável, este ano, por uma ocupação hoteleira bastante assinalável, situando-se em 4 pontos percentuais acima da registada em 2022.

O Chefe do Executivo considerou ainda a presente edição como marcante também no que diz respeito a tudo o que envolve o cartaz, designadamente o facto de se registar um aumento do número de expositores no pavilhão da Flor. «O tempo está maravilhoso e as pessoas estão muito motivadas», disse o líder do Executivo.

«Desta vez, posso dizer, é que retomamos a Festa da Flor a 100%, após a COVID, porque o número de expositores aqui no pavilhão da Flor aumentou», continuou.

Miguel Albuquerque deu ainda conta de um cartaz, que surge inovado e com novas atratividades –o muro da solidariedade, flower fitness weekend, as oficinas da Flor – acrescentando, assim, novos e bons motivos de interesse aos já conhecidos eventos e momentos do cartaz madeirense. Acerca da floricultura regional, o governante disse que, apesar da área dedicada a esta cultura se manter é objetivo da Região, no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio, operar uma modernização no setor à imagem do que tem vindo a ser realizado na agricultura, com forte aposta na formação profissional e na implementação de tecnologia, passando ainda pela reformulação a vários níveis do Centro de Floricultura do Lugar de Baixo.

Albuquerque quer requalificar Turismo e garantir turistas com mais rendimento

CORREIO DA VENEZUELA

Miguel Albuquerque disse hoje que o propósito maior do Governo Regional na área do Turismo passa por requalificar toda a indústria turística e por garantir turistas com mais rendimento. E ainda por fazer um uppgrade de modo a atrair as grandes marcas para a Região. Porque, explicou, as grandes marcas vão servir de âncora para requalificarmos ainda mais o destino.

O presidente do Governo Regional assumiu, assim, nesta tarde do dia 27 de abril – à margem da visita a unidade de alojamento local La Villa at The Cliff Bay, na

Estrada Monumental, junto ao hotel Cliff Bay – o compromisso de «melhorar e requalificar o destino em todas as suas componentes em consonância com os parceiros da Região na área, que são a indústria, os hoteleiros».

Na oportunidade, Miguel Albuquerque fez ainda questão de elogiar sobremaneira a qualidade da unidade de luxo que hoje visitou e que é mais um empreendimento do Grupo Porto Bay e que resulta da remodelação de uma casa que já existia num terreno com cerca de 1.100 metros quadrados. Perante António Trindade, presidente da administração do grupo, o governante acentuou o facto de o Porto Bay estar na vanguarda do Turismo em Portugal. urbana de um prédio degradado, localizado na freguesia de Santa Luzia. Pedro Calado relembra a aposta que a autarquia está a fazer na recuperação de imóveis degradados com a atribuição de benefícios fiscais.

Um investimento de qualidade que se junta a vários outros que vêm surgindo e que vão ao encontro dos objetivos do Governo Regional., que passam por uma aposta no Turismo de qualidade.

O líder madeirense recordou que o Plano de Ordenamento Turístico estipula, até 2027, um limite de 40 mil camas para o sector, acrescentando, contudo, que não interessa aumentar exponencialmente o número de quartos turísticos disponíveis, se esse acréscimo «não se traduzir em acréscimo no rendimento».

“É o primeiro projeto de habitação a custos controlados no concelho, no montante de 5 milhões de euros, com verbas do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), por via do 1. ° Direito- programa lançado a nível nacional pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) que prevê a construção de 202 habitações na cidade do Funchal”, revelou o presidente da autarquia, no final da reunião semanal do executivo.

Pedro Calado prevê, se tudo correr bem, o arranque das obras no início do mês de setembro, esperando que a meio de 2025 estejam todos concluídos.

Aprovada foi a atribuição de benefícios fiscais à reabilitação

Outra deliberação: foi aprovada uma proposta de abertura de procedimento pré-contratual para prestação de serviços de limpeza em todos os edifícios do Município do Funchal, no montante de 2,3 milhões de euros, até 2025. Pedro Calado realçou que a autarquia tem mais edifícios à sua responsabilidade, apontando como exemplo o CIGMA e o CCIF. “Nós fizemos uma revisão do contrato de manutenção de serviços de limpeza e, só para termos uma noção, um contrato para dois anos que antigamente tinha o valor de 1 milhão e 120 mil euros, nós fizemos esta revisão adicionando a prestação de novos serviços no valor de 2,3 milhões de euros, o que justifica bem o “peso da inflação” nestas contratualizações”, referiu.

Pedro Calado defende Simplex

CORREIO DA VENEZUELA

A vereadora com o pelouro do Ambiente na Câmara Municipal do Funchal, Nádia Coelho, apresentou hoje um balanço “muito positivo” da 1.ª Campanha de Vacinação de Cães e Gatos de 2023, que se iniciou a 11 de março e terminou hoje, na freguesia de Santo António. A campanha gratuita decorreu em todas as freguesias do concelho. “Foram vacinados 337 animais (230 cães e 107 gatos)”, revelou a autarca, realçando que para as duas campanhas de vacinação anuais a autarquia investe 20 mil euros. A próxima campanha irá decorrer em outubro e novembro deste ano.

Além das duas campanhas anuais de vacinação antirrábica, a autarquia disponibiliza também apoios nas esterilizações.

Nádia Coelho destaca a importância desta estratégia de prevenção e de identificação dos animais, do ponto de vista da promoção da saúde pública e da proteção animal, lembrando que, em 2023, só para a defesa da causa animal, o município vai investir mais de 1 milhão de euros.